Está en la página 1de 11

UFF - Universidade Federal Fluminense Instituto de Fsica Laboratrio de Fsica XX Professor : Navia Turma: A5 Aula ministrada em : 19/08/2011

RELATRIO N 01 Laboratrio 3 Instrumentos de Medidas Eltricas

Alunos: Antnio Luis Alves da Cunha Mat .: 209.37 - 088 Victor Borges Tertuliano dos Santos Mat .: 209.37 110 Viny Alves Figueiredo Mat .: 209.37 088

Objetivo
Nesse experimento utilizaremos uma placa de acrlico para montar diferentes circuitos simples e aprenderemos a utilizar diversos instrumentos bsicos para efetuar medidas de tenso (voltmetro), corrente eltrica (ampermetro) e resistncia eltrica (ohmmetro) nos sistemas montados, observando o comportamento destes quando os circuitos forem modificados.

Introduo Terica
Montar um circuito consiste em ligar uma fonte a elementos eltricos, como resistores, por meio de fios condutores de eletricidade. A corrente eltrica pode ser definida como um fluxo ordenado de partculas carregadas devido diferena de potencial gerada pela fonte. Pilhas e baterias so exemplos de fontes de corrente contnua, objeto do presente estudo. A Lei de Ohm expressa a relao entre a diferena de potencial (V), corrente eltrica (i) e resistncia equivalente em um circuito (Req). V = Req x i, onde Req = Ri (circuito em srie) ou (1/Ri) (circuito em paralelo) Instrumentos de medida so imprescindveis para o estudo de fenmenos eltricos. Destacam se quatro aparelhos: ampermetro, voltmetro, ohmmetro e multmetro. O ampermetro um instrumento que mede a intensidade da corrente eltrica que passa por um condutor. Para montagem corrente de um circuito, o ampermetro deve ser posto em srie, j que, assim, a corrente total do sistema passar pelo aparelho. Caso este fosse colocado em paralelo, a corrente eltrica se dividiria entre os dois caminhos possveis e a medida seria uma parcela do valor total. Sabendo que a corrente de um circuito varia de acordo com a resistncia eltrica equivalente deste, possvel concluir que o instrumento deve ter a menor resistncia interna possvel, para que no interfira no resultado encontrado. O Ohmmetro o aparelho utilizado para medir a resistncia eltrica de um componente do circuito e ligado em srie com a resistncia que se deseja medir. Resistncia eltrica de um resistor a razo entre a diferena de potencial aplicada aos seus terminais e a intensidade da corrente eltrica que o atravessa. O Voltmetro um aparelho que mede a diferena de potencial entre dois pontos. Caso o instrumento fosse posto em srie s mediria a diferena de tenso entre dois pontos de fio condutor, por isto ele deve ser posto em paralelo ao trecho a ser estudado. Alm disso, deve ter maior resistncia interna possvel, para que por ele no passe corrente eltrica e a resistncia equivalente do circuito no se altere significativamente. O multmetro por sua vez agrega em um aparelho as trs funes anteriores. Vale destacar que a posio, em srie ou em paralelo, do aparelho no circuito deve respeitar as consideraes feitas anteriormente e a fonte deve ser desligada para que a funo ou regulagem do multmetro seja alterada.

Metodologia Utilizada no Experimento


Dispunha-se de uma placa de acrlico para montagem de circuitos eltricos, com trs resistores. O experimento foi iniciado medindo-se, de forma nominal, o valor da resistncia eltrica de cada resistor a partir da leitura das diferentes cores presentes nesses, conforme padro encontrado na apostila de Fsica Geral e Experimental XX, apndice 2, pagina 47. As mesmas medies foram repetidas de forma experimental com auxlio de um ohmmetro digital. Para utilizao desse escolheu-se uma escala baseada na leitura nominal feita anteriormente, regulando o zero do aparelho a cada mudana de escala (para isso fecha-se um curto circuito no instrumento). O segundo passo do experimento foi calibrar a fonte de corrente contnua com uma tenso de 8,0V, que posteriormente foi confirmada com um voltmetro digital regulado em uma ordem de grandeza compatvel com o valor esperado. Em seguida montou-se um circuito com um resistor e um ampermetro ligados em srie a fonte de 4,0V (conforme figura 1) com intuito de calcular a intensidade da corrente eltrica nesse sistema. Para regulagem do ampermetro utilizou-se a Lei de Ohm (V=RI) para estimar a corrente terica do circuito. O procedimento foi repetido para cada um das trs resistncias citadas anteriormente.

Figura 1 - Esquema do circuito eltrico n 1

Posteriormente, montou-se um novo circuito com trs resistncias, um ampermetro, ligado em srie, e um voltmetro posicionado em paralelo com o primeiro resistor (conforme

figura 2). Calculou-se a resistncia eltrica equivalente do circuito e utilizando novamente a Lei de Ohm foi possvel estimar a nova corrente eltrica do sistema e, em seguida, a diferena de potencial na resistncia em questo. O valor pode ser ratificado com a leitura do voltmetro devidamente ajustado. Depois o mesmo processo foi repetido, colocando-se o voltmetro adequadamente, em paralelo, com cada uma das demais resistncias.

Figura 2 Esquema do circuito eltrico n 2

Anlise de Dados
Calibra-se a fonte de corrente contnua com = 8,00 V. Por ser um aparelho analgico, sua incerteza a metade da menor medida, no caso, 0,05V. Essa medida confirmada pela leitura de um voltmetro ligado fonte. Foi obtido o mesmo resultado anterior, porm, por se tratar de um aparelho digital, seu erro dado pela menor medida do instrumento, nesse caso , 0,01V. Conclui-se que o aparelho digital foi mais preciso, j que sua incerteza foi menor. O erro relativo foi de 20% comparando o erro digital em relao ao erro analgico. Aps calibragem, buscou-se descobrir os valores das trs resistncias nominalmente e experimentalmente.
R1 R2 R3 Valores (27013,5) (56028) (82042) Nominais Valores (26710) (55110) (81810) Experimentais Tabela 1 Valores de resistncias dos trs resistores ;

Para leitura nominal foram observadas as seguintes cores: R1 vermelho (2); violeta (7);marrom (1 zero); ouro (5%, ou no caso, 13,5). R2 verde (5); azul (6); marrom (1 zero); ouro (5%, ou no caso, 28,0). R2 cinza (8); vermelho (2); marrom (1 zero); ouro (5%, ou no caso, 42,0). Comparando as imprecises conclui-se que a medida experimental foi mias precisa em relao R1 quanto a R2 quanto a R3. Montou-se um circuito e, sendo conhecidos os valores da diferena de potencial da fonte e resistncia dos resistores, especulou-se atravs da Lei de Ohm (V=RI) o valor da corrente eltrica terica do circuito (vide anexo 1).

Rexp()

Iterica (mA)

Iexp (mA)

29,90,1 29,91,15 26710 14,50,1 14,50,28 55110 9,780,1 9,800,13 81810 Tabela 2 Valores de corrente eltrica no circuito 1;

Conhecido o valor terico da corrente foi possvel ajustar o ampermetro adequadamente e desta forma obter o resultado das correntes eltricas experimentais e seus respectivos erros (tambm obtidos pela menor medida do aparelho). Esse experimento mostrou que os valores experimentais foram bem prximos daqueles encontrados atravs da Lei de Ohm, confirmando sua validade. Tambm possvel analisar se as medidas tericas foram mais precisas, visto que suas imprecises foram menores.

Posteriormente, no ultimo circuito montado no experimento, buscou-se estuda a queda de tenso de cada resistor. Com estes dispostos em srie foi possvel calcular a resistncia equivalente do circuito como o somatrio dos trs valores. Com isso, a R eq = 163610 . Aplicando-se a Lei de Ohm com os valores conhecidos de diferena de potencial da fonte e de resistncia, encontra-se a corrente eltrica total do circuito i = 4,890,09 mA. A queda de tenso em cada resistor pode ser obtida pela aplicao da Lei de Ohm para cada valor especfico da resistncia, lembrando que a corrente que passa por eles a mesma.

Rexp()

Vterica (V)

Vexp (V)

1,290,07 1,310,01 26710 2,670,01 2,690,01 55110 3,970,01 3,990,01 81810 Tabela 3 Valores de diferena de potencial no circuito 2.

Conhecidos os valores tericos pode-se ajustar corretamente o voltmetro, de maneira a ter a escala de maior preciso para medio experimental. O erro foi obtido de modo semelhante as demais medies feitas anteriormente com instrumento digital. Comparados os valores tericos e experimentais observa-se que os resultados foram compatveis se consideradas as margens de erro de ambas as medidas. Alm disso, possvel analisar que o valor terico foi menos preciso que o experimental devido sua maior impreciso. Pode-se ainda verificar a validade das medies experimentais aplicando-se a Lei das Malhas. Esta prope que o somatrio das diferenas de potencial em cada resistor igual a tenso na fonte ( = V1 + V2 + V3 ). Desta maneira observa-se que h uma diferena entre o valor terico teo = 8,00 0,01 V e experimental exp = 7,99 0,01 V. Isso se d devido aos erros acumulados de leitura, instrumentos de medida com pouca preciso entre outros fatores.

Concluso
Atravs da experincia executada e os dados obtidos verificamos na prtica o comportamento de circuitos eltricos, quando so submetidos a fonte de corrente contnua. Conseguimos tambm calcular a corrente de forma terica atravs da aplicao da frmula e conferimos atravs de medies experimentais, com auxilio do ampermetro. O mesmo fizemos com a resistncia eltrica, onde verificamos sua resistncia nominal atravs da leitura das cores dos resistores e posteriormente conferimos o resultado com a leitura do ohmmetro. Conclumos, portanto que, com auxlio de aparelhos digitais e analgicos, conseguimos comprovar os dados tericos que so obtidos apenas com frmulas, contas e resolues matemticas.

Anexo 1: Clculos
Valores conhecidos do sistema: R1 = 267 10 R2 = 551 10 R3 = 818 10 = 8,00 0,01V

Corrente eltrica terica do circuito n 1; V = Rexp x i

(In) = |(In/)|.() + |(In/Rn)|.(Rn) = ()/ Rn + (Rn)/ Rn


Circuito com R1

I1 =

R1

I1 =

R1

= 8,00

(2,67 x10 2 )

I1 = 29,9mA

(i1) = 1/267 x (0,01) + (8,00/267) x (10) (i1) = 1,15 mA


- Circuito com R2

I2 =

R2

I2 =

R2

= 8,00

(5,51x10 2 )

I 2 = 14,5mA

(i2) = 1/551 x (0,01) + (8,00/551) x (10) (i2) = 0,28 mA

- Circuito com R3

I3 =

(i3) = 1/818 x x (10) (i3)

R3
I 3 = 9,78mA

I3 =

R3

= 8,00

(8,18 x10 2 )

(0,01) + (8,00/818) = 0,13 mA

Tenso terica em cada resistor no circuito n 2 Em um circuito em srie: Req = Ri


Req = R1 + R2 + R3

Req = 267 + 551 + 818 = 1636 Req = 10 + 10 + 10 = 30

V = Req I

8,00 = 1636 x i i = 4,89 mA i = 1/1636 x 0,01 + (8,00/1636) x 30 i = 0,05 mA


(Vn ) = I( Rn ) + Rn ( I )

Tenso terica em R1: V1 = 267 x 4,89 x 10-3 V1 = 1,31 V

(V1) = 4,89 x 10-3 x 10 + 267 x 0,05 x 10-3 (V1) = 0,06 V

Tenso terica em R2: V2 = 551 x 4,89 x 10-3 V1 = 2,69 V (V2) = 4,89 x 10-3 x 10 + 551 x 0,05 x 10-3 (V2) = 0,08 V Tenso terica em R3: V3 = 818 x 4,89 x 10-3 V3 = 4,00 V (V3) = 4,89 x 10-3 x 10 + 818 x 0,05 x 10-3 (V3) = 0,09 V

También podría gustarte