Está en la página 1de 3

1 Ano do Ensino Mdio 2013

Prova Professor(a) Horrio de sada Data Bimestre Nota

Histria
Nome

Robson Victor

/ /

1bim
Nmero Turma

B
INSTRUES
Coloque nome, nmero; A durao da avaliao de 90 minutos (duas aulas) Leia todas as questes antes de respond-las e inicie pelas que considerar mais fceis; O Valor da prova 10,0; Questes de mltipla escolha:1,5; Questes discursivas: 2,0. Antes de escrever as respostas, faa um esquema mental do que elas deveriam conter (rena e organize as informaes); Preste ATENO ao que pedido e prenda-se a isso; Use plenamente todo o tempo disponvel para a realizao da avaliao; Faa uma reviso detalhada antes de entreg-la; Todas as respostas devem ser feitas caneta preta ou azul.

HISTORIA GERAL E DO BRASIL Eixo Temtico: Os significados histricos da Pr-histria: vida cotidiana e experincias. 1 (UFPB 2000) Acerca da diviso entre Histria e Pr-Histria, correto afirmar que se trata de um(a)
a) diviso natural, j que os homens primitivos so selvagens e no merecem a qualificao de histricos, por no terem desenvolvido a civilizao. b) processo interno ao conhecimento histrico que, no podendo compreender sociedades sem escrita, deixa a tarefa para outros cientistas. c) distino social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita esto fora da histria. d) distino cientfica que procura diferenciar as sociedades estticas e imutveis das sociedades dinmicas e transformadoras. e) diviso convencional que utiliza a escrita como critrio para distinguir as sociedades humanas para efeito do estudo da histria.

_____________________________________________________________________________________ ___ 2. - (UFCG 2001) A historiografia costuma chamar as sociedades que se desenvolveram antes da inveno da
escrita como pr-histricas. Os homens dessas sociedades paulatinamente superaram suas deficincias fsicas e de raciocnio, bem como de adaptao ao ambiente, onde passaram a criar condies materiais para sobreviver. Sobre esse longo perodo, em que viveram essas sociedades, afirma-se: I. O paleoltico caracterizado como o perodo da pedra lascada, em que a luta pela sobrevivncia tinha por base a caa, a pesca e a coleta. Os homens eram nmades, viviam em bandos e habitavam as cavernas. II. A principal conquista do neoltico foi o domnio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, preparar alimentos, proteger-se do frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrcolas auto-suficientes. III. Duas caractersticas marcaram a Idade dos Metais: a revoluo urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricao de utenslios e armas. Esse perodo se distingue pela harmonia entre os povos. Considerando as afirmativas, est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) todas.

_____________________________________________________________________________________ ___ 3- ( UFPB 2007 )


As relaes entre as explicaes mticas e as cientficas encontram, na origem da espcie humana, um dos pontos fundamentais e controvertidos. Sobre tais explicaes, leia as afirmativas. I. O livro do Gnesis estabelece, sobretudo para as tradies religiosas judaico-crists, o mito do den, no qual viviam Ado, criado por Deus e feito sua semelhana, e Eva, criada tambm por Ele a partir de uma costela de Ado. Desse casal, descenderiam todos os homens. Os partidrios dessa explicao so

chamados de Criacionistas. II. O livro A Origem das Espcies, de autoria do naturalista ingls do sculo XIX, Charles Darwin, estabelece, nas tradies modernas, a consolidao de uma explicao cientfica sobre o aparecimento da vida e o surgimento do homo sapiens, que seria resultado das mutaes genticas adaptativas de smios. Essa explicao ficou conhecida como Evolucionista. III. O conhecimento histrico, baseado nas concepes cientficas, demarca o aparecimento da espcie humana no perodo Paleoltico ou Idade da Pedra Lascada, ao que se segue o perodo Neoltico ou Idade da Pedra Polida e depois o perodo da Idade dos Metais, que, reunidos, compem a chamada Prhistria. Est(o) correta(s): a) apenas I b) apenas II c) apenas I e II d) apenas II e III e) I, II e III

_____________________________________________________________________________________ ___ 4 - (ENEM) A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que um patrimnio cultural brasileiro, expressa

a) o conflito entre os povos indgenas e os europeus durante o processo de colonizao do Brasil. b) a organizao social e poltica de um povo indgena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pr-histria do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifcios de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleondios da Amrica durante o perodo colonial.

_____________________________________________________________________________________ ___
5- Explique as principais atividades realizadas pelo homem paleoltico para garantir a sua sobrevivncia.

_____________________________________________________________________________________ ___
6- Uma das mais importantes conquistas na formao das primeiras civilizaes humanas estabelece-se em um novo perodo da Pr-Histria. Durante o Neoltico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformaes no clima e na vegetao.Quais foram as grandes conquistas do Perodo Neoltico?

Todos os homens tm uma Historia. Prova!

Boa

También podría gustarte