Está en la página 1de 16

Design de Narrativa Transmiditica Mvel: conectividade procedimental entre TVDi e Dispositivo Mvel

Design of Mobile Transmedia Narrative: procedural connectivity between iDTV and Mobile Device Ursula Reichenbach, Rachel Zuanon

Resumo
O artigo tem por objetivo formular o Design de Narrativa Transmiditica Mvel para a conectividade procedimental entre Televiso Digital Interativa (TVDi) e Dispositivo Mvel, por meio de uma metodologia de pesquisa de carter bibliogrfico e exploratrio acerca do Design de Narrativa Transmiditica. Examinou-se, para tanto, as instncias tecnolgicas (I) e semiticas (II) de ambos os Designs de Narrativa, em uma anlise comparativa. Palavras Chave: Design de Narrativa Transmiditica Mvel, TVDi, Dispositivo Mvel.

Abstract
This paper aims to propose the Design of Mobile Transmedia Narrative for procedural connectivity between Interactive Digital Television (iDTV) and Mobile Device by means of a research methodology bibliographical and exploratory about the design of transmedia narrative. It was analised the technological (I) and semiotics (II) instances of both designs of narrative in a comparative analysis. Keywords: Mobile Transmedia Narrative Design, iDTV, Mobile Device.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Introduo
A tecnologia digital se estrutura a partir de elementares unidades informacionais denominadas bits. A Televiso Digital Interativa (TVDi) e o Dispositivo Mvel processam ambos estas mesmas unidades, o que permite o fluxo de informao multidirecional entre estes e outros meios digitais1. Jenkins (2009/2011) precursor em definir projetual e narratologicamente a estrutura deste fluxo informacional sob o conceito de Narrativa Transmiditica2, a qual se distribui entre os meios digitais interativos e tem seus distintos componentes rigorosamente conectados para expandir a narrativa central (MILLER, 2008). J sob a perspectiva tecnolgica, esta Narrativa formula uma rede ou grafo (mat.), um conjunto () de nodos (vrtices) com ligaes (arestas) entre si3 (NEWMAN, 2003), como demonstra a figura abaixo (Figura 1).

Figura 1: Representao grfica de uma rede. Fonte: NEWMAN, 2003, traduzida.

Na Narrativa Transmiditica ocorre a conectividade ou conexo (arestas) entre narrativas audiovisuais (configuram-se vrtices) sincronizadas e distribudas entre meios. Quando ento subsidiada pela tecnologia digital, a Narrativa Transmiditica ocorre de maneira procedimental, ou seja, por regras, em (A) processo e (B) mtodo autnomos. De ordem semitica, o processo autnomo (A) refere-se s relaes de troca entre narrativas

A este fluxo possibilitado pela tecnologia d-se o nome de convergncia miditica (JENKINS:2009).
2

Stackelberg (2011) identifica outros conceitos que a Narrativa Transmiditica tangencia, como por exemplo: Distributed Narratives (WALKER, 2004), Pervasive Games (MONTOLA, 2009), Ubiquitous Gaming (MCGONIGAL, 2006), Very Distributed Storytelling (DAVENPORT, 1998), e Augmented Reality Games (SZULBORSKI, 2005).
3

No original: A network is a set of items, which we will call vertices or sometimes nodes, with connections between them, called edges (NEWMAN, 2003).

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

disponveis nos meios com suas respectivas linguagens; enquanto que o mtodo autnomo (B), de ordem tecnolgica, define a tecnologia (como QR-Code4, Reconhecimento de Imagem, Realidade Aumentada etc.) e o mtodo tcnico (programao) para a coordenao entre as narrativas presentes nos meios. Neste sentido, analisa-se o conceito contemporneo de Design de Narrativa Transmiditica (primeira seo) sob a instncia projetual tecnolgica e semitica (segunda) a fim de diferenci-la de um Design de Narrativa Transmiditica regido por procedimento (regras) para a mobilidade da narrativa de um meio para o outro, identificada como Design de Narrativa Transmiditica Mvel (terceira). Assim, na primeira seo define-se a estrutura Narrativa Transmiditica linear segundo Jenkins (2009/2010), Stackelberg (2011), entre outros, contrapondo compreenso de Deleuze e Guatarri (1995) e Martin (2003) quanto estrutura narrativa audiovisual; na segunda, examina-se a instncia projetual tecnolgica e semitica da Conectividade Procedimental Transmiditica; e, na terceira seo, contrape-se esta Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel, a fim de formular-se o Design de Narrativa Transmiditica Mvel.

Design de Narrativa Trasmiditica: entre a linearidade e a nolinearidade


A Conectividade Procedimental da Narrativa Transmiditica Mvel entre TVDi e o Dispositivo Mvel prev a mobilidade entre estruturas narrativas de um meio para o outro. A seo discute a configurao desta estrutura. Examina-se a estrutura Narrativa Transmiditica a partir de Jenkins (2009/2011), Stackelberg (2011), entre outros, que argumentam para a linearidade, a qual discutida como critrio projetual relativo aos meios, proposta (gnero) e ao perfil do pblico. Esta defendida linearidade ento contraposta estrutura narrativa audiovisual, que apresenta intrinsecamente a no-linearidade (DELEUZE e GUATARRI, 1995) e linearidade (MARTIN, 2003), para investigar as instncias da linguagem audiovisual que se constituem mtodo para a mobilidade das estruturas narrativas.

A linearidade no design de Narrativa Transmiditica Fundamenta Stackelberg (2011) que uma mesma histria (ou seja conjunto de fatos) pode ser apresentada em uma ou mais narrativas baseadas em diferentes pontos de vista, distintas selees de fatos, ou diferentes mdias (STACKELBERG, 2011).

Abreviao de Quick Response Code. Consiste em um cdigo de barras bi-dimensional, criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, e utilizado para armazenar textos e/ou URLS de sites, vdeos etc. A leitura dos dados armazenados no cdigo realizada por meio da cmera e de software especfico integrados ao Dispositivo Mvel. Parmetros disponveis em <http://www.denso-wave.com/qrcode/qrstandard-e.html> Acesso em: 16 dez. 2011.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Segundo Stackelberg (2011), Pratten (2011), Mcclean (2007), Ryan (2005), o Design de Narrativa Transmiditica deve contribuir para a configurao de estruturas narrativas lineares, subsidiadas pelo mtodo aristotlico e fraytagiano5 definido em incio, meio e fim, ou exposio, complicao, clmax e desfecho, a fim de: (1) permitir que a maior parte dos espectadores ou teleinteratores6 compreendam a narrativa; (2) considerar os usurios passivos, ou seja, aqueles que no interagem com a narrativa; (3) viabilizar o desenvolvimento da linearidade, dada a complexidade da no-linearidade e da prpria Narrativa Transmiditica na qual os elementos [de] fico [encontram-se] dispersos sistematicamente por entre mltiplos canais de distribuio (JENKINS, 2009, p. 27). A Narrativa Transmiditica define um universo ficcional complexo o qual pode sustentar mltiplos personagens e histrias (idem: 2011, online), podendo ser enunciado com distintas formas de percepo sobre este universo, quer seja por ponto de vista, seleo de fatos ou distintos meios. Estas narrativas se configuram em estruturas lineares construdas a partir de episdios individuais independentes, ou seja, acessveis em seus prprios termos como se fizesse uma contribuio nica para o sistema narrativo como um todo (idem, 2011). Constitui-se a estrutura Narrativa Transmiditica de extenses ou fragmentos complementares7 a um ncleo central, de modo a propor uma expanso da experincia narrativa8. Neste contexto, ainda que de estrutura centralizada a partir de um ncleo narrativo definidor (uma histria central), toda narrativa apresenta essencialmente uma estrutura linear (RYAN, 2005)9, e o usurio, por si, apreende e reconstri essa linearidade, no que compreende as relaes de causalidade, as motivaes psicolgicas e as seqncias temporais (idem, p. 523). Assim, para a construo de estrutura narrativa linear, a lgica da Conectividade Transmiditica (no necessariamente procedimental) se fundamenta a partir do tempo

Relativo ao novelista alemo Gustav Fraytag (1816- 1895). Entre suas maiores obras est Die Technik des Dramas (1863), na qual explica a piramide da estrutura narrativa (exposio, complicao, climax e desfecho).
6

Teleinterator combina as caractersticas de telespectador e interator, podendo ser definido como aquele que, alm de assistir televiso, tambm interage com os seus contedos.
7

No original: Extensions may serve different functions. () The extension may provide insight into the caracters and their motivations () May flash out aspects of the ficional world () or may bridge between events depicted in a series of sequels () The extension may add a greater sense of realism to the fiction as a whole (JENKINS, 2011, online).
8

Isto promove um () comportamento migratrio dos pblicos dos meios de comunicao, que vo a quase qualquer parte em busca das experincias de entretenimento que desejam (JENKINS, 2009, p. 29).
9

Diverge Ryan (2005) de Landow (1997) quanto a narrativas significativas e no-lineares. Para Ryan, narrativas significantes so fundamentalmente lineares, haja vista que estas estruturas so reguladas por uma relao de causalidade, motivaes psicolgicas, seqncias temporais e, portanto, no podem ser determinadas pelo usurio. Isto significa, por sua vez, que, no mbito das narrativas no-lineares, projetualmente so definidas linearidades narrativas (relao de causalidade etc.) entre fragmentos determinados pelo teleinterator.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

presente, o qual seleciona os fatos e os sincroniza com o incio da narrativa (STAKELBERG, 2011). Embora independentes, cada narrativa complementar a outras e, neste sentido, no necessrio conhecer todas as narrativas para compreend-las, visto que cada uma , por si s, completa, como mostra a figura abaixo (Figura 2) para N1, N2, N3, N4.

Figura 2 Representao adaptada da distribuio e estrutura narrativa transmiditica conceitualmente segundo Jenkins (2009) e Stackelberg (2011). Fonte: Stackelberg (2012), adaptada e relida.

A figura acima, adaptada e relida de Stakelberg (2011), descreve que em sincronia ou no (T1,T2, T4, T5) os fragmentos da narrativa (N1, N2, N3, N4) enunciadas em diferentes meios (Meio1, Meio2 , Meio3 , Meio4) formalizam uma narrativa completa Nc = N1 + N2 + N3 + N4. Descreve tambm que cada narrativa possui uma estrutura dramtica independente, sem apresentar conectividade procedimental. Cada narrativa est ainda diretamente associada ao meio: a narrativa N1 discorrida no Meio1 em um momento determinado (aqui t1), enquanto que a N2 no Meio2 em outro (t2, por exemplo), e assim por diante. Neste sentido, a Narrativa Transmiditica investigada por estes autores (STACKELBERG, 2011; PRATTEN, 2011; MCCLEAN, 2007; RYAN, 2005) defende a linearidade como instrumento de controle da narrativa, no que tange experincia do teleinterator e, como projeto, para construir a lgica da narrativa por meio do ponto de vista, seleo de fatos e meio. A linearidade e a no-linearidade no design de narrativa audiovisual Contrape-se, assim, este argumento de Pratten (2010) para a linearidade s discusses de Deleuze e Guatarri (1995) para a no-linearidade (I), bem como potencialidade da conectividade procedimental em propor ao teleinterator o controle sobre a narrativa (II). (I) Deleuze e Guatarri (1995) defendem que a no-linearidade intrnseca linguagem, a qual permite sempre efetuar () decomposies estruturais internas (DELEUZE e GUATARRI, 1995, p. 15). Isto significa que, implcita e conceitualmente, existe, em qualquer narrativa, a associao entre seus elementos. A linguagem audiovisual, em si, exemplo deste princpio, no que se constitu a partir da relao entre imagens seqenciais, denominadas dialticas internas (MARTIN, 2003), que, por sua vez, podem estabelecer relaes entre imagens no seqenciais, como ocorre nas dialticas externas (ibidem), como descreve a figura a seguir (Figura 3). A linearidade e a no-linearidade so, na realidade, uma qualidade intrnseca linguagem audiovisual, no que enunciada linear e
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

seqencialmente em quadros ou imagens (1-4), que apresentam contidas em si a nolinearidade, que se amplia no ato da interao.

Figura 3 Narrativa audiovisual seqenciada linearmente em imagens de 1-4, as quais dispem de conexes com outras narrativas, propiciando construes de narrativas no-lineares. Fonte: das autoras.

Ou seja, para os usurios passivos, aqueles que no interagem com a narrativa, a linearidade e a no-linearidade ocorrem no fluxo das imagens-narrativas, enquanto que para os ativos, incide a no-linearidade na interao com os nodos (vrtices) contidos na imagemnarrativa, haja vista que obras interativas so, por princpio, no-lineares (MILLER, 2008)10. Argumenta-se na seo Instancia Projetual Tecnolgica e Semitica da Conectividade Transmiditica Mvel, que estas instncias da linguagem audiovisual, constituem-se mtodo para a mobilidade das narrativas. (II) J no que concerne potencialidade do meio procedimental em executar e propor ao teleinterator o controle sobre a narrativa, prev-se uma execuo autnoma, de ordem semitica, a qual capaz de (1) diferenciar as narrativas enunciadas e no enunciadas; (2) identificar a seqncia narrativa enunciada e definir sua subseqente, seja por meio da lgica narrativa, ou pela lgica do teleinterator (desejos e projees sobre a narrativa); (3) reproduzir a narrativa identificada como subseqente em linguagem adequada ao meio, isto , os elementos de linguagem audiovisual (enquadramento11, plano12, angulaes, movimentos de cmera, velocidade da imagem, entre outros) apresentam-se coerentes s qualidades ergonmicas (dimenso fsica, contexto de uso etc.) e tecnolgicas (processamento, memria etc.) do meio. Na seo seguinte examina-se as instncias projetuais semitica e tecnolgica da Conectividade Procedimental Transmiditica, a fim de identificar seus respectivos processo e mtodo.

10 11 12

No original: Interactive works () are always nonlinear. (MILLER, 2010, p. 11). Composio do contedo da imagem (MARTIN, 2003, p. 34).

A grandeza do plano () determinada pela distncia entre a cmera e o assunto e pela distncia focal da objetiva utilizada (MARTIN, 2003, p. 36)

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Instncias projetuais tecnolgica e semitica da Conectividade Procedimental Transmiditica


A Conectividade Procedimental, como j definida, regida por regras, em (A) processo e (B) mtodo autnomos. O processo autnomo (A) incide sobre a instncia projetual semitica, enquanto que o mtodo autnomo (B) sobre a projetual tecnolgica. A seo descreve ambas as instncias na Conectividade Procedimental Transmiditica, discorrida por Stackelberg (2011), a fim de propiciar a diferenciao entre esta e a Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel. No que tange instncia projetual tecnolgica (I) da Conectividade Procedimental Transmiditica, Pratten (2011) prope a conectividade entre as narrativas por meio de (1) QRCode, disponibilizado visualmente na tela do televisor e capturado pelo Dispositivo Mvel, por meio da cmera de vdeo integrada ao mesmo; (2) cdigo de acesso ao contedo de banco de dados para o Dispositivo Mvel; e (3) banco de dados, o qual reconhece a narrativa disposta na TVDi e a complementa diretamente com a narrativa no Dispositivo Mvel (Figura 4).

Figura 4: Esquema de conectividade procedimental, segundo Pratten (2011), entre TV e Dispositivo Mvel (para transmisso ao vivo e re-transmisso). Fonte: PRATTEN: 2011, traduzida, reduzida e adaptada.

Enquanto a conectividade por meio do banco de dados (3) prope uma conectividade procedimental sem a necessidade de interao do usurio com a narrativa disponvel no televisor, a conectividade por meio de cdigo de acesso (2) e por meio do QR-Code (1) ocorre a partir da interao com a narrativa apresentada no televisor. Cabe, entretanto, diferenciar que a conectividade procedimental identificada por Pratten (2010) prope uma interatividade linear13 (quantidade de vrtices(nodos) interativos disponveis em uma imagem-narrativa): um nico cdigo disponvel associado a uma funo em um tempo determinado (no ocorre a simultaneidade), anunciado udio ou visualmente na imagem televisiva para a expanso da
13

Refere-se aqui interatividade linear e no (estrutura) narrativa linear. Por interatividade linear ou no-linear entende-se a quantidade de narrativas interativas disponveis em uma imagem-narrativa. Neste sentido, a conectividade procedimental, identificada por Pratten (2010), prope uma interatividade linear no que no apresenta simultaneidade.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

experincia narrativa (Figura 5).

Figura 5: Tempo de disposio visual ou auditiva para o QR-Code em narrativas conectivas procedimentais, segundo Pratten (2010). Fonte: das autoras.

Conseqentemente, no que tange instncia projetual semitica (II) da Conectividade Procedimental Transmiditica, a proposta do QR-Code e a respectiva narrativa expandida no permitem a interatividade sobre a narrativa, ou seja, no propiciam a interatividade definida por Crocomo (2007 apud Cannito, 2010, p.147) nos seguintes parmetros aqui discorridos: (1) reativididade, (2) coatividade, (3) pr-atividade. A reatividade (1) refere-se escolha de opo entre narrativas. No contexto do QRCode, o Dispositivo Mvel captura, por meio da cmera, uma extenso da narrativa disponvel no televisor, mas no usufrui do dispositivo como selecionador de narrativas disponveis simultaneamente na imagem-narrativa. Neste caso, o teleinterator limitado quanto s opes da narrativa, visto que sua interatividade restringe-se experimentar ou no uma nica narrativa adicional disponvel por determinado tempo na tela do televisor. A coatividade (2) diz respeito ao controle de seqncia, ritmo e estrutura do programa. O QRCode uma extenso narrativa, mas no um mecanismo de controle destas instncias pelo teleinterator. A pr-atividade (3) visa o controle de contedo e estrutura, contudo o QR-Code no pressupe a possibilidade de envio de contedo relativo determinada seleo, to pouco permite a remixagem, remontagem e insero de comentrios sobre imagens audiovisuais especficas selecionadas pelo prprio teleinterator. Portanto, nesta conectividade procedimental identificada por Pratten (2010), no ocorre a mobilidade dos nodos (vrtices) da narrativa de um meio para o outro, em um processo de re-dimenso destes segundo as caractersticas especficas dos meios. Ao contrrio disso, o que se observa a adio de nodos (vrtices) para a interatividade em redes sociais, visualizao de dados ou outras experincias com udio, como demonstrado em intonow.com e shazam.com (PRATTEN, 2011). Nos casos identificados no se prope, na instncia projetual semitica (II), a conectividade entre narrativas, de forma a desenvolver, a partir da linguagem audiovisual resultante de cada meio, estruturas narrativas interativas que permitam a reatividade, coatividade e pr-atividade. Neste outro sentido, no qual proposta a conectividade entre narrativas, faz-se uso das potencialidades de cada meio, o qual segundo Bolter e Grusin (1999):
[Meio ] aquilo que re-media e ao se apropriar de tcnicas, formas, significados sociais de outras mdias est continuamente (re)modelando, e (re)formando contedo e formas, bem como o que se chama de realidade e no apenas a sua aparncia (BOLTER E GRUSIN, 2000, p. 65)14
14

No original () medium is that which remediates. It is that which appropriates the techniques, forms, and social significance of other media and attempts to rival or refashion them in the name of the real. (BOLTER e GRUSIN, 2000, p.65)
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Assim, a conectividade procedimental entre TVDi e Dispositivo Mvel compreende que uma mesma narrativa movida de um meio para outro e re-mediada neste processo contnuo, disponvel tecnologicamente, denominado Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel. Esta, por sua vez, promove experincias narrativas exclusivas em cada meio, posto que uma experincia narrativa construda em um meio no pode ser apenas duplicada em outro, como esclarece Ryan (2005, p.516): um texto que se aproveita de modo narrativamente significativo das propriedades [do meio], um texto que pensa com este meio (ibidem) 15. Ou seja, necessrio que a estrutura narrativa contemple a lgica e as propriedades especficas de cada meio. Nesta perspectiva, a Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel refora a autonomia do teleinterator para definir o contedo que apresentado em cada ambiente digital e, conseqentemente, sua experincia narrativa.

Instncias projetuais tecnolgica e semitica da Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel


No que tange instncia projetual tecnolgica (I) da Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel, a conectividade entre o Dispositivo Mvel e a TVDi ocorre por meio da sobreposio fsica do primeiro sobre o segundo, sendo a seleo da imagem-narrativa realizada pelo teleinterator a partir do enquadramento da cmera. Tal escolha ento interpretada pelo sistema que se auto-organiza quanto: s imagens subseqentes seleo; e s estruturas interativas de nodos (vrtices), juntamente capturadas com a seleo (Figura 6).

15

No original: A text that takes advantage in a narratively significant way of one or more of these properties is a text that thinks with its medium. (RYAN, 2005, p. 516)
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Figura 6: Esquema de Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel entre TVDi e Dispositivo Mvel (para transmisso ao vivo e re-transmisso). Fonte: das autoras

A figura acima exemplifica uma rede de trs vrtices intrnseca narrativa audiovisual veiculada na TVDi: a figura principal (A), a coadjuvante (B) e o cenrio (C). Neste contexto, a estrutura dos nodos (vrtices) da rede configuram uma natureza no-linear da narrativa, propondo uma interatividade no-linear, na qual o acesso simultneo a estes trs elementos por meio da imagem-narrativa permite a interao para a expanso desta em trs distintas instncias16. Neste sentido, diferente da Conectividade Procedimental Transmiditica, a Conectividade Procedimental Transmiditica Mvel potencializa a no-linearidade e, portanto, a navegao entre contedos audiovisuais. Nesta perspectiva, a imagem-narrativa, em si, apresenta as possibilidades (conexes/vrtices) latentes em sua estrutura interna, como os atuantes (personagens, objetos, cenrios etc.) e predicados (fatos e aes) (TODOROV:1973) para a interatividade. Diverge-se tecnicamente, porm, a quantidade de vrtices(nodos) dispostos na TVDi em relao ao Dispositivo Mvel, visto que esta determinada pela proporo do display (tela) dos meios: quanto menor o display, menor a quantidade de nodos possveis. O display e a conseqente quantidade de nodos do Dispositivo Mvel cerca de oito17 vezes menor em relao ao televisor. Por sua tela de maior proporo, a potencial simultaneidade de nodos (vrtices) no televisor formaliza uma rede mais complexa e no-linear. Quando ento capturada pelo Dispositivo Mvel, esta rede reduz-se proporcionalmente em 1/8 da capacidade narrativa e tende a uma relativa qualidade linear, dada as restries quanto ao processamento de dados e memria deste meio. Neste mesmo sentido, os parmetros do padro do Sistema Brasileiro de Televiso Digital (SBTVD) reforam: (1) a reduo da transmisso de contedo para os Dispositivos Mveis (receptores one-seg) em 91,63% em relao aos televisores (receptores full-seg); (2) reduo da recepo em quase 60% no que tangem resoluo18 e (3) reduo da codificao que permite uma taxa de quadros variadas (5 Hz, 10 Hz, 12 Hz, 15 Hz, 24 Hz, 30 Hz para one-seg e 30Hz ou 60Hz para full-seg) (ABNT NBR 15601, 2008; 15604, 2008; 15602-1, 2008;15606-5, 2008). Esta limitao incide tambm sobre a forma e a estrutura da imagem-narrativa nos Dispositivos Mveis e, portanto, da prpria linguagem audiovisual nestes: a variedade de cor e a textura simplificada em seu processamento () a fim de visualizar os maiores elementos mais claramente (PARKER, 2011, p. 179)19. Ou seja, as restries tecnolgicas demandam uma composio de imagem (enquadramento) de baixa variedade de elementos
16

A tcnica de apresentar eventos simultaneamente em uma seqncia temporal denominada Intercorte (Intercutting) (VAN SIJLL, 2005).
17 18

Dispositivo Mvel com aproximadamente 7 polegadas e uma TV de LCD 55 polegadas.

60% a diferena percentual do nmero de linhas da menor resoluo do receptor full-seg 720 x 480 (480 linhas) em relao maior resoluo 352 x 288 (288 linhas) do receptor oneseg na mesma razo de aspecto (4:3).
19

No original: () But in the both cases, for texture and a for color, the Idea is to simplify the image so as to see the larger components more clearly (PARKER, 2011, p. 178).

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

visuais, a fim de reduzir os efeitos da simplificao propiciada pelo processamento. Assim, a quantidade de unidades informacionais (bits) para a TVDi favorecem o uso de planos gerais20, enquanto para os Dispositivos Mveis deve-se priorizar os planos detalhes21 para a reduo das variaes de cor e textura. Assim, na instncia projetual semitica (II), os fatos selecionados so disponveis simultaneamente e em sincronia narrativa (mesmo udio) em distintos meios digitais, que podem apresentar pontos de vista diferenciados sobre os referidos fatos. Abaixo (Figura 7) exemplifica-se esta simultaneidade entre a narrativa1 e a narrativa2, nos respectivos TVDi e Dispositivo Mvel.

Figura 7 Representao da sincronia de contedo transmiditico entre TVDi e Dispositivo Mvel. Fonte: das autoras

A sincronia do contedo transmiditico entre TVDi e Dispositivo Mvel prope que a narrativa do primeiro meio (Narrativa 1), seja complementada no segundo (Narrativa 2). Assim, um fenmeno dramtico (sujeitos/agentes e aes/predicados) da narrativa N1 , enunciada na TVDi, expandida em outra narrativa N2 , no Dispositivo Mvel (Figura 8, abaixo), de forma a apresentar desdobramentos tangentes ao referido fenmeno22.

20

Refere-se dimenso de plano no qual o contedo material [ou seja, a quantidade de elementos visuais] maior, dada a distncia da cmera em relao ao assunto; e seu contedo dramtico [ou seja, a qualidade dos elementos visuais] menor, visto que sua grandeza e significao pequena. (MARTIN, 2003).
21

Refere-se dimenso de plano contrria ao plano geral. Neste caso, o contedo material menor e o contedo dramtico maior (MARTIN, 2003, p. 37).
22

Argumenta-se que estes referem-se qualquer atuante (personagem) ou predicado (aes e fatos) (TODOROV, 1973), posto que estes so representantes da realidade que compe a realidade narrativa (RICOEUR, 2011) e compe a estrutura sintxica de sujeito e ao.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Figura 8 Representao ilustrativa da estrutura narrativa transmiditica para a Conectividade Procedimental entre TVDi e Dispositivo Mvel. Fonte: das autoras.23

Ou seja, cada narrativa linear em si (se constitu em exposio, complicao, clmax e desfecho), mas no-linear no que so tecnologicamente conectadas entre si. Em contrapartida, a interatividade linear ou no-linear (quantidade de nodos disponveis na interface) permite a ruptura dessa linearidade. Neste sentido, at ento, mapeou-se que a narrativa N2 do Dispositivo Mvel estende a narrativa N1 da TVDi em dois nveis: (1) Na estrutura textual, por associaes entre ambas as narrativas enquanto conexes (a) conjuntivas (descritivas, que discursam aes simultneas) ou (b) disjuntivas (argumentativas, que discorrem sobre distintos pontos de vista acerca de determinado assunto). (2) Na estrutura visual. Considera as especificidades dos respectivos meios, no que concerne aos elementos de linguagem: enquadramentos, planos, angulaes, movimentos de cmera, velocidade da imagem, entre outros. Por exemplo, detalhes de um mesmo sujeito ou predicado, imperceptveis na TVDi, podem ser favorecidos no Dispositivo Mvel por meio desta conectividade. Em suma, a estrutura narrativa nesta mobilidade de nodos (vrtices) deve considerar: (1) os meios e suas potencialidades para a interatividade linear ou no-linear (quantidade de vrtices disponveis na imagem-narrativa), (2) as propostas conceituais e experimentais das
23

A conectividade proposta por Pratten (2011), aqui denominada Conectividade Procedimental Transmiditica, tambm compreende a mesma conectividade narrativa, na qual um fenmeno dramtico de uma narrativa descrito em outra. Entretanto identifica-se que: (1) as produes narrativas transmiditicas, embora proponham-se conceitualmente em atender as especificidades de cada meio, ainda no desenvolvem a instncia projetual tecnolgica (I), visto que no se auto-organizam em funo do meio; (2) o QR-Code no disponibiliza necessariamente narrativas audiovisuais, e sim o acesso limitado e restrito a redes sociais ou a jogos de perguntas e respostas, entre outras possibilidades. J no segundo caso, no qual ocorre a Conectividade Procedimental Mvel, o Dispositivo Mvel captura por meio da cmera de imagem-narrativa o fenmeno da narrativa linear N1 na TVDi e narra linearmente N2.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

narrativas (gneros, subgneros etc.) (RYAN, 2005; STACKELBERG, 2010), (3) bem como o perfil passivo ou ativo do pblico alvo (PRATTEN:2010; RYAN, 2005; STACKELBERG, 2010 etc.).

Consideraes finais
O meio digital interativo permite o fluxo informacional entre a TVDi e o Dispositivo Mvel. O Design de Narrativa Transmiditica define a instncia narrativa do projeto, a estrutura da histria, no que considera o perfil do pblico, as qualidades do meio e a proposta conceitual (gnero). O presente artigo descreveu que o Design de Narrativa Transmiditica, no que tange instancia projetual tecnolgica (I) da conectividade pelo uso do QR-Code, no permite para a seleo e recorte da narrativa a partir da imagem-narrativa; por conseguinte, no que tange instancia projetual semitica (II), no prope a mobilidade dos nodos (vrtices) da narrativa de um meio para o outro, em um processo de re-dimenso destes, segundo as caractersticas dos ambientes digitais em questo, mas a adio de nodos (vrtices) para a interatividade em redes sociais, visualizao de dados, entre outras. J a instancia projetual tecnolgica (I) do Design de Narrativa Transmiditica Mvel, formulado no presente artigo, compreende uma conectividade procedimental entre a TVDi e o Dispositivo Mvel, a qual regida por regras em (A) processo e (B) mtodo autnomos para a auto-organizao do sistema quanto s narrativas, meios e respectivas linguagens. Por meio do uso da cmera de vdeo do Dispositivo Mvel ocorre a seleo de nodos(vrtices) contidos na imagem-narrativa da TVDi e, assim, a mobilidade de estruturas narrativas de um meio para o outro, de modo a (1) estender a experincia narrativa e (2) promover reatividade, pr-atividade e co-atividade. Neste processo, o sistema reconhece o fenmeno dramtico selecionado e re-configura a estrutura textual e visual da narrativa em ambos os meios. Neste sentido, a simultaneidade de vrtices(nodos) sob a imagem-narrativa prope uma interatividade no-linear, no que h uma mltipla disponibilidade de conexes narrativas. Distingui-se entretanto que a quantidade de vrtices na TVDi potencialmente maior que no Dispositivo Mvel, dada (1) a proporo do display (tela), processamento de dados e memria do meio e (2) dos parmetros do SBTVD que reduzem a transmisso de contedo para estes. Isto significa que, tecnicamente, a linguagem audiovisual para o Dispositivo Mvel deve priorizar o uso de plano detalhe, enquanto que a TVDi o de plano geral. Assim, em relao instncia projetual semitica (II), o Design de Narrativa Transmiditica Mvel configura narrativas lineares (constitudas em exposio, complicao, clmax e desfecho) (STACKELBERG, 2011; PRATTEN, 2011; MCCLEAN, 2007; RYAN, 2005), mas promove a no-linearidade no que (1) conecta tecnologicamente os fenmenos dramticos de distintas narrativas; (2) permite a ruptura da linearidade a partir da interatividade sobre os nodos da imagem-narrativa; (3) agencia as conexes da estrutura textual (conjuntiva ou disjuntiva) e da estrutura visual (para distintas formas de percepo) da narrativa sincrnica apresentada na TVDi e no Dispositivo Mvel. Nesta perspectiva, embora o Sistema Brasileiro de Televiso Digital (SBTVD)24 considere a reduo da transmisso do sinal da TVDi para os Dispositivos Mveis, sem
24

Em fase de implementao em todo territrio brasileiro at 2016 (MINISTRIO DAS COMUNICAES, online, 2011). Definies sobre o padro disponveis em: ABNT NBR 15601:2007; 15604:2007; 15602-1:2007;15606-5:2008.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

contemplar a veiculao de contedos especificos para estes ltimos25 (BRASIL, 2006), este artigo examina a Narrativa Transmiditica a fim de apresentar potencialidades para o Design de Narrativa Transmiditica Mvel, com o intuito de difundir sua relevncia, tendo em vista motivar a pesquisa nas reas de conhecimento afins, para avanos nos estudos relacionados conectividade procedimental entre ambos os meios.

Bibliografia
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15601: Televiso Digital Terreste: Sistema de Transmisso. Verso corrigida. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. _____. NBR 15602-1: Codificao de Vdeo, udio e multiplexao. Verso corrigida. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. ______. NBR 15604: Televiso Digital Terrestre - Receptores. Verso corrigida. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. ______. NBR 15606-5: Codificao de dados e especificaes de transmisso para radiodifuso digital. Verso corrigida. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. BRASIL. Casa Civil. Decreto 5.820, 29 jun. 2006, Art.6. BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Unterstanding New Media. Massachusetts: MIT edition, 2000. CANNITO, Newton. A televiso na era digital: interatividade, convergncia e novos modelos de negcio. So Paulo: Summus, 2010.

CROCOMO, Fernando Antnio. TV ditital e produo interativa: a comunidade manda notcias. Florianpolis: Editora da UFSC, 2007. DAVENPORT, Glorianna. Very Distributed Media Stories: Presence, Time, Imagination. Proceedings 4th International Euro-Par Conference on Parallel Processing , 1998. p. 47-54. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Plats: Capitalismo e Esquizofrenia (vol. 1). Traduo de Peter Pl Pelbart e Janice Caiafa. So Paulo: Ed. 34, 1995. JENKINS, Henry. Cultura da Convergncia. Traduo: Susana Alexandria. So Paulo: Aleph, 2009.
25

Um nico canal de televiso deve obrigatoriamente ser usado simultaneamente para servio de recepo fixa, recepo mvel e recepo porttil (transmisso hierrquica) (ABNT NBR 15601:2007:5). Transmisso digital simultnea para recepo fixa, mvel e porttil (Decreto N 5.820, Art. 6, Inciso II). A transmisso hierrquica diz respeito atribuio de intensidade ou potncia de sinal diferenciada para cada meio, segundo critrios da emissora.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

_____. Transmedia Storytelling 101. Disponvel em < http://henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html >. Acesso em: 16 out. de 2011. MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematogrfica. Traduo: Paulo Neves. So Paulo: Brasiliense, 2003. MCCLEAN, Shilo T. Digital Storytelling: The Narrative Power of Visual Effects in Film. Cambridge, MA: The MIT Press, 2007. MCGONIGAL, Jane. This Might Be a Game: Ubiquitous Play and Performance at the Turn of the Twenty-First Century. Tese de Doutorado . University of California, 2006. MILLER, Caroline Handler. Digital Storytelling: A Creator's Guide to Interactive Entertainment. Amsterdam: Elsevier, 2008. MINISTRIO DAS COMUNICAES. Apago analgico est mantido para 2016, diz Bernardo. Disponvel em <http://www.mc.gov.br/noticias-do-site/23827-131011-apagaoanalogico-esta-mantido-para-2016-diz-bernardo>. Acesso em: 28 nov. de 2011. MONTOLA, Marc. Games and Pervasive Games. In: J. S. Markus Montola, Pervasive Games: Theory and Design. San Francisco, CA: Elsevier Science & Technology, 2009, p. 723 NEWMAN, Mark. The structure and function of complex networks. SIAM Review 45, 2003, p.167-256. PARKER, J. R. Algorithms for Image Processing and Computer Vision. Indiana, CA: Wiley Publishing, 2011. PRATTEN, Robert. Robert Pratten on Transmidia Storytelling. Disponvel em < http://mobilizedtv.com/robert-pratten-on-transmedia-storytelling>. Acesso em: 10 mar. de 2012. RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: A configurao do tempo na narrativa de fico. So Paulo: Editora Martins Fontes, 2010. RYAN, Marie Laure. Narrative and Digitality: Learning to Think With the Medium. In: PHELAN, James; RABINOWITZ, Peter J. A Companion to Narrative Theory. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2005, p. 515-527. STACKELBERG, Peter Von. Creating Transmedia Narratives: The Structure and Design of Stories Told Across Multiple Media. Masters Thesis. Utica, New York: State University of New York. Institute of Technology. School of Information Design and Technology, 2011. ______. Sotryworlds - Part 1. Transmidia Digest. Disponvel em < http://transmediadigest.com/blog/2011/12/30/storyworlds-part-1/ >. Acesso: 10 mar. de 2012.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

SZULBORSKI, Dave. This Is Not a Game: A Guide to Alternate Reality Gaming. NewFiction Publishing, 2005. TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Traduo Leyla Perrone-Moiss. So Paulo: Perspectiva, 2006. VAN SIJLL, Jennifer. Cinematic Storytelling: The 100 Most Powerful Film Conventions Every Filmmaker Must Know. Studio City, CA: Michael Wiese Productions, 2005. WALKER, Jill. Distributed Narrative: Telling Stories Across Networks. Internet Research Annual , 2004, p. 91-103. WOLFF, Annika; MULHOLLAND, Paul; ZDRAHAL, Zdenek; JOINER, Richard. Re-using Digital Narrative Content in Interactive Games. International Journal of Human-Computer Studies, 65(3), 2007, p. 24427

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

También podría gustarte