Está en la página 1de 6

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Fédération Cynologique Internationale

GRUPO 6 Padrão FCI 163 05/03/1998
Padrão Oficial da Raça

BASSET HOUND

País de origem: Grã-Bretanha Nome no país de origem: Basset Hound Utilização: Caça Sujeito à prova de trabalho para campeonato internacional.: Grupo 6 Seção 1 1.I.05 de março de 1998.CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Filiada à Fédération Cynologique Internationale Classificação F.C. 2 .3 Padrão FCI no .Sabujos Farejadores .Sabujos Farejadores e Raças Assemelhadas .Sabujos de Pequeno Porte 163 . Sergio Meira Lopes de Castro Presidente da CBKC Domingos Josué Cruz Setta Presidente do Conselho Cinotécnico Tradução: Suzanne Blum Impresso em: 23 de junho de 2003.

BASSET HOUND NOMENCLATURA CINÓFILA UTILIZADA NESTE PADRÃO 1 – Trufa 2 – Focinho 3 – Stop 4 – Crânio 5 – Occipital 6 – Cernelha 7 – Dorso 8 – Lombo 9 – Garupa 10 – Raiz da cauda 11 – Ísquio 12 – Coxa 13 – Perna 14 – Jarrete 15 – Metatarso 16 – Patas 17 – Joelho 18 – Linha inferior 19 – Cotovelo 20 – Linha do solo 21 – Metacarpo 22 – Carpo 23 – Antebraço 24 – Nível do esterno 25 – Braço 26 – Ponta do esterno 27 – Ponta do ombro a – profundidade do peito b – altura do cotovelo a + b = altura do cão na cernelha 3 .

4 . de voz melodiosa e profunda. embora não excessivamente. Olhos claros ou amarelos são altamente indesejáveis. Longas. Stop: moderado. regular e completa mordedura em tesoura. bem balanceado e cheio de qualidade. nem proeminentes. Olhos: em forma de losango. exatamente abaixo da linha dos olhos. COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: tenaz. É desejável uma certa quantidade de pele solta. nem inseridos muito profundamente. possui um instinto de matilha. Lábios: o lábio superior sobrepõe-se substancialmente ao inferior. e de uma grande resistência no campo. a pele da cabeça deve ser bastante solta para formar rugas claramente marcadas quando puxada para a frente ou quando a cabeça está baixa. CABEÇA: o focinho é quase paralelo à linha superior do crânio e ele não é muito mais longo do que o crânio. mas não em excesso. O vermelho da pálpebra inferior é aparente. nunca agressivo ou tímido. Estreitas ao longo de seu comprimento e enrolando-se bem para dentro. finas e de textura aveludada. exceto nos cães de cor clara. Muito flexíveis. Maxilares / Dentes: maxilares fortes com uma perfeita. Plácido. de uma antiga linhagem que caçava pelo faro. De expressão calma e séria. não pontudo. de largura média entre as arcadas superciliares e afinando ligeiramente para o focinho. alcançando além de um focinho de comprimento correto. de considerável substância. mas podem ter tons de marrom médio em cães de cor clara. com um proeminente osso occipital. Narinas grandes e bem abertas que podem ultrapassar ligeiramente a linha lateral dos lábios. De qualquer maneira. Focinho: a aparência geral é inclinado. Pode apresentar uma quantidade moderada de rugas nas arcadas superciliares e ao lado dos olhos. onde pode ser de cor marrom ou fígado.APARÊNCIA GERAL: cão de pernas curtas. REGIÃO FACIAL Trufa: inteiramente preta. Afetuoso. REGIÃO CRANIANA Crânio: em cúpula. Orelhas: inseridas baixas. Escuros.

quando vistos por trás. Posteriores: musculosos e firmemente plantados. Lombo: pode ser ligeiramente arqueado. por trás da articulação dos jarretes pode aparecer uma ligeira bolsa devido a pele solta. em forma de sabre. Peito: visto de frente. nem para fora e bem abaixo do corpo. Rugas de pele podem aparecer entre os jarretes e as patas. Esterno proeminente. Dorso: nivelado e bastante largo. estendendo-se bem para trás. nem muito profundo. 5 . cernelha e lombo aproximadamente na mesma altura. Quando em movimento. a cauda é portada bem para cima e curva-se ligeiramente.PESCOÇO: musculoso. quando o cão está parado numa posição natural. forte na base. Da cernelha até a garupa. TRONCO : longo e profundo em todo seu comprimento. poderosos e de boa ossatura. mas o peito não é nem estreito. sem saliências. mas nem tanto. Dobras de pele na parte inferior das pernas. dando um efeito quase esférico. bastante longa. Antebraço: a sua parte superior inclina-se ligeiramente para dentro. Jarretes: bem descidos e ligeiramente angulados. Metacarpos: formando uma curva para a frente é altamente indesejável. o comprimento não deve ser exagerado. nos metacarpos. não virando nem para dentro. nem para dentro. o antepeito é bem colocado entre as patas curtas da frente. bem arqueado e bastante longo com barbelas pronunciadas. Joelhos: bem angulados. Cotovelos: não virando nem para fora. nunca enrolada ou alegre. Costelas bem arredondadas e bem arqueadas. Ombros não pesados. afilanando para a ponta com pelagem moderada e rude em sua parte inferior. a ponto de interferir na livre movimentação ou resultando em pernas que se toquem quando paradas ou em movimentação. CAUDA: bem inserida. mas não exageradas. Ombros: escápulas bem colocadas para trás. MEMBROS Anteriores: membros curtos. mas bem juntos nos lados.

o peso repartido igualmente entre os dedos e as almofadas. são altamente indesejáveis. COR: geralmente preto. Os jarretes e os joelhos jamais podem permanecer rígidos em movimento. . TAMANHO altura na cernelha: 33 a 38 cm. de maneira que as patas deixem as pegadas de um cão de grande porte. sem que nenhuma parte desprovida de almofada esteja em contato com o solo. mas em todos os casos. branco e marron (tricolor). NOTAS: • os machos devem apresentar os dois testículos. reconhecida. curto e fechado.PATAS: volumosas. de hound é aceitável. sem ser muito fino. com franjas. de aparência normal. Patas anteriores podem apontar diretamente para a frente ou podem virar ligeiramente para fora. mas qualquer cor. Suave e livre com bom alcance dos membros anteriores e os posteriores mostrando uma poderosa propulsão. com o cão se movimentando corretamente tanto na frente quanto atrás. um hound deve colocar-se em stay perfeitamente. Todos os contornos são lisos e sem franjas. MOVIMENTAÇÃO: muito importante. nem qualquer dedo deve ser arrastado. bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal. PELAGEM Pêlo: macio. limão e branco (bicolor). com boas juntas e almofadas. • todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado. Os pêlos longos e pêlos macios. FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

Intereses relacionados