Está en la página 1de 30

PREFEITURA DO MUNICPIO DE MARECHAL CNDIDO RONDON SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO PLANO DE AULA PARA PR 1 E 2 - EDUCAO FSICA AULA N 01 Contedo

Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Caminhar Padro maduro aumento no comprimento do passo. O calcanhar toca o cho com o joelho reto; o peso cai para a frente, ento os dedos dos ps impulsionam e o joelho dobra-se quando levanta do cho. Os dedos dos ps geralmente apontam para a frente. Posio dos ps, juntos e prximos um do outro, limitando a base de sustentao. A inclinao para frente decresce. O quadril faz rotao para trs em direo perna que est suportando o peso do corpo e vai para a frente com a perna em movimento. Braos retos, levantados, vibiando facilmente ao lado do corpo. Correr Padro maduro Braos flexionados, movimentando-se em diagonal, em oposio perna em ao: brao direito frente quando a perna esquerda est frente. Passos mais longos. Aumento na velocidade. A perna de trs sai do cho vigorosamente, chegando prximo s ndegas. Leve inclinao do tronco para a frente. Atividades: 1 Atividade de conhecer a turma (msica, gestos) 1.1 Acorda seu lobo. 2 Corrida da tartaruga vence quem chegar por ltimo. 3 Peixes de papel as crianas iro recortar e amarrar o peixe em barbante. Cada criana amarra o seu peixe na leitura, na parte de trs (costas) na parte de trs das costas e o peixe correr pelo cho. Duas a duas, as crianas tentam, com os ps, arrancar o peixe uma da outra e, ao mesmo tempo, procure defender o seu peixe. O professor poder fazer variaes. 4 Detetive.

AULA N 02 Contedo Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Saltar: (Salto em distncia) O corpo fica em posio para o salto acocorado, balanando os braos para frente e para trs. Os braos balanam-se vigorosamente enquanto o corpo toma posio endireitando-se sobre o quadril e os tornozelos para levantar do cho. Levanta com os dois ps. O corpo estende-se no ar, os joelhos e o quadril flexionam-se, os joelhos esticam-se para alcanar o cho, os braos vem para frente e para trs. Desce com dois ps. Salto vertical: - Joelhos, quadril e tornozelos flexionam-se em preparao para o salto. Os braos vigorosamente levantam-se com o corpo. O quadril, o joelho e os tornozelos ficam eretos quando o corpo vai para cima. O corpo mantm-se ereto at descer, quando o quadril, os joelhos, o tornozelo flexionam-se para absorver o choque. Desce com dois ps. Atividade: 1 Ponte, rvore, tnel (pega-pega). 2 Jacar Crianas em roda, de mos dadas. No centro uma criana abaixada ( o jacar ) rodando as crianas cantam: Eu vi, eu vi, um jacar! Ser que ele pega o meu p? Ao parar a msica, soltam as mos. O jacar tenta pegar um colega da roda, que deve dar trs pulos para trs. se no pegar, o jacar permanece no centro at arranjar um substituto. 3 Pulando corda com cordas individuais, ensinar a msica do reljinho. 4 Meu boneco de Lata. OBS:

AULA N 03 Contedo Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Pegar Padro maduro. Estgio 1 Os braos colocam-se na frente do corpo com as palmas das mos para cima. Quando a bola entra em contato com os braos, os cotovelos flexionam-se tentando reter a bola contra o peito. Pode ainda bater a bola ou posicionar as mos em leque. Pode girar a cabea para o lado e inclinar-se para trs. Estgio 2 Braos na frente com os cotovelos levemente dobrados.

Braos na frente com os cotovelos flexionados. Gestos automticos semelhantes a um rob. Estgio 3 Braos direcionados. A bola bate contra o trax e os braos a alcanam. Tenta agarrar com as mos, mas pode se valer do trax. Estgio 4 As mos posicionam-se para interceptar a bola agarrar e controla a bola. Ajeita-se para amortecer a fora da bola, flexionando o quadril e os joelhos. Amortece a fora da bola saindo em direo a ela. Atividades: 1 Em forma de Estafeta com pequenos nmeros de alunos nas equipes e vrias equipes. Devero levar a bola para outro componente de sua equipe. - provocar variaes. 2- Bola ao tnel com variaes. 3 Corda Chicotinho queimado. 4 Palminhas: Palminhas, palminhas ns vamos bater depois as mozinhas pr trs esconder. Direita, esquerda ns vamos bater. Depois as mozinhas pr trs esconder pr cima, pr baixo ns vamos bater depois as mozinhas pr trs esconder Bem leve, bem leve.... Bem forte, bem forte.... OBS:

AULA N 04 Contedo Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Contedo: Lanar - Padro maduro 1 Ps fixos A bola levada para perto da orelha; a criana atira-a direto para baixo. Nenhuma rotao do corpo ou qualquer ou qualquer passo frente.

Estgio 2 Pequena rotao do corpo para o lado oposto ao que lana. A mo leva a bola para trs da cabea. Nenhum movimento dos ps. Estgio 3 O movimento do tronco e dos braos igual ao estgio 2. A criana d um passo frente com o p do mesmo lado do brao que est fazendo o lanamento. Estgio 4 Quando o movimento comea, o peso do corpo muda para o lado do arremesso. O brao carregado para trs da cabea, mais elevado. O peso transferido com um passo para o lado oposto do brao do lanamento. O tronco faz rotao para o lado oposto, a bola largada quando o cotovelo fica esticado, com rpido impulso. Atividades: 1 - Pega-pega com arcos. 2 - Atividades com arco individual. 3 Acerte o alvo Usar algum material como torre, e os alunos devero tentar acertar com o arco a torre. 4 Esfrega Esfrega, esfrega Esfrega as mozinhas e pe, e pe a mo no narizinho Esfrega, esfrega esfrega o narizinho e pe, e pe a mo no bracinho. Esfrega, esfrega Esfrega o bracinho... OBS:

AULA N 05 Contedo Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Contedo chutar Estgio 1 A perna que chuta fica reta, move-se para cima e para frente. Nenhum movimento do corpo Estgio 2 A perna, do joelho para baixo, levantada para frente e para trs do corpo para preparar o chute.

Estgio 3 A coxa vai para trs com o joelho flexionado. A perna movimenta-se em arco-ris mais acentuado que no estgio 2. Algum ajustamento do corpo. A perna pode erguer-se demais, desfavorecendo o chute. Estgio 4 Quadril e joelhos preparados adequadamente o tronco enclina-se para trs. A perna movimenta-se num raio amplo. O joelho endireita-se quando a perna vai chutar. Braos e corpo se ajustam durante o chute. Toma distncia atrs da bola e o corpo auxilia a dar o impulso. Atividades: 1 Pega pega rabinho 2 Confeccionar bolas de jornal e amarrar em um pedao de barbante Trabalhar variaes com a bola de jornal. 3 Futebol soprado com a bola de jornal, o sinal de incio a criana vai soprando a bola de jornal at o final. Vence quem chegar primeiro sem trapacear.

AULA N 06 Contedo Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Atividades: 1 Mame posso ir? 2 Atividade com arco e bola. 3 Brincadeira do Simo. 4 Meu pintinho amarelinho. OBS: AULA N 07 Obs: Explorar eu e o outro. Contedo: Esquema corporal. 1 Pega pega Sombra 2 trabalhar os traados do corpo do colega desenhar o corpo do colega. - identidade - comparaes - o que estava pensando ou conversando quando estava desenhando seu colega. - como seu colega se comportou. 3 a professora j deixa recortado em papelo vrias partes do corpo e em uma brincadeira de contestes a professora pede para que eles usem as partes do corpo recortadas em papelo, para colocar sobre o corpo desenhado. - Encontram os ps, quero ver quem consegue colocar este p no seu desenho. - Trabalhar ou ps com o seu prprio corpo no desenho.

Obs: Sugestes para um dia de chuva. AULA N 08 Em sala de aula ou local que no tenha vento. Contedo Esquema Corporal. Objetivo: - Explorar o eu e o Outro. Atividade: O professor uma bolinha de papel, tesouras, giz de cera e giz. Ele perguntar s crianas: se ns fossemos de papel, como que ns seramos. Vamos deitar no cho, um passar o giz no contorno do corpo da outra. Depois as crianas se levantaro e verificaro sua figura no cho. Agora, o professor dir as crianas, que elas devem pegar um pedao de papel do tamanho do seu corpo, recortar igual ao que esta no cho e pintar de maneira como acham que seu corpo. O professor observar o que cada criana fez, analisar com elas a maneira como elas vm seu prprio corpo, explicando cada parte do todo. Depois o professor pedir que recortem e desenhem como acham que seu colega. Aps feita esta atividade, o professor pedir que comparem o recorte de seu prprio corpo, com o recorte do corpo de seu colega. As crianas passaro a sentir o batimento do corao do seu colega, a respirao, as partes do corpo, para ver se so iguais ou diferentes. O professor explicar, ento para que serve o corao os pulmes, enfim todas as funes necessrias para que as crianas compreendam um pouco sobre o seu corpo. Obs.: AULA N 09 Contedo: - Esquema Corporal. Objetivos: - Explorar o eu e o Outro. Atravs da observao do contato a linguagem. Explorar o eu o Outro e o Meio Ambiente. Atividade: 1 O professor traz vrias figuras de partes do corpo. Quem estiver pegando s poder queimar o colega na parte igual ao da figura que estiver colado nas costas. 2- O professor explicar s crianas que elas iro tentar conhecer o corpo uma da outra, quais as semelhanas e diferenas que existem. O professor mostrar as crianas, revistas gravuras com desenhos e fotos dos rgos do corpo humano e explicar as crianas que peguem um pedao de argila e tentam esculpir o corpo de um colega seu, como ele o v. O professor analisar com as crianas se o corpo o mesmo assim como foi esculpido, se existem diferenas entre os corpos ali na sala e, porque so diferentes (claro, escuro, mdio, louro, moreno, negro, alto, baixo, magro, gordo...) Tambm no movimento: porque algumas conseguem fazer alguns exerccios e outros no. O professor falar sobre as diferenas sociais, culturais, espao geogrfico que determinam a maneira como somos. Obs.:

AULA N 10 Contedo: Esquema Corporal Objetivo: Localizar as partes do corpo no espao Propriacepo. Atividade: 1 Em forma de circinto ou de estafeta. Usar diversos materiais em que os alunos devero passar por cima, por baixo, por dentro, do lado. De vrias formas de p, agachado, rolando, de costas... em diferentes velocidades, lento, rpido... 2- O professor dir s crianas que iro fazer uma ginstica que ajuda a fortalecer o corpo e revigorar o organismo. O professor perguntar as crianas se elas sabem como faz um cachorro quando esta cansado, com a respirao acelerada e o professor ajudar aqueles que no conseguem coordenar o movimento respiratrio. Ele pedir para que as crianas coloquem as mos no peito para sentirem se ele contrais e se descontrai durante a respirao. Depois que todas as crianas trabalharam bem esta movimentao, o professor perguntar a elas se elas sabem como se faz o movimento e o barulho do trem. Todos tero que organizar no sentido de fazer o movimento da mquina e apitar, sempre que necessrio. As crianas riscaro no cho o caminho que o trem ir fazer, com algumas evolues: marcaro tambm as estaes onde o trem ir parar. Informar as crianas que a forma correta da respirao e inspirar pelo nariz e expirando pela boca. 3- Eu tenho Eu tenho dois olhinhos que servem para olhar eu tenho dois ouvidos que servem para escutar D-r-mi-f-f-f.. Tambm tenho uma boca que sente o paladar com ela eu posso rir e posso at cantar D-r-mi-f-f-f... Obs.: AULA N 11 Contedo: - Esquema corporal. Objetivo: - Percepo dos movimentos no espao Esterocepo. Contedo: Atividades: - Pega pega. Esttua. 2 O professor perguntar s crianas quem sabe fazer cambalhotas. Ento quem sabe dever executar algumas, para que as outras tambm aprendam. O professor dir como se fazem a cambalhota e as crianas faro novamente, at que todas tenham aprendido a fazer. Logo em seguida, o professor perguntar s crianas quem sabe fazer o avio , que uma figura representando o prprio avio. O professor incentivar para que elas executem de vrias maneiras: duas a duas, lado a lado, em sentido contrrio, em grupo, etc... O professor, ento, perguntar s crianas, quem j sabia executar esses exerccios e se conseguiu aprender alm do que j conhecia; quem no sabia, se aprendeu e como pode fazer para melhorar; Nesta aula o professor poder ainda trabalhar a roda , rodante.

3 Brincando de Roda Quem quiser brincar de roda Nesta fila tem que entrar v chegando bem depressa pr tomar o seu lugar. Vamos dar as mos agora para a roda se formar mos para cima, mos para baixo sem sairmos do lugar. Deste lado caminhando comeamos a rodar e voltando agora vamos pr rodinha no parar Dois passinhos para a frente dois passinhos pr voltar mos juntinhas para o alto e uma volta pr acabar. OBS: AULA N 12 Contedos - Reconhecimento de algumas das alteraes provocadas pelo esforo fsico, tais como cansao, percepo do prprio corpo. Objetivo 1 Atividade: 1- Vem comigo 2- O Leo e a Jaula dispem-se as crianas em crculo, ficando no centro um jogador: o leo, ao sinal do professor, para incio do jogo, o jogador central dir: - O leo quer fugir! - No pode! respondero os do crculo. - Que isto? perguntar o leo, segurando o brao de um dos jogadores da roda. - ferro! - E isto? A um terceiro. Continuar o leo durante algum tempo, experimentando as barras verificando a resistncia das mesmas e ouvindo, tambm, as respostas, por fim dir. - O leo quer fugir! Forando a sada, acabar, perseguido por todos. Aquele que conseguir prend-lo substituir o jogador central. 3 Briga de galos. O professor dir que uma brincadeira, mas que real na vida dos galos. As crianas precisam, tambm saber que existem homens que exploram a briga de galos e ganham dinheiro com o sofrimento dos animais. Briga dos galos duas a duas, de ccoras, uma de frente a outra, tentaro derrubar uma outra com as mos, sem se levantarem. preciso, tambm, que as crianas entendam que alm de elas estaro tentando conhecer seu prprio corpo, permitindo uma maior autonomia em sua movimentao. GALO E A GALINHA O galo e a Galinha foram festa em Portugal o galo foi de saia e a galinha de avental.

Era de frente pra frente Era de trs pra trs O gato e a gatinha tambm foram Portugal o gato foi de terno e a gatinha achou legal Eles pularam pra frente Eles pularam pra trs OBS: AULA N 13 Contedo: Brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares. Objetivo: Atividade: 1 - Pombos e Gavies - traar uma linha entre duas fileiras de jogadores, que fiquem de costas uns para os outros. Diante de cada fileira, a uns metros de distncia, traar uma linha de chegada para cada grupo, o professor dever contar uma histria, ao pronunciar a palavra gavio, os alunos da fileira dos gavies fugiro para sua linha de chegada, seguido pelos pombos que se esforaro para peg-los. Qualquer gavio atingido, mesmo que seja por um simples tapinha, antes de alcanar a linha de chegada, torna-se um pombo. Se o professor, na sua histria pronunciar a palavra pombo, so os pombos que fogem perseguidos pelos gavies. Vencer, ao final do jogo, a equipe mais numerosa. 2 Brinquedos cantados: - Menina Galante - Brincar de ndio Vamos brincar de ndio mas sem mocinho pra me pegar venha pra minha tribo Eu sou Cacique, voc meu par. Pega meu arco e flecha minha canoa eu vou pescar vamos fazer fogueira comer do fruto que a terra d ndio no faz mas luta, ndio no faz guerra, guerra, ndio j foi um dia o dono desta terra, terra ndio fazer barulho, uh, uh, uh, uh ndio ter seu orgulho, uh, uh, uh, uh vem pintar a pele para a dana comear. ndio fazer barulho, uh, uh, uh, uh ndio ter seu orgulho, uh, uh, uh, uh ndio quer apito mas tambm sabe gritar. ndio, ficou sozinho ndio querer carinho ndio querer de volta a sua paz, sua paz. OBS:

AULA N 14 Contedo: Brincadeiras aprendidas em contexto extra-escolares. 1- Perna de Lata 2- As trs Marias 3- Alaguche Alago 4- O professor divide a turma em 04 grupos e os alunos, ou seja cada grupo dever trazer uma atividade para a prxima aula; atividade em que ela brinca na rua, ou viu brincar.

AULA N 15 Contedos Brincadeiras aprendidas em contexto extra escolares. 1- Atividades desenvolvidas pelos alunos conforme a aula passada o combinado. OBS: AULA N 16 Contedos - Lateralidade Objetivo Atividade que envolvam a utilizao de ambos os lados do corpo. Atividades 1- Atividade de pega-pega com bola 2- Estafeta Amarrar e desamarrar o leno. 3- O seu calado e calce. 4- O professor dir as crianas que vai trabalhar com eles a respirao. Em forma de estafeta ( 4 a 5 equipes): 4 a 5 colunas de crianas. Na frente de cada fila, uma distncia a frente, ser colocada uma cadeira com uma caixa com pedaos de papel de seda e canudinhos, ento corre. O 2 aluno faz o mesmo e assim sucessivamente. Se o papel cair, a criana dever aspir-lo novamente sem usar as mos e continuar o jogo. O professor informar s crianas que trabalhou com elas a respirao. Se as crianas sentiram dificuldade em ficar aspirando papel atravs do canudinho porque no se tem o costume de respirar direito. Que a respirao o processo do ar entrar e sair dos pulmes. Que ao colocarmos o ar para dentro, chamamos inspirar e quando colocamos para fora, chamamos expirar, quando aspiramos porque tem alguma coisa a ser puxada para dentro (o aspirador aspirar o p). O professor pedir s crianas que coloquem as mos na barriga e respirem fundo (inspirem e expirem) E depois puxem bem o ar para dentro e retenham enquanto agentarem. Ento soltem bem devagarinho, para sentirem a respirao. OBS: AULA N 17 Contedos Lateralidade

Objetivo: Atividades que envolvam a utilizao de ambos os lados do corpo. Atividades 1- O homem de preto 2- Pssaros no ar. As crianas estaro dispersas na quadra. O professor contar uma histria ou dir o nome de vrios animais. Cada vez que mencionar o nome de um animal que voa, todos devem voar somente com uma asa (um brao para cima). Se for mencionado um grupo de pssaros ou o nome do animal no plural, ambas as mos devem flutuar, imitando o vo dos pssaros. - Variaes quando falar nome de peixes devero deitar e bater os dois ps. - Combinar outros movimentos com os alunos. 3- Caador em crculo ou 4 Sinaleiro 4- O elstico o professor pede que os alunos deitem e estirem o corpo com fora e logo aps soltem a musculatura, aps: - alongue, como elstico, somente suas pernas: solte-as descansando bem. - alongue como um elstico, somente seus braos; solte-os deixando-os bem moles. - alongue sua cabea para cima, como se voc crescesse, ficando mais alto. Solte e descanse bem. OBS: AULA N 18 Contedo Lateralidade Objetivo Atividades que envolvam a percepo visual. Atividades 1- Pega-pega - cores - O professor dir aos pegadores que devero pegar os alunos que estiver usando uma camiseta azul... e assim sucessivamente. 2- A professora demonstra figuras geomtricas (em cartes coloridos), os alunos devero trazer materiais que encontram que assemelham-se figura (em grupos). Variaes formar as figuras com o seu prprio corpo. 3- Quem o maestro 4- Trazer rolo de papel higinico (vazio) OBS: AULA N 19 Contedo Lateralidade Objetivo Atividades que envolvem a percepo visual. Atividades 1- pega-pega , cabra-cega 2- Confeccionar com os alunos (com o rolo de papel higinico) binculos. 3- O professor ir pedir para que a criana escolha um objeto, um animal, uma pessoa ou uma rvore ou uma flor ou um vegetal, etc... e pede que a criana observe a olho nu (o material escolhido) depois pede que a criana observe com o binculo que confeccionou. O professor ir levantar questionamentos a respeito de como o aluno estava vendo o objeto sem o binculo e como

v com o binculo. Como : se de madeira, ferro, se movimenta, como, etc. ... o professor poder levar um binculo, e at mesmo um telescpio. OBS:

AULA N 20 Contedo Lateralidade Objetivo Atividades que envolvam atividade auditiva Atividade 1 O crculo em crculo girar para direita ou para a esquerda. Em dado momento o jogador do centro bater palma, ento o crculo para. O que estiver no centro aponta para algum que dir um bom dia, e este tenta descobrir que disse o bom dia. Acertado, o que foi apontado ocupar o centro e outro o substituir no crculo. 2- Bola com sinetas - Estende-se um arco onde esto amarrados em um mastro no meio da corda, suspende-se um arco onde esto amarradas 2 sinetas diferentes e paralelas uma a outra. A turma dividida em 2 equipes que ficam em campos opostos, de cada lado do arco. Cada campo titular da sineta suspensa direita de seus jogadores. Cada equipe estar de posse de 10 bolinhas de meia. ao sinal do professor, as bolas sero arremessadas num vai e vem contnuo de um campo para outro, atravs do arco, com cada equipe tentando fazer tilintar a sua prpria sineta. A cada tilintar de sua sineta, a equipe marca um ponto. 3- Atividade vivo morto 4- Organizar para numa aula para que as crianas tragam garrafas de plstico de refrigerante para construir o Biblioqu e depois desenvolver uma aula especfica com este material. OBS: AULA N 21 Contedo Lateralidade Objetivo Atividades que envolvam mos Atividades 1- Pega-pega, Colado 2- Salvar o amigo dado o sinal, correr o perseguido atrs do possuidor do objeto, com intuito de se apoderar deste. Os companheiros, impedindo que ele realiza seu objetivo, correro a salvar o amigo. Um receber o objeto e o defender do perseguidor, fugindo acompanhado por todos os jogadores, que solidrios, procuraro auxiliar sempre o que est sendo perseguido. Quando o fugitivo for tocado, entregar o objeto ao adversrio e, imediatamente, invertidos os papis. 3- Bola ao pneu 4- Agora, o professor explicar que vai ensin-las como se descontrai e isto significa que cada uma delas deve ficar bem a vontade, soltar bem os msculos, como se fossem dormir. ele orientar as crianas para que elas procurem um lugar sossegado no cho e se deitem bem vontade, de barriga para cima. elas devero fechar os olhos, soltar bem as pernas, os braos, deixando o corpo bem solto. O professor ento comear a entrar na histria. Vamos todos imaginar que estamos entrando dentro de um grande nibus, para irmos passear em um parque. Dentro do nibus esto todos os nossos amigos e colegas de classe, vestidos com roupas coloridas e alegres, apropriadas para o passeio. O nibus vai partir, todos j esto presentes: Olhem pela janela, vejam como tem

bonitas rvores, quantos pssaros. O cu est bem azul, o sol est aquecendo o seu corpo. Agora imaginem que estamos chegando. O nibus parou, vamos descer devagar e no esquecer a sacola com o lanche. Continuem de olhos fechados e pensem que estamos agora passeando pelo bosque onde tem rvores, flores, um riozinho muito bonito, com gua bem limpinha, com peixinhos nadando nelas, olhem quantos passarinhos ... gente chega a ouvir o cntigo deles. AULA N 22 Contedos Lateralidade Objetivo - Atividade que envolvam a mo Atividade 1- Stop Dado o sinal, o jogador central gritar um nmero qualquer e jogar a bola para o cho. Imediatamente, o jogador chamado apanh-la- e todos os outros, inclusive o do centro, correro, procurando distanciar-se o mais possvel. Ao grito parem, dado pelo jogador que segurou a bola, todos os companheiros ficaro imveis. Ele ento, arremess-la- de encontro s pernas de qualquer um, que no poder evitar. O que foi atingido dever pagar uma prenda e o jogo prosseguir indo para o centro aquele que apanhou a bola quando foi chamado. O mesmo suceder embora a bola no haja alcanado jogador algum. 2- Guerra de bolas divide-se a turma em duas equipes, cada criana com uma bola, ao sinal do professor chuta ao arremessa todas as bolas para o outro lado, at que o professor de o sinal para parar. A equipe que tiver menos bola do seu lado marca ponto. 3- O professor organizar um circuito, onde enfatizar o manejo com bola. 4- Cano direita-esquerda. OBS: AULA N 23 Contedo Lateralidade Objetivo Atividade que envolvam as mos Atividades 1- Nunca trs 2- Bater palmas - ao sinal, a criana designada vir bater com a mo nas palmas j estendidas. De repente, tocar mais forte na mo de um aluno qualquer, desafiando-o a persegui-lo. Correr para seu grupo e o adversrio procurar prende-lo antes que ele transponha a linha. Se conseguir, o prisioneiro ser incorporado ao partido oposto. Caso contrrio, ocupar seu primitivo lugar. No segundo tempo sero componentes do outro grupo que estendero as mos. Aquele que foi desafiado ir proceder do mesmo modo como na equipe contrria. 3- Tnis-rede - A professora dever abaixar a rede de voleibol; Divide a turma e duas equipes. Cada equipe estar de um lado da rede. Com bolas de borracha (pequena) e raquetes feitas com meia fina. Uma equipe tenta passar a bola para outra equipe e esta tenta rebater. 4- O professor dever trabalhar com textos e gravuras que falam do tnis de quadra, tnis de campo. OBS:

AULA N 24 Contedo Lateralidade Objetivo Atividade que envolvam os ps Atividade 1- Meus patinhos venham para casa 2- Futebol em caixa de papelo 3- O professor dever trabalhar com a histria do futebol, suas origens, sobre a copa do mundo. OBS: AULA N 25 Contedos Lateralidade Objetivos Atividade com o p Atividades 1- Gato e Rato 2- Brincadeira da bola errante. Os alunos ficaro em equipes com trs componentes em cada uma. Um aluno fica no meio tentando interceptar a bola entre os dois colegas. Se conseguir troca de lugar com o colega e assim sucessivamente. 3- O professor organizar um circuito, onde os alunos desenvolvero atividades com manejo de bola no p. 4- Desenvolver discusses e atividades sobre a copa do mundo. Pases que participaro, sua localizao, clima, cultura, etc... OBS: AULA N 26 Contedo Lateralidade Objetivo Atividade com o p Atividade 1- Corrida de Jornais. Cada aluno receber duas folhas de jornais. Coloca-se a turma sobre a linha da quadra. Ao sinal os alunos devero se deslocar sobre as folhas de jornal. 2- Com as folhas e jornal os alunos constituiro sua prpria bola de jornal. Com bastes os alunos deslocaro a bola. 3- O futebol propriamente dito (misto) 4- O professor ir conversar com seus alunos sobre as alteraes que ocorreram durante a atividade. Batimentos cardacos, transpirao, a fora (menino meninas). OBS:

AULA N 27 Contedos Estruturao Espacial Objetivo Noes de situao, dentro fora; frente atrs; no alto embaixo; sobre sob; contra entre ao lado; esquerda direita; longe perto em volta. Atividades 1- O sinaleiro conforme as cores que o professor mostrar as crianas devero se posicionar na frente, atrs ou ao lado do professor. 2- Coelho sai da toca. 3- Passeio na floresta O professor ir dramatizando uma histria, usando as noes de situao. 4- Canto: Eu dano Rock Pop Eu ponho a minha mo direita dentro Eu ponho a minha mo esquerda fora Eu sacudo ela agora Eu dano Rock Pop Eu dano Rock Pop Assim bem melhor Assim bem melhor. OBS: AULA N 28 Contedo Estruturao Espacial Objetivo Noes de situao, dentro fora; frente atrs; no alto embaixo; sobre sob; contra entre ao lado; esquerda direita; longe perto em volta. Atividade 1- Pega-pega corrente 2- Com Arco correndo vontade com arco na mo. Na frente do corpo. Atrs do corpo. De um lado. Do outro. Acima da cabea. OBS: Imitando um caminho. - Correndo livremente entre os arcos espalhados pelo cho. Saltitar por cima do arco, de um lado para outro, de frente para trs, com os dois ps. OBS: Aceitar sugestes das crianas. - Correndo livremente entre os arcos sem toc-los, ao sinal todos devero retornar ao seu lugar e ficar dentro do seu arco. - Correndo livremente, toda vez que encontrar um arco, bater com a mo, dentro dele: com um p s, com outro p, saltar por cima, saltar dentro com um p, com outro, com os dois, correr ao redor do arco mudando de direo quando for se deslocar em outro arco. - Todos dentro do arco, ao sinal trocar de arco, procurando no ficar sem arco pois sempre uma criana ficar sem casinha. (tipo circulo vergonhoso). 3- A dana dos bambols Usar uma msica com um ritmo gostoso para atrair o interesse das crianas na atividade. OBS:

AULA N 29 Contedo Estruturao Espacial Objetivo Noes de tamanho (grosso, fino, grande, mdio, pequeno, estreito, largo) Atividade 1- Pegador-elefante 2- Trem do Contrabando Coloca-se dois bancos ou cadeiras e corda frente um do outro a uma distncia de mais ou menos de 4 metros. Denomina-se o meio, a PONTE DA AMIZADE. Coloca-se vrios objetos de diferentes tamanhos espalhados no final da ponte (lado do Paraguai). Um aluno ser denominado Polcia Federal (pegador 0 fica no incio da ponte da amizade lado do Brasil, os alunos devero passar pela Polcia ir at o Paraguai, pegar objetos e retornar, passando pelo Policial sem ser pego. Quem for pego passar a ser policial. 3- O professor falar com as crianas sobre os hbitos que todas as pessoas tem no seu dia-a-dia e incentivar para que falem seus prprios hbitos. Depois, o professor pedir que as crianas expressem, corporalmente, como se levantam da cama, lavam o rosto, escovando os dentes, penteiam os cabelos, vestem-se (roupas e calados), tomam caf (puxando a cadeira, sentado, comendo e bebendo), pegam o seu material, despedem-se dos que esto em casa, abrem a porta e fecham a sada e se dirigem escola, os locais por onde passam e, enfim, a chegada escola e sala de aula. O professor far com as crianas uma comparao dos hbitos e explicar a construo destes movimentos nas relaes sociais. OBS: AULA N 30 Contedo Estruturao Espacial Objetivos Noes de tamanho (grosso, fino, grande, mdio, pequeno, estreito) Atividade 1- Pegador-pegador com chapu 2- Rua-Avenida 3- O professor levar gravuras de animais de todas as espcies possveis. Conforme a gravura (os alunos estaro divididos em equipe) as equipes devero representar os seus movimentos se so grande, pequeno, quanto espao eles ocupam, etc. 4- Estafeta A equipe dever trazer os materiais para junto de sua equipe. aps atividade o professor discutir com os alunos sobre os materiais. OBS: AULA N 31 Contedo Noes de posio Objetivo Em p, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com pernas cruzadas, agachado, de quatro, apoiado, inclinado, ereto, curvado, afastado (aberto), fechado, levantado, abaixado, cruzado. Atividade 1- Fazer o contrrio

2- O Lobo e os Pintinhos O lobo tentar apanhar o ltimo pintinho, mas a galinha o impedir, sem toc-los, mudando, habilmente de posio, no que ser seguida por toda a ninhada. Se, entretanto, o pintinho for alcanado, tomar o lugar do lobo e este o da galinha. 3- Dana das cadeiras OBS: AULA N 32 Contedo Noes de posio Objetivo Em p, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com pernas cruzadas, agachado, de quatro, apoiado, inclinado, ereto, curvado, afastado (aberto), fechado, levantado, abaixado, cruzado. Atividade 1- O professor faz um pega-pega com msica. S poder pegar a hora que para a msica. 2- O professor introduzir movimentos gerais da dana. 3- O professor introduzir alguns movimentos de uma coreografia j programada. 4- O professor OBS: AULA N 33 Contedo Noes de posio Objetivo Em p, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com pernas cruzadas, agachado, de quatro, apoiado, inclinado, ereto, curvado, afastado (aberto), fechado, levantado, abaixado, cruzado. Atividade 1- Pega-pega com msica e algum material (bola, arco, corda...) 2- Dar continuidade na coreografia anterior. 3- Comentar sobre a aula. OBS: AULA N 34 Contedo Noes de posio e de movimentos. Objetivo levantar, abaixar, empurrar, puxar, flexionar, estender, andar, correr, avanar, retroceder, girar, rolar, cair, levantar-se, enclinar-se, saudar, subir, descer, galgar, escorregar, carregar. Atividade 1- Danas O professor vai falando os movimentos e o aluno vai fazendo, sem se preocupar com o movimento padronizado. 2- Aumentar a complexidade da coreografia da dana e se possvel usar material. 3- Comentar sobre a aula. OBS:

AULA N 35 Contedo Noes de movimentos Objetivo levantar, abaixar, empurrar, puxar, flexionar, estender, andar, correr, avanar, retroceder, girar, rolar, cair, levantar-se, enclinar-se, saudar, subir, descer, galgar, escorregar, carregar. Atividade 1- Dana usar movimentos em dupla ou em grupo. 2- Dar continuidade a coreografia anterior usando materiais. 3- Comentar sobre a aula. OBS: AULA N 35, 36 e 37 Contedo Noes de movimento e Noes de forma Objetivo levantar, abaixar, empurrar, puxar, flexionar, estender, andar, correr, avanar, retroceder, girar, rolar, cair, levantar-se, enclinar-se, saudar, subir, descer, galgar, escorregar, carregar e movimentos de crculo, quadrado, retngulo, tringulo. Atividade 1- Atravs da dana com msica o professor desenvolver com os grupos (que estaro divididos por cores) coreografias prprias, ou seja cada grupo desenvolver uma coreografia com ajuda do professor e apresentar para seus colegas. Sugestes: O professor ir preparar um local para essas apresentaes (um dia no recreio, palco, etc) AULA N 38 Contedo Noes de agrupamento e disperso Objetivo Atividades com deslocamento desviando obstculos. Atividades 1- Pega-pega com obstculos. Um aluno ser o pegador; mas tambm ser considerado pego o aluno que derrubar o obstculo. 2- Trem Formao: cada jogador receber o nome de uma das partes que compem um trem: cadeira, roda, apito, manivela, trilho, etc... o que representar a mquina, destacar-se- dos demais e dir: - o trem quer partir mas falta a ... e citar um objeto qualquer relativo ao trem. O representante correr, indo colocar as mos nos ombros do que serve de mquina. Assim por diante, at se formar todo o trem. Ao sinal a mquina sair correndo, sendo seguido por todos. Variaes: - Navio (proa, popa, mastro, caldeira...) - Bonde (discriminao as diversas partes que o compem) - Automvel (partes e acessrios do automvel) - Avio (partes e acessrios do avio) 3- Cabo de Guerra 4- Conversar com os alunos a respeito do corpo. Frio, quente, etc. (referente a respirao). OBS:

AULA N 39 Contedo Noes de agrupamento e disperso Objetivo Atividade de deslocamento em espaos livres, sem esbarrar nos colegas e objetos. Atividade 1- Pega-pega (quem tiver com um pedao de papel vermelho (rabinho) s poder pegar o grupo que for de cor azul e assim sucessivamente) 2- Os alunos correndo livremente, o professor diz dois a dois, grupos de cinco. 3- Gato e o Rato 4- Ovo Choco usando diversas msicas. 5- Agora, o professor explicar que vai ensin-las como se descontrai e isto significa que cada uma delas deve ficar bem a vontade, soltar bem os msculos, como se fossem dormir. ele orientar as crianas para que elas procurem um lugar sossegado no cho e se deitem bem vontade, de barriga para cima. elas devero fechar os olhos, soltar bem as pernas, os braos, deixando o corpo bem solto. O professor ento comear a entrar na histria. Vamos todos imaginar que estamos entrando dentro de um grande nibus, para irmos passear em um parque. Dentro do nibus esto todos os nossos amigos e colegas de classe, vestidos com roupas coloridas e alegres, apropriadas para o passeio. O nibus vai partir, todos j esto presentes: Olhem pela janela, vejam como tem bonitas rvores, quantos pssaros. O cu est bem azul, o sol est aquecendo o seu corpo. Agora imaginem que estamos chegando. O nibus parou, vamos descer devagar e no esquecer a sacola com o lanche. Continuem de olhos fechados e pensem que estamos agora passeando pelo bosque onde tem rvores, flores, um riozinho muito bonito, com gua bem limpinha, com peixinhos nadando nelas, olhem quantos passarinhos ... gente chega a ouvir o cntigo deles. OBS:

AULA N 40 Contedo Noes de agrupamento e disperso Objetivo Atividades de localizao no espao, obedecendo ordens verbais. Atividade 1- Sinaleiro O professor usa bandeiras com cores para deslocamento dos alunos para diferentes direes. 2- Estou vendo uma coisa em crculo o monitor comea dizendo. Estou vendo uma coisa... verde!. As crianas devem procurar e mostrar objetos verdes. Cada vez que disser uma cor, as crianas devem procurar coisas daquela cor. 3- J para casa Em crculo, uma criana no centro, ao redor desenha-se as casinhas. A roda se movimenta, cantando uma cantiga de roda. De repente o professor avisa j para casa, todas as crianas saem correndo para as casas. Quem sobrar fica no centro da prxima vez. 4- O professor falar com as crianas sobre os hbitos que todas as pessoas tem no seu dia-a-dia e incentivar para que falem seus prprios hbitos. Depois, o professor pedir que as crianas expressem, corporalmente, como se levantam da cama, lavam o rosto, escovando os dentes, penteiam os cabelos, vestem-se (roupas e calados), tomam caf (puxando a cadeira, sentado, comendo e bebendo), pegam o seu material, despedem-se dos que esto em casa, abrem a porta e

fecham a sada e se dirigem escola, os locais por onde passam e, enfim, a chegada escola e sala de aula. O professor far com as crianas uma comparao dos hbitos e explicar a construo destes movimentos nas relaes sociais. OBS:

AULA N 41 Contedo Noes de agrupamento e disperso. Objetivo Atividade que exigem memria com relao a dados espaciais. Atividade 1- Pega-pega Boca de forno 2- Atividade com corda - uma corda, duas cordas. 3- Cristal encantado esta atividade exige muito trabalho de representao por parte do ........... Os participantes estaro reunidos num local da quadra, onde o professor entrar, j caracterizado, e contar uma linda e envolvente estria, da qual ele prprio tambm personagem. Nessa estria algum corre perigo e s os prprios alunos podero ajud-lo, encontrado algo que aqui chamamos de cristal encantado, para trazer personagem que corre perigo, para que os participantes (alunos) possam encontrar o cristal encantado, a personagem narradora d aos alunos algumas pistas, que seguidas risca podero ser de grande valia. A partir disso, os participantes sairo a procura do cristal encantado, mas pelo caminho encontraro outras personagens do bem e do mal, que podero ajud-los ou atrapalh-los na busca, tais como pistas verdadeiras e pistas falsas ou a exigncia de que cumpram pequenas tarefas para que possam prosseguir. Durante a busca, encontrar algumas outras personagens pr-estabelecidas pode ser condio imposta, para que s depois se chegue ao cristal encantado. A atividade poder ser desenvolvida sem competio, com todos os participantes envolvidos num esforo comum. Podero tambm estar divididos em grupos, tentando encontrar o cristal encantado antes de seus adversrios. Nesta atividade ser muito importante que os professores estejam bem caracterizados e representem seus papis fielmente, pois os alunos estaro bem envolvidos na atividade. A atividade termina quando os alunos encontrarem o cristal encantado e o levarem at o professor salvando-o. OBS:

AULA N 42 Contedo Noes de agrupamento e disperso Objetivo Atividades de orientao em funo do lugar onde se produza os sons Atividade 1- Os participantes estaro divididos em 4 grupos, cada um ocupando um canto da quadra. Cada grupo ter o nome de um bicho. O professor chamar o nome de dois bichos. Os grupos correspondentes aos bichos chamados devero rapidamente trocar de lugar um com o outro, enquanto o professor tentar pegar (poder ser um aluno tambm) quantos alunos puder. Os alunos que forem pegos ajudaro pegar. O grupo que permanecer com maior nmero ser o vencedor.

2- Vo das Borboletas Formao inicial De um lado ficam as crianas que sero as borboletas. No lado oposto, colocar objetos (latas vazias, copinhos plsticos, etc...) representando as flores. Desenvolvimento: a um sinal, as crianas comeam correr na ponta dos ps, elevando e abaixando os braos, imitando as borboletas voando em direo s flores. Num dado momento, a professora faz outro sinal (sonoro) previamente combinado (palmas, som de um animal, etc), simbolizando que o sol est se escondendo. As borboletas devem chegar nas flores antes que o Sol se esconda, isto , antes do sinal ser dado. 3- Motorista Motorista, motorista olha a pista, olha a pista no linha reta, no linha reta fom, fom, fom, fom, fom, fom olha o poste, olha o poste no de borracha, no de borracha fom, fom, fom, fom, fom, fom OBS:

AULA N 43 Contedo - Noes de agrupamento e disperso Objetivo Atividade de deslocamento percorrendo um espao obedecendo a n de passos. 1) O professor combinar um som (palmas, msica, etc) com os alunos e conforme o ritmo os alunos devero se deslocar (lento, rpido, etc) 2) Os alunos se disporo todos (em pequenos grupos) com os ps juntos. . Salta para trs aps contar at 3. E o que iniciar o jogo tentar pular no p do colega (se for pego pagar uma prenda, combinada com a turma) 3) Algodo, algodozinho AULA N 44 Contedo Noes de agrupamento e disperso Objetivo Atividades de adaptao da prpria velocidade a diferentes variaes de ritmo. 1) Packman: Esta atividade utiliza todas as linhas de uma quadra. Todos os participantes s podero se deslocar andando por cima das linhas da quadra. Para mudar de linha, devero ir at a juno entre elas, no podendo saltar, haver um pegador, que tambm se deslocar da mesma forma. Ningum poder correr, apenas andar rpido. Para pegar, o pegador dever estar na mesma linha que o fugitivo e bastar toc-lo no sendo necessrio segur-lo. Estando 2 participantes na mesma linha, um no poder passar pelo outro, pois estariam saindo da linha. assim, ambos devero chegar a um acordo sobre para que lado seguir. certamente o pegador tirar proveito dessa indeciso, aproximando-se desses fugitivos. O jogador que for pego passar a ser o novo pegador, e o pegador anterior passar a ser o fugitivo. A atividade prosseguir enquanto houver motivao. Poder ser aumentado o n de pegadores, dificultando assim, a fuga. Como variao, pode-se fazer com que os fugitivos pegos sentem-se no local onde isso aconteceu, tornando-se um obstculo naquela linha. Os fugitivos no podero transpor esse obstculo, mas o pegador pode. Nesse caso o pegador ser sempre o mesmo at que todos os fugitivos se sentem. A atividade terminar quando todos tiverem sido pegos. Vencer quem for pego por ltimo. 2) Pique Bandeira 3) Idem a ltima atividade da aula 08. AULA N 45 Contedo Noes de quantidade Objetivo Atividades que envolvam noes de quantidade, cheio, vazio. 1) A criana lanar a bola para o alto e chamar um n, o companheiro assim indicado tentar pegar a bola e repetir a mesma ao do anterior e assim sucessivamente. 2) Em forma de estafeta feijo no prato 3) Em forma de estafeta encher a garrafa 4) Escravos de j

AULA N 46 Contedo Noes de quantidade Objetivo Atividades que desenvolvam noes de mais que, menos que. 1) Olha a Bola: Os alunos formaro uma roda, com as pernas afastadas e os ps tocando os ps dos colegas ao lado. Uma bola colocada em movimento no meio da roda, deslocada rasteiramente pelos participantes. Todos pretendem fazer com que a bola saia da roda por baixo das pernas de um dos participantes. Todos pretendem fazer com que a bola sai da roda por baixo das pernas de um dos outros participantes, evitando que a mesma saia por baixo de suas prprias pernas. Para isso, utilizaro suas mos. No se pode segurar a bola, apenas bater nela. O aluno que deixar a bola sair por baixo de suas pernas, virar de costas para o centro da roda permanecendo nela e na atividade,. Seu procedimento ser o mesmo, s mudando a posio. Se a bola sair novamente por baixo das pernas do aluno que j est de costas, ele ter que pagar uma prenda. Mais tarde dever acrescentar mais bolas. 2) Caador simples 3) D, r, mi, f, sol, l, si Eu tirei um d da minha viola da minha viola eu tirei um d dormir muito bom, muito bom. bom camarada, bom camarada bom , bom, bom (2X) Eu tirei um r da minha viola Da minha viola eu tirei um r Rezar muito bom, muito bom Eu tirei um mi da minha viola da minha viola eu tirei um mi mingau muito bom, muito bom Eu tirei um l da minha viola da minha viola eu tirei um l laranja muito bom, muito bom. Eu tirei um si da minha viola da minha viola eu tirei um si Silncio muito bom, muito bom. AULA N 47 Contedo -Noes de quantidade Objetivo pouco - muito 1) O caador da selva: Trs alunos fazem o papel de caadores, os demais de dividem em grupos, que representam um tipo de animal: O grupo dos lees, o de tigres, o de elefantes, o de girafas, etc... Cada grupo de animal escolhe dois lugares afastados um do outro, para serem seus esconderijos. O professor diz, por exemplo: Que venham os tigres!. Ento os jogadores que representam os tigres correm de um esconderijo para outro, e os caadores tentam peg-los. O aluno passa a ajudar os caadores.

2) Avance uma casa Dado O aluno jogar o dado para cima e conforme o n, ele avanar as casas (Este jogo dever ser feito em forma de competio em dupla) 3) Beisebol simples AULA N 48 Contedo Noes de quantidade Objetivo inteiro metade 1) Os alunos atravs do mando do professor (e ao som de uma msica) vo se deslocando livremente em um grande espao, durante a atividade o professor vai diminuindo os espaos. Os alunos no podero tocar um no outro. Variao Andar (se deslocar) de vrias formas, abraar o colega, dois a dois etc. 2) Amarelinha 3) Pai Abrao (cantiga) AULA N 49 Contedo Orientao espacial Objetivo Atividades que desenvolvam noes de orientao espacial: fila, coluna, fileira. 1) A Bruxa Pegador O Pegador ser uma bruxa ou bruxo. O professor dever contar uma histria usando este personagem,. 2) Rua Avenida 3) Futichinelo 4) Trenzinho (cantiga de roda) ou corrida da centopia estafeta. Ganha a equipe que chegar 1 (os alunos devero segurar na cintura do colega). AULA N 50 Contedo Orientao espacial Objetivo Noes de orientao espacial frente - a frente, costas, contra costas. 1) Vem comigo 2) Voleibol com lenol 3) Conga Conga la Conga Me ensina essa milonga agora eu quero ver como (fulano) dana conga A mo na cabea a outra na ciantura mexendo la bundita e danando la conguita.

AULA N 51 Contedo Orientao espacial Objetivo Atividades para desenvolver a memria espacial e a orientao com mudana de idreo. 1) Corrida do ovo ou da batata, na colher. 2) Atletismo corrida com obstculos 3) Caador simples 4) Idem a aula 08 a ltima atividade. AULA N 52 Contedo Organizao espacial Objetivo Orientao com olhos abertos e com os olhos fechados. 1) Cabra cega 2) Jogo da peteca (individual/em grupo etc) 3) Detetive AULA N 53 Contedo Organizao espacial Objetivo Jogos de trajetos (conseguir o mesmo trajeto dos colegas, orientar os deslocamentos de um colega; prever diferentes trajetos seguindo uma instruo. 1) Pega pega sobra 2) Dois a dois Formar o colega em esttua (aps em deslocamento) 3) Trenzinho conforme o toque do ltimo colega o trenzinho se deslocar para frente, para direita, esquerda (o professor dever combinar os movimentos com os alunos) 4) Balaio Eu queria s balaio Balaio eu queria s Para andar dependurado Na cintura oc. AULA N 54 Contedo Orientao temporal Objetivos Atividades que desenvolvam a orientao temporal (antes/depois) (primeiro/ltimo) 1) O ltimo a ser pego (que no for pego nenhuma vez) receber um prmio. 2) Perna de lata estafeta 3) Beisebol em velocidade 4) Roda cotia

AULA N 55 Contedo Orientao Temporal Objetivo Atividades que desenvolvam orientao de durao de tempo, breve longo. 1) Caador de tartarugas (variante de pega-pega com mo-cola). Preparao: As crianas dispersam-se pelo campo, que deve ter uma rea de 20 m aproximadamente. Conforme o n de alunos escolhe-se mais do que 1 pegador. Dado o sinal de incio, caador saem correndo para pegar os colegas... Estes evitaro ser apanhados deitando-se de costas, pernas e braos encolhidos, imitando uma tartaruga deitada de dorso. Enquanto estiverem nesta posio no podero ser pegadores. O aluno que for pego ser o pegador. 2) Azul ou Amarelo Os alunos ficaro em 2 fileiras, dorso a dorso, ficando todos sobre a linha que divide o campo em 2 zonas: azul e amarelo. Cada equipe ter a sua frente, a uma distncia de alguns metros o pique, representado por uma linha de giz. O professor dir amarelo ou azul, os alunos do campo designado correro para o pique, perseguidos pela equipe adversria , sendo os alunos pegos sero os que daro a nova ordem de azul ou amarelo. 3) Queimada chinesa Traam-se 2 linhas paralelas de aproximadamente 5 a 6 metros de comprimento. Os participantes sero divididos em 2 equipes. A equipe da defesa se posicionar, entre as linhas paralelas, enquanto a equipe do ataque se subdividir, posicionando-se fora das linhas, metade de cada lado. Por se tratar de uma queimada, ser utilizada uma bola de volei ou outra semelhante, leve. A equipe do ataque, ter a posse da bola e dado o sinal de incio, tentar queimar os participantes da equipe da defesa. Para queimar ser necessrio que a bola toque em qualquer parte do corpo do jogador, caindo em seguida no cho. Os jogadores do ataque podero tambm fazer passes para que seus companheiros que se encontraro do outro lado, caso algum jogador da defesa seja queimado, no ser eliminado: apenas ser computado um ponto para a equipe do ataque e a bola voltar a ser de posse dos atacantes. caso um jogador da defesa pegue e segure a bola em qualquer circunstncia, exceto logo aps uma queima, sua equipe ter o direito de passar para o ataque, enquanto os atacantes devero passar a defesa. Assim sucessivamente, ambas as equipes tero oportunidade de marcar pontos, por isso s ser possvel (marcar pontos) para a equipe que se encontrar no ataque. ser acumulados os pontos a cada rodada. A atividade poder terminar por tempo, por n de pontos ou, mais comumente, por n de rodadas, desde que combinado previamente. Vencer a equipe que somar o maior n de pontos. AULA N 56 Contedo Orientao temporal Objetivo Atividades que desenvolvam orientao temporal de intensidade Forte Fraco. 1) Corrida do Equilibrista cada aluno receber um saquinho de areia, e o professor ir ordenando de forma de contestes o que os alunos devero fazer. 2) Voleisiga O professor preparar previamente algumas bexigas cheias com gua e um pouco de ar. E uma adaptao do jogo de voleibol, com a diferena de que ao invs de bola, ser usado as bexigas. O jogo procede como um jogo de voleibol, porm no dever ser tocada, mas sim segurada e demais lanada. interessante tornar obrigatrio fazer trs passes antes de passar a bexiga para o adversrio. A preocupao com gua dentro da bexiga, sendo que esta pode estourar a qualquer momento, que cria a maior expectativa por parte dos alunos. Variao; Ao invs da bexiga com a gua o professor poder utilizar uma bola mais pesada e depois usar uma bola mais leve ou um balo s com ar. AULA N 57 Contedo Percepo visual, sensocial

Objetivo Desenvolver atividades que desenvolvam a percepo visual e sensorial. 1) Passagem da pedrinha Os alunos, mantendo as mos postas como para o jogo do anel, formaro uma fileira ou semi circulo , exceto um, que se destacar , tendo tambm unidas as palmas das mos, entre os quais esconder a pedrinha. Este jogador iniciar, passando as mos por entre as mos postas dos colegas, deixando a pedrinha com um deles, sem que os outros o percebam. O que a receber dever correr em direo ao pique, perseguido pelos demais, quando aquele aluno chegar livremente ao pique, far a passagem da a pedrinha, mas se for alcanado antes, entregar o objeto disputado a quem tiver pegado, o qual far a passagem. 2) Dez passes 3) Ai vai o ganso Os alunos estaro em fila. Dir o aluno que comear, ao colega da esquerda: 1 A vai o ganso!... 2 Que? 1 O ganso! 2 Ah! O ganso! 2 Virando-se para o 3: A vai o ganso! 3 Qu? 2 (para o 1 ) - Qu? 1 (para o 2) - O ganso. 2 (para o 3) - O ganso 3 Ah! O ganso! 3 (para o 4) A vai o ganso Como em todas as vezes Que? Ser repetido para a direita, at atingir o 1 e voltar a resposta o gansoat o jogador que j foi atingido. Aquele aluno que repetir a frase na hora inoportuna dever pagar uma prenda. Vencer o aluno que no pagou nenhuma prenda. AULA N 58 Contedo Percepo auditiva Objetivo Desenvolver atividade de percepo auditiva. 1) 2) Pisar no balo cada dupla estar com um balo amarrado no tornozelo. O que est sem, tentar pisar para estourar os bales das outras duplas e cuidar para que no estoure a do seu colega. Vence a dupla que mais bales estourar. 3) Dana em crculos (variao da dana das cadeiras) AULA N 59 Contedo Coordenao motora Objetivo -

ATIVIDADES DE EDUCAO FSICA PARA DIAS DE CHUVA PR - 1 E 2 SRIE Aula n 01 Contedo: Dana/ msica/ Ritmo Objetivo: expressar espontaneamente seus movimentos pela criatividade. 1 - Escravos de J - O professor explicar a msica para os alunos e depois conforme o grupo ( Pr ) por exemplo demonstrar outras formas de fazer esta atividade. Com alunos de 1 e 2 srie o professor poder falar outras formas e pedir ou dividir a sala em pequenos grupos, onde estes devero executar outras formas deste jogo. Exemplos que podero ser sugeridos: A - com corda; B - com pedrinha; C - com o prprio corpo/ ( levantar pelo cotovelo; pular para lateral; em coluna ); D - sentados ( segurando pelas mos ) movimentar o corpo, conforme o ritmo da msica. 2 - Meu boneco de lata Meu boneco de lata Bateu a cabea no cho levou mais de uma hora Para fazer a operao Desamassa aqui para ficar bom. Vai colocando outras partes Do corpo e sempre desamassando todas as partes. 3 - Dana das cadeiras. Aula n 02 Contedo: Dana, msica/ritmo Objetivo: Expressar espontaneamente seus movimentos pela criatividade. 1 - Dana da laranja. Os alunos que forem saindo devero formar um crculo juntamente com o professor ao redor dos participantes que esto danando. 2 - Laranja no p. a) Organizam-se os participantes em duas alas de cadeira; b) Uma laranja colocada sobre os ps ( que se encontram unidos ) do primeiro elemento de cada ala. c) Este procurar passar a laranja sem a deixar cair , para os ps do segundo elemento, e assim sucessivamente. d) Se a laranja cair, a brincadeira prosseguir do ponto em que caiu, o tempo que for preciso. e) O grupo que conseguir terminar primeiro, ser vencedor da brincadeira. 3 - As casinha da msica a) os participantes da brincadeira esto dispostos em forma circular sentados nas cadeiras. b) Ao som de uma msica, vo passando de um para o outro, rapidamente, uma caixinha contendo bilhetes com tarefas. c) O responsvel pela msica, de costas para o grupo; de tempo em tempo, para a msica. d) A pessoa que se achar com a caixinha na mo na hora da suspenso da msica dever retirar um bilhete e executar no meio do crculo a tarefa que couber por sorte.

e) Prossegue, a seguir o jogo at o trmino das tarefas. Aula n 03 Pr 1 e 2 srie Contedo: Dana, ritmo/msica Objetivo: Buscar a integrao e socializao da criana, organizao em grupo; 1 - agarre o chapu mgico; a) o professor aparece com um chapu; b) coloca-o na cabea de outra pessoa, esta obrigada a ceder o parceiro de dana; c) cada qual tentar passar adiante o chapu; d) aquele que surpreendido com o chapu na cabea quando termina a msica, dever cantar ou imitar algum danando. 2- Letras vivas Para 1 e 2 srie a) O professor forma dois subgrupos. Cada subgrupo recebe as mesmas letras colocadas nas costas de cada participante. b) Com as letras possvel formar a mesma palavra, ou seja, cada grupo dever formar a mesma palavra com as letras colocadas nas costas de seus colegas. c) Assim, por exemplo, a palavra "laranja". Uma vez colocada nas costas, todos sob o comando do animador, devero procurar formarem palavra "laranja". Para Pr Estouro do balo a) todos recebem um balo e devero amarra-lo no tornozelo; b) cada um dever cuidar do seu e ao mesmo tempo tentar estourar o balo do outro com os ps; c) ser vitorioso aquele que conseguir estourar o balo dos adversrios e permanecer com o seu inteiro. Aula n 04 Contedo: msica/ dana/ ritmo ( dramatizao ) Objetivo: Discriminar e adequar-se aos movimentos em diferentes ritmos 1 - sugestes de msica Chiquitita Chimarrita Siriri Cano-perde-de passagem Aula n 05,06 E 07 Contedo: Brinquedos cantados/ dramatizados Objetivo: Buscar a integrao e socializao da criana 1 - Anel ( brincadeira de passar o anel ). Corre, corre, anelzinho Corre corre, sem parar Escondendo nas mozinhas Ningum pode te pegar

Onde est o anelzinho? Deve estar em outra mo Por aqui passou correndo. Mas comigo no est no. 2- Ver apostila/ fita ( enviado para escola).

También podría gustarte