Está en la página 1de 2

2010

1 Aplicao 1) A poltica foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. VALRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. So Paulo: tica, 1996. Nessa definio o autor entende que entende que a histria da poltica est dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual o elemento comum a esses dois momentos da histria poltica? A) A distribuio equilibrada do poder. B) O impedimento da participao popular. C) O controle das decises por uma minoria. D) A valorizao das opinies mais competentes. E) A sistematizao dos processos decisrios.

2) O prncipe, portanto, no deve se incomodar com a reputao de cruel, se seu propsito manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poder ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distrbios que levem ao assassnio e ao roubo. MAQUIAVEL, N. O Prncipe. So Paulo: Martin Claret, 2009. No sculo XVI, Maquiavel escreveu O Prncipe, reflexo sobre a Monarquia e a funo do governante. A manuteno da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na A) inrcia do julgamento de crimes polmicos. B) bondade em relao ao comportamento dos mercenrios. C) compaixo quanto condenao dos servos D) neutralidade diante da condenao dos servos. E) convenincia entre o poder tirnico e a moral do prncipe

3) A lei no nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitrias, dos massacres, das conquistas que tm sua data e seus heris de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que est amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1999. O filsofo Michel Foucault (sc. XX) inova ao pensar a poltica e a lei em relao ao poder e organizao social. Com base na reflexo de Foucault, a finalidade das leis na organizao das sociedades modernas A) combater aes violentas na guerra entre as naes. B) coagir e servir para refrear a agressividade humana. C) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivduos de uma mesma nao. D) estabelecer princpios ticos que regulamentam as aes blicas entre pases inimigos. E) organizar as relaes de poder na sociedade e entre os Estados.

4) A tica precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque produto da relao interpessoal e social. A tica supe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsvel por todos e que crie condies para o exerccio de um pensar e agir autnomos. A relao entre tica e poltica tambm uma questo de educao e luta pela soberania dos povos. necessria uma tica renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar tambm uma nova prtica poltica. CORDI et al. Para filosofar. So Paulo: Scipione, 2007 (adaptado). O Sculo XX teve de repensar a tica para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideolgicos e contradies da realidade.

Sob esse enfoque e a partir do texto, a tica pode ser compreendida como A) instrumento de garantia da cidadania, porque atravs dela os cidados passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos. B) mecanismo de criao de direitos humanos, porque da natureza do homem ser tico e virtuoso. C) meio para resolver os conflitos sociais no cenrio da globalizao, pois a partir do entendimento do que efetivamente a tica, a poltica internacional se realiza. D) parmetro para assegurar o exerccio poltico primando pelos interesses e ao privada dos cidados. E) aceitao de valores universais implcitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculao a outras sociedades.

5)

QUINO. Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 1991. Democracia: regime poltico no qual a soberania exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidados. JAPIASS, H.; MARCONDES, D. Dicionrio Bsico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. Uma suposta vacina contra o despotismo, em um contexto democrtico, tem por objetivo A) impedir a contratao de familiares para o servio pblico. B) reduzir a ao das instituies constitucionais. C) combater a distribuio equilibrada de poder. D) evitar a escolha de governantes autoritrios. E) restringir a atuao do Parlamento.

6) Na tica contempornea, o sujeito no mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito emprico puramente natural. Ele simultaneamente os dois, na medida em que um sujeito histrico-social. Assim, a tica adquire um dimensionamento poltico, uma vez que a ao do sujeito no pode mais ser vista e avaliada fora da relao social coletiva. Desse modo, a tica se entrelaa, necessariamente, com a poltica, entendida esta como a rea de avaliao dos valores que atravessam as relaes sociais e que interliga os indivduos entre si. SEVERINO, A. J. Filosofia. So Paulo: Cortez, 1992 (adaptado). O texto, ao evocar a dimenso histrica do processo de formao da tica na sociedade contempornea, ressalta A) os contedos ticos decorrentes das ideologias poltico-partidrias. B) o valor da ao humana derivada de preceitos metafsicos. C) a sistematizao de valores desassociados da cultura. D) o sentido coletivo e poltico das aes humanas individuais. E) o julgamento da ao tica pelos polticos eleitos democraticamente.

También podría gustarte