Está en la página 1de 27

A Conduo da Anlise:

Tema:

A palavra do analista alusiva:


onde isto se localiza na clnica?
ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Coordenao

Alexandre Simes

Significante
por definio, algo que se apresenta por meio do e para o

equvoco
Isto quer dizer que o significante remete a vrias significaes possveis e a efeitos diversos

Voltemos questo inicial:

A palavra do analista alusiva:


onde isto se localiza na clnica?

INTERPRETAO

A estrutura da interpretao no deve ser explicativa, nem mesmo sugestiva ou imperativa

Ela deve ser ALUSIV A e EQUVOCA, pois a interpretao no para ser estritamente compreendida, mas para

"provocar ondas"
(Lacan, Confrences et entretiens dans les universits nord-amricaines. 1975)

Especialmente a partir da obra de Freud,

em que ponto podemos localizar com mais preciso a estrutura da interpretao?

A INTERPRETAO DOS SONHOS

Nesta obra, verificamos que a interpretao ALUSIVA, na medida em que ela se atrela realizao do desejo

H uma passagem muito conhecida dA interpretao dos sonhos, na qual Freud apresenta a seguinte situao de uma de suas pacientes:

Transferencialmente, a paciente se posicionava como uma crtica sua afirmao de que os sonhos so

realizaes de desejo.
Desta forma, ela se empenhava por refutar o saber do Outro.

Em certa ocasio, ela levou para a sua sesso de anlise um sonho e assim o apresentou:

O senhor sempre me diz que o sonho um desejo realizado. Pois bem, vou lhe contar um sonho cujo tema foi exatamente o oposto um sonho em que um de meus desejos no foi realizado. Como o senhor enquadra isso em sua teoria? Foi este o sonho:

Eu queria oferecer uma ceia, mas no tinha nada em casa alm de um pequeno salmo defumado. Pensei em sair e comprar alguma coisa, mas ento me lembrei que era domingo tarde e que todas as lojas estariam fechadas. Em seguida, tentei telefonar para alguns fornecedores, mas o telefone estava com defeito. Assim, tive que abandonar meu desejo de oferecer a ceia.
(cf. A interpretao dos sonhos, captulo IV)

primeira vista, no h nada neste sonho que possa nos levar pensar em um desejo realizado. Na anlise do sonho, Freud recorre aos elementos que do textura ao sonho. Nas palavras de Freud: ... a investigao de um sonho sempre encontrada nos acontecimentos da vspera.
(A interpretao dos sonhos, p. 161; edio de 1980)

Indo aos elementos diurnos do sonho, Freud faz o seguinte comentrio: O marido de minha paciente, um aougueiro atacadista, honesto e competente, comentara com ela, na vspera, que estava ficando muito gordo e que, por isso, pretendia comear um regime de emagrecimento. Propunha-se levantar cedo, fazer exerccios, ater-se a uma dieta rigorosa e, acima de tudo, no aceitar mais convites para cear. Ela acrescentou, rindo, que o marido, no lugar onde almoava regularmente, travara conhecimento com um pintor que o pressionara a lhe permitir que pintasse seu retrato, pois nunca vira feies to expressivas. O marido, contudo, replicara, sua maneira rude, que ficava muito agradecido, mas tinha a certeza de que o pintor preferiria parte do traseiro de uma bonita garota a todo o seu rosto.

Dando sequncia associao livre, a paciente, que estava muito apaixonada pelo marido e brincava muito com ele, diz a Freud que lhe implorou para que ele no lhe desse nenhum caviar.

Perguntei-lhe o que significava isso, e ela explicou que h muito tempo desejava poder comer um sanduche de caviar todas as manhs, mas refutava fazer essa despesa.

Naturalmente, o marido a deixaria obter isso imediatamente, se ela tivesse pedido. Mas, ao contrrio, ela lhe pedira que no lhe desse caviar, para poder continuar a mexer com ele por causa disso. (cf., p. 162)

Na argumentao de Freud:
Vi que ela fora obrigada a criar para si mesma um desejo no realizado na vida real .... - no caso em questo no simplesmente o no ter caviar ou abrir mo do sanduche matinal de caviar, mas demandar que o amado no lhe desse caviar - e o sonho representava essa renncia posta em prtica.

Freud faz uma pergunta bem interessante, que pode nos auxiliar a melhor localizar a estrutura histrica:
Mas por que precisaria ela de um desejo no realizado?
(cf. p. 162)

Prosseguindo em seu discurso, a paciente menciona que na vspera ela visitou uma amiga ... de quem confessava ter cimes porque seu marido (de minha paciente) estava constantemente a elogi-la. Felizmente, essa sua amiga muito ossuda e magra, e o marido de minha paciente admirava figuras mais cheinhas.
(cf. p. 162)

Comeamos, assim, a verificar um encadeamento entre os significantes:


caviar
desejo insatisfeito

salmo

marido

sonhadora

amiga magra

Voltando ao encontro da paciente com a amiga magra


Perguntei-lhe o que havia conversado com sua amiga magra. Naturalmente, respondeu, sobre o desejo dela de engordar um pouco. A amiga tambm lhe perguntara: quando que voc vai nos convidar para outro jantar? Os que voc oferece so sempre timos. (cf. p. 162)

Freud vai entrar em mais detalhes na interpretao deste sonho. Todavia, o ponto que agora nos interessa aquilo que foi mediado pelo significante

salmo defumado:
Como foi, perguntei, que a senhora chegou ao salmo que aparece no sonho? Oh, exclamou ela, salmo defumado o prato predileto de minha amiga (cf. p. 163)

... o prprio desejo de minha paciente era que o de sua amiga (engordar) no se realizasse. Mas, em vez disso, ela sonhou que um de seus prprios desejos no era realizado. Portanto, o sonho adquirir nova interpretao se supusermos que a pessoa nele indicada no era ela mesma, e sim a sua amiga: que ela se colocara no lugar da amiga, ou, como poderamos dizer, que se identificara com a amiga.
(cf. p. 163)

Qual o sentido da identificao histrica? (...) A identificao um fator altamente importante no mecanismo dos sintomas histricos.
(cf. p. 163)

Por meio deste sonho, podemos extrair dois pontos cruciais para a estrutura da interpretao: 1) Um desejo sempre se vincula a outro desejo

2) Na histeria, a vinculao de um desejo a outro atrela o sujeito a uma falta

O que h de alusivo na interpretao?

sujeito

falta

Prosseguiremos com a pergunta

Os lugares do sentido e do no-sentido na anlise: h indicadores clnicos para isto?

At l! Acesso a este contedo: www.alexandresimoes.com.br

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

También podría gustarte