Está en la página 1de 4

COLGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS DATA:......../......../......... SRIE:....................... ALUNO(A):......................................................

DISCIPLINA: CINCIA, TECNOLOGIA E CULTURA IMAGTICA SITE, BLOG, CHAT, REDE SOCIAL IV UNIDADE

1. SITE
Um site ou stio um conjunto de pginas Web, isto , de hipertextos acessveis pela internet. O conjunto de todos os sites pblicos existentes compe a World Wide Web. As pginas num site so organizadas a partir de um URL (endereo) bsico, onde fica a pgina principal, e geralmente residem no mesmo diretrio (grande arquivo) de um servidor. Alguns sites, ou partes de sites, exigem pagamento de uma taxa, por exemplo, mensal, ou ento apenas um registro gratuito. A World Wide Web (que em portugus significa Rede de alcance mundial", tambm conhecida como Web e WW W) um sistema de documentos em hipermdia (documento que mostra imagens e sons) que so interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vdeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informao, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informaes (chamadas "documentos" ou "pginas") de servidores web (ou "stios") e mostr-los na tela do usurio. O usurio pode ento seguir as hiperligaes (hiperlink) na pgina para outros documentos ou mesmo enviar informaes de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligaes (hiperlink) , comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.

Propsitos dos Sites


Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propsitos:

Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituio e seus clientes, fornecedores, etc. As instituies comerciais usam sites tambm para comrcio eletrnico, recrutamento de funcionrios etc. Instituies sem fins lucrativos tambm usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. H tambm o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos. Informaes: veculos de comunicao como jornais, revistas e agncias de notcias utilizam a Internet para divulgar notcias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivduos comuns tambm publicam informaes na Internet, por meio de blogs. Armazenagem de informaes: alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir udio, vdeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Alguns exemplos so os sites de busca, os catlogos na Internet, e os Wikis, que aceitam tanto leitura quanto escrita. Comunitrio: so os sites que servem para a comunicao de usurios com outros usurios da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fruns e sites de relacionamento. Portais: so chamados de "portais" os sites que congregam contedos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos servios da Internet num mesmo local.

2. BLOG
Com a expanso da internet pelo mundo e a facilidade de comunicao que ela proporciona, cresceu o interesse das pessoas em possuir seu prprio espao na web. Contudo, para montar uma pgina e public-la, era necessrio ter certo domnio tcnico, que poucas pessoas tinham.

Desse interesse e dessa dificuldade conflitantes surgiram os bloggers, que so servios que oferecem ferramentas para possibilitar que internautas comuns publiquem seus prprios textos na internet. Segundo a wikipedia, blogger um servio que oferece ferramentas para indivduos publicarem textos na Internet sem a necessidade de ter domnio tcnico, de programao ou software. Esses espaos individuais disponibilizados pelos bloggers receberam o nome de blogs. O blog, ou weblog, uma das ferramentas de comunicao mais populares da internet. A pessoa que administra o blog chamada de blogueira(o). Uma das caractersticas dos blogs que, em geral, eles tm um aspecto muito parecido, isto , o usurio limitado no que diz respeito a alteraes visuais. Outra caracterstica dos blogs a freqncia de atualizao. Alguns so atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, at vrias vezes por dia. Cada atualizao ou publicao no blog chamada de post (postagem). Quando surgiram os blogs tinham carter puramente recreativo, eram usados como dirios virtuais, on -line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas idias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espao de disseminao de idias e informaes mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utiliz-los tambm. Os blogs tornaram-se o endereo virtual de muitas pessoas e empresas e perdeu o status inicial de dirio, tornando-se, alm de tudo, fonte de obteno de informaes, ferramenta de trabalho e auxlio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, reprteres e professores. Alm de publicar contedo pessoal, profissional, informativo e educativo, os blogs viraram tambm ferramenta de divulgao artstica, possibilitando a publicao de material desenvolvido por artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotgrafos, antes impossibilitados de mostrar seu trabalho. A popularizao dessa ferramenta foi tamanha que at as empresas passaram a utiliz-la como ferramenta de comunicao. A maioria das empresas, mesmo aquelas que no atuam diretamente na internet j mantm blogs para se comunicar com funcionrios e clientes. Pessoas comuns ou famosas, empresas pequenas, mdias ou grandes, todos compartilham da blogosfera, o mundo dos blogs. Nesse espao, alguns blogueiros se destacam e ficam famosos, ganham dinheiro ou simplesmente externam suas idias a quem quiser conhec-las. A caracterstica mais marcante da blogosfera interao entre os diversos espaos. Em cada blog existe uma lista com link (ligao) para outros blogs indicados pelo autor ou pelo prprio blogger. Quando o blogger gera essa lista automaticamente, so utilizados diversos critrios para um blog aparecer na lista, alguns dos mais comuns so mostrar os blogs mais visitados ou os mais recentemente atualizados. Alguns dos servios de blogs mais conhecidos da atualidade o Blogger do Google (http://www.blogger.com/home) e o Windows Live Spaces da Microsoft (http://spaces.live.com).

3. CHAT
O chat um servio oferecido na Internet onde o usurio pode conversar com vrias pessoas ao mesmo tempo, um correio eletrnico ao vivo, em que voc l ao mesmo tempo a mensagem enviada e sua resposta. um batepapo de vrias pessoas numa sala virtual. A pergunta e resposta so enviadas, simultaneamente, a todos os participantes da sala. dividido em salas temticas permitindo que usurios com interesses comuns possam trocar idias e informaes sobre o tema escolhido. Indicado tambm para ensino distncia, entretenimento, transmisso de eventos, suporte para clientes, entre outros. Opes para usurios: mensagem reservada ou pblica, procurar usurios por apelidos, o usurio pode espiar a sala antes de entrar, cores e tipos de fontes podem ser alteradas, possibilidade de criar salas reservadas, envio de arquivos atravs de salas.

Tipos de Chats: salas pblicas onde todos podem participar do bate-papo, salas reservadas exclusivas para convidados, salas de reunies, salas pessoais criadas pelo prprio cliente, salas para atendimento on-line e salas fechadas por senha.

4. REDE SOCIAL
Uma rede social uma estrutura social composta por pessoas ou organizaes, conectadas por um ou vrios tipos de relaes, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das caractersticas fundamentais na definio das redes a sua estrutura, possibilitando relacionamentos horizontais e no hierrquicos entre os participantes. A rede social tem adquirido importncia crescente na sociedade moderna. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social o compartilhamento de informaes, conhecimentos, interesses e esforos em busca de objetivos comuns. A intensificao da formao das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da sociedade civil, em um contexto de maior participao democrtica e mobilizao social.

Formas de redes sociais


As redes sociais costumam reunir uma motivao comum, porm podem se manifestar de diferentes formas. As principais so: Redes comunitrias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes como melhorar a situao do local ou prover outros benefcios. Redes profissionais: prtica conhecida como networking, tal como o linkedin, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais. Redes sociais online: tais como Facebook, Orkut, MySpace, Twitter,Badoo WorldPlatform que so um servio online, plataforma ou site que foca em construir e refletir relaes sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogos com os amigos, entre outras funes.

También podría gustarte