Está en la página 1de 7

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO - UFMA PNAIC MA 2013. Cidade Polo: Presidente Dutra MA Supervisor: Waldemberg Bessa Aldenilson Marcelo Marques, Vania Maria, Lurdimar, Lvia, Perodo: 18 a 22/02/2013 Cronograma de Atividades 1 Dia: 18/02 Objetivos Contedos (temas) especficos Justificar a Formao de professores : importncia da princpios e estratgias formativas; formao Pacto Nacional pela Alfabetizao permanente do na Idade Certa: orientaes para professor na a formao dos professores. sociedade contempornea; Descrever como dar-se- a formao proposta pelo PNAIC. Avaliao Tempo previsto Dar-se- num 8h/a carter formativo, cumulativo e participativo, onde cada orientador descrever sua viso do que foi trabalhado durante a formao. Metodologia MANH Dinmica: O que os orientadores trouxeram para contribuir com o grupo em 02(duas) palavras; Diagnstico dos trabalhos pedaggicos desenvolvidos na regio direcionados a alfabetizao infantil; Apresentao do vdeo do Pacto, slides (PNAIC); Apresentao do caderno de registro; Atividade de sensibilizao: Vdeo Ns Mudemos e posterior socializao das ideias descritas no vdeo; TARDE Dinmica do tempo; Formao de Grupo de Trabalho: para trabalhar a explorao do caderno: Formao de professores no PNAIC; Reflexo sobre o texto Educador (Des) Qualificado, fazer a relao com o caderno de apresentao; Aps cada momento formativo a retomada de discusses anteriores sero necessrias para reforar os temas explorados em cada momento de formao;

Recursos Caderno de formao, texto reflexivo, computador, datashow, papel 40 kg, pincis, fita gomada etc.

2 Dia: 19/02 Objetivos Contedos (temas) Especficos Discutir a Currculo Inclusivo: implantao do O Direito De Ser Alfabetizado currculo inclusivo como garantia de efetivao do direito ser alfabetizado na idade certa; Enumerar os contedos que podem ser ensinados no terceiro ano do ensino fundamental. Avaliao Tempo previsto Aplicao da 8h/a dinmica avaliao da palavra na qual cada professor orientador numa folha de papel escrever utilizando uma palavra para avaliar como foi o dia de formao.

Metodologia MANH Aplicao de dinmicas de grupo para facilitar o incio dos trabalhos, retomando as discusses do dia anterior; Atividade de sensibilizao com o a fbula Criao sobre a escola e o currculo; Direcionamento dos trabalhos do dia a partir da formao de duplas de orientadores para o estudo do caderno3 da unidade 1; Diviso dos grupos para estudo e sntese. TARDE Apresentao dos grupos; Dinmica:Texto alfabetizado; Como eu fui

Memrias de alfabetizao com registro e identificao se foram vivenciadas experincias com o currculo inclusivo; Avaliao.

Recursos Caderno de formao, texto reflexivo, computador, datashow, papel 40 kg, pincis, fita gomada etc.

3 dia: 20/02 Objetivos especficos Compreender como o currculo se desdobra em torno do conhecimento colaborando na construo da identidade do estudante; Refletir sobre o currculo como proposta de reorganizao temporal e espacial do ensino. Avaliao Dar-se- num carter formativo, cumulativo e participativo, onde cada orientador descrever sua viso do que foi trabalhado durante a formao.

Contedos (temas) Currculo na alfabetizao: concepes e princpios. Currculo no Ciclo de Alfabetizao: Consolidao e Monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem.

Metodologia MANH Aplicao de dinmicas de grupo para facilitar o incio dos trabalhos, retomando as discusses do dia anterior; Atividade de sensibilizao sobre o texto: A importncia de saber quem si ; Formao de grupo de trabalho para sistematizao do caderno: Currculo na Alfabetizao: concepes e princpios, correspondendo a questo: O estabelecimento do ciclo de alfabetizao em 3 (trs) anos uma boa deciso curricular? Socializao dos trabalhos realizados nos grupos;

Tempo previsto 8ha

Vdeo: Alfabetizar letrando; TARDE Atividade de sensibilizao do texto: Podemos fazer a diferena, seguida de reflexo e comentrios; Formao de grupo de trabalho para sistematizao do caderno: Currculo no Ciclo Alfabetizao: consolidao e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem; Respondendo as questes: - Quais so as dificuldades para articular a avaliao ao planejamento de ensino? - Que outras atividades poderiam ser desenvolvidas tendo como base o quadro de direitos de aprendizagem na seo compartilhando? Socializao dos trabalhos realizados nos grupo de trabalho.

Recursos Caderno de formao, texto reflexivo, computador, datashow, papel 40 kg, pincis, fita gomada etc. 4 dia: 21/02 Objetivos Contedos (temas) especficos Entender que a A alfabetizao de crianas incluso prope a com deficincia: uma proposta insero total do inclusiva. sujeito na sociedade; Discutir sobre as diversas possibilidades de alfabetizao das crianas com necessidades educacionais especiais. Avaliao Tempo previsto Dar-se- num 8h/a carter formativo, cumulativo e Metodologia MANH Aplicao de dinmicas de grupo para facilitar o incio dos trabalhos, retomando as discusses do dia anterior; Formao de grupo de trabalho para sistematizao do caderno: Alfabetizao de crianas com deficincia: uma proposta inclusiva; Socializao dos trabalhos realizados nos grupo de trabalho. TARDE

participativo, onde cada orientador descrever sua viso do que foi trabalhado durante a formao.

Apresentao do filme Meu nome rdio; Atividade desafio de socializao do que trabalhado no filme: divididos em grupos os orientadores devero formular uma atividade prtica na perspectiva inclusiva; Atividade de reflexo a partir do texto Deficincias de Renata Vilela; Recursos Caderno de formao, texto reflexivo, computador, datashow, papel 40 kg, pincis, fita gomada etc.

5 dia: 22/02 Objetivos especficos Reconhecer como as experincias espaotemporais colaboram no processo de alfabetizao das crianas do campo; Compreender a alfabetizao e o letramento como duas aes distintas, mas inseparveis, pois ensinam o indivduo a ler e escrever. Avaliao Dar-se- num carter formativo, cumulativo e participativo, onde cada orientador descrever sua viso do que foi trabalhado durante a formao.

Contedos (temas) Currculo no Ciclo de Alfabetizao: Perspectivas para a educao no campo.

Metodologia MANH Aplicao de dinmicas de grupo para facilitar o incio dos trabalhos, retomando as discusses do dia anterior; Formao de grupo de trabalho para sistematizao do caderno: Currculo no ciclo de alfabetizao: Perspectivas para a educao no campo. Respondendo as perguntas: 1. Como podemos criar situaes de leitura e escrita significativas para as crianas, a partir dos textos reais que circulem na comunidade? 2. De que forma a tradio oral pode contribuir para as prticas de alfabetizao e letramento no campo? 3. Que passos podemos dar para que nossa escola se constitua como um espao de difuso cultural e cientfica na comunidade? Atividade de reflexo a partir do texto: Aos poetas clssicos de Patativa do Assar; TARDE Planejamento das propostas de trabalho para a formao com os professores alfabetizadores; Dinmica: Os quatro territrios; Socializao dos trabalhos realizados nos grupo de trabalho.

Tempo previsto 8h/a

Recursos Caderno de formao, texto reflexivo, computador, datashow, papel 40 kg,

pincis, fita gomada etc.

También podría gustarte