Está en la página 1de 27

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

Exerccios sobre Figuras Planas


01... Determinar a medida do ngulo central e a medida do ngulo interno de um pentgono regular inscrito. 02... Dois hexgonos regulares esto inscritos em circunferncias de raios 14 cm e 21 cm. Se o permetro do hexgono inscrito na menor delas 84 cm. Determinar o permetro do outro hexgono. 03... Determine a medida do ngulo central e a medida do ngulo interno de cada um dos seguintes polgonos regulares inscritos: a) b) c) d) e) f) g) tringulo equiltero quadrado hexgono regular octgono regular Enegono regular Decgono regular Icosgono regular

04... O permetro de um polgono regular inscrito numa circunferncia cujo raio mede x 60 cm. Sabe-se que outro polgono regular com o mesmo nmero de lados est inscrito numa circunferncia de raio 25 cm e tem 150 cm de permetro. Quanto mede o comprimento x do raio da primeira circunferncia? 05... Os permetros de dois polgonos regulares com o mesmo nmero de lados medem 48 cm e 60 cm, respectivamente. Quanto mede o aptema do segundo se 4 3 cm o aptema do primeiro mede? 06... Os permetros de dois polgonos regulares com o mesmo nmero de lados so, respectivamente, 28,28 cm e 39,592 cm. Quanto mede o raio e o aptema do primeiro se o raio e o aptema do segundo medem, respectivamente, 7 cm e 3,5 cm? 07... Um quadrado est inscrito numa circunferncia de raio 24 cm. Nessas condies, determine: a) b) c) d) a a o a medida do lado do quadrado: medida do aptema do quadrado: permetro (P) do quadrado: rea (S) do quadrado:

08... Determine a medida do lado e a medida do aptema de um hexgono regular inscrito numa circunferncia de raio 30 cm.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

09... Um tringulo equiltero est inscrito numa circunferncia de raio 603 . Determine: a) a medida do lado do tringulo b) a medida do aptema do tringulo 10... Uma circunferncia tem 40 cm de raio. Nessas condies, determine a medida do lado e do aptema de cada um dos seguintes polgonos regulares inscritos nessa circunferncia: a) quadrado b) hexgono regular c) tringulo equiltero 11... Um quadrado cujo lado mede 16 cm est inscrito numa circunferncia. Determine o comprimento r do raio dessa circunferncia. 12... Sabendo que o aptema de um tringulo equiltero incrito em uma circunferncia de raio r mede 15 cm, determine: a) o comprimento do raio b) a medida do lado do tringulo, fazendo 3 1,73

13... O aptema de um hexgono regular inscrito numa circunferncia mede 153 . a) Qual a medida do raio dessa circunferncia? b) Qual a medida do aptema de um tringulo equiltero inscrito nessa circunferncia? 14... Determinar o comprimento de uma circunferncia que tem 9 cm de raio. 15... Qual o comprimento r do raio de uma circunferncia que tem 18.84 cm de comprimento? 16... Qual o comprimento x de um arco de 60 numa circunferncia que tem cm de raio?

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

17... Todo domingo Carla passeia pelo parque com sua bicicleta.

Com base nesse dado, responda: a) Sabendo que 1 polegada equivale, aproximadamente, a 2,54 cm, quantos centmetros tem uma volta da roda da bicicleta de Carla? b) No ltimo domingo. Carla andou 4 km com sua bicicleta. Quantas voltas deram cada roda? c) De casa ao clube, ida e volta, cada roda d 2000 voltas. A que distncia da casa de Carla fica o clube? 18... Calcule o comprimento da circunferncia quando: a) o raio mede 7 cm b) o raio mede 2,5 cm c) o dimetro mede 3 cm 19... O comprimento de uma circunferncia de 31, 40 cm. Quanto mede o seu raio? 20... O pneu de um veculo, com 80 cm de dimetro, ao dar uma volta completa percorre, aproximadamente, uma distncia de quantos metros? 21... Um ciclista de uma prova de resistncia deve percorrer 500 km sobre uma pista circular de raio 200m. Qual o nmero aproximado de voltas que ele deve percorrer? 22... Calcule a rea de um crculo cujo raio mede 8 cm. 23... Calcule a rea de um crculo cujo dimetro mede 20 cm. 24... Em um restaurante, uma famlia pediu uma pizza grande, de 43cm de dimetro, e outra famlia pediu duas mdias, de 30 cm de dimetro. Qual famlia comeu mais pizza?

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

25... A rea de um crculo de 10p cm. Quanto mede a sua circunferncia? 26... Qual o comprimento da circunferncia de raio igual a: a) b) c) d) r r r r = = = = 5 cm 3,5 cm 3k cm a/2 cm

27... Uma roda gigante tem 8 metros de raio. Quanto percorrer uma pessoa na roda gigante em 6 voltas? 28... Calcular o raio de uma roda gigante que em 6 voltas percorre uma distncia de 66 metros. 29... Calcular a rea dos crculos conhecendo-se o raio ou o dimetro de cada um. a) R = 3cm b) D = 9cm c) R = 3 2 cm 30... Calcular a rea da regio limitada por duas circunferncias concntricas, uma com raio 10 cm e a outra com raio 6 cm. 31... Se os permetros de dois crculos so proporcionais razo 2:3, qual a razo entre as reas desses crculos? 32... Qual a rea do crculo circunscrito em um tringulo equiltero cujo lado mede 18 cm?

33... Um jardim de formato circular com 6 metros de raio tem a metade de sua rea removida para reduzir as despesas. Para isto foi cortada uma borda de largura uniforme em toda a sua volta. Qual a largura desta borda?

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

34... Um tringulo equiltero de permetro igual a 18 cm est inscrito em uma circunferncia. Calcular a rea da regio externa ao tringulo que est dentro da circunferncia.

35... Considere um hexgono regular cuja rea 48R[3]cm. Calcular a razo entre as reas dos crculos inscrito e circunscrito.

Calcular a razo entre 36... Dado um hexgono regular com rea 48k 3 cm .. as reas dos crculos inscrito e circunscrito. 37... As diagonais de um losango medem 18 cm e 24 cm. Qual a rea do crculo inscrito neste losango? 38... Na figura ao lado, calcular a rea e o permetro do setor circular se o raio da circunferncia mede 12cm e o arco 60 graus.

39... Dada uma circunferncia cujo raio mede 6 cm, calcular: (a) A rea do setor circular cujo arco A subjacente mede 120 graus e (b) A rea do segmento circular cujo arco A mede 120 graus.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

40... Seja um tringulo equiltero cujo lado mede 2a. Ao traar arcos de circunferncias de raio a, centrados nos trs vrtices do tringulo, obtemos a regio colorida como a da figura ao lado. Calcular a rea desta regio.

41... Sobre cada cateto de um tringulo retngulo traamos uma semicircunferncia de acordo com a figura ao lado. Mostre que a soma das reas das lnulas (pintadas de azul e verde) igual a rea do tringulo.

42... Semicircunferncias so traados sobre os lados de um quadrado cujo lado mede 10 cm. Calcular a rea das quatro ptalas pintadas na figura ao lado.

43... Semicircunferncias so traados sobre dois lados de um quadrado cujo lado mede 6 cm. Calcular a rea da regio pintada na figura ao lado.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

44... Dois crculos cujos raios medem 4 cm e 12 cm, esto lado a lado, como mostra a figura. Qual a medida da menor correia de couro que contorna os dois crculos?

45... Duas circunferncias de centros O e O' tm raios medindo 3 cm e 2 cm, respectivamente, e a medida m(OO')=13 cm. Se a reta t uma tangente comum s duas circunferncias nos pontos A e B, calcular a medida do segmento AB.

46... Calcular a rea da regio colorida, sabendo-se que cada semicrculo possui o dimetro igual ao raio do crculo imediatamente maior.

47... Dado um quadrado de permetro 4L, obter: (a) O raio da circunferncia inscrita neste quadrado. e (b) O raio da circunferncia circunscrita ao quadrado.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

48... O dimetro de urna circunferncia de 70cm e usando p = 3,14, determine: a) b) c) O raio da circunferncia O comprimento A rea

49... Uma moeda tem 3 cm de dimetro. Ao rolar sobre uma superfcie plana, a moeda deu 38 voltas. Em linha reta, quantos centmetros a moeda percorreu? Use p = 3,14 50... Duas pessoas partem do mesmo ponto A, conforme a figura. Uma delas percorre o contorno do quadrado e a outra percorre o contorno da circunferncia, voltando ambas para o ponto A. Qual delas vai percorrer uma distncia maior? Use p = 3,14

51... Na figura, o tringulo ABC est inscrito numa circunferencia de centro "O". Sabendo que AB = 4cm e AC = 25 , determine a medida do comprimento da circunferncia.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

52... A figura mostra o trajeto percorrido por um ciclista para ir do ponto A ao ponto D. Sabendo que AB=BC=CD=9km, determine quantos quilmetros esse ciclista percorreu ao realizar o trajeto.

53... Qual o comprimento "x" de um arco de 120 em uma circunferncia que tem 60cm de raio?

54... Uma pessoa sai do ponto A e chega no ponto B, seguindo o arco AB indicado na figura. Usando K=3, quantos metros essa pessoa percorre fazendo esse percurso?

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


55... Qual a medida dos ngulos indicados?

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

10

56... Qual a medida dos ngulos indicados?

57... Qual a medida dos ngulos indicados?

58... Qual a medida dos ngulos indicados?

59... Qual a medida dos ngulos indicados?

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

11

60... Considere as retas paralelas m e n (em smbolos: m//n). Calcule o valor de x e a medida de cada ngulo assinalado.

61... Considerando r // s. Determine as medidas dos ngulos representados pelas incgnitas x e y.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

12

62... (Mack - SP) Na figura, se MN//AC. ento a medida do ngulo alfa igual a:

63... (Fuvest - SP) As retas t e s so paralelas. A medida do ngulo x. em graus, :

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

13

64... (FGV - SP) Considere as retas r, s, t, u, todas num mesmo plano, com r//u.

Sendo assim, o valor de (2x + 3y) igual a: 65 (UNESP) Considere 3 retas coplanares paralelas r, s e t, cortadas por 2 outras retas, conforme a figura:

Determine x e y. 66... (MACK) Na figura, AB paralelo a CD O valor de x (a) (b) (c) (d) (e) 30 45 50 65 75

67... (FUVES) As retas t e s so paralelas. A medida do ngulo X (a) (b) (c) (d) (e) 30 40 50 60 70

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

14

68... O nmero de diagonais de um hexgono, : a) b) c) d) e) a 10 11 12 13

69... Qual o polgono que tem o nmero de lados igual ao nmero de diagonais? 70... (PUC-PR) A soma dos ngulos internos de um hexgono regular : a) 1080 b) 540 c) 360 d) 180 e) 720 71... Cada ngulo interno de um decgono regular mede: a) b) c) d) e) 230 130 144 28 150

72... Qual o polgono regular cujo ngulo interno o triplo do externo? a) b) c) d) e) Dodecgono Pentgono Octgono Heptgono Hexgono

73... (PUC-SP) O ngulo interno de um polgono de 170 diagonais : a) 80 b) 170 c) 162 d) 135 e) 81 74... (UNICAMP) O polgono convexo cuja soma dos ngulos internos mede 1440 tem exatamente: a) b) c) d) e) 15 20 25 30 35 diagonais diagonais diagonais diagonais diagonais

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

15

75... (UNIFEI-MG) Achar dois polgonos regulares cuja razo entre os ngulos internos 3/5 e a razo entre o nmero de lados 1/3. 76... (PUC-SP) Qual o polgono regular em que o nmero de diagonais o dobro do nmero de lados? a) b) c) d) e) Dodecgono Pentgono Octgono Heptgono Hexgono

77... (FAAP-SP) A medida mais prxima de cada ngulo externo do heptgono regular da moeda de RS 0,25 : a) b) c) d) e) 60 45 36 83 51c

78... (MACK-SP) Os ngulos externos de um polgono regular medem 20. Ento o nmero de diagonais desse polgono : a) b) c) d) e) 90 104 119 135 152

79... A soma das medidas dos ngulos internos de um polgono regular 2160. O nmero de diagonais desse polgono que no passam pelo centro : a) b) c) d) e) 40 50 60 70 80

80... Qual o nmero de diagonais de um polgono convexo, em que a soma das medidas dos ngulos internos o quntuplo da soma das medidas dos ngulos externos?

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

16

81... (Fuvest-SP) Dois ngulos internos de um polgono convexo medem 130 cada um e os demais ngulos medem 128 cada um. O nmero de lados do polgono : a) b) c) d) e) 6 7 13 16 17

82... (ITA-SP) De dois polgonos convexos, um tem a mais que o outro 6 lados e 39 diagonais. Ento, a soma total dos nmeros de vrtices e de diagonais dos dois polgonos igual a: a) b) c) d) e) 63 65 66 70 77

83... (ITA-SP) Considere as afirmaes sobre polgonos convexos: I - Existe apenas um polgono cujo nmero de diagonais coincide com o nmero de lados. II - No existe polgono cujo nmero de diagonais seja o qudruplo do nmero de lados. III - Se a razo entre o nmero de diagonais e o de lados de um polgono um nmero natural, ento o nmero de lados do polgono mpar. a) b) c) d) e) todas as afirmaes so verdadeiras apenas I e II so verdadeiras apenas I verdadeira apenas III verdadeira apenas II e III so verdadeiras

84... Um polgono regular possui a partir de cada um de seus vrtices tantas diagonais quantas so as diagonais de um hexgono. Cada ngulo interno desse polgono mede, em graus? 85... (PUC-SP) A soma das medidas dos ngulos A + B + C + D + E :

MATEMTICA REVISO Figuras Planas

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

17

Respostas
Resposta do Exerccio 01

Resposta do Exerccio 02

Resposta do Exerccio 03

Resposta do Exerccio 04

Resposta do Exerccio 05

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 06

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

18

Resposta do Exerccio 07

Resposta do Exerccio 08

Resposta do Exerccio 09

Resposta do Exerccio 10

Resposta do Exerccio 11

Resposta do Exerccio 12

Resposta do Exerccio 13

Resposta do Exerccio 14

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 15

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

19

Resposta do Exerccio 16

Resposta do Exerccio 17

Resposta do Exerccio 18
a)

C = 2 p r
C = 2 . 3,14 . 7 C = 43, 96 cm

b)

c)

Resposta do Exerccio 19

Resposta do Exerccio 20

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 21

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

20

Resposta do Exerccio 22
A =p r
2

A = 3,14 . 8 A = 200,96 cm

Resposta do Exerccio 23

Resposta do Exerccio 24

Resposta do Exerccio 25

Resposta do Exerccio 26
a) b) c) d) raio raio raio raio = 5 cm, comprimento = 7/2 cm, comprimento = 3k cm, comprimento = a/2 cm, comprimento = 10p cm = 7p cm = 6kp cm = ap cm

Resposta do Exerccio 27 96p metros Resposta do Exerccio 28 5,5 p metros

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 29

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

21

Resposta do Exerccio 30
rea = p (R 2 - r 2 ) = p (100 - 36) = 64p cm 2

Resposta do Exerccio 31 A razo 4:9 Resposta do Exerccio 32


Na figura ao lado, seja a o aptema, r o raio e h a altura do tringulo ento, h = a + r. 18 = h + 9 h=R[324-81]=R[243]=9 R[3] Por outro lado, r=9+(h-r)=81+h-2hr+r 81+243-29 R[3]r=0 r=18/R[3] rea do crculo = pr=108 p cm

Resposta do Exerccio 33
Largura 6 32 metros

Resposta do Exerccio 34
A rea da regio a rea do crculo menos a rea do tringulo (regio rosa). Se a o aptema, r o raio e h a altura do tringulo, ento h=a+r. Assim: 6=h+3
h = 36 - 9 = 27 = 3 3 r 2 = 32 + ( h - r ) 2 9 + 27 - 2.3. 3.r = 0 6 r = R 3 rea do Crculo = p .r 2 = 12p cm 2 3 3 h = 6. = 9 3 cm 2 2 2 rea do Crculo - rea do Tringulo = (12 p - 9 3 ) cm 2 rea do Tringulo = 6.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 35

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

22

O crculo inscrito ao hexgono tem raio igual ao seu aptema (a). O crculo circunscrito ao hexgono tem raio igual ao seu raio (r). Sejam A1 e A2 as reas dos crculos inscrito e circunscrito respectivamente, a razo entre estas reas dada por: A1/A2=pi a/pi r=a/r. A rea do hexgono dada por: A=3aL=48 R[3] Assim o aptema dado por a=48R[3]/3L. Mas o aptema do hexgono a altura do tringulo equiltero, deste modo, a=LR[3]=48R[3]/3L=LR[3] L=(2/3)48 L=4 R[2] cm No hexgono regular L=r. Logo, a razo entre as reas : A1/A2=a/r=((1/2).r.R[3]/r)=(R[3]/2)=3/4

Resposta do Exerccio 36 A razo entre as reas = 3/4. Resposta do Exerccio 37 rea = 11,84 p cm Resposta do Exerccio 38
Seja A a rea e P o permetro do setor circular, ento A=m(AB)pir/360=60pi12/360=24 pi cm P=m(AB)2pir/360+2r=602pi12/360+24=(4pi+24)cm

Resposta do Exerccio 39
(a) A rea do setor circular dado por rea do setor=m(A)pir/360=120pi6/360=12pi cm (b) A rea do segmento dada pela rea do setor menos a rea do tringulo rea do tringulo=6 R[3] 3/2=9 R[3] cm rea do segmento=(12 pi - 9 R[3]) cm

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 40

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

23

A rea desejada a rea do tringulo menos a soma das reas dos trs setores circulares. Se 2a a medida do lado do tringulo, ento; rea do tringulo=(2a)R[3]/4=aR[3] u.a. rea do setor circular=60.pi.(a)/360=pi.a/6 u.a. rea desejada=aR[3] - 3.pi.a/6=a(R[3] - pi/2) u.a.

Resposta do Exerccio 41
Sejam a e b os catetos e c a hipotenusa do tringulo. Sejam Sa, Sb e Sc os semicrculos de raios a/2, b/2 e c/2 respectivamente e seja T o tringulo. Soma das reas brancas=rea(Sc)-rea(T) reas das lnulas=rea(Sa)+rea(Sb)-Soma das reas brancas. reas das lnulas=rea(Sa)+rea(Sb)-rea(Sc)+rea(T) rea(Sc)=pi.(c/2)/2=pi(a+b)/8 rea(T)=a.b/2 Soma das reas brancas=pi(a+b)/8-a.b/2 rea(Sa)=pi(a/2)/2=pi.a/8 rea(Sb)=pi(b/2)/2=pi.b/8 reas das lnulas = pi(a+b)/8-(pi(a+b)/8-a.b/2)=a.b/2 A soma das reas das lnulas igual rea do tringulo.

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 42

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

24

A soma das reas dos quatro semicrculos a rea do quadrado mais a rea das quatro ptalas, ento a rea desejada a diferena entre a soma das reas dos quatro semicrculos e a rea do quadrado. rea semicrculo=(1/2)pi(10/2)=12,5.pi cm rea quadrado=(10)=100 cm A rea desejada a rea do semicrculo menos a rea quadrado, assim rea desejada=(4(12,5 pi)-100=(50pi-100) cm

Resposta do Exerccio 43 rea = 27 - 4,5 pi cm2 Resposta do Exerccio 44


Devemos obter a medida do segmento AB e as medidas dos ngulos BED e ADE. Dessa forma: DE=12+4=16cm e CE=12-4=8cm. Como m(AB)=m(DC) e o tringulo retngulo DCE tem ngulo reto em C, temos que: (DC)=(DE)-(CE) m(OC)=R[256-64]=8 R[3] ngulo(BO'O)=arccos(8/16)=arccos(1/2)=60o ngulo(BO'O)+ngulo(AOO')=180o ngulo(AOO')=180o-60o=120o medida da correia=m(EA)+AB+m(BF) m(EA)=pi(4)-m(AG)=pi.16-120pi.4/360=8pi-8/3.pi 16/3 pi m(BF)=pi.12-m(BF)=pi.144-60pi.12/360=72pi-24pi=48 pi Medida da correia=2(16pi/3+8R[3]+48pi)=(128pi+16R[3])cm

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 45

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

25

Seja a reta que passa por CO' paralela a reta tangente t. O tringulo OO'C retngulo, pois o raio da circunferncia perpendicular a reta tangente t no ponto de tangncia. Pelo teorema de Pitgoras, temos (CO') = (OO') - (OC) (CO') = (13) - 5 = 144 CO' = 12 Como CO'e AB so congruentes, ento AB=12 cm.

Resposta do Exerccio 46
rea = pi r/4 unidades quadradas

Resposta do Exerccio 47
(a) O lado do quadado mede L e o raio da circunferncia inscrita a metade do lado, isto r=L/2. (b) O raio da circunferncia circunscrita a metade da diagonal do quadrado de lado L; r=2(L/2)=L/2 r=L R[2]/2

Resposta do Exerccio 48

Resposta do Exerccio 49

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 50

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

26

Resposta do Exerccio 51

Resposta do Exerccio 52

Resposta do Exerccio 53

MATEMTICA REVISO Figuras Planas


Resposta do Exerccio 54

WWW.SABERTOTAL.COM
EURIPEDESBORGES@NETSITE.COM.BR

27

66

67

También podría gustarte