Está en la página 1de 2

Projeto "Jardim Zoolgico

Pblico- alvo: alunos do ensino fundamental II

Justificativa

A Escola E.E Marechal Henrique Teixeira Lott em sua metodologia tem a preocupao de contemplar questes relacionadas ao meio em que o aluno est inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relaes, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que se vive. Desde a pr-histria, animais sempre exerceram certo fascnio no ser humano. Devido a esse fascnio, os zoolgicos, atravs de uma exposio que integre fauna e ecossistemas variados, tm grande potencial podendo ser base de um programa educativo, dinmico e interativo. O meio ambiente constitui um dos temas transversais propostos nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC) e introduz nas salas de aula um tema cada vez mais atual. Para o educador, o Meio Ambiente no se restringe ao ambiente fsico e biolgico, mas inclui tambm as relaes scias, econmicos e culturais. O enriquecimento cultural, qualidade de vida e preocupao com o equilbrio ambiental.

Objetivo geral

Compreender a relao dos indivduos com o meio ambiente ao qual est

inserido, como agente modificador e transformador desta relao, a fim de desenvolver a conscincia ambiental, desenvolvida pelo conhecimento das caractersticas individuais de cada espcie, objetivando a preservao da natureza.

Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperao entre os alunos

e os professores das diversas disciplinas, entre a escola e a comunidade, para transformao humana e social, alcanando a preservao e a recuperao do ecossistema.

Objetivos especficos em Cincias da Natureza


Observar as diferentes espcies de animais que vivem neste espao; Descrever as semelhanas e diferenas observadas em cada espcie; Identificar animais domsticos e selvagens, teis, nocivos Fazer o relatrio do passeio

Objetivos especficos em Cincias Humanas

Buscar, organizar e comunicar conhecimentos como de comparao, elaborao de hipteses, suposies, levantamentos de informaes, levando a construo e o envolvimento na busca de uma melhor compreenso da diversidade dos seres vivos. Perceber a diversidade regional dos animais que ali habitam. Quais seus pases de origem, os continentes envolvidos, as condies climticas para sua sobrevivncia e a influncia do homem em seu habitat de origem. Objetivos especficos em Matemtica Observao de formas geomtricas, quantidade, tamanho, altura comprimento, largura. Anlise de grficos fazendo a relao com os ecossistemas brasileiros. Construo de tabelas sobre o desmatamento, poluio, queimadas, que tanto tem prejudicado a fauna brasileira.

Objetivos especficos em Linguagens e Cdigos Os educandos observaro e faro registros atravs de filmagens, fotos e produziro um dirio individual relatando todo o conhecimento e aprendizado adquirido no passeio. Produo textual: a influncia do meio ambiente urbano no meio ambiente selvagem. Fortalecer os laos de amizade entre os educandos;

Avaliao Ser considerado satisfatrio se os alunos conseguirem fazer a relao dos conhecimentos construdos no passeio com os processos de escrita, leitura e anlise de grficos que esto sendo trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas.

También podría gustarte