Está en la página 1de 2

Meus IIr.'.

Ontem a noite na Loja Arca da Aliana, tivemos uma noite muito especial, pois ocorreu a palestra do Ir.'. Mauricio Machado sobre o misticismo e o esoterismo do filme Matrix . O palestrante alm de Maom, Rosacruz, Martinista um estudioso de diversas ordens msticas, sendo que esta a segunda palestra do nosso ciclo, a qual ter sua terceira etapa no ms de dezembro. Estiveram presentes para assistir esta palestra aproximadamente 55 pessoas, entre IIr.'. de ordem, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas, membros das Ordens Rosacruz, Martinistas, Estrela do Oriente, Filha de J entre outras. O palestrante apresentou em 60 minutos os principais smbolos, frases e doutrinas ocultas nesta produo cinematogrfica vencedora de 4 Oscar, dirigido pelos Irmos Wachowski. Aps a palestra foi ofertado pela Loja Arca da Aliana aos participantes, um saboroso gape, aonde foi possvel confraternizarmos e interagir com novos questionamentos ao Ir.'. Mauricio Machado, o nosso palestrante desta noite. Aproveitamos para mais uma vez agradecemos pela presena de todos, inclusive contamos com a presena de IIr.'. de diversos orientes, alguns distantes a 150 quilmetros da capital. 12/03/1829 o Irmo Francisco Ge Acayaba de Montezuma, depois Visconde de Jequitinhonha, ento no exlio, recebe do Supremo Conselho dos Pases Baixos, hoje Blgica, uma carta de autorizao para instalar um Supremo Conselho do Rito Escocs Antigo e Aceito no Brasil.

12/11/1832 de volta ao Brasil o Irmo Montezuma instala o Supremo Conselho usando a autorizao do Supremo Conselho da Blgica.

Durante os anos seguintes, vrias foram as cises e aproximaes em torno do Supremo Conselho.

Uma das caractersticas dessa fase um amlgama, entre o Supremo Conselho e o Grande Oriente do Brasil, de forma que o Gro-Mestre eleito passava a ser o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocs, mesmo que tal Gro-Mestre sequer fosse membro do Rito.

1925 O Gro-Mestre do Grande Oriente do Brasil, e portanto Soberano Grande Comendador do Rito Escocs, era o Irmo Mrio Behring que, concluindo pela irregularidade de tal situao decidiu separar as duas jurisdies a exemplo do resto do mundo, os Graus Simblicos com o Grande Oriente do Brasil e os Graus Superiores com o Supremo Conselho. Assim, no mais se candidatou ao cargo de Gro-Mestre permanecendo como Soberano Grande Comendador. Estava feita a to desejada separao.

O Gro-Mestre eleito, Irmo Octavio Kelly, levado por alguns dissidentes achou por bem no mais reconhecer a separao decidindo assumir tambm o cargo de Soberano, para o qual no foi eleito, sendo prontamente rechaado pelos Membros com direito a voto no Supremo Conselho. O que era uma separao amigvel transformou-se em ciso.

1927 Assim, ficou o Supremo Conselho sem ter base simblica onde buscar os Mestres Maons para ingresso no Grau 4, e o Grande Oriente do Brasil sem ter para onde mandar os Irmos das Lojas Escocesas desejosos de continuar os seus estudos. No tendo alternativa, o Supremo Conselho, que continuava a ser dirigido pelo Irmo Mrio Behring, promoveu a criao das Grandes Lojas Brasileiras para delas poder continuara retirar os Mestres para as suas Lojas de Perfeio (Grau 4 ao 14). Membros

do Grande Oriente do Brasil, por sua vez, criou, apoiado em alguns ex-membros do Supremo Conselho, um novo Supremo Conselho, que foi chamado de reconstitudo.

1929 Paris, Frana, realizada a IV Conferncia Mundial, onde comparecem os Supremos Conselhos Montezuma e o Supremo Conselho reconstitudo. Naquela ocasio ficou definitivamente assentado que o nico Supremo regular, reconhecido e nica autoridade legal e legtima para o Rito Escocs Antigo e Aceito no Brasil o que hoje se denomina SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 DO RITO ESCOCS ANTIGO E ACEITO DA MAONARIA PARA A REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, com sede em Jacarepagu, Rio de Janeiro cujo Soberano Grande Comendador o Irmo Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33, que tambm presidente da XVI Conferncia Mundial de Supremos Conselhos.

Tal deciso tem por base o Art. 5, das Grandes Constituies de 1786, que determina que s pode existir um Supremo Conselho em cada Pas, exceto nos Estados Unidos da Amrica, onde foi previsto a existncia de dois. No se trata, entretanto, de ciso at porque um filho do outro.

También podría gustarte