Está en la página 1de 8

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

Jus Navigandi http://jus.com.br

Princpios de Direito do Trabalho.


Uma sntese da obra de Amrico Pl Rodriguez
http://jus.com.br/revista/texto/15007
Publicado em 06/2010

Jacob Arnaldo Campos Farache (http://jus.com.br/revista/autor/jacob-arnaldo-campos-farache)

1. Introduo
De incio, vale salientar que este artigo no possui pretenso acadmica de ser inovador ou de discutir matria indita. Seu escopo , to-somente, sintetizar uma das obras mais importantes do Direito do Trabalho, qual seja: Princpios de Direito do Trabalho de Amrico Pl Rodriguez. Basicamente, duas so as justificativas para a realizao do presente estudo: a) a obra em questo, atualmente, encontra-se esgotada na Editora (Ltr), o que torna difcil o acesso deste conhecimento tanto pelos estudantes quanto pelos profissionais do Direito; b) a relevncia da obra - referenciada por diversos autores renomados do Direito do Trabalho: Maurcio Godinho Delgado, Amauri Mascaro Nascimento, Alice Monteiro de Barros, etc. apenas refora a necessidade de aproximao dos operadores do direito desta fonte de conhecimento, mesmo que isso se d atravs de um resumo de suas principais noes. Por se tratar de uma sntese, no se far uma abordagem das noes gerais, pois, neste trecho da obra em questo, o autor discorre sobre noes jurdicas comuns a todo o Direito, as quais podem ser encontradas em outras obras jurdicas tambm de grande valor. No entanto, pode-se asseverar que a parte mais preciosa e diferencial da obra sobre Princpios de Direito do Trabalho de Amrico Pl Rodriguez encontra-se, para fins deste artigo, no tratamento minucioso, de grande valor cientfico e que parece ter resistido ao teste do tempo, que foi dispensado aos princpios juslaborais: a) o princpio de proteo; b) o princpio da irrenunciabilidade; c) o princpio da continuidade; d) o princpio da primazia da realidade; e) o princpio da razoabilidade; f) o princpio da boa-f. Estes dois ltimos, por sua vez, no so especficos do Direito do Trabalho, mas do Direito Comum. Alm disto, outros princpios (alienidade dos riscos e igualdade) so mencionados pela obra de Amrico Pl Rodriguez, porm no recebem tratamento especfico em captulo prprio, sendo assim, da mesma forma, eles sero tratados aqui, ou seja, sero apenas mencionados quando da concluso do presente estudo. Feitas estas consideraes iniciais, parte-se para a exposio singularizada dos princpios e de algumas de suas mais relevantes caractersticas, segundo as linhas mestras j traadas na obra de Amrico Pl Rodriguez.

2. O Princpio de Proteo.
Segundo o autor uruguaio, este princpio a "prpria razo de ser do Direito do Trabalho". [01] No obstante a forte aceitao desta concepo, h quem discorde dela, alegando que o sistema capitalista de produo - reproduzido na equao capital x trabalho - demanda a defesa dos interesses tambm do empresrio, no se podendo sacrificar a estes para favorecer as demandas dos colaboradores, ou seja, dos trabalhadores. Existe, ainda, uma crtica mais especfica feita ao princpio de proteo, que pe em xeque a sua prpria existncia, sob o argumento de que atualmente a desigualdade entre as partes de um contrato de trabalho (empregador e empregado) inexiste mais. Todavia,

1 de 8

01/02/2013 15:13

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

esta assertiva se afoba quando conclui que todos os trabalhadores j esto protegidos pelos seus sindicatos. Por bvio, esta realidade ainda no abarca "muitos setores trabalhistas no sindicalizados ou nos quais o grau de sindicalizao muito baixo".
[02]

No h, ento, que se afastar a aplicao de to relevante princpio do Direito do Trabalho. Muito pelo contrrio, deve-se sempre ressaltar que se trata de "um princpio geral que inspira todas as normas de Direito do Trabalho e que deve [sempre] ser levado em conta na sua aplicao".
[03]

Amrico Pl Rodriguez, saber:

[04]

por sua vez, expe que este precioso princpio do Direito do Trabalho apresenta-se sob trs formas, a

a) a regra in dubio, pro operario; b) a regra da norma mais favorvel; c) a regra da condio mais benfica. Primeiramente, cabe estudar a regra in dubio, pro operario. Esta assevera que se uma norma "suscetvel de entender-se de vrios modos, deve-se preferir a interpretao mais favorvel ao trabalhador". parte que no redigiu o texto".
[06] [05]

O autor uruguaio justifica esta norma com um argumento

bastante simples e persuasivo: "sendo na prtica o contrato de trabalho um contrato de adeso, a interpretao deve ser feita em favor da

Basicamente, esta norma se aplica em situaes muito similares do Direito Penal, ou seja, "s se deve aplic-la quando efetivamente uma norma suscetvel de ser interpretada de diversas maneiras, isto , quando h uma verdadeira dvida". [07] Este alcance, por sua vez, sofre outras limitaes, a saber: a) no possvel sua aplicao em matria de prova dos fatos; b) "quando a dvida recair sobre a forma de administrao ou dirigir uma empresa, a soluo deve ser a de inclinar-se em favor do patro"
[08]

c) no se aplica s leis de previdncia social. Na prtica, este princpio pode ser percebido no momento da interpretao da norma trabalhista. Ensina-se que "a desigualdade que se deve compensar surge no momento da aplicao e no no da elaborao da norma, por isso no interessa a forma pela qual tenha sido constituda", ou seja, independe se a norma a ser interpretada de fonte heternoma ou autnoma. Outrossim, se houver mais de uma interpretao de uma norma e pairarem dvidas sobre qual a efetivamente mais favorvel, "a equidade aconselha adotar-se a opo do prprio trabalhador".
[09]

Em segundo lugar, cabe analisar a regra da norma mais favorvel. Percebe-se, assim, que esta vertente do princpio de proteo "inverte a hierarquia das normas empregadas at agora". Em poucas palavras, pode-se asseverar que o "vrtice da pirmide da hierarquia das normas trabalhistas ser ocupado pela norma mais favorvel ao trabalhador dentre as normas em vigor". falar na aplicao deste princpio quando a norma favorvel ao trabalhador j tenha sido objeto de revogao. A aplicao desta regra, por sua vez, deve se orientar pelos seguintes critrios orientadores: a) a comparao deve se pautar no contedo das normas; b) deve-se "levar em considerao a situao da coletividade trabalhadora interessada e no de um trabalhador isoladamente"; [11] c) a real possibilidade de melhorar a condio dos trabalhadores. No obstante, h um problema acerca da unidade da medida de comparao. De um lado, alguns doutrinadores sustentam que as normas devem ser comparadas em seu conjunto. a chamada Teoria do Conglobamento. De outro lado, outros doutrinadores defendem que devem ser extradas, de cada diploma normativo, as suas disposies mais favorveis. Esta , por sua vez, a chamada Teoria da Acumulao. Segundo Amrico Pl Rodriguez, a posio mais razovel reside num meio-termo, ou seja, desde que seja respeitado um conjunto integrado de normas sobre a mesma matria, pode-se valer de normas distintas para efeito de comparao. Enfim, cabe a anlise da regra da condio mais benfica. Esta "regra tem seu mbito prprio na sucesso derrogatria de normas, ou, em outras palavras, pretende resolver os problemas de direito transitrio em matria trabalhista". [12]
[10]

No h, todavia, que se

2 de 8

01/02/2013 15:13

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

Em poucas palavras, este subprincpio veio solucionar casos de sucesso normativa, pois "pressupe a existncia de uma situao concreta, anteriormente reconhecida, e determina que ela deve ser respeitada, na medida em que seja mais favorvel ao trabalhador que a nova norma aplicvel".
[13]

Ademais, excepciona-se sua aplicao quando a circunstncia que lhe deu origem j se extinguiu, bem como quando est ligada a uma situao transitria especial. Nestes dois casos, mais importante que as denominaes a "interpretao racional das realidades".
[14]

Enfim, estas so as consideraes acerca do princpio de proteo. Cabe ressalvar, ainda, que a classificao acerca das formas de aplicao do princpio de proteo no unnime na doutrina, porm incontestvel que a posio de Amrico Pl Rodriguez merece ser estudada, porque amplamente aceita e respeitada pelos operadores do Direito do Trabalho

3. O Princpio da Irrenunciabilidade.
Apesar de viger no Direito Comum o princpio da renunciabilidade, "no Direito Trabalho vige o princpio oposto, que o da irrenunciabilidade".
[15]

Segundo Amrico Pl Rodriguez, entende-se a irrenunciabilidade como "a impossibilidade jurdica de privar-se
[16]

voluntariamente de uma ou mais vantagens concedidas pelo direito trabalhista em benefcio prprio".

Neste sentido, qualquer tentativa de definir qual seja o fundamento deste princpio perpassa impreterivelmente por uma das seguintes noes: a) indisponibilidade (princpio da indisponibilidade); b) imperatividade das normas trabalhistas; c) normas de ordem pblica; de limitao autonomia da vontade; d) vcio de consentimento presumido. Em primeiro lugar, a ideia de indisponibilidade justificvel, porque "no seria coerente que o ordenamento jurdico realizasse de maneira imperativa, pela disciplina legislativa e coletiva, a tutela do trabalhador, contratante necessitado e economicamente dbil, e que depois deixasse seus direitos em seu prprio poder ou ao alcance de seus credores". [17] Em segundo lugar, a imperatividade das normas trabalhistas relaciona-se com a distino entre as normas imperativas (jus cogens) e as normas dispositivas (jus dispositivum). Estas so normas que devem ser observadas quando as partes no houverem estipulado de forma diversa. Aquelas, por outro lado, "devem ser cumpridas qualquer que seja a vontade das partes".
[18]

Cuida-se, curiosamente, de uma situao paradoxal: "invoca-se o carter imperativo do Direito do Trabalho precisamente para garantir a liberdade desta vontade",
[19]

ou seja, a liberdade real das manifestaes de vontade nas relaes jurdicas entre o Capital

(empregador) e o Trabalho (empregado). Em terceiro lugar, vrios autores ponderam que as normas trabalhistas so de ordem pblica. O problema reside, entretanto, em definir o que vem a ser ordem pblica. Para tanto, Clvis Bevilqua, citado por Amrico Pl Rodriguez, ensina que "leis de ordem pblica so aquelas que, em um Estado, estabelece os princpios, cuja manuteno se considera indispensvel organizao da vida social, segundo os preceitos do direito". [20] Em quarto lugar, h autores que apontam como fundamento ao princpio da irrenunciabilidade uma certa necessidade de limitao autonomia da vontade. Segundo Amrico Pl Rodriguez, a "autonomia da vontade como tal no est em jogo, mas se trata de evitar seu abuso. Para esse efeito, em alguns setores da vida social o legislador transplantou a autonomia da vontade do terreno individual para o terreno coletivo". [21] Trata-se de uma inverso, pois no "direito comum, a autonomia a regra, e a heteronomia, a exceo. No Direito do Trabalho a regra a regulamentao heternoma e a exceo, o acordo autnomo". [22] Em quinto lugar, h a fundamentao com fulcro no vcio de consentimento presumido. Esta posio fundamenta a irrenunciabilidade nos vcios de consentimento presumidos ou reais que invalidariam a renncia do trabalhador. A relevncia do princpio da irrenunciabilidade, por conseguinte, percebido no Direito do Trabalho a partir de uma srie de problemas que o tema suscita na prtica, quais sejam: a) Quais so as normas realmente irrenunciveis? Basicamente, h duas formas para se delimitar o campo das normas irrenunciveis, quais sejam: a explcita, ou seja, ela "estipula expressamente o carter inderrogvel ou de ordem pblica da norma";
[23]

e, a

3 de 8

01/02/2013 15:13

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

implcita, que "deriva inequivocamente do prprio contedo da norma".

[24]

b) necessria a declarao do carter de irrenuncivel no direito positivo? No, basta "um reconhecimento expresso e nem sequer implcito no direito positivo, seno que muitas vezes esse carter irrenuncivel deriva do prprio contedo da norma ou de sua finalidade".
[25]

c) De que forma se manifesta a renncia? Primeiramente, h que se distinguir renncia de transao. Aquele " um ato jurdico unilateral, pelo qual o titular de um direito dele se despoja". Este, por sua vez, " um ato jurdico pelo qual as partes, fazendo-se concesses recprocas, extinguem obrigaes litigiosas ou duvidosas".
[26]

Alm disto, cabe atentar para as formas em que a renncia se manifesta, ou seja, expressa ou tcita. A primeira " aquela que se exterioriza de forma clara a vontade de desligar-se de um direito". evidenciem o propsito de privar-se de certos direitos". quaisquer dvidas. Todavia, possvel tambm a renncia presumida, uma vez que, "em alguns pases, as normas presumem a renncia a partir de alguns pressupostos".
[29] [28] [27]

A segunda "deduzida de certos comportamentos do trabalhador, que

Em ambos os casos, a renncia deve ser clara e sobre ela no podem pairar

d) Em que momento, a renncia possvel? De incio, salienta-se que a renncia antecipada nula de pleno direito. Entretanto, a renncia possvel tanto durante quanto aps o contrato de trabalho, desde que "a manifestao de vontade do renunciante seja realmente livre".
[30]

e) Quais so os efeitos da violao ao princpio da irrenunciabilidade? Primeiramente, as renncias de normas declaradas irrenunciveis so nulas e absolutamente ineficazes. Em segundo lugar, "o que se considera nulo a clusula e no o contrato, que permanece vigente".
[31]

Em terceiro lugar, "a clusula anulada ser automaticamente substituda pela norma renunciada ilicitamente".

[32]

Em quarto lugar, a nulidade do contrato possuir efeitos ex nunc, haja vista o trabalho j realizado pelo obreiro. f) possvel a renncia do empregador? Sim, porm no pode ser objeto desta renncia "os poderes jurdicos que lhe so concedidos funcionalmente para a organizao da empresa". [33] Por ltimo, pertinente diferenciar os seguintes institutos jurdicos: a renncia e a conciliao. Este a privao de um direito certo. Aquele, por sua vez, traduz-se na troca de um direito litigioso por um benefcio concreto e certo.

4. O Princpio da Continuidade.
A correta noo do princpio da continuidade perpassa por uma das caractersticas dos contratos de trabalho: o trato sucessivo. Com efeito, cuida-se de atribuir ao Direito do Trabalho a misso de zelar tanto pelo presente quanto pelo futuro do trabalhador, pois, conforme lembra Otto von Bismarck, ambos so do interesse do trabalhador. Percebe-se, ento, que este "princpio est estabelecido em favor do trabalhador", o que conduz a concluso que ele " livre para denunciar o contrato e deixar de trabalhar". Direito do Trabalho, so elas: a)A preferncia pelos contratos de durao indefinida, o que, na prtica, produz os seguintes efeitos: a presuno que, quando nada se diz a respeito, presume-se que o contrato de durao indefinida; a converso em contrato de durao indefinida, nos casos de prorrogao de um contrato de durao determinada de forma irregular (alm da data mxima, de forma sucessiva etc.); e, a impossibilidade de converso de um contrato de durao indefinida em contrato de durao definida. b)A amplitude de transformaes admitidas no contrato de trabalho. Neste tpico, encontram-se presentes as possibilidades de novaes tanto subjetivas (por exemplo, um novo empregador) quanto objetivas (v. g., os casos de promoo no emprego); c)A viabilidade da manuteno do contrato, apesar de inadimplementos e nulidades. d)A resistncia em admitir a resciso do contrato exclusivamente pela vontade patronal. Trata-se das limitaes a dispensa do empregado, tais como: aviso prvio, indenizao por despedida, as estabilidades dos empregados, as aes de reintegrao etc. e)A interpretao das interrupes dos contratos como simples suspenses. No Direito Comum, a impossibilidade de execuo superveniente conduziria a uma resciso do contrato, porm, no Direito do Trabalho, "frequente que a interrupo da prestao de trabalho no seja acompanhada pela resciso do contrato".
[35] [34]

Contudo, o verdadeiro alcance deste instituto visto em algumas de suas projees no

Aps estas consideraes, muito interessante a assertiva de Amrico Pl Rodriguez,

[36]

que apenas refora o vnculo existente

4 de 8

01/02/2013 15:13

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

entre o tempo e o trabalhador no exerccio de uma dada atividade laboral, ipsis literis: Em geral, o tempo adestra no exerccio de um ofcio, vai colocando o trabalhador em contato com os segredos e particularidades da atividade a que se dedica, o insere na ordem hierrquica e o familiariza com um setor determinado da economia. Em outro ponto de sua obra, Amrico Pl Rodriguez analisa os casos de estatizao de empresas, ou seja, as entidades privadas adquiridas pelo Estado. Segundo o autor uruguaio, nestes casos, o Estado deve fazer "um reconhecimento expresso da antigidade adquirida e do nvel de benefcios obtidos na empresa privada", com os trabalhadores. Enfim, o contrato de trabalho um negcio jurdico de extrema vitalidade, grande dureza e elevada resistncia em sua durao.
[38] [37]

a fim de que este processo de translao ocorra sem maiores conflitos

5. O Princpio da Primazia da Realidade.


A priori, cabe lembrar que com fulcro no princpio da primazia da realidade que se sustenta que o contrato de trabalho um contrato-realidade. A noo bsica do princpio da primazia da realidade "significa que, em caso de discordncia entre o que ocorre na prtica e o que emerge de documentos ou acordos, deve-se dar preferncia ao primeiro, isto , ao que sucede no terreno nos fatos".
[39]

A origem para a distino entre a realidade e os documentos existentes pode residir em diversos fatores, por exemplo: uma simulao, um erro ou uma falta de atualizao dos dados. O fundamento deste princpio, por sua vez, simples. Em primeiro lugar, se no houvesse o princpio da primazia da realidade, seriam incuas muitas das medidas de proteo adotadas pelo legislador, pois seria fcil se burlar todo o sistema legal criado em prol do obreiro. Em outras palavras, "a realidade vence a aparncia", leia-se do trabalhador. Em segundo lugar, a primazia da realidade resulta do princpio da boa-f, "que inspira e sustenta toda a ordem jurdica, como uma exigncia indispensvel da prpria idia de justia". de se apartar dela".
[42] [41] [40]

principalmente, quando aquela ocultada em prejuzo de terceiros

Assim sendo, preserva-se "o triunfo da verdade sobre qualquer intento ou tentativa

Em terceiro lugar, h que se respeitar a dignidade da atividade humana. Para tanto, h que se lembrar o contrato de trabalho trata-se uma relao de trato sucessivo, na qual ocorrem frequentes modificaes. Por conseguinte, as alteraes contratuais devem condizer com a documentao existente, caso contrrio deve-se partir para o que realmente est acontecendo. Em quinto lugar, no se pode nunca olvidar a situao de desigualdade jurdica e econmica existente entre as partes de uma relao jurdica laboral. De forma prtica, o princpio da primazia da realidade se aplica em situaes diversas, tais como: a) a irrelevncia das denominaes frente s funes das tarefas realmente desempenhadas; b) a condio de empregado independe de contrato escrito, mas apenas dos fatos; c) "para o exerccio do contrato interessa a prestao do servio, mesmo se faltar alguma formalidade";
[43]

d) a relao jurdica entre empregado e empregador pode ser nica, apesar da multiplicidade de contratos sucessivos, desde que tal situao seja percebida faticamente; d) a anlise sobre o enquadramento ou no do empregador no conceito de grupo econmico. Em sntese, assevera-se que o princpio da primazia da realidade impe que a verdade real deve prevalecer sobre a verdade formal.

6. O Princpio da Razoabilidade.
Segundo Amrico Pl Rodrigez, "o princpio da razoabilidade consiste na afirmao essencial de que o ser humano, em suas relaes trabalhistas, procede e deve proceder conforme razo".
[44]

No Direito do Trabalho, o princpio da razoabilidade aplica-se de duas formas:

5 de 8

01/02/2013 15:13

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

a) "para medir a verossimilhana de determinada explicao ou soluo" b) "como obstculo, como limite, como freio de certas faculdades"
[46]

[45]

dada em certas situaes;

do empregador, evitando possveis arbitrariedades.

No primeiro caso, leva-se em considerao a dinmica das relaes comerciais e industriais, as quais, no raramente, conduzem a relao de trabalho para um zona cinzenta, ou seja, na qual no se pode determinar com certeza sobre a aplicao ou no de uma determinada norma trabalhista. Para estas situaes, o critrio da racionalidade pode ser til, a fim de se "distinguir a realidade da simulao". [47] No segundo caso, permite-se a identificao de certas arbitrariedades cometidas pelo empregador no seio de sua relao jurdica de subordinao com o empregado. De grande pertinncia, por sua vez, a explanao que Amrico Pl Rodriguez sua obra, in verbis: H uma dupla base para isso. De um lado, o transcurso do contrato, que, por ser de trato sucessivo, supe uma durao no tempo. Na maioria das vezes, de dimenso muito ampla. Por outro, a circunstncia de que os contratos de trabalho pressupem formas de colaborao pessoal em uma empresa que deve perseguir seus prprios objetivos econmicos e que, por conseguinte, deve ter um poder de direo para alcanar seus objetivos. Ambas as caractersticas impedem uma regulamentao completa e absoluta da atividade da empresa. Pelo contrrio, requer-se certa flexibilidade, certa amplitude, certa discricionariedade para atuar. Mas isto no pode permitir nem justificar a arbitrariedade. As faculdades patronais no so concedidas para a arbitrariedade nem para que cometam injustias ou discriminaes pessoais. O poder diretivo da empresa se legitima, na medida em que cada empresa deve ser conduzida e orientada, com um sentido de unidade, para a obteno de seu fim econmico, que o que justificou sua existncia. Mas no pode servir para vinganas nem perseguies pessoais, nem para a atuao caprichosa ou irracional. H, pois, uma margem larga, ampla, imprevisvel em suas delimitaes, dentro da qual deve o empregador manter-se em suas decises. Neste cenrio, o princpio da razoabilidade tambm relevante instrumento para se elucidar algumas questes prticas, por exemplo: a) os limites da atual tendncia de terceirizao observada nas empresas; b) o razovel exerccio do jus variandi; c) o poder disciplinar e uma certa proporcionalidade entre as sanes aplicveis e a conduta do trabalhador; d) a apreciao da m conduta notria do obreiro por parte do empregador. Por fim, o poder diretivo do empregador amplo e imprevisvel, mas sofre limitaes que devem ser analisadas atravs da lente do princpio da razoabilidade.
[48]

realiza neste tpico de

7. O Princpio da Boa-F.
Amrico Pl Rodriguez afasta do conceito de boa-f a obrigao do empregado ter rendimento no trabalho, pois basta que o trabalhador desempenhe suas atividades com um empenho normal para que reste configurada a sua boa-f. O princpio da boa-f resulta, na realidade, em obrigaes tanto para o empregado quanto para o empregador. Atualmente, a boa-f vista como um princpio geral, informante de todo o ordenamento jurdico, ou seja, no fundo um postulado tanto moral quanto jurdico. Destarte, algumas implicaes no Direito do Trabalho so facilmente percebidas, so elas: a) o dever de fidelidade; b) a irradiao deste princpio por todos os direitos e obrigaes da relao contratual existente; c) os limites que impe ao exerccio abusivo do direito de greve; entre outros. Enfim, a boa-f a crena em determinados fatos e o fiel cumprimento dos deveres contratualmente pactuados.

8. Concluso

6 de 8

01/02/2013 15:13

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

No ltimo captulo do livro, Amrico Pl Rodriguez aproveita para enumerar alguns princpios, dos quais se destacam: a)Princpio da Alienidade dos Riscos: traduz-se no carter forfetrio da relao jurdica de trabalho, tendo em vista que os riscos do empreendimento correm por conta do empresrio e no do trabalhador; b)Princpio da Igualdade: no direito do trabalho, costuma ocorrer uma confuso entre "igualdade" e "no discriminao". Este, por sua vez, a verso mais modesta daquele, na qual se probe a introduo de diferenciaes por razes inadmissveis, tais como: o sexo (homem ou mulher), a nacionalidade etc. Aquele, no entanto, mais amplo e ambicioso, pois tenta equiparar situaes dspares existentes, exemplificativamente, pode citar a situao em que certas vantagens so percebidas por apenas um grupo de empregados de uma mesma empresa no exerccio das mesmas tarefas. Diante de todo o exposto, espera-se, sinceramente, que graves injustias no tenham sido cometidas grandiosa obra de Amrico Pl Rodriguez. A inteno era simples: sintetizar a obra para que mais estudantes e operadores do Direito pudessem ter acesso aos pensamentos nela expostos. Contudo, s vezes, o simples o mais difcil de ser feito.

9 Referncia Bibliogrfica
RODRIGUEZ, Amrico Pl. Princpios de Direito do Trabalho. Traduo de Wagner D Giglio. 3. ed. atual. So Paulo: LTr, 2000. 453 p.

Notas
1. RODRIGUEZ, Amrico Pl. Princpios de Direito do Trabalho. 3. ed. atual. So Paulo: LTr, 2000, p. 85. 2. Ibidem, p. 94. 3. Ibidem, p. 100. 4. Ibidem, p. 107. 5. Ibidem, p. 107. 6. Ibidem, p. 109. 7. Ibidem, p. 111. 8. Ibidem, p. 117. 9. Ibidem, p. 121. 10. Ibidem, p. 124. 11. Ibidem, p. 127. 12. Ibidem, p. 133. 13. Ibidem, p. 131. 14. Ibidem, p. 139. 15. Ibidem, p. 143. 16. Ibidem, p. 142. 17. Ibidem, p. 145. 18. Ibidem, p. 147. 19. Ibidem, p. 151. 20. Clvis Bevilqua apud RODRIGUEZ, Amrico Pl. Princpios de Direito do Trabalho. 3. ed. atual. So Paulo: LTr, 2000, p. 152. 21. RODRIGUEZ, Amrico Pl. Princpios de Direito do Trabalho. 3. ed. atual. So Paulo: LTr, 2000, p. 158. 22. Ibidem, p. 159. 23. Ibidem, p. 169. 24. Ibidem, p. 170. 25. Ibidem, p. 171. 26. Ibidem, p. 175. 27. Ibidem, p. 179. 28. Ibidem, p. 179. 29. Ibidem, p. 179. 30. Ibidem, p. 183.

7 de 8

01/02/2013 15:13

Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl...

http://jus.com.br/revista/texto/15007/principios-de-direito-do-trabalho/...

31. Ibidem, p. 191. 32. Ibidem, p. 191. 33. Ibidem, p. 192. 34. Ibidem, p. 244. 35. Ibidem, p. 282. 36. Ibidem, p. 274. 37. Ibidem, p. 254. 38. Ibidem, p. 243. 39. Ibidem, p. 339. 40. Ibidem, p. 357. 41. Ibidem, p. 360. 42. Ibidem, p. 360. 43. Ibidem, p. 371. 44. Ibidem, p. 393. 45. Ibidem, p. 402. 46. Ibidem, p. 403. 47. Ibidem, p. 403. 48. Ibidem, p. 404.

Autor
Jacob Arnaldo Campos Farache (http://jus.com.br/revista/autor/jacob-arnaldo-campos-farache) Graduado em Administrao pelo Centro Universitrio do Estado do Par (2003), especialista em Docncia do Ensino Superior pelo Centro Universitrio do Estado do Par (2005), especialista em Planejamento e Gesto do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Par (2005). Administrador Pleno da Petrleo Brasileiro S/A (Petrobras) e graduando do curso de Direito na Faculdades de Vitria (FDV).

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT) : FARACHE, Jacob Arnaldo Campos. Princpios de Direito do Trabalho. Uma sntese da obra de Amrico Pl Rodriguez. Jus Navigandi, Teresina, ano 15 (/revista/edicoes/2010), n. 2536 (/revista/edicoes/2010/6/11), 11 (/revista/edicoes/2010/6/11) jun. (/revista/edicoes/2010/6) 2010 (/revista/edicoes/2010) . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/15007>. Acesso em: 1 fev. 2013.

8 de 8

01/02/2013 15:13

También podría gustarte