Está en la página 1de 5

A construo do projeto de pesquisa

O que um projeto de pesquisa? Um projeto de pesquisa feito para mapear um caminho a ser seguido durante a investigao. Ele tambm pode servir para esclarecer, para o prprio pesquisador, os rumos e possibilidades que podem ser seguidos durante o estudo, como:

Definio do problema, hiptese, base terica e conceitual.

Por que pesquisar?


Justificativa da escolha do problema.

Para que pesquisar?


Propsitos do estudo, seus objetivos.

Como pesquisar?
Metodologia que ser utilizada no estudo.

Quando pesquisar?1
Cronograma de execuo.

Com que recursos?


Oramento previsto.

O que pesquisar Qual foco dar pesquisa Como realizar o estudo Por quanto tempo
Tambm importante que o pesquisador comunique seus propsitos com o estudo (seus objetivos), para que o mesmo seja aceito em meio a comunidade cientfica, ou para obter financiamento (bolsas de iniciao cientfica, mestrado, doutorado, etc).

Pesquisado por quem?


Equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa

Definio do tema e escolha do problema, ou definio do objeto.


O tema de uma pesquisa indica uma rea a ser investigada. uma delimitao, porm ainda bastante ampla. O objetivo, para o projeto de pesquisa, realizar uma delimitao ainda mais especfica, um recorte mais concreto sobre o assunto. Isso pode ser feito mais facilmente quando so formuladas

O projeto de pesquisa deve esclarecer sobre os vrios elementos que iro compor a investigao

Um projeto de pesquisa deve responder s perguntas sobre o tema proposto, construindo seguintes questes: assim sua problematizao.

O que pesquisar?

Itens no obrigatrios no projeto de pesquisa exigido pelo Prof. Marco Roxo, neste momento.

Fluxo rea de interesse > tema geral > recortes especficos > perguntas

A definio do problema ou do objeto de pesquisa , muitas vezes, uma tarefa difcil. Uma maneira de facilitar fazer uma descrio do problema especulando sobre seu campo de observao em relao a algumas variveis. Quando dizemos que vamos estudar a violncia conjugal, delimitamos a, muito amplamente o campo de observao: casais (legalmente casados ou no). Se acrescentarmos que o interesse por maridos que espancam suas esposas ou companheiras, conferimos ao assunto uma varivel a ser observada. Se afirmamos ainda que desejamos saber como tais espancamentos so vistos ou representados pelas mulheres vitimizadas, apontamos outra varivel. Expressamos ento o intuito de relacionar duas variveis: o espancamento que maridos realizam em suas esposas e a representao destas sobre este acontecimento. Desta forma poderamos enunciar o tema j problematizado desta pesquisa, ou seja, nosso objeto: A representao sobre espancamentos elaborada a partir de mulheres maltratadas por seus esposos ou companheiros Um problema decorre de um aprofundamento do tema. Ele sempre individualizado e especfico. A definio terica e conceitual a base de sustentao da investigao cientfica. Alm disso, para sua escolha, o pesquisador deve fazer algumas indagaes sobre o problema: Caractersticas do problema:

Deve ser formulado como pergunta. Deve ser claro e preciso.

Deve ser delimitado a uma dimenso


varivel. Muitas vezes, o problema
formulado de maneira muito ampla, o que o torna impossvel de ser investigado.

Trata-se de um problema original? O problema relevante? Por qu? Ainda que seja interessante, adequado para mim (para o meu campo de pesquisa/atuao)? Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo? Existem recursos financeiros para a investigao deste tema? Terei tempo suficiente para investigar tal questo?

Definio da base terica e conceitual

imprescindvel que seja feita a definio clara dos impacto aquela que articula a relevncia pressupostos tericos, das categorias e conceitos a intelectual e prtica do problema investigado serem utilizados. Deve-se tomar cuidado, portanto, para que no seja feita uma 'cpia' da obra dos autores que embasam a teoria escolhida. Devemos, ento, ser sintticos e objetivos, estabelecendo um dilogo entre a teoria Nesta parte deve-se responder o que e o problema a ser investigado. pretendido com a pesquisa, quais as metas que desejamos alcanar ao fim da investigao. experincia do investigador.

Objetivos

Formulao de hipteses
Sugesto: usar verbos no infinitivo para a A formulao de hipteses uma tentativa de criar descrio dos objetivos. indagaes a serem verificadas na pesquisa. Um estudo pode ter uma ou mais hipteses, que podem ser elaboradas a partir de fontes diversas, tais como a observao, resultados de outras pesquisas, teorias ou at intuio. Uma hiptese aplicvel deve possuir algumas caractersticas: A metodologia da pesquisa, mais do que uma descrio formal dos mtodos e tcnicas a serem utilizados, indica as opes e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro terico. Principais elementos da metodologia:

Metodologia

Deve ter conceitos claros. Deve ser especfica. No deve se basear em valores morais. Deve ter como base uma teoria que a sustente.

Definio da amostragem. A
amostragem boa aquela que possibilita abranger todas as dimenses do problema.

Justificativa
a relevncia da pesquisa, o por que ela deve ser realizada. Que contribuies para a compreenso, interveno ou soluo para o problema trar a realizao de tal pesquisa? A forma de justificar em pesquisa que produz maior

Coleta de dados. As tcnicas a serem


utilizadas devem ser definidas nesta etapa, isso vale para pesquisas de campo (entrevistas, observaes, formulrios, histria de vida), pesquisa documental, anlise de discurso (no caso de ser feita uma anlise de uma produo

audiovisual, por exemplo, deve-se gravar o produto em DVD).

uma; 5. Cidade e edio se no constar, escrever S.L. (sem local); 6. Editor (ou editora); 7. Data da edio se no constar, escrever S.D. (sem data); 8. Nmero de volumes, se for o caso; 9. Se for uma traduo, dever ento constar o ttulo em original, o nome do tradutor, local da edio original e a editora, data e nmero de pginas. Contudo, este procedimento no muito usual.
Exemplo: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 2 Ed. So Paulo, Perspectiva, 1985. Para citaes de artigos de revista:

Organizao e anlise dos dados.


Devemos descrever como os dados sero organizados e analisados.

Dica: para quem ainda tem dvidas sobre a metodologia que vai escolher para o TCC, visite www.experimentandometodos.blogspot.com.

Referncias bibliogrficas
Geralmente, muitos autores e muitos dados so citados em uma pesquisa. No corpo do projeto deve ser feita a citao breve que possibilite maior agilizao da leitura. Em seguida, ao final do projeto todas as citaes feitas sero listadas de forma integral num item parte. A citao bibliogrfica pode ser feita de duas formas: literalmente, utilizando as aspas e reproduzindo fielmente o texto (citao direta), ou fazendo uma apropriao de ideias de determinado autor (citao indireta). Na segunda forma, enunciamos a ideia e colocamos entre parnteses o autor e ano de publicao. Da citao de um livro, dever constar:

1. Nome e sobrenome do autor; 2. Ttulo entre aspas; 3. Ttulo da revista em grifo, sem aspas; 4. Volume e nmero do fascculo; 5. Ms e ano; 6. Pginas onde consta o referido artigo
Exemplo: KIRCHNER, Walter. The black death. Clinical pediatrics. V. 5, n.7, july, 1969, p. 432-436. Para citaes de um captulo de livro de um nico autor:

1. Nome e sobrenome do autor (ou organizador, ou autores); 2. Ttulo do livro e subttulo, em grifo, sem aspas; 3. Coleo, se for o caso; 4. Nmero da edio se houver mais de

1. Nome e sobrenome do autor; 2. Ttulo do captulo entre aspas;

3. In; 4. Ttulo do livro em grifo; 5. Nmero do volume, se for o caso; 6. Local, editora, data e nmero das pginas do captulo.
Exemplo: GIL, Antonio C. Como redigir o projeto de pesquisa? In: Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo, Atlas, 1988, p. 144-149. A formao de um projeto de pesquisa A forma de apresentao do projeto pode variar de acordo com o pesquisador, e vrios institutos de pesquisa adotam apresentao padronizada de acordo com modelos prprios.

local, o ms e o ano.
2. Na segunda pgina, dever constar um ndice com os captulos ou itens e as respectivas pginas. 3. Da terceira pgina em diante, devero constar os temas:

Delimitao do problema (Introduo); Objetivos; Justificativa; Hipteses; Base terica e pressupostos conceituais; Metodologia; Cronograma; Estimativa de custos; Bibliografia; Anexos.

Segue um modelo operacional: 1. Na primeira pgina devero constar os seguintes dados:

Na margem superior, o nome do projeto; No centro, o nome do autor do projeto; Na margem inferior, os dizeres Projeto de Pesquisa Apresentado (nome da instituio) Como Requisito Parcial a Obteno (de ttulo de graduao, de financiamento, ...); No extremo da margem inferior, o

Bibliografia MINAYO, Maria Ceclia de S. A Construo do Projeto de Pesquisa In: Pesquisa Social Teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis, Vozes, 2002, p.31-50.

También podría gustarte