Está en la página 1de 8

Universidade Federal Rural do Semirido-UFERSA Departamento de Cincias Exatas e Naturais Curso: Bacharelado em Cincia e Tecnologia e Computao Disciplina: lgebra

Linear

Aluno(a): Solues dos trabalhos de 1 a 7

1. Classique as matrizes com todos os tipos vistos em sala.(a)

Soluo: (b) matriz retangular, no quadrada, no simtrica, no; (a) matriz quadrada, matriz diagonal, matriz identidade, matriz simtrica; (c) matriz quadrada, triangular superior. 2. Multiplique a matriz A pela matriz B em cada caso.

3. O produto de matrizes no comutativo. Encontre duas matrizes A e B, de ordem 2, de modo que AB 6= B A. Soluo: Nem sempre vale a comutatividade de matrizes: Em geral, A B diferente de B A, como o caso do produto que segue:

4. Ponha na forma escada e explicite a operao passo a passo: 5. Encontre todas as solues do sistema.

Soluo: Posto=3

8. Por Laplace ache o determinante das matrizes abaixo:(a)

(a) det

9. Calcule o determinante e ache a inversa das matrizes:(a) Soluo:

10. Mostre que R2 espao vetorial com as operaes usuais de soma e produto por escalar em R2 . Soluo: O conjunto V = R2 = {(x,y); x,y R} um espao vetorial com as operaes de adio e multiplicao por um nmero real assim denido:

1. Mostre que

Portanto, W subespao de R4 .

Portanto, W subespao de R4 .

Portanto, no subespao vetorial de R2 .

Portanto, S no subespao de R3 .

13. Em R2 mantenha a denio do produto v de um nmero por um vetor, mas modique, das trs maneiras a seguir, a denio de soma u + v dos vetores u = (x,y) e v = (x,y). Em cada tentativa, dizer quais axiomas de espao vetorial continuam vlidos e quais no so vlidos.

Soluo: Utilizamos a mesma sequncia dos axiomas apresentado na questo 1, temos:

Portanto, W subespao de R4 .

Soluo: Utilizando o conceito de conjunto LI, temos:

Soluo Alternativa: Colocamos cada polinmio representado pelos seus coecientes na linha da matriz. Em seguida, aplicamos as operaes elementares sobre as linhas. As matrizes resultantes

Como no h linhas nulas, nenhum desses polinmios combinao linear dos outros. Soluo: Podemos fazer isso encontrando a equao do plano, considerando que tal plano passa pela origem (para que seja subespao), temos:

um polinmio como combinao dos demais. Por exemplo:

Utilizando a identidade de polinmios, temos:

Soluo: Podemos fazer isso encontrando a equao do plano, considerando que tal plano passa pela origem (para que seja subespao), temos:

Soluo: Todo conjunto que contm o vetor nulo LD, j que o vetor nulo pode ser expresso como combinao linear de qualquer outro vetor: Da, nem sequer precisamos conhecer v1 para saber que V LD.

Soluo:

Como a matriz que representa o conjunto B equivalente a matriz que representa a base cannica de P2, temos que B base de P2({1,x,x2}).

Como dimenso o nmero de vetores da base, portanto Dim(S1) = 3. 2. Para M22 encontre: (a) Um conjunto L.I. com mais de um vetor que no seja base de M22. Soluo: Por exemplo, o conjunto{[ 1 0

LI. Para termos uma base de M2x2, bastaria completarmos tal conjunto com o vetor[ 0 0 (b) Um conjunto gerador de M22 que no seja base de M22. Soluo: Um conjunto do tipo{[ 1 0

capaz de gerar por meio de combinaes lineares o M22, portanto ele um conjunto gerador, no entanto, h um vetor supluo que torna tal conjunto LD. Logo, no base de M22.

También podría gustarte