Está en la página 1de 5

DEFINIO: GESTO DO CONHECIMENTO

A Gesto do Conhecimento um processo para criao, captura, armazenamento, disseminao, uso e proteo do conhecimento importante para a empresa. A Gesto do Conhecimento, por meio de suas prticas, objetiva organizar de forma estratgica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que so fundamentais para o sucesso do negcio.

GESTO DO CONHECIMENTO SEGUNDO NONAKA E TAKEUSHI Observam que o conhecimento, diferente da informao, refere-se a crenas e compromisso. Estes autores classificaram o conhecimento humano em dois tipos: Conhecimento tcito e conhecimento explcito. O conhecimento tcito difcil de ser articulado na linguagem formal, um tipo de conhecimento mais importante. o conhecimento pessoal incorporado experincia individual e envolve fatores intangveis como por exemplo, crenas pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuies, emoes, habilidades. S pode ser avaliado por meio da ao. O conhecimento explcito o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmaes gramaticais, expresses matemticas, especificaes, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivduos. Esse foi o modo dominante de conhecimento na tradio filosfica ocidental. Os conhecimentos tcito e explcito so unidades estruturais bsicas que se complementam e a interao entre eles a principal dinmica da criao do conhecimento na organizao. Quatro Modos de Converso do Conhecimento: O presuposto de que o conhecimento criado por meio da interao entre o conhecimento tcito e o conhecimento explcito permitiu postular quatro modos diferentes de converso do conhecimento. So eles: 1. De conhecimento tcito em conhecimento tcito, que chamamos de Socializao; 2. De conhecimento tcito em conhecimento explcito, que denominamos de Externalizao; 3. De conhecimento explcito em conhecimento explcito, ou Combinao e 4. De conhecimento explcito para conhecimento tcito, ou Internalizao.

GESTO DO CONHECIMENTO SEGUNDO KNOWLEDGE MANAGEMENT

Gesto do Conhecimento refere-se criao, identificao, integrao, recuperao, compartilhamento e utilizao do conhecimento dentro da empresa. O KM, como conhecido, considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Tendo em vista as mudanas ocorridas, como a globalizao da economia, o avano tecnolgico, o conhecimento tornou-se valioso.

As empresas passaram por trs etapas: era industrial clssica, era industrial neoclssica e era da informao.

A Tecnologia da Informao aliada Gesto do Conhecimento, torna-se um meio e no um fim, para o sucesso de uma estratgia.

Ao contrrio do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gesto do Conhecimento, toda informao deve ser transformada O segredo em est em conhecimento divulg-lo em e distribuda toda a e todos no interessados. mais det-lo.

organizao,

O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que tm conhecimento um foco das empresas bem sucedidas. Com a adoo do KM, um dos principais benefcios, alm de outros, o melhor aproveitamento do conhecimento j existente na empresa.

como se o prprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ao bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores as pessoas e empresa. A Gesto do Conhecimento um valioso recurso estratgico para a vida das pessoas e das empresas, que a mdio e longo prazo colher frutos. A agilidade e rapidez passam a ser caracterstica das empresas que adotam o Knowledge Management.

Constatado que a principal fonte de conhecimento j se encontra na prpria empresa, faz-se necessrio o seu gerenciamento. No menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatrios financeiros de concorrentes e universidades.

Cada vez mais, a Gesto do Conhecimento uma realidade no mundo dos negcios, pois o conhecimento numa empresa no a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferena. Com a Gesto do Conhecimento temos a venda do projeto para todos os colaboradores; a importncia do treinamento, a educao; todos participantes ativos ou receptivos sero beneficiados pela estratgia; a premiao, como forma de reconhecimento; e a comunicao clara, atingindo todos os nveis afetados.

A Knowledge Management, vem de encontro com o capital intelectual e a Tecnologia da

Informao; sendo que precisamos reorganizar esses valores, que muitas vezes se encontram dispersos. Trata-se de uma mudana de comportamento para se agregar valores, o segredo est nas pessoas, nada mais que criao de valor.

Artigo : Natura Cosmticos a) Como favorecer a criao do conhecimento novo na empresa?

Valorizar a grande bagagem de conhecimento existente em cada indivduo dentro da empresa ( funcionrios) e at mesmo fora da empresa ( clientes, fornecedores, concorrentes etc.), transformando tal conhecimento individual tcito em conhecimento organizacional explcito. Valorizando assim, no s o conhecimento cientfico, mas tambm o no cientfico.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo? As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com mtodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informao e servios e no somente bens fsicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito j que a demanda grande e o ambiente competitivo vem aumentando. Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro das empresas e consecutivamente tem um crescimento dentro da empresa. A criao e a implantao de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informao, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessvel aos interessados.

c) organizao?

Como reter o conhecimento do funcionrio que se afasta da

Para reter o conhecimento de um funcionrio que por ventura vir a se afastar da organizao, uma tima sada seria fazer com que os funcionrios mais velhos de casa comecem a treinar os funcionrios mais novos em diversos departamentos da organizao. Isto deveria ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a

empresa, ou at mesmo que ele se aposente. Agilizando o crescimento empresarial, fazendo com que ela se torne competitiva no mercado e inovadora dando valor ao ser humano colaborador e cliente, e tambm com bons salrios e oportunidades de promoo. Descreva os quatro processos de converso do conhecimento SECI e faa um desenho ilustrativo.

d) Processo

Socializao: o processo atravs do qual experincias so compartilhadas e o conhecimento tcito ou modelos mentais e habilidades tcnicas so criados. Na prtica da vida das empresas, ocorreria atravs de atividades, como treinamento no local de trabalho, sesses informais e brainstorms, interaes com os clientes etc. Na tradio da literatura ocidental, este conceito seria prximo ao da cultura organizacional.

Externalizao: este seria o modo de converso mais importante, porque permite a criao de novos e explcitos conceitos. Envolve, no caso das empresas japonesas, a articulao do conhecimento tcito em explcito atravs do uso frequente de metforas,analogias, conceitos, hipteses e modelos. Esta prtica seria importante por facilitar a comunicao dos conhecimentos tcitos que, normalmente, so de difcil verbalizao. Nonaka & Takeuchi incluem, em sua obra, vrios exemplos de metforas e analogias utilizadas por empresas japonesas em seu processo de inovao, como por exemplo: "Automobile Evolution" e "The Sphere" (Honda), "Aluminum Beer Can" (Canon), "Hotel Bread" (Matsushita) etc.

Combinao: este seria o processo preferido no Ocidente, na medida em que se baseia na troca de informaes explcitas e no paradigma da tecnologia de informao. Envolve, pois, bastante o uso de mdias como documentos, reunies formais, conversas telefnicas e, tambm, o de redes computadorizadas. A educao formal, da mesma maneira, se encaixaria neste tipo de converso.

Internalizao: este ltimo mtodo seria semelhante ao do "learning by doing" em que os membros da organizao passariam a vivenciar o resultado prtico do novo "conhecimento", ou seja, desenvolveriam um conhecimento operacional. Os autores identificam este processo com os conceitos das "learning organizations".

También podría gustarte