Está en la página 1de 4

J o r n a l

d a

um sitio mgico onde as pessoas partilham coisas com @s amig@s

n 04

Maio de 2013

8 :.a partir das 1 5.00 edio :.no Rancho Folclrico 1 8 Maio Douro Litoral
Calada Virtudes n2
Actividades do dia
- Construo de

Movimento e Som

Feira temtica

instrumentos musicais

(para crianas)

Vamos aprender a construir e inventar instrumentos musicais divertidos e simples de fazer com materiais reciclados.
- Oficina de movimento
e som

Oficina de ensinar a fazer seitan na 5 feira de trocas

Nesta prxima feira vamos dar as verdadeiras boas vindas Primavera mesmo que chova! Desta vez temos uma temtica, que no podia ser melhor: Movimento e Som. Podes deixar em casa a preguia, a camisola de l e as botas de Inverno, pois vamos ter bailarico, msica e trocas de objectos que faam som. Ou seja, se no tens uma flauta podes trazer uma colher de pau, se no tens uma guitarra podes trazer um tacho e por ai adiante. Muito importante, traz vontade de abanar o rabo, dar ao pernil e meter conversa fiada com desconhecidos tudo malta porreira! At j!
Actuao do Rancho Douro

Muita diverso, energia e criatividade nesta oficina original.


- Oficina de Tango

Porque partilhar?

Cada vez mais pessoas partilham os objectos, as experincias e conhecimentos que tm. Ser certamente como forma de sobreviver ao aperto que a conjuntura econmica nos obriga, mas tambm existe um olhar mais consciente e crtico sobre o que se passa na sociedade. Conscincia da dimenso do muro criado pela desigualdade econmica que separa os cidados e destri o sentido de comunidade. Noo de que a ideia que crescimento contnuo e progresso deixaram de ser dogmas da organizao de uma sociedade. Que a produo em grande escala e mecnizada e consumo compulsivo provocam uma dimenso nociva e txica tanto a nvel ambiental como mental e social, pela quantidade de desperdcios, pelos desiquilibrios econmico e sociais, como pela alienao da realidade e desconeco com o sentimento de identidade e felicidade. Percepo de que h sempre qualquer coisa melhor, maior, mais rpida, que quanto mais se tem, mais se quer, e contudo cada vez se vive mais em isolamento. Dia-a-dia sente-se impotncia sob o tufo austro que sopra escala mundial e que as foras que o controlam e nos impingem a orientao ideolgica vigente so o mundo annimo da alta finana e o imperialismo das grandes empresas transnacionais. E reconhece-se que o poder politico, o exerccio da prpria democracia em si esto desviados e corrompidos e nada ou pouco fazem ou podem fazer. Face realidade, surge a necessidade de agarrar a vontade de querer viver pelas prprias mos, de resgatar em conjunto, em cooperao com quem vive ao lado, com quem trabalha conosco, com quem convivemos, uma nova forma de vida. Sempre vivemos numa cultura de que mais mais, e de repente agora vivemos numa cultura de que menos e partilhado mais qualidade de vida. Somos pessoas que procuram individualmente e em conjunto um novo paradigma. Viver com simplicidade, rastreabilidade e transparncia no consumo, maior sentido de comunidade, participatividade e colaborao. Acreditar em autenticidade, sustentabilidade, partilha em comunidade e criao em conjunto.

Caixa de partilha de sementes

Entrevista Ariadna Papucciu

(participante da feira de trocas)

O que te cativa mais na Feira de Trocas de Virtudes?

um stio bom para conviver e aprender novas tcnicas, um primeiro passo para abrir novas portas e dar uma viso alternativa da sociedade, e o facto de no haver dinheiro envolvido.

Tens sugestes para melhorar o funcionamento da Feira? Quais? O que gostarias de ver disponibilizado pelos feirantes?

Seria bom dinamizar a feira para outros stios mais centrais de forma a passar a mensagem . Alimentao, artesanato, actividade fsica e criao de roupas. Tambm acho importante que haja disponibilidade das pessoas para ensinar tcnicas e saberes.

A recente proposta de lei das sementes aprovada pela Comisso Europeia, obrigava ao registo de toda e qualquer semente que possa trocar de mos, mesmo que sejam cedidas a ttulo gratuito. A favor das sementes industriais e dos grandes operadores corporativos (das quais a Monsanto a mais influente), esta lei seria uma ameaa agro-biodiversidade, aos pequenos agricultores e auto-suficincia local, pondo em causa a maioria das dezenas de milhares de variedades locais de plantas de cultivo, seleccionadas e adaptadas por agricultores durante milnios, riqueza da herana biocultural comum. Face ao protesto da sociedade civil, de organizaes e indivduos dedicados preservao de sementes tradicionais e locais, a CE criou derrogaes para "operadores no-profissionais". Mesmo assim a nova Lei das Sementes vai regular muito mais do que seria necessrio para garantir uma oferta saudvel e diversa de sementes no mercado e abre caminho para um controlo absoluto sobre a circulao de sementes pela CE e a Agncia Europeia responsvel para o registo e controlo de variedades. A sociedade civil continua por isso a rejeitar esta Lei e a pedir para excluir do seu mbito, as variedades de sementes de polinizao aberta e sementes sobre as quais no recaiam direitos de propriedade intelectual, assim como as sementes obtidas das suas prprias colheitas por agricultores e guardies de sementes. A Feira de Trocas das Virtudes disponbilizou na Casa da Horta (Rua de S. Francisco 1 2A) uma caixa para troca de sementes biolgicas.

O Musas, uma velha associao de bairro na Rua do Bonjardim, no Porto, prestes a fazer 70 anos em 201 4, est em perigo, com tudo o que isso implica como ameaa para as suas atividades, em particular a prtica desportiva do xadrez, a sua biblioteca aberta ao pblico, o seu interesse pela poesia, banda desenhada, fotografia, software livre, e a sua horta comunitria - a Quinta Musas da Fontinha. Trs razes fundamentais so apontadas para uma ao de despejo pelos senhorios: 1 - Ter criado a horta comunitria em terreno no abrangido pelo arrendamento (o que o Musas contesta, com base documental), e ter subarrendado o espao (o que falso). Pelo contrrio, o Musas valorizou a propriedade em causa. 2- No ter qualquer atividade desportiva e ser nessa condio o arrendamento do edifcio sede do Musas (o que o Musas contesta), porque essa atividade florescente. 3- Ter construdo uma casa para um sem-abrigo (o que o Musas contesta), pois apenas ajudou a reconstruir um velho barraco h muito existente e onde se acolhe h muitos anos um vizinho desprovido de outros bens. O julgamento da ao de despejo do Musas finalmente tem data marcada, para 29 de outubro, s 09h1 5. Mais do que nunca o Musas precisa da unio de todos e de reunir apoios. A nica fonte do seu sustento so as quotas dos scios, de valor livre e voluntrio (a maioria pagando 1 euro por ms). De momento o Musas precisa de reunir 1 000 euros para pagamento dos servios da advogada. Por isso so bem vindos todos os apoios em dinheiro e todas as iniciativas para organizar concertos, jantares, leiles e todas as atividades possveis e imaginrias. Novos scios so igualmente muito bem vindos. A divulgao e multiplicao desta mensagem igualmente.

em risco de despejo!

Rede de Reciclagem Conjunta


um grupo que nasceu para uma melhor coordenao das pessoas que participam, ou querem participar, na reciclagem de alimentos. A iniciativa surgiu da vontade pessoal e colectiva de conseguir alimentos sem entrar no sistema consumista, seja por necessidade e/ou impossibilidade de conseguir comida, seja por motivos econmicos, ideolgicos ou ambos. Funcionamos com base numa lista de emails da qual podes fazer parte, se quiseres, escrevendo para:

Obsolescncia programada

reciclagemconjunta@googlegroups.com

O objectivo coordenar a disponibilidade de todas as pessoas interessadas, criando uma rede comunicativa entre elas de forma a que todas sejam beneficiadas. Reciclar alimentos consiste basicamente em pedir ou procurar alimentos que vo ser deitados ao lixo e que no se conseguem vender por causa de um estado mais deteriorado, por estarem fora de validade ou por ter mau aspecto. Existem vrios stios onde podemos conseguir isso: no mercado abastecedor, nas mercearias, supermercados, etc. Propomos a troca como uma possvel forma de agradecimento para com as pessoas que trabalham nestes stios e colaboram connosco. Se tens ideias, vontade de colaborar anima-te e entra na Rede de Reciclagem Conjunta!!

Sempre ficamos irados quando o telemvel deixa de funcionar sem mais nem menos, ou stressados quando a TV ou o computador tm de ser trocados por um melhor. Mas isso no so do que efeitos da obsolescncia programada. Isto , a deciso do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou no-funcional especificamente para forar o consumidor a comprar a nova gerao do produto. uma estratgia de mercado aliada criao de tendncias que visa garantir um consumo constante atravs da insatisfao, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos num curto espao de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substitudos de tempos em tempos por mais modernos. O que prejudicial para o meio ambiente, e para o cidado que se v forado a estar constantemente actualizado e a ficar agarrado ao consumo constante. Existem inumeros websites onde se pode aprender de maneira simples o truques para reparar estes aparelhos: impressoras, telemveis, leitores de mp3, TVs, etc.

Moedas Sociais e Complementares como ferramenta para a nossa soberania Conversa-Debate,


sbado, 25 de Maio, 21 .30 R. do Rosrio n 1 07

Antes de comprar pensa onde podes encontrar

Gato Vadio

Esto a emerger cada vez mais iniciativas de moeda social e complementar, sistemas em que os scios fazem trocas de bens e servios sem a intermediao do dinheiro oficial (euro, libra, dlar americano, etc.) como resposta por parte da sociedade civil frente a misrias, injustias e/ou outros fenmenos adversos ao nosso bem-estar. Teremos uma conversa dinamizada por Miguel Yasuyuki Hirot* sobre a insustentabilidade do nosso sistema monetrio, seguida pela apresentao de algumas experincias relevantes das moedas sociais.
*investigador em moedas sociais e economia social da universidade de sevilha.
Feira Livre possvel Transformar e Utilizar espaos de forma sustentvel para o bemestar da comunidade.

Eis uma lista de dicas, websites, locais, etc onde podes encontrar coisas para troca: -Loja livre na Casa Viva (praa Marques do Pombal 1 67) -Po caseiro e leite de soja e aveia da Aorta da Praa (Praa da Repblica 1 92) -Grupo de Reciclagem conjunta: reciclagemconjunta@googlegro ups.com -Cicloficina Porto www.cicloficina.wordpress.com -Sementes biolgicas Quinta Musas da Fontinha (Rua do Bonjardim 998) Caixa Trocas de Sementes (Casa da Horta) - Rede mundial de quintas www.woof.pt -Rede mundial para estadia www.couchsurfing.org www.bewelcome.org -Troca geral: www.troca-se.pt www.dou.pt www.freecycle.org www.ocolibri.com -Partilha de boleias: www.deboleia.com www.carpool.com.pt Livros www.bookcrossing.com www.bookmooch.com www.winkingbooks.com

sbado 01 de Junho
das 1 0h s 22h Praa da Corujeira

A Feira Livre representa o culminar das Oficinas T (r) ocas e Transformas, pois os participantes tero oportunidade de apresentar, vender ou trocar os seus produtos e partilhar o conhecimento adquirido com os visitantes e demais artesos. No contexto geral, a feira baseia-se no conceito de desenvolvimento sustentvel, em que as mais-valias econmicas tm em conta os parmetros ambientais e scioeconmicos, criando assim uma interligao entre os vrios setores, e que deste modo possam incentivar participantes e visitantes a reflectir e compreender sobre a importncia das pessoas e do meio envolvente nas atividades dirias favorecendo a participao de todos no momento de conceber e aplicar decises, especialmente quanto ao consumo. No mbito socio-cultural; pretende-se promover um ponto de encontro entre a cultura e as artes, a parceria entre as associaes locais e a interajuda entre a comunidade local e o pblico em geral, fomentando assim a partilha de experiencias e saberesbinterdisciplinares. A Feira de Trocas das Virtudes vai estar l a dinamizar o Espao Comunitrio. Aparece l.
Feira de Trocas das Virtudes

www.feiradetrocasdasvirtudes.comuf.com feiradetrocasdasvirtudes@gmail.com

También podría gustarte