Está en la página 1de 3

I.E.F.P Centro de Emprego e Formao Profissional de Faro Curso de Educao e Formao 52106.

6. Soldadura Fsica e Qumica FM1 FICHA INFORMATIVA 2

Pedro Nunes (Alccer do Sal, 1502 Coimbra, 11 de latinizado Petrus Nonius, foi um matemtico portugus.

Agosto de 1578), com o nome

Foi um dos maiores vultos cientficos do seu tempo. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da navegao terica, tendo-se dedicado, entre outros, aos problemas matemticos da cartografia. Foi ainda inventor de vrios instrumentos de medida, incluindo o "anel nutico", o "instrumento de sombras", e o nnio (nonius, o seu sobrenome em latim).

Craveira ou paqumetro 1. Definio Paqumetro: nome que vem do grego paqui (espessura) e metro (medida). Por vezes tambm chamado de craveira em Portugal. um instrumento utilizado para medir a distncia entre dois lados simetricamente opostos em um objeto.

2. Elementos 1: encostos (medidas externas), 2: orelhas (medidas internas), 3: haste de profundidade (medidas de profundidade), 4: escala inferior (graduada em centmetros), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nnio ou vernier inferior (para os dcimos de mm), 7: nnio ou vernier superior (para os dcimos de polegada), 8: travo. 3. Utilizao da craveira

I.E.F.P Centro de Emprego e Formao Profissional de Faro Diagrama do uso do nnio:

O nnio pode ser descrito como um par de escalas graduadas, geralmente em milmetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra. Na segunda escala (que o nnio propriamente dito) possvel ler uma frao da medida da primeira escala. O nnio usado nas craveiras para medidas precisas. No diagrama acima, mostrado uma craveira com nnio, capaz de realizar medidas com uma preciso mxima de 0.05 milmetro. O nnio a escala inferior, que desliza sobre a escala superior (principal). O trao do nnio que se alinhar perfeitamente com um dos traos da escala principal, d a medida da frao de unidade, que deve ser somada medida inteira da escala principal. Neste exemplo, o zero do nnio encontra-se aps a medida de 24 milmetros da escala principal, e o trao do nnio melhor alinhado com a escala principal o correspondente a 0.7 milmetros. Logo, a medida lida pelo instrumento (24.0+0.7) = 24.7 milmetros. Nota: na medidas arqueolgicas deveremos (normalmente) usar os milmetros e seus dcimos. Outro exemplo:

I.E.F.P Centro de Emprego e Formao Profissional de Faro

Nesta foto mostrado uma craveira com um nnio capaz de realizar medidas com uma preciso mxima de 0.02 milmetro. Aqui o zero do nnio encontra-se aps a medida de 3 milmetros da escala principal, e o trao do nnio melhor alinhado com a escala principal o correspondente a 0.62 milmetros. Logo, a medida lida pelo instrumento (3+0.62)=3.62 mm.

También podría gustarte