Está en la página 1de 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

1 CMARA
Processo TC n 03.462/09 Objeto: Aposentadoria Interessado(a): Walter Dionsio da Silva rgo: Paraba Previdncia

Gestor Responsvel: Hlio Carneiro Fernandes - Presidente Procurador/Patrono: No H


Aposentadoria Voluntria, com proventos proporcionais. Preenchidos os requisitos constitucionais, legais e normativos. Julgam-se legal o ato concessivo e correto os clculos dos proventos elaborados pelo rgo de origem.

ACRDO AC1 TC 1.067/2013

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos do Processo TC n 03.462/09, referente Aposentadoria Voluntria, com proventos proporcionais, do Sr. Walter Dionsio da Silva, Matrcula n 72.917-5, Administrador, lotado na Secretaria de Estado da Administrao, acordam os Conselheiros integrantes da 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, unanimidade, em sesso realizada nesta data, na conformidade do relatrio e do voto do Relator, partes integrantes do presente ato formalizador, em CONCEDER REGISTRO ao referido ato aposentatrio, tendo presentes sua legalidade, o tempo de servio comprovado e os clculos dos proventos efetuados pelo rgo de origem.

Presente ao Julgamento a Representante do Ministrio Pblico. TC Sala das Sesses da 1 Cmara - Plenrio Cons. Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa (PB), 09 de maio de 2013.

Cons. FERNANDO RODRIGUES CATO


NO EXERCCIO DA PRESIDNCIA

Cons. Subst. ANTNIO GOMES VIEIRA FILHO


RELATOR

Fui presente :

REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC n 03.462/09 RELATRIO Examina-se no presente processo a legalidade do ato do Presidente da PBPREV concedendo Aposentadoria Voluntria, com proventos proporcionais, do Sr. Walter Dionsio da Silva, Matrcula n 72.917-5, Administrador, lotado na Secretaria de Estado da Administrao.
Do exame da documentao pertinente, a Unidade Tcnica verificou que os clculos apresentados no se encontram da forma devida tendo em vista que o servidor no faz jus a Grat. Art. 197 XV da LC n 39/85, tendo em vista que o servidor no dispunha do requisito lapso temporal em 31/12/2003 para incorporar a seus proventos, a referida parcela. Considerando a contagem de seu tempo de servio, que retroage a 31/12/2003, o servidor no dispe de 06 (seis) anos percebendo a referida vantagem, pois apenas percebeu pelo perodo de maro de 1999 a dezembro de 2003, conforme ficha financeira, constante, s fls. 21/25. Devidamente notificado, o atual Presidente da PBPREV apresentou justificativa na qual alega que em virtude dos gravames causados ao aposentando com uma reduo em seus proventos, bem como por no haver ainda um posicionamento final desta Corte de Contas, resolve aguardar por uma deciso final antes de efetuar as alteraes sugeridas por este rgo Tcnico. No caso em epgrafe, no h discusso quanto concesso da aposentadoria enquadrada no art. 40, 1, inciso III, alnea b, da Constituio Federal, ao Sr. Valter Dionsio da Silva, visto que o mesmo possui todos os requisitos necessrios para adquirir o benefcio. Todavia, o rgo Instrutrio desta Colenda Corte vislumbrou irregularidade no clculo dos proventos do servidor. A partir de uma anlise detida aos autos, este Parquet verifica que, de fato, o entendimento da Auditoria corresponde a uma interpretao literal do artigo. Entretanto, no obstante esse juzo esteja amparado em dispositivo legal, considera-se indevida a reduo salarial. A priori, v-se que as gratificaes mencionadas pelo Corpo Tcnico sofreram incidncia de contribuio previdenciria, conforme atesta o contracheque de fl. 95. Assim, devem ser incorporadas ao patrimnio jurdico do inativo. Emerge da ratio decidendi do aresto do Excelso Pretrio que, se h deduo previdenciria sobre vantagens auferidas pelo servidor pblico, tais parcelas devem ser incorporadas quando da inatividade. Concernente aos seis anos necessrios para auferir a vantagem na aposentadoria, preciso uma apreciao universal acerca do caso em apreo, sobretudo luz dos princpios norteadores do ordenamento jurdico brasileiro da segurana jurdica e dignidade da pessoa humana, bem como com vistas ao carter alimentar dos proventos e boa-f do segurado. Apreciando-se os documentos coletados no lbum processual, verificase (fls. 108) que o Sr. Valter Dionsio da Silva vem recebendo a gratificao impugnada pela d. Auditoria por um perodo total de, aproximadamente, 10 (dez) anos desde a aposentadoria em 2003. Por simples bom senso, a retirada de R$ 603, 96 (seiscentos e trs reais e noventa e seis centavos) de uma quantia salarial correspondente a R$ 1.568,43 (mil quinhentos e sessenta e oito reais e quarenta e trs centavos), aps lapso temporal to grande recebendo tal valor, acarretaria uma diminuio na qualidade de vida do aposentado e de sua famlia, devido a um erro da administrao.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC n 03.462/09
A segurana jurdica existe para que a justia, finalidade maior do Direito, se concretize. Vale dizer que a segurana jurdica concede aos indivduos a garantia necessria para o desenvolvimento de suas relaes sociais, tendo, no Direito, a certeza das consequncias dos atos praticados. Embora no caso em tela exista um desrespeito ao princpio da legalidade administrativa, no pode tal defeito ferir os demais princpios, como o da segurana jurdica, proteo da confiana e proibio do excesso, dentre outros. Ex positis, com vistas a todo o exposto e aos princpios da dignidade da pessoa humana e boaf do segurado, opina o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas pela concesso do registro do ato de aposentadoria relativo ao servidor Valter Dionsio da Silva, com fundamento no artigo 40, 1, III, b, da Constituio Federal, bem como pela manuteno em seu provento do acrscimo referente gratificao Grat. 97, XV da LC n 39/85.

o relatrio.

Cons. Subst. Antnio Gomes Vieira Filho

Relator

VOTO

Considerando a satisfao dos requisitos constitucionais, nos termos do Relatrio da equipe tcnica e do Parecer oral do Ministrio Pblico Especial, voto para que a 1 Cmara do Egrgio Tribunal de Contas do Estado da Paraba julgue legal o ato concessivo e conceda-lhe o competente registro.

o voto!
Cons. Subst. Antnio Gomes Vieira Filho

Relator

También podría gustarte