Está en la página 1de 20

Aula-8 Campo Magntico

Curso de Fsica Geral F-328 1o semestre, 2011

Campo magntico
Introduo:
H mais de 2000 anos, os gregos sabiam da existncia de um certo tipo de pedra (hoje chamada de magnetita) que atraa pedaos de ferro (limalhas) . Em 1269, Pierre de Maricourt descobriu que uma agulha liberada em vrios pontos sobre um im natural esfrico orientava-se ao longo de linhas que passavam atravs de pontos nas extremidades diametralmente opostas da esfera. Ele chamou esses pontos de plos do m. Em seguida, vrios experimentos verificaram que todos os ms de qualquer formato possuam dois plos, chamados de plos norte e sul. Foi observado tambm que plos iguais de dois ms se repelem e plos diferentes se atraem mutuamente.

Campo magntico
Em 1600, William Gilbert descobriu que a Terra era um m natural com plos magnticos prximos aos plos norte e sul geogrficos. Uma vez que o plo norte de uma agulha imantada de uma bssola aponta na direo do plo sul de um m, o que denominado plo norte da Terra, na realidade, um plo sul magntico. Embora as cargas eltricas e os plos magnticos sejam similares em vrios aspectos, existe uma importante diferena entre eles: os plos magnticos sempre ocorrem aos pares. Quando um m dividido ao meio, plos opostos aparecem em cada parte proveniente da diviso. Isso resulta em dois novos ms, cada um com um plo norte e um plo sul.

Fora exercida por um campo magntico


Definio do vetor induo magntica B :
A existncia de um campo magntico em uma dada regio pode ser demonstrada com uma agulha de bssola. Esta se alinhar na direo do campo. Por outro lado, quando uma partcula carregada v entra em uma regio onde existe um com carga q e velocidade campo magntico B , ela desviada transversalmente de sua trajetria sob ao de uma fora magntica que proporcional carga da partcula, sua velocidade, intensidade do campo magntico e ao seno do ngulo entre a direo da velocidade da partcula e a direo do campo. Surpreendente ainda o fato de que esta fora perpendicular tanto velocidade quanto ao campo magntico. magntico

Fora exercida por um campo magntico


A fora magntica :
FB = qvBsen FB = qv B
(1)

A partir da equao (1), define-se o vetor Induo Magntica B , cujo mdulo :


FB B= | q |v sen
Unidade de B :
Ns N = T (Tesla) Cm A.m

Unidade de uso frequente : gauss (G) ; 1 G = 10-4 T

Fora exercida por um campo magntico


FB

v v

FB

v
FB FB

v
FB

FB = q v B FB = | q | v B sen = | q | vB

FB = | q | v B sen

Movimento de uma partcula carregada em um campo magntico


Filtro de velocidades/Campos cruzados
B
E

qv B

qE

F = qE + q v B

Uma partcula de carga q > 0 entra numa regio do espao entre as placas de um capacitor onde existem um campo eltrico e um campo magntico perpendicular . A fora total sobre a partcula ( fora de Lorentz) :

Se a carga da partcula negativa, as foras eltrica e magntica so invertidas. As duas foras se equilibram (e, portanto, a partcula no sofre desvio) se qE = qvB , ou:

E v= B

(filtro de velocidades)

Efeito Hall
Um condutor achatado conduz uma corrente na direo x e um campo magntico aplicado na direo y. A corrente pode ser devida tanto a portadores positivos movendo-se para direita como portadores negativos movendo-se para a esquerda. Medindo-se a ddp de Hall (VH) entre os pontos a e c, pode-se determinar o sinal e a densidade volumtrica (n) dos portadores.
l

i
vd

FB

B
FB vd

FB = qv d B = qE H E H = v d B EH J i vd = = = B nq nqA iB iB iB n= = = E H qA E H qdl VH ql

A= dl , onde l a espessura do condutor.

Exemplo 1
Por uma placa de prata com espessura de 1mm passa uma corrente de 2,5 A em uma regio na qual existe campo magntico uniforme de mdulo 1,25 T perpendicular placa. A tenso Hall medida como 0,334 V. Calcule: a) a densidade de portadores; b) compare a resposta anterior com a densidade de portadores na prata, que possui uma massa especfica =10,5 g/cm3 e massa molar M = 107,9 g/mol. Soluo:
a) n =

iB (2,5A)(1,25T ) 28 3 = = 5 , 85 10 eltrons/m qVH l (1,6 10 19 C)(3,34 10 7 V)(0,001m)

23 NA 6 , 02 10 tomos/mol 3 n = = ( 10 , 5 g/cm ) = 5,86 10 28 tomos/m 3 b) a M 107 g/mol

Esses resultados indicam que o nmero de portadores de carga na prata muito prximo de um por tomo.

Movimento de uma partcula carregada em um campo magntico


B
FB FB FB

Como FB v v = constante MCU

O perodo do movimento circular o tempo que a partcula leva para se deslocar uma vez ao longo do permetro do crculo:

v2 FB = ma c qvB = m r

mv ou r = qB

2 r 2 mv 2 m T= = = v v qB qB
A frequncia do movimento circular, chamada de frequncia de cclotron, o inverso do perodo:
eltrons num campo magntico

1 qB f = = T 2 m

qB = 2 f = m

Movimento de uma partcula carregada em um campo magntico


B

Suponha, agora, que uma partcula carregada entra em um campo magntico com uma velocidade que no perpendicular a B . No existe componente de fora na direo paralela a B , e, portanto, a componente da velocidade nesta direo permanece constante. A fora magntica sobre a partcula perpendicular a B , ento a variao no movimento da partcula devida a essa fora a mesma discutida antes. Resulta que a trajetria da partcula helicoidal, como mostrada na figura.

Movimento de uma partcula carregada em um campo magntico


Garrafa Magntica:
Quando uma partcula carregada se move em espiral em um campo magntico no uniforme, que forte em ambas as extremidades e fraco no meio, ela fica aprisionada e se desloca para frente e para trs em uma trajetria espiral em torno das linhas de campo. Desta maneira, eltrons e prtons ficam aprisionados pelo campo magntico terrestre no-uniforme, formando os cintures de radiao de Van Allen.

Espectrmetro de massa
A figura mostra o esboo de um espectrmetro de massa, que serve para medir a massa de um on. Este, de massa m e carga q, produzido na fonte S e acelerado pelo campo eltrico devido a uma diferena de potencial V. O on entra em uma cmara separadora na qual existe um campo B uniforme e perpendicular trajetria do on. Suponha: B = 80T, V = 1000V e que os ons de carga q = 1,6 x 10-19C atinjam a placa fotogrfica, na cmara, em x = 1,625m. Qual a massa m dos ons? U a = K b qV = mv 2 qvB = r x = 2r = 1 2 2qV mv v = (1) 2 m mv m 2qV 1 2mV r= = = qB qB m B q

B
r
_ + V +q b a S

2 2mV B q

x
B 2 qx 2 (0,080T )(1,6 x10 19 C )(1,625m ) 2 m= = = 3,38 x10 25 kg . 8V 8(1000V ) 1u = 1,66 x10 27 kg m = 203,9u

Fora magntica sobre um fio com corrente


d

dF = dq v B = i dt

dl B d F = i dl B dt

A fora infinitesimal pode ser escrita como:


i

dq

v d

dF = i dl B sin
onde o ngulo entre a direo do segmento do fio ( direo da corrente) e a direo do campo magntico. A fora sobre o fio :

F=

Para fios finitos e B uniforme devemos ter: F = i L B

fio

dF =

fio

idl B

Exemplo 2
Um fio curvo na forma de uma espira semicircular de raio R est em repouso no plano xy. Por ele passa uma corrente i de um ponto a at um ponto b, como mostra figura. Existe um campo magntico uniforme B= Bk , perpendicular ao plano da espira. Encontre a fora que atua sobre a parte do fio na forma de espira semicircular. dF = idl B dl = dl sen i+ dl cos j ; dl = Rd dF = i ( dl sen + dl cos j ) Bk dF = iRB sen d j + iRB cos d i F = dF = iRBi cos d + iRB j sen d 0 0 F = iRB(0)i+ iRB( 2) j = 2iRB j

y
i

a B z
y

id

dF

R b

x a

B
z

Torque em espira com corrente


Uma espira transportando uma corrente em um campo magntico uniforme sofre a ao de um torque que tende a gir-la. As figuras abaixo mostram as foras exercidas por um campo magntico uniforme sobre uma espira retangular cujo vetor faz um ngulo como vetor unitrio n induo magntica B . A fora lquida sobre a espira nula. As foras F1 e F3 formam um binrio, de tal modo que o torque o mesmo em torno de qualquer ponto . Temos:

F2 = F4

(e tm mesma linha de ao) Torque em relao ao ponto O:

F1 = F3 = ibB
F1

F4

F1

B
F2

A= ab = NiABsen ( N voltas)

a = 2 F1 sen = iaBbsen 2

i
F3

F3

= B = NiAn
: vetor momento de dipolo magntico da espira

Energia potencial de um dipolo magntico em um campo magntico


Quando um dipolo magntico gira de um ngulo d a partir de uma dada orientao num campo magntico, um trabalho dW realizado sobre o dipolo pelo campo magntico:

dW = d = B sen d dU = dW = + B sen d U = B cos + U 0 = 90 0 U 0 = 0

U = B cos = B

Em um enrolamento quadrado de 12 voltas, de lado igual a 40cm, passa uma corrente de 3A. Ele repousa no plano xy na presena . de um campo magntico uniforme B = 0,3T i + 0,4T k Encontre: a) O momento dipolo magntico do enrolamento; b) O torque exercido sobre o enrolamento; c) A energia potencial do enrolamento. Soluo:
= (12)( 3A)(0,40m 2 )k = 5,76A.m 2k a) = NiA k 2 ) = 1,73N.m + 0,4T k ) (0,3T i j b) = B = (5,76A.m k ).( 0,3Ti + 0,4Tk ) = 2,30J c) U = . B = (5,76A.m 2 k

Exemplo 3

Efeito Hall quntico


O efeito Hall quntico (Prmio Nobel de 1985) observado em estruturas semicondutoras especiais, geralmente com altos valores de mobilidade e a baixas temperaturas. No efeito Hall clssico a variao da tenso Hall ( VH ) com o campo magntico linear, enquanto que no quntico esta variao resulta numa srie de patamares como ilustra a figura abaixo. Na teoria do efeito Hall quntico, a resistncia RH definida como:

VH RK RH = = ; n= 1,2,3,... i n
RK = 25.812,807 (Constante de von Klitzing)

Lista de exerccios do Captulo 28

Os exerccios sobre Campo Magntico esto na pgina da disciplina :


(http://www.ifi.unicamp.br).

Consultar: Graduao Disciplinas F 328 Fsica Bsica III

También podría gustarte