Está en la página 1de 4

O Paraltico no Tanque de Betesda

Uma histria que fala sobre a misericrdia de Deus e a Cura do Paraltico no Tanque de Betesda.

No livro de Joo, captulo 5, encontramos detalhes deste milagre realizado por Jesus.

Jesus vinha da Glalilia, a caminho de Jerusalm, quando chegou ao tanque de Betesda, prximo porta das ovelhas, no lado norte da cidade. O tanque de Betesda (que significa casa de misericrdia), simbolizava uma das nicas esperanas para um doente incurvel. E nele se aglomerava uma grande multido de enfermos e paralticos, buscando uma nica chance de se verem livres do mal que os afligia.

Um lugar onde a dor, a fragilidade do corpo e a misria humana estavam em total evidncia. Enfermos de todo tipo se juntavam e aguardavam uma gota de misericrdia divina, esperando o agito das guas do tanque. Somente o primeiro a entrar no tanque, receberia a cura.

O Paraltico no Tanque de Betesda

E por serem muitos os enfermos, demorava-se muito para se receber algum alvio do sofrimento. Quando as guas eram agitadas pelo anjo, logo se disparava uma disputa para se primeiro banhar naquelas guas.

"Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a gua; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da gua, sarava de qualquer enfermidade que tivesse." Joo 5:4
E quem no pudesse caminhar, precisava de ao menos uma pessoa que o ajudasse a entrar no tanque de Betesda. Em princpio, contavam com a solidariedade dos familiares, ou amigos. Porm com o passar do tempo, eram deixados prpria sorte.

Quantas frustraes aqueles homens passavam, ao verem que outrem entrou primeiro nas guas do tanque de Betesda. Um aps outro sendo curados, mas como eram muitos, sua vez parecia que nunca chegaria.

E no era diferente com o paraltico do tanque de Betesda. Sem poder contar com ningum que o ajudasse. Ano aps ano ele permanecia ali. Passou-se o tempo, dcadas se foram e nada acontecia em seu favor.

Porm h algo que chama a ateno nessa histria. Aquele homem, preso pela paralisia, acorrentado por aquela enfermidade h quase quatro dcadas. Trinta e oito anos no tanque de Betesda, esperando um milagre.

"E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo." Joo 5:5

Certamente ele viu muitos desistirem. Muitos que "entregaram os pontos". Porm ele no desistiu. Trinta e oito anos paraltico e ele estava ali, aguardando uma oportunidade, esperando que a misericrdia de Deus o encontrasse um dia.

A Cura do Paraltico no Tanque de Betesda


E o texto informa que toda essa espera, toda essa persistncia chegou ao conhecimento de Jesus.

E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar so?" Joo 5:6
E o paraltico do tanque de Betesda, responde ao mestre, confessando a sua incapacidade. Ele tinha em si a vontade de ser curado, pois toda vez que a gua era agitada, ele certamente com grande esforo, rastejava procurando chegar ao tanque. Porm no era suficiente.

O enfermo respondeu-lhe: Senhor, no tenho homem algum que, quando a gua agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." Joo 5:7
Aquela esperana e persistncia em contar com a misericrdia divina j havia chamado a ateno do mestre. E sendo Jesus a prpria misericrdia encarnada e viva, o mestre comovido com a situao daquele homem, declara a sua cura.

"Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou so; e tomou o seu leito, e andava." Joo 5:8-9
De tanto ele insistir, de confiar na misericrdia de Deus, um dia a prpria misericrdia viva, Jesus Cristo, veio e o encontrou!

Muitos teriam desistido por muito, muito menos. Mas se h algo que mexe com o corao de Deus a persistncia na F da misericrdia

"Pedi, e dar-sevos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-." Mateus 7:7


divina. H muitos exemplos nas escrituras sagradas. Nunca devemos desistir de contar com a misericrdia de Deus. Aquele homem, ex-paraltico soube esperar e nunca deixou de ter f.

Portanto, tenha f! Acredite! A misericrdia de Deus, Jesus Cristo, te alcanar!

También podría gustarte