Está en la página 1de 44

Apoptose

Produo de energia

Mitocndria

Introduo

As mitocndrias (mitos, filamento e condria, partcula) so organelas citoplasmticas de forma arredondada ou alongada, existentes em praticamente todos os tipos de clulas eucariontes, em nmero proporcional atividade metablica de cada uma, sendo ento varivel nas diferentes clulas. A primeira observao sobre as mitocndrias foi feita em 1894 por Altmann, que as denominou bioblastos e sugeriu a sua relao com a oxidao celular, mas somente em 1950, com a inveno do microscpio eletrnico, foi possvel conhecer mais sobre a estrutura dessa organela.

M.O. colorao verde JANUS oxidao do corante citocromos; M.E.T. ultra estrutura; Clulas eucariontes; Tamanho 0,2 a 1 m de dimetro;
2 a 8 m de comprimento;

Principal funo: produo de ATP empregado para:


Reaes enzimticas; Mecanismo de transporte ativo; Biossntese de biomolculas; Transmisso de impulso nervoso; Mobilidade celular; Contrao muscular;

ATP ADP AMP Produo de ATP pode ser por 3 vias:


Gliclise no citoplasma; produzido dentro dos cloroplastos; Produzido dentro das mitocndrias oxidao de vrios substratos;

Composio qumica
Membranas lipoprotica
Membrana externa 50% de lipdeos (colesterol); Membrana interna 20% de lipdeos e 80% de protenas; Complexo ATPsico ATPsintetase Partcula FoF1 contm o stio cataltico para a sntese de ATP;
Fator Fo pednculo, associa F1 com a membrana;

Ultra-estrutura
Permeabilidade das membranas; gua, O2 e pequenos cidos graxos entram livremente na matriz mitocondrial; NAD+, NADH, AMP, ADP, GTP, ATP, CoA E ACETILCoA, H+ e Pi membrana interna impermevel a estas molculas;
Passagem ocorre atravs de sistema de transporte protenas carreadoras ou translocases;

Partcula FoF1 ATPsintetase F1 ATPsica 56 unidades proticas;

Membrana mitocondrial interna


A membrana interna apresenta numerosas cristas que ampliam em muito sua rea de contato com a matriz, caracterstica que aumenta a eficincia das reaes qumicas que ocorrem em sua superfcie. Esta membrana livremente permevel somente ao oxignio, ao CO2 e a gua.

Possui grande contedo protico (cerca de 75% de protenas). Citocromos cadeia respiratria; NADPHdesidrogenase libera um par de eltrons para a cadeia respiratria; Succinato desidrogenase catalisa uma das reaes do CK; Carnitina aciltransferase participa da transferncia de cido graxo do espao intermambranas para a matriz mitocondrial; rica em cardiolipina fosfolipdio que contribui para a impermeabilidade ao dificultar a passagem de ons, que em altas concentraes na matriz mitocondrial, poderiam interferir na sntese de ATP.

A superfcie interna dessa membrana est em contato com a matriz mitocondrial e tem grande nmero de partculas chamadas de corpsculos elementares. As principais estruturas existentes na membrana interna so os complexos enzimticos que formam a cadeia respiratria e a protena F1Fo ATP Sintase presente nos corpsculos elementares.

Membrana mitocondrial externa


A membrana externa lisa, rica em colesterol e sua face externa est em contato com o citosol. Permevel a ons, metablitos, CO2, O2, ATP e ADP. Essa permeabilidade deve-se principalmente presena de grandes protenas embebidas na bicamada fosfolipdica, as porinas.

H entre as duas membranas um espao denominado espao intermembranas que contm vrias enzimas. Neste espao ocorrem muitas reaes importantes do metabolismo celular.

Matriz mitocondrial
A matriz preenche o espao formado pela membrana interna; Apresenta caractersticas de gel (cerca de 50% de gua); DNA mitocondrial, RNA, ribossomos, material protico em forma de grnulos, clcio, magnsio, cofatores, ons inorgnicos, oxignio dissolvido, CO2, protenas transportadoras; Enzimas e produtos intermedirios do Ciclo de Krebs e enzimas da -oxidao dos cidos graxos.

DNA mitocondrial
O DNA mitocondrial exclusivamente materna; uma herana

Constitudo, normalmente, por uma molcula circular de DNA em cadeia dupla; A molcula contm 16.569 pares de bases e foi completamente seqenciada por Anderson e colaboradores em 1981;

Funo
Fosforilao oxidativa; -oxidao de cidos graxos;
Membrana interna possui enzimas da cadeia transportadora de eltrons; Matriz mitocondrial possui enzimas do CK e da oxidao de cidos graxos;

Gliclise ocorre no citoplasma anaerbica rendimento: 2 NADH2, 2 ATP e 2 Piruvatos.


Piruvato (dentro da mitocndria) Acetil-CoA 2NADH;

Fisiologia
RESPIRAO CELULAR Processo de oxidao de molculas orgnicas acompanhado da liberao de energia, que aproveitada na sntese de ATP; Compostos que quando oxidados resultam em alto rendimento de ATP:
Carboidratos Lipdios Aminocidos

Esquema geral da degradao oxidativa de carboidratos, lipdeos e aminocidos. A energia liberada utilizada para a sntese de ATP. Azul dentro da mitocndria; Alguns aminocidos podem formar diretamente compostos intermedirios do CK.

Gliclise determinada fase ocorre a degradao da glicose at cido pirvico reduo de duas molculas de NAD NADH2; NADH2 so reoxidados transferindo seus eltrons a um outro aceptor para que o estado de equilbrio seja mantido; Rendimento de 2 molculas de ATP;

2ATP

4ATP

GLICOSE
C6 H12 O6 2 NAD 2 NADH2

CIDO PIRVICO
2 C3H4O3

Ciclo de Krebs
Ocorre na matriz mitocondrial; A Acetil-CoA pode originar da degradao de aminocidos, lipdios e carboidratos; Piruvato na matriz mitocondrial descarboxilado e desidrogenado Piruvato desidrogenase formado NADH2 formado e o radical acetil se liga Coenzima A acetilCoA;

Ciclo de Krebs

Os intermedirios produzidos no CK so utilizados pela clula para metabolizar produtos de outras reaes que ocorrem no citoplasma;
Ex: oxaloacetato e -ketoglutarato (sntese de aminocidos);

So produzidos 6 NADH2 e 2FADH2; Importncia do Ciclo de Krebs produo de NADH2 e FADH2 seus eltrons para a cadeia transportadora de eltrons;
Produo de GTP;

Cadeia Respiratria
constituda por diversos componentes formados, em sua maioria, por complexos proticos contendo grupos heme. Isso permite a transferncia de eltrons graas possibilidade dos tomos de ferro se reduzirem (aceitando eltrons) e se oxidarem (doando eltrons). At ceder eltrons ao oxignio com conseqente formao de gua.

Citocromos esto dispostos na bicamada lipdica da membrana interna da mitocndria.

Fosforilao oxidativa
Os NADH2 e FADH2 produzidos durante a gliclise, o Ciclo de Krebs e a Oxidao de cidos graxos so oxidados por uma cadeia transportadora de eltrons. A cadeia transportadora de eltrons um sistema complexo de protenas localizado na membrana interna mitocondrial de clulas eucariticas e na membrana plasmtica de clulas procariticas.

Os trs complexos proticos da cadeia respiratria so oxidases bombeadoras de prtons.

Valores de potenciais redoxi para componentes da cadeia respiratria e nmero de eltrons envolvidos.

Esse bombeamento de prtons gera um gradiente atravs da membrana interna; Esse gradiente de prtons a origem da energia livre que dissipada quando os prtons fluem de volta para a matriz mitocondrial atravs da protena ATPsintetase. Hiptese Quimiosmtica

- Durante a passagem de volta dos prtons ocorre a formao do ATP

- Partcula F1 contm o stio cataltico para a sntese de ATP; - Fator Fo pedculo, associa F1 com a membrana.

Sntese do ATP

Outras atividades metablicas


-oxidao de cidos graxos; Participao no Ciclo da uria; Participao na produo de hormnio esterode colesterol produzido nas membranas do REL citoplasma mitocndria membrana interna pregnenolona REL testosterona; Tecido adiposo de recm-nascido termogenina membrana externa permevel aos prtons desacoplando o transporte de eltrons da sntese de ATP energia liberada no transporte perdida na forma de calor.

Biognese
Mitocndria de glndula de inseto em processo de diviso.

Origem - Teoria da Endossimbiose

Evidncias sugerem que as mitocndrias derivaram de bactrias aerbicas que foram fagocitadas por clulas eucariontes anaerbicas escaparam dos mecanismos digestivos no interior da clula e se estabeleceram como simbiontes, recebendo proteo e nutrientes e em troca realizando respirao processo de liberao de energia dos alimentos muito mais eficiente que a fermentao pois enquanto esta libera 2 ATP por molcula de glicose a respirao produz 38 ATP por glicose.

Teoria da Endossimbiose

Evidncias
As mitocndrias possuem sntese protica e autoduplicao independentes daquela da clula. Os RNAs (transportador, ribossmico e mensageiro) so semelhantes aos das bactrias. Possui DNA circular e no associado a protenas, assim como o DNA da bactria. Presena de uma membrana dupla ao redor dessa organela.
A membrana mais externa teria tido origem na prpria membrana do fagossomo, assim, essa se assemelha a membrana plasmtica das clulas eucariontes, enquanto que a membrana interna tem composio molecular parecida com a das membranas das bactrias.

- Glicerofosfato oxidada pela ao da enzima glicerol-3fosfato regenera dihidroxicetona fosfato e forma FADH2.

Dispositivo do malato-aspartato

Radicais Livres
Radical livre um tomo ou um grupo de tomos com eltrons no pareados na ltima camada eletrnica. Os radicais livres so altamente reativos e reagem com outros tomos ou molculas, transformando-os em novos radicais livres, em uma reao em cadeia.

Radicais Livres
O oxignio procura completar seus dois ltimos orbitais, sendo altamente instvel e reativo. A forma mais importante de formao das espcies reativas txicas do oxignio a cadeia respiratria das mitocndrias O oxignio utilizado para se combinar com o hidrognio ao final da cadeia respiratria, cerca de 95% a 98% desse oxignio combina-se com os prtons do hidrognio e fornecem gua, cerca de 5% a 2% ficam livres.

Radicais Livres
Entre os efeitos lesivos podemos citar os danos causados s protenas, lipdios, carboidratos, enzimas, entre outros, levando a alteraes metablicas no corpo humano. So conhecidos tambm efeitos mutagnicos no DNA. Hoje em dia aproximadamente 40 doenas j foram associadas aos Radicais Livres (Mal de Parkinson, Osteoporose, Enfisemas, Angina, etc)

Miopatia Mitocondrial
Miopatia mitocondrial um distrbio gentico caracterizado por oftalmoplegia externa crnica progressiva (OECP), desordem que gera paralisia lentamente progressiva dos msculos extra-oculares, e ptose palpebral superior, apresentandose a partir da 3 e 4 dcada de vida.

También podría gustarte