Está en la página 1de 4

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Aula 10 tica Empresarial:


Objetivos da Aula

Cdigo de tica e tica nos Negcios.

Os objetivos desta aula visam permitir a voc interpretar a sociedade contempornea e suas transformaes. Para tal, pretende-se analisar os diferentes atores sociais presentes, seus conitos, interesses, valores e posicionamentos ideolgicos. Ao nal desta aula, voc dever estar apto a identicar princpios e valores universais do homem e estabelecer parmetros ticos do gerente e do empresrio. Alm disso, dever ser capaz tambm de ler e desenvolver o seu gosto pela leitura de textos interpretativos sobre o homem e sua histria.

Introduo
O que tica? tica vem da palavra grega ethos e signica a morada humana. A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta. (Valls, 1993: 07). O ser humano precisa de tica, pois vive em sociedade. A sociedade no pode funciona, e nem pode ser administrada tambm sem tica. Portanto, tica signica tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que ele venha a ser uma moradia saudvel.

Faculdade On-line UVB

53

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

A tica, como expresso nica do pensamento correto, conduz idia da universalidade moral, ou ainda, forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princpios vlidos para todo pensamento normal e sadio. (Plcido, 2000: 24) Na verdade, a tica uma reexo crtica sobre a moralidade. Mas ela no puramente terica, pois a tica , antes de tudo, um conjunto de princpios e disposies voltados para a ao, e tem por objetivo essencial demarcar as aes humanas. Ela somente existe como uma referncia para os indivduos que convivem em sociedade, ou seja, entre todos ns. Sendo assim, a tica deve ser incorporada pelos indivduos, tendo como princpio uma atitude diante da vida social cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos da moral que vigoram em nossa sociedade. Porm, a tica, tanto quanto a moral, no um conjunto de verdades xas e imutveis, mesmo porque, a tica sempre se movimentou dentro de um contexto histrico.

Cdigo de tica e Cdigo de tica Empresarial


Um cdigo de tica um acordo expresso formalmente entre os membros de um grupo social, ou seja, de uma categoria prossional, de um partido poltico, ou de uma associao, entre outras formas de organizao humana. Em geral, tem por objetivo deixar claro como aquele determinado grupo social deve se constituir, pensar e denir sua prpria identidade poltica e social. E de como este grupo deve se comprometer a realizar seus objetivos particulares de um modo compatvel com os princpios universais da tica. Porm, um cdigo de tica se inicia pela denio dos princpios nos quais se baseia, e pelos quais se articula em torno de duas linhas de normas bsicas: direitos e deveres.

Faculdade On-line UVB

54

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

Os julgamentos normativos, pois, expressam valores concernentes ao tipo de conduta que os homens devem ter em resposta dada situao. (...) Os julgamentos normativos so, ainda, um um guia de ao. Eles inuenciam o comportamento humano no presente ou no futuro. Os julgamentos no normativos, por sua vez, so neutros. Eles descrevem, nominam, denem, reportam e fazem predies a respeito de certo estado de coisas. (Plcido, 2000: 26) Neste sentido, ao determinar os direitos, o cdigo de tica tem como princpio delimitar tambm o perl do seu grupo. Ao determinar deveres, o cdigo de tica expe o grupo universalidade. Esta a posio principal de um cdigo de tica. A determinao de deveres deve ser tal que, cada membro daquele grupo social realize o ideal de ser humano. Sendo assim, para se formular um cdigo de tica deve-se envolver intencionalmente todos os membros de um grupo social que ele pretende representar. Porm, o grupo deve chegar a um consenso progressivo, para que o resultado nal seja reconhecido como representativo das instalaes morais e ticas do grupo. Apesar de o cdigo de tica prossional servir para coibir procedimentos antiticos, este no seu principal objetivo. Seu objetivo primordial expressar e encorajar o sentido de justia e decncia em cada membro do grupo organizado. Um cdigo de tica deve indicar um novo padro de conduta interpessoal na vida prossional de cada trabalhador que esteja exercendo qualquer cargo na organizao. (Plcido, 2000: 59) Portanto, a elaborao de um cdigo de tica, realiza-se como um processo educativo no interior do prprio grupo. Entretanto, deve
Faculdade On-line UVB

55

Dimenso Humana e Contempornea - UVB

resultar tambm numa idia que deve ser cumprida, tendo sempre como objetivo uma prtica educativa e de cidadania diante dos demais grupos sociais. Neste sentido, existem os limites de um cdigo de tica. Devemos ressaltar que, um cdigo de tica no tem a fora jurdica da lei. Todavia, poderia ter uma fora simblica. Embora um cdigo de tica possa prever sanes para os descumprimentos de suas regras, estas sanes dependero sempre da existncia de uma legislao, o que signica dizer que, todo cdigo de tica superior juridicamente, contudo limitado. Sendo assim, de supor que temos uma certa fragilidade em relao ao cumprimento do cdigo de tica, ou seja, por ele ser limitado determinada regulamentao jurdica, ele corre sempre o risco de no ser devidamente cumprido pelos seus membros. E o cumprimento do cdigo de tica depende em grande parte da vontade e dos valores dos seus membros que o tornam vlido dentro de um grupo social.

Nesta aula pudemos analisar a problematizao da tica e do cdigo de tica nas empresas. Na verdade, a tica norteia os indivduos que vivem em sociedade. O cdigo de tica tem como propsito balizar os valores sociais, as regras e normas dentro das empresas, para que os seus membros possam conviver em harmonia. Na prxima aula, analisaremos a questo do Estado e da Sociedade Civil: o papel do terceiro setor.

Referncias Bibliogrficas
PLCIDO, Lzaro. tica Geral e Prossional em Contabilidade. VALLS, lvaro. O que tica. So Paulo. 7 edio, So Paulo: Brasiliense.

Faculdade On-line UVB

56

También podría gustarte