Está en la página 1de 3

Discutindo Teosofia na Internet No passado ms de Dezembro, o teosofista holands Jan Kind editor da revista Theosophy Forward e responsvel pelo

o site com o mesmo nome escreveu um editorial bastante interessante sobre a problemtica da discusso de Teosofia nas comunidades da internet.

Jan Kind

O Lua em Escorpio pediu a devida autorizao para a traduo desse texto, que foi amavelmente concedida, e agradece desde j ao editor da Theosophy Forward. Segue-se o editorial escrito por Jan Kind. Parece-me que algumas redes sociais sobre Teosofia esto a experienciar uma crise de identidade. Nunca devemos generalizar, existem naturalmente excees, mas alguns moderadores esto claramente se colocando numa posio de autoproclamada superioridade e tambm se tm tornado progressivamente intolerantes com aqueles que tm perspetivas diferentes das deles. Os participantes so banidos, ridicularizados ou mesmo demonizados se as suas perspetivas no estiverem em consonncia com as dos moderadores. Onde para a liberdade de pensamento, a Teosofia e os seus princpios? No certamente minha inteno contribuir tambm para a aparente confuso, acrescentando ainda mais uma perspetiva pessoal. O que se tem contudo tornado evidente, que alguns, ao mesmo tempo que designam os seus sites de teosficos ou usam a palavra Teosofia, efetivamente aboliram H.P. Blavatsky. Segundo eles, ela, com toda a sua produo literria, entendeu tudo errado, e pior do que tudo, pode ter sido, no fim de contas, uma fraude. O que ns chamamos hoje de Teosofia precisa de ser completamente redefinido ou reformulado e no deveria circunscrever-se exclusivamente ao relacionado com ela. -nos dito at, que quem quiser conhecer a Teosofia, deve evitar as Sociedades Teosficas de HPB, que no seu presente estado so inconsistentes, diludas, criadoras de dogmas, transformando a Teosofia numa religio.

Somos prevenidos especialmente sobre os seguidores de HPB: estes de acordo com alguns comentadores, esto obcecados, agarrando-se a crenas vagas e a fantasiosos mestres invisveis. HPB e as suas ideias no se adequam ao sculo XXI. Ela limita a criatividade e bloqueia o progresso. Os blavatskyanos so um verdadeiro perigo para a raa humana. Vocs esto avisados! Eu posso ter estado enganado, mas nunca acreditei que Helena Blavatsky fosse a mensageira suprema, mas do meu ponto de vista limitado, acho que ela chegou contudo bem perto. Portanto, afirmar que aqueles que optam por estudar exclusivamente o seu trabalho esto a se autolimitar, que so rgidos e completamente tolos, no simplesmente correto. Eu sempre achei difcil discutir os conceitos teosficos tpicos e profundos com outros, quanto mais falar sobre Teosofia atravs da internet. uma experincia to pessoal, a qual sou forado a partilhar quando estou na internet, ou talvez eu seja demasiado tmido. Isto conduz-nos a uma questo subtil. Ser que as redes sociais teosficas sobreviveram a si mesmas? Tero elas realmente uma funo? Sero capazes de fazer transmitir algo? Podero os ensinamentos teosficos ser discutidos na internet e ser possvel apreender completamente a magnitude deste fenomenal sistema de pensamento enquanto se olha para o monitor do nosso computador? Eu no tenho a resposta, mas sei que a internet oferece muita coisa, embora ao mesmo tempo tenha um nmero de limitaes e muitas vezes os dilogos na rede terminem em combates descontrolados de a favor ou contra, onde todos perdem. Talvez por essa razo, a Sociedade Teosfica na Amrica (Adyar) decidiu encerrar o seu site Ning, o que por um lado lamentvel, mas por outro lado, compreensvel. No h muito tempo, os participantes noutro site, passaram muito tempo discutindo ardentemente, as provas recm-descobertas de que Albert Einstein tinha efetivamente uma cpia d A Doutrina Secreta na sua secretria. Eu no subestimo a importncia de uma prova definitiva dessas, mas foi impressionante ver o quo excitados alguns estavam. Em vez de se falar sobre o que A Doutrina Secreta tem para oferecer ao mundo, no se passou do habitual bate-papo tpico das redes sociais e de alegadas possibilidades. Ou estarei enganado? Serei um pouco antiquado? Mas sim, eu creio que a questo crucial no deveria ser o que a Teosofia pode fazer por ns, como se fossemos capazes de consumi-la, mas o que ns podemos fazer pela Teosofia. A este respeito, eu creio que as aes, tal como o estudo profundo podem ajudar-nos. Podemos ler diferentes livros e seguir diferentes linhas de pensamento. Talvez possamos visitar vrios sites de internet e dar o nosso contributo se quisermos, mas ao fim do dia, apenas os nossos atos contam e nada mais.

Ento em vez de intimidar os outros, ou de lhes dizer o que pensar ou no, deveramos dedicar-nos em ajudar de modo humilde e incondicional este problemtico planeta. Ento pergunto, o que fizeste hoje? Aqui esto alguns sites para visitarem: http://theosophynexus.com (altamente recomendado) http://theosnet.ning.com (no concordo com os moderadores, mas de qualquer modo de leitura interessante) http://groups.yahoo.com/group/theos-talk (um site criado por Eldon Tucker, mas presentemente gerido por outra pessoa)
publicado em http://lua-em-escorpiao.blogspot.pt a 11 de maio de 2013

También podría gustarte