Está en la página 1de 4

Igreja Crist gua Viva, 22 de junho de 2008. Tema: Trs presentes de Deus para voc. Texto: Lucas 15.

22 Pr. Eliandro Viana INTRODUO O texto fala sobre alguns presentes, para ser preciso trs presentes. Presentes, quem no gosta de receb-los? H diferentes tipos de presentes, e diferentes interesses em se presentear algum. H presentes que so dados em gratido de algo muito mais valioso que se tenha feito, o que o salmista oferece ao Senhor: Como posso retribuir ao Senhor, toda a sua bondade para comigo? Erguerei o clice da salvao e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos (Sl 116.12,13). Presentes sempre so motivados por alguma coisa: gratido, reconhecimento importncia da pessoa (presentes diplomticos), para se conquistar a pessoa que se quer conquistar (colares, jias, flores), para se mudar uma situao, pais que, ao verem pouco progresso em seus filhos, desejam estimul-los, enfim. No texto que temos lido, o jovem prdigo recebe presentes de seu pai. Qual a razo? Alguma das que alistamos? No! Presentes pela sua volta ao lar! Ele foi cumulado de presentes: roupa, anel e calado. Vamos refletir sobre estes trs presentes hoje. 1. ROUPA NOVA 1.1 Tragam-lhe a melhor roupa . Tragam a tnica mais preciosa (Catlica). Tragam a roupa mais bonita e rica da casa (Viva). 1.2 Primeira coisa que esse presente sugere: o moo voltou mal vestido! Maltrapilho, rasgado, sujo, a roupa que usava talvez nem fosse dele, mas nas desventuras pelo mundo o Diabo lhe ps esta roupa atual, roupa de escndalo, roupa de vergonha, roupa de pobreza e misria, roupa desajustada. A roupa descrita na Bblia muitas vezes se refere a nossa alma. Uma alma suja necessita de limpeza, pureza. 1.3 Isaias 1.16 diz: Lavem-se! Limpem-se! Removam suas ms obras, parem de fazer o mal. No verso 18 encontramos: Ainda que seus pecados sejam vermelhos como a escarlate, eles se tornaro brancos como a neve. 1.4 Apocalipse 3.18 diz: Adquira roupas brancas para vestires. 1.5 Segunda coisa: o pai queria v-lo bonito! 1.6 Todos os pais fazem de tudo para que seus filhos andem bonitos e bem vestidos. Limpos e cheirosos.

1.7 Terceira coisa: o pai queria dar-lhe o melhor que havia em sua casa tragam a roupa mais bonita e rica da casa. Essas trs coisas sugerem algo maneira como o pecador vem para a casa do Pai, e como Deus pode transform-lo. 1.8 Se o pai se preocupou em oferecer-lhe a melhor roupa. Isto nos informa que ele voltou ao lar como um verdadeiro andrajoso, isto , vestia-se de roupas rasgadas. Este foi o presente que, longe do lar, o Diabo lhe deu. O mesmo que deu a Ado e Eva quando pecaram: vestes de folhas de rvores. 1.9 O Diabo, tirando do homem a roupa que Deus lhe deu, foi-lhe necessrio darlhe uma outra. Vejamos a viso de Paulo sobre isso: Ef. 4.22-32 22 Renunciai vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscncias enganadoras. 23 Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado imagem de Deus, em verdadeira justia 24 e santidade. Por isso, renunciai mentira. Fale cada um a seu prximo a verdade, pois 25 somos membros uns dos outros. Mesmo em clera, no pequeis. No se ponha o sol sobre o vosso 26 ressentimento. 27 No deis lugar ao demnio. Quem era ladro no torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o 28 bem com as suas prprias mos, para ter com que socorrer os necessitados. Nenhuma palavra m saia da vossa boca, mas s a que for til para a 29 edificao, sempre que for possvel, e benfazeja aos que ouvem. No contristeis o Esprito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia 30 da Redeno. Toda amargura, ira, indignao, gritaria e calnia sejam desterradas do meio 31 de vs, bem como toda malcia. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos 32 outros, como tambm Deus vos perdoou, em Cristo. 1.9.1 1.9.2 1.9.3 1.9.4 1.9.5 1.9.6 Roupa corrompida; Roupa de mentira; Roupa roubadas; Roupa de indolncia; Roupa de palavras torpes; Roupas de amargura, de clera, de gritaria, de blasfmia

1.10 E nos manda revestir do novo homem, renovado no esprito, vestido com as vestes da justia, da retido, da verdade, de um homem selado para o dia da redeno.

1.11 Melhor roupa, tnica mais preciosa e rica da casa . No grego fala de um traje muito fino e principesco, que se estendia da cabea aos ps, s usadas por pessoas de importncia, e em ocasies especiais. 1.12 Aquela roupa significava honra, exaltao. esta roupa que Cristo prov aos santos. Esta roupa nova a veste de louvor de Is 61.3. So as vestes de Aro, smbolos do verdadeiro sacerdcio. So as vestes que nos identificam como filhos de Deus! 2. O ANEL 2.1 Anel! No qualquer anel! Diz a Bblia Viva: Um anel de pedras preciosas. Escravo no usava anel, especialmente anel de ouro. S usavam os filhos! Os prncipes! 2.2 Anel, smbolo de distino. Quando fara entendeu que Deus era com Jos, e o colocou como governador de todo o seu imprio, tirou de seu dedo o anel de ouro e o ps no dedo de Jos. Com isto ele dizia: Jos agora o governador. Ouam-no e obedeam-no! 2.3 O anel chegou at a ser smbolo do Cristianismo, exatamente por essa tradio. Nas catacumbas foram encontrados alguns anis. Os cristos se consideravam distintos aos olhos de Deus. 2.4 Anel tambm significava autoridade. Quando os inimigos de Daniel conseguiram que ele fosse lanado na cova dos lees, a cova foi tapada com uma pedra e nesta foi posto o anel do rei e de seus grandes. Isto significava que ningum poderia retirar a tampa da cova, pois sobre ela havia uma autoridade real: o anel do rei. 2.5 Cristo, recebendo a autoridade do Pai, Mt 28, no-la confiou aos crentes: recebereis poder ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas. 2.6 Eis a vos dei autoridades para pisardes serpentes e escorpies, e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causar dano (Lc 10.19). 3. SANDLIAS 3.1 O moo veio para casa descalo, como se fora um escravo, pois estes no usavam sapatos. Sapatos eram para as pessoas livres! 3.2 Interessante... 3.3 Chegou escravo, e tornou-se livre. 3.4 Chegou plebeu, e ficou nobre; 3.5 Chegou pobre, e tornou-se rico; 3.6 Chegou doente, tornou-se so; 3.7 Chegou inimigo, foi reconciliado; 3.8 Chegou com fome, foi saciado. 3.9 Chegou como empregado, tornou-se patro. 3.10 Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar

3.11 Que coisa boa Jesus faz com a gente. Vinde, benditos de mau Pai, possu por herana o reino que vos est preparado . CONCLUSO Deus tem um trplice presente tambm para ns: Roupas novas: alma limpa e alvejada de toda sujeira deste mundo tenebroso e corrupto. Alma confortada com a roupa da Graa de Deus. Anel de ouro: d ouvidos ao chamado de Deus te chamando para seres filho de Deus, separado, distinto de todos que vo levando a vida sem crer em Deus. Anel de honra, a honra que Deus te trata. Enquanto o mundo te machucou e feriu o Senhor te recebe com honra, amor e te trata como prncipe e transfere a voc o poder e a autoridade contra toda obra das trevas! O anel do poder do Esprito Santo. Sandlia para seu ps: os ps machucados pela estrada pedregosa desta vida; os ps enfermos pelas pisadas nos caminhos maus. Estes ps recebem sandlias de liberdade. Chega de escravido. Hoje Deus te liberta de todo jugo, de toda opresso e cala os teus ps. Dizendo-te que deixou de ser escravo e agora s livre! Receba estes presentes hoje! Deus quer: Seu Resgate; Sua Restaurao; Sua Reintegrao; Sua dignidade.

Sola Deo Glria. Pr. Eliandro Viana pr.eliandro@aguaviva.com.br

También podría gustarte