Está en la página 1de 14

EXERCCIOS DE DIREITO CIVIL (FAMLIA E SUCESSES) PROF.

WALSIR EDSON RODRIGUES JNIOR

1)

(XI Concurso TRF 1a Regio_2005) - Sobre o Direito de Famlia, julgue as assertivas:

I) Com o advento da constituio Federal de 1988, o centro da tutela constitucional familiar se desloca do casamento para as relaes familiares dele, mas no unicamente dele decorrentes. II) O poder familiar, institudo no cdigo civil de 2002, substituiu o ptrio poder, passando, com isto, a ser exercido pelo marido com a colaborao efetiva da mulher. III) Aps a Constituio Federal de 1988, a famlia indispensvel para o desenvolvimento da personalidade de seus membros, devendo a comunidade familiar ser preservada apenas como instrumento de tutela da dignidade da pessoa humana. IV) O papel da culpa na separao tem sido atenuado, muito embora o cdigo civil de 2002, ao invs de abolir a culpa do universo da separao judicial, ratificou a sua presena.

A ) I, II e III so verdadeiras; B ) Somente a II falsa; C ) II e IV so verdadeiras D ) Todas so verdadeiras

2)

(Magistratura Acre-20007) Assinale a opo correta acerca do direito de famlia.

A nulo o casamento celebrado com a inobservncia das causas suspensivas, e a declarao da nulidade acarreta a invalidade do casamento a partir da data da sentena que o invalidou. No entanto, o casamento ser convalidado e, portanto, produzir todos os efeitos do casamento vlido se restar provado que foi contrado de boa f por um, ou por ambos os cnjuges. B O cnjuge considerado inocente na ao de separao judicial litigiosa e, por conseguinte, isentado do dever de prestar alimentos ao outro fica exonerado da prestao dos alimentos provisionais, fixados na ao cautelar, a partir da prolao da sentena, na ao principal, que reconheceu a culpa do outro cnjuge. Os alimentos que foram pagos a partir da sero devolvidos, e os vencidos e no pagos no podem ser objeto do pedido de cumprimento de sentena. C A Constituio de nova famlia com o nascimento de novos filhos caracteriza a alterao de fortuna, mas no autoriza a reduo do encargo alimentcio devido esposa e aos filhos do primeiro casamento, porquanto constitui encargo livremente assumido. D Se, na nao de separao judicial e na reconveno em que ambos os cnjuges pleiteiam a dissoluo da sociedade conjugal, cada um imputando culpa ao outro pelo rompimento da sociedade conjugal, ainda que no haja comprovao dos motivos apresentados, pode o juiz levar em considerao outros fatos tornem evidente insustentabilidade da vida em comum e, diante disso, decretar a separao judicial do casal, sem imputao de causa a nenhuma das partes.

3)

(Juiz de Direito /MG/2006) Em relao ao casamento, quando anulado por culpa de um dos cnjuges, conforme dispe o Cdigo Civil, CORRETO afirmar que:

A ) O cnjuge culpado no continuar obrigado a cumprir as promessas que fez ao cnjuge inocente no contrato antenupcial; B ) O cnjuge culpado no perder as vantagens havidas do cnjuge inocente C ) O casamento deixa de produzir efeitos a partir da data da citao na ao prpria; D ) O cnjuge culpado continuar obrigado a cumprir as promessas que fez ao cnjuge inocente no contrato antenupcial.

4)

(MP/PE/94) A anulao do casamento da menor de dezesseis anos poder ser requerida, exceto:

A ) Pelo prprio cnjuge menor. B ) Pelos pais ou tutor. C ) Por seus ascendentes. D ) Pelo Ministrio Pblico.

5)

(MP/MG/2007) Assinale a proposio CORRETA.

A ) Se o regime de bens do casamento de separao convencional, ao divrcio pode seguir-se, incontinenti, o casamento de qualquer dos interessados. B ) So caractersticas da obrigao alimentar: personalssima, intransmissvel, solidria, condicional, recproca, definitiva, divisvel. C ) Diz-se que os alimentos so devidos quando, quem os pretende, tiver carncia, requerendo de quem tem capacidade de trabalho e recursos. D ) Na habilitao para o casamento, dispensvel a audincia do MP, perante o oficial do registro civil, para sua homologao pelo juiz. E ) O juiz pode fixar, como alimentos devidos ao cnjuge e a filha, valor superior ao ganho do alimentante, sendo ele participe de famlia rica.

6)

MP/MG/2005 Dadas s hipteses em que: a) um dos cnjuges descobre, aps o casamento, que o outro portador do vrus HIV, contrado anteriormente ao matrimnio; e b) o marido toma conhecimento de defloramento da mulher, ocorrido antes do casamento (error virginitalis), lcito afirmar tratar-se, respectivamente, de casamento:

A ) Nulo e anulvel B ) Nulo e vlido C ) Vlido e vlido D ) Anulvel e vlido

7)

(MP/SP/2005) Assinale a alternativa verdadeira

(A) O regime de bens entre os cnjuges imutvel. (B) admissvel alterao do regime de bens, mediante escritura pblica, ressalvados os direitos de terceiros. (C) Podem os nubentes adotar um dos regimes de bens estabelecidos no Cdigo Civil ou combin-los entre si, criando um regime misto. (D) Ressalvadas as hipteses em que o regime de separao de bens se faz obrigatrio, os nubentes podem livremente adotar um dos regimes estabelecidos no Cdigo Civil, vedada a possibilidade de criao de um regime misto. (E) O regime de bens entre cnjuges comea a vigorar desde a data do casamento, salvo se houver pacto antenupcial.

8)

(MP/SP/2005) Dissolve-se o casamento vlido

(A) Pela morte de um dos cnjuges, pela nulidade ou anulao do casamento, pela separao judicial ou pelo divrcio. (B) Pela morte de um dos cnjuges, pela separao judicial ou pelo divrcio. (C) Pela morte real de um dos cnjuges ou pelo divrcio direto ou por converso. (D) Pela morte real ou presumida de um dos cnjuges, ou pelo divrcio. (E) Pela morte de ambos os cnjuges ou pelo divrcio direto.

9)

(MP/TO/2006) Com relao ao casamento, assinale a opo correta.

A Na falta ou impedimento de um dos pais, a autorizao para o casamento de um menos que contm 16 anos de idade dever ser suprida pelo juiz. B O pacto antenupcial um contrato solene, formalizado por meio de escritura pblica no qual, os nubentes declaram a que regime de bens eles estar submetidos. Os efeitos do pacto ficam suspensos at que se realize a condio suspensiva, ou seja, a celebrao do casamento. C Caso um parente do cnjuge virago faa a doao de um bem imvel, ainda que em favor de ambos os cnjuges, e sobrevenha a separao judicial do casal, o imvel no integrar ao acervo comum do casal e no ser objeto de partilha. D O Casamento celebrado com a inobservncia de qualquer das causas suspensivas constitui motivo para a invalidao do ato, No entanto, o casamento produz todos os efeitos civis perante os contratantes at o trnsito em julgado da sentena que decretar a sua nulidade.

10)

(Magistratura/DF/2004) 0 Analise as proposies e indique a alternativa correta.

Proposies: I O regime de bens estabelecido pelos cnjuges irrevogvel e imutvel II O pacto antenupcial prescinde de forma especial. III A invalidade dos atos praticados por um dos cnjuges sem a necessria autorizao do outro pode ser demandada pelo credor de boa f. Alternativas A ) Todas as proposies so verdadeiras B ) Todas as proposies so falsas. C ) Apenas uma das proposies verdadeira. D ) Apenas uma das proposies falsa.

11)

(Magistratura do Piau 2007) Acerca do direito de famlia, assinale a alternativa correta.

A A ao de separao judicial tem carter pessoal, razo pela qual a legitimidade e para sua propositura e a respectiva defesa so atribudas aos cnjuges, com exclusividade. Mas o curador, o ascendente ou o irmo, no caso de incapacidade do cnjuge, tem legitimidade representativa para propor a ao. B Compete aos pais a obrigao de prestar alimentos aos filhos menores e incapazes, mas se os genitores no possurem capacidade econmica para prestar os alimentos, esses sero devidos pelos avs. Trata-se de responsabilidade solidria, podendo o menor propor ao de alimentos contra os pais, os avs ou apenas um deles. C O casamento religioso poder ser inscrito no registro civil a qualquer tempo, bastando que se faa o requerimento perante a autoridade competente, instruindo com a certido ou prova equivalente do ato religioso. Todavia, o efeito jurdico deste casamento ser da data do registro, portanto no retroagindo data da celebrao do casamento religioso. D - O casamento e unio estvel foram equiparados pela CF, que ainda reconheceu a unio estvel como entidade familiar, sem fazer qualquer distino entre essa e o concunbinado. Por isso, concluiu-se que a norma infraconstitucional no poder faz-lo e deixar de reconhecer as conseqncia s e atribuir efeitos jurdicos a qualquer unio de fato entre pessoas de sexos diferentes. Assim,, nessas condies de fato, os bens que compes o patrimnio de ambos os companheiros, no caso de sucesso por causa da morte ou por ato entre vivos, sero partilhados e pertence, em partes iguais, a ambos os companheiros, independentemente da origem ou do tempo da aquisio desses bens. E A tutela encargo deferido por lei a uma determinada pessoa, para administrar o bem de outras pessoas que, em virtude de sua incapacidade, no possa faz-lo por si. Destina-se suprir a falta de capacidade, tem carter assistencial e compatvel com o poder familiar.

12)

(Procurador da Repblica/96) - O casamento religioso para ter efeitos civis:

A ) Pressupe sempre que a habitao dos nubentes preceda a cerimnia religiosa. B ) Independe do momento em que se realiza a habitao dos nubentes, que pode preceder ou suceder cerimnia religiosa. C ) No depende de inscrio no Registro Civil quanto a habitao dos nubentes precede a cerimnia religiosa. D ) No depende de inscrio no Registro Civil quanto a habitao dos nubentes antecede a cerimnia religiosa. E ) Sendo a habitao posterior a cerimnia religiosa, deve ser inscrito no Registro Civil, produzindo efeitos a partir da inscrio.

13)

(MP/ES/2005) - No regime da comunho parcial, entram na comunho:

A ) Os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges em sub-rogao dos bens particulares. B ) Os proventos do trabalho pessoal de cada cnjuge. C ) As benfeitorias em bens particulares de cada cnjuge. D ) Os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constncia do casamento, por doao ou sucesso, e os sub-rogados em seu lugar. E ) As obrigaes anteriores ao casamento.

14)

(Magistratura/DF/2004) Analise as proposies e indique a alternativa correta.

Proposies: I O poder familiar compete a ambos os pais, ainda que estejam separados de fato ou de direito, cabendo, neste caso, ao que tiver o filho em sua companhia, o usufruto e administrao de seus bens. II nula a nomeao de tutor pelo pai ou pela me que, ao tempo de sua morte, no detinha o poder familiar. III A cautela pode ser exercida, concomitantemente por mais de uma pessoa.

Alternativas A ) Todas as proposies so verdadeiras B ) Todas as proposies so falsas. C ) Apenas uma das proposies verdadeira. D ) Apenas uma das proposies falsa.

15)

(Magistratura/DF/2004) Analise as proposies e indique a alternativa correta.

Proposies: I A Legitimidade para suceder coincide com a capacidade civil do sucessor. II A lei vigente ao tempo da abertura da sucesso regula a legitimidade para suceder. III As pessoas jurdicas tm legitimao para suceder.

Alternativas A ) Todas as proposies so verdadeiras B ) Todas as proposies so falsas. C ) Apenas uma das proposies verdadeira. D ) Apenas uma das proposies falsa.

16)

(MP/RS/XLIII) Quanto a excluso da sucesso por indignidade, correto afirmar que:

A ) excludo da sucesso o herdeiro que praticou crime de leso corporal seguida de morte, cuja sucesso se tratar. B ) admissvel a reabilitao do indigno C ) A excluso do herdeiro opera-se ipso iure. D ) Os descendentes do excludo ficam impedidos suced-lo por representao. E ) O herdeiro excludo no ter direito a reclamar indenizao pelas despesas de conservao dos bens hereditrios.

17)

(Magistratura/DF Prova dia 04/11/07) Assinale a alternativa errada:

(A) No se afigura legitimidade habilitado a dispor de seus bens em testamento pblico aquele que no saiba ler; (B) O testador deve preservar a legtima do filho adotivo; (C) A desertao s pode ser ordenada em testamento e com expressa declarao de causa; (D) O legrio no se torna senhor e possuidor do legado com a simples abertura da sucesso.

18)

(JUIZ DE DIREITO/SP) Num acidente automobilstico, morre o casal Joo e Maria. Eles no possuem descendentes nem ascendentes vivos.

Joo tina como parente vivo apenas um tio e Maria, apenas uma prima viva de uma tia falecida. correto dizer que: A ) Somente no caso de Maria ter morrido antes de Joo, a filha viva da prima falecida seria a nica herdeira. B ) Se ocorreu a premorrncia de Maria, o tio de Joo receber a herana. C ) A filha viva da prima falecida de Maria ser beneficiada se Joo tiver falecido primeiro. D ) No caso de comorincia, a herana de Joo beneficia a seu tio e a herana de Maria caber filha viva de sua falecida prima.

19)

(OAB PI 2006) - Greg era casado com Helena pelo regime de comunho parcial de bens. O casal um nico descendente: o filho Thiago, de 2 anos de idade. Greg tinha como ascendente vivo seu pai Aristides. Em um acidente de veculo, ocorrido em maro e 2006. Faleceram Greg e Thiago. Greg deixou um nico bem imvel, o apartamento onde residia o casal, adquirido na constncia do casamento. Por herana de sua me. A respeito dessa situao hipottica, julgue os prximos itens.

I Se o laudo pericial no puder identificar quem morreu primeiro. Greg ou Thiago. A herana de Greg dever ser dividida em partes iguais entre Helena e Aristides. II No caso de o laudo pericial comprovar que houve premorincia de Greg, a esposa Helena dever receber toda a herana de Greg, ficando proprietria exclusiva do apartamento. III O cnjuge ocupa a terceira classe dos sucessveis, na ordem de vocao hereditria, depois dos descendentes e dos ascendentes. Assim, a herana dever ser recolhida pelo pai de Greg, sendo assegurado a Helena o direito real de habitao. A) I e II esto erradas. B) II e III esto corretas. C) Somente I est correta. D) Somente II est correta.

20)

(OAB PR III, 2004) Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I Pramo e Hcuba eram casados pelo regime da participao final nos arquestos. Do casamento resultou o nascimento de um nico filho. Pramo morre em 5 de dezembro de 2004. A cnjuge sobrevivente no concorrer com os descendentes de Pramo na herana deste ltimo, mas ter direito a meao dos bens adquiridos onerosamente na vigncia da sociedade conjugal: II Andrmaca era casada com Heitor pelo regime da separao absoluta de bens, decorrente de pacto antenupcial. Ambos os pais de Heitor, bem como seu av paterno, morreram em um acidente de automvel h 10(dez) anos. Heitor vem a falecer em 10 de outubro de 2003, sem deixar descendentes. Os dois avs maternos e a av paterna de Heitor ainda esto vivos. A herana de Heitor ser dividida da seguinte forma: 50% para Andrmaca, 12,5% para cada um dos avs maternos e 25% para a av paterna. A ) Ambas as afirmativas esto corretas B ) Somente a afirmativa I est correta. C ) Somente a afirmativa II est correta. D ) Ambas as afirmativas esto corretas.

21)

(OAB PR 2005) Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:

I Antonio e Bruna so casados pelo regime de separao legal de bens. O casal no teve descendente. Antonio morre em 10/04/2004, sem deixar descendentes vivos. Deixa, porm, dois irmos: Cludio e Daniel. O patrimnio do de cujos, ao tempo da sucesso, era de R$100.000,00. Pode-se afirmar que Bruna no ter qualquer direito a herana de Antonio, em razo de regime de casamento. II Daniela e Cludio so casados pelo regime da comunho universal de bens. O patrimnio adquirido onerosamente pelo casal ao longo da unio de R$60.0020,00. Antes de casar, Daniela era proprietria de um imvel no valor de R$50.000,00. Daniela morre 1/10/05, deixando 4 filhos, todos havidos no casamento. Cludio, alm de meao sobre a totalidade do patrimnio comum ter direito, a ttulo de herana, a quarta parte do imvel adquirido por Daniela antes do casamento.

III O testador pode excluir seus irmos da sucesso, ainda que sejam eles seus nicos herdeiros legtimos. Basta, para isso, dispor em testamento a totalidade de seus bens, destinando-os a outras pessoas, se completar seus irmos. A ) Apenas a afirmativa I est correta. B ) Apenas a afirmativa III est correta. C ) Apenas as afirmativas II e III esto corretas. d ) Apenas as afirmativas I e III esto corretas.

22)

(Juiz de Direito/ MG/2006) Dispe o cdigo Civil, expressamente, que se presumem concebidos na constncia do casamento os filhos:

A) Havidos por inseminao artificial heterloga, mesmo que sem autorizao do marido: B) Nascidos nos trezentos dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal; C) Nascidos nos cento e oitenta dias subseqentes a dissoluo da sociedade conjugal, por morte ou separao judicial; D) Havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga.

23)

(Juiz de Direito/ MG/ 2006) Conforme disposto, expressamente, na Lei 8.069, de 13/07/1990(Estatuto da criana e do adolescente) em relao colocao da criana ou do adolescente em famlia substituta, CORRETO, afirmar que o credor poder:

A) Sempre que possvel criana ou o adolescente dever ser previamente ouvido e sua opinio devidamente considerada; B) A colocao em famlia substituta admitir transferncia da criana ou do adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou no governamentais, mesmo sem autorizao judicial; C) A colocao em famlia substituta estrangeira constitui medida normal e regular e admissvel em qualquer modalidade; D) A colocao em famlia substituta far-se- somente na modalidade de adoo.

24)

(Juiz de Direito/MG/2006) Conforme disposto no Cdigo Civil, quando o herdeiro prejudicar o seu credor, renunciando herana, CORRETO afirmar que o credor poder:

A) Habilitar seu crdito a qualquer tempo, a partir do conhecimento de renncia. B) Exigir dos demais herdeiros, quando houver, o pagamento da dvida, na proporo do que lhes couber na herana: C) Aceitar a herana em nome do renunciante, mediante a autorizao judicial; D) Exigir do esplio o pagamento da dvida do herdeiro renunciante.

25)

(OAB SP 2006) Sobre as relaes de parentesco, INCORRETO afirmar que o Cdigo Civil:

A ) Derrogou o Estatuto da criana e do adolescente no que se refere a idade do adotante. B ) No estabelece prazo para o marido contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua esposa. C ) Permite que se altere o sobrenome do adotado, mas no o prenome. D ) Determina que ningum pode ser adotado por duas pessoas, salvo se forem marido e mulher, ou se viverem em unio estvel.

26)

(OAB SP 2006) - Relativamente ao parentesco, correto afirmar:

A ) Quando dois irmos casam-se com duas irms, os filhos dessas unies sero parentes colaterais em linha duplicada, ou seja, duplamente primos. B ) Entre tio-av e sobrinho-neto no h parentesco transversal em quarto grau. C ) Primos so parentes colaterais em terceiro grau. D ) Entre irmos germanos ou unilaterais, o parentesco, na linha colateral, de primeiro grau.

27)

(OAB RJ 2006) ALBERTO, casado, reconheceu filho havido de relacionamento extraconjugal e, agora, pretende revogar tal ato. Assim, sendo, e correto afirmar:

A )ALBERTO poder revogar o reconhecimento, uma vez que realizado durante a constncia da sociedade conjugal; B ) ALBERTI somente poder revogar o conhecimento, caso tenha sido feito por testamento; C ) A revogao do reconhecimento, direito consolidado em lei, in casu no produz efeitos, pois mesmo antes do reconhecimento , j se aplicava a presuno de paternidade: D ) O reconhecimento do filho irrevogvel.

28)

(OAB RJ) Tcio faleceu deixando muitos bens, tendo tido 3(trs) filhos. Semprnio, Cornlio e Pncio. Qual a opo que representa corretamente a diviso da herana de Tcio, considerando que Semprncio pr-morto, tendo deixado 2(dois) filhos menores, que Cornlio, com um filho maior, foi declarado indigno, por sentena da transitada em julgado. E que Pncio, com 9(nove) filhos, renunciou a herana de Tcio?

A ) A totalidade da herana de Tcio pertence aos dois filhos de Semprncio. B ) Metade da herana de Tcio cabe ao filho de Cornlio, enquanto a outra metade cabe aos filhos de Semprncio. C ) A herana ser dividida em quotas iguais para os netos de Tcio, sendo 1/12 avos para cada neto. d)nenhuma das respostas anteriores.

29)

(OAB PR 2005) Assinale a alternativa correta.

a) o casamento celebrado com infrao a impedimento nulo, ao passo que o casamento celebrado na pendncia de causa suspensiva e anulvel. b) Nos termos do Cdigo Civil de 2002, o cnjuge, mesmo separado de fato, pode ter direito a herana deixada pelo de cujos. Exceo a essa hiptese pode ocorrer se a separao de fato j pendurar mais de dois anos. c) Os fatos que caracterizam impossibilidade da vida em comum para efeitos de separao judicial so definidos pelo legislador d) O divrcio no pode ser concebido sem que haja prvia partilha de bens.

30)

(MP/MG/2004) Assinale a alternativa CORRETA.

a) Com a morte do pai extingue-se o poder familiar, suprida a falta com nomeao de tutor pelo juiz competente. b) Os aluguis vencidos e no recebedora poca da separao judicial passaro a pertencer quele que ficou com o imvel na partilha; c) No regime de separao de bens o cnjuge suprstite no ter o direito real de habitao, mas receber a herana, chamado aps os descendentes e os ascendentes; d) O Ministrio Pblico, em ao direta. Mesmo sem manifestao dos pais, pode requerer a decretao de nulidade de casamento de pessoa portadora de doena mental.

31)

(MP/ MS/XX) Sobre a aceitao e renncia de herana, correto afirmar:

a) A aceitao tcita da herana exprime-se atravs dos atos oficiosos, tais como o funeral do finado, os meramente conservatrios e os de administrao e guarda provisria; b) Falecendo o herdeiro, antes de declarar que aceita a herana, o poder de aceitar passa-lhe aos herdeiros, amenos que se trate de vocao adstrita a uma condio suspensiva, ainda no verificada; c) No se pode aceitar ou renunciar a herana em parte, sob condio ou a termo; e o herdeiro, chamado na mesma sucesso a mais de um quinho hereditrio, sob ttulos sucessrios diversos, no pode deliberar quanto aos quinhes que aceita e quanto aos que renuncia. d) Os chamados sucesso do herdeiro falecido antes da aceitao, desde que concordem em receber a segunda herana, no podero aceitar ou renunciar a primeira.

32)

(Delegado de Polcia/ MG-96) Num mesmo acidente automobilstico morreram: Jos Augusto, sua esposa Catarina e Roberto(menor impbere), filho do casal. Jos Augusto a Catarina eram casados pelo regime de comunho parcial de bens. No possuam bens comuns, mas cada um possua bens particulares. Aberta a sucesso dos trs falecidos, correto afirmar que:

A) Se houver comorincia, Roberto receber integralmente a herana paterna, mesmo que seu pai tivesse filhos nascidos fora do casamento com Catarina.

B) Se Roberto morreu antes de seus pais, mesmo assim concorreria aos bens particulares de cada um deles, transmitindo-os, com seu bito, aos avs. C) Se Catarina morreu antes de Jos Augusto e este faleceu antes de Roberto, o filho no ser considerado herdeiro de qualquer dos pais. D) Se Roberto morreu depois de seus pais, seu bito importar transferncia de bens para os avs maternos e paternos, cabendo 50% para cada linha, mesmo que o av paterno j seja falecido. Se houver comorincia e inexistirem outros herdeiros, o patrimnio ser recolhido pelo estado no qual a famlia tinha seu domiclio.

33)

(OAB/SP/122 Exame) No regime de participao final dos arquestos,

(A) Se um dos cnjuges vier a pagar dbito do outro, utilizando bens de seu patrimnio, o valor desse pagamento, sem atualizao monetria, dever ser imputado na data da dissoluo do casamento, meao do outro consorte. (B) H presuno jris et de jure de que os bens mveis foram adquiridos durante o casamento. (C) Se no houver conveno antenupcial admitindo a livre disposio dos bens imveis particulares, nenhum dos cnjuges poder alien-los sem a anuncia do outro. (D) O cnjuge pode renunciar e ceder o seu direito meao durante a vigncia desse regime matrimonial de bens

34)

(Juiz de Direito/SP/175) - Considere as seguintes informaes sobre questes de famlia:

I- qualquer que seja o regime de bens do casamento, nenhum dos conjugues pode, sem autorizao do outro, alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II- o reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento - irrevogvel, salvo quando feito em testemunho, caso em que poder ser revogado por novo testemunho; III- a obrigao de prestar alimentos no se transmite aos herdeiros do devedor; IV- o c njuge declarado culpado na separao do casal nunca ter direito de pretender obter alimentos do outro cnjuge.

Pode-se concluir que s o incorretas: (A)I e II, somente (B)III e IV, somente (C)I, III, e IV, somente. (D)I, II, III, IV.

35)

(JUIZ DE DIREITO/SP/98)-Quais so as hipteses de separao judicial e no que consistem?

(A) Separao-sano. Nela as partes discutem culpa, imputada por um cnjuge a outro, em virtude de grave violao dos deveres do casamento e que tornou insuport vel a vida em comum.Separao-falncia.Nela basta provar a ruptura da vida em comum h mais de um ano e a impossibilidade de sua reconstituio.Separao-remdio.Ocorre quando o outro estiver acometido de grave doena mental, manifesta aps o casamento, que tome impossvel a continuao da vida comum, desde que aps uma durao de dois anos, a enfermidade tenha sido reconhecida de cura improvvel. (B) Separao-sano. Nela as partes discutem culpa, por um c njuge a outro, em virtude de violao dos deveres do casamento.Separao falncia.Nela basta provar a ruptura da vida em comum h mais de cinco anos consecutivos. Separao-remdio.Ocorre quando o outro estiver acometido de doena mental improvvel. (C) Separao-sano. Nela as partes discutem culpa, imputada por um c njuge a outro, em virtude de violao dos deveres do casamento e que tornou insuportvel a vida em comum.Separao-falncia.Nela basta provar a ruptura da vida em comum h mais de cinco anos consecutivos.Separao-remdio. Ocorre quando o outro estiver acometido de grave doena mental, manifesta antes do casamento e que torne imposs vel a continuao da vida em comum. (D) Separao-sano. Nela as partes discutem a culpa, imputada por um cnjuge a outro, em virtude de grave violao dos deveres do casamento.Separao-falncia.Nela basta provar a ruptura da vida em comum h mais de um ano consecutivo.

36)

(OAB/RJ/2003) - A sucesso Leg tima estabelecida pelo sistema de quotas:

a) o cnjuge que se tornar herdeiro perde o direito meao; b) o cnjuge sobrevivente s ser herdeiro do cnjuge falecido se este tiver patrimnio particular e forem mortos seus ascendentes; c) o c njuge sobrevivente ao concorrer com filho do casal ter sua quota fixada em 1/4 de herana; d) o cnjuge sobrevivente em concorrncia com os pais do c njuge falecido ter direito a 1/3 da herana, no importando o regime de bens que reage o casamento;

37)

(MP/DF-9400- Arnaldo, desempregado, rfo convalescendo de uma cirurgia, necessitando, plat ia alimentos do av, que se encontra desobrigado judicialmente existindo possibilidade de provimento do pedido, atravs:

a) Da tia materna afortunada. b) Do bisav aposentado. c) Da sogra do segundo casamento. d) Da ex-esposa, j divorciada. e) Do tio-av afortunado

38)

(OAB/SP/123 EXAME)-Bernardo faleceu, deixando uma soma de dinheiro depositada em branco, aes de uma companhia, 2 automveis e os utens lios domsticos de sua residncia, no valor total de R$300.000,00.Neste caso, pode-se afirmar que

(A) a cesso de direitos hereditrios, pelo herdeiro de Bernardo, pode der feita por instrumentos particular, sendo a herana, sob cogitao, mvel, embora indivis vel, at a partilha. (B) a cesso de direitos hereditrios, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feita por escritura pblica, sendo a herana , sob cogitao, imvel, mas divis vel, at a partilha (C) a cesso de direitos hereditrios, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feita por instrumento particular, sendo a herana, sob cogitao, mvel e divis vel, podendo ser antecipada a partilha. (D) a cesso de direitos hereditrios, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feita por escritura pblica, sendo a herana, sob cogitao, imvel e indivis vel, at a partilha.

39)

(MP/BA/2004)-Analise o enunciado da questo abaixo e assinale a alternativa correta:

No dia 09.11.93, na cidade de taquarinha - BA, nasceu a criana Mirtes, filha de Paulino e Antonieta Silva.Trs anos depois de nascida, com o consentimento de seus pais naturais, Mirtes foi adotada por Terncio e Marionete Mota, coniventes havia mais de cinco anos. Quatro anos ap s o processo adotivo, regularmente tramitando na Comarca referenciada, Terncio e Marionete foram v timas fatais de um grave acidente. Frente situao verificada, qual a conseqncia jur dica dos pais adotivos relativamente ao poder familiar? A) O poder familiar dos pais naturais , ser restabelecido, como forma de tutela do menor. B) Ser restabelecido o poder familiar , desde que haja a designao de um tutor, devendo recair esta tutoria, necessariamente, nos pais naturias. C) A morte dos adotantes no tem o condio de restaurar o poder familiar dos pais naturais, dada a irrevogabilidade da adoo, prevista no ECA e aceita pelo c digo civil. D) O poder familiar dos pais naturais no ser restabelecido, j que decorridos mais de dois anos de adoo.

40)

(MP/DF/24 CONC)-Rodrigo e Patrcia, casados sob o regime da comunho universal de bens, sofreram acidentes fatal de automvel, vindo Patrcia a falecer no local e Rodrigo, horas mais tarde, no hospital.o casal no tinha filhos e tampouco, ascendentes vivos. Os parentes dos falecidos so Oscar, irmo de Diante dessa situao hipottica, julgue os seguintes itens.

I- Todo o patrimnio pertencente a Patrcia cabe, por secesso, Oscar. II- Felipe e Frederico, filhos de Carlos, nada herdar o, pois , na linha colateral, n o se herda por estirpe.

III- Oscar nada herdar, pois Rodrigo sucedeu a Patrcia. IV- Ao final, cobrar a Natlia 50% dos bens deixados por Rodrigo, e a Felipe e Frederico, para cada um,25%, totalizando a quota que caberia a Carlos. Esto corretos apenas os itens: A)I e II B)I e III C)II e III D)II e IV E)III e IV

41)

(MP/RS/XLIV CONC)- Considerando o novo Cdigo Civil:

I- anulvel o casamento de quem no completou a idade mnima para casar II-No anulvel o casamento do menor em idade nbil, ainda que no autorizado por seus representantes legais, se estes tiverem, por qualquer modo. III- nulo o casamento, por vcio de vontade, se houver por parte de um dos nubentes, no momento do consentimento, erro essencial quanto pessoa do outro. IV- anulvel o casamento contrado por pessoa que, no momento do consentimento, mostra-se incapaz de consentir ou manifestar de modo inequvoco o consentimento. V- nulo o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competncia exigida na lei, exera publicamente as funes de juiz de casamento e, nessa condio, tenha registrado o ato no registro Civil. Assinale a alternativa correta (A) Somente as assertivas I,III,V esto corretas. (B) Somente as assertivas I.II.IV esto corretas. (C) Somente as assertivas I, IV,V esto corretas. (D) Somente as assertivas II,III,V esto corretas. (E) Todas as assertivas esto corretas.

42)

(Defensoria Pblica/2003/MA)- Considere as afirmaes abaixo sobre a regime de bens entre cnjuges.

I- admissvel a alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em perodo motivado de ambos os cnjuges, devendo ser apurada a procedncia das raz es invocadas e ressalvados direitos de terceiros. II- O regime da separao de bens obrigatrio se a pessoa for maior de 50 anos III- No regime da comunho parcial, incluem-se na comunho os bens adquiridos na constncia do casamento por ttulo oneroso, ainda que s em nome de um dos cnjuges e os decorrentes de do ao feito por escritura pblica se no lhe seguir o casamento. SOMENTE esto corretas as afirmaes: (A) I, II, e IV (B) I, e III. (C)I e IV (D) III e IV (E) III, e IV.

43)

(Servios Notariais e de Registro/MG/2006) - Considerando-se os impedimentos e as causas suspensivas para o casamento, INCORRETO afirmar que:

A) O divorciado no deve causar enquanto no houver sido homologado ou decidida a partilha dos bens do casal. B) O oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e o juiz de Paz tm a obrigao de declarar a existncia de algum impedimento de que tenham conhecimento. C) O vnculo de afinidade existente entre o sogro e a nora constitui uma dessas causas suspensivas. D) os impedimentos matrimoniais so todos se carter absoluto.

44)

(MP/SP/2005)-Assinale a alternativa falsa.

(A) Se o herdeiro prejudicar os seus credores, renunciando herana, podero estes, com autorizao do juiz, aceit-la em nome do renunciante. (B) O herdeiro que possui filhos menores no pode renunciar herana; Se o fizer, estes podero suceder no lugar do renunciante, exercendo o direito de representao. (C) A morte, a abertura da sucesso e a transmisso da herana aos herdeiros ocorrem num s momento. (D) Os filhos do herdeiro excludo por indignidade sero chamados a suced-lo, como se morto fosse antes da abertura da sucesso. (E) O autor de homicdio doloso contra a pessoa de cuja sucesso se tratar, mesmo condenado por sentena penal, somente ser excludo da sucesso mediante pedido expresso de interessado, em ao prpria. 45) (MP/SP/2005)-Dadas as hip teses em que :a) um conjunto de cnjuges descobre, aps o casamento, que o outro portador do v rus HIV, contra do anteriormente ao matrimnio; e b) o marido toma conhecimento do defloramento da mulher, ocorrido antes do casamento (ir virginitatis), licito afirmar que trata-se, respectivamente, de casamento (A) nulo e anulvel. (B)nulo e v lido. (C) vlido e vlido. (D) anul vel e anulvel. (E) anulvel e vlido.

46)

(Servios Notariais e de Registro/MG/2006)- INCORRETO afirmar, entre as situa es que constituem um impedimento para o casamento, se inclui a

A) do adotado com o filho do adotante. B) do adotante com quem foi cnjuge do adotado ou do adotado com quem foi o adotante. C) do c njuge sobrevivente com o condenado por homic dio ou tentativa de homic dio contra seu consorte. D) do vivo ou da viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros.

47)

(Servios Notariais e de Registro/MG/2006- Considerando-se a capacidade dos nubentes para o casamento, INCORRETO afirmar que:

A) a idade mnima exigida para que tanto o homem quanto a mulher possam contrair matrimnio de 16 anos. C) a legisla o civil admite, em caso de gravidez, o casamento de menores de idade nbil. D) os nubentes menores de 18 anos necessitem, para o casamento, da autorizao dos pais ou daquele sob cuja guarda estiverem, caso estes sejam separados ou divorciados.

48)

(OAB/GO/1/2006)-Assinale a alternativa correta, segundo os dispositivos do vigente Cdigo civil:

a) anul vel o casamento de enfermo mental que no tem o necessrio discernimento para os atos da vida civil. b) anul vel o casamento de quem no completou a idade mnima para casar. c) nulo o casamento do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal. d) nulo o casamento por incompet ncia da autoridade celebrante.

49)

(OAB/RS/1/2006)-Em relao ao poder familiar, incorreto afirmar que sua extino ocorre pela

a) emancipao b) adoo c) coordenao do pai ou da me, por sentena irrevogvel, em virtude de crime cuja pena exceda a 2 anos de pris o. d) morte dos pais ou do filho.

50)

(MP/MG/98)-Ainda em vida da pessoa, sua herana:

a) pode ser objeto de cesso de direitos; b) pode ser objeto de cesso condicionada ao falecimento do de cujo; c) pode ser objeto de cesso, desde que a isso n o se oponha tal pessoa; d)no pode ser objeto de cesso; e) pode ser objeto de cesso para satisfao dos atuais credores.

51)

(OAB/PR/1I /2006)- Assinale a alternativa CORRETA:

a) ser nulo o pacto antenupcial realizado mediante escritura p blica se a ele n o se seguir o casamento. b) luz do Cdigo Civil de 2002, os c njuges casados pelo regime da separao absoluta de bens podem, independentemente da autorizao do outro, prestar aval. c) no regime de participao final nos aquestos, os bens adquiridos onerosamente por apenas um dos cnjuges aps o casamento n o integram o patrimnio prprio do cnjuge adquirente, uma vez que integram a comunho. d) no regime da comunho universal de bens, todo o patrimnio dos cnjuges, sem edicio, entregar a comunho.

52)

(MP/ES/2005)-Ao romper definitivamente com a doutrina da situao irregular, at ento admitia pelo Cdigo de Menores (lei6.697,de 10.10.79),a lei 8.069/90(ECA) estabeleceu como diretriz bsica e nica no atendimento de crianas e adolescentes:

a) A doutrina da proteo integral criana e ao adolescente. b) A doutrina dos direitos e garantias fundamentais da criana e do adolescente. c) A doutrina da Proteo especial criana e do adolescente. d) A declarao dos direitos dos Direitos da criana. e) O princ pio da dignidade da pessoa humana.

53)

(OAB/SP/118- EXAME)- Uma criana sem famlia natural, convive com casal de estrangeiros, que pretende obter-lhe a tutela. Essa pretens o :

(A) poss vel, porque medida de colocao em fam lia substituta por previs o legal (E.C.A). (B) impossel, por falta de naturalizao da famlia estrangeira. (C) poss vel, pela posse de fato da criana. (D) imposs vel, porque a colocao de criana em famlia estrangeira s porque mediante adoo.

54)

(MP/MG/93)-Os pais do menor QUINTA FUTURO INCERTO esto em viagem ao exterior h mais de oito anos. Seu av paterno TERTIUS DE PASSADO INCERTO, de 67 anos, casado em segundas npcias com uma ex-prostituta , condodo com a situao do mesmo, ajuizou pedido de adoo do menor seu nato.Ouvido o ministrio Pblico, este ops-se adoo, tendo o juiz acatado o parecer, porque:

a) o fato de este ser casado com uma ex-prostituta empecilho para adoo. b) sua idade no lhe permite exercer munus de forma eficiente. c) no pode adotar a ascendente do adotando. d) no houve o consentimento dos pais do menor, embora citado por edital. e) no caso de adoo e sim de curatela.

55)

(MP/RR/01)

I- Lcio matou Bruno, esposo de Mira. Em seguida, Lcio casou-se com Mira. II-Ana, viva de Mrio, com ele teve dois filhos. Antes de realizada a partilha dos bens de Mrio para os seus filhos, Ana apaixonou-se por Silvio e casou-se com ele III- Marta com treze anos de idade, casou-se com Miguel, de 21 anos de idade, tendo os pais de ambos consentido com o casamento. Com base nas trs situaes hipotticas apresentadas acima e a luz da legislao civil aplic vel, assinale a opo. a) Na situao I, o casamento s ser desfeito se Mira for contrria a sua continuao. b) Na situao II, o casamento pass vel de anulao. c) NA situao III, o casamento v lido no podendo ser desfeito. d)Na situao I, h um impedimento, sendo o casamento nulo. e) Nas situaes I e II, h causas suspensivas.

56)

(JUIZ DE DIREITO /MG/2004/2005)- No tenha sido feita a partilha de bens do casal, um dos divorciados casou-se. Assinale a consequencia jur dica CORRETA.

(A) o casamento nulo de pleno direito. (B) o casamento simplesmente anul vel. (C) o casamento valido , mas o regime de bens passa a ser obrigatoriamente a de separao. (D) o casamento v lido, mas o regime de bens pode ser o de separao, desde que requerido por qualquer dois interessados ou pelo Ministrio P blico. (E) A nulidade pode ser reconhecida , mas depende de prova de preju zo por qualquer um dos interessados.

57)

(OAB/MS/56 EXAME)-Entre as causa que impedem a converso da separao em divrcio est:

a) o no pagamento, pelo autor, de prestaes alimentcias; b) relao condominial entre os cnjuges; c) pendncia de ao revisional de alimentos; d)inobservncia, pelo autor, da regulamentao das vi ditas; e) nenhuma das alternativas anteriores considerada causa impeditiva da converso da separao judicial em divrcio.

58)

(OAB AL/BA/CE/PE/PB/PI/SE/RN 2005.)S o herdeiros necessrios:

a) os descendentes e o cnjuge b) os ascendentes e os colaterais. c) o c njuge, os ascendentes e os descendentes. d) os colaterais e os descendentes.

También podría gustarte