Está en la página 1de 34

Sumrio

3 5 9 11 13 15 21 27 A Urbaniza no Brasil A Urbaniza no Par Projetos de Trabalho Tcnico e Social Pesquisa Scio-Econmica e de Avaliao Ps-Ocupao Gerenciamento de Obras Habitacionais Educao Ambiental e Sanitria Atividades Scio-Culturais Capacitao Prossional

A Urbaniza no Brasil
Com mais de 10 anos de atuao no mercado, a Urbaniza Engenharia acumula larga experincia como consultora e proje sta nos mais diversos ramos da engenharia. Com projetos nas reas de Transporte, Dutos (gasodutos e oleodutos), Meio Ambiente, Edicaes e Engenharia Social, a Urbaniza est presente em todo o territrio nacional. Especialista em servios tcnicos de engenharia, a Urbaniza atua na Consultoria, Elaborao de Projetos, Superviso, Fiscalizao e Gerenciamento de grandes empreendimentos, como a readequao do trevo do quilmetro 30 da Via Anchieta, em So Paulo. A prestao de servios com al ssima qualidade tcnicooperacional uma das misses da Urbaniza, que para tanto u liza os mais modernos recursos tcnicos e gerenciais, transmi ndo aos seus clientes o mximo de segurana e conana nos projetos desenvolvidos. A empresa tem como diferencial o desenvolvimento de todas as etapas do projeto com equipe prpria adequada e, quando necessrio, u liza parceiros renomados no mercado de servios de engenharia. Alm de oferecer uma viso obje va das necessidades, limitaes e con ngncias de seus clientes, exercendo tambm um controle rigoroso de qualidade, custos e prazos dos seus servios. A Urbaniza conta ainda com um corpo tcnico altamente especializado, qualicado e mo vado em conseguir as melhores solues em todas as reas de atuao da empresa.

A Urbaniza no Par
A Urbaniza est presente no Par desde 2005. No Estado, a empresa atua principalmente na rea da Engenharia Social e est presente em inmeros p ro j e to s , e nt re e l e s o Programa de Macrodrenagem das Sub-bacias 3 e 4 da Bacia da Estrada Nova, da Prefeitura Municipal de Belm, e diversas obras do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), do Governo do Estado. A empresa referncia na execuo de Projetos de Trabalho Tcnico e Social, Pesquisas Socioeconmicas e Avaliao Ps-ocupao, alm do Gerenciamento de Obras Habitacionais, com aes promovidas em Belm, Marab, Ananindeua, Castanhal, Santa Izabel e Mosqueiro. D e nt ro d o ca m p o d a Engenharia Social, a Urbaniza atua na elaborao e implementao de projetos sociais tais como: a vidades culturais, socioeduca vas e de educao ambiental, capacitao das comunidades inseridas nos empreendimentos e mobilizao comunitria. Tambm faz parte da gama de servios prestados pela empresa a realizao de levantamentos e pesquisas socioeconmicas e censitrias com a nalidade tanto de levantar o nmero de famlias residentes na rea dos projetos quanto traar um perl qualita vo dessas populaes, ou seja, um diagns co social. Entre os demais servios prestados na rea de Engenharia Social esto: remoo e reassentamento de famlias, capacitao social gesto de projetos, estruturao de organizaes sociais, monitoramento social, elaborao de planos estratgicos e operacionais no gerenciamento de aes sociais, acompanhamento social de desapropriaes, planos de reassentamento, envolvimento com o entorno minimizando os impactos sociais, mobilizao adeso comunitria, regularizao fundiria, manuteno e congelamento de reas afetadas, programas de preservao ambiental com enfoque socioeduca vo, entre outros.

PROJETOS DE TRABALHO TCNICO SOCIAL


No Campo da execuo de Projetos de Trabalho Tcnico Social a exper se da Urbaniza foi aplicada na realizao de 11 grandes empreendimentos no Estado do Par. So obras habitacionais nos municpios de Belm, Ananindeua, Santa Izabel e Castanhal. Quatro delas ainda em andamento: empreendimento Jaderlndia, em Castanhal, Taboquinha, no Distrito de Icoarac, Sub-bacia 3 e 4 da Estrada Nova e Residencial Liberdade I, os trs l mos localizados na capital, Belm. Nesse campo a Urbaniza atua promovendo a vidades voltadas para a capacitao prossional e gerao de trabalho e renda para as comunidades envolvidas, atravs de cursos prossionalizantes e ocinas de artesanato, com destaque para o fomento s propostas de implantao de coopera vas por meio de assessoria tcnica. A empresa trabalha ainda com um eixo de informao aos benecirios dos projetos, que permite prestar esclarecimentos sobre as intervenes sicas e sociais e assegurar a par cipao das famlias. Tambm esto includos nos Projetos de Trabalho Tcnico e Social: a vidades socioculturais, recrea vas e despor vas; apoio s famlias afetadas por remoo, negociao, desapropriao e remanejamento nas reas de abrangncia dos projetos; mobilizao e organizao comunitria de carter socioeduca vo, com orientaes sobre direitos e deveres das representaes comunitrias; educao ambiental voltada para o pblico infanto juvenil, com a realizao de ocinas e palestras; alm de a vidades como caminhadas ecolgicas e mu ro de limpeza.

PESQUISA SOCIOECONMICA E DE AVALIAO PS-OCUPAO


As pesquisas Socioeconmicas e de Avaliao Ps-Ocupao so realizadas pelo Urbaniza com obje vo de traar um perl populacional da rea de abrangncia dos projetos, no caso da primeira, e vericar a sa sfao dos moradores aps a entrega dos empreendimentos, no caso da segunda. A Urbaniza realiza o cadastramento socioeconmico da populao residente atravs de pesquisa domiciliar, u lizando ques onrios estruturados a par r de pontos como caracters cas e condies do imvel, infraestrutura, saneamento bsico, iden cao dos moradores, tempo de moradia, u lizao e situao do imvel. Em maio de 2012, esse trabalho foi feito no Distrito de Mosqueiro a m de oferecer informaes e subsidiar a deciso tcnica de viabilidade de adeso ao Programa Minha Casa Minha Vida por parte da Prefeitura Municipal de Belm. Enquanto a Pesquisa de Avaliao Ps-Ocupao foi feita em dezembro de 2011 para vericar a sa sfao de moradores beneciados pela primeira etapa do empreendimento Vila da Barca, tambm da Prefeitura Municipal de Belm.

GERENCIAMENTO DE OBRAS HABITACIONAIS


Dentro da gama de servios prestados pela Urbaniza Engenharia est includo tambm o Gerenciamento de Obras Habitacionais, que abrange os servios de gerenciamento, superviso, scalizao, acompanhamento de obras e contratos rela vos aos empreendimentos habitacionais. Nesse campo a empresa atua no planejamento, controle e m e d i o d o s s e r v i o s ; acompanhamento do contrato, gerenciamento dos projetos execu vos e planejamento geral da execuo do empreendimento; scalizao e acompanhamento do projeto; controle nanceiro e servios tcnicos e administra vos. De janeiro de 2010 a junho de 2012 a Urbaniza prestou esse servio Companhia de Habitao do Estado do Par (Cohab) em pelo menos sete empreendimentos do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) com recursos do Fundo Nacional de Habitao e Interesse Social (FNHIS).

EDUCAO AMBIENTAL E SANITRIA

Crianas se preparam para plantao de mudas no empreendimento Jader Barbalho, em Castanhal.

Comunidade participa de mutiro de limpeza no empreendimento Jaderlndia, em Castanhal.

Caminhada ecolgica no Jaderlndia (acima). E plantao de mudas no empreendimento Jader Barbalho.

ATIVIDADES
SCIO-CULTURAIS

Crianas brincam de xadrez em programao de lazer no Jardim das Garas, em Santa Izabel do Par.

Ocina de gratagem no Paracuri, em Belm. Lazer para crianas do Jaderlndia, em Castanhal (acima).

Ao de higiene bucal no empreendimento Jaderlndia, em Castanhal.

CAPACITAO
PROFISSIONAL

Mulheres do Jardim das Garas, em Santa Izabel do Par, participam de ocina de pintura.

No sentido horrio: Ocinas de artesanato, manipulao de alimentos e esttica nos empreendimentos atendidos pela Urbaniza

También podría gustarte