Está en la página 1de 8

1

DPS CP/ECEME 2012 1 AVALIAO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREO GEOGRAFIA


1 QUESTO (Valor 6,0)
1. MTODO

Aluno N

Analisar o processo de globalizao ocorrido no Brasil a partir da 2 metade do sculo XX, nas expresses poltica e econmica, concluindo sobre as consequncias desse processo para a economia nacional. TOTAL: 180 (cento e oitenta) escores
PARMETRO IDEIAS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS INTRODUO
ESCORES ESC ALUNO

(10% a 15%)

Introduo

M1 M2 M3 M4 M5 M6
IDEIAS

Identificao do objeto correto

Abordagem da ideia central. Delimitao do espao geogrfico e/ou do tempo Ideias complementares relacionadas com a questo que evidenciem uma preparao correta para o desenvolvimento No elaborao da introduo de forma abrupta. No antecipao de partes do desenvolvimento. Ligao com o desenvolvimento.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS DESENVOLVIMENTO

3 3 8 3 5 3
ESCORES ESC ALUNO

PARMETRO
Desenvolvimento (55% a 70%)

M7 M8

Compreenso do nvel de desempenho

Diviso da soluo em introduo, desenvolvimento e concluso. De forma dedutiva. Elaborao das Limitando-se a resumir. concluses parciais. No elaborou as concluses parciais. Diviso do todo em partes coerentes. Identificao da coerncia das ideias com o objeto. Anlise das ideias com ligao de causa e efeito. Totalmente. Mais da metade das partes est coerente com o todo.
Menos da metade das partes est coerente com o todo.

5 20 5 0 20 10 5 0 25 15 5 0 35 20 10 0
ESCORES ESC ALUNO

M9
Desenvolvimento

Identificao do objeto correto

M10

M11

Diviso sem coerncia. Totalmente. Atendimento em mais da metade das ideias. Atendimento em menos da metade das ideias. No atendimento das ideias. Totalmente. Mais da metade das ideias com ligao. Menos da metade das ideias com ligao. Ideias sem ligao.

PARMETRO

IDEIAS

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS CONCLUSO

M12 M13
(20% a 30%)

Concluso

M14

Compreenso do nvel de desempenho

M15

Retomada da ideia central (sob novo enfoque). Elaborao da Com as ideias essenciais e de forma dedutiva. sntese coerente Parcialmente com as ideias essenciais. com as concluses No elaborou a sntese ou limitou-se a resumir. parciais. Atendimento imposio do problema (novos conhecimentos). Na concluso, todas as ideias tm suporte na introduo ou no desenvolvimento. Concluso baseada Na concluso, mais da metade das ideias tem nos aspectos suporte na introduo ou no desenvolvimento. desenvolvidos Na concluso, menos da metade das ideias tem (lgica).
suporte na introduo ou no desenvolvimento.

5 10 5 0 15 10 5 2 0 10 180

M16

Ideias sem suporte. Elaborao do pargrafo conclusivo. Subtotal MTODO

2
2. CONHECIMENTO
- 50 (cinquenta) escores atribudos para ideias novas* * A critrio do oficial responsvel pela correo, caso considere pertinentes ideias que no constem do barema. A essas ideias sero atribudos valores, no limite do estabelecido para ideias novas (somente computar se o aluno obtiver menos de 300 escores e at esse limite).
PARMETRO IDEIAS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS INTRODUO
ESCORES ESC ALUNO

TOTAL: 300 (trezentos) escores - 300 (trezentos) escores atribudos para ideias constantes do barema

C1

C2
Introduo (10% a 15%)
Algumas ideias

C3

C4 C5
PARMETRO IDEIAS

O Processo de globalizao ocorrido no Brasil e no mundo tem uma base histrica e est diretamente relacionada s mudanas na estruturao da produo na sociedade capitalista. Seus aspectos se associam s transformaes das tcnicas e formas de produo, localizao, circulao e acumulao dentro do capitalismo. Com a queda do muro de Berlim, em 1989, o sistema capitalista pode expandirse ainda mais no globo, isto , o capitalismo mundializou-se, globalizou-se e universalizou-se. A partir da 2 metade do sculo XX, mais especificamente a partir de 1970, ocorreu a expanso das empresas multinacionais, fruto das condies econmicas da poca, acarretando um largo movimento de internacionalizao de capitais produtivos. As grandes corporaes dos pases desenvolvidos passaram a instalar filiais em pases subdesenvolvidos e a investir na produo de bens para alm de suas fronteiras nacionais. Principalmente aps o incio da dcada de 90, houve grande abertura do mercado interno brasileiro, criando maior liberdade para a entrada de mercadorias e de investimentos externos. A ideia era atrair maior capital estrangeiro para acelerar o crescimento econmico.

10

10

10

15

Outras ideias julgadas pertinentes.


ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS DESENVOLVIMENTO
ESCORES ESC ALUNO

a. Expresso poltica
C6
Aps a 2 metade do Sc XX, mais especificamente nos anos de 1968 a 1973, a poltica brasileira proporcionou o milagre brasileiro, caracterizado pelo grande crescimento econmico, que permitiu a evoluo de 45 para 8 maior economia do mundo, contribuindo para a insero do Brasil no processo de globalizao. A globalizao no Brasil intensificou-se a partir da dcada de 90, pois nessa poca houve deciso poltica que derrubou vrias barreiras protecionistas, passando a exportar e importar muito mais produtos, aquecendo o comrcio internacional. No Brasil nos governos, ditos militares, grandes projetos so estabelecidos e a economia do pas chega a tornar-se uma das maiores do mundo. A partir do governo de Fernando Collor de Melo (1990-1992) acelerou-se a globalizao no Brasil, com a implantao do livre mercado, de reduo do papel do Estado e de um amplo programa de privatizaes (Programa Nacional de Privatizao). O Brasil realizou tambm a desregulamentao de setores do mercado, como, por exemplo, o de informtica. O governo brasileiro passou a incentivar por meio de incentivos fiscais e privatizao das empresas estatais, os investimentos externos no Brasil. Em apenas uma dcada as multinacionais dobraram sua participao na economia brasileira, passaram a comprar algumas empresas nacionais ou se associaram a elas. As multinacionais investem principalmente em tecnologia, contribuindo para a gerao de cortes de empregos. De uma maneira geral, nos setores em que ocorreu a privatizao, diminuram os empregos e as condies de trabalho pioraram.

10

C7
Desenvolvimento (55% a 70%)

10 5 5 5 5 5

C8

Idias

C9 C10 C11 C12

C13

C14

C15 C16

Mas outras mudanas ocorriam no Brasil, como a concesso para explorar os sistemas de transporte, o fim da proibio da participao de empresas estrangeiras nos setores de comunicaes e o fim do monoplio da Petrobras para explorao de petrleo. A poltica externa brasileira tem tido como estratgia uma atuao da diplomacia dentro das estruturas hegemnicas de poder internacional. Os sucessivos governos brasileiros, a partir de 1970, tm conduzido a poltica externa brasileira de modo a permitir um notvel crescimento da participao do Brasil no cenrio internacional.

5 5

3
O Brasil tem exercido o multilateralismo, buscando participar de uma gama variada de organismos internacionais, onde podemos destacar: a Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP); a Conferncia Ibero-Americana; a Cpula das Amricas; o Bloco Brasil Rssia - ndia-China (BRIC); o Frum de Dilogo ndia-Brasil-frica do Sul (IBAS); o G-20 (mais ricos); o G-20 (emergentes); o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL); a Organizao das Naes Unidas (ONU); a Organizao dos Estados Americanos (OEA) e a UNASUL (Unio das Naes Sul-americanas). A globalizao permite o fortalecimento de sistemas comerciais multilaterais que facilitam o acesso mais amplo a todos os mercados. Atualmente as economias nacionais buscam participar da globalizao por intermdio da formao de blocos econmicos regionais. Assim, o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai assinaram em maro de 1991, o Tratado de Assuno, constituindo o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Em 1996, houve a adeso do Chile e, em 1997, da Bolvia, na condio de membros associados.

C17

C18
Desenvolvimento (55% a 70%)

C19

Ideias

Concluso P arcial
Em sntese, as medidas polticas adotadas pelos sucessivos governos brasileiros, a partir da 2 metade do sculo XX, consolidaram a insero do Brasil no cenrio internacional globalizado, fortaleceram o sistema capitalista no Pas e ofereceram inmeras oportunidades de crescimento econmico, que projetaram internacionalmente a economia nacional como uma das oito maiores do mundo.

C20

10

b. Expresso econmica
C21 C22 C23
No final da dcada de 1970, as exportaes brasileiras de produtos industrializados comearam a superar as de bens primrios (como caf, acar, carnes, madeira, tabaco, minrio de ferro e de mangans). O Brasil, considerado um pas emergente recm-industrializado, assume o papel de fornecedor internacional de produtos industrializados de baixa ou mdia intensidade tecnolgica. Em 2001, os produtos industrializados j representavam 65% dos valores das exportaes brasileiras. As multinacionais ou transnacionais buscam nos pases subdesenvolvidos menores custos de produo e maiores margens de lucro. Exemplos no Brasil de empresas multinacionais (transnacionais): Motorola, Nokia, Siemens, Vivo, Sony, Coca-Cola, Pepsi-Cola, Unilever, McDonalds, Nestl, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot. Principais produtos exportados pelo Brasil: carne bovina, carne suna, carne de frango, soja, milho, caf, leite, trigo, frutas, algodo, couros e calados, minrio de ferro, ferro fundido e ao; leos brutos de petrleo; automveis; acar de cana e avies. Principais mercados consumidores dos produtos brasileiros: Unio Europeia, China, Mercosul, sia, Amrica Latina, frica, Oriente Mdio, Europa Oriental, EUA e Pases Baixos. As exportaes brasileiras tm quase que constantemente superado as importaes, produzindo supervit na balana comercial. O Produto Interno Bruto de US$ 1,8 trilho consolidou o Brasil como a 8 maior economia do mudo. A revoluo tecnolgica dos anos 90, protagonizado pela internet, associada adoo de uma moeda forte, como Plano Real, em 1994, provocou a atrao de um volume expressivo de investimentos diretos estrangeiros no pas. Os principais parceiros comerciais do Brasil, considerando o valor das exportaes (isto , os principais compradores dos produtos brasileiros), so os Estados Unidos, seguidos da Argentina, Pases Baixos, Japo, Itlia, Frana, Mxico e Reino Unido. Os principais parceiros comerciais do Brasil, considerando o valor das importaes (isto , os pases de procedncia dos produtos importados) so os Estados Unidos, seguidos da Argentina, Alemanha, Japo, Itlia e Frana.

10 10 10

C24

10

C25

10

C26

10

C27

C28

C29

C30

Concluso Parcial
C31
Em sntese, o processo de globalizao ocorrido no Brasil, a partir da 2 metade do sculo XX, foi fruto de sua abertura econmica, que atraiu forte investimento nacional e estrangeiro para as empresas nacionais, fortalecendo as exportaes e contribuindo para a consolidao da economia brasileira como uma das maiores do mundo.

10

C32

Outras ideias julgadas pertinentes.

4
PARMETRO IDEIAS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS CONCLUSO
ESCORES ESC ALUNO

C33

C34

C35

Concluso (20% a 30%)


Ideias

C36

C37

C38

C39

C40

O Processo de globalizao marca a ascenso do capitalismo sobre o socialismo. Trata-se, portanto da mundializao do sistema capitalista, com aberturas de mercados, que permite o fluxo de capitais, mercadorias, servios, ideias, valores, informaes, pessoas, etc. Em sntese, o processo de globalizao ocorrido no Brasil a partir da 2 metade do sculo XX, fruto de medidas polticas e econmicas adotadas pelos sucessivos governos, como a queda de barreiras protecionistas, que permitiram o aumento das exportaes e importaes de produtos e possibilitaram sucessivos supervits na balana comercial. Essas medidas contriburam para o fortalecimento e crescimento da economia nacional no cenrio internacional. O processo de globalizao provocou fortes transformaes na economia brasileira, possibilitando o seu crescimento e consolidao como a sexta maior economia do mundo, expandindo ainda mais a influncia nacional no cenrio internacional. O Brasil tem sido frequentemente mencionado, por grande nmero de pases, como candidato natural a um assento permanente no Conselho de Segurana das Naes Unidas, motivado principalmente por sua importncia no cenrio internacional e sua posio de liderana na Amrica do Sul. A insero do Brasil no processo de globalizao tem permitido inmeras oportunidades de crescimento nas expresses poltica e econmica do Poder Nacional. As decises polticas, que provocaram a abertura do Brasil para o exterior, contriburam para que o Pas conquistasse o grande crescimento econmico experimentado atualmente. A expanso da produo agrcola, associada com o crescimento industrial e tecnolgico, bem como s descobertas de reservas de petrleo e ainda, ao crescimento de investimentos estrangeiros no pas revelam o alto grau de globalizao atingido pelo Brasil. A privatizao ocorreu em vrios setores estratgicos no Brasil, mais isso no ajudou a elevar as taxas de crescimento econmico. O que simplesmente ocorreu foi a substituio das empresas nacionais pelo capital estrangeiro. Por fim, o processo de globalizao ocorrido no Brasil a partir da 2 metade do sculo XX, originou-se de uma deciso poltica, que provocou e ainda provoca inmeras consequncias positivas para a economia nacional, que desde ento vem crescendo no cenrio internacional, com cenrios prospectivos para ser a 4 maior economia do mundo no ano de 2050. Outras ideias julgadas pertinentes.

15

10

10

10

10

10

C41

Subtotal CONHECIMENTO

300

3. EXPRESSO ESCRITA

TOTAL: 120 (cento e vinte) escores


PARMETRO ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS
ESCORES ESC ALUNO (3)

(A) COERNCIA: as ideias so encadeadas de modo a respeitar a ordenao lgica do pensamento; o autor no se contradiz. Pode haver incoerncias localizadas ou o texto inteiro se caracterizar por uma grande incoerncia.

A1: Desenvolvimento incompreensvel, incoerente, ilgico ou contraditrio devido 0 (1) inexistncia de articulao de ideias e/ou a excessivas contradies. A2: Desenvolvimento parcialmente compreensvel, embora fragmentado, com m articulao de ideias. H contradies que no 10 dificultam a compreenso, coerncia e lgica global, mas registram dificuldade de compreenso localizada. A3: Desenvolvimento compreensvel, coerente, lgico esem contradies, no qual todas as ideias 20 (2) apresentadas so desenvolvidas, proporcionando leitura fluente.
0 (1) 10 25 (2)

B1: Texto pouco claro como um todo, obrigando (B) CLAREZA: o texto claro reflete a limpidez do retornos frequentes do leitor. pensamento, facilita a pronta percepo e jamais B2: Ocorrncia de pouca clareza em partes do texto. obriga o leitor a retornar para entender melhor B3: Texto suficientemente claro, de fcil entendimento alguma parte. do leitor.

5
(C) OBJETIVIDADE: caracteriza-se pela economia verbal, sem prejuzo da eficcia da comunicao do pensamento. O bom texto vai direto ao ponto, desenvolve-se de maneira sbria e retilnea e evita divagaes inteis, muitas vezes propositais (expediente infantil, usado para aumentar o texto sem lhe conferir qualidade). O exagero da objetividade leva ao laconismo, comprometendo a clareza, ou redundando em omisso de contedo.

C1: pouco objetivo, vago e com divagaes inteis na (quase) totalidade do texto. C2: parcialmente objetivo em determinadas partes do texto.

0 (1) 10

C3: objetivo, com linguagem direta e preciso na 20 (2) exposio das suas ideias.

D1: Inobservncia total dos elementos que efetuam a coeso dentro dos pargrafos e/ou entre os pargrafos. (D) COESO: avalia-se o emprego de elementos Pouco coeso. coesivos: pronomes, conjunes, preposies, D2: Emprego inadequado dos elementos da coeso.

0 (1) 5 10 15 (2) 10 (4) 10 (4) 10 (4) 10 (4) 120

tempos verbais, pontuao.

(E) CORREO GRAMATICAL

D3: Empregou parcialmente os elementos coesivos. D4: Emprego correto e diversificado dos elementos coesivos, gerando texto coeso. E1: Ortografia. E2: Pontuao. E3: Concordncia. E4: Regncia.

Subtotal EXPRESSO ESCRITA

OBS: (1) Grau mnimo. (2) Grau mximo. (3) Atribuir somente um valor que melhor se enquadre na avaliao do item considerado. Pode haver um valor intermedirio. (4) Retirado 1 (um) escore por erro.

RESULTADO DA QUESTO ESCORES / GRAU BRUTO MXIMO ESCORES / GRAU BRUTO OBTIDO 600 6,00

2 QUESTO (Valor 4,0)


A Amrica do Sul e o seu processo de integrao em curso constituem um formidvel laboratrio para os analistas da cena internacional contempornea do Ps-Guerra Fria. Nos ltimos anos, sobretudo, a intensificao do processo de integrao regional tem desencadeado movimentos de natureza poltico-estratgica (ou simplesmente geopolticos) de diversas ordens e direes, em que alguns tendem convergncia, outros disperso e, outros ainda, no limite, ao antagonismo. (Wanderlay Messias da Costa In: O Brasil e a Amrica do Sul: cenrios geopolticos e os desafios da integrao, disponvel em http://confins.revues.org/6107)

Apresentar as principais questes que caracterizam a atual geopoltica brasileira no contexto Sulamericano, destacando o papel que caber ao Brasil na nova arquitetura do poder mundial.

1. MTODO
TOTAL: 80 (oitenta) escores
PARMETRO IDEIAS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS INTRODUO
ESCORES ESC ALUNO

(10% a 20%)

Introduo

M1 M2 M3 M4 M5 M6
IDEIAS

Abordagem da ideia central. Delimitao do espao geogrfico e/ou do tempo Ideias complementares relacionadas com a questo que evidenciem uma preparao correta para o desenvolvimento No elaborao da introduo de forma abrupta. No antecipao de partes do desenvolvimento. Ligao com o desenvolvimento.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS DESENVOLVIMENTO

2 2 5 2 2 2
ESCORES ESC ALUNO

Identificao do objeto correto


PARMETRO
Desenvolvimento (80% a 90%)

M7

Diviso da soluo em introduo e desenvolvimento. Atendimento da imposio da servido (citao e justificativa das ideias ou somente justificativa). Em todas as ideias. Em mais da metade das ideias. Em menos da metade das ideias. Em nenhuma das ideias.

Compreenso do nvel de desempenho

M8

5 10 5 2 0

6
Desenvolvimento

M9

Identificao da coerncia das ideias com o objeto.

Identificao do objeto correto

Em todas as ideias. Em mais da metade das ideias. Em menos da metade das ideias. Em nenhuma das ideias. Em todas as ideias. Em mais da metade das ideias. Em menos da metade das ideias. Em nenhuma das ideias.

20 10 5 0 30 20 10 0 80

M10

Citao e justificativa das ideias com ligao de causa e efeito. Subtotal MTODO

2. CONHECIMENTO
- 240 (duzentos e quarenta) escores atribudos para ideias constantes do barema - 50 (cinquenta) escores atribudos para ideias novas* * A critrio do oficial responsvel pela correo, caso considere pertinentes ideias que no constem do barema. A essas ideias sero atribudos valores, no limite do estabelecido para ideias novas (somente computar se o aluno obtiver menos de 240 escores e at esse limite). PARMETRO IDEIAS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS INTRODUO
ESCORES ESC ALUNO

TOTAL: 240 (duzentos e quarenta) escores

C1 C2
(10% a 20%)

Introduo C3 C4 C5 C6

O Brasil desempenha papel fundamental na ordenao do espao da Amrica do Sul e o seu interesse geopoltico e econmico pela regio tem impacto no atual projeto projeo do Brasil no cenrio internacional. O Brasil se insere no subcontinente da Amrica do Sul e o visualiza como um entorno estratgico que extrapola a massa do subcontinente e inclui a projeo pela fronteira do Atlntico Sul e dos pases lindeiros da frica.
A geopoltica e a poltica externa brasileira esto vinculadas ao multilateralismo e aos novos temas da globalizao tais como a democracia, o meio ambiente, direitos humanos, soberania dentre outros. Art 4 da CRFB de 1988, a Repblica Federativa preconiza que o Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural visando priorizar os vizinhos sul-americanos, porm sem prejudicar as relaes com outros pases avanados.

5 10 10 10 10

Algumas ideias

A Amrica do Sul ainda apresenta tenses entre pases como a Colmbia, a Venezuela, o Equador, o Peru, dentre outros. Outras ideias julgadas pertinentes.

PARMETRO

IDEIAS

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS DESENVOLVIMENTO

ESCORES

ESC ALUNO

C7

O Mercosul (Mercado Comum do Sul): bloco formado em 1991 pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai tem selado tratados de livrecomrcio com Israel e Egito e avanado em iniciativas como a Rodada Sul-Sul, que envolve naes emergentes da frica e da sia o que aumenta a capacidade comercial do Brasil no cenrio internacional.
Liderana na Amrica do Sul: o exerccio da liderana de fato na Amrica do Sul, sem pretenso de hegemonia, passa pela formao de consenso poltico em torno de um futuro de cooperao e convivncia pacfica na regio em termos do Grupo do Rio e da nova concertao no hemisfrio, fato que credencia o Brasil como uma das maiores potncias emergentes contemporneas.

15

Desenvolvimento (80% a 90%)

C8

10

Algumas Idias

C9

C10

A questo energtica: envolve uma suposta insegurana regional oriunda da reviso do contrato de fornecimento de energia hidroeltrica da Binacional de Itaipu (Brasil-Paraguai), a nacionalizao de empresas na Argentina (Repsol) e na Bolvia (Petrobrs) e seus impactos sobre a economia regional diante da comunidade internacional, o que d destaque ao Brasil diante da opinio pblica internacional sobre o futuro econmico da Amrica do Sul como um todo. A Unasul (Unio das Naes Sul-americanas): bloco criado em 2008 e formado pelos 12 pases da Amrica do Sul, viabiliza a consolidao de um tringulo estratgico entre o Brasil, a Argentina e a Venezuela que indispensvel para a insero equilibrada e com potencial de destaque econmico no cenrio internacional.

10

20

7
Desenvolvimento (80% a 90%)

C11

Algumas ideias

C12

C13

C14

C15

C16

C17

C18

C19

C20

A questo do petrleo e gs natural: questo estratgica que envolve o pr-sal brasileiro e o controle sobre os recursos naturais estratgicos para o desenvolvimento nacional o que habilita o Brasil a enfrentar os desafios relativos ao aumento da produtividade industrial, aumentando a competitividade de nossa economia perante os pases ricos. Biodiversidade: a presena de grande diversidade e espcies animais e vegetais na Amrica do Sul e a questo das patentes e da segurana colocam em discusso a soberania brasileira sobre o seu territrio diante do poder das multinacionais tornando o Brasil a principal referncia ambiental e grande mercado verde do planeta. Aqufero Alter do Cho: considerado o maior reservatrio de gua subterrnea do planeta. Foi descoberto recentemente por pesquisadores do Par e do Cear, realando ainda mais a importncia da Amaznia no cenrio internacional. Meio ambiente e sustentabilidade: o Brasil permanece no cerne do debate internacional sobre o desenvolvimento sustentvel, vide a Eco-92 e a Rio + 20, e tem seus interesses econmicos diretamente relacionados questo ambiental. Mediao de conflitos e antagonismos na Amrica do Sul: o Brasil tem, historicamente, mediado conflitos na regio como foi o recente caso do Alto Cenepa (Equador e Peru) e acompanhado ativamente as tenses relacionadas ao Plano Colmbia e a Venezuela o que tem sido um dos principais argumentos brasileiros para a obteno de um assento permanente no Conselho de Segurana das Naes Unidas (CSNU). A criao da IIRSA (Iniciativa para a Integrao Regional Sul-Americana): apresenta diversos empreendimentos de integrao nos campos da energia e do transporte, a exemplo da construo de uma rodovia transocenica ligando o Acre aos portos interocenicos de Ilo e Matarani no Peru, conectando diretamente nossa economia com a dinmica comercial da bacia do pacfico, regio econmica que mais cresce no mundo. Proteo ambiental: o Brasil respeita os protocolos e tratados sobre a questo ambiental medida que dos 700 mil quilmetros quadrados transformados em reas de proteo em todo o mundo, quase trs quartos esto em solo brasileiro, resultado atribudo em grande parte ao Programa de reas Protegidas da Amaznia (ARPA), fato que caracteriza o Brasil como um dos principais contribuintes para o paradigma do desenvolvimento sustentvel. Aqufero Guarani: com cerca de 1,2 milho de quilmetros quadrados est presente em quatro pases sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai o que torna o Brasil auto suficiente nesse recurso natural. Biossegurana: Considerando o Brasil um pas de grande territrio e recursos torna-se fundamental entender e tomar medidas para prevenir os efeitos adversos da moderna biotecnologia, sendo prioritrio proteger a sade humana, animal e o meio ambiente, assegurando o progressivo avano dos novos processos tecnolgicos em um cenrio global cada vez mais competitivo. Posio perifrica em relao as principais rotas comerciais: a posio no Atlntico-Sul deixa o Brasil e seus vizinhos distantes das principais rotas de comrcio mundiais contemporneas que se do no mbito das relaes NorteNorte (EUA, Europa e Sudeste da sia). O que torna estratgica a atual insero nos mercados africanos atravs de tratados bilaterais com os pases-membros da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP). Outras ideias julgadas pertinentes.

15

15

15

15

15

15

15

10

10

15

C21

Subtotal CONHECIMENTO

240

3. EXPRESSO ESCRITA

TOTAL: 80 (oitenta) escores


PARMETRO ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS
ESCORES ESC ALUNO (3)

(A)

COERNCIA: as ideias so encadeadas de modo a respeitar a ordenao lgica do pensamento; o autor no se contradiz. Pode haver incoerncias localizadas ou o texto inteiro se caracterizar por uma grande incoerncia, o que deve ser evitado.

A1: Desenvolvimento incompreensvel, incoerente, ilgico ou contraditrio devido inexistncia de articulao de ideias 0 (1) e/ou a excessivas contradies. A2: Desenvolvimento p a r c i a l m e n t e compreensvel, embora fragmentado, com m articulao de ideias. H 5 contradies que no dificultam a compreenso, coerncia e lgica global, mas registram dificuldade de compreenso localizada. A3: Desenvolvimento compreensvel, coerente, lgico e sem contradies, no qual todas as ideias apresentadas so 10 (2) desenvolvidas, proporcionando leitura fluente.

8
(B) CLAREZA: o texto claro reflete a B1: Texto pouco claro como um todo, obrigando retornos 0 (1) limpidez do pensamento, facilita a pronta frequentes do leitor. percepo e jamais obriga o leitor a B2: Ocorrncia de pouca clareza em partes do texto. 10 retornar para entender melhor alguma B3: Texto suficientemente claro, de fcil entendimento do 15 (2) parte. leitor.

(C) OBJETIVIDADE: caracteriza-se pela economia verbal, sem prejuzo da eficcia da comunicao do pensamento. O bom texto vai direto ao ponto, desenvolve-se de maneira sbria e retilnea e evita divagaes inteis, muitas vezes propositais (expediente infantil, usado para aumentar o texto sem lhe conferir qualidade). O exagero da objetividade leva ao laconismo, comprometendo a clareza, ou redundandoem omisso de contedo.

C1: pouco objetivo, vago e com divagaes inteis na (quase) totalidade do texto. C2: parcialmente objetivo em determinadas partes do texto.

0 (1) 10

C3: objetivo, com linguagem direta e preciso na 15 (2) exposio das suas ideias.

D1: Inobservncia total dos elementos que efetuama coeso dentro dos pargrafos e/ou entre os pargrafos de um (D) COESO: avalia-se o emprego de mesmo tpico (SFC). Pouco coeso.

0 (1)

elementos coesivos: pronomes, D2: Emprego inadequado dos elementos da coeso. 5 conjunes, preposies, tempos verbais, D3: Empregou parcialmente os elementos coesivos. 8 pontuao. D4: Emprego correto e diversificado dos elementos 10 (2) coesivos, gerando texto coeso. E1: Ortografia. 10 (4) E2: Pontuao. 10 (4) (E) CORREO GRAMATICAL E3: Concordncia. 5 (4) E4: Regncia. 5 (4) Subtotal EXPRESSO ESCRITA 80

OBS: (1) Grau mnimo. (2) Grau mximo. (3) Atribuir somente um valor que melhor se enquadre na avaliao do item considerado. Pode haver um valor intermedirio. (4) Retirado 1 (um) escore por erro. RESULTADO DA QUESTO ESCORES / GRAU BRUTO MXIMO ESCORES / GRAU BRUTO OBTIDO RESULTADO FINAL VALOR DAS QUESTES 1 Questo 6,00 2 Questo 4,00 TOTAL 10,00 ESCORES 600 400 1000 ESCORES OBTIDOS GRAU OBTIDO 400 4,00

OBSERVAES JULGADAS PERTINENTES PARA A ORIENTAO DO ALUNO

También podría gustarte