Está en la página 1de 5

IPC CURSOS

1
Conselho Federal de Medicina - 2012

LNGUA PORTUGUESA

Texto para responder s questes de 1 a 4.


1

QUESTO 1 _____________________________________ Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto. (A) Fica implcito no texto que o ideal, para no sofrer de cefaleia tensional, abandonar o uso dos equipamentos tecnolgicos. O uso excessivo de aparelhos tecnolgicos em postura inadequada a causa do problema apontado como o mal deste sculo, e uma das consequncias a cefaleia. Os engenheiros esto sempre em busca de novas criaes tecnolgicas que sejam, exclusivamente em relao ao bolso, facilmente portteis. Apoiar o computador em uma mesa impediria a ocorrncia de dor na coluna cervical e de cefaleia, ao contrrio do que se verifica quando se coloca o computador no colo. Smartphones, netbooks e laptops causam menos problemas decorrentes de postura incorreta do que os tablets, alvo dos experimentos realizados.

Nos dias de hoje, provavelmente a maior causa de cefaleia tensional, que provocada pela contratura da musculatura do pescoo e da face, o uso prolongado em

postura inadequada de smartphones, tablets, netbooks e laptops. Todos ns utilizamos diariamente uma engenhoca dessas com tela digital por horas, seja o telefone ou o (B)

computador. Os engenheiros sempre procuram uma soluo tecnolgica que caiba, em todos os sentidos, no bolso. Como a tela de LCD flexvel ainda muito cara, os smartphones e

(C)

(D)

10

os laptops tm telas pequenas, e o maior erro ergonomtrico dos engenheiros foi cham-los de laptops. J que colocar um computador no colo nos obriga a fletir o pescoo e a cabea (E)

13

ao mximo, desviando o olhar para baixo, e a contratura contnua dos msculos nessa posio acaba provocando dor na coluna cervical e cefaleia.

QUESTO 2 _____________________________________ Assinale a alternativa em que a reescritura de trecho do texto no apresenta erro gramatical. (A) A cefaleia tensional que se origina da contratura muscular da face e do pescoo causada, basicamente, pelo intenso uso de equipamentos tecnolgicos. (linhas de 1 a 5) O uso de computador no colo obriga a flexo da cabea e do pescoo e os msculos, nessa posio, provoca dor na coluna cervical e cefaleia. (linhas de 11 a 15) Diariamente, usamos engenhocas, como os smartphones, os tablets, os netbooks e os laptops, por horas, sem postura adequada. (linhas de 3 a 7) A cabea e o pescoo somente ficava em posio neutra no momento em que os tablets estivessem sob a mesa. (linhas de 19 a 22) Em menos de 10% do tempo que destinamos ao computador e trabalhar estamos nos posicionando de modo correto. (linhas de 35 a 37)

16

Quinze experimentados utilizadores de tablets ficaram por horas manuseando os aparelhos nos diversos ngulos, apoiados no colo ou em uma mesa. As concluses do estudo

19

so simples, mas contundentes: apenas quando os tablets estavam apoiados em uma mesa, com o ngulo mais verticalizado possvel, que a cabea e o pescoo estavam (B)

22

na posio neutra, quando h menor contratura muscular e, portanto, menor incidncia de dor. Para entender o que uma posio neutra, quando (C)

25

sair de casa e for dirigir ou sentar no banco do passageiro, encoste o mximo que puder de suas costas no banco, encaixando as ndegas no fim do encosto. Ento coloque a

(D)

(E)

28

nuca no apoio de cabea. Se o seu carro no tiver um, faa o seguinte: com a boca fechada, empurre a lngua contra o cu da boca provocando um leve sim com a cabea. Essa a

QUESTO 3 _____________________________________ Assinale a alternativa correta quanto ao texto. (A) O emprego da palavra engenhoca (linha 5) denota o tom pejorativo com o qual o autor refere-se aos dispositivos tecnolgicos. A palavra fletir (linha 12) pode ser substituda, sem provocar alterao semntica, pela palavra aprumar. A palavra contundentes (linha 19) advm do verbo contundir, que significa sofrer contuso ou ferir-se, levando ao entendimento de que o estudo efetuado concluiu pela capacidade lesiva da postura inadequada durante o uso de dispositivos tecnolgicos. A substituio da expresso filosofia ergonmica (linha 39) por filosofia ergomtrica causaria prejuzo semntico ao texto. Assim como a palavra costas (linha 26), a palavra ndegas (linha 27) somente empregada no plural.

31

posio neutra da coluna. E, para o mximo que voc pode olhar para baixo, para no forar os msculos, s olhar para o painel do carro. Essa uma posio ergonmica

34

aceitvel. Agora voc sabe que, durante toda sua jornada de trabalho e uso do computador, no fica nem 10% do tempo (B) (C)

37

na posio correta. Por isso o mal do sculo passado e deste sculo a dor nas costas e na cabea. O estudo alerta que, sem uma filosofia ergonmica para os novos aparelhos, (D)

40

vamos ocasionar um problema de sade sem precedentes.


Rogrio Tuma. O smartphone e a dor de cabea. Carta Capital. 1./2/2012, ano XVII, n. 682, p. 51 (com adaptaes).

(E)

www.facebook.com/guriDzimmermann

WWW.PROFGURI.BLOGSPOT.COM

PROFGURI@GMAIL.COM

IPC CURSOS

LNGUA PORTUGUESA
QUESTO 5 _____________________________________ Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto. (A) A igualdade de direitos entre homens e mulheres constitui temtica que sempre foi amplamente discutida e aceita pelos diferentes estratos da sociedade. As bandeiras defendidas pelas mulheres tm apoio incondicional dos esquerdistas, que, assim como elas, tambm encampam batalhas para mudar valores culturais e morais enraizados na sociedade. Somente as religies evanglicas e a catlica exercem influncia no sentido de consolidar as desigualdades de gnero. O trabalho desenvolvido por mulheres e homens, em conjunto, assegurou a igualdade entre gneros e resolveu, em definitivo, a questo da discriminao. A atuao de certos homens e mulheres de vanguarda e prima por enobrecer exclusivamente as mulheres brasileiras.

QUESTO 4______________________________________ Assinale a alternativa que apresenta reescritura do seguinte trecho sem alterao de sentido em comparao com o original: Agora voc sabe que, durante toda sua jornada de trabalho e uso do computador, no fica nem 10% do tempo na posio correta. Por isso o mal do sculo passado e deste sculo a dor nas costas e na cabea. (linhas de 35 a 38) (A) Agora voc sabe que, como no se fica na posio correta nem 10% do tempo em que se est no trabalho e usando o computador, a dor nas costas e na cabea o mal do sculo passado e deste sculo. Agora que voc sabe que no fica nem 10% do tempo de sua jornada de trabalho e de uso do computador na posio correta, a dor nas costas e na cabea pode ser considerada o mal do sculo passado e deste sculo. Porque voc agora sabe que no fica nem 10% do tempo em que est no trabalho e usando o computador na posio correta, a dor nas costas e na cabea conhecida como o mal do sculo passado e deste sculo. A dor nas costas e na cabea o mal do sculo passado e deste sculo porque voc agora sabe que usa o computador durante todo o tempo de sua jornada de trabalho. Porque voc agora sabe que usa o computador no trabalho e que no fica nem 10% do tempo de sua jornada de trabalho na posio correta, o mal do sculo passado e deste sculo a dor nas costas e na cabea.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(E)

(D)

(E)

QUESTO 6 _____________________________________ Assinale a alternativa correta quanto ao texto. (A) O texto exemplo de matria jornalstica em que o autor somente retrata a realidade, sem expressar sua opinio pessoal acerca dos fatos. O trecho Tambm certo que (linhas 4 e 5) evidencia que, anteriormente, a autora declarou algo acerca do qual tem certeza. Estaria incorreta a substituio do trecho tanto no plano legal quanto nas polticas sociais (linhas 14 e 15) por tanto no plano legal quanto no das polticas sociais. Estaria correta a supresso da vrgula aps a palavra escolaridade (linha 32). O verbo ter, no trecho tem papel importante nisso tudo (linha 21), deveria estar grafado como tm, pois o sujeito da orao composto: a fora de trabalho (linha 20) e a economia nacional (linha 21).

Texto para responder s questes 5 e 6.


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

Desde que as iniquidades de gnero saram do espao privado e domstico para a esfera pblica, foram surgindo novos confrontos polticos nem sempre bem acolhidos pelos setores clssicos da poltica. Tambm certo que nem sempre os atores do campo da esquerda sejam mais receptivos s demandas por ampliao da igualdade de direitos para as mulheres. que as questes que sufocam e que so reclamadas pelas mulheres envolvem mudanas de valores culturais e morais conformados na naturalizao dos papis sociais e da desigualdade entre os sexos que so cristalizados pela moralidade e pelas religies, particularmente as evanglicas e a catlica. Hoje contabilizamos grandes avanos tanto no plano legal quanto nas polticas sociais e na sociedade. As mudanas tm sido construdas pelo trabalho e pela atuao de mulheres e homens que, com coragem e sensibilidade poltica, deram conta de assumir compromissos de justia pela dignificao das mulheres brasileiras. O contexto da participao das mulheres na fora de trabalho e na economia nacional tem papel importante nisso tudo. Mas se muito j andamos, mais ainda h que ser feito. O caminho envolve ao da sociedade, das mulheres, mas tambm do governo, do parlamento, enfim, do Estado no sentido amplo que significa. A legalizao do aborto exemplo da dvida que o pas ainda tem com as mulheres brasileiras, com a democracia e a sade pblica. a ilegalidade que remete as mulheres condio de barbrie da prtica clandestina do aborto, responsvel por mortes e comprometimento da sade das mulheres. Todas as mulheres, de todas as classes sociais e nveis de escolaridade, engravidam sem querer ou sem poder prosseguir na gestao e acabam recorrendo ao aborto. As pobres arriscam a vida e morrem. Essa injustia intolervel.
Ana Maria Costa. Eleonora Menecucci: vida longa, ministra. In: Correio Braziliense, caderno Opinio, 11/2/2012, p. 25 (com adaptaes).

(B)

(C)

(D) (E)

www.facebook.com/guriDzimmermann

WWW.PROFGURI.BLOGSPOT.COM

PROFGURI@GMAIL.COM

IPC CURSOS

3
Aux. Educacional - Administrao - Amap - 2012

LNGUA PORTUGUESA

Texto para responder s questes de 1 a 4. A escola como ambiente educativo


1

QUESTO 2 _____________________________________ Assinale a alternativa em que a reescrita do fragmento apresenta incorreo gramatical e(ou) de sentido. (A) Para manter-se e progredir, toda sociedade necessita transmitir sua cultura acumulada a novas geraes e produzir novos bens culturais. (linhas de 1 a 3) Sociedades que optaram pela democracia convivem com essas teses. (linhas 14 e 15) Todavia, discursos e ideias democrticos sem a prtica social correspondente no garantem a democracia. (linhas 18 e 19) A sociedade reflete o que cada um dos cidados que dela fazem parte. (linhas 35 e 36) A escola mostrada como o locus privilegiado para a aquisio sistemtica de educao que incluem conhecimentos, atitudes e habilidades (linhas de 36 a 38)

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

Toda sociedade, para manter-se e progredir, necessita transmitir sua cultura acumulada s novas geraes e produzir novos bens culturais. Para tal, segundo alguns, no necessita de todos os seus membros; natural a marginalizao dos economicamente menos privilegiados. Nem todos, por conseguinte, precisam ser integrados sociedade. Alega-se que, em um mundo globalizado, os postos de trabalho escasseiam proporcionalmente ao crescimento populacional. Propaga-se, nos pases de Primeiro Mundo, a ideia de que crianas do Terceiro Mundo acometidas por doenas como diarreia aguda no deveriam ser salvas, pois tal recurso s prolongaria uma vida j destinada misria e ao sofrimento. Convivem com essas teses sociedades que optaram pela democracia. Se todos os homens tm deveres e direitos iguais, todos, indiscriminadamente, devem ser integrados, participando de aquisio, produo e utilizao dos bens culturais. Todavia, discursos e ideias democrticas sem a prtica social correspondente no garantem a democracia. Muitas vezes, mostram compromisso com uma sociedade democrtica, enquanto as realizaes distanciam-se e reforam a desigualdade e a discriminao social. Isso ocorreu no Brasil, sempre que se dificultou o acesso escola, hoje praticamente universalizado, o que no basta para caracterizar uma sociedade democrtica. preciso que o acesso se faa acompanhar de um ensino de boa qualidade. Isso alinhado com a formao integral do ser humano. Hoje, as informaes so obtidas de diferentes fontes, as novas tecnologias favorecem a troca de conhecimentos e arrebentam com fronteiras geogrficas, mas nunca a escola foi revestida de tanta importncia. o nico espao institucionalizado para o exerccio de uma funo que contribui para a manuteno e o crescimento cultural da sociedade. A sociedade reflete o que cada um dos cidados que dela faz parte. A escola mostra-se como o locus privilegiado para a aquisio sistemtica de educao que inclui conhecimentos, atitudes e habilidades que facilitem o exerccio profissional, que assegurem a formao de autoconceitos positivos, a construo de pessoas autnomas para pensar, questionar, agir e tomar decises que favoream o seu crescimento como ser humano, como cidados, conscientes e competentes para exercer a sua cidadania. A educao no um simples amontoado de informaes, mas a sua compreenso e o desenvolvimento da capacidade para utiliz-las. o elemento mediador entre as necessidades do indivduo e a prtica social global.
Helena Machado de Paula Albuquerque. Internet: <http://educacaoemquestao. wordpress.com> (com adaptaes). Acesso em 2/6/2012.

(B) (C)

(D) (E)

QUESTO 3 _____________________________________ Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto. (A) Uma sociedade s mantida se sua cultura for transmitida a todas as geraes e se produzir bens culturais. A escola nunca teve tanta importncia como hoje, pois nela que so adquiridos os novos conhecimentos. A democracia garantida pelos discursos e pelas ideias democrticas que mostram compromisso com a sociedade. A educao a compreenso das informaes e o desenvolvimento da capacidade para utiliz-las, alm de ser o elemento que medeia entre as necessidades do indivduo e a prtica social global. As crianas do Terceiro Mundo acometidas por doenas como diarreia aguda no se salvam, pois vivem na misria e no sofrimento.

(B) (C)

(D)

(E)

QUESTO 4 _____________________________________ Acerca das estruturas do texto, assinale a alternativa correta. (A) As palavras desigualdade (linha 22) e desenvolvimento (linha 45) apresentam a mesma formao: prefixo e radical. A correo gramatical e o sentido do trecho Propaga-se, nos pases de Primeiro Mundo, a ideia (linhas 9 e 10) seriam preservados, se substitudo por Nos pases de Primeiro Mundo, propagado a ideia. O pronome que (linha 41) refere-se ao termo pessoas autnomas (linha 40). A acentuao grfica das palavras prtica, democrtica, sistemtica e autnomas justificada pela mesma regra. A correo gramatical do perodo preciso que o acesso se faa acompanhar de um ensino de boa qualidade. (linhas de 25 a 27) seria mantida se fosse acrescentada uma vrgula depois do termo que.

(B)

QUESTO 1______________________________________ A correo gramatical e o sentido original dos fragmentos seriam preservados, caso fosse substitudo o termo (A) (B) (C) (D) (E) segundo (linha 3) por assim como. de que (linha 10) por das quais. tm (linha 15) por tem. o (linha 35) por aquilo. dificultou o acesso (linha 23) por dificultou o ingresso. (C) (D)

(E)

www.facebook.com/guriDzimmermann

WWW.PROFGURI.BLOGSPOT.COM

PROFGURI@GMAIL.COM

IPC CURSOS

LNGUA PORTUGUESA
QUESTO 5 _____________________________________ Assinale a alternativa que interpreta incorretamente ideias do texto. (A) A me, portadora de Alzheimer, tinha a mente j comprometida, pois sua memria estava se apagando aos poucos, e os seus entes queridos passavam a ser vistos por ela como pessoas estranhas. A me dormiu serenamente sobre o banco, um daqueles de parque, tpicos, com ripas de madeira, que ficava bem em frente janela do quarto da filha. A me, mesmo j debilitada pelo Alzheimer, daria uma nova lio filha: em meio ao turbilho ocasionado pela doena, conseguiu ter um sono tranquilo, porque se sentiu amparada pelos cuidados e pela segurana do amor da filha. A me, durante toda a sua vida, havia cuidado da vida dos filhos nos mnimos detalhes. O seu amor, o seu constante cuidado fez dela o porto de segurana para a famlia. A filha, ao se tornar me, dividiu os ensinamentos aprendidos. Em meio a uma tempestade, a sua menina dormia tranquila porque se sabia amparada, segura pelo amor, pelos cuidados da me.

Texto para responder s questes de 5 a 10.


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

49

52

55

Qual a cor desta azaleia? da cor que todo mundo gosta, respondeu, mais com os olhos do que com as palavras. Evidente, claro, como se outra no pudesse ser a razo de ser daquela expresso da natureza. Eu mergulhei nos seus olhos verdes e vi a flor, vi vermelha. Pouco importava a cor. Mais alguns passos, lentos; caminhava o caminho de uma vida. Sentamos no banco em silncio; quase tudo era silncio quela altura da sua vida. Sua mente calava aos poucos. Eu imaginava que era como andar para trs, de costas. Era o Alzheimer, que pouco a pouco me roubava da memria de minha me e ela de mim. Ao menos foi assim que cheguei a pensar. Mas mais uma e intensa vez ainda ela me ensinaria de novo e preencheria minha vida de mais significado. E mais uma vez eu lhe seria eternamente grata. Durante toda a sua vida cuidou da nossa no mnimo detalhe. Tocasse onde tocasse com suas mos, era evidente o cuidado, transparente, natural. Absolutamente natural. Assim, tudo o que cozinhava virava iguaria, toda roupa que costurava traduzia delicadeza e bom gosto, todo toque de sua mo na nossa mo anunciava segurana. Ela era o nosso porto, de onde partamos e para onde regressvamos saudosos de seu amor silencioso. Nada mais estranho, ento, essa sua lenta partida para um momento de memria no qual no tnhamos lugar. Sentamos no banco, um daqueles de parque, tpicos, com ripas de madeira. Ficava bem em frente janela de seu quarto. Cabiam trs, mas estvamos ns duas. Fiquei bem pertinho, passei meu brao por trs dela, sua cabea encontrou meu ombro e, enquanto lhe falava, dormiu. Tinha sado de casa para estar com ela naquela manh e assim adubar com a esperana de um zeloso jardineiro as imagens das nossas lembranas. Ela dormiu, por um longo tempo. Eu fiquei zelando seu sono. Quando despertou, olhou-me longa e carinhosamente com seus enormes olhos verdes. No sei se ela sabia exatamente quem eu era. Mas naquele momento no teve a menor importncia. Seu olhar me agradecia a delicadeza daquele presente inesperado: um sono tranquilo. Foi a primeira vez na vida que me senti profundamente feliz por dar uma oportunidade de um sono tranquilo em meio ao turbilho que, no caso dela, era ocasionado pela doena. Anos mais tarde, reencontraria essa mesma privilegiada sensao, desta vez com minha filha. Era noite de intenso temporal, acordei com o barulho da chuva e dos troves, desci as escadas j prevendo o medo que ela, bem pequena, deveria estar sentindo por causa de toda aquela barulheira. Abri a porta e a vi, tranquilamente, dormindo. E eu me lembrei por qu: sabia-se amparada, segura. Amor palavra intransitiva. E uma vez mais aprendi com minha me que h muitas formas de a vida acontecer e tecer seu curso de cuidados nas relaes humanas: tudo por causa do amor, que nos restaura, nos ensina, nos revela as muitas e variadas formas de manter-se conectado ao outro, de cuidar. Como li recentemente: Se o amor a resposta, qual mesmo a pergunta?.
Christine Castillo Fontelles. Cuidados com a vida. In: 7. Concurso Cultural Eco Ler preciso. Biblioteca Virtual Eco Futuro, 2010 (com adaptaes).

(B)

(C)

(D)

(E)

QUESTO 6 _____________________________________ Assinale a alternativa que, quanto ao sentido e quanto norma-padro, interpreta corretamente ideias do texto. (A) A pergunta Qual a cor desta azaleia? (linha 1) demonstra que h uma referncia a uma planta real, que estava prxima da me e da filha. A resposta dada pela me da cor que todo mundo gosta (linha 2) demonstra irritao, revolta. O primeiro ponto-final da passagem Eu mergulhei nos seus olhos verdes e vi a flor, vi vermelha. Pouco importava a cor. (linhas 5 e 6) pode ser corretamente substitudo por uma vrgula seguida de por isso. O fragmento Mais alguns passos, lentos; caminhava o caminho de uma vida. (linhas 6 e 7), que apresenta a morosidade dos passos da me, j idosa, apresenta uma incorreo gramatical: usou o verbo caminhar com complemento. O fragmento Sentamos no banco em silncio; quase tudo era silncio quela altura da sua vida. (linhas de 7 a 9), que menciona o contnuo distanciamento da idosa com relao ao mundo, repete a palavra silncio. Em ambas as ocorrncias, o termo empregado como qualidade, ou seja, como adjetivo.

(B) (C)

(D)

(E)

QUESTO 7 _____________________________________ A correo gramatical substitudo o termo (A) (B) (C) (D) (E) seria preservada, caso fosse

quela (linha 8) por aquela. que (linha 12) por em que. Tocasse onde tocasse (linha 17) por Onde quer que tocasse. Cabiam (linha 28) por Cabia. de a (linha 50) por da

www.facebook.com/guriDzimmermann

WWW.PROFGURI.BLOGSPOT.COM

PROFGURI@GMAIL.COM

IPC CURSOS

LNGUA PORTUGUESA
QUESTO 11 ____________________________________

QUESTO 8______________________________________ Acerca das estruturas do texto, assinale a alternativa correta. (A) No trecho Durante toda a sua vida cuidou da nossa no mnimo detalhe. (linhas 16 e 17), h elipse do termo vida. No texto, h predomnio da linguagem coloquial. A autora preocupou-se em expor um ponto de vista por meio de argumentos consistentes por ser o texto dissertativo. O termo um sono tranquilo (linhas 38 e 39) exerce a mesma funo no texto que o termo um sono tranquilo (linhas 40 e 41). No trecho Abri a porta e a vi (linha 47), os termos destacados em negrito pertencem mesma classe de palavras.

As alternativas que se seguem contm trechos sucessivos e adaptados do texto Cientistas descobrem novo neurnio em macacos. Assinale aquela que apresenta erro(s) de grafia de palavras.

(B) (C)

(A)

Um grupo de cientistas da Alemanha descobriu um novo tipo de neurnio em macacos com calda grupo que exclui os denominados grandes primatas: gurilas, chimpanzs e orangotangos , que antes se

(D)

(E)

acreditava estar presente apenas em humanos e em alguns mamferos com comportamento social

complexo como grandes primatas, golfinhos, elefantes QUESTO 9______________________________________ A respeito do perodo Fiquei bem pertinho, passei meu brao por trs dela, sua cabea encontrou meu ombro e, enquanto lhe falava, dormiu. (linhas de 28 a 30), assinale a alternativa correta. (A) (B) O perodo apresenta seis oraes. A correo gramatical do trecho e, enquanto lhe falava, dormiu seria preservada, se as vrgulas fossem retiradas. O perodo apresenta quatro sujeitos verbais distintos. Os pronomes possessivos do perodo remetem me da autora. O perodo pode ser reescrito, sem alterao gramatical e(ou) de sentido, da seguinte forma: Fiquei bastante perto, passei meu brao por trs dela, sua cabea encontrou meu ombro, e ela dormiu enquanto eu lhe falava. (B) e baleias. O neurnio, chamado von Economo (da sigla em ingls, VEN), encontrado no ser humano, est presente na nsula e est relacionado a processos de

autoconscincia. Pacientes com autismo e outras doenas neuropsiquitricas apresentam alteraes na quantidade de VEN. (C) Em estudos anteriores, os cientistas no tinham percebido sinais dessas clulas em crebros de macacos, exceto no grupo de grandes primatas. Esse tipo de neurnio diferenciado foi descoberto enquanto era analisado um pedao de crebro de macaco para outro experimento. Os neurnios von Economo so longos e tm corpos mais largos que os demais. (D) De acordo com os especialistas, a morfologia, o tamanho e a distribuio do VEN em macacos sugerem que ele , pelo menos, uma espcie primitiva

(C) (D) (E)

QUESTO 10_____________________________________ Assinale a alternativa em que o termo destacado em negrito altera o sentido do trecho original. (A) Ela era o nosso abrigo, de onde partamos e para onde regressvamos saudosos de seu amor silencioso. (linhas de 21 a 23) Tinha sado de casa para estar com ela naquela manh e assim adubar com a esperana de um relapso jardineiro as imagens das nossas lembranas. (linhas de 30 a 33) Eu fiquei velando o seu sono. (linhas 33 e 34) Quando desadormeceu, olhou-me longa e carinhosamente com seus enormes olhos verdes. (linhas 34 e 35) Foi a primeira vez na vida que me senti profundamente feliz por dar uma oportunidade de um sono tranquilo em meio ao remoinho que, no caso dela, era ocasionado pela doena. (linhas de 39 a 42)

do neurnio similar encontrado no homem. Essa descoberta traz novas oportunidades para examinar em detalhe as conexes e as funes de uma clula e de uma regio do crebro especfica, que poderiam ser peas fundamentais para a autoconscincia humana e para entender distrbios mentais como autismo e algumas formas de demncia. (E) Os cientistas explicam que, embora os macacos no consigam se reconhecer no espelho, marca

(B)

(C) (D)

comportamental da autoconscincia, a descoberta fornece evidncias persuasivas de que macacos possuem, pelo menos, uma forma primitiva de VEN humano.

(E)

www.facebook.com/guriDzimmermann

WWW.PROFGURI.BLOGSPOT.COM

PROFGURI@GMAIL.COM

También podría gustarte