Está en la página 1de 12

EMPREENDEDORISMO DOS ESCRITRIOS DE CONTABILIDADE NO BRASIL

Empreendedorismo na Contabilidade
Aline Ribeiro dos Santos Prof. Ademar Lima Junior Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Graduao em Cincias Contbeis (CTB0100) Prtica do Mdulo II 20/10/2012

RESUMO Neste trabalho apresentamos um estudo sobre a profisso contbil que uma das mais antigas profisses entre os homens, ela evoluiu tanto que hoje em dia umas das profisses mais procuradas, pois qualquer empresa precisa de seus servios, sendo assim o profissional precisa atualizar-se constantemente, acompanhando a evoluo do mercado de trabalho, junto com esse estudo, temos tambm o estudo da contabilidade onde muitos falam que se iniciou em 2000 a.C, com os Sumrios e desde l foi se aperfeioando cada vez mais. Temos a finalidade de orientar o contabilista o cumprimento do cdigo de tica profissional da contabilidade.

Palavras-chaves: Empreendedorismo. Empreendedor Individual. Escritrio de Contabilidade

1 INTRODUO

O contabilista por sua formao pode ser designado contador, Bacharel em Cincias Contbeis com a formao em nvel superior, pode atuar em varias reas de contabilistas, a contabilidade privada ou publica pericia contbil auditoria interna ou independente, controladoria e consultoria. Nessas reas o contador pode atuar como empregado ou empregador. tica profissional todo contador deve ter, pois eles tm um conhecimento de informao de grande relevncia dentro de uma empresa. E o fato de lidar com essas informaes que marcam o profissional da contabilidade. tica um valor de suma importncia para qualquer pessoa, porm muitos no conseguem assimilar e agir segundos os princpios ticos. A origem da palavra tica tem a mesma base

etimolgica que a palavra moral, ambas originadas da palavra grega ethos e a palavra latina mores, significando hbitos e costumes. Falamos tambm da dificuldade dos profissionais em seguirem a tica, tanto associado tica aos negcios quanto no setor profissional. Resumimos a evoluo da contabilidade da seguinte forma Contabilidade do mundo antigo aonde se iniciou as primeiras civilizaes e vai at 1202 da Era Crist Contabilidade do mundo medieval que de 1202 1494 enfatizou a teoria contbil do debito e do credito, correspondendo teoria dos nmeros positivos e negativos Contabilidade do mundo moderno perodo de 1494 1840 onde apareceu uma obra marcante na histria da contabilidade La Contabilita applicatt a Olle Amministrazioni Private e pubbliche e a Contabilidade do mundo moderno onde se iniciou em 1840 ate os dias de hoje. Cdigo de tica pode ser entendido como relao das praticas de comportamento que se espera ser observado no exerccio da profisso. As normas do cdigo de tica visam o bem estar da sociedade de forma a assegurar a lisura de procedimentos de seus membros dentro e fora da instituio. Um dos objetivos do cdigo de tica a formao conscincia profissional sobre padres de conduta. H um cdigo de tica muito profunda e que s vezes no tai divulgado como deveria ser. Esse cdigo est regulamentado e atualizado atravs da resoluo n. 803/96 emitida pelo conselho federal de contabilidade em 10 de outubro de 1996 onde todas as categorias desmembradas do curso de bacharel em cincias contbeis como aqueles que exercem atividades de contador, analista financeiro e econmico, fiscal de tributos, auditor, perito, dentre outras, devem conhecer detalhadamente, divulgar e seguir o que est escrito.

2 CONTABILIDADE A contabilidade iniciou-se de uma forma emprica, ou seja, de uma forma no cientfica ou como forma de experincia. Muito se fala que a contabilidade tenha se manifestado por volta de 2.000 a.C, com os Sumrios, antigo povo que habitava a regio sul da Mesopotmia, em um mercado que visava troca de mercadorias, a Contabilidade entra em cena para definir valores sobre essas mercadorias. A Contabilidade com o passar dos anos foi se aperfeioando, no sculo XV, com Leonardo Fibonacci e posteriormente com o monge Luca Pacioli, principal divulgador do Mtodo de Partidas Dobradas (sistema - padro usado em empresas e outras organizaes para registrar transaes financeiras) a Contabilidade comeou a possuir uma forma mais organizada, deixando para trs o empirismo sobre ela.

Somente em 1770 a Contabilidade comea a fazer parte do Brasil, com o surgimento da primeira regulamentao profissional contbil, com Dom Jos, Rei de Portugal quando este expede a carta de lei para todos os domnios Lusitanos. Em 1870 acontece a primeira regulamentao brasileira da profisso contbil, por meio do decreto imperial n 4475. reconhecida oficialmente a Associao dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profisso liberal regulamentada no pas. Neste perodo, iniciouse um aperfeioamento sobre a rea da Contabilidade Brasileira. J em 1915, fundado o Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais, em seguida surge a Associao dos Contadores de So Paulo e o Instituto Brasileiro de Contabilidade, no Rio de Janeiro. Em 1927, criado o Conselho Perptuo, o que viria a ser o atual Conselho Federal de Contabilidade. Este um perodo bastante complicado, onde h turbulncias polticas e revolues com a chegada de Getulio Vargas a presidncia, em 1930. Em 1931, comeam a vir s vitrias da classe contbil, sancionado o decreto federal n 21.033, estabelecendo novas condies para o registro de contadores e guarda-livros. Com esta lei, resolveu-se o problema dos profissionais da rea que possuam apenas o conhecimento emprico, pratico, determinando as condies e prazos para o registro desses profissionais. A partir desse momento, o exerccio da profisso contbil passou a estar ligada, indissoluvelmente, preparao escolar. Ou seja, quem desejasse abraar a carreira teria primeiro, que estudar. A Contabilidade, em 1970, alcana uma meta que se tornou importante no campo do exerccio profissional, com a aprovao do Cdigo de tica Profissional do Contabilista.

2.1 PERODO ANTIGO

A contabilidade emprica, praticada pelo homem primitivo, j tinha como o objetivo o patrimnio, representado pelos rebanhos e outros bens em seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros se processaram de forma rudimentar, na memria do homem. Como este um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar seus registros utilizando gravaes e outros mtodos alternativos. As primeiras escritas contbeis datam do trmino da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer seus primeiros desenhos e gravaes. Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vrios sculos. Os Smerios-babilnios, assim como os assrios, faziam seus registros em peas de argila,

retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tbuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centmetros. Os registros combinavam o figurativo com o numrico. Gravava-se a cara do animal cuja existncia se queria controlar e o nmero correspondente s cabeas existentes. O Sistema Contbil dinmico e evolui com a duplicao de documentos e "Selos de Sigilo". Os registros se tornaram dirios e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tbuas, no final de determinados perodos. Sofreu nova sintetizao, agrupando-se vrios perodos, o que lembra o dirio, o balancete mensal e o balano anual. J se estabelecia o confronto entre variaes positivas e negativas, aplicando-se, empiricamente, o Princpio da Competncia. Reconhecia-se a receita, a qual era confrontada com a despesa. Os Egpcios legaram um riqussimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remotam h 6.000 anos antes de Cristo. A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturrios zelosos e srios em sua profisso. Inscreviam-se bens e mveis e imveis, e j se estabeleciam, de forma primitiva, controles administrativos e financeiros. As "Partidas de Dirio" assemelhavam-se ao processo moderno: o registro se iniciava com a data e o nome da conta, seguindo-se quantitativos unitrios e totais, transportes, se ocorresse, sempre em ordem cronolgica de entradas e sadas. Pode-se citar, entre outras contas: "Conta de Pagamento de escravos", "Conta de Vendas dirias", "Conta Sinttica Mensal dos Tributos Diversos", etc. Tudo indica que foram os egpcios os primeiros povos a utilizar o valor monetrio em seus registros. Usavam como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada "Shat". Os gregos, baseando-se em modelos egpcios, 2.000 anos antes de Cristo, j escrituravam Contas de Custos e Receitas procedendo, anualmente, a uma confrontao entre elas, para apurao do saldo.

2.2 PERODO MEDIEVAL

Na Itlia, em 1202, foi publicado o livro Liver Abaci, de Leonardo Pisano. Estudavam-se, na poca, tcnicas matemticas, pesos e medidas, cmbio, etc. tornando o homem mais evoludo em conhecimentos comerciais e financeiros.

Se os smerios-babilnicos plantaram a semente da Contabilidade e os egpcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita. Foi um perodo importante na histria do mundo, especialmente na histria da Contabilidade denominado a "Era Tcnica", devido s grandes invenes, como moinho de vento, aperfeioamento da bssola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Polo e outros. A indstria artesanal proliferou com o surgimento de novas tcnicas no sistema de minerao e metalrgica. O comrcio exterior incrementou-se por intermdio dos venezianos, surgindo, como consequncia das necessidades da poca, o livro-caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamento em dinheiro. J se utilizavam, de forma rudimentar, o dbito e o crdito, oriundos das relaes entre direitos e obrigaes, e referindo-se, inicialmente, a pessoas. No final do sculo XIII apareceu pela primeira vez a conta "Capital", representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela famlia proprietria. O mtodo das Partidas Dobradas teve sua origem na Itlia, embora no se possa precisar em que regio. Seu aparecimento implicou a adoo de outros livros que tornassem mais analtica a Contabilidade, surgindo, ento, o Livro da Contabilidade de Custos. No incio do Sculo XIV, j se encontravam registros explicitados de custos comerciais e industriais, em suas diversas fases: custo de aquisio, custo de transporte e dos tributos; juros sobre capital, referente ao perodo transcorrido entre a aquisio, o transporte e o beneficiamento; mo de obra direta agregada; armazenamento; tingi mento, etc., o que representava uma apropriao bastante analtica para poca.

2.3 PERODO MODERNO

O perodo moderno foi fase da pr-cincia. Devem ser citados trs eventos importantes que ocorreram neste perodo: Em 1493, os turcos tomaram Constantinopla, o que fez com que grandes sbios bizantinos emigrassem, principalmente para Itlia; Em 1492, descoberta a Amrica, e em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns pases europeus; Em 1517, ocorreu a reforma religiosa: Os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Amricas, onde se radicaram e iniciaram nova vida. A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inmeras riquezas que o Novo Mundo representava.

O aparecimento da obra de Frei Luca Passeou, contemporneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no sculo XV, marca o inicio da fase moderna da Contabilidade. Pacioli foi matemtico, telogo, contabilista entre outras profisses. Deixaram muitas obras, destacando-se a Summa de Arithmtica, Geometria, Proportioni et Proporcionalit, impressa em Veneza, na qual est inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escriturao. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da contabilidade, no foi o criador das Partidas Dobradas. O mtodo j era utilizado na Itlia, principalmente na Toscana, desde o Sculo XIV. O tratado destacava, inicialmente, o necessrio ao bom comerciante. A seguir conceituava inventrio e como faz-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, dirio e razo, e sobre a autenticao deles; sobre registros de operaes: aquisio permuta sociedade, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na poca, eram "PRO" e "DANO"; sobre correes de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc. Sobre o Mtodo das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli exps a terminologia adotada: "PER", mediante o qual se reconhece o devedor; "A", pelo qual se reconhece o credor. Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prtica que se usa at hoje. A obra de Pacioli no s sistematizou a Contabilidade, como tambm abriu precedentes para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto.

2.4 PERODO CIENTFICO

O Perodo Cientfico apresenta, em seus primrdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, escritor milans, contador Pblico, que, com sua obra La Contabilit Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche, inicia a nova fase; e Fbio Bsta, escritor veneziano. Os estudos envolvendo a Contabilidade fizeram surgir trs escolas do pensamento contbil: a primeira, chefiada por Francisco Villa, foi a Escola Lombarda; a segunda, a Escola Toscana, chefiada por Giusepe cerboni; e a terceira, a Escola Veneziana, por Fbio Bsta. Embora o sculo XVII tivesse sido o bero da era cientfica e Pascal j tivesse inventado a calculadora, a cincia da Contabilidade ainda se confundia com a cincia da Administrao, e o patrimnio se definia como um direito, segundo postulados jurdicos. Nessa poca, na Itlia, a Contabilidade j chegara universidade, o que no Brasil, s ocorreu muito mais tarde. A Contabilidade comeou a ser lecionada com a aula de comrcio da corte, em 1809.

A obra de Francesco Villa foi escrita para participar de um concurso sobre Contabilidade, promovido pelo governo da ustria, que reconquistara a Lombardia, terra natal do autor. Alm do prmio, Villa teve o cargo de Professor Universitrio. Francisco Villa extrapolou os conceitos tradicionais de Contabilidade, segundo os quais escriturao e guarda livros poderiam ser feita por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a Contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as prticas que regem a matria administradas, ou seja, o patrimnio. Era o pensamento patrimonialista. Foi o inicio da fase cientfica da Contabilidade. Fbio Bsta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou, muito perto de definir Patrimnio como objeto da Contabilidade. Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fbio Bsta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimnio como objeto da Contabilidade. O enquadramento da Contabilidade como elemento fundamental da equao aziendalista, teve, sobretudo, o mrito incontestvel de chamar ateno para o fato de que a Contabilidade muito mais do que mero registro; um instrumento bsico de gesto.

3 TICA A origem da palavra tica vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o carter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto ethos (carter) como mos (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que no natural, o homem no nasce com ele como se fosse um instinto, mas que adquirido ou conquistado por hbito (VZQUEZ). Portanto, tica e moral, pela prpria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que construda histrica e socialmente a partir das relaes coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem. No nosso dia-a-dia no fazemos distino entre tica e moral, usamos as duas palavras como sinnimas. Assim, a moral definida como o conjunto de normas, princpios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivduo no seu grupo social. A moral normativa. Enquanto a tica definida como a teoria, o conhecimento ou a cincia do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A tica filosfica e cientfica. A tica condio fundamental para que a profisso adquira credibilidade social, pois caso a sociedade no perceba a disposio dos profissionais em proteger os valores ticos, certamente ela passar a no acreditar na profisso. Como estamos falando em tica contbil, podemos afirmar que

o contador tico aquele que tem bom carter, que acredita nos valores morais na dignidade humana, na busca pela realizao plena, tanto pessoal como profissional, pois necessrio estar realizado pessoalmente para conseguir a satisfao profissional e vice e versa.

3.1 TICA PROFISSIONAL

Se buscarmos o conceito de tica Profissional poder chegar a uma srie de normas que devem levar o indivduo a aquisio de hbitos e formao do carter, incluindo os deveres e os direitos que cada profissional deve possuir para viver harmonicamente com seus pares. Teixeira (1998, p.150) comenta que a tica constitui o respaldo filosfico sobre o qual so desenvolvidos os padres de comportamentos e atividades, tambm representando o parmetro sob o qual se analisam conceitos, perfis e a relao de compatibilidade entre si e entre eles e a organizao. Chiavenato (2000, p.55) comenta que historicamente, a cultura ocidental contm uma marca qualificada como individualista, desde que calcada no interesse por si mesmo e no desenvolvimento de regras neste sentido. Lopes S (2000, p.40) diz que falar sobre tica falar de uma parte essencial no s na vida pessoal, como tambm na vida de qualquer profissional. Com isso o profissional contbil precisa ter um comportamento tico invejvel e que seja ntegro nas suas relaes para que contribua, de forma positiva, com a imagem da classe. Sem duvida a tica direito e vontade da justia, porm, pode ser entendido como arte que deve ser apreendida dia aps dia. E um investimento que vale a pena: um grande patrimnio para os indivduos, bem como para a vida de uma pessoa.

3.2 OS OBJETIVOS DA TICA

Instrumento fundamental para a instaurao de um viver em conjunto. Condio necessria para a sobrevivncia da espcie humana. Comportamento e relao entre vontade e a obrigao de seguir uma norma, do que bom certo e errado e do respeito ao prximo. Organizar, fundar e supervisionar clubes de servio. Coordenar as atividades e padronizar a administrao. Criar e promover o esprito de compreenso entre os povos da Terra. Promover os princpios de boa governana e boa cidadania. Interessar-se ativamente pelo bem-estar cvico, cultural, social e moral da comunidade.

Unir os clubes com laos de amizade, bom companheirismo e compreenso recproca. Oferecer um frum para a discusso aberta de todas as questes de interesse pblico, desde que partidarismo poltico e sectarismo religioso no sejam debatidos pelos scios do clube. Incentivar pessoas interessadas em prestao de servios a servir sua comunidade sem recompensa financeira pessoal, e incentivar a eficincia e promover altos padres ticos no comrcio, na indstria, profissionais, nos servios pblicos e iniciativa privada.

4 CDIGO DE TICA

O Cdigo de tica profissional do Contador tem como objetivo fixar a forma pela qual se deve conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exerccio profissional e nos assuntos relacionados profisso e classe. (Redao alterada pela resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010). Mas o Cdigo de tica possui tambm leis que constituem os deveres e as proibies, considerando os Deveres e Proibies do Cdigo de tica Profissional do Contador: Art. 2 So (Redao alterada deveres do Profissional da pela Resoluo CFC n 1.307/10, Contabilidade: de 09/12/2010)

I exercer a profisso com zelo, diligncia, honestidade e capacidade tcnica, observada toda a legislao vigente, em especial aos Princpios da Contabilidade e as Normas Brasileiras da Contabilidade, resguardadas os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuzo da dignidade e independncia profissionais; (Redao alterada pela Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010. II guardar sigilo sobre o que souber em razo do exerccio profissional lcito, inclusive no mbito do servio pblico, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade; III zelar pela sua competncia exclusiva na orientao tcnica dos servios a seu cargo; IV comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstncia adversa que possa influir na deciso daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigao a scios e executores; V inteirar-se de todas as circunstncias, antes de emitir opinio sobre qualquer caso; VI renunciar s funes que exerce, logo que se positive falta de confiana por parte do cliente ou empregador, a quem dever notificar com trinta dias de antecedncia, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos no sejam prejudicados, evitando declaraes pblicas sobre os motivos da renncia;

10

VII se substitudo em suas funes, informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao conhecimento desses, a fim de habilit-lo para o bom desempenho das funes a serem exercidas; VIII manifestar, a qualquer tempo, a existncia de impedimento para o exerccio da profisso; IX ser solidrio com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja propugnando por remunerao condigna, seja zelando por condies de trabalho compatveis com o exerccio ticoprofissional da Contabilidade e seu aprimoramento tcnico. X cumprir os Programas Obrigatrios de Educao Continuada estabelecidos pelo CFC; (Criado pelo Art. 5, da Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) XI comunicar, ao CRC, a mudana de seu domiclio ou endereo e da organizao contbil de sua responsabilidade, bem como a ocorrncia de outros fatos necessrios ao controle e fiscalizao profissional. (Criado pelo Art. 6, da Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) XII (Criado pelo auxiliar Art. 7, a da fiscalizao do Resoluo CFC n exerccio 1.307/10, de profissional. 09/12/2010)

Art. 3 No desempenho de suas funes, vedado ao Profissional da Contabilidade: (Redao alterada pela Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) I anunciar, em qualquer modalidade ou veculo de comunicao, contedo que resulte na diminuio do colega, da Organizao Contbil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicao de ttulos, especializaes, servios oferecidos, trabalhos realizados e relao de clientes; (Redao alterada pela Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) II assumir, direta ou indiretamente, servios de qualquer natureza, com prejuzo moral ou desprestgio para a classe; III auferir qualquer provento em funo do exerccio profissional que no decorra exclusivamente de sua prtica lcita; IV assinar documentos ou peas contbeis elaborados por outrem, alheios sua orientao, superviso e fiscalizao; V exercer a profisso, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no habilitados ou impedidos; VI manter Organizao Contbil sob forma no autorizada pela legislao pertinente; VII valer-se de agenciador de servios, mediante participao desses nos honorrios a receber; VIII concorrer para a realizao de ato contrrio legislao ou destinado a fraud-la ou praticar, no exerccio da profisso, ato definido como crime ou contraveno; IX solicitar Ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicao ilcita; X prejudicar, culposa ou dolosamente, interesse confiado a sua responsabilidade profissional;

11

XI recusar-se a prestar contas de quantias que lhe forem, comprovadamente, confiadas; XII reter abusivamente livros, papis ou documentos, comprovadamente confiados sua guarda; XIII aconselhar o cliente ou o empregador contra disposies expressas em lei ou contra os Princpios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade; (Redao alterada pela Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) XIV exercer atividade ou ligar o seu nome a empreendimentos com finalidades ilcitas; XV revelar negociao confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transao que, comprovadamente, tenha tido conhecimento; XVI emitir referncia que identifique o cliente ou empregador, com quebra de sigilo profissional, em publicao em que haja meno a trabalho que tenha realizado ou orientado, salvo quando autorizado por eles; XVII iludir ou tentar iludir a boa-f de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informaes ou elaborando peas contbeis inidneas; XVIII no cumprir, no prazo estabelecido, determinao dos Conselhos Regionais de Contabilidade, depois de regularmente notificado; XIX intitular-se com categoria profissional que no possua, na profisso contbil; XX executar trabalhos tcnicos contbeis sem observncia dos Princpios de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade; (Redao alterada pela Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) XXI renunciar liberdade profissional, devendo evitar quaisquer restries ou imposies que possam prejudicar a eficcia e correo de seu trabalho; XXII publicar ou distribuir, em seu nome, trabalho cientfico ou tcnico do qual no tenha participado; XXIII Apropriar-se indevidamente de valores confiados a sua guarda; (Criado pelo Art. 12, da Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) XXIV Exercer a profisso demonstrando comprovada incapacidade tcnica. (Criado pelo Art. 13, da Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010) XXV Deixar de apresentar documentos e informaes quando solicitado pela fiscalizao dos Conselhos Regionais. (Criado pelo Art. 14, da Resoluo CFC n 1.307/10, de 09/12/2010)

12

5 CONSIDERAES FINAIS

A tica condio fundamental para que a nossa profisso adquira credibilidade social, pois caso a sociedade no perceba a disposio dos profissionais em proteger os valores ticos, certamente ela passar a no acreditar na profisso. O profissional contbil quem constri a sua prpria valorizao, por meio de suas atitudes e valores, levando-o a refletir sobre suas aes, que, por sua vez, implica pensar eticamente antes de decidir. O profissional contbil precisa refletir sobre o seu papel mediante as questes de valores morais, nas quais uma base tica torna-se necessria para limitar o ponto de vista, principalmente no mundo dos negcios no qual o contabilista est inserido. Acredita-se que chegado o momento em que os profissionais de contabilidade precisam compreender que a tica o caminho para o enobrecimento da profisso, pois a mesma o alicerce para exercemos uma cidadania plena. Lutemos para sermos ticos nas nossas relaes scias e sermos indispensveis na sociedade em que vivemos, pois a tica ao uma abstrao acadmica, mas uma das maneiras de ajudar a preservao no s das profisses como da espcie.

REFERNCIAS

INDICIBUS, Sergio de: MARION, Jos Calos. Introduo teoria da contabilidade. 3ed. So Paulo: Atlas 2002 S, Antnio Lopes de. Teoria da contabilidade. 3ed. So Paulo. Atlas 2002 _____. Histria geral e das doutrinas da Contabilidade. So Paulo: Atlas 1997 S, Antnio Lopes de. tica Profissional. 8. Ed, So Paulo: Atlas, 2007 CHIAVENATO, Idalberto. Teria Geral da Administrao. So Paulo: McGraw-hill do Brasil, 2000. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDAE. Cdigo de tica Profissional do Contabilista CEPC. Resoluo CFC n.803/96, de 10 de outubro de 1996, incluindo as alteraes da resoluo CFC n.819/97. CFC. Cdigo de tica Profissional do Contabilista. Braslia, 2000 LISBOA, Lzaro Plcido. tica Geral e Profissional em Contabilidade. 2. Ed. So Paulo: Atlas, 1997

También podría gustarte