Está en la página 1de 101

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFESSOR: LAURO ESCOBAR

AULA 09 DIREITO DAS OBRIGAES


= PARTE ESPECIAL =

CONTRATOS EM ESPCIE

Meus Amigos e Alunos. Observem que estamos caminhando por uma sequncia lgica dentro do Direito Civil. Quando iniciamos a anlise da Parte Especial do Cdigo Civil falamos primeiro das Obrigaes de uma forma geral. Na aula seguinte falamos da Parte Geral dos Contratos. Os elementos constitutivos, os princpios fundamentais, a formao dos contratos, seu incio, a classificao, os efeitos (s para recordar alguns: exceo de contrato no cumprido, direito de reteno, onerosidade excessiva, reviso dos contratos, arras ou sinal, vcio redibitrio e evico) e finalmente a extino da relao contratual. Hoje vamos falar sobre os contratos em espcie. Isto , as modalidades de contratos previstas no Cdigo Civil e mais exigidas nos concursos. Os contratos propriamente ditos. E com essa aula encerraremos o Direito das Obrigaes. Um aviso: a aula de hoje tambm ser longa, pois so muitos os contratos que veremos. Embora o tema no esteja exaurido, posto que pode haver outros contratos. A partir da prxima aula veremos um novo ponto do Direito Civil: o Direito das Coisas. E iremos desmembrar este tema em duas aulas para que o aluno tenha mais tempo para estudar. Mas isso fica para depois... Comecemos, ento com as espcies de contratos. Vamos iniciar pelo contrato mais importante. A Compra e Venda. o que mais vemos na prtica e tambm o que mais cai nos concursos. Alm disso, ele o primeiro na ordem do Cdigo Civil.

COMPRA E VENDA
(arts. 481 a 532, CC) CONCEITO Contrato de compra e venda aquele pelo qual um dos contratantes se obriga a transferir o domnio de certa coisa, e o outro lhe pagar o preo em dinheiro (art. 481, CC).

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Inicialmente importante deixar uma coisa bem clara: o contrato de compra e venda no transfere o domnio (ou seja, a propriedade). A propriedade transferida pela tradio (em relao aos bens mveis) ou pelo registro do ttulo aquisitivo no cartrio de Registro de Imveis (em relao aos bens imveis). O contrato de compra e venda d aos contratantes to somente um direito pessoal, gerando ao vendedor a obrigao de transferir o domnio. Caso o vendedor no entregue a coisa vendida, o contrato ser resolvido nos termos do inadimplemento das obrigaes de dar (que vimos na aula anterior). Concluindo: no o contrato que transfere a propriedade da coisa. A propriedade transferida pela tradio ou registro. O contrato somente cria a obrigao de uma transferncia da coisa. CARACTERSTICAS Na aula passada vimos a classificao genrica dos contratos. Eles podem ser unilaterais ou bilaterais; onerosos ou gratuitos; comutativos ou aleatrios, etc. Na aula de hoje vamos aplicar a teoria da aula passada. Ou seja, cada contrato ser enquadrado em uma classificao especfica. Vou fazer isso com todos os contratos que veremos. Logo a seguir vou explicando as caractersticas especiais do contrato em anlise. Dessa forma, o Contrato de Compra e Venda pode ser classificado com sendo: Bilateral ou sinalagmtico cria obrigaes para ambos os contratantes, que sero ao mesmo tempo credores e devedores, uns dos outros. Oneroso no importa em liberalidade; ambas as partes auferem vantagens patrimoniais de suas prestaes. Comutativo objeto certo e seguro (certeza quanto ao valor) com equivalncia aproximada das prestaes e contraprestaes. Admite-se, em algumas hipteses, que seja Aleatrio dvida quanto existncia ou valor de uma das prestaes, dependendo de um evento incerto (ex: venda de colheita futura, havendo ou no a safra). Consensual o contrato de compra e venda consensual, pois ele se aperfeioa com o simples consenso ou manifestao de vontade dos contraentes, no se exigindo forma especial. Com a manifestao de vontades o contrato j se torna apto a gerar efeitos. Embora consensual ele pode ter a forma solene em algumas situaes alm da vontade das partes, a lei exige uma forma especial para a sua manifestao (ex: escritura pblica para a compra de bens imveis). Translativo do domnio embora a propriedade s seja transferida com a tradio (para bens mveis) ou com o registro (para bens imveis), serve como ttulo adquirendi, isto , serve como fato gerador da transmisso da propriedade; cria a obrigao para a transferncia da coisa.

ELEMENTOS

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR So elementos dos contratos de compra e venda (alm dos comuns a todos os negcios jurdicos): a) coisa; b) preo e c) consentimento. Em latim dizemos: res, pretium et consensus. Vejamos cada um desses elementos. A) COISA (res) OU OBJETO o objeto da compra e venda. Segundo a doutrina ela deve ser corprea (mveis ou imveis). Isto porque os bens incorpreos (direitos de inveno, de propriedade literria, cientfica ou artstica) somente poderiam ser objeto de contrato de cesso de direitos. A coisa objeto da compra e venda possui como caractersticas: ser disponvel ou estar in commercium, uma vez que sua inalienabilidade impossibilitaria a sua transmisso ao comprador, como nas hipteses de bem de famlia (registrado como tal), bem pblico, bem gravado com clusula de inalienabilidade, bem desapropriado, etc. pode se referir a coisas futuras (art. 483, CC) como ocorre nos contratos aleatrios (ex: frutos de uma colheita esperada), embora deva ser individualizada no momento de sua execuo (coisa determinada ou determinvel).

B) PREO (pretium) a quantia em dinheiro que o comprador obrigado a pagar pela coisa; o valor da compra e venda. A lei diz que deve ser pago em dinheiro (art. 481, CC). Todavia, nada impede que o valor expresso em dinheiro seja pago por coisas representativas de dinheiro (cheque, nota promissria, duplicata, etc.). Se constituir numa coisa por outra, no haver compra e venda, mas sim uma troca ou permuta (que tambm veremos logo adiante). O preo deve ser certo e fixado de comum acordo pelas partes. nulo o contrato em que o preo pode ser fixado ao livre arbtrio de uma das partes (art. 489, CC). Todavia, o preo pode ser fixado: no futuro, ao arbtrio de terceiro (art. 485, CC) que os contratantes designarem no contrato ou prometerem designar. Neste caso, se o terceiro no aceitar a incumbncia, o contrato ser considerado sem efeito (nulo), salvo se as partes concordarem, no contrato, em designar outra pessoa; taxa de mercado ou da bolsa, em certo e determinado dia e lugar.

No sendo a venda crdito (ou seja, a compra e venda foi instantnea), o vendedor no obrigado a entregar a coisa antes de receber o preo (art. 491, CC). C) CONSENTIMENTO (consensus) o acordo de vontade entre os contratantes sobre a coisa, o preo e as demais condies do negcio (observao com relao ao consentimento, se algum ficou com alguma dvida, releia a aula referente aos Fatos e Atos Jurdicos 2a Parte). EFEITOS DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA A) Tradio obrigao do vendedor de entregar a coisa com todos os seus acessrios, transferindo ao adquirente a propriedade. Geralmente a tradio efetiva ou real. Mas em certos casos pode ser simblica, como a entrega de algo que represente a coisa (ex: as chaves do carro).

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR B) Garantia o vendedor deve garantir a qualidade e o bom funcionamento da coisa alienada (garantia quanto aos vcios redibitrios art. 441 a 446, CC; garantia contra os vcios do produto art. 18 e 26, do CDC - Lei n 8.078/90). O vendedor tambm deve assegurar ao comprador a propriedade da coisa (garantia contra a evico arts. 447 a 457, CC). Os vcios aparentes podero ser reclamados dentro do prazo decadencial de 30 (produtos no durveis) ou 90 dias (produtos durveis), contados da entrega do produto. Se o vcio for oculto o prazo computa-se no instante em que o defeito se evidenciar. J vimos estes conceitos na aula anterior. Qualquer dvida, retornem a ela. C) Riscos relacionam-se com a responsabilidade, caso a coisa ou preo no seja pago. Determina o art. 492, CC que at o momento da tradio os riscos da coisa correm por conta do vendedor e os do preo por conta do comprador. Assim, temos como regras: risco da coisa se o bem vier a se perder ou a se deteriorar, por caso fortuito ou fora maior, at o momento da entrega (antes da tradio), o vendedor sofrer as consequncias, devendo restituir o preo, se j o havia recebido; se o fato se der aps a tradio, sem culpa do vendedor, este ter direito ao preo. risco do preo se o preo se perder ou se degradar antes da tradio, o comprador sofrer o risco; se isso ocorrer aps o pagamento, o vendedor arcar com o prejuzo.

Excees: Se a coisa, para ser entregue, necessitar de ser contada, pesada, medida ou assinalada, desde o momento em que tiver sido colocada disposio do comprador, por sua conta correm os riscos. Correm por conta do comprador os riscos das coisas que j tiverem sido colocadas sua disposio no tempo, lugar e pelo modo ajustados, se o comprador estiver em mora para receb-las.

D) Despesas aquilo que se gasta para a transferncia do bem. Segundo o art. 490, CC, temos como regra (admite-se disposio contratual em contrrio): despesas da tradio correm por conta do devedor (ex: de transporte ou carreto, frete, corretagem, comisso, etc.). da escritura correm por conta do comprador (alm dos impostos sobre transmisso da propriedade, registro, etc.).

E) Certides Negativas de Impostos a lei determina que em toda escritura de imveis sero transcritas as certides de se acharem eles quites com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal, de quaisquer impostos a que possam estar sujeitos. Isto , quando se compra um imvel deve ser apresentado, no momento do registro, uma certido de que aquele imvel est quite de todo e qualquer imposto. Chamamos este documento de Certido Negativa de Impostos. Por outro lado, existe a regra de que os nus dos ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR impostos sobre prdios se transmitem aos adquirentes, exceto se constarem da escritura pblica as certides de recebimento, pelo fisco, dos impostos devidos. Desta forma, o adquirente do imvel pode ser exonerado de exibir certido negativa de dbito fiscal a que possa estar sujeito o bem adquirido, de responsabilidade por dvida anterior do imvel por impostos. PROIBIO DE VENDA a lei civil probe que os ascendentes vendam aos descendentes quaisquer bens, sem que haja o consentimento dos outros descendentes e do cnjuge do alienante, salvo se casado sob o regime de separao obrigatria de bens (art. 496 e seu pargrafo nico, do CC), sob pena de anulao do ato. Isto porque essa venda poderia simular uma doao em prejuzo dos demais herdeiros. Esse um dos itens mais exigido nos concursos. Muito cuidado, ento! Por isso repito, perguntando: Um pai pode vender um imvel para um de seus filhos? Resposta: Pode, mas com o consentimento de todos os outros filhos e tambm da esposa do pai (que o alienante), sob pena de anulao posterior da venda. Observem que a esposa do pai pode ser a me do comprador ou outra mulher (ex: o pai se divorciou ou ficou vivo e se casou novamente). Como isso se d na prtica? No dia marcado para se fazer a escritura, todos vo ao Cartrio. A venda realizada pelo pai. Mas todos os demais assinam a escritura, dando o seu ciente e anuncia com a venda. uma pessoa casada (exceto no regime de separao absoluta de bens) no poder alienar ou gravar de nus (ex: hipotecar) os bens imveis do seu domnio sem a autorizao do outro cnjuge (art. 1.647, CC). Trata-se da outorga: a) uxria (quando a mulher autoriza a venda feita pelo marido); b) marital (quando o marido autoriza a venda realizada pela esposa). os consortes (marido e mulher) no podero, em regra, fazer contrato entre si, com relao aos bens includos na comunho (nulidade absoluta). Observem que se isto for realizado no regime da comunho universal teremos uma venda fictcia, pois os bens do casal j so comuns e ningum pode comprar o que j lhe pertence. No entanto se a compra e venda tem por objeto bem excludo da comunho (ex: regime da separao total de bens), o negcio pode ser realizado.

PROIBIO DA COMPRA No podem ser comprados, ainda que em hasta pblica (art. 497, CC): pelos tutores, curadores, testamenteiros e administradores, os bens confiados sua guarda ou administrao. A lei receia que estas pessoas se faam prevalecer de sua posio especial para lograrem vantagem em detrimento dos titulares dos bens que guardam ou administram. pelos servidores pblicos, os bens da Unio, dos Estados e dos Municpios, que estiverem sob sua administrao direta ou indireta, aplicando-se a mesma disposio aos juzes, arbitradores, ou peritos que, de qualquer modo, possam influir no ato ou no preo da venda. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR pelos juzes, empregados da Fazenda, secretrios de tribunais, escrives e outros oficiais da Justia, os bens ou direitos, sobre os quais se litigam em tribunal, juzo, ou conselho, no lugar onde esses funcionrios servirem ou a que se estender sua autoridade. pelos leiloeiros e seus prepostos quanto aos bens de cuja venda estejam encarregados e os corretores das Bolsas quanto aos bens a eles confiados. o proprietrio de coisa alugada, para vend-la dever dar conhecimento do fato ao inquilino, que ter direito de preferncia (veremos isso melhor ainda na aula de hoje) para adquiri-la em igualdade de condies com terceiros. o condmino, enquanto pender o estado de indiviso, no poder vender a sua parte a estranho, se o outro condmino a quiser (art. 504, 1 parte, do CC). Trata-se do chamado direito de preferncia do condmino sobre a venda de bem indivisvel. O condmino a quem no se der conhecimento da venda, poder, depositando o preo, haver para si a parte vendida a estranhos, no prazo de seis meses. Um condomnio pode ser classificado em: a) pro indiviso quando o bem se encontra indiviso (no foi dividido) entre os vrios proprietrios, de modo que cada um apenas possui parte ou frao ideal); b) pro diviso quando apesar de possurem em condomnio, cada condmino j tem a sua parte delimitada e determinada. Nesta ltima hiptese, cada condmino pode vender sua parte a terceiro sem oferecer aos outros condminos. No caso do condomnio ser pro indiviso, e o bem for indivisvel, cada condmino s pode vender sua parte a estranhos se antes oferecer aos outros condminos (como dissemos, h o direito de preferncia).

CLUSULAS ESPECIAIS COMPRA E VENDA Um contrato de compra e venda, desde que os contraentes consintam, pode vir acompanhado de clusulas especiais, que no retiram sua essncia, mas alteram um pouco sua fisionomia, inserindo uma obrigao acessria. A doutrina costuma chamar estas clusulas especiais de pactos adjetos compra e venda. Pacto = acordo; Adjeto = de adjetivo, de qualidade ou acessrio do principal. So eles: a retrovenda; a venda a contento; a preempo; a venda com reserva de domnio e a venda sobre documentos. Vamos analis-los um a um: 1) Retrovenda (arts. 505 a 508, CC) Retrovenda (ou direito de retrato) o direito que tem o vendedor de readquirir o imvel que vendeu, dentro de certo prazo, restituindo ao comprador o preo recebido, mais as despesas feitas pelo comprador, inclusive as que, durante o perodo de resgate, se efetuaram com a autorizao escrita, ou para a realizao de benfeitorias necessrias (art. 505, CC). A retrovenda uma condio resolutiva. Exemplo: estou passando por necessidades financeiras e no desejo perder um imvel. Desta forma eu vendo este imvel para voc. No entanto estabeleo uma clusula que posteriormente voc dever revender o imvel para mim pelo mesmo preo que pagou ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR (acrescidos dos dispndios feitos como escritura, impostos, etc.). Na prtica ela no usada, por trazer certa insegurana nos negcios jurdicos. Esta clusula tem que ser expressa no contrato. A propriedade resolvel se extinguir no instante em que o alienante exercer seu direito de reaver o bem. As partes podem pactuar o prazo de retrovenda, mas o mximo de 03 (trs) anos. Trata-se de prazo decadencial. Este prazo improrrogvel, ininterrupto e insuscetvel de suspenso. No caso de no se estipular o prazo, este ser considerado como sendo de trs anos. Na hiptese de se estipular prazo maior, este ser considerado no escrito e ficam valendo os trs anos. Vencido o prazo e no exercido o direito, a venda se torna irretratvel. 2) Venda a contento e Venda sujeita a prova (arts. 509 a 512, CC) Venda a contento consiste na hiptese de venda feita sob condio suspensiva. Neste caso, a venda no se aperfeioa enquanto o comprador no se declara satisfeito, mesmo que a coisa j tenha sido entregue. Exemplo: A vende para B uma certa quantidade de vinho e a entrega. No entanto a concluso do negcio fica na dependncia de B manifestar sua aceitao, aps provar o produto. Enquanto o comprador no manifestar sua vontade, suas obrigaes so de mero comodatrio. o que ns costumamos dizer na prtica satisfao garantida... ou o seu dinheiro de volta. At esse ato a coisa pertence ao vendedor. Pode haver uma clusula de manifestao de aceitao tcita. Exemplo: se voc no se manifestar em 30 dias, estamos entendendo que voc est satisfeito e no poder mais reclamar. No havendo prazo estipulado para a manifestao do comprador, o vendedor ter direito de intim-lo, judicial ou extrajudicialmente, para que o faa em prazo improrrogvel. Ocorre a venda sujeita a prova quando o vendedor apresenta ao comprador amostras que indiquem a qualidade do produto a ser vendido. Neste caso, entende-se que o vendedor assegura ter a coisa vendida as qualidades por ele apresentadas. Exemplo: voc prova um copo de vinho e o acha excelente. Compra uma caixa deste produto. Mas as demais garrafas no so to boas quanto quela que voc provou. Na hiptese da coisa no apresentar as qualidades explicitadas pelo vendedor, ela poder ser enjeitada, aplicando-se as regras do vcio redibitrio (art. 510, CC). 3) Preempo, preferncia ou prelao (arts. 513 a 520, CC) Inicialmente reparem que os examinadores gostam de usar todas estas expresses como sinnimas (direito de preferncia, preempo e prelao). O contrato de compra e venda pode conter a clusula segundo a qual o comprador se obriga a oferecer ao vendedor a coisa objeto do contrato (mvel ou imvel), se caso o comprador for vend-la a terceiro ou d-la em pagamento, para que o comprador use de seu direito de prelao (preferncia) na compra. O preo ser "tanto por tanto", isto , o valor que seria pago pelo terceiro. Cuidado para no confundir o direito de preempo (preferncia) com a retrovenda. Nesta ltima a pessoa obrigada (num prazo de at trs anos)

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR revender a coisa para quem lhe vendeu inicialmente, sendo que o preo o mesmo que ela pagou (mais despesas de transferncia). No direito de preempo, quando eu for revender a coisa (se um dia eu for revend-la), devo oferecer primeiro ao primeiro vendedor. E o preo ser o de mercado, ou seja, o mesmo valor que o terceiro interessado pagaria se ele fosse comprar a coisa. muito parecido. Mas existem diferenas. E o examinador gosta de confundir tais institutos. O direito de preferncia intransmissvel, isto , no se pode ceder a terceiros (inter vivos) e nem passar aos seus herdeiros (causa mortis), sendo personalssimo (art. 520, CC). Prazo mximo para o exerccio da preempo: a) se a coisa for mvel, no poder exceder 180 dias. b) se for imvel, no poder exceder 02 anos. Obs: no sendo fixado um prazo determinado, o direito de preempo caducar em 03 dias se for mvel, ou 60 dias se for imvel. Havendo preferncia em favor de mais de uma pessoa, s poder ser exercida em relao totalidade do objeto, no se admitindo exerccio parcial do direito de preferncia que viria cindir a venda. Se o comprador alienar a coisa sem ter dado cincia ao vendedor do preo e das vantagens que por ela lhe ofereceram, responder por perdas e danos. Se o adquirente tambm estiver de m-f, responde solidariamente (art. 518, CC). Como regra o direito de preferncia decorre do contrato. Mas em algumas situaes a lei que o prev. Assim, tm direito de prelao (ou preferncia) legal: o dono de bem desapropriado (trata-se do direito de retrocesso, previsto no art. 519, CC) ou seja, se a coisa expropriada para fins de necessidade ou utilidade pblica, ou interesse social, no tiver o destino para que se desapropriou, ou no for utilizada em obras ou servios pblicos, caber ao expropriando o direito de preferncia, pelo preo atual da coisa. o condmino de bem indivisvel um condmino s pode vender sua parte a estranhos, se oferecer primeiro a outro condmino, nas mesmas condies. O condmino preterido poder, depositando o peo, requerer para si a coisa vendida a estranhos, se o fizer no prazo (decadencial) de 180 dias. o locatrio em relao ao bem locado o art. 27, da Lei n 8.245/91 prev que o locatrio tem preferncia para adquirir o imvel locado, em igualdade de condies com terceiros, nos casos de venda ou promessa de venda. O locatrio dever exercer este direito no prazo (decadencial) de 30 dias. Se o locador no respeitar o direito de preferncia, h duas opes para o locatrio preterido: reclamar perdas e danos ou depositar o preo (e demais despesas do ato de transferncia) e haver para si o imvel locado. Nesta ltima hiptese deve requerer no prazo de 06 (seis)

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR meses, a contar do registro do ato no cartrio de imveis, desde que o contrato de locao esteja averbado pelo menos 30 dias antes da alienao, junto matrcula do imvel. 4) Reserva de domnio (arts. 521 a 528, CC) Ocorre a reserva de domnio quando se estipula em contrato de compra e venda de coisa mvel infungvel (regra), que o vendedor reserve para si a propriedade do bem, at o momento em que se realize o pagamento integral do preo, quando ento o negcio ter eficcia plena. O vendedor transfere ao comprador a posse da coisa, mas conserva a propriedade at o pagamento (art. 521, CC). Exemplo: Eu vendo um carro para voc em dez prestaes; transfiro a posse para voc. Mas a propriedade continua sendo minha. Quando voc me pagar o preo integralmente, somente a eu irei transferir a propriedade para voc em definitivo. Trata-se de um contrato formal, que deve ser feito sempre por escrito. Para valer contra terceiros (efeito erga omnes) deve ser registrado no Cartrio de Ttulos e Documentos. A doutrina predominante o considera como sendo uma venda sob condio suspensiva, em que o evento futuro e incerto o pagamento integral do preo; suspende-se a transmisso da propriedade at que se tenha o implemento da condio, isto , o pagamento integral do preo ajustado. Efetuado o pagamento, a transferncia do domnio opera-se automaticamente. Se o comprador no pagar as prestaes no vencimento, poder o vendedor: pleitear a resciso do contrato, reintegrao de posse da coisa, devolvendo as prestaes pagas (deduzidas as despesas); mover ao pleiteando a cobrana das prestaes vencidas e vincendas, pois o atraso de uma prestao acarreta no vencimento antecipado das demais. Notem os arts. 1.070 e 1.071 (especialmente o seu 3o), do Cdigo de Processo Civil.

Observao: o comprador somente poder dispor ou alienar esse bem se houver a expressa autorizao do vendedor. 5) Venda sobre documentos (arts. 529 a 532, CC) Esta prtica vem sendo usada em negcios de importao e exportao, ligando-se tcnica de pagamento denominada crdito documentado (trust receipt). Substitui-se a tradio da coisa, pela entrega de seu ttulo representativo ou outros documentos exigidos no contrato. O pagamento, como regra, dever ser efetuado na data e local da entrega dos documentos. 6) Pacto Comissrio O pacto comissrio a clusula por fora da qual se opera a extino (resoluo) dos direitos contratuais da parte contratante que no cumpre a sua prestao. Era um dispositivo expresso no Cdigo Civil anterior. O atual no cuida mais de tal clusula nos contratos em geral. Isso significa que ela ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR deixou de existir juridicamente? Ora, tal clusula no contrria lei, nem ordem pblica e nem aos bons costumes, como tambm no est proibida a sua utilizao em nenhum dispositivo da lei. Portanto, entendo que o simples fato de o novo Cdigo no mais se referir, de modo expresso, clusula pacto comissrio no excluiu a possibilidade dela vir a ser adotada, principalmente nos negcios jurdicos bilaterais. Quando expressamente previsto no contrato de compra e venda, pelas partes intervenientes, ele funciona como condio resolutiva expressa. Assim, o inadimplemento, por parte de um dos contraentes, possibilita ao outro a prerrogativa de pleitear a resciso do contrato, com as perdas e danos. Portanto, entendo que em uma escritura de compra e venda de imvel, pode se estabelecer condio resolutiva expressa, pela qual o contrato ficar extinto (resolvido), de pleno direito, se, por exemplo, o comprador no efetuar o pagamento do preo na data aprazada, ou se deixar de pagar alguma das parcelas, caso o preo da compra tenha sido parcelado.

TROCA OU PERMUTA
(art. 533, CC) CONCEITO O contrato de troca ou permuta aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra coisa que no seja dinheiro. Operam-se, ao mesmo tempo, duas vendas, servindo as coisas trocadas de compensao recproca. Este contrato tambm chamado de escambo. CARACTERSTICAS Trata-se de um contrato bilateral, oneroso, comutativo e translativo de propriedade (h duas tradies, duas entregas).

OBJETO O objeto da permuta h de ser dois bens. Se um dos contraentes der dinheiro ou prestar servios, no haver a troca ou permuta. Podem ser trocados todos os bens que puderem ser vendidos, mesmo sendo de espcies diversas e valores diferentes. Assim como na compra e venda, gera para cada contratante a obrigao de transferir para o outro o domnio da coisa objeto de sua prestao. RELAO COM A COMPRA E VENDA H uma grande analogia entre os dois institutos. Por isso o legislador (art. 533, CC) determina que se apliquem permuta as mesmas disposies relativas compra e venda (em relao s garantias, vcios redibitrios, evico, etc.). No entanto, ressaltamos as seguintes diferenas: a) na troca, ambas as prestaes so em espcie; na venda, a prestao de um dos contratantes em dinheiro.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

10

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFESSOR: LAURO ESCOBAR b) o vendedor, uma vez entregue a coisa vendida, no poder pedir-lhe a devoluo no caso de no ter recebido o preo; j o permutante ter o direito de repetir o que deu, se a outra parte no lhe entregar o objeto permutado. (lembrando que repetir devolver coisa ou dinheiro; ou seja, restituir o que foi entregue). EFEITOS a permuta encerra uma dupla venda. cada um dos permutantes pagar metade das despesas da troca, alm de pagar, cada um, o imposto sobre o valor do bem adquirido. anulvel a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem o expresso consentimento dos outros descendentes e do cnjuge do alienante; se os valores forem iguais a troca vlida.

CONTRATO ESTIMATRIO
(arts. 534 a 537, CC) CONCEITO Contrato estimatrio ou venda em consignao o negcio jurdico em que algum (consignatrio) recebe de outrem (consignante) bens mveis, ficando autorizado a vend-los, obrigando-se a pagar um preo estimado previamente, se no restituir as coisas consignadas, dentro do prazo ajustado (art. 534, CC). considerado com sendo um contrato real, pois h necessidade da entrega do objeto. Exemplo: Digamos que em minha residncia eu fabrique, manualmente, alguns brinquedos ou enfeites, doces ou salgados, etc. Desejo vender esses bens. Mas no tenho um ponto de venda. Assim, eu deixo esses bens na padaria de um amigo ou no salo de beleza de outra amiga. Esses bens ficam expostos para venda. Entrego os bens a meus amigos e eles podem vender os bens. Posteriormente eles vendem e devem prestar contas comigo. Tambm usamos a expresso venda em consignao. CARACTERSTICAS Trata-se de um contrato bilateral ou sinalagmtico (obrigaes para ambas as partes), oneroso (envolve sacrifcio patrimonial), real (exige a entrega), comutativo (as partes tm conhecimento prvio acerca de suas prestaes), informal (no exige forma solene, podendo ser verbal) e temporrio.

PARTES Consignante aquele que entrega a coisa; no exemplo fornecido acima, sou eu.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

11

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Consignatrio aquele que recebe a coisa para vend-la; no nosso exemplo, so os meus amigos: o do dono da padaria, a dona do salo de beleza, etc. EFEITOS o consignante no perder o domnio (a propriedade) consignada, at que o consignatrio a negocie com terceiros. da coisa

o consignante no poder dispor da coisa antes de lhe ser restituda ou de lhe ser comunicada a restituio. a coisa consignada no poder ser objeto de penhora pelos credores do consignatrio, enquanto no for pago integralmente o seu preo. o consignatrio dever pagar as despesas de custdia e venda. o consignatrio no se libertar da obrigao de pagar o preo, se a restituio da coisa consignada, em sua integridade, se tornar impossvel, ainda que por fato a ele no imputvel.

Venda em Consignao X Pagamento em Consignao muito comum o aluno confundir o contrato de venda em consignao (contrato estimatrio) com o pagamento em consignao. J vimos este ltimo instituto na aula sobre Obrigaes Parte Geral. Este uma forma especial de pagamento e extino da obrigao. Trata-se do depsito da coisa devida (judicial ou extrajudicialmente) feito pelo devedor, com o objetivo de liberar-se da obrigao lquida e certa. O exemplo clssico o do credor que, sem justa causa, se recusa a receber a coisa (ou dar a quitao); neste caso o devedor deposita a coisa e se libera da obrigao.

DOAO
(arts. 538 a 564, CC) CONCEITO Doao o contrato pelo qual uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimnio bens ou vantagens para o de outra, que os aceita. Exige-se, para tanto, o animus donandi, ou seja, a vontade de se fazer uma liberalidade espontnea. PARTES Doador a pessoa que doa. Donatrio a pessoa que recebe o bem objeto da doao.

CARACTERSTICAS Contrato unilateral e gratuito requer interveno de duas partes contratantes. No entanto, apenas o doador assume a obrigao de transferir bens ao donatrio (apenas uma devedora), no havendo contraprestao por parte do donatrio. A doao ato de liberalidade. Todavia, pode ser ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

12

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR estipulado um encargo, caso o doador vincule o donatrio a determinado nus. Exemplo: eu lhe dou um terreno, desde que voc plante determinada cultura ou construa uma casa, etc. Consensual aperfeioa-se com a manifestao de vontade das partes. Supe a aceitao o contrato de doao s se aperfeioa com a aceitao do bem por parte do donatrio. Portanto trata-se de um negcio receptcio (quer dizer, exige a manifestao de vontade da outra parte: ou seja, a aceitao). Referida aceitao pode ser expressa ou tcita. Neste ltimo caso o doador marca um prazo para que o donatrio recuse a doao e ele no se manifesta neste prazo. Presume-se ento que ele aceitou a doao. No entanto, se a aceitao for com encargos, precisa ter a forma expressa. Forma como regra, trata-se de um contrato solene, pois o art. 541, CC impe uma forma que dever ser respeitada, sob pena de no valer o contrato. obrigatria a forma escrita, uma vez que se exige instrumento pblico ou particular. Admite-se a forma verbal (seguida de tradio) para os bens mveis de pequeno valor ( chamada de doao manual art. 541, pargrafo nico, CC). necessria a forma de escritura pblica para imveis, sujeita transcrio no Registro Imobilirio. ato inter vivos No existe doao para aps a morte (caso contrrio estaramos diante de uma clusula testamentria e no de uma doao).

CAPACIDADE ATIVA PARA DOAR Para que a doao seja vlida, alm dos elementos genricos e comuns a todos os negcios jurdicos, ainda imprescindvel observar os seguintes requisitos: Os absoluta ou relativamente incapazes em regra no podem doar, nem mesmo por meio de representantes legais, visto que tais liberalidades no so feitas no interesse do representado. O prdigo (pessoa que dissipa seus bens; dilapida seu patrimnio) pode doar, desde que assistido por seu curador, que dar ou no sua anuncia para o ato. Os cnjuges, sem a devida outorga (exceto no regime da separao absoluta), esto impedidos de fazer doao, no sendo remuneratria, com os bens e rendimentos comuns, ou dos que possam integrar futura meao. O cnjuge adltero no pode fazer doao a seu cmplice, sob pena de anulabilidade (pleiteada pelo outro cnjuge ou seus herdeiros necessrios, at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal). Os consortes (marido e mulher) no podem fazer doaes entre si se o regime for da comunho universal; se outro for o regime, no havendo disposio em contrrio, nada obsta a doao, importando em adiantamento do que lhes couber por herana (art. 544, CC). As pessoas jurdicas de direito privado podem fazer e receber doaes.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

13

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR O falido no pode fazer doaes porque perdeu a administrao de seus bens e isso lesaria seus credores.

REQUISITOS OBJETIVOS PARA A DOAO Inicialmente necessrio que a coisa esteja in commercium. Esta coisa pode se referir a bem mvel ou imvel; corpreo ou incorpreo; presente ou futuro; etc. Alm disso, deve ser observado: Uma pessoa no pode doar todos os seus bens (doao universal), sem reserva de parte ou renda suficiente para sua subsistncia (art. 548, CC). Nula ser tal doao. Mas a proibio ser eliminada se o doador se reservar o usufruto dos bens. Exemplo: uma pessoa, j com 80 anos, deseja doar todos os seus bens em vida, para evitar futuras desavenas familiares aps a sua morte. Ele no pode fazer a doao pura e simples. Qual a soluo? Ele doa os bens e no mesmo instrumento se reserva no direito de usufruto. Desta forma ele perde a propriedade dos bens, mas continua a usufruir (morar ou alugar) o mesmo. Se com a doao o doador ficar insolvente (passivo maior que o ativo em outras palavras tem mais dvidas do que patrimnio), os credores prejudicados podero anul-la, pois neste caso pode ter ocorrido a fraude contra credores (caso tenha ficado com alguma dvida, releia este ponto na aula referente aos Fatos e Atos Jurdicos). Nula tambm ser a doao da parte excedente do que poderia dispor o doador em testamento. Ou seja, havendo herdeiros o testador s poder dispor de metade da herana (arts. 1.789 e 1.846, CC), preservando-se, assim, a legtima dos herdeiros. Haver nulidade da doao inoficiosa (segundo o dicionrio Aurlio inoficiosa aquilo que prejudica, sem razo conhecida; nociva) apenas na poro excedente legtima de seus herdeiros.

DOAO A INCAPAZES As pessoas que no podem contratar (os incapazes, relativa e absolutamente) podem aceitar doaes puras (isto , sem encargos art. 543, CC). A doao feita ao nascituro vlida, desde que aceita pelos pais (art. 542, CC). Trata-se de caso de ato jurdico sujeito a condio suspensiva, pois a doao somente se efetivar se houver o nascimento com vida do nascituro. Caso ele nasa morto (natimorto), o contrato ser considerado ineficaz. Igualmente vlida ser a doao feita em contemplao de casamento futuro e referente aos filhos futuros do casal. ESPCIE DE DOAO Pura e simples ou tpica aquela feita por mera liberalidade; quando no se impe nenhum nus, nenhuma restrio ao donatrio, que desfrutar amplamente do bem recebido, sem qualquer limitao.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

14

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFESSOR: LAURO ESCOBAR Condicional quando surte efeitos somente a partir de determinado momento ou ao findar uma determinada situao (lembrem-se que condio se subordina a ocorrncia de um acontecimento futuro e incerto). Exemplo: doao feita subordinando-se a realizao de um casamento (chamamos de doao propter nuptias). Neste caso h uma condio suspensiva: a doao s ter efeito se o casamento se realizar. A doao tambm pode ser condicionada aos futuros filhos do casal (art. 546, CC). Se houver dvidas sobre o tema, retorne aula sobre Fatos e Atos Jurdicos. A termo quando contm um termo inicial ou final (lembrem-se que o termo se subordina ocorrncia de um evento futuro e certo). Exemplo: Doei um stio a Joo, que ter o direito de us-lo durante dez anos; aps esta data o direito de usar passar a ser de Antnio. Subveno peridica o doador estipula rendas ao donatrio em periodicidade (semanal, quinzenal, mensal, etc.). Trata-se de uma modalidade de contrato de trato sucessivo. Esta doao no poder ultrapassar a vida do donatrio (art. 545, CC). Com encargo ou modal ou onerosa quando o doador impe ao donatrio alguma incumbncia em seu benefcio, em proveito de terceiro ou de interesse geral. Exemplo: Doei um terreno com a obrigao de o donatrio ali construir uma escola; doei uma casa com a obrigao de se colocar os impostos em dia, etc. Remuneratria aquela que tem por finalidade recompensar servios ou favores prestados pelo donatrio ao doador. Esta doao no tida como gratuita, mas onerosa. Exemplo: Doao de um leito ao mdico que tratou do doador sem nada cobrar. Na verdade a parte que corresponde retribuio do servio prestado pagamento; s ser doao, propriamente dita, quanto parte que exceder o valor desse servio. Com clusula de reverso (resolutiva) o doador estipula que se o donatrio morrer antes dele, os bens doados retornaro ao patrimnio do doador, gerando, assim, uma sucesso anmala (isto porque no segue o caminho natural de uma sucesso, que seria rumo ao patrimnio dos sucessores do donatrio). No prevalece a clusula de reverso em favor de terceiro (art. 547, CC), ou seja, o doador no pode, por exemplo, estipular que caso Joo morra este bem v para o patrimnio de Jos. Tem efeitos retroativos, anulando eventuais alienaes feitas pelo donatrio, fazendo os bens reverterem livres de quaisquer nus ao doador. Doao conjuntiva aquela feita em comum a mais de uma pessoa, sendo distribuda por igual entre os diversos donatrios, exceto se o contrato estipulou o contrrio (art. 551, CC). Caso os beneficirios sejam marido e mulher, falecendo um deles, ter o cnjuge sobrevivente o direito de acrescer sua parte a do falecido.

DOAO A FILHOS - IMPORTANTE

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

15

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR permitida a doao de bens dos pais aos filhos. E no imprescindvel a autorizao dos outros filhos para esta doao. No entanto, "a doao de ascendente a descendente, ou de um cnjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herana" (art. 544, CC). Exemplo: Um homem vivo possui trs imveis do mesmo valor e trs filhos. Pergunto: ele pode doar em vida um imvel a um dos filhos? Necessita de autorizao dos outros filhos? Resposta: O pai pode fazer a doao do bem sem autorizao dos demais filhos. No entanto, quando esse pai falecer, esta situao ser levada em considerao no inventrio. Aquele filho que recebeu a doao, em tese, no ter mais direito herana. Houve o que chamamos de adiantamento da parte que lhe era cabvel, ou seja, adiantamento da legtima. Ele ter que prestar contas desta doao no inventrio, trazendo aquele bem colao. Portanto os outros dois imveis sero divididos entre os outros dois filhos. Outra pergunta: E se o pai doar dois imveis a um dos filhos? Resposta: neste caso a doao de um dos imveis ser vlida, pois est dentro de sua parte disponvel. Mas o outro no. Nesse caso, a doao que ultrapassou a parte disponvel considerada nula. Isto porque qualquer clusula que altere normas de ordem pblica de direito sucessrio considerada nula. Por ocasio da morte do doador, se faz necessrio que os bens recebidos pelos filhos sejam arrecadados no inventrio, para nova conferncia, por meio da colao. Colao consiste na arrecadao dos bens recebidos pelos herdeiros do de cujus, quando este ainda vivia, trazendo-os todos para o processo de inventrio, a fim de serem submetidos a uma conferncia e diviso no juzo do inventrio. Todavia, pode ocorrer que a doao tenha sido feita saindo os bens da parte disponvel de seu patrimnio, dispensando-se expressamente o donatrio da colao. Neste caso, a doao no importa em adiantamento da legtima. REVOGAO DA DOAO A doao um contrato e, como tal, uma vez aperfeioado, s pode ser rescindido pela vontade de ambas as partes ou pela presena de algum vcio, gerando nulidade ou anulabilidade (ex: coao, estado de perigo, no se respeitar a forma adequada, etc). Todavia, a doao, tambm poder ser revogada nas seguintes hipteses: A) Pela ingratido. Isto ocorrer se o donatrio: atentar contra a vida do doador. cometer alguma ofensa fsica contra o doador. injuriar ou caluniar o doador. recusar alimentos ao doador, desde que pudesse ministr-los. A revogao deve ser pleiteada dentro do prazo decadencial de um ano, a partir do conhecimento do fato que a autorizar pelo doador, mediante ao judicial. Esse direito personalssimo (art. 560, CC), ou seja, somente o prprio doador pode revogar uma doao. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

16

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR No se pode renunciar antecipadamente o direito de revogar a liberalidade por ingratido do donatrio (art. 556, CC), sendo nula disposio neste sentido. A revogao no prejudica os direitos adquiridos de terceiros (art. 563, CC). Isto , revogada a doao, os bens voltam ao patrimnio do doador, respeitados, porm, os direitos dos terceiros. Se o donatrio j vendeu um bem, o terceiro no fica prejudicado. Porm o preo recebido pelo donatrio na venda deve retornar ao doador. No se revogam por ingratido as doaes: puramente remuneratrias. oneradas com encargo. que se fizerem em cumprimento de obrigao natural (dvidas de jogo ou prescritas). feitas para determinado casamento.

B) Pelo descumprimento do encargo imposto (se houver) a doao onerosa poder ser revogada pela inexecuo de um encargo, desde que o donatrio incorra em mora. No havendo prazo para o cumprimento, o doador poder notificar judicialmente o donatrio, assinalando-lhe prazo razovel para que cumpra a obrigao assumida (art. 562, CC).

LOCAO
(arts. 565 a 578, 593 a 626, CC) A locao o contrato pelo qual uma das partes, mediante remunerao paga pela outra, se compromete a fornecer-lhe, durante certo lapso de tempo, o uso e gozo de uma coisa infungvel, a prestao de um servio aprecivel economicamente ou a execuo de alguma obra determinada. Levando-se em considerao este conceito, podemos estabelecer trs espcies de locao: a) Locao de Coisas (locatio rei) uso e gozo de bem infungvel. b) Locao de Servios (locatio operarum) prestao de servios economicamente aprecivel. c) Locao de Obras ou empreitada (locatio operis faciendi) execuo de obra ou trabalho. Observaes 1) Pela disposio atual no Cdigo Civil, a prestao de servios e a empreitada no so mais espcies de locao, at porque o legislador as colocou no Cdigo aps o contrato de emprstimo, fazendo questo de separar esses contratos (prestao de servios e empreitada) da locao de coisas. No entanto, por questes didticas, continuamos a coloc-las neste mesmo ponto da aula. 2) conveniente tambm esclarecer que as expresses locao e arrendamento so usadas como sinnimas. No entanto, na prtica, se costuma usar o termo arrendamento para se designar o aluguel de imveis rsticos (ou

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

17

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR rurais) e locao para bens (mveis ou imveis) urbanos. Trata-se apenas de uma questo de terminologia da doutrina, no estando expressa na lei. CARACTERSTICAS COMUNS As trs modalidades de contrato acima mencionadas apresentam as seguintes caractersticas comuns: Cesso temporria do uso e gozo da coisa, sem haver a transmisso da propriedade. Termos usados para a Remunerao: a) na locao de coisas aluguel b) na prestao (locao) de servios salrio c) na empreitada (locao de obras) preo Classificao de uma forma geral, trata-se de contrato: bilateral (obrigaes recprocas), oneroso (visa determinada vantagem), comutativo (mtuas vantagens conhecidas e equivalentes) e consensual (sem forma especial, exceto hipteses especiais). A) LOCAO DE COISAS CONCEITO o contrato pelo qual uma das partes (locador, senhorio) se obriga a ceder outra (locatrio, inquilino), por tempo determinado, ou no, o uso e gozo de coisa no-fungvel (ou infungvel que no pode ser substitudo por outro igual), mediante certa remunerao (art. 565, CC). Portanto oneroso. Se houver mais de um locador ou locatrio, entende-se que so solidrios, se o contrato no estipulou o contrrio. Caso se referisse a bem fungvel, teramos o mtuo (que veremos mais adiante) e no a locao. No entanto, em certas hipteses, os bens fungveis podem ser alugados. Isto quando o seu uso e gozo for concedido ad pompam vel ostentationem. Exemplo: ceder ao locatrio garrafas de vinho, ou cestas de frutas, para que sirvam apenas de ornamentao em uma festa, sendo que estes bens sero devolvidos depois da festa. Por outro lado, se a coisa fosse infungvel, porm gratuita, teramos no uma locao, mas sim o comodato (que tambm ser analisado mais adiante). PARTES Locador (senhorio ou arrendador) o que oferece a coisa em locao. Em regra o proprietrio. Mas nem sempre o proprietrio o locador. Exemplo: o usufruto d direito pessoa de usar ou fruir (retirar os frutos alugar) a coisa alheia. Logo, o usufruturio, embora no seja proprietrio, tambm pode ser locador. Trata-se de uma tima pegadinha, pois o examinador s vezes coloca em uma alternativa o

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

18

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR locador sempre o proprietrio. A afirmao est errada. O mesmo tambm se aplica na sublocao, quando o contrato permite. Locatrio (inquilino ou arrendatrio) o que recebe a coisa em locao e que por sua vez, deve pagar o aluguel.

ELEMENTOS Sendo a locao um contrato, e, portanto, um negcio jurdico, ser sempre um ato jurdico bilateral. Portanto, seus elementos sero os mesmos previstos para um negcio jurdico em geral, acrescentando-se: a coisa (res), o preo (pretium) e o consenso (consensus): Coisa como vimos, o bem a ser locado pode ser mvel ou imvel, corpreo ou incorpreo, divisvel ou indivisvel. Por outro lado ele deve ser infungvel, inconsumvel e suscetvel de gozo. Alm disso, deve ser sempre lcito e possvel. conveniente ressaltar que mesmo um bem inalienvel (ex: bem gravado com clusula de inalienabilidade, bem de famlia) pode ser locado. Preo - remunerao, aluguel ou renda a importncia que o locatrio paga periodicamente pelo uso da coisa. O valor do aluguel pode ser estipulado livremente pelas partes, sendo proibida a imposio unilateral. Ele deve ser certo, podendo ser em dinheiro ou qualquer outro bem. Deve tambm ser srio; se for irrisrio ser um emprstimo da coisa de forma dissimulada. Como vimos na aula sobre Obrigaes, proibida qualquer forma de vinculao ao salrio mnimo, moedas estrangeiras e metais preciosos (art. 318, CC). Os reajustes devem seguir o disposto em lei especfica. Se o locatrio no pagar o preo, sua cobrana poder ser feita judicialmente, havendo motivo para resciso contratual. Consentimento vlido o acordo de vontades. Quanto aos defeitos relativos ao consentimento, revejam a aula referente aos Fatos e Atos Jurdicos (ex: erro essencial; dolo essencial, coao...) Os incapazes s podero alugar se forem representados (para os absolutamente incapazes) ou assistidos (para os relativamente incapazes) por seus representantes legais (pais, tutores ou curadores).

FORMA E PRAZO A forma do contrato de locao pode ser qualquer uma, inclusive a verbal, posto que um contrato consensual. O prazo sempre temporrio. Poder at ser vitalcio, mas nunca perptuo. O prazo pode ser determinado ou indeterminado, dependendo do que se pactuar no contrato. Se no for estipulado um prazo exato, ele ser indeterminado. Na locao predial urbana, se for igual ou superior a dez anos, depender de autorizao conjugal (outorga marital ou uxria), na hiptese de apenas um dos consortes ser o locador. Se o contrato de locao for pactuado com prazo fixo o locador no poder reaver a coisa alugada antes do seu vencimento (salvo se rescindir o contrato e indenizar o locatrio pelas perdas e danos resultantes desta quebra de contrato; ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

19

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR neste caso o locatrio ter direito de reteno do bem at o pagamento da indenizao). Por outro lado o locatrio poder devolver a coisa pagando a multa prevista no contrato de forma proporcional ao tempo que resta para o fim da locao (art. 571, CC). Se este valor for excessivo, o Juiz pode reduzir este valor para bases razoveis (art. 572, CC). Tal dispositivo est em sintonia com o art. 413, CC que permite ao Juiz reduzir equitativamente o valor da clusula penal, quando a obrigao principal tiver sido cumprida em parte ou se o seu montante for manifestamente excessivo, tendo-se em vista a natureza e a finalidade do negcio. Nota-se, mais uma vez, a presena da funo social do contrato (art. 421, CC). ESPCIES De uma forma geral a locao pode ser de: 1. Coisa: a) Mvel rege-se pelo Cdigo Civil (ex: locao de um carro). b) Imvel rege-se pelo Cdigo Civil (ex: locao de um terreno, de uma garagem autnoma, etc.). 2. Prdios Urbanos neste caso aplica-se a Lei n 8.245/91 a) Residenciais urbanos b) No residenciais: - comerciais ou industriais urbanos e rsticos (art. 51). - hospitais, unidades sanitrias oficiais, asilos, estabelecimentos de sade e de ensino autorizados e fiscalizados pelo Poder Pblico (art. 53). - lojistas e empreendedores de shopping center (art. 54). - no comerciais urbanos (ex: prdio para rede de associao). 3. Prdios Rsticos (destinados atividade rural) neste caso aplica-se o Dec. 59.566/66 e o Estatuto da Terra. LOCAO NO CDIGO CIVIL As regras do Cdigo Civil aplicam-se locao de objetos (mveis e imveis), que no se enquadram como prdios urbanos com fins residenciais e comerciais (pois nestes casos aplica-se a Lei n 8.245/91). Assim continuam sendo regulados pelo Cdigo Civil: 1) Locaes: de imveis de propriedade da Unio, dos Estados, dos Municpios. de vagas autnomas de garagem ou de espaos para estacionamentos de veculos. de espaos destinados publicidade. de apart-hotis, hotis-residncia ou equiparados

2) Arrendamento Mercantil.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

20

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR LOCAO DE COISAS MVEIS E IMVEIS a) Pode ela ser por tempo determinado ou indeterminado. Se por prazo determinado, ela cessa de pleno direito, findo o prazo estipulado, independente de notificao ou aviso (art. 573, CC). b) Findo o prazo da locao, se o locatrio continuar na posse da coisa alugada, sem oposio do locador, presumir-se- prorrogada sem prazo determinado (art. 574, CC). c) A qualquer tempo, vencido o prazo do contrato, pode o locador notificar o locatrio para restituir a coisa. d) Alienada a coisa, o novo proprietrio no obrigado a respeitar o contrato, a no ser que o contrato esteja na sua vigncia, por prazo determinado, e contenha clusula de sua vigncia no caso de alienao, e constar de Registro de Imveis (art. 576, CC). e) Morrendo o locador ou locatrio transfere-se a locao a seus herdeiros (art. 577, CC), por esse motivo a doutrina afirma que o contrato de locao no personalssimo. f) Na dvida quanto interpretao do contrato, deve ser entendida a que mais favorecer o locatrio. Direitos do locador Receber pagamento do aluguel. Exigir algumas garantias do locatrio, como a fiana (veremos isso mais adiante de forma minuciosa). Mover ao de despejo nos casos em que a lei permitir. Autorizar (ou no) a sublocao ou a cesso de locao. Pedir reviso judicial do aluguel.

Obrigaes do locador Entregar ao locatrio a coisa alugada, com seus acessrios, em estado de servir ao uso a que se destina. Manter a coisa alugada neste estado pelo tempo do contrato, salvo clusula expressa. Garantir ao locatrio o uso pacfico da coisa, durante o prazo do contrato. Resguardar o locatrio dos embaraos e turbaes de terceiros (tanto o locador como o locatrio possuem legitimidade para ingressar com as aes possessrias). Indenizar benfeitorias teis e necessrias feitas pelo locatrio de boa-f.

Direitos do locatrio Exigir a entrega da coisa e recibo de aluguel.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

21

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Reter o bem no caso de benfeitorias necessrias ou teis feitas com o consentimento por escrito do locador enquanto no receba indenizao relativa a elas. Preferncia na aquisio no caso de alienao do imvel locado. Purgar a mora. Trata-se do ato que repara ou corrige a falta cometida. No caso o pagamento da dvida, ou seja, os eventuais aluguis vencidos, para evitar a resciso do contrato.

Obrigaes do locatrio Servir-se da coisa alugada apenas para os usos convencionados ou presumidos conforme a natureza dela. Tratar a coisa alugada como se fosse sua. Pagar pontualmente o aluguel nos prazos ajustados e na falta de ajuste, segundo os costumes do lugar. Restituir a coisa, finda a locao, no estado em que a recebeu, salvo as deterioraes naturais do uso.

LOCAO DE IMVEL URBANO = LEI N 8.245/91


Esta lei regula a locao de imveis urbanos residenciais e no residenciais. O Cdigo Civil, apesar de ser uma lei posterior, no afastou a aplicao da Lei n 8.245/91 para as locaes de imveis urbanos. o que dispe o art. 2.036, CC, que dispe: a locao de prdio urbano, que esteja sujeita lei especial, por esta continua a ser regida. O art. 1o da Lei de Locaes afirma que ela no ter incidncia no contrato de locao de: a) imveis pblicos ou bens que integram o patrimnio pblico nestes casos aplica-se o Decreto-lei n 9.760/46 e a Lei n 8.666/93. b) vagas autnomas de garagem ou espaos para estacionamentos de veculos nestes casos aplica-se o Cdigo Civil. c) espaos destinados publicidade (ou outdoors) aplica-se o Cdigo Civil. d) apart-hotis, hotis residncias ou equiparados (flats) aplica-se o Cdigo Civil. e) arrendamento mercantil ou leasing aplica-se a Resoluo do BACEN no 980/90. importante esclarecer que nesta parte da aula as referncias que faremos a dispositivos legais, so da Lei n 8.245/91 (e no do Cdigo Civil). CARACTERSTICAS GERAIS Remunerao = Aluguel fixado por qualquer prazo. No entanto se o prazo for igual ou superior a dez anos, necessria a outorga (ou vnia) conjugal, uxria ou marital (art. 3).

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

22

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Durante o prazo convencionado no poder o locador reaver o imvel alugado. J o locatrio poder devolv-lo, pagando a multa pactuada, proporcionalmente ao perodo de cumprimento do contrato, ou na sua falta, a que for judicialmente estipulada (art. 4o redao dada pela Lei no 12.112/09). O locatrio poder tambm rescindir a locao por prazo indeterminado mediante aviso por escrito ao locador, com antecedncia mnima de trinta dias. livre a conveno do aluguel, vedada a sua estipulao em moeda estrangeira, ouro, nem ser vinculado a variao cambial, salrio-mnimo, etc. (art. 17). No pode ser cobrado adiantado salvo se a locao for por temporada (art. 49) e tambm nos casos em que o contrato foi celebrado sem garantia alguma. Os ndices e a periodicidade dos reajustes so previstos em legislao especfica. Tambm pode ser reajustado judicialmente a cada 03 (trs) anos, a partir do ltimo contrato ou acordo Ao Revisional de Aluguel (arts. 19 e 68 a 70). Em casos de separao de fato, separao judicial, divrcio ou dissoluo da unio estvel, a locao residencial prosseguir automaticamente com o cnjuge ou companheiro que permanecer no imvel (art. 12). Alienao do imvel rompe o contrato, salvo se a locao for por tempo determinado. Extino a locao se desfaz por mtuo acordo, infrao contratual ou no pagamento do aluguel. Ao do locador para reaver o imvel sempre por despejo. Na mesma ao pode ser feito o pedido de resciso da locao, cumulado com a cobrana dos aluguis e acessrios da locao. Cita-se o locatrio para responder ao pedido de resciso contratual. Para pedido de cobrana citase o locatrio e os eventuais fiadores (art. 62, I e 5o). O locatrio e o fiador podero evitar a resciso da locao efetuando, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da citao, o pagamento do dbito atualizado, independentemente de clculo e mediante depsito judicial. Trata-se da purgao da mora. Se a ao de despejo for julgada procedente, o juiz determinar a expedio de mandado de despejo, que conter o prazo de 30 (trinta) dias para a desocupao voluntria (art. 63). Se o bem locado for apartamento, o locatrio poder votar nas assemblias que no envolvam despesas extraordinrias de condomnio, caso o locador a ela no comparea (Lei no 4.591/64, art. 24, 4o).

GARANTIAS O locador s pode exigir uma das seguintes modalidades de garantia (art. 37):

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

23

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR a) Cauo este termo vem da expresso latina cautio, que de modo geral quer significar a cautela que se tem ou se toma, em virtude do qual uma pessoa oferece a outra uma garantia ou segurana para o cumprimento da obrigao. Pode se referir a bens mveis ou imveis (cauo real); no entanto esta garantia geralmente em dinheiro (cauo em dinheiro), que no pode exceder a trs meses de aluguel, depositado em caderneta de poupana (art. 38), em nome do locador e locatrio (conta conjunta), pelo prazo de durao da locao. As correes monetrias e os juros revertem em favor do inquilino quando levantados no trmino da locao. b) Fiana pessoal (veremos em item prprio que se o fiador for casado, necessita da outorga de seu cnjuge, sob pena de ineficcia da garantia Smula 332 STJ) ou bancria. a preferida pelo locador, pois possibilita avaliar a capacidade patrimonial e econmica do fiador. c) Seguro de fiana locatcia ou seja, pagamento de uma taxa correspondente a um prmio anual ou mensal ao locador. Garante-se, mediante premio, o valor do aluguel. a forma mais comum nas locaes comerciais. OBSERVAES IMPORTANTES 1) Qualquer das garantias da locao se estende at a efetiva devoluo do imvel, ainda que prorrogada a locao por prazo indeterminado, salvo disposio contratual em contrrio. 2) proibida, sob pena de nulidade da clusula contratual, a exigncia, por parte do locador, de mais de uma dessas modalidades de garantia num mesmo contrato de locao (art. 37 e pargrafo nico). Ou seja, o locador s pode pedir uma das garantias, de forma alternativa: ou a cauo, ou a fiana, ou o seguro. Nunca duas ou trs das garantias em conjunto. 3) Alm disso, o aluguel somente pode ser cobrado adiantado se o contrato no estiver garantido por nenhuma das modalidades acima (art. 42). Assim, o locador que exigiu que o locatrio apresentasse um fiador no pode exigir que o aluguel seja pago de forma adiantado. Somente se no foi exigida nenhuma das garantias acima que o locador pode exigir o pagamento antecipado do aluguel. 4) O fiador pode se eximir da obrigao, notificando o locador da sua inteno de desonerao, ficando obrigado por todos os efeitos da fiana durante 120 (cento e vinte) dias aps a notificao. O locador pode notificar o locatrio para apresentar nova garantia locatcia no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de desfazimento da locao (art. 40, inciso X e pargrafo nico). LOCAO RESIDENCIAL O legislador estabeleceu as seguintes hipteses: Contratos fixados por 30 (trinta) meses ou mais (art. 46) Nas locaes ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

24

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR meses, a resoluo (extino) do contrato ocorrer quando terminar o prazo estipulado, independentemente de notificao ou aviso. Findo o prazo ajustado, se o locatrio continuar na posse do imvel alugado por mais de trinta dias sem oposio do locador, presumir-se- prorrogada a locao por prazo indeterminado, mantidas as demais clusulas e condies do contrato. Ocorrendo a prorrogao, o locador poder pedir o imvel para si (chamamos isso de denunciar o contrato) a qualquer tempo (denncia vazia), apenas concedendo o prazo de trinta dias para desocupao. Se houver ao de despejo e o locatrio concordar em sair do imvel, ter seis meses para a desocupao. Contratos fixados at 30 (trinta) meses (art. 47) Quando ajustado verbalmente ou por escrito e com prazo inferior a trinta meses, findo o prazo estabelecido, a locao prorroga-se automaticamente, por prazo indeterminado. Neste caso somente pode ser retomado o imvel (denncia cheia): a) por mtuo acordo; b) em decorrncia da prtica de infrao legal ou contratual; c) em decorrncia da falta de pagamento do aluguel e demais encargos; d) para a realizao de reparaes urgentes determinadas pelo poder pblico, que no possam ser normalmente executadas com a permanncia do locatrio no imvel ou, podendo, ele se recuse a consenti-las; e) em decorrncia de extino do contrato de trabalho, se a ocupao do imvel pelo locatrio relacionada com o seu emprego; f) se for pedido para uso prprio, de seu cnjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente que no disponha, assim como seu cnjuge ou companheiro, de imvel residencial prprio; g) se for pedido para demolio e edificao licenciada ou para a realizao de obras aprovadas pelo Poder Pblico, que aumentem a rea construda, em, no mnimo, vinte por cento ou, se o imvel for destinado a explorao de hotel ou penso, em cinquenta por cento; h) se a vigncia ininterrupta da locao ultrapassar cinco anos. Locao por temporada por at 90 dias, para certos fins, como lazer, tratamento de sade ou realizao de obras. O aluguel e os encargos podem ser cobrados antecipadamente e de uma s vez (arts. 48/50).

Caros Alunos e Amigos Sempre que trato do tema locaes surgem diversas indagaes de alunos em sala de aula. Mas as perguntas feitas geralmente so mais de ordem prtica do que para concursos, propriamente dito. Os alunos querem saber aspectos prticos do contrato de locao, muitas vezes casos que vivenciaram (ou ainda esto vivenciando), enfim, casos de ordem particular. E eu nunca me neguei a responder qualquer tipo de indagao. Assim, antevendo que possa haver algumas indagaes a respeito, elaborei uma srie de perguntasrespostas. Trata-se, na verdade, de um bate-bola comigo mesmo, respondendo s indagaes mais comuns dos alunos. Repito: isso serve

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

25

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: R: LA LAURO ESCOBAR mais para a vida prtica do que para concursos. Mas aqui vo algumas dicas importantes em situaes de nosso dia-a-dia, referente locao: Situaes
1) Celebrei um contrato de locao com prazo de 12 (doze) meses. O locador pode pedir o imvel de volta a qualquer tempo? Resposta: No! Nas locaes efetuadas por tempo inferior a 30 meses, a denncia vazia (que o pedido de retomada do imvel pelo locador sem justificativa alguma) s poder ocorrer aps cinco anos ininterruptos de locao. J as pedidos justificados de retomada (denncia cheia) so: - no caso de extino do contrato de trabalho vinculado locao; - para uso prprio, do cnjuge ou companheiro; - para uso residencial de ascendentes ou descendentes que no disponham, de imveis prprios; - para demolio e edificao; - para realizao de obras que aumentem a rea construda em pelo menos 20%. 2) Celebrei um contrato de locao por 30 (tinta) meses. S se passou um ano e o locador j me pediu o imvel de volta. Ele pode reaver o imvel antes do prazo estipulado no contrato? Resposta: No! A lei bem clara neste sentido. O locador s poder retomar o imvel sem justificativa (denncia vazia) aps o trmino do contrato ou em casos especialssimos (ex: acordo entre as partes, no pagamento do aluguel, etc.). Somente o inquilino poder desistir da locao durante o prazo do contrato, mesmo assim, pagando multa proporcional ao perodo de cumprimento do contrato. Se a locao estiver vinculada com a atividade de trabalho e ocorrer transferncia de emprego para outro local, o inquilino ficar isento do pagamento da multa, devendo notificar o locador num prazo de 30 dias de antecedncia. 3) Sou locatrio e desejo realizar algumas reformas no imvel que aluguei. Como fazer isso? Resposta: O locatrio no poder realizar modificaes internas ou externas no imvel sem o consentimento prvio e por escrito do locador. Se fizer uma infrao contratual e o contrato poder ser rescindido. 4) A casa que aluguei est com problemas srios de vazamento. J conversei com o locador, mas ele ainda no mandou arrumar. Posso providenciar o conserto e abater do aluguel? Resposta: Sim! Consertos de vazamento so considerados como benfeitorias necessrias. E estas podem ser efetuadas pelo inquilino, mesmo que sem autorizao do locador, sendo que elas so indenizveis. 5) Aluguei uma casa dois meses atrs e agora descobri que a casa est infestada de ratos, cupins e traas. Posso rescindir o contrato? Resposta: Pela lei, se o imvel no tem condies de habitabilidade o locatrio pode rescindir o contrato sem pagar a multa. Mas, para isso, seria necessrio entrar com ao judicial. Na prtica o conselho que se tente primeiro um acordo, pedindo para que o locador providencie a desratizao, descupinizao e dedetizao do imvel. Caso no seja possvel e se no houver um acordo, pode-se rescindir o contrato judicialmente. 6) Fui fiador de um amigo em um contrato de locao por 30 meses. Tal perodo j foi ultrapassado. O contrato foi prorrogado de forma indeterminada. Minha obrigao como fiador ainda persiste? Resposta: O art. 39 da Lei n 8.245/91 estabelece que a garantia do fiador se estende at a efetiva entrega das chaves, salvo disposio em contrrio. Por isso o ideal que no prprio contrato o fiador deixe claro que concorda em garantir a locao somente at o termo final da locao (termo certo), no estendendo a fiana at a entrega do imvel, em caso de prorrogao do contrato para prazo indeterminado. O art. 40, inciso X (acrescentado pela Lei no 12.112/09) prev que o locador poder exigir novo fiador no caso de prorrogao da locao por prazo indeterminado uma vez notificado o locador pelo fiador de sua inteno de desonerao, ficando obrigado, poro todos os efeitos da fiana, durante 120 (cento e vinte) dias aps a notificao ao locador. E continua o pargrafo nico que o locador poder notificar o

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

26

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: R: LA LAURO ESCOBAR
locatrio para apresentar nova garantia locatcia no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de desfazimento da locao. 7) Tenho uma casa alugada j faz cinco anos. Nunca houve nenhum reajuste. Qual o ndice oficial que devo usar caso tente negociar um aumento do aluguel? Resposta: Os ndices mais utilizados para os reajustes de aluguel so o IPC da Fipe, o IGPM e o INPC. 8) Quando o inquilino no paga a taxa de condomnio, apesar de disposto em contrato, possvel ao proprietrio cobrar o condomnio junto com o aluguel? Resposta: Teoricamente possvel. No entanto, no aconselhvel na prtica. Isto porque nem todas as despesas do condomnio so de responsabilidade do inquilino, e ele tem o direito de saber o que est pagando. Alm do mais, se o valor do condomnio aumentar durante o prazo da locao e o locador efetuar a cobrana de forma nica, junto com o aluguel, ele no ter como repassar este aumento para o inquilino, j que o reajuste a ser pactuado ser por um ndice de inflao estabelecido em contrato. 9) Tenho um imvel localizado no permetro urbano de uma cidade. Ele pode ser considerado como rural para fins locatcios? Sim. Se este imvel for utilizado para ser feita uma plantao de hortalias, mesmo estando no permetro urbano ele considerado imvel rural, para fins de locao. De forma contrria um posto de combustvel localizado prximo a uma rodovia pode ser considerado como mvel urbano, incidindo nas regras da Lei n 8.245/91 10) No meu contrato de aluguel consta uma clusula que me obriga a pintar todo o imvel quando eu o desocupar, inclusive com especificao exata da tinta e a informao de que o trabalho ter de ser todo refeito se o locador no gostar do resultado da pintura. Isto abusivo? Resposta: Normalmente os contratos de locao exigem a entrega do imvel nas mesmas condies em que foi recebido e a pintura uma das condies que integra os contratos. Mas da a exigir que seja refeita caso o locador no goste, implica em muita subjetividade, podendo ser considerada como sendo uma clusula abusiva.

Feitas estas observaes de ordem prtica, vamos continuar... Direito de Preferncia arts. 27 a 34, da Lei n 8.245/91 No caso de alienao do imvel, o locatrio tem preferncia para adquirir o bem locado, em igualdade de condies com terceiros (e em especial no preo), devendo o locador dar-lhe conhecimento do negcio mediante: notificao judicial, ou notificao extrajudicial, ou qualquer outro meio de cincia inequvoca. O locatrio deve se manifestar no prazo de 30 dias, sob pena de caducar o direito. Ocorrendo a aceitao da proposta e posterior desistncia por parte do locador, este deve responder pelos prejuzos causados (danos emergentes e lucros cessantes). O locatrio preterido no seu direito de preferncia poder reclamar do alienante as perdas e danos. Poder alternativamente, depositar o preo e demais despesas do ato de transferncia e haver para si o imvel locado. Mas isso se o requerer no prazo de seis meses a contar do registro do ato no cartrio de imveis, desde que o contrato de locao esteja averbado pelo menos 30 dias antes da alienao, junto matrcula do imvel. Benfeitorias arts. 35 e 36

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

27

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Inicialmente, convm esclarecer que, se o aluno tiver alguma dvida sobre o tema benfeitoria, deve retornar aula sobre Bens. Aqui vamos nos ater apenas s benfeitorias realizadas no curso do contrato de locao. As benfeitorias necessrias (so as tm por finalidade conservar ou evitar que o bem se deteriore) introduzidas pelo locatrio, ainda que no autorizadas pelo locador, bem como as teis (so as que aumentam ou facilitam o uso da coisa), desde que autorizadas, so indenizveis e ainda permitem o direito de reteno. J as benfeitorias volupturias (destinadas ao embelezamento ou ao recreio) no so indenizveis, podendo ser levantadas pelo locatrio, finda a locao, desde que a sua retirada no afete a estrutura e a substncia do imvel. Tais disposies podem ser deliberadas de modo diverso no prprio contrato de locao. Transferncia do contrato de locao perfeitamente admissvel que um contrato de locao seja transferido para terceiros nas seguintes hipteses: Ato inter vivos Cesso locacional, Sublocao ou Emprstimo. Morte de um dos contratantes - Locador ou Locatrio. cada um destes institutos

A seguir, vamos falar um pouco de mencionados acima, de forma pormenorizada. Cesso locacional

A cesso locacional consiste na transferncia a outrem, mediante alienao, da posio contratual do locatrio. O locatrio desliga-se do contrato primitivo, desaparecendo a sua responsabilidade. O cessionrio se entender com o locador. A cesso, por importar em transferncia de direito pessoal, regese pelas disposies do Cdigo Civil atinentes cesso de crdito (arts. 286/298, CC). Sublocao arts. 14 a 16 A Sublocao consiste na concesso do gozo (parcial ou total) da coisa locada, por parte de um locatrio e uma terceira pessoa, que se torna locatria do locatrio, tendo os mesmos direitos e deveres. O locatrio primitivo no se exonera da locao original. Rescindida ou finda a locao resolvem-se (extinguem-se) as sublocaes, salvo o direito de indenizao que possa competir ao sublocatrio contra o sublocador. Emprstimo Se o locatrio empresta de forma gratuita o imvel locado a uma terceira pessoa, mesmo que por breve tempo, ele (o locatrio) continua responsvel perante o locador. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

28

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Observao Na cesso locacional, na sublocao e no emprstimo deve haver consentimento prvio, por escrito, do locador. Smula 411 STF. Morte arts. 10 e 11 Na locao de prdio urbano, falecendo o locador, os herdeiros recebero os direitos inerentes locao. Em outras palavras, no se extingue a locao, uma vez que seus direitos e obrigaes passaro aos sucessores. Em caso de bito do locatrio, tm direito continuidade da locao (sub-rogao) o: Cnjuge sobrevivente e sucessivamente os herdeiros necessrios e pessoas que viviam na dependncia econmica do locatrio, desde que residentes no imvel para fins residenciais (inclui o/a companheiro/a). Esplio do locatrio falecido e a seguir o seu sucessor, no caso de locao no residencial.

Locao de imvel residencial ao empregado e direito de retomada A locao para locatrio empregado aquela em que a figura do locador se confunde com a figura do patro e destina-se a uso residencial de empregado e de sua famlia, em razo do emprego. Esse tipo de locao exige contrato que contenha clusula registrando que a locao somente viger enquanto o locatrio trabalhar para o locador. Exige ainda que haja valor efetivamente pago ou descontado, a ttulo de aluguel. O desconto pode ser efetuado na folha de pagamento ou pode ser cobrado normalmente como em qualquer outra situao. O que importa que a locao tenha relao com o emprego, e as condies da locao sejam formalmente estabelecidas (locao vinculada). Nesta hiptese o art. 47, II permite da denncia imotivada do contrato de locao. Esta norma procurou envolver zeladores, vigias, porteiros, etc. Assim, desfeito o vnculo trabalhista, abre-se ensejo ao despejo. O art. 59, 1, II, abre-se a possibilidade de despejo liminar nestes casos, evitando-se que o empregador tenha que tolerar ex-empregado no local at a sentena. No entanto, se o empregador fornece moradia ao empregado sem cobrar qualquer contraprestao (aluguel), no se cogita do uso da faculdade de retomada prevista na Lei do Inquilinato. Neste caso no est caracterizada a locao, mas sim um comodato. Portanto, a retomada no se processar pela via de ao de despejo, mas pela via da ao de reintegrao de posse. EXTINO DA LOCAO DAS COISAS A locao das coisas, de uma forma geral, cessar se houver: Distrato ou resilio bilateral (mtuo acordo). Retomada do bem locado. Implemento de condio resolutiva.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

29

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Perda ou destruio da coisa. Vencimento do prazo sem prorrogao ou renovao. Desapropriao. Morte do locatrio sem sucessores. Resilio unilateral por inexecuo contratual ou infrao lei. A resilio por parte do locador tambm denominada de denncia, que se consuma com a sentena de despejo. Extino do usufruto, tratando-se de contrato ajustado pelo usufruturio (salvo se com ele anuiu, por escrito, o nu proprietrio).

Locao no residencial Nesta rea existem quatro hipteses: Locao comercial ou empresarial contrato por qualquer prazo, com prorrogao por tempo indeterminado, se no seu trmino ficarem silentes as partes por mais de 30 dias. Ocorrida a prorrogao, caber denncia imotivada (denncia vazia), a qualquer tempo, com 30 dias para a desocupao. O locatrio comerciante ou industrial pode obter judicialmente a renovao do aluguel, e continuar no imvel desde que haja contrato escrito com prazo determinado, vigente, por mais de 05 (cinco) anos ininterruptos, estando o locatrio exercendo o mesmo ramo de atividade h pelo menos 03 (trs) anos ininterruptos, sendo proposta a ao renovatria de aluguel de 01 ano at 06 meses antes do fim do prazo contratual (arts. 71 a 75). As sociedades civis com fins lucrativos tm tambm direito ao renovatria. A atual Lei sobre Locaes revogou expressamente a antiga Lei de Luvas (Decreto n 24.150, de 1934), incorporando no seu texto a matria revogada. Locao no residencial civil abrange locatrios com atividades civis, suas sedes, escritrios, estdios e consultrios. Rege-se pelos princpios da locao comercial (denncia vazia). No entanto, nesta hiptese, o locatrio no tem direito ao renovatria. Locao no residencial especial abrange escolas, hospitais e asilos. Rege-se por sistemtica prpria, que exclui a denncia vazia e prev prazo de desocupao de 06 meses at 01 ano. Locao de benefcio ou vantagem profissional indireta ocorre quando o locatrio pessoa jurdica e o imvel destinado ao uso de seus dirigentes ou empregados. Segue, como regra, a locao comercial: denncia vazia.

B) PRESTAO DE SERVIO
(arts. 593 a 609, CC) ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

30

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR CONCEITO Prestao de servio (ou locao de servio) o contrato em que uma das partes se obriga para com a outra lhe fornecer a prestao da sua atividade, sem vnculo empregatcio, mediante remunerao. Com o advento da Consolidao das Leis do Trabalho (C.L.T.) a locao de servio foi substituda pelo contrato individual de trabalho (tanto urbano CLT, como rural Lei 5.889/73 e Dec. 73.626/74) e pelo contrato de trabalho avulso (Leis especiais). No entanto o contrato civil de prestao de servio ainda existe. O contrato de trabalho cria a chamada relao de emprego (ou vnculo empregatcio), de ordem trabalhista, com seus trs elementos: habitualidade, subordinao e dependncia econmica. J a prestao de servios no gera qualquer vnculo trabalhista. Ficam sob a gide da prestao de servios os profissionais liberais e representantes comerciais; o trabalhador eventual (ex: jardineiro). Assim, aplica-se a lei civil para os servios prestados quando no se estabelecer vnculo empregatcio. OBJETO Toda espcie de servios ou trabalhos (material ou imaterial), desde que lcitos, isto , no proibido pela Lei e pelos bons costumes. Trata-se de uma Obrigao de Fazer. PARTES Locador (prestador de servios, executor ou contratado) o que entrega sua fora de trabalho; compromete-se a prestar certos servios. Locatrio (tomador, solicitante ou contratante) o que contrata os servios da outra parte; necessita do servio e o remunera. Trata-se de contrato: bilateral (ambos assumem obrigaes), comutativo (prestaes equivalentes), oneroso (transferncia recproca de direitos e vantagens) e consensual (forma livre).

CARACTERSTICAS

PAGAMENTO A remunerao estipulada livremente entre as partes. Se elas no o fizerem, a remunerao ser fixada por arbitramento, segundo o costume do lugar, o tempo de servio e a qualidade. A regra que seja feita em dinheiro, mas nada impede que seja em alimento, vesturio, moradia, etc. Como regra, a retribuio ser paga depois de prestado o servio, se, por conveno ou costume do lugar, no houver de ser adiantada ou paga em prestaes. PRAZO

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

31

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR A locao de servio no pode ser convencionada por mais de quatro anos. Decorrido este prazo, dar-se- por findo o contrato, ainda que no concluda a obra (caso contrrio haveria uma verdadeira escravido). Terminado o prazo o prestador pode despedir-se ou ser despedido unilateralmente. Nada impede que outro contrato seja celebrado. No havendo prazo estipulado, nem se podendo concluir seu prazo pela natureza do contrato ou pelo costume do lugar, qualquer das partes pode rescindir o contrato, a qualquer tempo, bastando simples aviso prvio, com antecedncia de: a) 08 (oito) dias, se o salrio for fixado por um ms ou mais. b) 04 (quatro) dias, se o salrio for fixado por uma semana ou quinzena. c) de vspera, se por menos de 07 (sete) dias. TIPOS DE SERVIOS O contrato dever determinar o servio a ser prestado. Caso seja omisso, entende-se que o locador de servios se obrigou a todo e qualquer servio compatvel com suas foras e condies. RESCISO DO CONTRATO O locador de servios, contratado por tempo certo ou por dia determinado, no pode se ausentar ou rescindir o contrato, sem justa causa, antes de preenchido o tempo ou concluda a obra. Se rescindir o contrato sem justa causa, ter direito retribuio vencida, mas responder por perdas e danos. O locatrio que, sem justa causa, despedir o locador, ser obrigado a pagar-lhe por inteiro a retribuio vencida e por metade a que lhe tocaria se conclusse o contrato. SUBSTITUIO DAS PARTES No pode o locatrio, ainda que outra coisa tenha sido contratada, transferir a outrem o direito aos servios ajustados. Nem o locador pode, sem o consentimento do locatrio, dar substituto que preste aqueles servios. TRMINO DO CONTRATO Pelo vencimento do prazo. Pela concluso da obra a que se referir o servio contratado. Pela morte do locador. Pela resciso contratual, com ou sem justa causa, com ou sem indenizao, respectivamente.

C) EMPREITADA
(arts. 610 a 626, CC) ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

32

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR CONCEITO Empreitada ou locao de obras o contrato pelo qual uma das partes (empreiteiro) se obriga, sem subordinao ou dependncia, a realizar, pessoalmente ou por meio de terceiro, certa obra para a outra parte (dono da obra ou comitente), com material prprio ou por este fornecido, mediante remunerao determinada ou proporcional ao trabalho executado. Assim, o empreiteiro pode contribuir somente com o seu trabalho. Ou pode contribuir com seu trabalho e os materiais. No entanto a obrigao de fornecer os materiais no se presume: resulta da lei ou da vontade das partes. O empreiteiro se obriga a entregar uma obra pronta por um preo determinado ou proporcional ao servio, sem se prender ao tempo nela empregado. Mesmo que demore mais que o esperado, no ter direito a qualquer majorao. A direo e fiscalizao competem ao prprio empreiteiro, que contratar ou despedir os operrios. Pode ter por finalidade uma obra material (ex: ponte, conserto de veculo, plantaes, etc.) ou intelectual (ex: elaborao de um projeto, de uma obra literria, etc.). PARTES Comitente (proprietrio da obra, dono da obra, empreitador ou contratante) o que contrata a obra. empreitante,

Empreiteiro (contratado) o que pe disposio sua atividade. Trata-se de contrato: bilateral (ambos assumem obrigaes), comutativo (prestaes equivalentes), oneroso (transferncia recproca de direitos e vantagens) e consensual (forma livre).

CARACTERSTICAS

EMPREITADA X PRESTAO DE SERVIOS Na prestao de servios o risco do locatrio; na empreitada, do empreiteiro. O empreiteiro responsvel pela entrega de uma obra terminada, no apenas pela execuo de servios: tem-se em vista a sua empreitada, no o trabalho em si, mas o resultado. Na prestao de servios, paga-se pelo tempo de trabalho (dias, horas, etc.); na empreitada, a remunerao proporcional obra contratada, independe do tempo consumido em sua execuo. Na empreitada, com fornecimento de material, o empreiteiro assume os riscos at o momento da entrega da obra; na prestao de servios, os riscos so do locatrio.

CLASSIFICAO DA EMPREITADA Vamos fornecer agora uma classificao doutrinria da Empreitada. A) QUANTO AO MODO DE FIXAO DO PREO OU REMUNERAO: ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

33

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 1 Empreitada a preo fixo (ou march forfait) a retribuio estipulada para a obra inteira, de antemo, em quantia certa e invarivel, sem considerar o fracionamento da atividade. Esta espcie possui uma subdiviso: a) empreitada a preo fixo absoluto se no admitir qualquer alterao na remunerao, seja qual for o custo da mo-de-obra ou dos materiais; b) empreitada a preo fixo relativo se permitir variao em decorrncia do preo de algum dos componentes da obra, ou de alteraes que j estejam programadas por influncia de fatos previsveis, ainda que no constatados. 2 Empreitada por medida (ou ad mensuram, ou march sur dvis) se na fixao do preo se atender ao fracionamento da obra, considerando-se as partes em que ela se divide ou a medida. Estipulase o pagamento por parte concluda. 3 Empreitada de valor reajustvel se contiver clusula permissiva de variao do preo em consequncia de aumento ou diminuio valorativa da mo-de-obra e dos materiais; possibilita que o preo varie segundo ndices oficiais, procedendo-se reviso peridica em datas preestabelecidas. Protege-se o empreiteiro de variaes de preos repentinas em perodos de grande inflao. 4 Empreitada por preo mximo se estabelecer um limite de valor que no poder ser ultrapassado pelo empreiteiro. 5 Empreitada a preo de custo se o empreiteiro se obrigar a realizar o trabalho, ficando sob sua responsabilidade o fornecimento dos materiais e o pagamento da mo-de-obra, mediante o reembolso do dependido, acrescido do lucro assegurado. B) QUANTO EXECUO DO TRABALHO PELO EMPREITEIRO: 1 Empreitada de lavor - o empreiteiro assume a obrigao de prestar o trabalho; fornece apenas a mo-de-obra (sem os materiais) para a confeco, produo, construo ou execuo da obra. 2 Empreitada de materiais de construo (ou mista) o empreiteiro, alm do trabalho, fornece tambm os materiais; contrai, ao mesmo tempo, uma obrigao de fazer e de dar. DIREITOS E DEVERES A) Direitos do Empreiteiro Receber a remunerao pactuada. Exigir a aceitao da obra concluda. Reter a obra para assegurar o recebimento do preo, se cumpriu com seus deveres. Constituir o comitente em mora, consignando judicialmente a obra. Ceder o contrato (desde que no seja intuitu personae personalssimo) trata-se da subempreitada.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

34

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Suspender a obra imprevisveis, etc.). (nos casos de culpa do dono, dificuldades

B) Deveres do Empreiteiro Executar a obra conforme as determinaes contratuais, corrigindo os vcios e defeitos que a mesma apresentar e entregando-a concluda ao dono. No fazer acrscimos ou mudanas sem necessidade e sem consentimento do comitente. Pagar os materiais que recebeu do comitente, se por negligncia ou impercia os inutilizar e responder por perdas e danos se suspender a empreitada sem justa causa. Apontar os defeitos nos materiais entregues pelo comitente, que possam comprometer a execuo da obra. Acompanhar a execuo da obra e receb-la concluda, exigindo a observncia do contrato. Enjeitar a obra ou pedir o abatimento proporcional do preo. Pedir o pagamento dos materiais que forneceu e foram inutilizados por culpa do empreiteiro. Verificar o que foi feito, pagar a remunerao e receber a obra. No alterar o projeto da obra, sem anuncia do seu autor. Indenizar o empreiteiro pelos trabalhos e despesas que houver feito, se rescindir ou suspender o contrato sem justa causa.

C) Direitos do Comitente (dono da obra)

D) Deveres do Comitente

RESPONSABILIDADES: Nos contratos de empreitada de edifcios ou outras construes considerveis, o empreiteiro de materiais e o de lavor respondero durante 05 (cinco) anos pela solidez e segurana do trabalho, tanto em relao aos materiais, como ao solo, exceto quanto a este, se prevenir a tempo o dono da obra. Quando o empreiteiro fornece os materiais, correm por sua conta os riscos at o momento da entrega da obra, no estando o comitente em mora. Estando em mora, os riscos correro, por igual, contra as duas partes. Quando o empreiteiro s fornece a mo-de-obra, todos os riscos correro por conta do dono, exceto se o empreiteiro tiver culpa. Sendo a empreitada unicamente de lavor, se a coisa perecer antes de ser entregue, sem mora do dono, nem culpa do empreiteiro, este perder o salrio, a no ser que prove que a perda resultou de defeito dos materiais, sobre cuja qualidade e quantidade reclamou a tempo. O arquiteto ou construtor que, por empreitada, se incumbir de executar uma obra segundo aceito por quem a encomendou, no ter ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

35

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR direito de exigir acrscimo de preo, ainda que haja aumento de salrios ou encarecimento de materiais, nem ainda que se altere ou aumente a obra em relao planta, exceto se alterou por instrues escritas do contratante. RECEBIMENTO DA OBRA Concluda a obra de acordo com o ajuste ou o costume do lugar, o dono obrigado a receb-la. No entanto, o dono no obrigado a receber a obra, se: O empreiteiro se afastou das instrues percebidas e dos planos dados. O empreiteiro descumpriu regras tcnicas previstas para trabalhos da espcie; neste caso, o empreitante pode receber a obra com abatimento do preo.

RESCISO DO CONTRATO Pode o dono da obra (empreitante) rescindir o contrato de empreitada, sem pagamento de indenizao nas seguintes hipteses: Se ocorrer enfermidade do empreiteiro, ou outra causa que o tome, deixando-o incapaz de executar a obra contratada. Por vcio ou procedimento errneo do empreiteiro. Pela no observncia do contrato pelo empreiteiro.

Se fora dos casos acima, o proprietrio rescindir o contrato com o empreiteiro, apesar de comeada a execuo, indenizar o empreiteiro pelas despesas e trabalhos j feitos, bem como pelos lucros que este poderia ter se conclusse o trabalho (lucros cessantes).

EMPRSTIMO
(arts. 579 a 592, CC) Emprstimo o contrato pelo qual algum recebe coisa alheia para utilizada e, em seguida, devolv-la ao legtimo proprietrio. A finalidade do emprstimo pode ser o simples uso (bens infungveis devolve-se a mesma coisa) ou o consumo (bens fungveis devolve-se outra da mesma espcie e quantidade). O contrato de emprstimo poder se materializar em um comodato ou em um mtuo. Ambos, em regra, so contratos: benficos (gratuitos), temporrios (com prazo determinado ou determinvel), unilaterais (havendo obrigao apenas para uma das partes) e reais (exigem a entregado bem para que se reputem perfeitos). Portanto, so suas espcies: a) Comodato emprstimo de uso em que o bem emprestado dever ser restitudo, no podendo ser fungvel ou consumvel. Tambm chamado de emprstimo civil de uso. Exemplo: empresto a voc minha casa na praia.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

36

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR b) Mtuo emprstimo de consumo em que o bem usado sendo fungvel ou consumvel no poder ser devolvido e a restituio ser no seu equivalente, por outra coisa do mesmo gnero, qualidade e quantidade. Tambm chamado de emprstimo civil de consumo. Exemplos: emprstimo de 1 kg de feijo, carioquinha, tipo 01; emprstimo de dinheiro, etc. Observao No mtuo opera-se a transferncia do domnio da coisa a quem a emprestou, que poder at mesmo alien-la. J no comodato haver apenas o direito de usar a coisa, restituindo-a posteriormente. Vamos analisar estes dois institutos de forma mais detalhada.

A) COMODATO
(arts. 579 a 585, CC) Comodato o contrato unilateral, a ttulo gratuito, pelo qual algum entrega a outra pessoa coisa infungvel, para ser usada temporariamente e depois restituda. CARACTERSTICAS Contrato Unilateral contrato, pois decorre de acordo de vontades; no entanto unilateral, pois apenas o comodatrio assume obrigao: restituir a coisa no final do contrato. Gratuito (benfico) acarreta um nus para o comodante, sem que haja contraprestao do comodatrio. Se o emprstimo for de um apartamento, pode-se convencionar que o comodatrio pague impostos, taxas e o condomnio, sem que isso desnature o contrato, pois a onerosidade inferior contraprestao (chamamos isso de comodato modal ou de comodato com encargo). Real o contrato se perfaz com a entrega (tradio) da coisa ao comodatrio (que passar a ter a posse direta da coisa). Temporrio o uso da coisa dever ser temporrio, podendo o prazo ser determinado ou indeterminado. Sendo por prazo indeterminado, a lei prev que o contrato ter a durao necessria para o uso convencionado, ou para o fim a que se destinou (ex: comodato de terras para plantio de cultura temporria). No se admite o comodato perptuo (pois neste caso poderia estar havendo a simulao de uma doao). Intuitu personae (personalssimo) pessoal; ou seja, no poder ser cedido pelo comodatrio a terceiros.

PARTES Comodante o que empresta a coisa, gratuitamente. Comodatrio o que toma a coisa emprestada e tem o dever de devolv-la posteriormente, quando do trmino do contrato. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

37

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR FORMA O contrato de comodato pode ser pactuado por qualquer das formas permitidas pelo Direito, inclusive a verbal. Mas, na prtica, por cautela, prefervel fazer um contrato escrito, para se evitar problemas posteriores. OBJETO O objeto do comodato deve ser coisa infungvel e inconsumvel, podendo recair sobre bens mveis (ex: um automvel) ou imveis (ex: uma casa, um terreno), que devero ser entregues ao comodatrio. RESTITUIO DA COISA Terminado o prazo do comodato por tempo determinado ou notificado, para que seja posto fim ao contrato de comodato por tempo indeterminado, o comodatrio h de devolver a mesma coisa recebida (infungibilidade). No restituda a coisa no prazo acertado, ocorre o esbulho possessrio, ou seja, a posse do comodatrio passa a ser injusta e de m-f. Nesse caso, o comodante dever utilizar a ao de reintegrao de posse. Cuidado: trata-se da ao de reintegrao de posse e no da ao de despejo. Vejam uma deciso de nossos Tribunais: Comodato Ao Possessria Reintegrao de Posse Imvel objeto de contrato no restitudo quando findo o prazo contratual Esbulho Possessrio caracterizado Justifica-se, inclusive, a concesso de liminar, reintegrando-se o comodante de imediato in RT 779/264. Veremos isso melhor na aula sobre Direito das Coisas. PROIBIO DE CONTRATO DE COMODATO So proibidos de dar bens em comodato: os tutores, os curadores e os administradores, relativamente aos bens confiados sua guarda. Cessa a proibio se houver autorizao especial do Juiz. MORA DO COMODATRIO No devolvida a coisa ao trmino do contrato ou aps a competente notificao, o comodatrio constitudo em mora. A mora do comodatrio no transforma o contrato de comodato em locao. Neste caso: Dever pagar o aluguel arbitrado pelo comodante. Isto serve apenas como forma de coero, para que o comodatrio moroso devolva a coisa, sendo uma mera penalidade e no uma retribuio pelo uso o objeto cedido em emprstimo Ficar responsvel pelos riscos, perda ou deteriorao da coisa. OBRIGAES DO COMODATRIO Conservar e guardar a coisa como se fosse sua, pagando as despesas ordinrias feitas com o uso e gozo da coisa e restitu-la no momento devido.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

38

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Us-la de acordo com o contrato ou sua natureza (sob pena de responder por perdas e danos). Pagar aluguel, se constitudo em mora. Responder pelos danos causados coisa. No emprest-la a terceiro, nem alug-la sem autorizao.

Observao se houver mais de um comodatrio, todos respondero de forma solidria. Por outro lado o comodante continuar responsvel pelas despesas extraordinrias e necessrias, feitas em caso de urgncia, para a conservao da coisa. INDENIZAO DE BENFEITORIAS O comodatrio possuidor de boa-f por excelncia (pois h um contrato autorizando a posse) e, se realizar benfeitorias na coisa recebida em comodato, no trmino do contrato, ao devolver a coisa ao comodante, ter direito indenizao das benfeitorias teis e necessrias, bem como a levantar (tirar, levar embora) as volupturias, se a retirada no danificar o bem.

B) MTUO
(arts. 586 a 592, CC) Mtuo o contrato pelo qual algum transfere a propriedade de bem fungvel a outrem, que se obriga a lhe restituir coisa do mesmo gnero, qualidade e quantidade (art. 586, CC), podendo ser gratuito ou oneroso. Exemplo: emprstimo de sacas de arroz para consumo, devolvendo-se outras da mesma qualidade e quantidade. PARTES Mutuante a pessoa que d por emprstimo. Muturio a pessoa que toma emprestado.

DESTINO DO BEM E FORMA A coisa recebida em mtuo passa para a propriedade do muturio, que lhe dar o destino que quiser, consumindo-a, guardando-a, emprestando-a para terceiro ou mesmo alienando-a por venda ou doao. A lei no exige um modo especial para a sua celebrao (possui forma livre), exceto se for o mtuo oneroso, hiptese que dever ser convencionada expressamente (art. 591, CC). DEVOLUO DO BEM A coisa a ser devolvida deve ser da mesma espcie, qualidade e quantidade da recebida. No pode ser devolvida coisa diversa ou soma em dinheiro, pois teramos outro tipo de contrato, como p. ex: troca ou compra e venda.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

39

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR CARACTERSTICAS Real somente se perfaz com a entrega da coisa emprestada. Contrato Unilateral e Gratuito por ser um contrato requer a manifestao de duas vontades. Cria obrigaes para o muturio, sendo que o mutuante nada recebe do muturio em troca do emprstimo. No entanto o contrato de mtuo pode ser oneroso, quando se estipula uma contraprestao: emprstimo de dinheiro, onde se estipula o pagamento de juros. Destinado-se o mtuo a fins econmicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de reduo, no podero exceder a taxa a que se refere o art. 406, CC permitida a capitalizao anual (art. 591, CC). Unilateral e Gratuito cria obrigaes para o muturio, sendo que o mutuante nada recebe em troca do emprstimo. Pode ser oneroso, quando se estipula uma contraprestao (emprstimo de dinheiro a juros).

Temporrio por prazo curto e determinado ou determinvel. Caso contrrio, seria doao. Se no for estipulado prazo, o mtuo ser (art. 592, CC): - at a prxima colheita, se o mtuo for de produtos agrcolas (consumo ou semeadura). - de 30 (trinta) dias, pelo menos, se for de dinheiro. - do espao de tempo que declarar o mutuante, se for qualquer outra coisa fungvel. Que supe a transferncia do domnio pois, sendo o mtuo referente a coisa fungvel e portanto mvel, s se perfaz com a tradio (entrega da coisa) e esta transfere o domnio (a propriedade) ao muturio. MTUO FENERATCIO Esta uma expresso que j vi cair muito em concursos. Mtuo feneratcio o mtuo oneroso, permitido por nossa legislao, pois o Cdigo Civil prescreve que se presumem devidos juros, (que no podero exceder a taxa legal), destinando-se o mtuo a fins econmicos (art. 591, CC). So nulas de pleno direito as estipulaes cujos valores forem superiores s legalmente permitidas (isto chamado de usura). O Juiz dever ajust-las medida legal; mas se j foram pagas deve ordenar a restituio em dobro da quantia paga em excesso. A capitalizao de juros foi proibida pela Lei de Usura (Dec. n 22.262/33). A doutrina chama isso de anatocismo, ou seja, a incidncia de juros sobre os juros acrescidos ao saldo devedor em razo de no terem sido pagos. Os juros obtidos, por meio desta prtica, so somados ao capital e ser a base para o clculo da nova contabilizao de juros. No entanto, nas operaes realizadas pelas instituies integrantes do Sistema Financeiro Nacional, admissvel a capitalizao com periodicidade inferior a um ano. No entanto ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

40

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR passou-se a utilizar a correo monetria para garantir a integridade do valor emprestado, isto , do poder aquisitivo da moeda que ser restitudo no final do contrato. Atualmente a correo monetria passou a ser um ajuste do valor do dbito, podendo ser convencionada nos contratos de mtuo, mesmo fora do sistema financeiro. MTUO FEITO A PESSOA MENOR O mtuo feito a pessoa menor, sem prvia autorizao daquele sob cuja guarda estiver, no pode ser reavido nem do muturio, nem de seus fiadores (art. 588, CC). Todavia, cessa essa disposio se (art. 589, CC): a primeira pessoa de cuja autorizao o menor precisava, ratifica o ato posteriormente. estando ausente essa pessoa, o menor se viu obrigado a contrair o emprstimo para seus alimentos habituais (inclui estudos, vesturio, mdico, etc.). o menor tiver bens ganhos com o seu trabalho (nessa hiptese a execuo do credor no pode ultrapassar as foras dos ganhos). o emprstimo reverteu em benefcio do menor. o menor obteve o emprstimo maliciosamente.

DEPSITO
(arts. 627 a 652, CC) CONCEITO Depsito o contrato pelo qual uma pessoa (depositria) recebe de outra (depositante) um objeto mvel, para guard-lo, temporria e gratuitamente, at que o depositante o reclame. Exemplo: depsito de sacas de caf em um armazm para posterior venda. Difere-se do comodato, pois neste haver uso da coisa, enquanto no depsito haver somente a guarda desta coisa. PARTES Depositrio a pessoa que recebe a coisa em depsito. Depositante a pessoa que entrega a coisa em depsito.

CARACTERSTICAS Contrato Unilateral (como regra) contrato, pois exige mtuo consenso, duas vontades; no entanto unilateral, pois origina obrigaes apenas para o depositrio (o depsito, s vezes pode ser bilateral, pois pode ser cobrado). Real para ele se tornar perfeito necessria a efetiva entrega (tradio) da coisa, exceto se o depositrio j se encontrava na sua posse.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

41

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Gratuito determina o art. 638, CC que: O contrato de depsito gratuito, exceto se houver conveno em contrrio, se resultante de atividade negocial ou se o depositrio o praticar por profisso. Se o depsito for oneroso e a retribuio do depositrio no constar de lei, nem resultar de ajuste, ser determinado pelos usos do lugar, e, na falta destes, por arbitramento. Coisa mvel e corprea se for imvel entende-se haver locao de servios, em que se recebe o bem para guarda e conservao; se for incorpreo no tem consistncia e no poder ser manipulada para a guarda. Contrato temporrio o depositrio dever apenas guardar a coisa que lhe foi confiada, e, ao final do contrato, tem a obrigao de restituir a coisa depositada. No h depsito perptuo. Caso o prazo no seja estipulado, a Lei n 2.313, de 03/09/1954 estabeleceu que ele ser de no mximo 25 anos, findo os quais o bem depositado recolhido ao Tesouro Nacional, onde aguardar seu dono por mais 05 (cinco) anos. Exaurido este prazo, se os bens no forem reclamados, passar ao patrimnio nacional. DIREITOS E OBRIGAES NO DEPSITO 1) Obrigaes do depositrio Ter na custdia da coisa o cuidado e diligncia exigveis, como se a coisa fosse sua, respondendo pelos prejuzos a que der causa. Como regra no pode usar a coisa depositada sem autorizao, nem transferi-la, sob pena de responder por perdas e danos, salvo conveno em contrrio das partes ou em decorrncia da prpria natureza do negcio (ex: depsitos bancrios). Manter a coisa no estado em que lhe foi entregue. Restitu-la ao final convencionado. 2) Direitos do depositrio Receber as despesas feitas com a coisa e a indenizao dos prejuzos. Exigir a remunerao, se esta for pactuada. Reter a coisa at que se lhe pague a retribuio devida. Requerer o depsito judicial, nos casos permitidos (arts. 635 e 641, CC). Pagar a remunerao, se convencionado e reembolsar as despesas necessrias. Responder pelo risco do contrato de depsito. do contrato ou quando solicitada, no local

3) Obrigaes do depositante

4) Direitos do depositante

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

42

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Exigir a conservao da coisa que entregou e a sua restituio, com todos os seus acessrios, a qualquer tempo (mesmo que haja prazo estipulado), e impedir o uso da coisa, se no o autorizou.

MODALIDADES 1) Voluntrio ou Convencional (arts. 627 a 646, CC) resulta de livre acordo entre as partes. Deve ser feito por escrito, pois a lei s permite sua prova se for escrito. 2) Necessrio (arts. 647 a 652, CC): a) por imposio de lei (legal). Exemplos: depsito de objeto achado; de dvida vencida, na pendncia da lide, se vrios credores disputarem o montante; feito pelo administrador dos bens do depositrio que tenha se tornado incapaz, etc. b) por ocasio de calamidade (tambm chamado de depsito miservel). Exemplos: terremoto, incndio, inundao, naufrgio ou saque, quando o depositante obrigado a se socorrer de pessoa que aceita depositar os bens que conseguiu salvar, etc. Observao: esta modalidade de depsito admite qualquer meio como prova de sua existncia. c) depsito do hoteleiro ou hospedeiro (art. 649, CC) vamos analislo adiante de forma mais minuciosa, em item autnomo. Obs. O depsito necessrio no se presume gratuito; a remunerao do depsito do hoteleiro est includa no preo da hospedagem (art. 651, CC). 3) Judicial (tambm chamado de sequestro) determinado por mandado do Juiz, que entrega a terceiro, coisa litigiosa (mvel ou imvel), com o intuito de preservar a sua incolumidade, at que se decida a causa principal. Esse depsito remunerado e confere poderes de administrao, necessrios conservao dos bens (art. 635, CC). BAGAGEM EM HOTEL E SIMILARES A bagagem deixada em hotel, hospedaria, penso, etc., considerada depositada em mos do dono do hotel, hospedaria, etc., o qual responde como depositrio (art. 649, CC). Trata-se de depsito necessrio. Esta responsabilidade se estende mesmo em casos de furtos e roubos perpetrados pelos empregados e pessoas admitidas na hospedaria. A responsabilidade cessa se: celebrar conveno com o hspede, o prejuzo no poderia ter sido evitado, o fato se deu por caso fortuito ou fora maior (ex: roubo a mo armada se for furto h responsabilidade) ou houver culpa do hspede (ex: deixou a porta de seu quarto aberta). A responsabilidade do hospedeiro se caracteriza pela ocorrncia do dano, desde que haja contrato de hospedagem. Este depsito no gratuito, sendo que seu preo se considera includo no valor da diria. PRISO DO DEPOSITRIO ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

43

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR A priso civil vem regulada na Constituio Federal de 1988, em seu no art. 5, LXVII, que impede, como regra, a priso do devedor. Mas existem duas excees: o inadimplemento inescusvel das obrigaes alimentares e o depositrio infiel. Assim, o depositrio que injustificadamente no restituir a coisa depositada, ao final do contrato, ou quando solicitada, e desde que no esteja amparado pelas causas de excluso da obrigao de restituir (arts. 633 e 634, CC), passa a ser considerado depositrio infiel e poder ter decretada sua priso, pelo prazo de at um ano, alm de ser obrigado a indenizar o depositante pelos prejuzos decorrentes de sua infidelidade (art. 652, CC). Quanto priso, vejamos o item abaixo... ATENO !! O Supremo Tribunal Federal, em recentes decises (Recursos Extraordinrios 466.343/SP e 349.703/RS e Habeas Corpus 87.585/TO), estendeu a proibio de priso civil por dvida (art. 5o, LXVII, CF) hiptese de infidelidade no depsito de bens e, por analogia, tambm alienao fiduciria, revogando a Smula 619. Explicando melhor o assunto: A Emenda Constitucional 45/04 tornou os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos equivalentes norma constitucional, desde que aprovados pelo Congresso Nacional, pela maioria de dois teros, em dois turnos de votao (art. 5o, 3o, CF). Como o Pacto de So Jos da Costa Rica (Conveno Interamericana de Direitos Humanos), que probe a priso civil por dvidas (exceto quanto ao devedor voluntrio de penso alimentcia), do qual o Brasil signatrio (Decreto no 678/92), no foi submetido a essa votao especial aps a edio da emenda, a posio majoritria do STF d a ele um status supralegal. Ou seja, o Pacto de So Jos estaria acima da legislao ordinria, porm abaixo da Constituio Federal. No entanto, como ele conflita com a nossa Constituio, a soluo fornecida pela maioria dos membros do STF buscada no na hierarquia das leis, mas sim no princpio pro homine. Ou seja, independentemente da hierarquia da norma, prepondera sempre a de contedo mais favorvel aos direitos humanos. J para outros Ministros do STF, o mencionado Pacto possui status constitucional. Consoante esta corrente destacam-se trs distintas situaes relativas a esses tratados: 1) os tratados celebrados pelo Brasil (ou aos quais ele aderiu), e regularmente incorporados ordem interna, em momento anterior ao da promulgao da CF/88, revestir-se-iam de ndole constitucional, haja vista que formalmente recebidos nessa condio pelo 2o do art. 5o da CF; 2) os que vierem a ser celebrados por nosso Pas (ou aos quais ele venha a aderir) em data posterior da promulgao da EC 45/2004, para terem natureza constitucional, devero observar o iter procedimental do 3o do art. 5o da CF; 3) aqueles celebrados pelo Brasil (ou aos quais nosso Pas aderiu) entre a promulgao da CF/88 e a supervenincia da EC 45/2004, assumiriam carter materialmente constitucional, porque essa hierarquia jurdica teria sido transmitida por efeito de sua incluso no bloco de constitucionalidade. Seja como for, independentemente do status que assumem os tratados e convenes internacionais de direitos humanos, no ordenamento jurdico ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

44

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFESSOR: LAURO ESCOBAR brasileiro, possvel concluir, que o Pacto de So Jos da Costa Rica, subscrito pelo Brasil, torna inaplicvel a legislao com ele conflitante, no havendo mais base legal para a priso civil do depositrio infiel, sendo admitida apenas na hiptese de inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia. Em decorrncia de toda essa discusso, foi editada a Smula Vinculante no 25 do STF que estabelece: ilcita a priso civil do depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade de depsito.

MANDATO
(arts. 653 a 709, CC) ORIGEM O mandato se origina do direito romano, o mandatum, isto , manu datum, que era um contrato formal em que as partes, para firm-lo, estendiamse as mos, que em seguida apertavam, como manifestao de haver sido dado e aceito o encargo. CONCEITO Mandato um contrato pelo qual algum (mandatrio) recebe de outro (mandante) poderes para, em seu nome (em nome do mandante), praticar atos ou administrar interesses (art. 653, CC). Por este contrato, A, mandante, confere poderes a B, mandatrio, e este age em nome de A, como se fosse o prprio A, a praticar os atos jurdicos. O mandatrio um representante do mandante; fala e age em nome e por conta dele. o mandante quem contrai as obrigaes e adquire os direitos como se tivesse tomado parte pessoalmente no negcio jurdico. Os atos jurdicos praticados por B, neste caso, so assumidos por A como se ele prprio os tivesse praticado. Como veremos, o mandato pode ser expresso ou tcito; verbal ou escrito. PARTES Mandante (outorgante) a pessoa que confere os poderes. Mandatrio (outorgado, procurador) a pessoa que recebe os poderes outorgados pela outra parte.

CARACTERSTICAS Contrato Bilateral contrato porque so necessrias duas vontades: alm do mandante, o mandatrio deve aceitar o mandato, embora este, como regra, no assine o instrumento. A aceitao pode ser expressa ou tcita (se resultar do comeo da execuo, ou seja, se o mandatrio der incio a atos de execuo, presume que aceitou o mandato). O simples silncio no

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

45

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR indica aceitao do encargo. bilateral porque gera efeitos tanto para o mandante quanto para o mandatrio. Gratuito ou Remunerado (oneroso) o mandato presume-se gratuito quando no houver sido estipulada retribuio, exceto se o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatrio trata por ofcio ou profisso lucrativa (ex: o advogado, o despachante, etc.). Se a retribuio no estiver prevista no contrato o quantum ser determinado pelos usos e costumes locais ou, na sua ausncia, por arbitramento judicial. Intuitu personae celebrado em considerao idoneidade tcnica e moral do mandatrio, predominando a mtua confiana entre os contratantes. Representatividade imprescindvel a idia de representao, que estabelece um liame obrigacional entre o mandante e a terceira pessoa, por meio do representante (mandatrio). Revogabilidade qualquer dos contratantes poder por fim ao contrato, sem a anuncia do outro ou qualquer justificativa: revogao por parte do mandante e renncia por parte do mandatrio. H casos de irrevogabilidade, que sero analisados adiante. Forma Livre no exige forma especial, podendo ser at verbal. contrato consensual (depende s da vontade das partes) e no formal (no tem forma prevista em lei). Todavia, para os atos que exigem instrumento pblico ou particular (ex: compra e venda de bens imveis por escritura pblica, fiana, aceite de cambial, etc.), o mandato no pode ser verbal, necessitando de instrumento. Obs. inadmissvel mandato verbal para os atos que exigem instrumento pblico ou particular (art. 657, CC). INSTRUMENTO DO MANDATO O instrumento do mandato escrito a procurao, que uma autorizao representativa. muito comum o aluno confundir Mandato com Procurao. Na prtica, muitas vezes estes termos so usados como sinnimos. Mas na teoria so termos diferentes: Mandato o nome do contrato. J a Procurao o instrumento do Mandato (art. 653, parte final, CC); a forma pela qual o contrato de mandato se instrumentaliza, se materializa, se torna concreto. A procurao pode ser por instrumento pblico ou particular. A procurao por instrumento pblico s ser exigida em casos especiais (ex: para os relativamente incapazes, o cego, o analfabeto, etc.). Fora desses casos, ser lcito outorgar procurao mediante instrumento particular, somente tendo validade se tiver assinatura do mandante (art. 654, in fine, CC). O reconhecimento da firma do outorgante no instrumento particular ser condio essencial sua validade em relao a terceiros (efeito erga omnes), que podero exigi-lo. Como a procurao geralmente destinada ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

46

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR para produzir efeitos perante terceiros, recomenda-se sempre o reconhecimento de firma. Tambm de rigor que seja por instrumento pblico a procurao dada por um cnjuge para o outro para: alienar, hipotecar ou gravar de nus real os bens imveis do casal; prestar fiana; fazer doao de bens ou rendimentos comuns, etc. ESPCIES O mandato, que caracterizado pela idia de representao, podendo ser classificado em: legal, judicial ou convencional (ad judicia ou ad negotia). 1) Mandato Legal Mandato legal o que decorre da lei e dispensa qualquer instrumento. So seus exemplos: o mandato que os pais tm para representar os filhos menores e administrar-lhes seus negcios, bem como o dos tutores e curadores em relao aos tutelados e curatelados. Os sindicatos tm mandado legal para representar seus associados perante autoridades administrativas e judiciais, etc. 2) Mandato Judicial Mandato judicial o conferido em virtude de um processo judicial, sendo o mandatrio nomeado pela autoridade judicial, como o Inventariante (que representa o esplio), o Administrador Judicial (anteriormente falava-se em Sndico da Falncia) a representa ativa e passivamente a massa falida, etc. 3) Mandato Convencional Mandato convencional decorre de contratos entre as partes, dos quais cuidaremos mais adiante, sendo que o ad judicia conferido a advogado, e o ad negotia conferido a qualquer pessoa, com 16 anos ou mais, para administrar interesses. NO SE ADMITE MANDATO Nada obsta que atos extrapatrimoniais sejam praticados por meio de procurao. Poucas pessoas sabem disso, mas um casamento pode ser realizado por procurao (conforme o art. 1.542, CC, exigindo-se, para tanto poderes especiais e instrumento pblico). Outro exemplo o reconhecimento de um filho. No entanto probe-se a realizao de certos atos personalssimos como: fazer testamento ou revog-lo, prestar exames, exercer cargos ou funes, exerccio do voto, depoimento pessoal, recebimento de indenizao por acidente trabalhista, etc.

CLASSIFICAO DO MANDATO O Mandato pode ser classificado de diversas formas. E interessante saber estas espcies de Mandato. Vamos a elas: ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

47

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 1) Quanto s relaes entre mandante e mandatrio Oneroso quando a atividade do mandatrio remunerada; ou seja, se ele recebe algo para exercer o Mandato. Gratuito quando o mandatrio exerce o Mandato sem remunerao. Singular ou simples quando h apenas um mandatrio. Plural quando subclassificao: h vrios procuradores. Neste caso h uma

2) Quanto pessoa do procurador

a) conjunto se os mandatrios no puderem agir separadamente. b) solidrio se os mandatrios puderem agir separadamente e independentemente da ordem de nomeao (qualquer um pode fazer qualquer coisa). c) fracionrio se a ao de cada mandatrio estiver delimitada, devendo cada qual agir em seu setor. d) substitutivo se um puder agir na falta do outro, mas observando sempre a ordem de nomeao. 3) Quanto ao modo de manifestao de vontade Expresso especfico daquelas hipteses onde h uma procurao contendo poderes especficos. Tcito quando a aceitao do encargo se der por atos que se presumem (ex: pessoa j comea a praticar atos de execuo, como pedido de certides para venda de um imvel, etc.). Verbal quando se efetiva via oral; permitido em todos os casos onde no se exige a forma escrita; pode ser provado at mesmo por testemunhas. Escrito se feito por escrito: por instrumento particular (ou seja, uma procurao simples lembrando que para valer perante terceiros necessrio reconhecimento de firma) ou por instrumento pblico (ou seja, a procurao feita em cartrio). Empresarial (comercial ou mercantil) se o mandatrio tiver de praticar atos de comrcio (geralmente oneroso). Civil as obrigaes do procurador no constituem na prtica ou administrao de interesses mercantis. Ad Negotia ou extrajudicial, se a ao do mandatrio se der fora do mbito judicial.

4) Quanto forma de celebrao

5) Quanto ao objeto

6) Quanto ao fim

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

48

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Ad Judicia mandatrio (que deve ser sempre um advogado) age em juzo em nome do constituinte, sendo sempre oneroso. Deve ser por escrito e tem por objeto o patrocnio dos interesses de uma pessoa perante Juzos ou Tribunais. Devido a sua importncia, vamos falar um pouco mais sobre ele abaixo.

MANDATO AD JUDICIA O mandato ad judicia tambm conhecido como mandato judicial. o conferido a advogado. Para ser advogado, no basta ser formado em Direito. A pessoa, para exercer o mandato judicial, deve ser inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil. Com isso, pode praticar todos os atos do frum em geral, excetuados os que exigem poderes especiais. um contrato intuitu personae (pessoal, personalssimo), lastreado na mtua confiana. admissvel a sua resilio unilateral e ser oneroso (h uma presuno de onerosidade), devendo ser feito por escrito. Segundo o art. 4o do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n 8.906/94), so nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa no inscrita na OAB, sem prejuzo das sanes civis, penais e administrativas. A procurao ad judicia, que instrumento do mandato, pode ser outorgada por instrumento pblico ou particular, dependendo da hiptese. Dispensa-se o instrumento o defensor que foi nomeado pelo Juiz. Exemplo: uma pessoa foi presa em flagrante e ser processada criminalmente. Comparece em juzo desacompanhada de advogado constitudo. Neste caso o Juiz deve nomear um advogado dativo ao ru, sem a necessidade de uma procurao. No podem ser procuradores ad judicia: os menores de 18 anos, a no ser que sejam emancipados. os funcionrios judiciais, escrives, Juzes e membros do Ministrio Pblico. ascendentes, descendentes e irmos do Juiz da causa. ascendentes ou descendentes da parte adversa, exceto em causa prpria. vereadores, deputados e senadores no podem patrocinar causas contra as pessoas jurdicas de direito pblico.

QUEM PODE OUTORGAR PROCURAO Todas as pessoas maiores ou emancipadas, no gozo dos direitos civis (portanto, capazes) podem outorgar (conferir, conceder) procurao mediante instrumento particular, que valer, desde que tenha a assinatura do outorgante. Os absolutamente incapazes no podem outorgar procurao, pois eles j tm representantes legais. Os relativamente incapazes, para os atos que tambm no podem praticar sozinhos ou assistidos por representantes legais, por meio de instrumento pblico. REQUISITOS DA PROCURAO ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

49

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Toda procurao deve conter alguns requisitos essenciais: a a o o o a e designao do Estado, Cidade e circunscrio civil onde passada; data em que outorgada; nome do outorgante e a sua qualificao civil; nome do outorgado e sua qualificao; objetivo da procurao; natureza, designao; extenso dos poderes conferidos.

SUBSTABELECIMENTO Apesar do mandato ser intuitu personae (pessoal), o mandatrio pode convocar auxiliares para a realizao de certos atos. Substabelecer significa transferir ou conferir a outra pessoa os poderes que o mandatrio recebeu do mandante. Exemplo: A (mandante) outorgou poderes para B (mandatrio) realizar um negcio perante C. Como B tambm no poder realizar este negcio neste dia, transferiu os poderes que recebeu para D. O substabelecimento pode ser feito por instrumento particular, ainda que o mandatrio tenha recebido os poderes por procurao pblica, mas desde que a lei no exija instrumento pblico. s vezes uma pessoa outorga uma procurao e permite que o mandatrio transfira estes poderes a terceiros. s vezes pode no permitir. E importante notar as consequncias deste fato. Assim, tendo-se em vista a possibilidade do Mandato permitir (ou no) o substabelecimento, podemos estabelecer as seguintes situaes: 1) O Mandato possibilita o substabelecimento neste caso, como evidente, o substabelecimento vlido e o substabelecido (tambm chamado de submandatrio, ou seja, a pessoa que recebeu os poderes do mandatrio ou substabelecente) responde pessoalmente perante o mandante, como seu procurador. Neste caso haver responsabilidade do mandatrio que substabelece, s se o substabelecido for notoriamente incapaz ou insolvente. 2) O Mandato no confere poderes para substabelecer o mandato omisso; neste caso o substabelecimento vlido, mas o mandatrio continua responsvel por prejuzo causado a ttulo de culpa do substabelecido. 3) O Mandato probe o substabelecimento neste caso o substabelecimento tambm vlido, sendo que o mandatrio responde perante o mandante por qualquer prejuzo que aquele lhe causar, mesmo que seja por caso fortuito, salvo provando que o fato teria ocorrido ainda que no tivesse havido o substabelecimento. O Substabelecimento tambm pode ser classificado em: a) Sem reserva de poderes o procurador (chamado de substabelecente) transfere os poderes ao substabelecido (neste caso este passa a ser o nico procurador), definitivamente, renunciando ao mandato. Nesta hiptese deve haver a notificao do constituinte (mandante), pois se assim no proceder, no ficar isento de ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

50

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR responsabilidade pelas obrigaes. Exemplo: um advogado est representando um cliente; ele no deseja mais represent-lo; entra em um acordo com o cliente lhe d cincia da renncia e faz um substabelecimento sem reservas de poderes, em nome de outro advogado, retirando-se, definitivamente da causa. Na prtica este substabelecimento contm a expresso: sem reserva de iguais. b) Com reserva de poderes o procurador (substabelecente) outorga poderes ao substabelecido (novo procurador), sem perd-los; qualquer um dos dois pode exercer os poderes outorgados. Exemplo: um escritrio de advocacia est representando um cliente. Este escritrio cresceu e necessita de mais um advogado. Contrata outro profissional. Para que este tenha acesso aos processos deve ter procurao nos autos. feito um substabelecimento. Assim, tanto os antigos advogados, quanto o novo podem continuar trabalhando na causa. Na prtica este substabelecimento contm a expresso: com reserva de iguais. PODERES ESPECIAIS O mandato ad negotia confere poderes para os atos de administrao em geral, e o ad judicia confere poderes para advogado praticar todos os atos do processo, com exceo dos que exigem poderes especiais. Em determinadas situaes exige-se que a procurao seja minuciosa, dizendo exatamente quais os seus termos, quais os poderes que est outorgando, quais os limites dos poderes conferidos. Assim: A) Mandato ad negotia. O art. 661, CC precreve que o mandato em termos gerais s confere poderes de administrao. E o 1o acrescenta que para alienar, hipotecar, transigir, ou praticar outros quaisquer atos que exorbitem da administrao ordinria, depende a procurao de poderes especiais e expressos. Assim, exige-se poderes especiais, o mandado ad negotia para: alienar (comprar, doar, etc.) levantar dinheiro hipotecar dar fiana casamento (art. 1.542, CC) emitir cheque transigir (por fim a uma demanda atravs de um acordo) oferecer queixa-crime

B) Mandato ad judicia. O art. 38, CPC prescreve que a procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso. Assim, exige-se poderes especiais o mandato ad judicia para: receber citao confessar transigir receber e dar quitao desistir ou renunciar ao direito. firmar compromisso

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

51

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR reconhecer a procedncia do pedido GESTO DE NEGCIOS RATIFICAO O mandatrio pode se exceder no cumprimento do mandato e praticar atos para os quais no tinha procurao ou tinha, mas no com poderes suficientes. Neste caso dispe o art. 662, CC que estes atos so ineficazes em relao quele em cujo nome foram praticados. Portanto, nestas hipteses, o mandante pode impugnar os atos praticados em seu nome. Por outro lado ele tambm pode ratificar tais atos, ou seja, confirm-los. Tudo vai depender do caso concreto. Exemplo: O mandatrio pode praticar atos mesmo aps o trmino do mandato, como, recebendo pagamento de aluguis, dando quitao, adquirindo ou vendendo bens, etc. Quando o mandatrio extrapola os poderes da procurao dizemos que ele agiu como gestor de negcios, que a pessoa que, sem autorizao, gera negcios alheios segundo a vontade presumvel do dono. Ratificados tais atos pelo dono do negcio (a ratificao deve ser expressa ou resultar de ato de inequvoca vontade), tornam-se vlidos e perfeitos, retroagindo data da prtica do ato. Falamos sobre este assunto tambm na aula sobre a Parte Geral das Obrigaes. Na dvida, revejam a matria. PROCURAO DADA A MENORES Vimos que os atos praticados por menores entre 16 e 18 anos dependem de assistncia de seus representantes legais. Se no houver a assistncia o ato ser anulvel. No entanto, no tocante ao mandato, os menores, a partir de 16 anos, j podem ser mandatrios ad negotia. Mas h um inconveniente: o mandante no tem ao de regresso contra ele, para cobrar-lhe os prejuzos eventualmente causados, exceto: Se o menor foi autorizado pelo seu representante. Se o menor se apresentou como maior ou ocultou a prpria idade. representar testamenteiro

Exemplo: vamos supor que eu outorguei uma procurao para uma pessoa de 17 anos para ela alugar minha casa de praia por R$ 200,00 a diria. O menor aluga minha casa por R$ 100,00, sendo que o locatrio no sabia deste ajuste, estando de boa-f. Neste caso o contrato de mandato, mesmo celebrado por menor de 18 anos (embora maior de 16 anos), vlido, mesmo no emancipado e sem a assistncia de seu representante legal. Tambm no ser possvel a anulao do contrato de locao. Se a pessoa fosse maior, eu apenas poderia responsabiliz-la civilmente; iria mover uma ao contra o mandatrio para que me indenizasse no prejuzo que me causou. No entanto, sendo menor eu no tenho esse direito de regresso. o que determina o art. 666, CC. Observem que os terceiros com quem o mandatrio menor contratou no podem ser prejudicados (nossa lei protege o terceiro de boa-f), por isso o mandatrio ir arcar com o prejuzo sozinho. Devemos recordar, ainda, que deve ser respeitada a regra geral do art. 180, CC: O menor, entre dezesseis e dezoito anos, no pode, para eximir-se de uma obrigao, invocar a sua idade

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

52

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior. OBRIGAES DO MANDATRIO Cumprir fielmente o mandato, de modo que se no o cumprir responde por culpa (em sentido amplo). No substabelecer sem autorizao, sob pena de responder pelos prejuzos, como j visto anteriormente. Prestar contas ao mandante, transferindo-lhe as vantagens. Representar a procurao com quem tratar.

OBRIGAES DO MANDANTE Assumir as obrigaes contradas nos limites do mandato. Reembolsar as despesas decorrentes do mandato (a regra adiant-las). Pagar a remunerao tratada. Cobrir os prejuzos do mandatrio.

VRIOS MANDATRIOS Se houver mais de dois mandatrios nomeados no mesmo instrumento, qualquer deles poder exercer os poderes outorgados (salvo se no forem expressamente declarados conjuntos, nem especificamente designados para atos diferentes, ou subordinados a atos sucessivos). Se os mandatrios forem declarados conjuntos, todos devero praticar o ato em conjunto, sob pena de no produzir efeitos (ressalvada a ocorrncia de ratificao, que retroagir a data do ato). EXTINO DO MANDATO Por revogao do mandante, que pode ser expressa ou tcita. Ex: o mandante assume pessoalmente a realizao do negcio. Por renncia do mandatrio. No entanto ele deve comunicar a renncia antecipadamente ao mandante, sob pena de arcar com os prejuzos da decorrentes. Por morte ou interdio de qualquer das partes. Pela mudana de estado civil que o inabilite para a outorga do mandato. Ex: mulher solteira outorgou uma procurao para vender um imvel de sua propriedade; posteriormente ela se casou pelo regime da comunho parcial (ou mesmo universal) de bens. Aquela procurao no tem mais valor, pois depois do casamento ela necessita da outorga de seu marido para a venda do imvel. Pelo trmino do prazo ou concluso do negcio.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

53

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Pela extino da pessoa jurdica, quando o mandato for daqueles que decorrer do contrato social.

Observaes: 1) Revogao tcita pode ocorrer: a) quando o mandante constituir novo mandatrio. Neste caso, se o mandante no comunicou ao primeiro mandatrio, os atos por este praticados no so considerados excessivos e valem. b) quando o mandante assume pessoalmente o negcio. 2) Na hiptese de morte, h que se observar: a) at se provar que o mandante faleceu, deve o mandatrio cumprir o mandato, sendo os atos vlidos. b) a morte do representante do incapaz no extingue o contrato. c) a morte do representante da pessoa jurdica no extingue o mandato conferido a terceiro. d) ocorrendo a morte do mandatrio, seus herdeiros tm obrigao de prestar contas. MANDATO IRREVOGVEL Como vimos, o mandato pode ser revogado a qualquer tempo. No entanto irrevogvel o mandato quando: assim se convencionar. conferido a scio, pelo estatuto social. forem condio de um contrato bilateral em causa prpria. Esta espcie merece uma ateno especial, que veremos com mais detalhes abaixo.

MANDATO EM CAUSA PRPRIA Trata-se de mandato em que o beneficirio o prprio mandatrio. o mandato outorgado no exclusivo interesse do mandatrio. Exemplo: A confere mandato para B vender um terreno, sendo que B pode vend-lo a si mesmo ou para terceiro. Este mandato: irrevogvel. Isenta o mandatrio de prestao de contas. Tem seus poderes ilimitados e no se extinguem pela morte do mandante. Equivale a uma verdadeira venda ou cesso de direitos, se contiver os respectivos requisitos (res, pretium et consensus), sendo pago o imposto de transmisso, acaso devido.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

54

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR O mandatrio pode acion-lo em seu prprio nome, como se proprietrio fosse. No se extingue com a morte do mandante, mas passa aos seus herdeiros.

Obs.: Apesar de irrevogvel, se o mandante mesmo assim o revogar, a revogao ter validade. No entanto o mandante responder por perdas e danos.

FIANA
(arts. 818 a 839, CC) CONCEITO Fiana (ou cauo fidejussria) a promessa feita por uma ou mais pessoas, de garantir ou satisfazer a obrigao de um devedor, se este no a cumprir, assegurando ao credor o seu efetivo cumprimento (art. 818, CC). No direito brasileiro temos duas espcies de contratos de cauo ou garantia: 1) Garantia Real lembrando que res significa coisa; ou seja, a coisa garante a dvida. Exemplos: penhor, hipoteca, anticrese e alienao fiduciria (veremos todos estes itens em aulas posteriores). 2) Garantia Fidejussria o outro nome que se d garantia pessoal. Exemplos: fiana e aval. Como se v, a fiana um gnero dos contratos de cauo ou garantia. negcio entabulado entre credor e fiador; portanto o devedor (afianado) no parte na relao jurdica fidejussria. A fiana pode ser dada a qualquer tipo de obrigao, seja ela de dar (coisa certa ou incerta), de fazer ou de no fazer. CARACTERSTICAS Acessrio no existe a fiana sem que haja um contrato, onde se encontra a obrigao que est sendo garantida pela fiana. Exemplo: Jos contrata um mtuo (emprstimo) de dinheiro com um Banco (contrato principal). Pedro, seu fiador, assume obrigao acessria de quitar a dvida, caso Jos no pague (fiana contrato acessrio). Como o acessrio segue o principal (accessorium sequitur principale), se o contrato principal for nulo, nula tambm ser a fiana (art. 824, CC). No entanto a recproca no verdadeira. Alm disso, abrange todos os acessrios da dvida principal (juros, clusula penal, despesas judiciais, etc.). Apesar de ser sempre acessria, a fiana pode ser estipulada em um contrato diverso do garantido ou inserido em uma das clusulas do contrato principal. A fiana pode ser de valor inferior da obrigao principal; no entanto nunca poder ser superior ao valor do dbito principal, nem ser mais onerosa do que ele, sob pena de ser reduzida ao nvel da dvida afianada (art. 823, CC).

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

55

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Unilateral gera obrigao apenas para o fiador que se obriga para com o credor, mas este nenhum compromisso assume em relao quele. Gratuito como regra, o fiador no recebe remunerao; apenas ajuda o devedor. No entanto nada obsta que se pactue certa remunerao, muito comum em contratos bancrios, em que os bancos assinam termos de responsabilidade em favor de seus clientes, em troca de uma porcentagem sobre o montante garantido. Forma escrita a forma da fiana obrigatoriamente escrita (art. 819, CC), por instrumento pblico ou particular e assinada, no se admitindo a fiana verbal, ainda que com muitas testemunhas. Fiana no se presume; trata-se de um contrato solene. Ela pode ser realizada no prprio instrumento do contrato principal. No admite interpretao extensiva a fiana sempre ser interpretada restritivamente, isto porque contrato benfico. O fiador responde apenas por aquilo que efetiva e expressamente se consignou no instrumento. Se alguma dvida surgir, interpreta-se favoravelmente ao fiador. Exemplo: se concedida para garantir aluguel, no se estende a danos causados no prdio por eventual incndio. Se concedida para garantir aluguel, no se estende a pagamentos de impostos, etc. No se estende alm do tempo convencionado para prorrogar-se a fiana, caso o contrato se prorrogue, exige-se disposio expressa a esse respeito. Costuma-se dizer: a fiana no se estende de uma coisa para outra, de uma pessoa para outra, de um tempo para outro. Subsidiria o fiador somente se obrigar pela dvida se o devedor principal (afianado) no cumprir a prestao devida. Ou seja, o credor aciona primeiro o devedor principal. Se este no pagar a dvida, acionar ento o fiador (trata-se do benefcio de ordem, do qual falaremos logo adiante). No entanto pode ser pactuada a solidariedade. Nesse caso o fiador assume a posio de codevedor (sem desnaturar a fiana); ou seja, o credor pode acionar tanto o devedor principal como o fiador ou os dois ao mesmo tempo. Smula 214 do Superior Tribunal de Justia se houver alguma modificao ou aditamento no contrato principal e o fiador no foi consultado para esta alterao, no pode ele ser responsvel. Nestes termos o teor da Smula: o fiador na locao no responde por obrigaes resultantes de aditamento ao qual no anuiu. Smula 332 do Superior Tribunal de Justia (nova redao) A fiana prestada sem autorizao de um dos cnjuges implica a ineficcia total da garantia.

SUBSTITUIO O credor pode exigir a substituio do fiador se este (art. 826, CC):

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

56

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR a) Se tornar insolvente (no tiver bens para responder pela obrigao assumida). b) Se tornar incapaz (foi acometido de alguma doena mental). CONDIES PARA SER FIADOR Para ser fiador, necessrio que a pessoa: Seja idnea (moral e financeiramente). Resida no mesmo municpio onde tenha que prestar fiana (ser mais fcil avis-lo do inadimplemento do devedor).

Podem ser fiador Todas as pessoas maiores ou emancipadas, que tenham a livre disposio de seus bens e preencham os requisitos descritos acima. No podem ser fiador Os menores de 18 anos, mesmo emancipados. Nem mesmo se os pais os representarem ou assistirem. A emancipao confere o direito de administrar seus negcios; a fiana uma obrigao por dvida alheia. Os prdigos, sem assistncia do curador. Os absolutamente incapazes, mesmo que representados por seus curadores. O cnjuge, sem o consentimento do outro (outorga uxria ou marital), exceto no regime da separao total de bens. Se for dada fiana sem outorga, ser anulvel (Smula 332 STJ). O prazo para anular esta fiana de quatro anos, a partir da dissoluo da sociedade conjugal. O analfabeto, a no ser que o faa por procurador constitudo por instrumento pblico, com poderes especiais. Certas pessoas em razo de seu ofcio (tesoureiros, leiloeiros Dec. n 2.198/32, tutores, curadores, etc.).

FIANA DE OBRIGAO NULA As obrigaes nulas no so suscetveis de fiana. Assim, sendo nula a obrigao principal, nula tambm ser a fiana. Ex: fiana dada em contrato de locao assinado por absolutamente incapaz, interditado por ter doena mental. FIANA DE OBRIGAES CONTRADAS POR MENOR Vimos acima que as obrigaes nulas no so suscetveis de fiana. No entanto, se a fiana foi dada tendo-se em vista uma obrigao contrada por pessoa menor de idade (at 18 anos), embora a obrigao principal seja nula ou anulvel (conforme a hiptese), mesmo assim prevalece a fiana. Trata-se de uma exceo, conforme estipula o art. 824, CC. Exemplo: menor de 16 anos assina contrato de locao; o contrato considerado nulo; mesmo assim, prevalece a obrigao do fiador quanto aos aluguis no pagos pelo menor. O ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

57

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR mesmo ocorre se a pessoa for menor de 18, porm maior de 16 anos (relativamente incapaz anulvel). FIANA A MTUO CONTRADO POR MENOR Se a fiana se referir a contrato de mtuo contrado por menor, sendo nulo ou anulado o contrato de mtuo, nula tambm ser a fiana. Esta uma exceo regra acima (trata-se, portanto de uma exceo da exceo). o que determina o pargrafo nico do art. 824, CC. Exemplo: menor toma dinheiro emprestado e terceira pessoa assina o contrato como fiador. Declarado nulo ou anulado o contrato de mtuo, exonera-se tambm o fiador. BENEFCIO DE ORDEM o direito assegurado ao fiador de exigir do credor que acione, em primeiro lugar, o devedor principal, isto , que os bens do devedor principal sejam executados antes dos seus (art. 827, CC). A invocao desse benefcio deve ser manifestada expressamente. O fiador no poder se socorrer deste benefcio se renunciou o benefcio, ou se se obrigou como principal pagador (ou devedor solidrio), ou se o devedor for insolvente ou falido (art. 828, CC). Observao O Superior Tribunal de Justia tem entendido que havendo clusula expressa no contrato de locao de que a responsabilidade do fiador perdura at a efetiva entrega das chaves do imvel, objeto da locao, no h que se falar em desobrigao do mesmo, ainda que o contrato tenha se prorrogado por prazo indeterminado. BENEFCIO DE DIVISO Havendo mais de um fiador garantindo a mesma obrigao, estes so solidrios entre si, aplicando-se-lhes as regras das obrigaes solidrias. Todavia, podem os fiadores, entre si, prever expressamente no contrato de fiana, que se utilizaro o benefcio de diviso, isto , de que a obrigao entre eles seja divisvel. Assim, cada fiador s responder pela parte que, em proporo, lhe couber no pagamento (art. 829 e pargrafo nico, CC). SUB-ROGAO O fiador que pagar integralmente a dvida ficar sub-rogado nos direitos do credor, mas s poder demandar a cada um dos outros fiadores pela respectiva cota (art. 831, CC). Recordando: sub-rogar significa estar no lugar de. Sub-rogao nos direitos do credor significa que o fiador que paga passa a ocupar o lugar do credor, assumindo-lhe todos seus direitos, inclusive o de executar o devedor, ou os outros fiadores. O fiador pode cobrar do devedor as perdas e danos que sofrer em razo da fiana. RESPONSABILIDADE DOS HERDEIROS

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

58

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR necessrio esclarecer que a morte do fiador extingue a fiana. Mas os herdeiros do fiador respondem quanto s obrigaes assumidas pelo de cujus em razo de fiana. Ou seja, a obrigao pode ser transmitida aos herdeiros do fiador. Mas a responsabilidade da fiana no pode ultrapassar as foras da herana e se limitar at a data da morte do fiador. Exemplo: A firmou um contrato de locao com B, sendo este ltimo o locatrio. C fiador de B. Este ltimo sempre honrou com os seus dbitos. Passado um tempo, C, o fiador, morreu. A fiana se extingue e os herdeiros de C por nada respondero. Outra situao, aproveitando o mesmo exemplo: B (locatrio) no paga o aluguel devido. Digamos que j esteja devendo dez meses de aluguel. Logo o credor A pode acionar B (locatrio) e C (o fiador). Neste nterim C morreu. Neste momento a fiana se extingue. No entanto os herdeiros de C iro responder por suas dvidas (no caso os dez meses de aluguel atrasado) at o momento de sua morte e at o limite das foras da herana. A partir da eles nada mais respondero, pois com a morte extingue-se a fiana. EXTINO DA FIANA So hipteses de extino da fiana: Por vontade do fiador, quando tiver assinado o contrato de fiana sem limitao de tempo. Neste caso, a exonerao pode ser por ato amigvel entre o fiador e o credor ou por deciso judicial. Pela morte do fiador. Por anulao judicial, nos casos de anulabilidade dos atos jurdicos em geral (falta de legitimao, vcios do ato jurdico, etc.). Se, sem o consentimento do fiador, o credor conceder moratria ao devedor; Se, por algum fato causado pelo credor, tornar-se impossvel a subrogao do fiador nos seus direitos e preferncias. Exemplo: credor levanta hipoteca que garante a dvida, sendo que por isso o fiador no pode se sub-rogar no direito de executar aquela hipoteca. Se o credor, em quitao amigvel, aceitar do devedor objeto diverso do que venha a perd-lo por evico (perda da coisa em virtude de sentena judicial e sentena anterior). Exemplo: A, credor, aceita do devedor um terreno para quitar a dvida, em lugar de pagamento em dinheiro (novao). Se A vier a perder este terreno, mesmo por evico, o fiador est liberado. Se o fiador indicar bens do devedor para serem executados em primeiro lugar, demorando-se o credor a execut-los, e caindo, posteriormente, o devedor em insolvncia, libera-se o fiador. AVAL

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

59

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: R: LA LAURO ESCOBAR
Embora no seja nossa matria (trata de um tema do Direito Comercial), sempre bom falar um pouco sobre ele, pois parecido com a fiana e os examinadores gostam de exigir questes envolvendo os dois institutos. Na realidade, o aval figura do direito cambirio, isto , uma garantia prpria dos ttulos de crdito (letra de cmbio, nota promissria, etc.). O termo aval advm do rabe, hawala ou haula: delegao, mandato; posteriormente, para o italiano, avallo e, finalmente, para o francs, aval, a valior ou faire valoir, fazer valer a letra no paga. O aval, a exemplo da fiana, uma garantia pessoal, uma espcie do gnero cauo, em que uma pessoa (avalista) se compromete a pagar um ttulo de crdito nas mesmas condies que o devedor desse ttulo (avalizado). Assim, o avalista assume perante o credor do ttulo uma obrigao autnoma, mas equivalente do avalizado. Trata-se de uma obrigao suplementar. O aval no deve ser confundido com o endosso, pois neste o endossante parte do ttulo, proprietrio que transfere sua propriedade a outrem. A existncia, validade e eficcia do aval no esto condicionadas a da obrigao avalizada. Desse modo, se o credor no puder exercer, por qualquer razo, o direito contra o avalizado, isto no compromete a obrigao do avalista. Isso no ocorre com a fiana, pois sendo esta acessria, segue a sorte da principal; ou seja se a obrigao afianada no puder exigida pelo credor, este fato faz com que se prejudique, tambm, a fiana. O avalista devedor solidrio (diferentemente da fiana em que o fiador devedor subsidirio), no tendo o direito ao benefcio de ordem. Ele responde pelo pagamento do ttulo perante todos os credores do avalizado, podendo voltar-se, aps o pagamento, contra todos os devedores do avalizado, alm deste. Ou seja, se o avalista for acionado judicialmente deve honrar o ttulo junto ao credor, e depois, em querendo, pode cobr-lo em ao de regresso. Para dar o aval, basta que o avalista aponha sua assinatura, de prprio punho, ou mesmo atravs de procurador, no ttulo. Outorga conjugal no aval: Na vigncia do Cdigo Civil revogado no era necessrio, que o cnjuge do avalista desse o seu consentimento (outorga) concordando com a garantia ofertada (ao contrrio da fiana em que se exigia a outorga conjugal). Hoje, com o advento do novo Cdigo Civil, necessrio o consentimento do cnjuge com a garantia ofertada pelo outro cnjuge. o que diz o inciso III do art. 1.647, quando estabelece que nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta, prestar fiana ou aval. Houve uma equiparao entre a fiana e o aval para o fim de outorga. No entanto a ausncia da outorga no invalida o aval prestado exclusivamente por um dos consortes, devendo apenas ser preservada a respectiva meao. A outorga deve ser oferecida em documento apartado ao ttulo de crdito, pois se a mulher assinar o prprio ttulo ela vira avalista simultneo. Se assim ocorrer ela no oferece outorga, mas sim um aval simultneo. Aval parcial: tambm chamado de aval limitado. O avalista limita a sua responsabilidade a um valor menor do que o da ordem de pagamento. Deve-se mencionar expressamente o teor da sua responsabilidade, sendo que esta ir corresponder a um valor parcial do ttulo. Multiplicidade de avais: diversos avalistas podem simultnea e sucessivamente, obrigar-se cambialmente. A ordem no afeta o credor, que, vencida a dvida, poder exigir o cumprimento da obrigao de qualquer deles. Inexiste no direito cambial o

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

60

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: R: LA LAURO ESCOBAR
chamado benefcio de ordem e ao credor lcito acionar a qualquer dos responsveis, independentemente da ordem que estes se encontrem. Avais simultneos: no existe distino de grau de responsabilidade, eles se colocam em um mesmo patamar, assumindo a mesma responsabilidade. H um rateio de responsabilidades, uma solidariedade passiva simples. Nesse caso todos os avalistas garantem o avalizado. O avalista que for acionado pelo credor deve pagar a obrigao por inteiro e s poder acionar os demais avalistas nas suas quotas-partes da obrigao. Avais sucessivos: os avalistas estabelecem entre si graus de responsabilidade diferentes (por aval em 2o lugar, por aval de 3o grau, etc.). Neste caso no h rateio da obrigao, mas sim recebimento do valor total dirigido quele que tem mais responsabilidades do que aquele que pagou. Os graus de responsabilidade so diferentes e para o aval ser sucessivo dever haver meno expressa no ttulo a esse respeito, caso contrrio ser considerado aval simultneo. Os avais sucessivos se sobrepem, uns aos outros, um avalista garantindo o outro. Nos termos da Smula 189 STF avais em branco e superpostos consideram-se simultneos e no sucessivos. Em se tratando de aval sucessivo, o avalista pagante pode cobrar do seu avalizado integralmente o que pagou. Cancelamento do aval: ato jurdico em sentido estrito por via do qual os efeitos de um aval concedido so extintos. Existe uma espcie de perdo por parte de credor. Ele simplesmente risca a assinatura do aval e assim extingue os seus efeitos. Os efeitos do cancelamento do aval se restringem somente a ele. Aval antecipado e aval pstumo: o avalista deve estar indicado at o momento da cobrana do ttulo, caso contrrio no ser cobrado, j que no houve vinculao ao ttulo. O aval pstumo aquele fornecido aps o trmino da vida til do documento. Algum assume a posio de garante de um pagamento que no houve. Esse aval tem os mesmos efeitos do aval comum, no tendo nenhuma diferena para aquele fornecido antes do vencimento. Abaixo fornecemos um quadro comparativo entre a fiana e o aval.

Fiana X Aval Fiana Inserida nos contratos de uma em geral (nunca em ttulos de crdito). Obrigao acessria em relao outra obrigao assumida pelo devedor. Fiador Devedor subsidirio. Em regra responde apenas quando o devedor no o faz, havendo o benefcio de ordem. Pressupe outorga conjugal. Instrumento escrito. Aval Inserido nos ttulos de crdito (cambial) e no em contratos. Obrigao autnoma em relao obrigao avalizada. Avalista Devedor solidrio. Torna-se codevedor. No pode ser alegado o benefcio de ordem. Atualmente tambm necessita de outorga. Assinatura do avalista no ttulo.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

61

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: R: LA LAURO ESCOBAR Meus Amigos e Alunos. Vimos hoje as modalidades dos contratos, as diversas espcies de contratos. Foi uma aula longa, cheia de detalhes. Porm no complexa nem podemos consider-la difcil. apenas longa. Esses contratos, em sua maioria, j so conhecidos das pessoas em geral. Mesmo para aquele que no formado em Direito. Quem nunca ouviu falar de um contrato de locao? Ou de uma fiana, ou mesmo da compra e venda? O que necessrio que o aluno complete as informaes j tinha, com o teor da aula de hoje, com a teoria e com as peculiaridades de cada contrato, pois isso que costuma cair nos concursos. Por isso muito importante a leitura do nosso quadro sintico abaixo. Este quadrinho, na verdade, um resumo do que foi falado na aula de hoje e tem a funo de ajudar o aluno a melhor assimilar e memorizar os conceitos fornecidos na aula e tambm de facilitar a reviso da matria para estudos futuros.

QUADRO SINTICO DIREITO DAS OBRIGAES = PARTE ESPECIAL DOS CONTRATOS EM ESPCIE
COMPRA E VENDA (arts. 481 a 532, CC) Um dos contratantes se obriga a transferir o domnio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe o preo em dinheiro. O contrato no transfere a propriedade da coisa. A propriedade transferida pela tradio ou registro. O contrato somente cria a obrigao de uma transferncia da coisa. Elementos: coisa, preo e consenso. No se transfere o domnio. Este transferido pela tradio (bens mveis) ou pelo registro do ttulo aquisitivo no Cartrio de Registro de Imveis (bens imveis). A lei probe que os ascendentes vendam aos descendentes quaisquer bens, sem que haja o consentimento dos outros descendentes e o cnjuge do alienante, salvo se casado sob o regime de separao obrigatria (art. 496, CC), sob pena de anulao do ato. Essa venda poderia simular uma doao em prejuzo dos demais herdeiros. Clusulas especiais (pactos adjetos): a) Retrovenda (arts. 505 a 508): o vendedor se reserva o direito de reaver, em prazo certo, o imvel alienado, restituindo ao comprador o preo mais as despesas realizadas. b) Venda a contento (arts. 509 a 512): o negcio somente se perfaz se o comprador se declarar satisfeito (condio suspensiva). c) Preempo (arts. 513 a 520): o comprador se obriga a oferecer ao vendedor a coisa mvel ou imvel, caso for vend-la a terceiro, para que se exera o direito de prelao (preferncia) em igualdade de condies. d) Reserva de domnio (arts. 521 a 528): o vendedor reserva para si a propriedade do bem at que se realize o pagamento integral do preo. TROCA OU PERMUTA (art. 533, CC)

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

62

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: R: LA LAURO ESCOBAR
As partes se obrigam a dar uma coisa por outra que no seja dinheiro. Operamse, ao mesmo tempo, duas vendas, servindo as coisas trocadas de compensao recproca. anulvel a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem o expresso consentimento dos outros descendentes e do cnjuge do alienante. Em regra aplicam-se as mesmas disposies da Compra e Venda. ESTIMATRIO (arts. 534 a 537, CC) Uma das partes (consignatrio) recebe da outra (consignante) bens mveis, ficando autorizada a vend-los, obrigando-se a pagar um preo estimado previamente, se no restituir as coisas consignadas, dentro do prazo ajustado. DOAO (arts. 538 a 564, CC) Uma pessoa, por liberalidade, transfere de seu patrimnio, bens ou vantagens para o de outra, que os aceita. Espcies: pura e simples, com encargo, condicional, a termo e remuneratria (h o propsito de se recompensar o donatrio por servios prestados). Os ascendentes podem fazer doaes a seus filhos, mas isso importa em adiantamento da legtima. Nula ser a doao da parte excedente do que poderia dispor em testamento. H nulidade da doao inoficiosa apenas no que exceder legtima dos herdeiros. A doao pode ser revogada se houver ingratido (ex: atentar contra a vida ou caluniar o doador) ou descumprimento de encargo. Como regra deve ser por escrito (verbal em caso de bens mveis de pequeno valor). LOCAO (arts. 565 a 578, CC e Lei 8.245/91, com alteraes) Locao de coisas o contrato pelo qual uma das partes (locador ou senhorio) se obriga a ceder outra (locatrio ou inquilino), por tempo determinado ou no, o uso e gozo de coisa no fungvel, mediante certa remunerao (art. 565, CC). Se houver mais de um locador ou locatrio, entende-se que so solidrios, se o contrato no estipulou o contrrio. A locao de imvel urbano regulada pela Lei n 8.245/91. O locador s pode exigir uma das seguintes garantias sob pena de nulidade: a) cauo (mximo 03 meses); b) fiana; c) seguro-fiana locatcia; d) cesso fiduciria de quotas de fundo de investimento. Durante o prazo convencionado no poder o locador reaver o imvel alugado; o locatrio poder devolv-lo, pagando a multa pactuada. O locatrio poder denunciar a locao por prazo indeterminado mediante aviso por escrito ao locador, com antecedncia mnima de trinta dias. No caso de alienao o locatrio tem direito de preferncia para adquirir o imvel em igualdade de condies com terceiros. PRESTAO DE SERVIOS (arts. 593 a 609, CC) Prestao de servio (ou locao de servio) o contrato em que uma das partes se obriga para com a outra lhe fornecer a prestao da sua atividade, sem vnculo empregatcio, mediante remunerao. EMPREITADA (arts. 610 a 626, CC) Empreitada ou locao de obras o contrato pelo qual uma das partes (empreiteiro) se obriga, sem subordinao ou dependncia, a realizar, pessoalmente ou por meio de terceiro, certa obra para a outra parte (dono da obra ou comitente), com material prprio ou por este fornecido, mediante remunerao determinada ou proporcional ao trabalho executado. O empreiteiro pode contribuir somente com o seu trabalho ou contribuir com seu trabalho e os materiais. No entanto a obrigao de fornecer os materiais no se presume: resulta da lei ou da vontade das partes.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

63

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: R: LA LAURO ESCOBAR
Obs. Pela disposio atual no Cdigo Civil, a prestao de servios e a empreitada no so espcies de locao, mas sim contratos autnomos. EMPRSTIMO (arts. 579 a 592, CC) Algum entrega uma coisa para outrem, gratuitamente, obrigando-se este a devolver a mesma coisa ou devolver outra da mesma e quantidade e qualidade. A lei prev duas espcies deste contrato: 1) Comodato emprstimo de uso em que o bem emprestado dever ser restitudo, no podendo ser fungvel ou consumvel. O bem a ser devolvido deve ser o mesmo que foi emprestado (ex: emprestar uma casa, um automvel, etc.). Se o comodatrio no restituir o bem, o comodante pode ingressar com ao de reintegrao de posse e cobrar aluguel. 2) Mtuo emprstimo de consumo em que o bem usado, sendo fungvel ou consumvel, no poder ser devolvido e a restituio ser em seu equivalente, por outra coisa do mesmo gnero, qualidade e quantidade (ex: um quilo de feijo). Pode ser gratuito ou oneroso. O oneroso tambm conhecido por mtuo feneratcio. DEPSITO (arts. 627 a 652, CC) Uma pessoa (depositria) recebe de outra (depositante) um objeto mvel para guard-lo, temporria e gratuitamente, at que o depositante o reclame. Se o depositrio no restituir a coisa ao final do contrato, pode ter sua priso decretada (depositrio infiel). MANDATO (arts. 653 a 709, CC) Algum (mandatrio) recebe de outro (mandante), poderes para, em seu nome (em nome do mandante), praticar atos ou administrar interesses. O instrumento do mandato escrito a procurao. O mandato pode ser legal, judicial ou convencional (ad judicia ou ad negotia). Substabelecer uma procurao significa conferir a terceira pessoa os poderes que recebeu do mandante. FIANA (arts. 818 a 839, CC) Tambm chamada cauo fidejussria, a promessa feita por uma ou mais pessoas de garantir ou satisfazer a obrigao de um devedor, se este no a cumprir, assegurando ao credor seu efetivo cumprimento.

TESTES
Lembrando que todos estes testes j caram em concursos anteriores e tm a finalidade de revisar o que foi ministrado, completando a aula. Muitas informaes relativas matria, principalmente algumas situaes especiais esto nas respostas dos testes. Algumas dvidas que o aluno tenha ficado em aula podem ser esclarecidas com esses exerccios. Alm disso, o aluno vai pegando a malcia dos testes; o qu exatamente o examinador quer com tal questo. Da a importncia de fazer os testes e ler todas as respostas com ateno. 01) Sobre o contrato de compra e venda, marque a opo INCORRETA.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

64

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR a) nulo quando se deixa ao arbtrio exclusivo de uma das partes a fixao do preo. b) quando o contrato de compra e venda for puro, considera-se obrigatrio e perfeito, desde que as partes acordem no objeto e no preo. c) lcito o contrato de compra e venda entre os cnjuges, com relao a bens pertencentes comunho. d) a clusula de reserva de domnio deve ser estipulada por escrito e depende de registro para valer contra terceiros. 02) (OAB/SP 2007) So pactos adjetos compra e venda com previso legal, EXCETO: a) a retrovenda. b) a preempo. c) a venda a contento. d) a venda com reserva de domnio. e) o laudmio. 03) Sobre o contrato de compra e venda CORRETO afirmar que: a) pode ser gratuito. b) sinalagmtico. c) sempre solene. d) s vlido se registrado no registro de imveis e) se no for cumprido acarretar sempre perdas e danos. 04) Um pequeno agricultor colheu toda a sua produo de caf, guardando-a em um depsito. Dirigiu-se cidade e vendeu toda colheita, inclusive assinando um contrato a respeito. Foi marcado um encontro para a entrega da colheita. No dia marcado o agricultor compareceu ao local designado, porm o comprador no compareceu. Naquele dia houve uma grande tempestade, que molhou toda a produo, estragando todo caf. Neste caso o dano: a) ser suportado pelo vendedor, posto que a tempestade considerada caso fortuito. b) ser suportado pelo comprador, pois o mesmo estava em mora. c) ser suportado pelo comprador, posto que o caf um produto que precisa ser medido (pesado) para que a venda se torne perfeita. d) ser suportado pelo vendedor, pois ele assume todos os riscos at a entrega, especialmente quando ocorre algum fato de natureza (tempestade). e) ser suportado por ambos, comprador e vendedor, pois uma tempestade, sendo considerada como caso fortuito, os riscos so divididos equitativamente. 05) O direito que tem o vendedor de readquirir o imvel que vendeu dentro de certo prazo, restituindo o preo recebido e reembolsando as despesas ao comprador, denomina-se: ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

65

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR a) venda a contento. b) preempo. c) pacto comissrio. d) retrovenda. e) perempo. 06) considerada como venda sob condio suspensiva a: a) retrovenda. b) venda com pacto comissrio. c) preempo. d) venda por amostra. e) venda a contento. 07) Relaciona-se com direito de preferncia a: a) preempo. b) venda com pacto comissrio. c) venda a contento. d) perempo. e) venda por amostra 08) A clusula inserida no contrato de compra e venda pela qual o vendedor reserva para si a propriedade at que o preo esteja integralmente pago chama-se: a) retrovenda. b) venda a contento. c) preempo. d) reserva de domnio. e) pacto comissrio. 09) So elementos do contrato de compra e venda, alm dos elementos gerais dos atos jurdicos: a) a tradio e a transcrio. b) o preo, a coisa e a forma prescrita em lei. c) o preo, o consenso e a forma prescrita em lei. d) o preo, a coisa e a transcrio. e) o preo, a coisa e o consenso. 10) Considere as assertivas abaixo a respeito do contrato de compra e venda. I Pode ser vlida a compra e venda de bens que inexistem no momento da celebrao do contrato. II Como um contrato somente obriga e relaciona os contratantes, o preo no pode ser fixado por terceira pessoa. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

66

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR III At o momento da tradio, os riscos da coisa correm por conta do vendedor e os do preo por conta do comprador. Quais so as afirmativas verdadeiras? a) Apenas a I. b) Apenas a III. c) Apenas a I e III. d) Apenas a II e III. e) todas esto corretas. 11) (Defensoria Pblica So Paulo 2007) Clusula inserida no contrato de compra e venda, pelo qual o vendedor se reserva o direito de reaver, em certo tempo, o bem alienado, tem efeitos reais e s pode ser exercida durante um prazo de caducidade de, no mximo 03 (trs) anos, a partir da data da venda. Este enunciado diz respeito ao ato negocial: a) pactum reservati dominii. b) retrovenda. c) venda a contento. d) preempo ou prelao. e) pacto comissrio. 12) (CESPE - OAB/SP 2008) A retrovenda, a preempo e a venda com reserva de domnio constituem modalidades de: a) pactos adjetos. b) clusulas obrigatrias. c) termos genricos. d) penalidades contratuais. e) pactos comissrios. 13) Com relao ao contrato de compra e venda, assinale a alternativa CORRETA: a) os tutores e curadores podem comprar os bens confiados sua guarda ou administrao, desde que o faam em hasta pblica. b) nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma autoriza a rejeio de todas. c) nula a compra e venda de ascendentes a descendentes sem a anuncia dos outros descendentes e do cnjuge do alienante. c) lcito aos cnjuges celebrar entre eles a compra e venda de bens excludos da comunho. 14) (Magistratura DF/2007) A alienao operada por ascendente em proveito de descendente considerada:

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

67

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR a) lcita, desde que exista expresso consentimento dos demais descendentes, somado ao assentimento tcito do cnjuge do vendedor. b) anulvel, exceto se os outros descendentes e o cnjuge do alienante tiverem consentido de maneira expressa. c) nula de pleno direito, a no ser que os demais descendentes hajam assentido expressamente. d) inexistente, salvante a hiptese de os outros descendentes e o cnjuge do vendedor consentirem expressamente. 15) (UnB/CESPE Juiz de Direito Substituto/PI - 2007) Com relao ao contrato de compra e venda regido pelo Cdigo Civil, julgue os itens que se seguem. I O pacto de retrovenda clusula acessria aposta no contrato de compra e venda de bens imveis, consistente na faculdade que se reserva o vendedor de resolver o contrato, por vontade unilateral e imotivada, reavendo o imvel desde que pague ao comprador o preo original, monetariamente corrigido, as despesas por ele suportadas e o valor equivalente s benfeitorias necessrias, bem como as teis e volupturias que se efetuaram com a sua autorizao escrita. II Pela clusula de preferncia, o comprador se compromete a vender o bem mvel ou imvel adquirido ao vendedor, em prazo certo e decadencial. Trata-se de clusula resolutiva expressa no contrato, subordinada vontade do antigo dono de readquirir o bem. O direito de preferncia no se transmite por ato entre vivos, apenas por causa de morte do alienante aos herdeiros. III A clusula de venda a contento subordina a eficcia do negcio circunstncia da satisfao do adquirente. Pela condio suspensiva desse negcio, o comprador, enquanto no se manifesta acerca da aprovao da coisa, ocupa posio jurdica anloga do comodatrio. IV Na venda sobre documentos, a entrega do bem substituda pela entrega do ttulo representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato. Como nesse tipo de contrato no h a tradio do bem alienado, o comprador pode sempre recusar o pagamento com o pretexto de defeito de qualidade ou do estado da coisa vendida. V A venda com reserva de domnio uma modalidade de venda a crdito de bens imveis com garantia fiduciria, na qual o comprador, at a quitao integral do preo, no adquire a propriedade da coisa, embora j exera sobre ela a posse. Essa clusula prev o desfazimento da venda caso o comprador deixe de cumprir a obrigao de pagar o preo no prazo estipulado, independentemente de ao judicial e do pagamento de qualquer indenizao ou restituio do valor j pago. Esto CERTOS apenas os itens a) I e IV. b) I e III.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

68

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. 16) A respeito da doao CORRETO afirmar que: a) a doao far-se- por instrumento pblico ou particular, mas invlida se feita de forma verbal. b) a doao de ascendentes a descendentes nula de pleno direito. c) nula a doao se, no momento da liberalidade, esta ultrapassar a metade disponvel do doador. d) em nenhuma hiptese pode o doador revogar a doao j efetivada. e) a doao ao nascituro vlida, independentemente de aceitao por seus representantes legais. 17) Doao inoficiosa : a) o mesmo que doao com encargo. b) a que excede legtima dos herdeiros. c) a que corresponde a adiantamento de legtima. d) a que feita a descendentes. e) sempre anulvel. 18) Quanto possibilidade de revogao da doao, assinale a alternativa CORRETA. a) a doao nunca poder ser revogada, pois se trata de disponibilidade de patrimnio voluntria. b) a doao somente poder ser revogada em caso de ingratido do donatrio. c) a doao somente poder ser revogada em caso de descumprimento de clusula imposta no contrato. d) pode haver revogao da doao remuneratria. e) a doao pode ser revogada nas hipteses previstas nos contratos em geral, alm da ingratido do donatrio e o no cumprimento de encargo imposto. 19) O prazo para revogar doao por ingratido : a) decadencial de um ano, contado do conhecimento do fato pelo prprio doador. b) prescricional de quatro anos, contado da cincia do fato. c) decadencial de dois anos, a partir da data da prtica dos atos ofensivos. d) prescricional de cinco anos, contado do dia em que o doador soube da ingratido. 20) Doao com clusula de reverso : ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

69

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR a) uma constituio de renda a ttulo gratuito. b) a que, sob aparncia de mera liberalidade, revela o propsito do doador de retribuir servio prestado pelo donatrio. c) a feita em comum a vrias pessoas, distribuda por igual entre elas, sendo obrigao divisvel, exceto disposio em contrrio que venha a estabelecer que a parte do que faltar acresa do que vier a sobreviver. d) aquela em que o doador estipula que o bem doado retorne ao seu patrimnio se sobreviver ao donatrio. 21) (ESAF Assistente Jurdico) Se Maria doar uma jia a sua sobrinha Paula, estipulando que este bem retorne ao seu patrimnio se ela sobreviver donatria, est configurada a doao: a) inoficiosa. b) com encargo. c) sob forma de subveno peridica. d) sob condio suspensiva. e) com clusula de reverso. 22) (OAB/SP 2007) Sobre a doao ERRADO afirmar: a) no silncio de um contrato a doao a um filho dever ser colacionada no inventrio do pai. b) estabelecida com clusula de reverso pode gerar sucesso anmala. c) para doar um bem imvel a um filho, o pai, necessariamente, precisa da anuncia dos demais filhos. d) limitando-se parte disponvel, pode o pai doar um bem a um filho sem anuncia dos outros. e) a doao para o cmplice de adultrio causa de anulao da doao. 23) (OAB/MG 2007) Com relao doao, assinale a opo CORRETA: a) atravs do contrato de locao o locador, por liberalidade, transfere de seu patrimnio bens ou vantagens para o de outra. b) em qualquer caso de doao ser indispensvel a declarao de aceitao do donatrio, que dever ocorrer no prazo fixado pelo doador. c) a doao somente realizar-se- atravs de instrumento pblico ou particular e poder versar sobre bem mvel ou imvel. d) nula a doao de todos os bens sem reserva de parte ou renda suficiente para a subsistncia do doador, a no ser que este ltimo estipule que os bens doados voltaro ao seu patrimnio, se sobreviver ao donatrio.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

70

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 24) (Magistratura Minas Gerais 2004) Joo doa um veculo a sua concubina Maria, enquanto ainda casado com Joana. Sobre esta doao CORRETO afirmar que: a) nula de pleno direito, podendo Joana, a qualquer tempo, ingressar com a ao de nulidade da liberalidade. b) nula de pleno direito, devendo, no entanto, ser ajuizada a ao declaratria de nulidade no prazo de 04 (quatro) anos contados do ato negocial. c) anulvel a requerimento de Joana, ou de seus herdeiros necessrios, at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal. d) inexistente, no produzindo qualquer efeito jurdico. e) anulvel a requerimento de Joana, ou de seus herdeiros necessrios, at dois anos depois de registrada a escritura de doao. 25) (Procurador do Estado do Paran 2007) Assinale a alternativa INCORRETA. a) a doao do cnjuge adltero ao seu cmplice anulvel. b) a doao feita ao nascituro valer, sendo aceita pelo seu representante legal. c) nem sempre a falta da forma escrita conduz invalidade da doao. d) a falta de legitimao de uma das partes sempre resulta na nulidade absoluta do contrato de compra e venda. 26) (OAB Exame Unificado 2009) Considerando o que dispe o Cdigo Civil a respeito da doao, assinale a opo CORRETA. a) pode-se renunciar antecipadamente ao direito de revogar a doao por ingratido do donatrio. b) no contrato de doao com encargo, o doador ficar sujeito responsabilidade pelo vcio redibitrio, no que concerne parte correspondente ao servio prestado ou incumbncia cometida. c) na doao sob clusula resolutiva, pode o doador, se sobreviver ao donatrio, estipular que o bem doado seja revertido em favor de terceiro. d) a doao do cnjuge adltero ao seu cmplice pode ser anulada pelo herdeiro colateral. 27) Negando-se o comodatrio, constitudo em mora, a devolver o bem ao comodante ... a) fica obrigado a restituir a coisa com juros legais, juros compensatrios e penalidades moratrias e, em se tratando de comodato de dinheiro, a restituir em dobro o valor emprestado. b) passa a dever ao comodante valor correspondente a aluguel pelo uso do bem, at a sua efetiva devoluo. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

71

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR c) comete esbulho, sujeitando-se propositura de ao de reintegrao de posse, sem pagamento de aluguel, pois gratuito o comodato. d) no responde pelo perecimento do bem em caso de fora maior ou por caso fortuito, a no ser que no tenha tomado as cautelas de praxe para a guarda da coisa e que no tenha registrado o contrato de comodato no Cartrio competente. 28) (Advogado da I.R.B. Brasil Resseguros 2006) obrigao do comodante: a) pagar despesas ordinrias feitas com o uso e gozo da coisa. b) responsabilizar-se, solidariamente, se houver mais comodatrios. c) restituir a coisa emprestada in natura no momento devido. d) pagar no s as despesas extraordinrias e necessrias, feitas em caso de urgncia, para a conservao da coisa, mas tambm os dispndios no relacionados com a fruio do bem dado em comodato. e) responder pela mora, suportando os riscos. 29) (OAB/SP 2007) Comodatrio (dentro do prazo estabelecido no contrato) v a moto que lhe foi emprestada desaparecer por conta de um caso fortuito. Neste caso, CORRETO afirmar que: a) o comodante tem direito indenizao pelo valor da moto, alm das demais perdas e danos. b) o comodante tem direito apenas indenizao pelo valor da moto. c) o comodatrio nada deve ao comodante e a obrigao de restituir est extinta. d) a obrigao est mantida, devendo o comodatrio restituir um bem do mesmo gnero e qualidade. 30) Assinale a alternativa CORRETA a respeito do comodato: a) o comodante pode ser compelido a pagar aluguel em caso se mora. b) comodatrio poder cobrar do comodante as despesas feitas com o uso e gozo da coisa emprestada. c) o comodatrio pode restituir coisa diversa da emprestada. d) cabe ao de despejo vencido o contrato. e) se duas pessoas forem simultaneamente comodatrias de uma coisa, em caso de danos, cada uma responder por 50% dos mesmos, no havendo solidariedade para com o comodante. 31) (Fundao Getlio Vargas Fiscal de Rendas ICMS do Estado do Mato Grosso do Sul 2006) ato jurdico bilateral e sinalagmtico: a) doao. b) promessa de recompensa. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

72

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR c) depsito gratuito. d) comodato. e) permuta. 32) Assinale a alternativa INCORRETA: a) no contrato estimatrio, o consignante transfere ao consignatrio, temporariamente, o poder de alienao da coisa mvel consignada, com opo de pagamento do preo ajustado ou sua restituio no prazo ajustado. b) o bem objeto do contrato estimatrio no pode ser objeto de penhora pelos credores do consignatrio, enquanto no pago integralmente o preo devido ao consignante. c) constitui anatocismo, vedado pelo direito civil, a capitalizao anual de juros nos contratos de mtuo com fins econmicos. d) diversamente do anterior, o Cdigo Civil brasileiro dispe sobre o enriquecimento sem causa determinando que seja restitudo o indevidamente auferido, com atualizao dos valores monetrios. 33) Sobre o tema contratos CORRETO afirmar: a) promessa de recompensa exemplo clssico de negcio jurdico bilateral. b) o contrato estimatrio exemplifica um contrato unilateral. c) o empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela s com seu trabalho, caracterizando a empreitada de lavor. d) a aceitao fora do prazo, com adies, restries, ou modificaes, no altera a proposta originria. e) o comodato se perfaz mesmo sem a tradio do objeto. 34) Assinale a alternativa INCORRETA, relativamente ao mandato. a) O mandante obrigado a satisfazer todas as obrigaes contradas pelo mandatrio, na conformidade do mandato conferido, e adiantar a importncia das despesas necessrias execuo dele quando o mandatrio lhe pedir. b) O mandante obrigado a pagar ao mandatrio a remunerao ajustada e as despesas da execuo do mandato, ainda que o negcio no surta o efeito esperado, salvo se o mandatrio for culpado pela no concluso do negcio. c) O mandato presume-se oneroso quando o contrrio no tiver sido estipulado pelas partes. d) O mandatrio que exceder os poderes do mandato, ou proceder contra eles, ser considerado gestor de negcios, enquanto o mandante no lhe ratificar os atos. 35) (OAB/SP 2007) Sobre o mandato, ERRADO afirmar que: a) o noivo pode ser representado por mandatrio na celebrao do casamento.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

73

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR b) outorgado mandato por instrumento pblico com o fim especial de o mandatrio alugar a casa do mandante, eventual substabelecimento pode ser feito por instrumento particular. c) o mandato pode ser verbal. d) nulo o mandato que contiver a clusula em causa prpria. e) a aceitao do mandato pode ser tcita. 36) Determinada pessoa, por meio de instrumento particular de mandato, outorga poderes a outra, para que esta alugue um imvel de sua propriedade. Em correspondncia escrita, por meio da qual encaminha ao mandatrio essa procurao, o mandante determina que o imvel no seja alugado para reparties pblicas e que o valor mnimo do aluguel mensal no dever ser inferior a R$ 5.000,00. O mandatrio aluga o imvel para uma Secretaria Municipal por R$ 4.000,00 por ms. Nesse caso, o mandante dever: a) aforar ao anulatria do ato jurdico contratado pelo mandatrio, com alegao de erro, dolo ou simulao. b) propor ao de perdas e danos contra o mandatrio, uma vez que no poder anular o ato jurdico firmado com o terceiro. c) acionar pedido declaratrio de nulidade absoluta do ato jurdico contratado pelo mandatrio, com fundamento no dolo ou na inobservncia de forma prescrita em lei. d) notificar o locatrio, exigindo a sua sada do imvel por no terem sido observadas as condies primordiais do negcio. 37) Se Carlos, ao instituir Roberto e Maurcio como seus mandatrios, delimitar, no instrumento do mandato a ao de cada um ter-se- mandato plural ... a) conjunto. b) solidrio. c) ad negotia. d) substitutivo. e) fracionrio. 38) (OAB/PR 2007) Antnio (mandante) outorga procurao por instrumento pblico a Bernardo (mandatrio), conferindo a este ltimo, poderes para celebrar em causa prpria contrato de compra e venda de um determinado bem imvel de propriedade do mandante. O preo pela aquisio do bem foi pago vista por Bernardo a Antnio no ato da outorga da procurao. Antnio morre na data de hoje, e Bernardo ainda no celebrou a escritura pblica de compra e venda referida na procurao. Diante dos fatos narrados, assinale a alternativa CORRETA: a) o mandato se mantm vlido e eficaz, mas Bernardo somente poder obter para si a propriedade do bem referido na procurao se os herdeiros de Antnio consentirem na formalizao de uma escritura pblica de compra e ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

74

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR venda, que dever ser realizada em nome do esplio e firmada pelo inventariante. b) o mandato se extinguir de pleno direito com a morte do mandante, no havendo qualquer direito por parte do mandatrio. c) poder o mandatrio obter para si a transferncia do independentemente do consentimento dos herdeiros do mandante. imvel

d) o mandatrio somente poder obter para si a propriedade sobra o imvel aps o trmino do inventrio da herana deixada por Antnio, e dever celebrar a escritura de compra e venda diretamente com os herdeiros deste, uma vez que, apesar da extino de pleno direito do mandato, o efeito transpessoal das obrigaes gera para o mandatrio o poder de exigir, mesmo de terceiros, a celebrao da escritura pblica definitiva. 39) (OAB Exame Unificado 2009) A respeito do mandato, assinale a opo CORRETA. a) por ser contrato, a aceitao do mandato no poder ser tcita. b) o mandato outorgado por instrumento pblico pode ser objeto de substabelecimento por instrumento particular. c) se a lei exigir a forma escrita para a celebrao de um contrato, tal exigncia no alcana o mandato para a celebrao deste contrato, pois sua outorga pode ser verbal. d) o poder de transigir estabelecido no mandato importar o de firmar compromisso. 40) (OAB/MG 2005) Sobre o mandato judicial, INCORRETO afirmar que: a) extingue-se pela renncia. b) admite a revogao. c) rege-se exclusivamente pelas normas do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. d) no permite que o mandatrio retenha valores suficientes ao pagamento do que lhe devido pelo cumprimento do mandato. 41) (Edursan Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental Advogado Cvel 2009 Fundao Universo) A procurao geral para o foro assinada pelo ru, habilita o seu advogado a: a) ser intimado dos atos do processo. b) transigir, desde que os direitos sejam disponveis. c) receber a citao inicial. d) reconhecer a procedncia do pedido. e) confessar.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

75

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 42) (OAB/SP 2009) A respeito dos negcios jurdicos, assinale a opo CORRETA. a) no contrato estimatrio, o consignatrio se liberar da obrigao de pagar o preo caso a restituio dos bens consignados, em sua integralidade, se torne impossvel por fato a ele no imputvel. b) no contrato de troca ou permuta, permitida a permuta ou troca de um bem mvel fungvel por prestao de um servio prestado pela parte adversa ou por terceiro. c) no contrato de emprstimo de uso, o emprestador tem obrigao legal de pagar as despesas feitas com o uso e gozo da coisa. d) o mandato ad judicia s pode ser conferido a advogado regularmente inscrito na OAB, sob pena de nulidade do ato. 43) (OAB Unificada 2009.3) No que se refere aos contratos, assinale a opo CORRETA. a) somente lcito s partes estipular contratos tipificados no Cdigo Civil. b) o tutor pode dar em comodato, sem autorizao especial, as coisas confiadas sua guarda, desde que o faa para atender as necessidades do tutelado. c) o mandato escrito materializado por meio da procurao, como ocorre com o mandato judicial que o advogado recebe de seu cliente. d) dono de hotel, por no ser considerado depositrio, no responde por roubo de bagagem dos hspedes efetuado pelos empregados dentro do estabelecimento. 44) Durante a vigncia de uma locao residencial (Lei n 8.245/91) com prazo determinado de 30 (trinta) meses, o locador: a) no poder reaver o imvel locado; o locatrio poder devolv-lo, pagando proporcionalmente a multa pactuada no contrato. b) somente poder reaver o imvel locado se demonstrar que necessita do mesmo para uso prprio; o locatrio somente poder devolv-lo se for transferido de emprego para fora da Comarca onde se situa o imvel. c) somente poder reaver o imvel locado se demonstrar que necessita do mesmo para uso prprio, para ascendente ou descendente; o locatrio no poder devolv-lo, a no ser que notifique o locador de seu intento com antecedncia mnima de seis meses e pague integralmente a multa prevista no contrato. d) no poder reaver o imvel locado em hiptese alguma; o locatrio no poder devolv-lo em hiptese alguma. 45) Durante a vigncia de uma locao residencial (Lei n 8.245/91) com prazo determinado de 30 (trinta) meses:

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

76

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFESSOR: LAURO ESCOBAR a) o locador poder, imotivadamente, devolver o imvel, indenizando o inquilino das despesas de mudana e pagando a multa pactuada. b) o locatrio poder, imotivadamente, devolver o imvel e pagar a multa proporcional ao locador. c) nem o locador, nem o locatrio podero, em hiptese alguma, denunciar o contrato imotivadamente, pois devem respeitar o prazo contratual estabelecido. d) o locatrio no poder imotivadamente, devolver o imvel, mas o locador poder denunciar o contrato se pedir o imvel para uso prprio, ou para ascendente ou descendente. 46) (OAB/RS 2006) Foi firmada uma locao de imvel vinculada ao contrato de trabalho e destinada residncia do empregado. Neste caso CORRETO afirmar que: a) a hiptese de rompimento do vnculo trabalhista gera a obrigao de devoluo da coisa locada, observando-se para tanto o prazo de 90 dias. b) se o locatrio for transferido por seu empregador, privado ou pblico, para prestar servios em localidade diversa daquela do incio do contrato, o locatrio pode devolver o bem locado fica dispensado da multa, independentemente de notificao. c) a retomada do imvel possvel no caso de despedida do empregado independentemente de justa causa. d) se o empregado for demitido sem justa causa, o locador deve continuar a suportar a locao. 47) De acordo com a lei inquilinria (8.245/91), vedado, sob pena de nulidade da clusula contratual, exigir: a) no mesmo contrato, dois ou mais casais de fiadores. b) no mesmo contrato, seguro fiana e fiana bancria. c) no contrato de locao para temporada, garantia fidejussria. d) quando no houver garantia alguma, o pagamento antecipado do aluguel. 48) A respeito da matria de locao de imvel urbano, assinale a assertiva CORRETA: a) vigorando a locao por prazo determinado, o locatrio no pode pr fim ao contrato para devolver o imvel. b) o direito de preferncia do locatrio outorga ao seu titular apenas efeitos obrigacionais. c) o locatrio pode exigir indenizao por benfeitorias necessrias, ainda que no autorizadas pelo locador. d) fiana e seguro de fiana locatcia so modalidades de garantia previstas para a locao de prdio urbano, sendo permitida sua cumulao num mesmo contrato. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

77

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 49) Antnio recebeu de Benedito um apartamento em locao, para fins residenciais, sendo celebrado contrato escrito com prazo determinado de 36 meses. No contrato, que no foi averbado na matrcula do imvel, foi estipulado direito de preferncia do inquilino na compra do imvel, a ser exercido no prazo de 30 dias. Passado um ano de vigncia da locao, o apartamento vendido a um terceiro, sem ser consultado o locatrio. Nesse caso: a) A venda pode ser desfeita, por ter sido desrespeitado o direito de preferncia do locatrio, que pode reclamar do vendedor as perdas e danos e, ainda, requerer, no prazo de 06 meses, contado da data do registro da venda no Cartrio Imobilirio, que lhe seja conferida a titularidade do imvel locado, depositando o preo e demais despesas do ato de transferncia. b) A venda pode ser desfeita, por ter sido desrespeitado o direito de preferncia do locatrio, que pode reclamar do vendedor as perdas e danos e, ainda, requerer, no prazo de 06 meses, contado da data do registro da venda no Cartrio Imobilirio, que lhe seja conferida a titularidade do imvel locado, depositando somente o preo que constou da venda. c) A venda pode ser desfeita, por ter sido desrespeitado o direito de preferncia do locatrio, que pode reclamar do vendedor as perdas e danos ou requerer, no prazo de 06 meses, contado da data do registro da venda no Cartrio Imobilirio, que lhe seja conferida a titularidade do imvel locado, depositando o preo e demais despesas do ato de transferncia. d) A venda no pode ser desfeita, embora tenha sido estipulado direito de preferncia do locatrio. 50) (OAB/SP 2007) Assinale a alternativa CORRETA em relao Lei n 8.245/91, que regula as locaes: a) na hiptese de extino do usufruto, facultado ao nu proprietrio a denncia do contrato de locao, com prazo de 90 dias para a desocupao, salvo se tiver havido aquiescncia escrita do nu proprietrio, ou se a propriedade estiver consolidada nas mos do usufruturio. b) na hiptese de o imvel ser alienado durante a locao, o adquirente poder denunciar o contrato, com prazo de 90 (noventa) dias para a desocupao, salvo se a locao for por tempo determinado e o contrato contiver clusula de vigncia em caso de alienao, no sendo obrigatria a averbao do contrato junto matrcula do imvel. c) na hiptese de extino do usufruto, facultado ao nu proprietrio a denncia do contrato de locao, com prazo de 90 dias para a desocupao, salvo se tiver havido aquiescncia escrita do nu proprietrio, ou se a propriedade estiver consolidada nas mos do usufruturio. d) na hiptese de o imvel ser alienado durante a locao, o adquirente poder denunciar o contrato, com prazo de 30 (trinta) dias para a desocupao, salvo se a locao for por tempo determinado e o contrato contiver clusula de vigncia em caso de alienao, sendo obrigatria a averbao do contrato junto matrcula do imvel.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

78

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR 51) (Procurador do Banco Central 2005) Sobre o depsito considere as seguintes afirmaes: I O contrato de depsito oneroso, exceto se houver conveno em sentido contrrio. II O depsito necessrio no se presume gratuito. III O depsito miservel no se inclui na classificao de depsito necessrio. IV O contrato de depsito s pode ter por objeto coisa mvel. V O depsito voluntrio provar-se- por escrito. So CORRETAS: a) I, II e III. b) I, III e V. c) II, III e IV. d) II, IV e V. e) III, IV e V. 52) (Tribunal Regional Federal 4a Regio Analista Judicirio 2004) O depositrio ... a) que, no depsito voluntrio, no o restituir quando exigido, ser compelido a faz-lo mediante priso no excedente a um ano e a ressarcir os prejuzos. b) que, por fora maior, houver perdido a coisa depositada e recebido outra em seu lugar, no obrigado a entregar a segunda ao depositante. c) no responde pelos casos de fora maior, cabendo ao depositante o nus de provar o contrrio. d) que, devidamente autorizado, confiar a coisa em depsito a terceiro, no ser responsvel, mesmo que tiver agido com culpa na escolha deste. e) no poder reter o depsito at que se lhe pague a retribuio devida por contrato. 53) O depsito de bagagem dos hspedes nas hospedarias onde estiverem modalidade de depsito: a) irregular. b) convencional. c) necessrio. d) voluntrio. e) infiel. 54) (Procurador do Banco Central 2005) O contrato de fiana: a) estabelece solidariedade legal do fiador e do afianado pelo pagamento ao credor.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

79

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR b) admite prova exclusivamente testemunhal se for de valor inferior a 10 (dez) salrios mnimos. c) no admite o benefcio de ordem. d) no admite que, existindo vrios fiadores, cada um fixe a parte da dvida que toma sob sua responsabilidade. e) pode ser estipulado sem consentimento do devedor ou contra a sua vontade. 55) (Tribunal Regional Federal 4a Regio Analista Judicirio 2004) A respeito da fiana no Direito Civil Brasileiro, CERTO que: a) no pode ser de valor inferior ao da obrigao principal. b) pode ser dada verbalmente. c) admite interpretao extensiva. d) no pode ter como objeto dvidas futuras. e) pode ser estipulada sem o consentimento do devedor. 56) Dispe o art. 827, CC que o fiador demandado pelo pagamento da dvida tem direito a exigir, at a contestao da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor. Este enunciado caracteriza: a) o abono do fiador. b) o benefcio de ordem. c) a solidariedade da fiana. d) o aval da fiana. e) a extino da fiana. 57) Com referncia s espcies contratuais reguladas pelo Cdigo Civil, assinale a opo CORRETA. a) nula a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente a consentirem. b) o mtuo, o comodato e o depsito, sendo considerados contratos reais, caracterizam-se pela transmisso da propriedade da coisa ao muturio, comodatrio e depositrio, desde a sua celebrao. c) para a prtica de atos que exorbitem da administrao ordinria, tais como a alienao, a constituio de hipoteca e a transao, necessita o mandatrio de poderes especiais e expressos. d) na fiana, no pode o fiador, em nenhuma hiptese, alegar benefcio de ordem, sendo considerado devedor solidrio com o afianado. 58) (OAB/MG 2007) Marque a opo CORRETA quanto empreitada. a) o empreiteiro de uma obra deve contribuir para ela apenas com seu trabalho, devendo os materiais correr por conta do contratante.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

80

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROF OFES ESSOR: LAURO ESCOBAR b) os riscos da obra, independente de culpa, correro sempre por conta do empreiteiro. c) sem anuncia do autor, no pode o proprietrio introduzir modificaes no projeto por ele aprovado. d) o empreiteiro poder suspender a obra se as modificaes exigidas pelo dono da obra, por seu vulto e natureza, forem desproporcionais ao projeto. e) nos contratos de empreitada de edifcio ou outras construes considerveis, o empreiteiro de materiais e execuo responder, durante o prazo irredutvel de 03 (trs) anos, pela solidez e segurana do trabalho, assim em razo dos materiais, como do solo. 59) (Analista Judicirio TRT 13a Regio/PB 2006 FCC) Em relao ao contrato de empreitada, previsto no Cdigo Civil, CORRETO afirmar que: a) se o empreiteiro s forneceu a mo-de-obra, todos os riscos em que no tiver culpa correro por conta do dono. b) o contrato para elaborao de um projeto implica a obrigao de execut-lo ou de fiscalizar-lhe a execuo. c) suspensa a execuo da empreitada sem justa causa, no responder o empreiteiro por perdas e danos. d) a morte de qualquer das partes sempre acarreta na extino do contrato de empreitada. e) no poder o empreiteiro suspender a obra por culpa do dono ou por motivo de fora maior. 60) (Advogado da I.R.B. Brasil Resseguros 2006) Se no contrato de preparao de reas, tendo cada uma a extenso xxx, para a lavoura, estipular-se o pagamento a tanto por rea, recebendo o empreiteiro quantum relativo ao que foi feito, ter-se- empreitada: a) a preo fixo absoluto. b) por medida. c) a preo fixo relativo. d) de valor reajustvel. e) por preo de custo. OBS: as questes adiante seguem o padro que a CESPE/UnB tambm costuma usar (embora nem sempre), julgando as assertivas e colocando CERTO ou ERRADO. Questo 01 (CESPE/UnB - Procurador do Estado da Paraba 2008) Com relao aos contratos, julgue os itens a seguir: a) O comodato, se remuneratrio, equivale ao mtuo, por isso transfere o domnio da coisa e assegura ao proprietrio proteo possessria quando ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

81

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR vencido o prazo ajustado, bem como assegura o direito de resolver o contrato se o comodatrio deixar de pagar a retribuio pelo uso do bem. b) Na venda de imveis por extenso, se o comprador verificar que a rea existente no corresponde s dimenses dadas pelo vendedor, o comprador poder obter reduo proporcional do preo, em razo de vcio oculto, que lhe diminua o valor. c) Na doao com clusula de reverso, bens doados voltaro ao patrimnio do doador ou de um terceiro, se o donatrio falecer antes do doador; essa clusula configura condio resolutiva que, atuando, desfaz todos os atos realizados pelo donatrio, mesmo que tenha alienado o bem a um terceiro de boa-f. d) O mandato em causa prpria extingue-se com a revogao ou com a morte do outorgante. Se a clusula for condio do negcio, ou tiver sido estipulada no interesse do mandatrio, a revogao ser eficaz, mas o mandante responder por perdas e danos. Questo 02 (CESPE/UnB Juiz Federal Substituto/2007 5a Regio) Acerca dos contratos segundo as disposies do Cdigo Civil, julgue os itens subsequentes. a) Contrato estimatrio ou venda em consignao o negcio jurdico em que algum (consignatrio) recebe de outrem (consignante) bens mveis, ficando autorizado a vend-los, obrigando-se a pagar um preo estimado previamente, se no restituir as coisas consignadas, dentro do prazo ajustado. b) No contrato de depsito voluntrio de bens fungveis, o bem depositado pode ser utilizado pelo depositrio, que assume a obrigao de conserv-lo e restitu-lo ao depositante a qualquer tempo. Como regra, a finalidade desse contrato, no qual o devedor liberado da obrigao ao entregar o bem depositado ou pagar a dvida ao credor, de garantir dvida. c) A doao dos pais a um dos filhos com o consentimento dos demais filhos no ser considerada adiantamento da herana legtima. d) o comodatrio poder recobrar do comodante as despesas feitas com o uso e o gozo da coisa emprestada. Questo 03 (CESPE/UnB Defensor Pblico da Unio) Julgue os itens seguintes, acerca dos contratos regidos pelo Cdigo Civil. a) A retrovenda condio resolutiva expressa do contrato, simplesmente potestativa, e consiste na vontade unilateral e imotivada do alienante de reaver o imvel, desde que indenizado o comprador. O direito de retrato no suscetvel de cesso por ato entre vivos, nem transmissvel aos herdeiros por causa de morte do alienante, isto , por sucesso hereditria. b) Mesmo se o bem que fora doado j tiver sido transferido, a doao poder ser revogada por ingratido, o que poder levar o doador a ser indenizado pelo valor equivalente ao bem. Por ser personalssima, somente o doador ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

82

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR pode se valer dessa revogao, ressalvada a hiptese de seu homicdio doloso ser imputvel ao donatrio. Entretanto, esse tipo de revogao no possvel nos seguintes casos: doao com encargo j cumprido, doao puramente remuneratria, doao feita para determinado casamento, doao que se fizer em cumprimento de obrigao natural. c) Se determinado bem locado for alienado na vigncia de contrato de locao, o adquirente no ser obrigado a respeitar o contrato celebrado com o alienante, porque os efeitos de um contrato no podem atingir quem dele no participou, ainda que nesse contrato conste clusula, devidamente registrada, de vigncia no caso de alienao. d) Joo Victor alienou seu veculo automotor a Monalisa, sua nica filha, sem o consentimento expresso de seu cnjuge. Nesse caso, a referida venda sempre anulvel, podendo, outrossim, ser validada pelo consentimento posterior do cnjuge. e) A fiana dada por duas ou mais pessoas acarreta sempre na solidariedade entre os fiadores. A referida solidariedade se apresenta entre os fiadores e o devedor principal. Assim, se o devedor principal no pagar o dbito, cada fiador obriga-se a pag-lo na totalidade. Poder o credor executar todos eles e, se forem penhorados bens de todos, os fiadores tm o direito de exigir que os bens do executado sejam leiloados primeiro.

GABARITO COMENTADO
01) Alternativa incorreta: letra c. O contrato de compra e venda entre cnjuges s pode dizer respeito a bens excludos da comunho, ou seja, s pode recair sobre bens particulares, conforme determinao do art. 499, CC. Como vimos o contrato est perfeito quando h acordo sobre a coisa e o preo (consensus, res e pretium), sendo nulo quando h arbtrio de uma das partes em relao a qualquer de seus elementos (portanto as letras a e b esto corretas). Na clusula com reserva de domnio se estipula em contrato de compra e venda de coisa mvel, que o vendedor reserve para si a propriedade do bem, at o momento em que se realize o pagamento integral do preo. Somente neste momento o negcio ter eficcia plena. O vendedor transfere ao comprador a posse da coisa, mas conserva a propriedade at o pagamento total do preo (art. 521, CC). Trata-se de um contrato formal (solene), que deve ser feito por escrito. Para ter efeito perante terceiros (erga omnes) ainda deve ser registrado no Cartrio de Ttulos e Documentos. 02) Alternativa correta: letra e. O contrato de compra e venda pode ser puro e simples. Mas se as partes assim desejarem, o contrato pode ser acompanhado de algumas clusulas especiais. Estas no retiram sua essncia, apenas alteram sua fisionomia. O Cdigo Civil usa o termo clusulas especiais, mas a doutrina costuma cham-las de pactos adjetos compra e venda e os concursos tambm gostam desta terminologia (para que simplificar se eu posso complicar?). Pacto quer dizer acordo; adjeto, de adjetivo, de qualidade ou acessrio do principal. Eles esto previstos expressamente na lei: retrovenda ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

83

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR (arts. 505/508, CC); venda a contento e da sujeita a prova (arts. 509/512, CC); preempo ou direito de preferncia (arts. 513/520, CC); venda com reserva de domnio (arts. 521/528, CC) e a venda sobre documentos (arts. 529/532, CC). Portanto, a nica hiptese que no um pacto adjeto o laudmio. Este termo analisado na aula referente ao Direito das Coisas, em especial na Enfiteuse. Antecipando o tema, laudmio uma quantia que alienante de um imvel dado em enfiteuse paga ao proprietrio do imvel por ocasio da venda do mesmo. de se acrescentar que para o Direito Civil est proibida a cobrana do laudmio (art. 2.038, 1, I, CC). 03) Alternativa correta: letra b. Sinalagmtico quer dizer bilateral. O contrato de compra e venda bilateral, pois cria obrigaes para ambos contratantes. As demais alternativas esto erradas. A compra e venda no pode ser gratuita (se assim fosse seria doao). Nem sempre uma compra e venda um ato solene: quando o objeto for um bem mvel de pequeno valor ela pode ser at verbal. No necessrio o registro do contrato no registro de imveis, especialmente se o bem for mvel. Finalmente, nem sempre o no cumprimento do contrato gera perdas e danos. possvel que o no cumprimento (inadimplemento) se deu por caso fortuito ou fora maior. Nestes casos no h indenizao. 04) Alternativa correta: letra b. Segundo o art. 492, CC at o momento da tradio (entrega), os riscos da coisa correm por conta do vendedor e os do preo por conta do comprador. Portanto, se a tempestade casse antes da entrega e estragasse a colheita, o prejuzo seria suportado somente pelo vendedor, embora no gerasse perdas e danos. No entanto no caso concreto o vendedor foi ao local no dia combinado para a entrega da colheita, colocando a coisa a sua disposio, sendo que o comprador no compareceu. Por tal motivo o comprador est em mora. Neste caso aplica-se o 2 do mesmo dispositivo: correro por conta do comprador os riscos das coisas, se estiver em mora de receb-las, quando postas a sua disposio no tempo, lugar e modo ajustados. 05) Alternativa correta: letra d. Trata-se da retrovenda, disciplinada nos arts. 505 a 508, CC. Na prtica este instituto no utilizado, por no ser conveniente (ex: eu vendo um imvel para voc; posteriormente voc deve revend-lo para mim pelo mesmo preo que comprou). Trata-se de uma condio resolutiva. 06) Alternativa correta: letra e. A venda a contento (art. 509, CC) consiste na hiptese de venda feita sob condio suspensiva. Neste caso, a venda no se aperfeioa enquanto o comprador no se declara satisfeito. Ex: A vende para B um utenslio domstico, entregando-lhe o objeto. No entanto a concluso do negcio fica na dependncia de B manifestar sua aceitao, aps provar o produto ou depois de determinado prazo. At esse ato a coisa ainda pertence ao vendedor. 07) Alternativa correta: letra a. Direito de preferncia tem como sinnimos: prelao e preempo. Cuidado para no confundir com perempo que outro instituto, referente hipoteca. Este termo tambm estudado no Direito Processual Civil e Processual Penal.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

84

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 08) Alternativa correta: letra d. Segundo o art. 521, CC pela venda com reserva de domnio o vendedor pode reservar para si a propriedade at que o preo esteja integralmente pago. Ex: vendo meu carro para voc em dez prestaes. Eu lhe dou a posse imediata do bem. Mas a propriedade somente ser entregue aps a quitao das dez prestaes. Antes disso eu mantenho a propriedade em meu nome. Esta clusula deve ser sempre expressa (por escrito). 09) Alternativa correta: letra e. Pelo que se extrai do art. 481, CC, so elementos dos contratos de compra e venda, alm dos comuns a todos os atos jurdicos e a todos os contratos: a) coisa ( o objeto da compra e venda seja ela corprea ou incorprea, podendo se referir a uma coisa futura, como a safra a ser colhida); b) preo ( a quantia certa em dinheiro ou por coisas representativas de dinheiro, como o cheque, que o comprador obrigado a pagar pela coisa) e c) consentimento ( o acordo de vontade entre os contratantes sobre a coisa, o preo e as demais condies do negcio lembrem-se de que nulo o contrato em que o preo fixado ao arbtrio exclusivo de uma das partes). 10) Alternativa correta: letra c. Esto corretas as afirmaes I e III. A afirmao I est correta, pois o art. 483, CC prev que a compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Lembrando que o contrato ficar sem efeito se a coisa no vier a existir (salvo se a inteno era a de realizar contrato aleatrio com risco). A afirmao II est errada. O art. 489, CC dispe que nulo o contrato quando a fixao do preo deixada ao arbtrio de uma das partes; porm o art. 485, CC permite que ele seja deixado ao arbtrio de terceiro, que os contratantes logo designarem ou prometerem a designar. A assertiva III est correta, pois o que dispe expressamente o art. 492, CC. 11) Alternativa correta: letra b. Trata-se da clusula especial compra e venda denominada retrovenda, prevista nos arts. 505 a 508, CC. Lembrando que a expresso pactum reservati dominii significa pacto com reserva de domnio. Tambm lembrando que preempo ou prelao o mesmo que direito de preferncia. O examinador quis dar uma complicadinha na questo. 12) Alternativa correta: letra a. Em um contrato (em especial na compra e venda) as partes podem estabelecer as chamadas clusulas especiais, que no retiram sua essncia, mas inserem uma outra obrigao. A doutrina costuma chamar estas clusulas de pactos adjetos. So eles: a retrovenda (arts. 505 a 508); a venda a contento (arts. 509 a 512); a preempo (arts. 513 a 520); a venda com reserva de domnio (arts. 521 a 528) e a venda sobre documentos (arts. 529 a 532, CC). 13) Alternativa correta: letra d. o que prev o art. 499, CC. A letra a est errada, pois o art. 497, CC determina que sob pena de nulidade, no podem ser comprados, ainda que em hasta pblica, pelos os tutores, curadores, testamenteiros e administradores os bens confiados sua guarda ou administrao. A letra b est errada, pois o art. 503, CC afirma exatamente o contrrio. A letra c est errada, pois o art. 496, CC prev que o ato anulvel (e no nulo como na afirmao).

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

85

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 14) Alternativa correta: letra b. o que determina o art. 496, CC. 15) Alternativa correta: letra b. Esto corretas as afirmaes I e III. A afirmao I est correta; trata-se de um bom conceito sobre o pacto de retrovenda, previsto nos arts. 505 a 508, CC. A afirmao II est errada, pois o direito de preferncia intransmissvel, seja inter vivos ou causa mortis, nos termos do art. 520, CC. A afirmao III est certa, pois se trata do conceito da venda a contento, prevista nos arts. 509 a 512, CC. A afirmao IV est errada, pois o pargrafo nico do art. 529, CC determina que achando-se a documentao em ordem, no pode o comprador recusar o pagamento, a pretexto de defeito de qualidade ou do estado da coisa vendida, salvo se o defeito j houver sido comprovado. A afirmao V est errada, pois a venda com reserva de domnio no uma venda a crdito. Alm disso, o seu objeto so bens mveis infungveis (e no imveis como na questo). 16) Alternativa correta: letra c. Trata-se da doao inoficiosa que aquela em que o ato de liberalidade ultrapassa a parte que o doador poderia dispor. O art. 549, CC determina que nula a doao somente da parte excedente, permanecendo vlida a doao da parte no excedente do que o doador poderia dispor. A doao deve ser feita por escritura pblica ou instrumento particular. No entanto ela pode ser feita de forma verbal na hiptese de bens mveis de pequeno valor (um anel, um relgio) e desde que haja a tradio imediata da coisa (art. 541 e pargrafo nico, CC). Portanto a letra a est errada. Porm, se a doao se referir a bens imveis necessita de escritura e registro. Pode haver doao de ascendentes para descendentes, desde que os demais descendentes e a esposa do doador consintam com a doao (letra b errada). Pode haver a revogao da doao. Por exemplo, no caso de ingratido (doei um bem a uma pessoa e ela tentou me matar). A letra e est errada, pois o art. 542, CC dispe que a doao feita ao nascituro valer, sendo aceita pelo seu representante legal. 17) Alternativa correta: letra b. Doao inoficiosa aquela em que ultrapassa a parte que o doador poderia dispor e atinge a legtima. Nos termos do art. 549, CC somente nula a doao da parte excedente, permanecendo vlida a parte no excedente do que o doador poderia dispor. 18) Alternativa correta: letra e. A doao um contrato que, uma vez aperfeioado, s pode ser rescindido pela vontade de ambas as partes ou pela presena de algum vcio, gerando nulidade ou anulabilidade (ex: coao, dolo, no se respeitar a forma prescrita, etc). Alm dessas hipteses, a doao ainda poder ser revogada pela ingratido do donatrio (ex: calnia ou injria proferida contra o doador) ou pelo descumprimento de um encargo imposto (ex: eu lhe dou dois terrenos, mas em um deles voc deve construir um templo para oraes no prazo de dois anos ultrapassado o prazo o encargo no foi cumprido). Vejam os arts. 555 e seguintes, do CC. Lembrando que se houve o cumprimento do encargo no se pode mais revogar a doao (art. 564, II, CC). A expresso somente nas letras b e c as tornou incorretas. A letra d est errada, pois as doaes remuneratrias tambm no podem ser revogadas (art. 564, I, CC).

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

86

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 19) Alternativa correta: letra a. A revogao da doao pode ser pleiteada pelo doador no caso de ingratido do donatrio ou de inexecuo do encargo. Em qualquer dessas hipteses, a ao deve ser proposta no prazo decadencial de 01 (um) ano, contado do conhecimento do fato pelo doador, nos termos do art. 559, CC. 20) Alternativa correta: letra d. A doao com clusula de reverso est prevista no art. 547, CC. Trata-se de uma doao em que o doador estipula que o bem doado retorne ao seu patrimnio, caso o donatrio (o que recebe o bem) falea antes do doador. Exemplo: dou minha casa para voc, que meu primo; mas se voc morrer antes de mim, esta casa volta ao meu patrimnio. importante ressaltar que esta clusula s admitida quando a reverso for a favor do prprio doador (e no para terceiros). Assim eu no posso dizer: se voc morrer a casa vai para fulano, meu outro primo. Esta casa somente pode voltar para o meu patrimnio. A letra a trata das rendas constitudas, que um instituto que no existe mais em nosso direito; ele estava previsto no Cdigo anterior e foi revogado. A letra b trata da doao remuneratria (art. 540, CC) e a c da doao conjuntiva (art. 551, CC). 21) Alternativa correta: letra e. Trata-se da doao com clusula de reverso (art. 547, CC). 22) Alternativa errada: letra c. permitida a doao de ascendentes para descendentes sem a anuncia dos outros filhos, desde que o bem doado saia da parte disponvel do doador. Portanto a expresso necessariamente da letra c que torna a alternativa errada. Por tal motivo a letra d est correta. No entanto, neste caso a doao importa em adiantamento do que lhe cabia por herana (ou adiantamento da legtima), conforme o art. 544, CC. Mas quando o pai morrer e for aberto o seu inventrio o filho que recebeu a doao dever trazer este bem colao para conferncia (letra a correta). Se houver doao com clusula de reverso, no caso do beneficirio da doao (ou seja, o donatrio) morrer antes do doador, o bem retorna ao patrimnio do doador, no seguindo a ordem normal de sucesso, por isso chamada de sucesso anmala (letra b correta). Finalmente a letra e est correta, pois o art. 550, CC determina que a doao do cnjuge adltero ao seu cmplice pode ser anulada pelo outro cnjuge, ou por seus herdeiros necessrios, at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal. 23) Alternativa correta: letra a. Esta alternativa bem simples, pois apenas traz o conceito correto de contrato de doao, inserido no art. 538, CC. A letra b est errada, pois a declarao de aceitao no exigvel em qualquer hiptese, pois a aceitao pode ser expressa ou tcita. O art. 539, CC prev que o doador pode fixar prazo ao donatrio, para declarar se aceita ou no a liberalidade. Portanto, no sempre que ela ocorre. A letra c est errada. Reparem que o art. 541 e seu pargrafo nico, do CC permite que a doao seja feita por escritura pblica, instrumento particular e at mesmo de forma verbal, desde que se trate de bens mveis e de pequeno valor. A letra d tambm est errada, pois o art. 548, CC determina que nula a doao de todos os bens sem reserva de parte ou renda suficiente para a subsistncia do doador. Portanto, no h previso legal da ressalva que a alternativa. Na ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

87

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR verdade, esta ressalva trata de outro instituto: da doao com clusula de reverso, prevista no art. 547, CC. 24) Alternativa correta: letra c. Determina o art. 550, CC que a doao do cnjuge adltero ao seu cmplice pode ser anulada (portanto o ato anulvel e no nulo ou inexistente, como est nas alternativas a, b e d) pelo outro cnjuge ou por seus herdeiros necessrios (descendentes ou ascendentes), at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal (pela morte de um dos cnjuges ou pela separao judicial). A letra e tambm est errada, pois o prazo contado da dissoluo da sociedade conjugal e no do registro da escritura. 25) Alternativa incorreta: letra d. Legitimao consiste em saber se uma pessoa tem ou no capacidade para exercer pessoalmente seus direitos. A falta de legitimao no retira a possibilidade do negcio ser realizado, no entanto deve ser suprida pela representao ou pela assistncia. A falta de legitimao pode resultar em nulidade absoluta (falta de representao para os absolutamente incapazes) ou nulidade relativa (falta de assistncia para os relativamente incapazes). Observem que a expresso sempre da alternativa que a torna incorreta. A alternativa a est correta, pois o art. 550, CC prev que a doao do cnjuge adltero ao seu cmplice pode ser anulada pelo outro cnjuge, ou por seus herdeiros necessrios (descendentes ou ascendentes), at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal. A letra b est correta, pois o texto exato do art. 542, CC. A letra c est correta, pois o pargrafo nico do art. 541, CC prev que a doao verbal ser vlida, se, versando sobre bens mveis e de pequeno valor, se lhe seguir incontinenti a tradio (entrega da coisa). 26) Alternativa correta: letra b. O direito de redibio somente ocorre em contratos comutativos e nas doaes onerosas, gravadas com encargo. o que prev o art. 441 e seu pargrafo nico, CC. A letra a est errada, pois o art. 556, CC prev que no se pode renunciar antecipadamente o direito de revogar a liberalidade por ingratido do donatrio. A letra c est errada, pois o doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimnio, se sobreviver ao donatrio. Mas no prevalece clusula de reverso em favor de terceiro (art. 547 e pargrafo nico, CC). A letra d est errada, pois o art. 550, CC prev que a doao do cnjuge adltero ao seu cmplice pode ser anulada pelo outro cnjuge, ou por seus herdeiros necessrios (descendentes, ascendentes e cnjuge), mas no pelos colaterais (irmos, tios sobrinhos, primos, que no so necessrios), at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal. 27) Alternativa correta: letra b. O comodato o emprstimo gratuito de coisa no fungvel (ou seja, que no pode ser substituda), tambm chamado de emprstimo de uso. Por determinao do art. 582, CC, caso o comodatrio se negue a restituir o bem, responder por qualquer dano causado e dever pagar aluguel fixado pelo comodante. A letra a contm um erro srio, pois no existe comodato de dinheiro. Como vimos o comodato para bens infungveis (no pode ser substitudo por outro igual) e o dinheiro coisa fungvel. A letra c tambm est errada. Embora o comodatrio esteja sujeito a ao de ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

88

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR reintegrao de posse, fica responsvel, tambm, pelo pagamento do aluguel da coisa que no devolveu (art. 582, CC). Se o comodatrio for constitudo em mora, ter responsabilidade total sobre a coisa, devendo reparar eventual dano ainda que se possa atribuir a caso fortuito ou fora maior (art. 583, CC). 28) Alternativa correta: letra d. Inicialmente temos que saber quem quem no comodato. Comodante a pessoa que empresta a coisa (de forma gratuita). J o comodatrio a pessoa que toma a coisa emprestada e tem o dever de devolv-la posteriormente, quando do trmino do contrato. Portanto todas as alternativas (a exceo da letra d) so deveres do comodatrio e no do comodante. Este continuar responsvel pelas despesas extraordinrias e necessrias. Exemplo: empresto o meu apartamento para um amigo. Se em uma reunio de condminos fica resolvida a reforma da parte da entrada do edifcio, como embelezamento e mesmo para uma melhor segurana dos moradores, com instalao de circuito interno de cmeras, etc., esta despesa dever ser paga por mim (comodante), o mesmo ocorrendo em uma locao. 29) Alternativa correta: letra c. Embora a questo fale especificamente sobre o comodato, esta uma regra comum a todo o Direito das Obrigaes. Em qualquer obrigao de restituir coisa certa (obrigao de dar), se esta se perder ou se deteriorar antes da tradio, sem culpa do devedor, sofrer o credor a perda e a obrigao se extinguir para ambas as partes. Trata-se da regra res perit domino (ou creditori), ou seja, a coisa perece para o dono (ou para o credor). Assim, se a coisa se perde sem culpa do devedor, quem arca com o prejuzo o credor, consoante os termos do art. 238, em consonncia com o art. 234, ambos do Cdigo Civil. No entanto, se houver culpa do devedor, responder ele pelo valor do bem, acrescido de perdas e danos. 30) Alternativa correta: letra a. Se o comodato for por tempo indeterminado, o comodante, para tirar o comodatrio da posse da coisa (ex: um apartamento), deve antes notific-lo, com prazo razovel (geralmente de 30 dias). Ultrapassado o prazo, se o comodatrio no sair do bem, ele estar em mora. Neste caso poder o comodante exigir um aluguel. Vejam o que prev o art. 582, CC: O comodatrio obrigado a conservar, como se sua prpria fora, a coisa emprestada, no podendo us-la seno de acordo com o contrato ou a natureza dela, sob pena de responder por perdas e danos. O comodatrio constitudo em mora, alm de por ela responder, pagar, at restitu-la, o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante. A alternativa b est errada, pois o art. 584, CC prev que o comodatrio no poder jamais recobrar do comodante as despesas feitas com o uso e gozo da coisa emprestada. A alternativa c est errada, pois sendo um contrato de bens infungveis (ou no fungveis), nos termos do art. 579, CC, a coisa a ser devolvida exatamente a coisa emprestada, no se admitindo a sua substituio. Vencido o contrato e o comodatrio no saindo do bem, o comodante, alm de exigir o aluguel, pode ingressar com ao de reintegrao de posse (e no de despejo), seguindo a jurisprudncia de nossos Tribunais. Finalmente a letra e tambm est errada, pois o art. 585, CC prev expressamente a solidariedade: Se duas ou mais pessoas forem simultaneamente comodatrias de uma coisa, ficaro solidariamente responsveis para com o comodante.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

89

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 31) Alternativa correta: letra e. A promessa de recompensa um ato unilateral. Todos os demais atos (que so espcies de contratos) so bilaterais. No entanto os contratos tambm podem ser unilaterais ou bilaterais (tambm chamados de sinalagmticos). Da relao de contratos colocada na questo, o nico que sinalagmtico a permuta, posto que considerada como uma dupla venda, gerando para cada contratante a obrigao de transferir para o outro o domnio da coisa objeto de sua prestao. 32) Alternativa incorreta: letra c. O art. 591, CC permite que sobre o mtuo feneratcio (trata-se do mtuo oneroso, com fins econmicos) incida juros compensatrios, inclusive com capitalizao anual de juros. uma exceo regra da proibio do anatocismo, ou seja, da cobrana de juros sobre juros. Assim, podemos afirmar que o anatocismo, como regra, proibido pelo nosso Direito Civil. Porm, nos contratos de mtuo com fins econmicos ele permitido. As demais afirmaes esto perfeitas. As letras a e b dizem respeito ao contrato estimatrio, em que algum (consignatrio) recebe de outrem (consignante) bens mveis, ficando autorizado a vend-los, obrigandose a pagar um preo estimado previamente ou a restituir as coisas consignadas, dentro do prazo ajustado (art. 534, CC). O consignante no perder o domnio (a propriedade) da coisa consignada, at que o consignatrio a negocie com terceiros. A coisa consignada no poder ser objeto de penhora pelos credores do consignatrio, enquanto no for pago integralmente o seu preo. A letra d trata do enriquecimento sem causa. O Cdigo anterior nada se referia a ele. J o atual dispe sobre o tema nos artigos 884/886, prescrevendo que aquele que sem justa causa se enriquecer custa de outrem, ser obrigado a restituir o que foi indevidamente auferido, acrescido de atualizao monetria. 33) Alternativa correta: letra c. O contrato de empreitada (ou locao de obra), regido pelo art. 610 e seguintes, do CC, aquele em que o empreiteiro se obriga a construir certa obra, com material prprio (empreitada de material ou mista), ou com material do dono da obra (chamada de empreitada de lavor). As demais alternativas esto erradas: A promessa de recompensa considerada Ato Jurdico Unilateral, pois s h uma manifestao de vontade. O contrato estimatrio um contrato bilateral, pois as duas partes envolvidas (consignante e consignatrio) se obrigam, possuindo direitos e obrigaes recprocas. A aceitao de uma proposta, porm fora do prazo no vincula mais o proponente (ou como preferem os examinadores, o policitante); se a aceitao se der com restries, adies, ou modificaes de uma forma geral, corresponde a uma nova proposta (tambm chamada de contraproposta). Finalmente o contrato de comodato torna-se perfeito com a entrega da coisa (art. 579, CC). 34) Alternativa incorreta: letra c. Mandato contrato pelo qual algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O art. 658, CC estabelece presuno relativa (tambm chamada de presuno juris tantum, ou seja, que admite prova em contrrio) de gratuidade do mandato quando no houver estipulao contratual, exceto se o seu objeto corresponder ao daqueles em que o mandatrio trata por ofcio ou profisso lucrativa (ex: um advogado, um despachante, etc.). Portanto, o estipulado pelo

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

90

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Cdigo Civil exatamente o contrrio do que est disposto na questo. As demais alternativas esto corretas. 35) Alternativa errada: letra d. O mandato que tenha a clusula em causa prpria aquele em que o beneficirio o prprio mandante. O exemplo clssico aquele em que uma pessoa (mandante) d poderes a outra (mandatrio) vender uma casa, sendo que esta pode vend-la para si mesmo (da em causa prpria) ou para terceira pessoa. Ao contrrio do que constou na alternativa, ele considerado vlido (art. 685, CC), porm ele irrevogvel. Assim, eventual revogao no ter eficcia e nem se extinguir pela morte de qualquer das partes. A letra a est correta, pois um casamento pode ser celebrado por procurao, conforme prev o art. 1.542, CC. No entanto exige-se que o procurador tenha poderes especiais para tanto e que a procurao seja feita por instrumento pblico. A letra b est correta, pois o art. 655, CC prev que ainda quando se outorgue mandato por instrumento pblico, pode substabelecer-se mediante instrumento particular. A letra c est correta, pois o art. 656, CC permite que o mandato seja expresso ou tcito, verbal ou escrito. Finalmente a letra e tambm est correta, pois o art. 659, CC admite a aceitao do mandato de forma tcita. 36) Alternativa correta: letra b. J vi esta questo cair em concursos diversas vezes. Altera-se uma coisinha aqui, outra ali, mas o ncleo da questo sempre o mesmo. No caso concreto, como as restries feitas pelo mandante no constavam do instrumento de mandato, mas sim de uma carta enviada ao mandatrio, no h como se afirmar que a locatria (Secretaria Municipal) tinha conhecimento delas (ou seja, h uma presuno de que ela estava de boa-f). Portanto o contrato de locao deve ser considerado como vlido. No h como se anul-lo uma vez que no h vcios de consentimento e porque o procurador tinha poderes para contratar a locao. Tambm no se pode propor ao de anulao do contrato de mandato. E tambm no se pode exigir a sada da locatria do imvel (letras a, c e d erradas), no havendo motivos para tanto. Ela contratou com quem tinha poderes para isso e no h notcia de descumprimento das clusulas contratuais. Assim, s resta ao mandante, por fora do disposto no art. 679, CC, propor ao de indenizao contra o mandatrio, exigindo a reparao das perdas e danos, posto que descumpriu as instrues fornecidas, no sendo o caso de se anular os contratos de mandato e de locao. 37) Alternativa correta: letra e. Chamamos de singular (ou simples) o mandato em que h apenas um mandatrio. Quando h vrios mandatrios chamamos de plural. Neste caso h uma subclassificao. O fracionrio aquele em que a ao de cada mandatrio estiver delimitada, devendo cada qual agir em seu setor. O conjunto ocorre quando os mandatrios no puderem agir separadamente; todos devem agir em conjunto. O solidrio ocorre quando os mandatrios podem agir separadamente e independentemente da ordem de nomeao (qualquer um pode fazer qualquer coisa). O substitutivo aquele em que um pode agir na falta do outro, mas observando sempre a ordem de nomeao.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

91

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 38) Alternativa correta: letra c. O contrato de mandato celebrado com a clusula em causa prpria d ao mandatrio amplos poderes na administrao dos bens do mandante, podendo aquele alienar os bens deste (inclusive transferindo para si mesmo) sem a necessidade de prestao de contas. Alm disto, atravs deste expediente, a procurao se torna irrevogvel e no se extingue com a morte das partes, transmitindo-se as obrigaes aos respectivos herdeiros. O procurador, em verdade, passa a agir em seu nome e por sua conta, figurando como uma espcie de cessionrio de direitos do outorgante (art. 685, CC). 39) Alternativa correta: letra b. O art. 655, CC prev que ainda quando se outorgue mandato por instrumento pblico, pode substabelecer-se mediante instrumento particular. A letra a est errada, pois o art. 659, CC prev que a aceitao do mandato pode ser tcita. Apesar de a redao da alternativa c estar um pouco confusa, ela tambm est errada, pois o art. 657, CC assim determina: A outorga do mandato est sujeita forma exigida por lei para o ato a ser praticado. No se admite mandato verbal quando o ato deva ser celebrado por escrito. A letra d est errada, pois o art. 661, 2o, CC prev que o poder de transigir no importa o de firmar compromisso. 40) Alternativa correta: letra c. Segundo o art. 692, CC, o mandato judicial fica subordinado s normas que lhe dizem respeito, constantes da legislao processual, e, supletivamente, s estabelecidas no Cdigo Civil. 41) Alternativa correta: letra a. Nos termos do art. 661, CC, o mandato em termos gerais s confere poderes de administrao. J para alienar, hipotecar, transigir, ou praticar outros quaisquer atos que exorbitem da administrao ordinria, depende a procurao de poderes especiais e expressos (1o). Por outro lado, nos termos do art. 38 do Cdigo de Processo Civil, a procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo (ser intimado para os atos do processo), salvo para: receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso. 42) Alternativa correta: letra d. Segundo o art. 4o do Estatuto da OAB, so nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa no inscrita na OAB, sem prejuzo das sanes civis, penais e administrativas. A letra a est errada, pois o art. 535, CC diz exatamente o contrrio: o consignatrio no se exonera da obrigao de pagar o preo se a restituio da coisa, em sua integralidade, se tornar impossvel por fato a ele no imputvel. A alternativa b est errada, pois o objeto da permuta deve ser dois bens. Se um dos contraentes der dinheiro ou prestar servios, no haver a troca ou permuta. A letra c est errada nos termos do 584, CC: O comodatrio no poder jamais recobrar do comodante as despesas feitas com o uso e gozo da coisa emprestada. 43) Alternativa correta: letra c. A parte final do art. 653, CC determina que a procurao o instrumento do mandato. A alternativa a est errada, pois as partes podem celebrar contratos, mesmo que estes no estejam tipificados no Cdigo Civil, conforme autoriza o art. 425, CC. A letra b est ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

92

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR errada, pois o art. 580, CC determina que os tutores, curadores e em geral os administradores de bens alheios no podero dar em comodato, sem autorizao especial os bens confiados sua guarda. A letra d est errada, pois o art. 649, pargrafo nico do CC prev a responsabilidade do dono do hotel como depositrio em relao bagagem de hspedes. 44) Alternativa correta: letra a. Nas locaes residncias (Lei n 8.245/91) ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta meses, a extino do contrato ocorrer quando findar o prazo ajustado, independentemente de notificao ou aviso (art. 46). Durante este perodo o locador no poder reaver o imvel locado (art. 4o), nem mesmo nas hipteses de denncia cheia. Somente haver o despejo em situaes anormais, como o no pagamento do aluguel, descumprimento de alguma clusula contratual, etc. J o locatrio poder devolver o imvel, desde que pague proporcionalmente a multa pactuada no contrato. Se a locao estiver vinculada com a atividade de trabalho e ocorrer transferncia de emprego para outro local, o inquilino ficar isento do pagamento da multa (pargrafo nico do art. 4o). Terminado o prazo ajustado, se o locatrio continuar na posse do imvel alugado por mais de trinta dias sem oposio do locador, presumir-se- prorrogada a locao por prazo indeterminado, mantidas as demais clusulas e condies do contrato. Ocorrendo a prorrogao, o locador poder pedir o imvel para si a qualquer tempo, concedido o prazo de trinta dias para desocupao (art. 46, 1o e 2o). 45) Alternativa correta: letra b. Nas locaes residenciais ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta meses, durante a vigncia do contrato o locador no poder denunciar (reaver o imvel locado), conforme o art. 46 da lei inquilinria. J o locatrio poder devolver o imvel, desde que pague proporcionalmente a multa pactuada no contrato (art. 4o). 46) Alternativa correta: letra c. A locao vinculada ao contrato de trabalho aquela em que a figura do locador se confunde com a figura do patro e destina-se a uso residencial do empregado e de sua famlia, em razo do emprego. Esse tipo de locao exige que o contrato contenha clusula afirmando que a locao somente viger enquanto o locatrio trabalhar para o locador. Por tal motivo a letra d est errada. Exigese ainda que haja valor efetivamente pago ou descontado da folha de pagamento, ttulo de aluguel. Tais regras esto previstas nos arts. 47, II e 59, II, da Lei do Inquilinato. Caso no tenha a contraprestao (aluguis) no poder o locador (patro) retomar o imvel via ao de despejo, mas sim por reintegrao de posse, pois neste caso estaria desconfigurada a locao e caracterizado o comodato. A alternativa a est errada, pois no necessrio aguardar o prazo de 90 dias. A letra b est errada, pois nos termos do pargrafo nico do art 4o se o locatrio for transferido por seu empregador, privado ou pblico, para prestar servios em localidade diversa daquela do incio do contrato, fica dispensado da multa, no entanto deve notificar o locador com prazo de no mnimo trinta dias de antecedncia. 47) Alternativa correta: letra b. Observem que a questo, na verdade, deseja que o candidato aponte a alternativa que no admitida pela Lei do Inquilinato. E o que no permitido a exigncia de mais de uma modalidade ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

93

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR de garantia em um mesmo contrato de locao (art. 37, pargrafo nico). A letra a est correta, pois no h nada que impea a nomeao de dois (ou at mais) casais de fiadores. A letra c est correta, ou seja, na locao para temporada o locador pode exigir garantia fidejussria. Lembrem-se que esta expresso significa fiana. Em outras palavras, o locador pode exigir que o locatrio apresente um fiador. Isto porque o art. 49 permite que se exija qualquer das modalidades de garantia previstas no art. 37. A letra d est correta, pois o art. 20 determina que a regra que no se pode exigir o pagamento antecipado do aluguel. Mas o prprio dispositivo estabelece duas excees: a) locao para temporada (em que pode haver no s o pagamento antecipado, com tambm integral art. 49); b) quando a locao no estiver garantida por nenhuma das modalidades previstas em lei (cauo, fiana ou seguro de fiana) art. 42. 48) Alternativa correta: letra c. Como regra, as benfeitorias necessrias (art. 96, 3, CC) introduzidas pelo locatrio, ainda que no autorizadas pelo locador e as teis (art. 96, 2, CC), desde que autorizadas, so indenizveis. No entanto, possvel que o contrato estabelea outras regras a respeito (art. 578, CC e art. 35 da Lei n 8.245/91). A letra a este errada, pois durante o prazo determinado no contrato de locao, o locatrio pode por fim ao contrato e restituir a posse direta do bem imvel ao proprietrio, desde que pague a clusula penal compensatria constante no ttulo (que poder ser reduzida equitativamente pelo juiz art. 413, CC), ou, na falta desta, eventualmente, a multa estipulada judicialmente. Lembrando que a clusula penal compensatria pode ser afastada no caso do locatrio (com a devida notificao por escrito ao locador), restituir o imvel em decorrncia de transferncia de local de servio (art. 4o, pargrafo nico da Lei n 8.245/91). A letra b est errada. De fato, o locatrio goza de preempo (direito de preferncia) legal sobre o bem locado no caso de venda, promessa de venda, cesso ou promessa de cesso de direitos ou dao em pagamento, devendo o locador dar-lhe cincia inequvoca da proposta com todas as condies do negcio (preo, forma de pagamento, existncia de nus reais etc.). Por sua vez o locatrio deve se manifestar, sob pena de decadncia, no prazo de trinta dias (art. 27 e 28 da Lei n 8.245/91). Se o locatrio for preterido em seu direito de preferncia so gerados direitos com efeitos pessoais (exigir perdas e danos) e reais (haver para si o imvel locado). Nesta ltima hiptese o locatrio deve oferecer o preo e mais despesas de transferncia, requerendo no prazo de seis meses a contar do registro do ato no cartrio de imveis, desde que o contrato de locao esteja averbado junto matrcula do imvel (sendo subscrito por duas testemunhas) pelo menos trinta dias antes da alienao (art. 33 da Lei n 8.245/91 e arts. 167, inciso II, item 16, e 169, inciso III da Lei n 6.015/73). A letra d est errada. As garantias locatcias consistem em: a) cauo; b) fiana e c) seguro de fiana. proibida, sob pena de nulidade, a exigncia de mais de uma destas modalidades de cauo em um mesmo contrato (arts. 37 e 43 II da Lei n 8.245/91). 49) Alternativa correta: letra d. No caso de alienao do imvel, o locatrio tem preferncia para adquirir o bem locado, em igualdade de condies com terceiros (e em especial no preo), devendo o locador dar-lhe ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

94

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR conhecimento do negcio mediante: notificao judicial ou extrajudicial, ou qualquer outro meio de cincia inequvoca. Caso seja desrespeitado o direito de preferncia, decorrente de locao, o locatrio poder pleitear indenizao pelas perdas e danos ou, tendo sido averbado o contrato de locao na matrcula do bem h pelo menos 30 dias, o direito de haver para si a coisa, depositando o preo e demais despesas do ato de transferncia, conforme prescreve o art. 33, da Lei n 8.245/91. Na questo, o contrato no foi averbado, por isso, embora haja o direito de preferncia, a venda no pode ser desfeita. 50) Alternativa correta: letra c. Esta questo exige do candidato um bom conhecimento da Lei n 8.245/91 e muita ateno, pois as alternativas so muito parecidas e os erros sutis. A alternativa correta trata do texto do art. 7o da Lei do Inquilinato. No h erros. Notem que a letra a muito parecida com a alternativa correta. No entanto contem um erro: o art. 7o estipula prazo de 30 (tinta) dias (e no de noventa, como na alternativa) para a desocupao do imvel. J que est errado na letra b que para que a clusula tenha validade, necessrio que o contrato esteja averbado junto matrcula do imvel, no termos do art. 8o da Lei n 8.245/91. J a letra d parecida com a b. Observem que na letra d o examinador coloca a averbao como condio para desocupao, o que est certo. No entanto erra no prazo: mencionou 30 dias, enquanto o art. 8o estipula o prazo de 90 dias. Enfim... esta questo deveria ser evitada pelo examinador. Porm caiu. Isto serve de exemplo como o examinador pode complicar algo que no difcil. 51) Alternativa correta: letra d. Esto corretas as afirmaes II, IV e V. Depsito o contrato pelo qual uma pessoa (depositria) recebe de outra (depositante) uma coisa mvel, para guard-la, temporria e gratuitamente, at que o depositante o reclame. A afirmao I est errada, pois o art. 628, CC prev que o contrato de depsito gratuito, salvo se houver conveno em contrrio ou se o contrato for resultante de atividade negocial ou se o depositrio o praticar por profisso. A afirmao II est correta, pois o art. 651, CC afirma que o depsito necessrio (o que se faz, por exemplo, em desempenho de obrigao legal, como no depsito de coisa achada art. 647, CC) no se presume gratuito. A afirmao III est errada, pois o depsito necessrio (arts. 647 a 652, CC) abrange trs situaes: a) legal (art. 647, I, CC); b) hospedagem (art. 649, CC) e c) miservel, ou seja o que ocorre por ocasio de alguma calamidade (incndio, terremoto, etc. art. 647, II, CC). A afirmao IV est correta, pois o art. 627, CC determina que s pode ser objeto de depsito coisas mveis. Finalmente a afirmao V est correta, pois o art. 646, CC determina que o depsito voluntrio somente pode ser provado por escrito (diferente do depsito miservel que pode ser provado por qualquer meio art. 647, II, CC). 52) Alternativa correta: letra a. O art. 652, CC determina que, seja o depsito voluntrio ou necessrio, se o depositrio no restituir o objeto ser compelido a faz-lo mediante priso no excedente a 01 (um) ano e a ressarcir os prejuzos. A letra b est errada, pois o art. 636, CC prev que se ele houver perdido a coisa depositada (por fora maior) e recebido outra em seu lugar, ser obrigado a entregar a segunda ao depositante. A letra c est errada, pois o

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

95

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR art. 642, CC prev que o depositante no responde pelos casos de fora maior, mas para que esta desculpa seja aceita, ele, o depositrio (e no o depositante) ter de provar esta fora maior. A letra d est errada, pois o art. 640, pargrafo nico, CC prev que se o depositrio, devidamente autorizado, confiar a coisa em depsito a terceiro se agiu com culpa na escolha deste. Finalmente a alternativa e est errada, pois o art. 644, CC prev que o depositrio poder reter o depsito at que se lhe pague a retribuio devida por contrato. 53) Alternativa correta: letra c. Pelo contrato de depsito, o depositrio recebe uma coisa mvel para guardar, at que o depositante o reclame. O depsito pode ser voluntrio (ou convencional resulta de acordo de vontades), judicial (por mandado do Juiz, quando a coisa for litigiosa) ou necessrio (que independe da vontade das partes). Este, por sua vez pode ser constitudo no desempenho de obrigao legal (depsito legal) ou em caso de calamidade pblica (tambm chamado de depsito miservel). O depsito das bagagens dos hspedes equiparado ao necessrio (conforme determina o art. 649, CC). 54) Alternativa correta: letra e. Fiana a promessa feita por uma ou mais pessoas, de garantir ou satisfazer a obrigao de um devedor, se este no a cumprir, assegurando ao credor o seu efetivo cumprimento. A alternativa e est certa, pois o art. 820, CC, prev que a fiana pode ser estipulada mesmo que sem o consentimento do devedor, e at mesmo contra a sua vontade. A letra a est errada, pois por meio da fiana se estabelece como regra a subsidiariedade (e no a solidariedade) do fiador. Ou seja, o fiador somente ficar obrigado pela dvida se o devedor principal (afianado) no cumprir a prestao devida. A letra b est errada, pois a fiana deve ser sempre por escrito (art. 819, CC), no se admitindo tambm a interpretao extensiva. A letra c est errada, pois nossa legislao permite a renncia do benefcio de ordem. Ou seja, o credor deve acionar primeiro o devedor principal. Se este no pagar a dvida, acionar ento o fiador. Esta a regra prevista no art. 827, CC. No entanto o art. 828, inciso I, CC, permite que haja a renncia a este benefcio, desde que feita expressamente. Finalmente a letra d est errada, pois o art. 830, CC determina que cada fiador pode fixar no contrato a parte da dvida que toma sob sua responsabilidade, caso em que no ser obrigado por quantia superior a que se obrigou. 55) Alternativa correta: letra e. O art. 820, CC, prev que a fiana pode ser estipulada mesmo que sem o consentimento do devedor, e at mesmo contra a sua vontade. A letra a est errada, pois o art. 823, CC permite que a fiana seja de valor inferior ao da obrigao principal e contrada em condies menos onerosas. Mas quando o valor exceder o valor da dvida ou for mais onerosa que ela, no valer, seno at o limite da obrigao afianada. A letra b est errada, pois a fiana somente pode ser dada por escrito (art. 819, CC). A letra c est errada, pois o mesmo art. 819 probe a interpretao extensiva da fiana. A alternativa d tambm est errada, pois o art. 821, CC permite que as dvidas futuras sejam objeto de fiana; mas o fiador, neste caso, no ser demandado seno depois de se fizer certa e lquida a obrigao do principal devedor.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

96

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 56) Alternativa correta: letra b. Trata-se do benefcio de ordem, que fica mais claro com a leitura do pargrafo nico do prprio art. 827, CC: o fiador que alegar o benefcio de ordem, a que se refere este artigo, deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo municpio, livres e desembargados, quantos bastem para solver o dbito. Porm, nos termos do art. 828, CC, no aproveita este benefcio ao fiador: a) se ele o renunciou expressamente; b) se ele se obrigou como principal pagador, ou devedor solidrio e c) se o devedor for insolvente, ou falido. 57) Alternativa correta: letra c, nos termos do art. 661,1o, CC. A letra a est errada, pois neste caso o contrato anulvel (art. 496). A letra b est errada: mtuo, comodato e depsito so considerados contratos reais, pois se perfazem com a tradio do objeto. Porm, nesta tradio no h transmisso de propriedade, mas apenas de posse. A letra d est errada nos termos do art. 827 e pargrafo nico, CC. 58) Alternativa correta: letra d. Empreitada (tambm chamada de locao de obras) o contrato pelo qual uma das partes (empreiteiro) se obriga, sem subordinao ou dependncia, a realizar, pessoalmente ou por meio de terceiro, certa obra para a outra parte (dono da obra ou comitente). Est prevista nos arts. 610/626, CC. O empreiteiro se obriga a entregar uma obra pronta por um preo determinado ou proporcional ao servio, sem se prender ao tempo nela empregado. Pode ter por finalidade obra material (ex: construo de uma ponte) ou intelectual (ex: elaborao de uma obra literria). A letra a est errada, pois nos termos do art. 610, CC o empreiteiro de uma obra poder contribuir para ela com o seu trabalhou ou com ele e os materiais. Portanto o material pode ser prprio ou fornecido pelo dono da obra. A letra b est errada, pois o art. 611, CC quando o empreiteiro fornece os materiais, correm por sua conta os riscos at o momento da entrega da obra. Completa o art. 612, CC que se o empreiteiro forneceu somente mo-de-obra, todos os riscos em que no tiver culpa correro por conta do dono da obra. A letra c est errada, pois o art. 621, CC traz uma ressalva: Sem anuncia de seu autor, no pode o proprietrio da obra introduzir modificaes no projeto por ele aprovado, ainda que a execuo seja confiada a terceiros, a no ser que, por motivos supervenientes ou razes de ordem tcnica, fique comprovada a inconvenincia ou a excessiva onerosidade de execuo do projeto em sua forma originria. A letra d est correta, pois traz uma das hipteses em que o empreiteiro poder suspender a obra. Na verdade o art. 625, CC enumera todas as hipteses em que o empreiteiro pode suspender a obra: a) por culpa do dono, ou por motivo de fora maior; b) quando, no decorrer dos servios, se manifestarem dificuldades imprevisveis de execuo, resultantes de causas geolgicas ou hdricas, ou outras semelhantes, de modo que torne a empreitada excessivamente onerosa, e o dono da obra se opuser ao reajuste do preo inerente ao projeto por ele elaborado, observados os preos; c) se as modificaes exigidas pelo dono da obra, por seu vulto e natureza, forem desproporcionais ao projeto aprovado, ainda que o dono se disponha a arcar com o acrscimo de preo. Finalmente a letra e est errada, pois segundo o art. 618, CC o prazo de garantia de 05 (cinco) anos (e no de trs como na alternativa). ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

97

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 59) Alternativa correta: letra a. Trata-se do texto exato do art. 612, CC. A letra b est errada, pois o art. 610, 2o, CC prev que o contrato para elaborao de um projeto no implica a obrigao de execut-lo, ou de fiscalizar-lhe a execuo. A letra c est errada, pois o art. 624, CC prev que suspensa a execuo da empreitada sem justa causa, responde o empreiteiro por perdas e danos. A letra d est errada, pois o art. 626, CC prev que no se extingue o contrato de empreitada pela morte de qualquer das partes, salvo se ajustado em considerao s qualidades pessoais do empreiteiro. Finalmente a letra e est errada, pois o art. 625, CC, entre outros motivos, permite que o empreiteiro suspenda a obra se houver culpa do dono, ou por motivo de fora maior. 60) Alternativa correta: letra b. Trata-se da empreitada por medida, pois o pagamento seria de um determinado valor por determinada rea. Vamos, no entanto, relembrar as espcies de empreitada, quanto ao modo de fixao do preo: a) empreitada a preo fixo a retribuio estipulada para a obra inteira, de antemo, em quantia certa e invarivel, sem considerar o fracionamento da atividade. Esta espcie possui uma subdiviso: empreitada a preo fixo absoluto (se no admitir qualquer alterao na remunerao, seja qual for o custo da mo-de-obra ou dos materiais) e empreitada a preo fixo relativo (se permitir variao em decorrncia do preo de algum dos componentes da obra); b) empreitada por medida se na fixao do preo se atender ao fracionamento da obra, considerando-se as partes em que ela se divide ou a medida. Estipula-se o pagamento por parte concluda; c) empreitada de valor reajustvel se contiver clusula permissiva de variao do preo em consequncia de aumento ou diminuio valorativa da mo-de-obra e dos materiais; possibilita que o preo varie segundo ndices oficiais, procedendo-se reviso peridica em datas preestabelecidas. Protegese o empreiteiro de variaes de preos repentinas em perodos de grande inflao; d) empreitada por preo mximo se estabelecer um limite de valor que no poder ser ultrapassado pelo empreiteiro; e) empreitada a preo de custo se o empreiteiro se obrigar a realizar o trabalho, ficando sob sua responsabilidade o fornecimento dos materiais e o pagamento da mo-deobra, mediante o reembolso do dependido, acrescido do lucro assegurado.

COLOCAR CERTO OU ERRADO


Questo 01 a) Errado. No comodato no se transfere o domnio da coisa; apenas a sua posse. No h comodato remuneratrio. No mximo, o que pode haver a imposio de algum nus (como o pagamento do IPTU e/ou condomnio). b) Errado. Pelo art. 500, CC, se, na venda de um imvel, se estipular o preo por medida de extenso, ou se determinar a respectiva rea, e esta no corresponder, em qualquer dos casos, s dimenses dadas, o comprador ter o direito de exigir o complemento da rea, e, no sendo isso possvel, o de reclamar a resoluo do contrato ou abatimento proporcional ao preo. Portanto no caso de vcio oculto que lhe diminua o valor. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

98

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR c) Errado. O art. 547, pargrafo nico, CC determina que no prevalece clusula de reverso em favor de terceiro. d) Errado. Nos termos do art. 685, CC, conferido o mandato com a clusula "em causa prpria", a sua revogao no ter eficcia, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatrio dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais. Questo 02 a) Certo. Trata-se do art. 534 e seguintes, do Cdigo Civil. b) Errado. Depsito o contrato pelo qual uma pessoa (depositria) recebe de outra (depositante) um objeto mvel, para guard-lo (no pode usar, salvo autorizao especial), temporria e gratuitamente, at que o depositante o reclame (art. 627, CC). Alm disso, tambm no tem como finalidade especial de garantir uma dvida. Isto se encaixaria melhor no conceito de penhor. c) Errado. Nos termos do art. 544, CC, tal doao, mesmo com o consentimento dos demais filhos considerada adiantamento da legtima. Isso somente no ocorrer se o doador fizer a doao com clusula expressa de dispensa do beneficirio da colao e desde que o bem saia de sua parte disponvel. d) Errado. Nos termos do art. 584, CC, o comodatrio jamais poder recobrar do comodante as despesas feitas com o uso e o gozo da coisa emprestada. Questo 03 a) Errado. Pelo art. 507, CC o direito de retrato cessvel (inter vivos) e transfervel causa mortis aos herdeiros e legatrios. b) Certo. o que dispe os arts. 555 a 564, CC. c) Errado. Observem o que diz o art. 576, CC: Se a coisa for alienada durante a locao, o adquirente no ficar obrigado a respeitar o contrato, se nele no for consignada a clusula da sua vigncia no caso de alienao, e no constar de registro. d) Errado. Nem sempre anulvel, pois nos termos do art. 544, CC a doao de ascendente para descendente pode se constituir em adiantamento da legtima. e) Errado. Podem os fiadores, entre si, prever expressamente no contrato de fiana, que se utilizaro o benefcio de diviso, isto , de que a obrigao entre eles seja divisvel. Neste caso, cada fiador responder apenas pela parte que lhe couber em proporo no pagamento (art. 829 e pargrafo nico, CC).

DISSERTAES
Meus Amigos e Alunos ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

99

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR Vejamos agora alguns probleminhas, bem como propostas para pequenas dissertaes (com gabarito logo a seguir) sobre o que foi visto na aula. Recomendamos, no mnimo, a leitura da indagao com sua respectiva resposta, o que, por si s, j constitui numa excelente forma de recordao e estudo, reforando e complementando o que foi visto em aula. Alm disso, uma tima forma de desenvolver o poder de sntese e de redao do aluno, sendo um excelente exerccio prtico. Vamos ento a elas. 01) Joo celebra contrato de aluguel residencial com Pedro pelo prazo de 30 (trinta) meses, sem averb-lo junto matrcula do imvel. Passados 06 (seis) meses, Joo, concedendo antes preferncia a Pedro, vende a casa para Roberto, que agora deseja ingressar na posse do imvel. Com base na Lei do Inquilinato, explique se tal pretenso possvel. Resposta: A pretenso de Roberto possvel, pois a Lei do Inquilinato possibilita a denncia (ou seja, pedir o imvel para si) pelo novo proprietrio (conforme o art. 8o, da Lei n 8.245/91). O inquilino s teria direito de se opor a esta pretenso caso houvesse uma clusula de vigncia (isto , uma clusula no contrato que permitisse ao locatrio continuar como tal, mesmo que o imvel seja vendido para terceiros) e a averbao do contrato no registro de imveis, o que, segundo constou do enunciado, no foi realizado. 02) Jos mantm um imvel de sua propriedade alugado residencialmente para Antnio. O contrato foi celebrado por 12 (doze) meses e seu termo final j foi superado. Jos pode ajuizar ao de despejo contra Antnio para reaver seu imvel? Resposta: Quando um contrato de locao celebrado por escrito e com prazo inferior a 30 (trinta) meses, findo o prazo estabelecido a locao prorroga-se automaticamente por prazo indeterminado, sendo que a retomada somente pode ser feita por denncia cheia, ou seja, se houver um motivo para tanto. No caso concreto cabe a ao de despejo por denncia motivada, fundamentando o pedido nos termos do art. 47, incisos I a IV da Lei n 8.245/91. Exemplos: a) por mtuo acordo; b) falta de pagamento do aluguel e demais encargos; d) realizao de reparaes urgentes determinadas pelo poder pblico; e) em decorrncia de extino do contrato de trabalho, se a ocupao do imvel pelo locatrio relacionada com o seu emprego; f) se for pedido para uso prprio, de seu cnjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente que no disponha, assim como seu cnjuge ou companheiro, de imvel residencial prprio; etc. 03) Paula, mediante contrato escrito, emprestou gratuitamente a Francisco, pelo prazo de um ms, cinco garrafas de vinho de uma safra especial para ornamentao e exibio em uma exposio. Qual a modalidade de emprstimo pactuada? Resposta: Trata-se do comodato (arts. 579 a 585, CC). Apesar do vinho ser um bem fungvel e consumvel (neste caso o contrato seria o mtuo), os contratantes o transformaram, por contrato, em bem infungvel, posto que o seu uso e gozo for concedido ad pompam vel ostentationem. ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

100

CU N-LINE DI DIREI EITO CIVIL IL REGULAR AR CURSO ONPR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR 04) Carlos, mediante contrato escrito, doou a Patrcia um veculo automotor usado, cuja garantia dada pelo fabricante j estava vencida. Uma semana aps a doao o automvel apresentou problemas mecnicos e fundiu o motor. Patrcia poder tomar alguma medida visando rebidir o contrato. Resposta: No h a possibilidade de se rebidir o contrato uma vez que a doao de Carlos foi pura e simples. O direito de redibio somente ocorre em contratos comutativos e nas doaes onerosas, gravadas com encargo. o que prev o art. 441 e seu pargrafo nico, CC. 05) Marcelo celebrou com Rodrigo contrato particular de promessa de compra e venda de um apartamento pertencente a este ltimo. O preo foi estabelecido em 100 mil, pagos em dez prestaes mensais de 10 mil. Marcelo foi imitido na posse direta do imvel, sendo que a propriedade seria transmitida somente aps a quitao total do preo. Dias depois, rescindiram o contrato, volvendo a posse direta do imvel pessoa do alienante. Recentemente Rodrigo foi informado de que seu imvel fora penhorado em ao de execuo promovida por Augusto contra Marcelo. Que medida Rodrigo poder tomar? Resposta: Rodrigo deve propor a ao de Embargos de Terceiros (art. 1.046 a 1.054, CPC) contra Augusto. Isto porque embora no fosse parte naquele processo, acabou sofrendo turbao ou esbulho na posse de seus bens. So pressupostos para a ao: a) apreenso judicial; b) condio de senhor ou possuidor do bem; c) qualidade de terceiro em relao ao processo do qual emanou a ordem judicial.

ww www. w.po pont ntod odos osco conc ncur ursos. s.co com.br m.br

101

También podría gustarte