Está en la página 1de 9

TEMPORALIDADE E ESPACIALIDADE NA ESTRUTURA DO SELF NAS ABORDAGENS SEMITICA E DIALGICA

Mariane Lima de Souza # William B. Gomes


RESUMO. O artigo apresenta uma anlise comparativa e crtica de duas abordagens comunicacionais do fenmeno self: a teoria dialgica e a teoria semitica. Argumenta-se que as diferenas de nfase na dimenso espaotemporal do self em cada teoria implicam duas epistemologias e ontologias distintas. As duas perspectivas trabalham com o signo, que a percepo de sentido conversacional (ou dialgica) e a funcionalidade (ou pragmtica) da expresso. A perspectiva semitica volta-se para a funcionalidade do fenmeno e recorta um contexto de pesquisa inserido na psicologia dos processos bsicos, apoiando-se em uma ontologia evolucionria do self como gerador de signos. A perspectiva dialgica volta-se para a aplicabilidade do conceito e recorta um contexto de pesquisa aplicada direcionada para a psicologia clnica e para as relaes interpessoais, apoiando-se em uma ontologia metafrica e romntica e mais preocupada com o dilogo entre as posies do self.
Palavras-chave: Self semitico; self dialgico; temporalidade.
*

TEMPORALITY AND SPATIALITY IN THE STRUCTURE OF THE SELF IN THE SEMIOTIC AND DIALOGICAL APPROACHES
ABSTRACT. The main goal of this article is to introduce to a critical account of two communicative approaches on phenomenon of self: semiotic self and dialogical self theoretical frameworks. Both perspectives are analyzed separately and then compared. One argues that differences on space-temporal dimension of the self in each theory imply distinct epistemology and ontology. Although both perspectives work with the sign that is the conversational (or dialogical) perception of meaning, and the functionality (or pragmatics) of expression, different assumptions concerning the culture influences set different places for both theories. The semiotic perspective turns to the phenomenons functionality and sets a research context embedded on psychology of basic process, supported by evolutionary ontology concerned to self as meaning creator. The dialogical perspective turns to the applicability of the concept and sets an applied research context directed towards clinical psychology and supported by metaphoric and romantic ontology concerned to dialogue among self positions.
Key words: Semiotic self; dialogical self; temporality.

TEMPORALIDAD Y ESPACIALIDAD EN LA ESTRUCTURA DEL SELF EN LOS ACERCAMIENTOS SEMITICO Y DIALGICO


RESUMEN. El presente estudio discute los acercamientos comunicativos en el fenmeno del self: la teora semitica y la teora dialgica. Ambas perspectivas se analizan por separado y despus se comparan. Se argumenta que las diferencias en la dimensin espacio-temporal del self en cada teora impliquen en epistemologas y ontologas distintas. Aunque ambas perspectivas trabajan con el signo que es la percepcin del sentido conversacional (o dialgico), y la funcionalidad (o pragmtica) de la expresin, asunciones diferenciadas referentes a las influencias de la cultura determinan hogares diversos para ambas teoras. La perspectiva semitica mira a la funcionalidad del fenmeno y fija un contexto de la investigacin encajado en la psicologa del proceso bsico, apoyada en una ontologa evolucionaria del self como generador de signos. La perspectiva dialgica mira a la aplicabilidad del concepto y fija un contexto aplicado a la investigacin dirigido hacia la psicologa clnica, apoyada en una ontologa metaforica y romntica, ms preocupada con el dialogo entre las posiciones del self.
Palabras-clave: Self semitico; self dialgico; temporalidad.

*
#

Doutora, professora da Universidade Federal do Esprito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento. Doutor, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

366

Souza e Gomes

A partir da dcada de 1990, diversas abordagens vm resgatando o interesse pelo fenmeno do self, no apenas no campo da psicologia, mas tambm na lingustica, na sociologia e, at mesmo na neurobiologia1. Self aqui definido em um sentido bsico de processo reflexivo da conscincia, sem o qual no poderia haver nada do que tem sido definido como associado ao termo self: conhecimento de si e do outro, identidade, autoconceito, etc. Na teorizao psicolgica, os conceitos de narratividade e dialogicidade apresentam-se como as novas temticas que retomam a discusso do fenmeno self no contexto da comunicao (Souza & Gomes, 2005). Como de especial relevncia nesse contexto destacamse duas abordagens comunicacionais do fenmeno: a teoria do self dialgico e a do self semitico. A perspectiva dialgica refere-se aos primeiros trabalhos de Hermans, Kempen e Van Loon (1992) e Hermans e Kempen (1993), bem como srie de estudos publicados posteriormente por Hermans (1999, 2001a, 2001b, 2002 e 2003) sobre o self, que entendido como uma multiplicidade de vozes. A perspectiva semitica refere-se ao trabalho de Wiley (1994) sobre o self enquanto signo, isto , a capacidade humana universal e genrica de dar sentido s experincias de si e do mundo. O presente trabalho, ao revisar as teorias representadas pelos professores emritos Humbert Hermans (Universidade de Nijmagen Holanda) e Nobert Wiley (Universidade de Berkeley EUA), analisa e exemplifica como as elaboraes semiticas e dialgicas redefiniram o conceito self em uma estrutura dialgica e multivocal. O foco central do artigo a expresso consciente do self definido em sua condio processual de reflexividade, isto , da conscincia voltada sobre si mesma. Argumenta-se que as diferenas de nfase na dimenso temporal (perspectiva semitica) ou espacial (perspectiva dialgica) do self caracterizam duas epistemologias (mtodos de investigao) e ontologias (especificaes conceituais) distintas: o self como uma configurao descentralizada de posies (espao) e o self como processo reflexivo (tempo). Essas distines, por sua vez, levam a uma nova compreenso das noes de
1

dialogicidade ou conversao, que formam a base do arcabouo terico do self nas duas abordagens. O artigo est organizado em trs partes. As duas primeiras dedicam-se exposio das abordagens consideradas, destacando as origens e bases conceituais. A terceira discute as duas propostas, contrastando as dimenses de tempo e espao como estruturas semiticas e dialgicas do self. Por fim, aponta-se para as pesquisas que esto surgindo, associadas s teorias do self dialgico e do self semitico.
O SELF DIALGICO E A ESPACIALIDADE DO DILOGO

A busca de uma traduo adequada para o termo self nas diversas lnguas configura , por si s, uma parte significativa da investigao do fenmeno (conferir Harr & Gillett, 1999 e Toulmin, 1977). Nas publicaes em lngua portuguesa no Brasil, self no tem sido traduzido (conferir Damsio, 2000; Harr & Gillett, 1999; Taylor, 1997 e Wiley, 1996). Nas tradues publicadas em Portugal, possvel encontrar o termo self como conscincia (Eccles, 2000), eu (Bermdez, 2000) e si (Damsio, 2003, verso portuguesa do prprio autor).

O cerne da abordagem dialgica do self a nfase na presena de mltiplas vozes em uma narrativa espacialmente estruturada e corporificada (Hermans, 2001a, 2001b; Hermans & Kempen, 1993). A perspectiva dialgica apresenta-se como uma teorizao de epistemologia construcionista que caracteriza o self como narrador (Hermans, Kempen & Van Loon, 1992). Para os autores, as abordagens tradicionais sobre o self refletem uma perspectiva etnocntrica do Ocidente sobre a personalidade. A consequncia uma concepo de self unitrio ou multifacetado e baseado no pressuposto de uma mente desincorporada ou racional. A alternativa do carter racionalista e individualista das concepes psicolgicas contemporneas de self a nfase na capacidade imaginativa do homem e na ideia da mente humana como basicamente ativa e organizadora, indicada nos trabalhos pioneiros de Vico (1744/1999), Vaihinger (1935) e Kelly (1955). A concepo do self em termos narrativos resulta da combinao entre o moderno movimento na cincia literria, especialmente representado de Mikhail Bakhtin (1895-1975) sobre o romance polifnico, e a abordagem narrativa em psicologia. O self dialgico o resultado da conversao do Eu e do Mim proposta por William James (1890/1990) e revista como distino entre Autor e Ator por Hermans, Kempen e Van Loon (1992). A reviso foi inspirada em distines semelhantes oferecidas por Bakhtin (1929/1973) e por Sarbin (1986). A distino entre o Eu e o Mim como os dois principais componentes do self tomada do trabalho clssico de James (1890/1990). O Eu representa o self como sujeito e caracterizado como contnuo (senso de mesmidade e de persistncia atravs do tempo), distinto (sentimento de uma existncia separada dos outros) e volitivo (senso de vontade pessoal). O Eu jamesiano capaz de apropriar-se e rejeitar ideias

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

Temporalidade e espacialidade

367

como parte de sua capacidade autorreflexiva, funcionando como uma fonte original de pensamento e produo de ideias (Hermans & Kempen, 1993). O Mim representa o self como objeto e caracterizado como material (corpo, roupas, propriedades), social (relaes, papis) e espiritual (pensamentos, conscincia). Para Hermans e Kempen (1993), a extenso do self a esses constituintes impede o entendimento errneo do interjogo entre o Eu e o Mim como um processo que se passa dentro do indivduo e separadamente do processo de pensamento de outras pessoas: na soluo de James para esse problema, o self enquanto Eu distinto de outras pessoas, mas enquanto Mim social a perspectiva do outro est includa no self (p. 45). A traduo da distino Eu-Mim em uma abordagem narrativa (Mancuso & Sarbin, 1983; Sarbin, 1986) coloca o pronome Eu em relao ao autor e o pronome Mim em relao ao ator ou figura narrativa. O self identificado com o autor, permitindo que o Eu construa uma histria na qual o Mim o protagonista. Para Hermans e Kempen (1993), o self-autor torna-se um espao onde o Eu observa o Mim e coordena seus movimentos em uma construo narrativa (tempo). Essa concepo do Eu como um autor e do Mim como um ator observado expande-se na metfora do romance polifnico (Bakhtin, 1929/1973) para dar ao self a capacidade de integrar as noes de narrativa imaginria e de dilogo. No obstante, a metfora do romance polifnico no implica a existncia de um Eu hierarquicamente superior que organiza os constituintes do Mim, o romance polifnico enfatiza justamente a descentralizao do Eu em uma multiplicidade de posies que funcionam como autores relativamente independentes, contando suas histrias sobre seus respectivos Mims como atores (Hermans & Kempen, 1993). Na medida em que se estabelece o dilogo entre as diferentes posies do eu, a presena simultnea de interlocutores em um mesmo ponto do eixo temporal configura uma espacializao do tempo. Essa forma de configurao na qual a noo de espao dada prioritariamente sobre o tempo denominada princpio da justaposio (Bakhtin, 1929/1973). Conforme Hermans (2001b), a coalizo de duas posies em tempo e espao determinados introduzida por Bakhtin, com o objetivo de pontuar a conectividade de relaes temporais e espaciais que esto artisticamente expressas na literatura. Tal concepo de narrativa torna claro o papel fundamental da metfora polifnica para a noo de self dialgico, subvertendo a ordem cronolgica em

termos de incio, meio e fim. O papel da dimenso espacial resgatado com base na crtica ao vis temporal das concepes de narrativa e autonarrativa em psicologia. As relaes dialgicas so, ento, trazidas para uma dimenso espacial, na medida em que se enfatizam a simultaneidade, a justaposio e a descontinuidade. A unidade de nfase na dimenso espaotemporal do self vista como uma conquista e no como um a priori dado. Essa unidade ser consequncia da prpria capacidade do self de se colocar em uma posio a partir da qual as outras posies, incluindo suas relaes mtuas e sua organizao especfica, possam ser exploradas: a metaposio (Hermans, 2003). Em resumo, a metaposio um tipo especial de posio que o Eu pode assumir e que contribui, mais do que a maioria das outras posies, para a integrao e unidade do repertrio do self. Resumindo, a abordagem narrativa e a nfase no espao e no dilogo entre posies esto combinadas para gerar a definio de self enquanto multiplicidade de posies do Eu. As posies so relativamente autnomas, flutuantes, alternando-se em diferentes direes. Explicam Hermans, Kempen e Van Loon (1992):
O eu tem a capacidade de imaginariamente dotar cada posio com uma voz, de forma que relaes dialgicas entre posies possam ser estabelecidas. As vozes funcionam como personagens interativos em uma histria (...). Como diferentes vozes, esses personagens trocam informaes sobre seus respectivos mim e seus mundos, resultando em um complexo self, estruturado de forma narrativa. (pp. 28-29).

A perspectiva dialgica do self, em oposio ao modelo de self individualista, parte da pressuposio de que o sentido de si, do outro e do mundo constitudo por uma diversidade de posies. Tal diversidade se constitui nas relaes sociais que produzem o self e que so transformadas pelo prprio self. O outro, enquanto muitos outros, pode participar das posies e tomar parte nas mltiplas vozes, no sentido de que o eu pode engendrar outra pessoa como uma posio a ser ocupada, criando uma perspectiva alternativa sobre o mundo e sobre si mesmo. Conforme Hermans (2001b), assim como um compositor precisa dos instrumentos certos para expressar uma ideia musical, o self somente pode estabelecer relaes com uma variedade de situaes se ele composto de uma variedade de posies. Em outros termos, a crescente complexidade de nossa

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

368

Souza e Gomes

condio social, bem como de nossa histria pessoal e coletiva, exige uma concomitante complexidade do self.
O SELF SEMITICO E A TEMPORALIZAO DO DILOGO

determinao da qual a causa imediata ou determinante o signo e da qual a causa mediata o Objeto pode ser chamada de Interpretante. 2(CP. 6.347)

A perspectiva semitica define o self como o produto da assimilao de signos culturais (Pickering, 1999) que funciona como um processo semitico (Wiley, 1994). A perspectiva semitica apresenta-se como teorizao resultante da sntese do pensamento de dois autores clssicos do pragmatismo americano: Charles Sanders Peirce (1839-1914) e George Herbert Mead (1863-1931). A noo de self dos pragmatistas emerge de uma tentativa de descentrar o self cartesiano. A discrepncia entre os dois autores quanto explicao do pensamento inspirou Wiley (1994) a desenvolver uma teoria trialgica do self, centrada na direo temporal do dilogo interno. No modelo de Wiley, o self funciona como um processo semitico, que a conversao interna. O pensamento enquanto processo reflexivo direcionado do presente (Eu) para o passado (Mim) de Mead combinado ao pensamento enquanto processo interpretativo, direcionado do presente (Eu) para o futuro (Voc) de Peirce. Tem-se, ento, um processo semitico mais abrangente, representado na conversao tridica Eu-Mim-Voc. Estas trs instncias so definidas como fases temporais do self que estabelecem uma conversao interna. No obstante, a conversao interna no um dilogo simultneo entre as instncias: apenas o self presente (o Eu) pode falar, enquanto o self passado (Mim) e o self futuro (Voc) apenas podem ouvir ou serem objetos da fala do Eu. O self torna-se, ento, um processo constante de autointerpretao, uma vez que o self presente interpreta o self passado para o self futuro, movendo-se atravs da linha do tempo e tendo seu processo semitico constantemente transformado (Wiley, 1994). A trade Eu-Mim-Voc acoplada trade semitica de Peirce signo-interpretante-objeto. A relao lgica entre signo, interpretante e objeto definida por Peirce (1958) do seguinte modo:
Um signo esfora-se para representar um Objeto no mnimo em parte, o qual por isso e em certo sentido a causa ou determinante de um signo, mesmo que ele represente seu Objeto falsamente. Mas dizer que o signo representa seu Objeto implica que esse signo afeta a mente e de certo modo determina nesta mente alguma coisa que mediatamente devido ao Objeto. Essa

As instncias que estabelecem a conversao interna do ao self uma estrutura tripartida: o passadomim-objeto; o presente-eu-signo e o futuro-vocinterpretante. Essa estrutura pode ser vista como um container dentro do qual esto os contedos. Todavia, alerta Wiley (1994), o carter aparentemente espacial da metfora no consegue oferecer uma noo adequada do modo como a estrutura semitica e os seus contedos se interpenetram, pois o ato de conter compreendido no como fsico ou espacial, mas como semitico e significativo. O ato de conter explicado por meio da comparao entre a trade semitica peirceana (signo-interpretante-objeto) e o que Wiley (1994) denomina pentagrama impregnado de comunicao (p.27) ou hexagrama. Embora a trade semitica seja abstrata, isto , no exija necessariamente um remetente-destinatrio ou emissor-interpretante, em situaes concretas este par adicional estar presente, somando-se trade para formar um pentagrama ou hexagrama: [>1falante6< (>2signo >3interpretante >4objeto) <5 >5ouvinte ] A maior parte da comunicao ocorre de forma linear ( > ), entre o remetente (falante1) e o destinatrio (ouvinte5), como mostra a sequncia numrica de 1 a 5, no hexagrama indicado acima; porm uma parte dessa comunicao reflexiva, ou seja, ocorre entre o remetente (falante6<) e ele mesmo. Essa caracterstica reflexiva da comunicao acrescenta um sexto elemento ao esquema, tornando-o um hexagrama. O hexagrama contm a trade do mesmo modo que a estrutura geral do self contm seu contedo. O ato de conter funcional, mais do que espacial ou fsico: uma trade dentro de uma trade, onde o interno encontra-se subordinado ao externo (Wiley, 1994).
2

Traduo dos autores. O texto original o seguinte: A sign endeavors to represent, in part at least, an Object, which is therefore in a sense the cause, or determinant, of the sign even if the sign represents its object falsely. But to say that it represents its Object implies that it affects a mind, and so affects it as, in some respect, to determine in that mind something that is mediately due to the Object. That determination of which the immediate cause, or determinant, is the Sign, and of which the mediate cause is the Object may be termed the Interpretant (CP. 6.347). 2 Segue-se, neste estudo, a conveno de citar a Peirce pela grafia CP. Nmeros, sendo que o algarismo antes do ponto corresponde ao volume e depois do ponto ao pargrafo em The Collected papers of Charles S. Peirce (1958).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

Temporalidade e espacialidade

369

Desta forma, afirma o autor, a definio peirciana o self um signo significa que o self , estruturalmente, um signo; e o processo de conversao interna , ento, o self em funcionamento. Alm da trade eu, mim, voc, Wiley (1994) acrescenta outras trs instncias ou papis conversao interna: visitantes permanentes, visitantes temporrios, e inconsciente. Os visitantes (tanto permanentes quanto temporrios) recobrem todas as partes de no-self ou outro. O conceito foi inspirado em um texto de Goethe de 1774, intitulado Os sofrimentos do jovem Werther. Era a histria de um jovem enfermo e solitrio que recebia mentalmente seus amigos no ambiente da conversao interna. Os hspedes de Goethe ou os visitantes de Wiley so constitudos de pessoas prximas, com as quais se desfruta maior (permanentes) ou menor (temporrios) convivncia. A instncia inconsciente recobre os estados no conscientes e os estados limtrofes, como devaneios ou fantasias da imaginao. Segundo o autor, ela foi includa apenas como artifcio para dramatizar o problema de localizla na conversao interna e no com a finalidade de trazer um entendimento acabado sobre o inconsciente. O perfil de cada instncia determinado a partir de outras cinco dimenses: pessoa (primeira, segunda ou terceira), tempo/conjugao (passado, presente, futuro, atemporal), caso (objetivo, subjetivo), liberdade/determinismo, relao com o outro generalizado (internalizao das normas de uma sociedade), e disponibilidade cognitiva para o Eu. As dimenses de pessoa, tempo e caso so tomadas da lingustica, mas apenas como metforas para descrever as instncias no lingusticas: tendemos a descrever o self tanto com palavras quanto como palavras, mas isto no significa que as palavras sejam o self, ou que o self se reduza a palavras (Wiley, 1994/1996, p. 73).3 O mim definido como instncia de primeira pessoa, pertencente conjugao do passado. objetivo, mas no livre, e alia-se com o outro generalizado e disponvel cognitivamente para o Eu como objeto. A instncia Eu tambm pertence primeira pessoa e conjugao presente. subjetivo, livre, sem vnculo com o outro generalizado, e constitui um ponto cego cognitivo para o prprio Eu.
3

A instncia voc pertence segunda pessoa e conjugao do futuro, subjetiva e objetiva, no livre e livre, e sua relao com o outro generalizado de uma aliana menor e disponvel cognitivamente para o eu como sujeito. Os visitantes temporrios pertencem segunda pessoa e conjugao presente, so subjetivos e objetivos. Eles so mais livres que os visitantes permanentes e menos aliados ao outro generalizado que os visitantes permanentes. So disponveis para o Eu como cossujeito. Os visitantes permanentes pertencem segunda pessoa e conjugao presente. Eles so objetivos e no livres, aliados e constitutivos do outro generalizado. So disponveis para o Eu como cossujeito, mas sedimentados no outro generalizado. Por fim, o inconsciente uma instncia de terceira pessoa, atemporal, de todos os casos (objetivo, subjetivo, bem como objetivo e subjetivo, simultaneamente), determinado, livre da relao com o outro e est oculto do eu por barreiras lingsticas semiporosas.
CONVERGNCIAS E DIVERGNCIAS NAS PERSPECTIVAS SEMITICA E DIALGICA DE SELF

Em geral cita-se a obra original em ingls de 1994. O principal problema da traduo de 1996 por Luiz Paulo Rouanet para as Edies Loyola foi tomar interpretant por intrprete, o que alterou completamente o usentido da trade semitica de Peirce. Assim, preferiu-se o neologismo correspondente, isto , interpretante.

As perspectivas dialgica e semitica de self concordam com relao definio do self como um signo. A perspectiva semitica afirma que o senso de self humano um processo semitico de autoproduo (Pickering, 1999, p. 70), por ser racional, simblico e lingustico (Wiley, 1994). Este processo inclui sensaes, emoes, pensamentos no lingusticos, hbitos, linguagem corporal e mesmo expresses irracionais ou subjetivas. Tomar o self como um signo significa entender, nos termos de Andacht e Michel (2005), que o self caracteriza-se como um processo de crescimento contnuo atravs de um dilogo reflexivo e interpretativo, constituindo a unidade de um processo generativo. A noo de dilogo na perspectiva dialgica do self, resultante do esforo de traduzir a distino de James entre Eu e Mim em um arcabouo narrativo e no arcabouo conceitual do romance polifnico em particular (Hermans & Kempen, 1993, p. 44), tambm semitica. Contudo, a distino de James entre Eu-Mim traduzida na distino narrativa entre autor-ator, no tipo especial de relao sugerido por Bakhtin (1929/1973), aponta para uma semitica didica. Na perspectiva semitica, onde a conversao tanto inter quanto intrapessoal e envolve uma circularidade reflexiva self-outro-self (ver Wiley,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

370

Souza e Gomes

1994, p. 9-10), reformula-se a noo de dilogo em trilogo. A natureza humana definida como uma estrutura horizontal, consistindo de fases temporais do self. O pragmatismo americano fornece a base para uma teoria do self tanto quanto ele o faz na perspectiva dialgica, porm, no lugar de uma distino entre Eu e Mim de James, a perspectiva terica semitica descreve uma integrao do eu-voc de Peirce e do eu-mim de Mead. O resultado um self complexo, definido como uma trade de aspectos temporais chamados eu-voc-mim e semioticamente mapeados como signo, interpretante e objeto (Wiley, 1994). O signo e o interpretante estabelecem uma relao dialgica, na qual o objeto discutido. O ponto de partida do self semitico de Wiley a direo temporal do dilogo interno nas teorias do self de ambos, Peirce e Mead. O self retrospectivo, representado na distino eu (presente) - mim (passado) de Mead, combinado com o self prospectivo representado na distino eu (presente) voc (futuro) de Peirce. Destarte, o self semitico a criao de sentido em uma estrutura temporal passado, presente e futuro onde tempo um processo inerentemente de gerao de sentido (Wiley, 1994, p. 218). A maior preocupao, como afirma Pickering (1999, p. 67), parece ser retornar experincia humana de ser um self que persiste no tempo. A natureza espacial do self, na teoria dialgica, expressa nos termos posio e posicionamento. De acordo com os autores Hermans, Kempen e Van Loon (1992), estes termos so mais dinmicos e flexveis que o tradicional termo papel (role). O self definido como uma multiplicidade de posies do Eu que dialogam entre si, mas em um espao comum, onde a simultaneidade das vozes envolvidas no dilogo a expresso da descentralizao do self. Neste sentido, a metfora do romance polifnico assume uma funo ontolgica que traz as relaes dialgicas para uma dimenso espacial, quando enfatiza a simultaneidade, a justaposio e a descontinuidade das vozes. Embora tempo e espao sejam enfatizados como duas noes bsicas e de igual importncia na organizao da narrativa, h, claramente, uma nfase na dimenso espacial: o espao considerado como to mais bsico na medida em que o tempo espacializado (Hermans & Kempen, 1993). A espacializao do tempo uma forma de responder fraqueza das concepes tradicionais de narrativa e de autonarrativa, as quais so excessivamente pautadas por um vis temporal.

A nfase no espao e no no tempo levanta alguns problemas para a perspectiva dialgica de self. Conforme Barresi (2002), a noo de um eu autor que se multiplica em diversas vozes ou mim atores, simultneos no tempo, implica a pressuposio de que um indivduo pode adotar uma instncia narrativa ou autoral, de alguma forma acima dos caracteres que formam o self polifnico e dialgico:
A fraqueza que eu vejo na formulao corrente da abordagem terica de Hermans a pressuposio de que um indivduo pode adotar uma instncia narrativa ou autoral, de alguma forma acima das personagens que compem o self polifnico e dialgico, e pode mover a narrativa da posio do eu livremente, de uma personagem a outra, para dar a cada uma a sua prpria voz.4 (p. 247)

Se o self pode assumir tal instncia autoral, ento a relao dialgica fica comprometida, uma vez que esse eu, acima dos outros caracteres, fica sozinho e sem interlocutores. Na concepo semitica de self este problema evitado, uma vez que a narrativa sempre uma expresso comunicativa do eu, no tempo presente, em primeira pessoa. A perspectiva dialgica de Hermans se diferencia da perspectiva ps-moderna, que entende o self como uma iluso produzida ideologicamente a partir de uma fragmentao e pluralidade de identidades. Nesse sentido, o self dialgico est completamente em acordo com a posio de Wiley (1994) sobre o self semitico: eu vou criticar esta viso [de que o self nada mais do que palavras comuns] (p. 59). Tanto o self semitico quanto o self dialgico buscam um lugar intermedirio entre racionalismo, empiricismo e idealismo para o self. Wiley (1994, p. 80) deixa clara tal posio ao definir sua noo de reflexividade, por ele entendida como mais social que a verso de Descartes ou aquela dos empiricistas ingleses, mas menos social do que aquela dos idealistas alemes, o indivduo sendo menos absorvido pela sociedade. Hermans e Kempen (1993) seguem a mesma linha ao adotarem a noo jamesiana de self, que, embora colorida pela viso construcionista, no perde seu carter pragmtico de nfase na relao entre o self e seu contexto. O modelo dialgico pressupe que as diferentes vozes compartilham o presente temporal da mesma forma que a relao Eu-voc peirciana, entendida na perspectiva de experincia coletiva de Schutz (1932/1967) (ver Wiley, 1994, p. 50). Isto ,
4

Traduo dos autores.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

Temporalidade e espacialidade

371

quando Wiley focaliza o tempo presente das posies visitantes e o futuro do voc (todas cognitivamente disponveis para o eu como cossujeito), ele est recobrindo o mesmo fenmeno que Hermans ao descrever as diferentes vozes e posies que o eu pode assumir em um mesmo tempo presente. A crtica concepo de dilogo na teorizao de Hermans (1996) se refere ao fato de que a definio de um self espacial, onde vozes copresentes dialogam, tende, inevitavelmente, unidade ou estabilidade monolgica, nos termos de Grant (2004); isto , o dilogo, ou a comunicao, ocorre em um espao compartilhado ou comum a esfera transcendental de dilogo, situada em algum lugar que neutraliza as diferenas de realidades de cada parte envolvida na interao comunicativa. Conforme o autor, a comunicao deve ser conceitualizada em termos da impenetrabilidade da mente do outro, isto , as pretenses transcendentais devem ser abandonadas em favor de pretenses destranscendentalizadas. Quando Hermans (1996) define a noo de dilogo como interao entre atores mutuamente copresentes que tendem a um equilbrio, a complexidade reduzida estabilidade. Para Grant (2004), a comunicao complexa, portanto no pode ser traduzida em termos simples de interao (intersubjetividade) entre mentes, tampouco uma teoria do self pode explicar o self em termos de uma sociedade da mente, como prope Hermans (2002, p. 147): como uma sociedade, o self est baseado em dois princpios: troca intersubjetiva e dominao social (...). Para Grant (2004), o que marca a comunicao a contingncia e a complexidade e no a intersubjetividade. Seu argumento contundente:
Mesmo se algum estivesse preparado para aceitar que o self realmente est interconectado, ento no com outras mentes, mas com outras vozes, no sentido proposto por Bakhtin (1989). E esta multiplicidade de vozes no deveria ser vista em termos de uma estabilidade normativa onde conflitos, falhas de comunicao e dissonncia so resolvidos (p. 225).

que pode ocupar e uma posio que cria uma perspectiva alternativa sobre o mundo e sobre si mesmo.
CONCLUSO

Para Hermans, Kempen e Van Loon (1992), atravs do poder da imaginao, a pessoa pode agir como se fosse o outro, colocando o self espacialmente, tanto aqui como l. Mas isso - entendem os autores - no quer dizer o mesmo que tomar o papel do outro, nos termos de Mead (1934), na medida em que essa expresso implica que o self toma a perspectiva real do outro, fora do self. Ao invs disso, o eu constri outra pessoa ou ser como uma posio

As diferenas de nfase na dimenso tempoespacial do self implicam em distines igualmente importantes para a compreenso da noo de comunicao e de dialogicidade. A conversao interna a base do self entendido aqui como processo reflexivo da conscincia e funciona como uma relao dialgico-comunicativa que se estabelece no tempo. A dialogicidade , portanto, a qualidade essencial desse processo, que tanto interno ou reflexivo (a conscincia voltando sobre si mesma) quanto externo ou flexivo (a conscincia dirigindo-se a outras conscincias). Nesse sentido, segue-se a linha de Morin (1993), que define como sinnimos os conceitos de fala interna, dilogo interno e fala consigo ou fala do self (self-talk); de Blachowicz (1997), quando argumenta que a fala interna genuinamente um dilogo e no um monlogo; de Bertau (1999), ao sugerir que o pensamento verbalizado ou audvel (ndice mais aproximado que se pode obter da fala interna) funciona como um processo dialgico e de Bakhtin (1929/1973), que define as relaes dialgicas como ato comunicativo. As duas perspectivas trabalham com o signo, que a percepo de sentido conversacional ou dialgica e a funcionalidade ou pragmtica da expresso. A perspectiva dialgica volta-se aplicabilidade do conceito recortando um contexto de pesquisa aplicada direcionada para a psicologia clnica e para as relaes interpessoais; em contraste, a perspectiva semitica volta-se para a funcionalidade do fenmeno, recortando um contexto de pesquisa inserido na psicologia dos processos bsicos e da tica. Por conseguinte, a argumentao do self semitico parece trazer uma fundamentao ontolgica mais elegante. O conceito faz uma distino entre a funo evolucionria e a funo cultural do self. A funo evolucionria, comum a todos os seres humanos em todos os tempos e lugares, a propriedade bsica de gerao de signos, sem a qual no haveria humanidade. Como gerador de signos, o self uma estrutura, dialgica e anistrica. Como especificador de signos, o self um contedo emergente ou sedimentado com matizes culturais e histricas. Em contraste, a fundamentao ontolgica do self dialgico frgil, pois se apoia numa metfora literria e romntica. Ao transformar o self em palco, tem que justificar a presena de um autor que fala por

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

372

Souza e Gomes

meio de atores. No entanto, a diferena entre autor e ator traz srias dificuldades para sustentar a prpria metfora polifnica de simultaneidade, justaposio ou descontinuidade das posies, da os problemas com as relaes entre tempo e espao. Por perder de vista as propriedades cognitivas humanas, o conceito de self dialgico recorre imaginao para justificar o poder narrativo, deixando de lado a propriedade bsica da reflexo. Por conseguinte, fica sem saber como explicar as relaes metacognitivas que aparecem na hierarquia conversacional entre as posies, isto , a metaposio. Reconhea-se, contudo, que a teoria de Hermans e colegas tem sido exitosa em chamar a ateno dos estudiosos do self para a importncia da dialogicidade, da conversao interna e da negociao intra e interpessoal. De qualquer modo, as perspectivas dialgica e semitica representam novas ferramentas empricas e analticas para o estudo das relaes entre aspectos comunicantes e funcionais do self. As especificidades de cada abordagem podem ser entendidas como facetas complementares em uma compreenso mais abrangente do fenmeno self; contudo, embora tanto a perspectiva dialgica quanto a semitica ofeream diretrizes epistemolgicas claras para a investigao do self como um fenmeno comunicativo, a realizao de estudos empricos um requisito indispensvel para o refinamento dos instrumentos e da teoria. As abordagens do Self Semitico e do Self Dialgico apresentam-se como dois recursos tericos e empricos atrativos para a explorao dos meandros das nossas deliberaes pessoais e para o exame das nossas relaes intrapessoais e interpessoais. So tambm recursos sugestivos para desenvolvimento de estudos em tomada de deciso e em efetividade psicoteraputica. Um provocativo debate entre as duas abordagens pode ser encontrado no nmero inaugural do International Journal for Dialogical Science, publicado em 2006.
REFERNCIAS
Andacht, F., & Michel, M. (2005). A Semiotic reflection on selfinterpretation and identity. Theory & Psychology, 15, 5175. Bakhtin, M. (1973). Problems of Dostoevskys poetics (R. W. Rotsel, Trad). Ann Arbor: Ardis (Original publicado em 1929). Bakhtin, M. M. (1989). The dialogic imagination: Four essays (M. Holquist, Trans.). Austin: University of Texas Press (Original publicado em 1975). Barresi, J. (2002). From the Thought is the Thinker to the Voice is the Speaker. Theory & Psychology, 12, 237-250. Bertau, M.-C. (1999). Spuren des Gesprachs in innerer Sprache. Versuch einer Analyse der dialogischen Anteile des lautes

Denkens. [Marcas da fala em conversao interna. Uma anlise da arte dialgica do pensamento em voz alta] Zeitchrift fr Sprache & Kognition, 18(1/2), 4-19. Blachowicz, J. (1997). The dialogue of the soul with itself. Journal of Consciousness Studies 4, 485-508. Grant, C. B. (2004). Complex communication and the self at the edge. Theory & Psychology, 14, 221-237. Hermans, H. J. M. (1996). Voicing the self: From information processing to dialogical interchange. Psychological Bulletin, 119, 31-50. Hermans, H. J. M. (1999). Dialogical thinking and self-innovation. Culture & Psychology, 5, 67-87. Hermans, H. J. M. (2001a). The dialogical self: toward a theory of personal and cultural positioning. Culture & Psychology, 7, 243281. Hermans, H. J. M. (2001b). The construction of a personal position repertoire: method and practice. Culture & Psychology, 7, 323365. Hermans, H. J. M. (2002). The dialogical self as a society of mind. Theory & Psychology, 12, 147-160. Hermans, H. J. M. (2003). The construction and reconstruction of a dialogical self. Journal of Constructivist Psychology, 16, 89-130. Hermans, H. J. M., & Kempen, H. J. G. (1993). The Dialogical Self: Meaning as Movement. San Diego: Academic Press. Hermans, H. J. M., Kempen, H. J. G. & Van Loon, R. J. P (1992). The Dialogical Self: beyond individualism and rationalism. American Psychologist, 47, 23-33. James, W. (1990). The principles of psychology. Chicago: Encyclopaedia Britannica (Original publicado em 1890). Kelly, G. A. (1955). The psychology of personal constructs. New York: Norton. Mancuso, J. C., & Sarbin, T. R. (1983). The self-narrative in the enactment of roles. In: T. R. Sarbin, & K. Scheibe (Eds.). Studies in social identity (pp. 254-273). New York: Praeger. Mead, G. H. (1934). Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press. Recuperado em 02 de agosto de 2001 em www.spartan.ac.brocku.ca/~lward/default.html Morin, A. (1993). Self-talk and self-awareness: on the nature of the relation. The Journal of Mind and Behavior 14, 223-234. Peirce, C. S. (1958). Collected Papers of C. S. Peirce. Vol. I-VIII, C. Hartshorne, P. Weiss & A. Burks (Eds.). Cambridge, Mass: Harvard University Press. Pickering, J. (1999). The self is a semiotic process. In S. Gallagher & J. Shear (Eds.), Models fo self (pp. 63-79). Exeter, UK: Imprint Academic. Sarbin, Th. R. (1986). The narrative as a root metaphor for psychology. In: Th. R. Sarbin (Ed.). Narrative psychology: The storied nature of human conduct (pp. 3-21). New York: Praeger. Schutz, A. (1967), The phenomenology of the social world (G. Walsh & F. Lehnert, Trans.) Evanston, IL: Northwestern University Press (Original publicado em 1932). Souza M., & Gomes, W. (2005). Aspectos histricos e contemporneos na investigao do self. Memorandum, 5(9), 7890. Vaihinger, H. (1935). The philosophy of As if. London: Kegan Paul, Trench & Trubner.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

Temporalidade e espacialidade

373

Vico, G. (1999). A cincia nova (M. Lucchesi, Trad.) Rio de Janeiro: Record (Original publicado em 1744). Wiley, N. (1994). The semiotic self. Chicago: The Univ. Chicago Press. [Em portugus: Wiley, N (1996). O self semitico (L. P. Rouanet, Trad.). So Paulo: Edies Loyola. Endereo para correspondncia :

Recebido em 03/12/2007 Aceito em 01/08/2008

William B. Gomes. Rua Couto de Magalhes, 1155/601; CEP 90540-131, Instituto de Psicologia, UFRGS; Rua Ramiro Barcelos 2600 s/ 123; CEP 90035-005 Porto Alegre-RS, Brasil. E-mail: gomesw@ufrgs.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 365-373, abr./jun. 2009

También podría gustarte