Está en la página 1de 2

Informao Atualidades

Cura da Aids: Mais prximos de uma gerao livre da doena?


com leucemia que recebeu transplante de um doador geneticamente resistente infeco. O beb nascido na zona rural do Estado de Mississipi, nos Estados Unidos, recebeu doses macias de antirretroviral apenas 30 horas aps o nascimento, procedimento que usualmente feito e em dosagens menores somente a partir dos quatro meses. A me, segundo a equipe mdica, portadora do vrus e no tomou medicao antirretroviral ou teve cuidados prnatais que poderiam ter impedido o contgio. A criana (uma menina) continuou recebendo o tratamento at os 18 meses de vida, quando a famlia no foi mais ao hospital e a medicao foi suspensa. Cinco meses depois, ao realizar novos testes com amostras de sangue, os mdicos constataram que a menina, hoje com dois anos e meio, no apresentava mais sinais da doena. Eles anunciaram o resultado no dia 3 de maro. Seis laboratrios confirmaram os testes. Mesmo assim, a comunidade cientfica v o caso com cautela, pois o trabalho no foi publicado e nem analisado por fontes independentes. preciso ainda esperar para ver se novos testes confirmaro a inexistncia de focos de infeco na menina. Os remdios, administrados de forma precoce, teriam evitado que o vrus se alojasse em reservatrios de clulas dormentes, que fazem com que a doena retorne com a interrupo do tratamento com antirretrovirais.

O diretor do programa das Naes Unidas de combate aids, Michel Sidib, apresenta relatrio sobre a situaco da doena no mundo O anncio de que uma criana havia sido curada do vrus do HIV foi comemorado como um avano no tratamento de recm-nascidos infectados com a doena. A cura definitiva da Aids, porm, ainda deve demorar a ser descoberta. Se os resultados forem confirmados, ser o primeiro caso de cura funcional (quando o paciente apresenta remisso da doena aps a suspenso dos medicamentos) de uma criana. Ser ainda o segundo caso de cura da Aids documentado no mundo. O primeiro foi o de Timothy Ray Brown, um homem

Informao Atualidades
Adultos Cientistas devem testar o mesmo tratamento em outras crianas para ver se funciona ou se foi apenas um caso isolado. Se der certo, o mtodo poder ser adotado mundialmente. Mas no h, segundo especialistas, indcios que apontem a mesma eficcia em adultos. Os remdios s deram certo porque foram administrados muito cedo e em grande quantidade. No caso de adultos, eles descobrem que so portadores tempos aps a infeco, quando o vrus j se instaurou no organismo. O resultado tambm enfatiza, para a comunidade mdica, a importncia de pesquisas no campo do diagnstico precoce. Dados mais recentes da ONU apontam que existiam 330 mil bebs infectados em 2011. Outras trs milhes de crianas com idades inferiores aos 15 anos vivem com o vrus da Aids em todo o mundo. Ao todo, 34 milhes de pessoas convivem com o vrus no planeta, dos quais apenas metade foi diagnosticada, de acordo com a ONU. Mais de 25 milhes morreram em decorrncia da molstia nas ltimas trs dcadas, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS). No Brasil, o ltimo levantamento do Ministrio da Sade aponta 34,2 mil casos em 2010. Cura Aids (sigla em ingls para Sndrome da Imunodeficincia Adquirida) o estgio final da doena causada pelo vrus HIV. Ela ataca o sistema imunolgico, deixando o paciente vulnervel a outras doenas infecciosas e cnceres.
2

O vrus transmitido atravs do contato sexual, sangue (transfuso ou uso compartilhado de seringas) e, da me para o filho, na gravidez ou durante a amamentao. A partir dos anos 1990, a Aids se tornou uma doena tratvel com medicamentos. Hoje no existe uma cura, mas h vrios tipos de tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida de pacientes que desenvolvem os sintomas. A terapia antirretroviral melhor tratamento nos ltimos 12 anos fornece um coquetel de drogas que impede que o vrus se espalhe no corpo e ajuda o sistema imunolgico a se recuperar da infeco. Pesquisas recentes, por outro lado, deixaram os cientistas mais otimistas com uma cura. Uma das abordagens envolvem drogas experimentais contra o cncer que enfraquecem o vrus HIV no interior da clula, tornando-o suscetvel a ser combatido com uma vacina (que ainda no existe). Outro caminho foi aberto pelo anncio da cura de Timothy Brown, em 2007, graas a uma mutao rara que torna o organismo imune ao vrus. Brown teve o sistema imunolgico comprometido em um tratamento contra a leucemia e recebeu um transplante de clulastronco de um paciente que apresentava a mutao gentica. Os estudos nessa rea objetivam encontrar uma forma de produzir artificialmente essa mutao em pacientes soropositivos.

También podría gustarte