Está en la página 1de 2

Os Benefcios do Coco para a Sade

Nestes dias quentes de Vero muitas pessoas optam pela gua de coco para se refrescar. Mas voc sabia que a gua de coco alm de refrescar e matar a sede, tem minerais e vitaminas que fazem bem sua sade?

A gua do coco encontrada em maior abundncia no coco ainda verde e as quantidades dos nutrientes variam de acordo com o estgio de maturao da fruta.

Publicidade Quanto mais amadurecido maior a quantidade de gordura e quanto mais verde, maior a quantidade de vitamina C.

Por ser fonte de minerais como sdio e potssio excelente para o vero, pois repe rapidamente as perdas desses minerais atravs da urina e pele, e ainda evita a desidratao. Mas outros minerais so encontrados na gua de coco, tais como: clcio, mangans, magnsio, cobre e ferro.

Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. As duas ltimas so consideradas poderosos antioxidantes que atuam na proteo das clulas contra a ao dos radicais livres.

E no s isso, a vitamina C atua no sistema imunolgico aumentando a resistncia contra infeces, colabora com a absoro de ferro no organismo e auxilia na preveno de cncer de estmago e pulmo.

Apesar dos diversos benefcios em beber gua de coco, convm no exagerar na quantidade consumida, pois ao contrrio da gua natural, a gua de coco contm calorias, em mdia 40kcal por 200ml, o que corresponde a 1 copo.

Mas no s a gua do coco que pode ser aproveitada, a polpa do coco tambm traz benefcios, devido ao seu alto teor de fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino. Mas diferentemente da gua de coco, a polpa extremamente calrica, cada 100g tem aproximadamente 370kcal.

Muito tem se falado tambm sobre o leo de coco e seus benefcios para a sade. Alguns estudos sugerem que o produto passou de vilo para mocinho.

Acredita-se que o leo de coco tem efeito positivo no aumento dos nveis do considerado "bom colesterol" (HDL) e reduo do "mau colesterol (LDL), auxiliando assim na preveno de doenas cardiovasculares.

Devido a sua alta concentrao de vitamina E, tambm excerce funo antioxidante prevenindo contra a ao dos radicais livres.

O leo de coco extra virgem o nico leo vegetal que contm alta concentrao de cido lurico, o mesmo presente no leite materno e que fortalece o sistema imunolgico. O consumo regular desse cido protege o organismo contra vrus, bactrias, fungos, etc e ainda ajuda na regularizao intestinal, tanto em casos de diarria quanto priso de ventre.

Para melhor usufruir dos benefcios do leo necessrio saber escolher. Os mais indicados so o de origem orgnica e extrados a frio, os conhecidos como "virgens" ou "extra virgens".

Mas importante que fique atento tambm quantidade utilizada, pois 1 colher de sopa de leo tem aproximadamente 120kcal.

Com todas essas vantagens que tal incluir o coco na sua alimentao!

Por: Camila Rebouas de Castro Nutricionista - CRN-3 14.112 Fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br/os-beneficios-do-coco-para-a-saude-2-1-1-617.html

También podría gustarte