Está en la página 1de 16

Philo

Artigo

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011): 08-23

MORTE E VIDA DA FILOSOFIA*


DEATH AND LIFE OF PHILOSOPHY Henrique Cludio de Lima Vaz

Resumo Pensar-Revista Eletrnica da FAJE participa das comemoraes dos 90 anos de nascimento de Henrique Cludio de Lima Vaz (19212002) republicando um antolgico texto do filsofo ouro-pretano. Morte e vida da filosofia, escrito em 1991, mistura elementos autobiogrficos e postura filosfica do homenageado. Dividido em trs partes, o texto primeiramente mostra um quadro de morte da filosofia; num segundo momento, torna evidente a vida da filosofia e sua importncia para os dias atuais; e conclui salientando um aspecto presente no modo lima-vaziano de filosofar: conjugao de tradio e contemporaneidade, especialmente na Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus no Brasil.
Palavras-chave: filosofia; tradio; contemporaneidade.

Abstract
Pensar-Electronic Journal of FAJE takes part of the celebrations for the 90th birthday of Henrique Cludio de Lima Vaz (1921-2002) and republishes an anthological text of the philosopher who was born in Ouro Preto. Death and life of philosophy was written in 1991 and mixes autobiographic elements and philosophical position of Lima Vaz. The article is divided in three parts:
____________________ * Publicado originalmente em Sntese [v. 18 n. 55 (1991): 677-691], este texto de Henrique Cludio de Lima Vaz tem ares de um testamento filosfico. Escrito para ser a lectio magistralis da I Semana Filosfica da Faculdade de Filosofia celebrada em agosto de 1991, em comemorao aos 70 anos de Lima Vaz e aos 50 anos da Faculdade de Filosofia, a leitura de parte do texto foi retomada por H. Vaz quando das comemoraes dos seus 80 anos, em agosto de 2001, a menos de um ano de sua morte, num aceno evidente ao estado de sua posio filosfica. Nesta republicao, alguns pargrafos foram divididos e o texto foi adaptado recente reforma ortogrfica (nota do editor).

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

the first one shows the death of the philosophy; the second one makes in evidence the life of the philosophy and its importance for the present days, the third and last part emphasizes an characteristic way that Lima Vaz acts his philosophy: he joins tradition and contemporaneity, specially at the Jesuit Faculty of Philosophy in Brazil. Keywords: philosophy; tradition; contemporaneity.

Morte e vida da Filosofia um ttulo provocativo para uma aula que pretende encerrar uma semana de profundas e eruditas dissertaes e discusses em torno de alguns problemas filosficos fundamentais. um ttulo que procura pr em relevo um perfil da situao da Filosofia na cultura contempornea em que ela aparece de um lado como in extremis, quase a exalar seu ltimo suspiro segundo diagnosticam alguns dos seus prprios cultores e, de outro, mostrando uma surpreendente vitalidade como atesta, por exemplo, essa Semana Filosfica que estamos encerrando. Situao paradoxal, essa, da Filosofia na cultura contempornea! Quasi moriens et ecce vivit! justamente em torno dessa situao que versar nossa aula conclusiva. Por qu? Em primeiro lugar porque estando a completar meio sculo, nossa Faculdade de Filosofia, na qual me matriculei h exatamente 48 anos, torna-se imperativo justificar as celebraes que comemoram essa data, para que elas no possam ser confundidas com um fim de velrio diante do esquife dessa Filosofia cuja morte vem sendo anunciada h, pelo menos, 150 anos. Em segundo lugar porque, em contraposio proclamada morte da Filosofia, necessrio demonstrar que ela vive pura e simplesmente porque vivida, ou seja, porque a vitalidade extraordinria do pensamento filosfico produz seus frutos em todos os campos da cultura contempornea, onde quer que se levantem aqueles problemas que s podem ser afrontados pela coragem de filosofar. Talvez uma das razes para esse anncio repetido da morte da Filosofia seja a dificuldade de encontrar o seu lugar socioepistemolgico, como hoje pedantemente se diz, em meio a essa profuso quase infinita de formas de cultura que do ao universo simblico do homem contemporneo a feio de uma densa floresta, onde as rvores se perdem na confuso inextricvel dos ramos. Onde se situar a a Filosofia, ela que, desde Plato e Aristteles, pretendeu ao ttulo de scientia rectrix, de saber arquitetnico, e da qual se poderia dizer, como de Roma entre as outras cidades nos versos clebres de Virglio, (...) inter alias caput extulit... quantum lenta solent inter viburna cupressi (Eclog. I, 2526)?

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

Na verdade, o enorme desenvolvimento do saber cientfico e a proliferao sem fim das formas de cultura se, de um lado, levaram alguns desiludidos filsofos a no encontrar mais o lugar da filosofia na floresta do conhecimento e a proclamar sua morte, de outro ofereceram as condies para que o persistente exerccio do filosofar tomasse uma conscincia cada vez mais ntida e, provavelmente, definitiva, do essencial atopismo da Filosofia, da impossibilidade de circunscrev-la a um espao metodolgico abstrato onde ela teria seu lugar assegurado ao lado de outras cincias. Com efeito, o lugar da Filosofia, como o do centro da esfera infinita de Nicolau de Cusa e de Pascal, partout et nulle part. Onde quer que, no imenso campo da cultura, brote a interrogao humana, ela brota de uma raiz filosfica. Vale dizer que a radicalizao da pergunta (literalmente, descer s razes), qualquer que ela seja, encontra um lugar possvel da Filosofia. Nesse sentido, se permitido assinalar para a Filosofia um lugar e um tempo de nascimento (convencionalmente, a Grcia no sculo VI a.C.) justamente porque a aconteceu um primeiro descer s razes, quando a interrogao sobre o ksmos partiu em busca da arch explicativa primordial, no mais recebida do mythos, mas demonstrada pelo lgos apodeiktiks, pela razo demonstrativa. caminhando luz desse sol da Filosofia que se levantou na Grcia h 2.600 anos, e deixando-nos guiar por ele que nossa aula percorrer trs estgios: 1. Significao ideo-histrica da anunciada morte da Filosofia; 2. A vida da Filosofia; 3. Tradio e contemporaneidade na vida filosfica da Faculdade de Filosofia do CES-SJ (Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus).

1. A morte da Filosofia Pelo menos desde h 150 anos, quando o solene anncio da morte da Filosofia foi proclamado pelo filsofo polons Augusto Von Cienkowski, o provvel criador do termo Historiosofia, e pelo seu contemporneo Karl Marx, esse tpico vem ocupando lugar de destaque na literatura que, paradoxalmente, continua a ser considerada filosfica. Outro filsofo polons, este, nosso contemporneo, o professor Leszek Kolakowski nos diz no seu recente Horror Metafsico1 que, no entanto, a Filosofia seguramente e felizmente pode sobreviver sua prpria morte mantendo-se ocupada em provar que de fato morreu. Tratar-se-ia, portanto, do primeiro caso de um defunto a fornecer seu prprio atestado de bito j que, aparentemente, nem ele mesmo nem os outros vivos acreditam na sua morte. Mas se aceitarmos o autoatestado do seu
1

Ver L. KOLAKOWSKI, Horror Metafsico, (tr. port.), Campinas, Papirus, 1990, p. 13.

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

10

prprio bito pela Filosofia, pelo menos daquela que, ao se declarar morta, sobrevive numa torrencial produo bibliogrfica acerca das razes e circunstncias da prpria morte, teramos de considerar esta Semana Filosfica e tantas outras pelo mundo e, mais, Colquios, Congressos, Seminrios, Faculdades que se dizem de Filosofia, uma sequncia de interminveis ritos funerrios em que a morta-viva Filosofia canta, ela mesma, a elegia do seu prprio fim. Mas esse o aspecto anedtico do tema da morte da Filosofia. Na verdade, ele , luz de uma sintomatologia da crise da nossa civilizao, muito mais grave e srio. No vamos disputar em torno de referenciais cronolgicos, mas creio que podemos dizer que h pelo menos trs sculos, desde os idos de 1700, o Ocidente mergulhou numa profunda crise de civilizao, bem diversa, na sua essncia e nos seus efeitos, de outras conhecidas pela humanidade ao longo da sua histria. Essa crise foi bem caracterizada por Henri Bergson ao dizer, numa comparao que nos lembra fenmenos de teratologia do crescimento, que o corpo da civilizao cresceu enormemente, mas a alma ficou pequena para to grande corpo; e ela reclama ento un supplment dme2. Ora, por longo tempo a Filosofia, como exerccio da Sabedoria ou forma mais elevada da inteligncia espiritual3 teve seu lugar na prpria essncia da alma da nossa civilizao. Se quisermos usar uma metfora geomtrica poderemos dizer que a Filosofia foi, por longos sculos, um dos polos da elipse que circunscrevia o espao simblico da Civilizao Ocidental, o outro sendo o Cristianismo cuja morte se tenta tambm inscrever, de todas as maneiras, no obiturio da Histria. Assim, o tema da morte da Filosofia pode ser considerado, com razo, um dos fios hermenuticos mais seguros para nos conduzir ao corao da crise de civilizao que vivemos. No nosso propsito aqui seguir passo a passo esse fio. Se, segundo a diagnose bergsoniana, nossa civilizao mostra um corpo muito grande para uma alma muito pequena, parece evidente que esse grande corpo formado, sobretudo pela enorme acumulao de meios e recursos materiais postos disposio do homem, ao passo que a pequena alma permanece obstinadamente presa razo puramente instrumental e incapaz de definir fins e valores adequados s dimenses e audcia da aventura humana nesse mundo prodigiosamente dilatado.

H. BERGSON, Les deux sources de la morale et de la Religion, ap. uvres, (d. du Centenaire), Paris, PUF, 1959, p. 1239.
3

Sobre o conceito de inteligncia espiritual ver H. C. LIMA VAZ, Antropologia Filosfica I, So Paulo, Loyola, 1991, p. 243-260.

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

11

Ora, tomar como tarefa a busca dos fins e a proposio dos valores a prpria razo de existir da Filosofia e sua morte no pode deixar de ser anunciada quando a civilizao volta as costas interrogao sobre os fins e se entrega freneticamente fruio dos meios. Acontece porm que, embora nascida e crescida num ciclo particular, o ciclo helnico-cristo da civilizao humana, a Filosofia se mostra desde o seu aparecimento como um fato universal da Razo interrogante, um factum rationis primordial, como diria Kant. Quando o pensamento filosfico, aps dois sculos, alcanou uma vigorosa e esplndida maturidade com Plato e Aristteles, o ento jovem Aristteles viu, com intuio profunda, essa unidade indissocivel entre Filosofia e Razo desde o momento em que essa assume plena conscincia de si mesma como Razo demonstrativa. O clebre dilema do Protrtico4 permanece desde ento inscrito entrada do templo da Filosofia e h que submeter-se sua lgica inflexvel para nele entrar: s filosofando se pode tentar provar que no se deve filosofar. A Filosofia , pois, imortal como a prpria Razo, desde o momento em que essa se faz interrogante e demonstrativa; pois, fazendo-se tal, ela no pode deixar de descer s razes de onde nascem as interrogaes (que Plato e Aristteles exprimiram com a atitude do thaumzein, do admirar-se) e onde se entrelaam as razes primeiras de ser e de agir. Para que a Filosofia possa morrer necessrio que a busca dessas razes deixe de ser um dos polos orientadores da inquietao humana. preciso, pois, que o homem, segundo a imagem que dele comea a predominar na nossa civilizao como eptome da crise a que acima nos referamos, deixe de ser o animal inquietum e descanse afinal na plancie sem fim dos bens que se oferecem satisfao das suas necessidades vitais imediatas, tornando-se definitivamente um animal satisfeito. A a Filosofia morreria de inanio porque no esse seu alimento substancial. A Razo teria cessado ento sua atividade interrogante e o homem-rob dominaria a terra. Mas ento no haveria ningum para anunciar a morte da Filosofia porque no se encontraria lugar, nos programas que predeterminariam o comportamento humano, onde registrar esse obscuro trespasse. 2. A vida da Filosofia Enquanto no chegarmos l e a nossa esperana a de que a humanidade nunca chegue a tal extremo a Filosofia continua a viver, pois sua vida consubstancial nossa Razo interrogante. No momento em que o homem e esse fato ficou registrado nos textos fragmentrios que nos vieram da Grcia no sculo VI a.C. foi
4

ARISTTELES, Protreptiks (Fragmenta selecta, ed. ROSS, p. 28).

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

12

buscar na prpria Razo, no apenas enquanto organizadora de smbolos, mas enquanto geradora de razes, as respostas perguntas que a mesma Razo vinha fazendo. Desde que o primeiro brilho de inteligncia luziu no olhar do homo sapiens, nasceu a Filosofia e, com ela, a Cincia. A partir da uma inquietao de tipo diferente passou a habitar o esprito humano, e essa inquietao que est na origem da Filosofia: no j apenas a inquietao em face do desconhecido, que prpria do primitivo, mas a inquietao pelo ainda no-conhecido e para cujo conhecimento a Razo se atira com prodigioso mpeto, com que levou Plato a falar de um eros filosfico e a dizer que o filsofo deve lanar-se busca da verdade com toda a alma (syn ol t psych, Rep. VII, 518 c) e Aristteles a inscrever na porta de entrada da sua Metafsica a natureza que impele todos os homens para o saber (pntes nthropoi tou eidnai orgontai physei, Met., I, 1, 980 a 18). Podemos denominar justamente essa inquietao uma inquietao metafsica, pois ela atravessa de parte a parte a physis, a natureza visvel e experimentvel e penetra at as questes ltimas que no podem ser circunscritas pelo contorno espcio-temporal da natureza. Kant reconheceu nesse lan infinito da pergunta uma necessidade incoercvel da Razo humana e assim atingiu com profundo olhar, como grande filsofo que era, a prpria fonte da vida da Filosofia. A vida da Filosofia , pois, a vida da nossa Razo interrogante formulando dentro do espao do seu operar racional as perguntas essenciais e a construindo a resposta, mas fazendo, ao mesmo tempo, a decisiva experincia intelectual de que a resposta est sempre prenhe de uma nova pergunta e de que, portanto, a inquietao sem fim recomea. Esse o ritmo de vida da Filosofia, assim como o evocou magnificamente o filsofo alemo Peter Wust na sua celebrada obra Ungewissheit und Wagnis (Incerteza e Risco, 1 ed., 1937). Em outras palavras, a Filosofia, na sua inquieta vida, no tem de se haver com o repouso do stimo dia, mas com as surpresas dos seis dias da criao. A exausto da pergunta filosfica numa resposta definitiva e final assinalaria, esta sim, o fim da Filosofia no como morte, mas como consumao, mas ao filsofo no cabe, por definio, falar sobre ele. Sendo a vida da Filosofia a vida da nossa Razo interrogante, toda a Histria da Filosofia pode ser lida como o emergir, sob cus culturais diversos e sob constelaes diversas das ideias diretrizes da civilizao, das mesmas perguntas primeiras que a Razo tem diante de si e que renascem sob nova forma naquela conjuntura ideohistrica. Perguntas germinais, das quais recebe seiva e vida a rvore da Filosofia. Para evocar alguns paradigmas clssicos do pensamento filosfico ao longo da sua histria, lembremo-nos de que Plato teve como alvo da sua pergunta fundamental a Ideia, Aristteles a
Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011) 13

Substncia, Plotino o Uno, Toms de Aquino Deus, Descartes o Cogito e Kant como que reuniu nas quatro perguntas clebres as sementes de vida da Filosofia:
o o o o que que que que posso saber? devo fazer? me permitido esperar? o homem?

De cada uma dessas perguntas kantianas outras nasceram e se entrelaaram para formar, usando uma comparao que vem de Descartes, a frondosa rvore da Filosofia contempornea. rvore cuja vida refuta, numa irretorquvel atestao de facto, os anunciadores da morte da Filosofia. Nossa Semana Filosfica foi, justamente, um desses fatos atestadores da vida da Filosofia, e se bem considerarmos seus temas fundamentais, veremos que eles podem ser organizados em torno das interrogaes kantianas na sua refrao na tradio filosfica ocidental na qual estamos situados e que , para ns, nosso concreto initium philosophandi, e na atualidade viva do pensamento filosfico, em razo da qual estamos aqui reunidos. Considerando essa relao entre as perguntas kantianas e os temas da nossa Semana estaremos, ao mesmo tempo, nos encaminhando para a terceira parte da nossa aula. A interrogao sobre o que posso saber situa-nos no terreno do tema Ontologia e Histria. Com efeito, a Ontologia, entendida como cincia que se ocupa com os conceitos supremos da nossa Razo o ser, suas propriedades e os princpios que regem o pensamento do ser e com os conceitos que ordenam a multiplicidade dos entes as categorias designa classicamente a ltima fronteira, infinitamente remota aos olhos da experincia imediata, at onde pretende alcanar a audcia do saber humano. J a Histria, ocupando-se com a temporalidade do ser humano, inscrita em eventos que tm lugar na Natureza e na Sociedade, parece desenhar um contorno aparentemente intransponvel legitimidade da nossa atividade cognoscente. Tal o dilema que Kant deixou como herana s filosofias que vm depois dele e que se exprime na oposio entre conhecer e pensar. O titnico intento hegeliano de reunir Metafsica e Histria ficou como momento inaugural e emblemtico de um dos grandes desafios tericos que a filosofia contempornea continua a ter diante de si e que procuramos reviver aqui nas nossas reflexes e discusses sobre Ontologia e Histria. O tema tica e Cultura move-se no mbito da pergunta o que devo fazer? Ainda aqui a instigao vinda de Kant, e que o Prof. Guido A. de Almeida evocou brilhantemente na sua exposio, a nos
Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011) 14

colocar face a face com o problema, hoje reformulado em contexto de extrema complexidade, que Hegel designou como passagem da Moralidade, onde reina a exigncia kantiana da universalidade da norma, e da Eticidade ou da vida tica concreta, refratada na enorme pluralidade histrica das culturas. Retomando os termos da pergunta kantiana, lcito, parece-me, caracterizar o centro das nossas preocupaes em torno do tema tica e Cultura como estando constitudo pelo imperativo de conciliar a necessidade do dever com a contingncia de um fazer solicitado pela infinita diversidade das situaes num mundo em vertiginosa acelerao histrica. O que me permitido esperar? Eis a uma pergunta que nos envolve inapelavelmente com a vexatissima qustio sobre as relaes entre Filosofia e Cristianismo. Trata-se, com efeito, na inteno kantiana, de repropor ao homem moderno aquele problema dos fins fim da Histria e fim da vida humana que dominou os espritos na Antiguidade tardia, ao tempo da primeira expanso do Cristianismo, e que, segundo M. T. Varro e Santo Agostinho (De Civitate Dei, XXI, 1) o nico objeto e o nico alvo da Filosofia. Ora, na tradio cultural do Ocidente as duas grandes palavras que se propunham acalmar a inquietude dos homens e da sociedade sobre seus verdadeiros fins foram proferidas pela Filosofia e pelo Cristianismo. Donde a fecunda e mesmo grandiosa concordia discors que nos longos sculos da cultura crist se estabeleceu entre as duas grandes mensagens espirituais que plasmaram a alma da nossa civilizao e da qual nasceram a Teologia da Histria de um lado e a Filosofia da Histria de outro, essa no sendo, pelo menos segundo a tese conhecida de Karl Lwith, seno a secularizao daquela. O exemplo de Kant e Hegel e, como prova e contrario, a recusa de qualquer terreno de dilogo entre Filosofia e Cristianismo que, sob formas diversas, vem sendo reiterada de Feuerbach a Heidegger, mostra que, na tradio Ocidental, a Filosofia tem no Cristianismo seu interlocutor privilegiado. De resto, ao retomarmos essa questo estamos aqui recuperando, de certo modo, toda a histria da Filosofia, pois, como mostrou brilhantemente, entre outros, Werner Jaeger, ela tem na religio grega uma das suas origens; e como Etienne Gilson dedicou-se a provar saciedade, foi o dilogo entre Filosofia grega e Cristianismo, sobretudo nos sculos de f ardente e inquieta conhecidos como Idade Mdia, a abrir Razo interrogante o caminho para as grandes questes que, a partir de Descartes, passaram a dominar a filosofia moderna. Enfim, a pergunta o que o homem?, na qual, segundo Kant, todas as outras iro desaguar, leva-nos ao prprio corao do tema Antropologia e Histria com o qual encerramos a nossa Semana. Pois a pensar e a viver a Histria na infinita complexidade de todos os fios que a tecem, no irresistvel movimento que a impele a tornar-se
Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011) 15

histria universal, e no peso da imensa responsabilidade tica que ela coloca hoje sobre os ombros dos seus atores e protagonistas, que a Filosofia convidada em nossos dias. Agora como nunca torna-se uma dramtica necessidade para a Filosofia obedecer injuno hegeliana de captar o prprio tempo no conceito. Nessa perspectiva, a interrogao sobre o homem distendido entre a teoria e a prxis, ou, para usar os termos kantianos, entre o racional e o pragmtico, apresenta em nossos dias o paradoxo de elevar-se em meio imensa soma de conhecimentos sobre si mesmo que o homem acumulou nas chamadas cincias humanas. H aqui uma douta ignorncia, mas em sentido inverso ao daquela que celebrizou Scrates: um no saber o que o homem em meio a tantos conhecimentos que se acumulam em torno do seu mistrio essencial. dentro do espao conceptual circunscrito por essas quatro perguntas que se desenvolve o labor filosfico na nossa Faculdade. Como a vida filosfica hoje aqui vivida, isto , pensada, pois pensar a vida da Filosofia, eis o tema que nos ocupar na terceira parte desta aula.

3. Tradio e contemporaneidade na vida filosfica do CES Trata-se agora de considerar as reflexes anteriores no seu Sitz im Leben, ou seja, na vida da Faculdade que est completando 50 anos. Pretendo faz-lo a partir da minha prpria experincia e, portanto, da viso que tenho do que foi o desenrolar da vida filosfica nesses anos de vida da nossa Faculdade. Penso poder faz-lo, pois aqui fui aluno e professor e porque vejo minha vida confundida, de certo modo, com a vida desta Faculdade desde a sua fundao (assisti solenidade de ereo cannica da Faculdade em 1941 e, dois anos depois, nela me matriculei). Para mim, o exerccio do ato de filosofar sempre uma rememorao (uma Erinnerung, como diria Hegel), e uma ateno que podemos chamar conceptualizante, ou seja, pensada, refletida e discursivamente explicada, realidade. Duas dimenses que nascem da mesma origem do ato de filosofar ou da deciso de filosofar, da qual fala Hegel e que definem o espao espiritual onde a Filosofia tem a sua morada e onde vive. Filosofia anmnesis recordao e nesis pensamento. Na verdade, toda cultura anamntica, pois nem os indivduos nem as sociedades podem viver sem continuamente recuperar sua vida vivida seu passado para nele perscrutar as razes da sua vida presente. Mas a Filosofia assume como tarefa pensar tematicamente o seu prprio passado unir anmnesis e nesis e, nessa rememorao pensante, reinventar os problemas que, lhe deram origem e, assim, cumprir o destino que,
Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011) 16

ainda segundo Hegel, est inscrito na sua prpria essncia: captar o tempo no conceito o tempo que foi e o tempo que flui no agora do filosofar. essa modalizao temporal do ato filosfico que torna a Filosofia estruturalmente moderna. A Filosofia que no o for no Filosofia, mas inventrio ou arqueologia de ideias mortas. Esse labor, que tem a sua insubstituvel utilidade, cabe a eruditos, no a filsofos. Histria da Filosofia outra coisa, est integrada no exerccio do filosofar e, por isso, s um verdadeiro filsofo pode ser um grande historiador da Filosofia como Hegel o foi de maneira exemplar. Assim, tradio e contemporaneidade entrelaam-se indissoluvelmente no ato filosfico: no ato de pensar filosoficamente, seja meditando e investigando, seja ensinando, seja aprendendo. Ao longo dos meus primeiros anos nesta Faculdade, era o fio da tradio o que mais nos ligava ao ato de filosofar. Na verdade, estvamos presos pelo vnculo de diretrizes normativas a uma tradio eminentemente seletiva. Essa tradio veio a codificar-se, de certo modo, como que num conjunto de esteretipos conceptuais que encontrou guarida na produo manualstica da chamada neoescolstica. Mas nem tudo a era repertrio de conceitos petrificados, e o prprio enunciado dos problemas, cuidadosamente organizados em sistema didtico, deixava perceber a intensa vida filosfica do passado da qual eles nasceram e se alimentaram. com saudade que me lembro do nosso manual de alunos da dcada de 40, a Philosophi Scholastic Summa, de Vicenzo Remer, um jesuta italiano professor na Universidade Gregoriana nos incios do sculo. Ele foi a porta pela qual entrei na obra imensa de Santo Toms de Aquino: andando por ela foi possvel beber alguma coisa nas fontes gregas do filosofar que borbulham por todas as partes nos escritos tomsicos. Era pois, j, alguma coisa como uma autntica Erinnerung filosfica que Remer tomava possvel: da minha parte pude experiment-lo quando, no meu segundo ano de Filosofia, entregueime a uma leitura minuciosa, ao mesmo tempo dcil e interrogadora, do grande Comentrio Metafisica, obra-prima da hermenutica filosfica tomsica e, na verdade, um imenso mar conceptual onde vm desaguar todos os rios da tradio grega. De qualquer maneira, no depoimento que redigi em 19745, pude comparar a sistematizao neoescolstica, por volta de 1945, a um castelo de altas torres de cujos muros nos debruvamos inquietos, observando as prodigiosas transformaes do mundo em
5

Ver Carlos PALCIO (org.), Cristianismo e Histria, So Paulo, Loyola, 1982, p. 415-425. Publicado

originalmente em LADUSNS, Stanislaus (Org.). Rumos da Filosofia atual no Brasil em auto-retratos, So Paulo, Loyola, 1976, p. 297-311.

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

17

torno. Era, sem dvida, a exigncia da contemporaneidade que brotava da prpria essncia do ato filosfico, e que comeava a afrouxar em ns o lao demasiado rgido da tradio. A partir dessa exigncia, a vida filosfica nesta Faculdade iria cumprir, desde ento, um itinerrio que talvez possamos dividir em trs jornadas: 1. A tentativa de releitura da neoescolstica a partir da contemporaneidade filosfica. Uma contemporaneidade que recua at Descartes, mas que encontra seus traos definitivos em Kant e nas vicissitudes do filosofar ps-kantiano. Fazamos assim a experincia que j desde algum tempo vinha sendo tentada por ilustres pioneiros em centros de ensinamento da filosofia neoescolstica na Europa. Entre esses um nome tornou-se ento para ns um smbolo, o do belga Joseph Marchal, autor do grande confronto entre tomismo e kantismo que provocaria uma inflexo decisiva na filosofia e teologia catlicas posteriores. 2. A dissoluo da sntese neoescolstica como sntese didticodoutrinal. Essa dissoluo anunciava-se j nos fins da dcada de 30 e tornou-se aparentemente irreversvel no imediato ps-guerra. Dela foi talvez um eco inconsciente nossa inquietao na Friburgo de 1945. Seja como for, foi precipitada pelas grandes crises dos anos 60. Ao trmino do Conclio Vaticano II e, provavelmente, prter intentionem da maioria dos que ali deliberaram e decidiram, ela estava consumada. 3. Chegou ento o momento, e essa a terceira jornada que ainda estamos vivendo, de reencontrar a tradio na contemporaneidade, como expresso de um autntico exerccio do filosofar e esse, creio, o desafio que temos diante de ns e de cuja amplitude e alcance aos nossos olhos esta Semana Filosfica procurou dar algum testemunho. essa terceira jornada do j meio-secular caminho da nossa Faculdade que se apresenta mais digna de ateno para ns que a vivemos, e a ela dedicarei as consideraes finais desta aula. Se bem observarmos, veremos que aqui se verifica, de modo provavelmente surpreendente para quem no se familiarizou com o ritmo fundamental da vida filosfica, a lei de circularidade que rege o exerccio do filosofar em qualquer campo ao qual ele se aplique, e que no seno a expresso da dialtica do anamntico e do notico, da rememorao e da reflexo, intrnseca ao ato filosfico. Com efeito, o roteiro dos passos que a nossa Faculdade cumpriu de 1941 at aqui pode ser assim descrito: caminho na tradio, dissoluo da tradio na contemporaneidade, reencontro (ou suprassuno dialtica) da tradio no corao da contemporaneidade.

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

18

Partindo da tradio, e tendo vivido o fim ou a exausto de uma forma de receb-la e entend-la, a ela voltamos para, a partir da sua compreenso renovada, podermos definir o lugar e a perspectiva da nossa presena no centro e no s margens da nossa desafiadora realidade. Seja-me permitido buscar na minha experincia pessoal a ilustrao desse priplo ou desse deteros plous, como diria Plato, que nos obrigou a deixar a calmaria de uma tradio placidamente adormecida e a remar penosamente por mares para ns desconhecidos, at reencontrar, j instrudos pela longa navegao, as guas que um dia deixramos. Foi a partir de 1956, ano da apario e da leitura apaixonada de O Fenmeno Humano de Teilhard de Chardin, quando os sinais precursores da exausto doutrinal da neoescolstica na sua codificao quase cannica se tornavam cada vez mais inequvocos, que me lancei, tendo diante de mim o exemplo de Marchal e de outros, ao estudo intenso da filosofia moderna a partir de Descartes, e ao primeiro e realmente srio confronto com Kant. Descrevi esses primeiros passos no Depoimento de 1974 ao qual acima fiz referncia. Eles me conduziram, nos anos em que as calmas alturas do retiro estudioso e docente de Nova Friburgo eram batidas pelas ondas de uma inquieta e mesmo tormentosa atualidade social e poltica, ao encontro decisivo com Hegel. Na verdade, aquelas ondas acabaram arrastando-me para longe do meu hoje to saudoso locus natalis filosfico e foi na Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da UFMG que o dilogo com Hegel se intensificou e quase totalmente me absorveu, na ambincia das comemoraes, em 1970,do segundo centenrio do nascimento do filsofo. Ora, foi justamente o encontro com Hegel e no momento em que se consumava a dissoluo da sntese didtico-doutrinal da neoescolstica, que nos reconduziu grande tradio da filosofia Ocidental. Hegel nos apontava esse caminho, e aquele de cuja obra, como de um grande continente de ideias, partiam as grandes rotas do pensamento contemporneo, era o mesmo que nos convidava ao exerccio da Erinnerung, da rememorao. No entanto, importante e mesmo necessrio observar que o retorno que agora empreendamos cumpria uma exigncia do pensar hegeliano: o reencontro do comeo deveria dar-se num nvel mais elevado, e o movimento assumia, na verdade, uma forma helicoidal. Desta sorte, a tradio qual Hegel nos fazia retornar abria-se num tempo do conceito muito mais profundo no seu passado e muito mais complexo na sua histria do que a tradio escolstica de onde partramos. Esse tempo do conceito se constitua, na verdade, pelo entrelaamento do tempo histrico e do tempo lgico que tecem a trama da tradio filosfica como intrnseca ao prprio ato de
Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011) 19

filosofar, e tal como Hegel a refez exemplarmente nas suas Lies sobre a Histria da Filosofia.

Retornar ao comeo, remontando o tempo histrico e reconstituindo o tempo lgico era, para ns, voltar manh grega da Filosofia. Para mim, particularmente, era voltar a Plato, por onde comecei na minha tese de doutorado. Foi essa uma experincia intelectual fascinante, a de reencontrar, na serena calma do entardecer, quando o voo da ave de Minerva pareceria dever cruzar apenas um cu de desmaiadas lembranas, um vivo claro de aurora, a irradiao matinal daquele Sol inteligvel que Plato elevou um dia, e para sempre, sobre o caminho da Filosofia Ocidental. Volta aos gregos: eis a a primeira palavra de ordem a que devemos obedecer para que a tradio viva da Filosofia venha animar a vida filosfica que aqui queremos viver. como sinalizao eloquente desse caminho que a nossa Faculdade se lana presentemente, sob a inspirao e animao do seu Diretor Marcelo Perine, ao audacioso projeto de dotar a cultura filosfica brasileira de uma traduo rigorosa e confivel da monumental Storia della Filosofia Antica, em 5 volumes, do grande historigrafo italiano do pensamento antigo, Giovanni Reale. No obstante as enormes dificuldades que se opem realizao desse projeto nas difceis circunstncias atuais, teimamos em lev-lo adiante. O caminho de volta da contemporaneidade tradio no , pois, o melanclico refgio no passado na desesperana resignada de compreender o presente. o desafio do presente, vivido como problema, que obriga a rememorar o passado e a captar no conceito o tempo que passa pela mediao refletida do tempo passado. Tal a lio que aprendemos na intensa meditao da hegeliana Fenomenologia do Esprito. Mas a tarefa a que nos entregamos, ao voltarmos, pela rememorao, aurora grega da Filosofia Ocidental, no uma tarefa de desconstruo tal como pretendem lev-la a cabo os artfices da autodenominada ps-modernidade os mesmos anunciadores da morte da Filosofia que tentam romper em mil pedaos o fio inteligvel que corre ao longo do pensamento ocidental, para deixar-nos errantes e sem sada no labirinto do no-sentido. Voltando manh grega buscamos reviver nessa tarde carregada de nuvens da nossa modernidade a experincia auroral da qual nasceu a Filosofia: a experincia do logos na riqueza de formas com que ele se manifestava na primeira e intacta fora da sua vida nascente, e que os Dilogos de Plato e as Lies de Aristteles imortalizaram num prodigioso surto de criao intelectual. Para ns, portanto, o caminho da rememorao ou o reencontro do comeo s pode significar a reinveno no sentido literal do termo do
Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011) 20

arqutipo platnico-aristotlico do filosofar. na reconstituio das suas linhas fundamentais que, acreditamos, ser possvel definir igualmente, no terreno da nossa contemporaneidade, o lugar de uma nova experincia do logos e as condies de exerccio do ato de filosofar, de modo a ser ele a comprovao da nossa presena viva como filsofos histria que vivemos como homens. Trata-se, pois, para ns, de reinventar a experincia do logos nesse pequeno canto do mundo onde a nossa Faculdade assentou a sua morada. Comeamos, assim, a redescobrir que, no caminho do logos, no se avana sem a dcil obedincia s suas exigncias primeiras tais como Plato as enunciou nas pginas imortais do Fdon ao advertir-nos contra o perigo da misologia, da averso ao logos. A est a carta magna do pensamento ocidental, e a nos dito que o caminho do logos , igualmente, o caminho da alma (psych), pois a alma congnita (syggens) ao logos: uma inquisio da verdade e um roteiro da imortalidade. O primeiro anncio do logos o de que ele d razo (lgon didnai), distingue e une: ou seja, o logos fundamento, ordem e finalidade. Foi preciso voltar lio platnica para no nos deixarmos arrastar por essa impetuosa vaga de misologia ou de irracionalismo que, no sculo XIX e no nosso subiu com a fora de um devastador maremoto das conturbadas profundezas do esprito Ocidental. Em algum momento dos anos passados, quando se chegou ao termo da dissoluo da sntese didtico-doutrinal da neoescolstica, julgou-se que a Filosofia se teria reduzido a uma rapsdia de temas que ela iria repetindo, em montona melopeia, como cego errante em torno das grandes cidades do saber moderno construdas pelas cincias humanas e naturais. Depois ela silenciaria ou no lhe restaria seno a ltima e paradoxal palavra anunciadora da sua prpria morte. Para mim, que naquela poca me entregava todo dura escalada da montanha do Sistema hegeliano, confesso no ter existido esse risco. Mas quem poder afirmar que a vaga misolgica no tenha lanado ao menos a espuma da sua crista em numerosos centros de ensinamento de Filosofia na Igreja, e mesmo na nossa Faculdade, com a desconfiana para com o momento especulativo do labor filosfico, a exaltao inconsiderada da prxis e a impacincia rebelde diante da lenta pacincia do conceito? Seja como for, podemos considerar ultrapassado esse momento. Foi, sem dvida, o reencontro do logos grego, nas suas exigncias de fundamentao, ordenao e finalizao (tema das aulas introdutrias ao curso de Histria da Filosofia antiga que, por algum tempo, aqui ministrei) que orientou nossa experincia do logos para a recuperao da ideia de Sistema no sentido da articulao ordenada do pensamento, sem a qual no h leitura
Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011) 21

coerente da realidade, e a Filosofia se esvai em gratuitos jogos de linguagem. Retornamos aqui s consideraes da segunda parte desta aula, quando descobramos a fonte de vida da Filosofia na atividade interrogante da Razo descendo s questes primeiras e essenciais. Sabemos que a Razo interroga para responder, e a resposta tem de ser adequada amplitude da pergunta. Somente da audcia especulativa da resposta pode surgir uma nova pergunta, e a circularidade constitutiva do logos filosfico, celebrada de Plato a Hegel, desdobra-se na espiral ascendente da pergunta e da resposta e desta a uma nova pergunta, para desenhar a curva da vida filosfica. Interrogante e sistematizante: tal o logos na pulsao elementar da sua vida, e essa igualmente a pulsao elementar do trabalho da reflexo filosfica. No intento de refazer a experincia do logos na nossa cotidiana tarefa de reflexo e ensino, tentamos estabelecer aqui um equilbrio dinmico entre a organizao sistemtica das disciplinas e a interrogao aberta sobre os grandes motivos temticos que atravessam o pensamento contemporneo. Ao faz-lo, buscamos no reincidir naquela inconsciente submisso do curriculum neoescolstico ao formalismo da diviso wolffiana da Filosofia, criticado aqui to oportunamente pelo Prof. Cirne-Lima. Na verdade, remontamos nesse passo, mais uma vez, uma das vertentes fundamentais do logos grego, pois a Xencrates, segundo escolarca da Academia, que podemos atribuir a clssica sistematizao da Filosofia em Lgica, Fsica e tica, que haveria de atravessar os sculos. Desta sorte, vamos buscar no solo grego, brotando com sua seiva original, as perguntas germinais da Filosofia: o que posso saber? o que devo fazer? o que me permitido esperar? o que o homem? Para poder dar-lhes, dentro das modestas condies nas quais se desenvolve aqui o nosso esforo, uma resposta articulada segundo as exigncias do logos: assentada sobre fundamentos racionais, obedecendo a uma ordem, e orientada para um fim. Aqui estamos, ao termo de vinte e seis sculos de civilizao da Razo, tentando rememorar a vida ardente dos seus primeiros passos, de onde procede seu prodigioso dinamismo. Mas, para ns, que filosofamos sob o signo do Evangelho, e para quem tem sentido aquilo de Pascal: Platon pour disposer au Christianisme6, essa rememorao, atravessada pelos desafios da nossa contemporaneidade, no pode deixar de demorar-se num outro momento singular, to inaugural para a nossa civilizao quanto
6

Blaise PASCAL, Penses, n. 612 (ed. LAFUMA).

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

22

aquele que viu nascer a Filosofia grega, ou seja, o momento do encontro entre o logos grego e o logos cristo distendido entre o krygma e a didach, encontro cujo primeiro e mais empenhativo ensaio teve lugar em Alexandria e Cesareia no sculo III sob a inspirao do grande Orgenes e que to vivamente o Prof. Ulpiano Vzquez reconstituiu para ns. Foi-nos dado igualmente acompanhar, na brilhante exposio do Prof. Carlos Palcio, as vicissitudes histricas e as tenses tericas desse dilogo que marca de maneira decisiva nossa civilizao. Mas no nos alongaremos sobre o tema, porque nossa aula est terminando. Apenas desejo observar que, com a implantao do CES aqui em Belo Horizonte, pela primeira vez na histria da nossa Faculdade de Filosofia, nosso labor filosfico encontrou um lugar ao p da alta montanha da Teologia de onde descem para ns inspirao e questes, convidando-nos a viver intensamente a dialtica agostiniana do intelligo ut credam como prolegmeno filosfico ao credo ut intelligam. essa uma situao privilegiada que continuar marcando, assim espero, os prximos 50 anos da nossa Faculdade.

Pensar-Revista Eletrnica da FAJE v.2 n.1 (2011)

23

También podría gustarte