Está en la página 1de 9

PRTICA ALIMENTAR DE ADOLESCENTES

55

ARTIGO ORIGINAL

PRTICA ALIMENTAR DE ADOLESCENTES 1

ADOLESCENTS FEEDING PRACTICES


Ana Maria Dianezi GAMBARDELLA2 Maria Fernanda Petroli FRUTUOSO3 Claudia FRANCH3

RESUMO

Visando conhecer a prtica alimentar de adolescentes, foi realizado inqurito alimentar


com um grupo de 153 estudantes, de ambos os sexos, com idade mdia de 14,0 1,5 anos, utilizando questionrio auto-aplicado. Foi efetuada anlise qualitativa das trs principais refeies dirias, comparando-se com padro estabelecido. Verificou-se que o desjejum foi consumido por 45% (44% meninos e 56% meninas), o almoo por 76% (36% meninos e 64% meninas) e o jantar por 53% (40% meninos e 60% meninas). Observou-se que a constituio do jantar basicamente, a mesma que a do almoo, notando-se porm a diminuio da ingesto de alimentos fonte de protena e ferro, tais como a carne e o feijo, substitudos por alimentos fonte de protena e clcio (leite e derivados), o que remete a hiptese de que o lanche est tomando o lugar do jantar. O desjejum a refeio mais negligenciada pelos adolescentes estudados. Faz-se necessrio controlar a ingesto de alimentos entre as trs refeies, pois esta poder estar contribuindo de duas formas: favorecendo o consumo de nutrientes que poderiam estar deficientes ou, por outro lado, agravando quadros tais como obesidade entre outros. Termos de indexao: hbitos alimentares, adolescncia, estudantes, inqueritos nutricionais.
ABSTRACT

A study was carried out on a group of 153 students of both sexes, with an average age of 14.0 + 1.5 years, using a self-applied questionnaire, aiming to discover the feeding practices of adolescents. A qualitative analysis of the three main daily meals (breakfast, lunch and dinner) in comparison with an established standard was made. It was found that 45% of the adolescents (44% boys and 56%, girls) took breakfast. Lunch was taken by 76% of the adolescents (36% boys and 64% girls). With regard to dinner, taken by 53% (40% boys and 60% girls), it was found to be constituted, basically, of the same foodstuffs and/
(1) (2)

(3)

Trabalho apresentado no XVI Congresso Internacional de Nutrio, Montreal, Canad, em 1997. Departamento de Nutrio da Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, Av. Dr. Arnaldo, 715, 01246-904, So Paulo, SP. E-mail: gambarde@usp.br. Ps-graduanda da Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo.

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

56

A.M.D. GAMBARDELLA et al.

or preparations of their lunch, though with a reduction in food sources of protein and iron, such as meat and beans, replace by food sources of protein and calcium (milk and its products), which leads to the conclusion that snacks are taking the place of dinner. The breakfast is the most neglected meal by the adolescents studied. It is necessary to control the consumption of food between the three meals, because this may be contributing in two ways: by increasing the consumption of the nutrients that may otherwise be insufficient or, on the other hand, by aggravating problems such as obesity, among others. Index terms: food habits, adolescence, students, nutrition surveys.

INTRODUO

A adolescncia, do latim adolescere (crescer), um perodo de vrias mudanas que acontece entre os 10 e 20 anos de idade, marcado por transformaes fsicas aceleradas e caractersticas da puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem em ritmo constante na infncia. Essas alteraes so influenciadas por fatores hereditrios, ambientais, nutricionais e psicolgicos (Organizacin..., 1965; Post & Kemper, 1993). Alm do aspecto fsico, h tambm mudanas sociais, quando o adolescente comea a adquirir independncia e responsabilidades, e mudanas psicolgicas, como o aumento da capacidade cognitiva e adaptaes de personalidade, constituindo uma parte da populao com caractersticas fisiolgicas e psicolgicas especficas (Lerner, 1994). Todas as transformaes da adolescncia tm efeito sobre o comportamento alimentar, influenciado por fatores internos, auto-imagem, necessidades fisiolgicas e sade individual, valores, preferncias e desenvolvimento psicossocial; e por fatores externos, hbitos familiares, amigos, valores e regras sociais e culturais, m dia, modismos, experi ncias e conhecimentos do indivduo (Farthing, 1991). A famlia a primeira instituio que tem ao sobre os hbitos do indivduo. responsvel pela compra e preparo dos alimentos em casa, transmitindo seus hbitos alimentares s crianas. Os adolescentes tendem a viver o momento atual, no dando importncia s conseqncias de seus hbitos alimentares, que podem ser prejudiciais. Sabe-se que hbitos alimentares inadequados na infncia e adolescncia podem ser fatores de risco para doenas crnicas e obesidade (Anderson, 1991; Farthing, 1991; Bourne et al., 1994; Sargent et al., 1994 Anding et al., 1996).

Os adolescentes passam, gradativamente, maior tempo fora de casa, na escola e com os amigos que, tambm, influenciam na escolha dos alimentos e estabelecem o que socialmente aceito. caracterstica da alimentao desses jovens (e da vida moderna) o consumo de lanches e fast foods, entre as refeies (Bull, 1988; Farthing, 1991; Sargent et al., 1994; Andersen et al., 1995). Esta atitude pode ser justificada pela falta de tempo disponvel para dedicar a uma refeio, preferncias individuais, modismo e por ser uma refeio que pode ser feita com os amigos. O impacto nutricional dos lanches e fast foods pode ser influenciado por alguns fatores como, a freqncia de consumo e valores nutricionais dos alimentos escolhidos. Tais preparaes podem ser aceitveis, quando parte de uma dieta adequada e balanceada mas, geralmente apresentam alta quantidade de energia e baixa quantidade de ferro, clcio, vitamina A e fibras (Bull, 1988). Muitas vezes, os adolescentes consomem refeies de modo irregular e tendem a pular refeies, principalmente o desjejum (Bull, 1988; Andersen et al., 1995). Isso mais freqente entre as meninas como forma de perder peso (Bull, 1988; Sargent et al., 1994; French et al., 1995). Em geral, apresentam dietas inadequadas em relao a vrios nutrientes. Sargent (1994), observou baixo consumo de fibras, ferro e clcio e alto consumo de protenas e colesterol em estudantes da Carolina do Sul, Estados Unidos, bem como baixa ingesto de frutas e hortalias cruas e cozidas. Encontra-se baixa ingesto de leite, frutas e hortalias entre a populao, de 15 a 64 anos, da frica do Sul (Bourne et al., 1994). Segundo Jonhson et al. (1994), a raa e regio so os fatores scio-demogrficos que mais afetam alimentao de adolescentes norte-americanos que, no geral, tm baixa ingesto de vitaminas e minerais.

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

PRTICA ALIMENTAR DE ADOLESCENTES

57

Estudos sobre a alimentao de grupos de adolescentes brasileiros, indica ocorr ncia de inadequao alimentar com carncia de ingesto de produtos lcteos, frutas e hortalias e excesso de acar e gordura (Gambardella, 1996). Lerner (1994), observou baixo consumo de alimentos fontes de vitamina C que poderiam aumentar a biodisponibilidade de ferro na dieta, uma vez que este mineral apresenta inadequado consumo entre a populao. Dada a importncia indiscutvel da alimentao fundamental conhecer a prtica (o que se faz) alimentar de adolescentes, objetivo deste estudo. Entende-se por prtica, a atitude do indivduo em relao a dado objeto e de uma atitude relacionada fatores externos que envolvem esse objeto.
MATERIAL E MTODOS Casustica

fonte energtica, composta por pes e biscoitos, com algum tipo de acompanhamento, ou seja, tudo o que habitualmente se consome com pes e biscoitos: gelias, mel, margarinas, manteiga, maionese, queijos e frios.

Almoo e jantar padro: alimentos fonte de protena, energia, vitaminas, minerais e de fibras. Foi considerada como fonte protica, o feijo, carnes ou ovos, sendo as duas primeiras, tambm fontes dietticas de ferro. A energtica composta, basicamente, por cereais e tubrculos, tais como arroz, massas em geral e batata e, a de vitaminas, minerais e fibras por frutas e hortalias.
A anlise foi baseada no registro da presena ou ausncia do alimento fonte, isto , ponderou-se apenas a citao do alimento, pertencente refeio padro. Procurou-se conhecer os horrios de sono e viglia, bem como, aqueles referentes ao consumo de refeies.

Foi realizado inqurito alimentar, utilizando questionrio auto-aplicado (Gambardella, 1996), com um grupo de 153 adolescentes, volunt rios (aproximadamente 25% do total de formulrios distribudos), de 11 a 18 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes do primeiro grau, do perodo diurno, de seis escolas da rede estadual, pertencentes a mesma regio de Santo Andr, SP. Nos questionrios, que foram aplicados pelos professores das prprias escolas, perguntava-se o que o indivduo estava acostumado a comer, considerando nome da refeio, horrio, local e os alimentos e/ou preparaes consumidas. Solicitava-se, ainda, informar o horrio que est habituado dormir e acordar. Como critrio para a avaliao qualitativa da prtica alimentar habitual desses estudantes, considerou adequada a dieta que apresentasse, no mnimo, trs refeies dirias (desjejum, almoo e jantar), constitudas de alimentos fontes de nutrientes essenciais. Para a determinao das refeies padro, levou-se em conta os alimentos e/ou preparaes consumidas por adolescentes, tal como o observado por Priore (1996). Desse modo, a dieta padro dos adolescentes ficou assim constituda:

RESULTADOS E DISCUSSO Desjejum padro

Verificou-se que 82% dos adolescentes realizavam o desjejum consumindo algum tipo de alimento. O desjejum padro foi relatado por 45% dos adolescentes, sendo 52% do sexo masculino e o restante do feminino. A maioria desses (99%) realizava esta refeio no prprio domiclio, entre 6h e 11h30min. Em relao ao sono e viglia, observou-se que os horrios em que os estudantes acordam e dormem variam, respectivamente, das 5h s 10h30min e das 19h s 0h30min, sendo que 63% dos adolescentes acordam entre 6h e 6h30min e 65% dormem entre 22h e 23h. Com base no horrio de sono e viglia e nas informaes sobre a realizao de alguma refeio noite (ceia), ou pela manh (lanche), verificou-se que acordar tarde (aps s 10h) no justificativa para no realizar o desjejum. Observou-se que 56% dos estudantes que no tomavam o desjejum, tambm no realizavam ceia e lanche matinal, permanecendo um longo perodo em jejum, ou seja, do jantar de um dia ao almoo do dia seguinte. Dos demais que no faziam o desjejum, 33% consumiam um lanche pela manh e 11% apontaram

Desjejum padro: deve conter alimentos fonte de clcio e de energia. A fonte de clcio seria representada por leite e derivados, principais fontes dietticas desse mineral, bem como, de protenas. A

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

58

A.M.D. GAMBARDELLA et al.

que ceiavam, o que pode contribuir para a diminuio desse perodo. A prtica dos adolescentes no realizarem o desjejum inviabiliza a elevao da glicemia necessria s atividades matinais, e uma possvel deficincia de clcio, que na populao em estudo, nessa refeio que se concentra o maior consumo de alimentos fontes desse mineral. Estudo realizado com 1 323 estudantes suos, de 15 a 20 anos, mostrou que no tomavam o desjejum, 27% e 24% dos adolescentes de sexo feminino e masculino, respectivamente. Os motivos citados como justificativa para pular essa refeio foram a falta de tempo (34%), no ter o hbito de faz-lo (32%) e no ter apetite (25%). Para as meninas, no tomar o desjejum pode ser um resultado da motivao para a perda de peso, o que no se sabe se, realmente, sentem-se inapetentes ou se uma estratgica tentativa de emagrecimento. Verificou, ainda, que dois teros levavam menos de quinze minutos para realiz-lo (Cavadini, 1996). Prticas alimentares adequadas desde a infncia podem diminuir um possvel fator de risco para algumas doenas, como por exemplo, a osteoporose. A ingesto adequada de clcio durante a vida toda auxilia no combate osteoporose, distrbio metablico

onde ocorre diminuio de massa ssea (Simopoulos & Galli, 1993). Na Tabela 1, 34% dos indivduos estudados no consomem leite e derivados no desjejum. O consumo de leite e derivados garante a ingesto de clcio, mineral essencial na constituio ssea do indivduo. Embora no seja objetivo realizar uma anlise quantitativa da ingesto de clcio, importante ressaltar que 63% das meninas ingerem alimentos fonte desse mineral no desjejum. Tal consumo fundamental para as reservas orgnicas de clcio e possvel preveno da osteoporose. Denis et al. (1990), estudando a dieta de 283 adolescentes franceses constatou que 44% consumiam leite com chocolate e 24%, leite com caf. Diferentemente dos estudantes de Santo Andr, que tm como prtica o consumo de leite (24%) e leite com caf (34%). Somente 5% dos adolescentes consomem leite com chocolate. Observa-se na Tabela 2 que 45% e 40% de meninos e meninas, respectivamente, consomem diariamente pes e/ou biscoitos com margarina, enquanto que 23% dos meninos e 31% das meninas no ingerem esses alimentos no desjejum.

Tabela 1. Consumo de alimentos e/ou preparaes fontes de c lcio no desjejum, segundo sexo. Santo Andr, S o Paulo (1992). Meninos Alimentos e/ou prepara es n Leite, leite com caf ou chocolate ou fruta Queijo No consomem Total n = 151 (2 sem informa o) 39 3 18 60 % 65 5 30 100 n 56 1 34 91 % 62 1 37 100 n 95 4 52 151 % 63 3 34 100 Meninas Total

Tabela 2. Consumo de alimentos energticos e acompanhamentos no desjejum, segundo sexo. Santo Andr, S o Paulo (1992). Meninos Alimentos e/ou prepara es n Po e/ou biscoito Po e frios Po e/ou biscoito e margarina No consomem Total n = 151 (2 sem informa o) 14 5 27 14 60 % 23 9 45 23 100 n 23 4 36 28 91 % 25 4 40 31 100 n 37 9 63 42 151 % 24 6 42 28 100 Meninas Total

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

PRTICA ALIMENTAR DE ADOLESCENTES

59

A ingesto de infuses, ch e caf, foi referida por 15% dos adolescentes, sendo 6% dos meninos e 9% das meninas. Observou-se que o consumo de frutas in natura e suco de frutas nessa refeio de 7% dos adolescentes (2% dos meninos e 5% das meninas).
Almoo e jantar padro

Verificou-se o almoo padro em 76% e, o jantar padro em 53% dos adolescentes. Informaram consum-las em casa, 99% no almoo, tomado entre 11 e 14h e, 98% no jantar, consumido entre 17h e 22h30min.

Na Tabela 3, observa-se que 87% e 80% dos meninos e meninas, respectivamente, consomem carnes (fonte de protena animal) no almoo. Com relao ao feijo (protena vegetal) constatou-se que 85% e 75% dos estudantes o consomem, no almoo e jantar, respectivamente. Deve ser lembrado que as protenas so fundamentais na construo e manuteno dos tecidos corpreos, participando tambm do transporte de substncias e homeostase corprea (Mahan & Arlin, 1995). O ferro parte de enzimas relacionadas com a respirao celular e imprescindvel no transporte de oxignio e gs carbnico. Sua deficincia leva anemia, que tem como um dos principais sintomas a fadiga.

Tabela 3. Consumo de alimentos fontes de protena no almoo e jantar, segundo sexo. Santo Andr , S o Paulo (1992). Almoo Alimentos Meninos n Feijo e carne 47 % 80 Meninas n 66 % 74 n 113 Total % 77 n 38 8 2 11 59 Meninos % 64 n 42 Jantar Meninas % 48 n 80 Total % 55

Ainda em rela o10 a Tabela 3, o12 consumo de S feijo 2 3 11 8 alimentos proticos, por ambos os sexos, foi maior no S carne 4 7 5 6 9 6 almoo que no jantar. Esta informao pode indicar No consomemque o fornecimento 6 10 de ferro 8 9 14 9 no esteja garantido 100 Alguns 89 estudos 100 demonstram 148 100que Total populao 59 estudada. h baixo consmo de ferro entre grupos de adolescenn almoo = 148 (5 sem informa o) tes brasileiros n jantar = 146 (7 sem informa o) (Lerner, 1994; Gambardella, 1996) e norte-americanos (Sargen et al., 1994). importante apontar o baixo consumo de ovos, peixes e aves, pela populao desta pesquisa. Estudo sobre prtica alimentar de estudantes suos indicou, tambm, baixo consumo de peixes, bem como, baixa ingesto de ovos e leguminosas (Cavadini, 1996). Informaram consumir arroz no almoo, 87% dos adolescentes (Tabela 4). O consumo da mistura arroz e feijo foi apontado por 83% dos estudantes, o que pode lhes estar garantindo a reposio energtica

e prot ica consideradas importantes nessa refeio, 14 21 24 29 20 bem como, o melhor aproveitamento da protena. 3 6 7 8 5 Pes, massas e batata foram registrados por baixa 19 18 21 29 20 proporo dos estudantes (5%).
87 146 100 No jantar, a 100 ingesto de arroz mostra-se inferior ao almoo (76%), porm as demais fontes energticas apresentam valor superior ao almoo. 100

As vitaminas fundamentais nas rea es metablicas do organismo, tm importante papel no crescimento, viso e coagulao sangnea. Os minerais, por sua vez, atuam na regulao da atividade enzimtica, mantm o equilbrio cido-bsico e a presso osmtica, facilitam o transporte de compostos essenciais nas membranas e mantm a irritabilidade dos msculos e nervos. Como por exemplo, a vitamina C, encontrada em hortalias e frutas garante maior absoro do ferro da dieta sendo, portanto, importante o seu consumo (Machlin, 1991).

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

60

A.M.D. GAMBARDELLA et al.

Tabela 4. Consumo de alimentos energticos no almoo e jantar, segundo sexo. Santo Andr , S o Paulo (1992). Almoo Alimentos n Po Massas Batata Arroz No consomem Total 2 2 0 51 4 59 Meninos % 3 3 0 87 7 100 n 2 0 1 78 8 89 Meninas % 2 0 1 88 9 100 n 4 2 1 129 12 148 Total % 3 1 1 87 8 100 Meninos n 5 2 0 44 8 59 % 8 3 0 75 14 100 n 4 6 1 67 9 87 Jantar Meninas % 5 7 1 77 10 100 n 9 8 1 111 17 146 Total % 6 5 1 76 12 100

n almoo = 148 (5 sem informa o) n jantar = 146 (7 sem informa o)

Na Tabela 5, verifica-se que o consumo de hortalias e frutas no almoo, fonte de vitaminas, minerais e fibras, foi registrado por 78% dos adolescentes. No entanto, no jantar, o consumo destes alimentos foi referido por 58%. Nota-se, surpreendentemente, que h maior consumo de hortalias em relao s frutas. O esperado seria encontrar maior ingesto de frutas devido a

facilidade de consumo em relao as hortalias. Algumas frutas so consumidas imediatamente, enquanto as hortalias precisam ser lavadas e preparadas para o consumo. Tal achado no vai de encontro a outros estudos como Andersen (1995), que estudando o padro da alimentao de adolescentes da Noruega, constatou que a maior ingesto era de frutas e no de hortalias.

Tabela 5. Consumo de hortalias e frutas no almoo e jantar, segundo sexo. Santo Andr, So Paulo (1992). Almoo Alimentos Meninos n hortalias suco de frutas fruta in natura no consomem Total 41 3 0 15 59 % 70 5 0 25 100 n 64 5 2 18 89 Meninas % 72 6 2 20 100 n 105 8 2 33 148 Total % 71 6 1 22 100 n 31 3 0 25 59 Meninos % 53 5 0 42 100 n 45 3 3 36 87 Jantar Meninas % 52 3 3 42 100 n 76 6 3 61 146 Total % 52 4 2 42 100

n almoo = 148 (5 sem informa o) n jantar = 146 (7 sem informa o)

Observa-se que o consumo de frutas e hortalias (fontes vitamnicas) entre os adolescentes do sexo feminino que no masculino. importante ressaltar que os meninos representam um grupo mais suscetvel s doenas cardiovasculares que podem ser prevenidas com o adequado consumo de hortalias e frutas (Nobre & Furtado, 1994).

H maior consumo de po e acompanhamentos no jantar, quando comparado ao almoo (Tabela 6). Isto deve-se a troca entre uma refeio completa por outra, mais rpida, composta por po, acompanhamento e bebida. Percebe-se tambm, menor consumo de fontes proticas no jantar. No almoo,

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

PRTICA ALIMENTAR DE ADOLESCENTES

61

2% dos adolescentes consomem sopa ou misturas (preparaes que acompanham o arroz e feijo). No jantar, 6% ingerem essas preparaes e 3% consomem sanduches. Ainda que as propores sejam baixas, esse consumo importante, uma vez

que essas trs preparaes podem conter alimentos como carnes, hortalias e cereais. A ingesto de refrigerantes apontada, no almoo por 12% e no jantar por 8% dos adolescentes, indica aumento da ingesto energtica, podendo levar obesidade.

Tabela 6. Consumo de outros alimentos e/ou prepara es no almoo e jantar. Santo Andr , So Paulo, 1992. Almoo n 5 1 2 0 2 18 120 148 % 4 1 1 0 1 12 81 100 n 8 7 6 4 3 12 106 146 Jantar % 5 5 4 3 2 8 73 100 n 13 8 8 4 5 30 226 294 Total % 4 3 3 1 2 10 77 100

Alimentos e/ou prepara es Po com manteiga Leite e derivados Sopa Sanduche Mistura Refrigerante No consomem Total n almoo = 148 (5 sem informa o) n jantar = 146 (7 sem informa o)

A ingesto de pelo menos duas refeies-padr o foi observada em 33,0% dos estudantes, 38,0% meninos e 62,0% meninas (Tabela 7). Tr s refei es padr o foram informadas por 17,0% dos adolescentes, dos quais 50% de meninos, propor o baixa, tamb m encontrada

em outros estudos. Inqu rito alimentar realizado com estudantes espanh is, por meio de registro de tr s dias constatou que apenas 1,6% consumiam dieta saud vel, em um ou dois dias de estudo, e o restante em nenhum dos trs dias analisados (Boneu et al., 1994).

Tabela 7. Nmero de refeies padro consumidas, segundo sexo. Santo Andr, So Paulo, 1992.

Meninos Nmero de refeies padr o n Uma Duas Trs No consomem Total n = 153 20 19 12 10 61 % 33 31 20 16 100 n 28 31 14 19 92

Meninas % 30 34 15 21 100 n 48 50 26 29 153

Total % 31 33 17 19 100

CONCLUSO

Constatou-se que 45% dos adolescentes apresentaram desjejum segundo o padro estabelecido,

sendo 44% meninos e 56% meninas, garantindo a ingesto de fontes de clcio e de energia, consideradas importantes nessa refeio.

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

62

A.M.D. GAMBARDELLA et al.

O almoo, estabelecido como padro foi encontrado em 76% dos adolescentes, sendo 36% meninos e 64% meninas. O jantar padro foi consumido por 53% dos estudantes, sendo 40% e 60% do sexo masculino e feminino, respectivamente. A prtica alimentar dos adolescentes estudados inadequada j que h baixo consumo de hortalias e frutas, principalmente no jantar, alm de inadequado consumo de clcio. H, tambm, menor consumo de alimentos fonte de energia e protena no jantar, em relao ao almoo. O almoo constituiu-se na refeio que a maior parte dos adolescentes ingeriram em conformidade com o padro estabelecido, ao contrrio do desjejum que foi a mais negligenciada, seguida pelo jantar. preciso conhecer o consumo alimentar entre as trs principais refeies e sua importncia na dieta de adolescentes.

BULL, N.L. Study of the dietary habits, foods consumption and nutrients intakes of adolescents and young adults. World Review of Nutrition and Dietetics , Basel, v.57, p.24-74, 1988. CAVADINI, C. Dietary habits in adolescence: contribution of snacking. In: FEEDING from toddlers to adolescence. Philadelphia : Lippincott-Raven Publishers, 1996. (Nestl Nutrition Workshop Series, 37). DENIS, C., MICHAUD, C., DENIS, G., MEJEAN, L. Le petit-dejeuner: habitudes alimentaires dadolescents scolariss. Cahiers de Nutrition et de Dittique, Paris, v.25, n.6, p.432-435, 1990. FARTHING, M.C. Current eating patterns of adolescents in the United States. Nutrition Today, Baltimore, v.26, n.2, p.35-39, 1991. FRENCH, S.A., STORY, M., DOWNES, B., RESNICK, M.D., BLUM, R.W. Frequent dieting among adolescents: psychosocial and health behavior correlates. American Journal of Public Health, Washington DC, v.85, n.5, p.695-701, 1995. GAMBARDELLA, A.M.D. Adolescentes, estudantes de perodo noturno: como se alimentam e gastam suas energias. So Paulo, 1996. p.42-60. Tese (Doutorado) - Faculdade de Sade Pblica da USP, 1996. JONHSON, R.K., JONHSON, D.G., WANG, M.Q., SMICIKLAS-WRIGHT, H., GUTHRIE, H.A. Characterizing nutrient intakes of adolescents by sociodemographic factors. Journal of Adolescent Health, New York, v.15, n.2, p.149-154, 1994. LERNER, B.R. Alimentao e a anemia carencial em adolescentes. S o Paulo, 1994. p.26-77. Tese (Doutorado) - Faculdade de Sade Pblica da USP, 1994. MACHLIN, L.J. Handbook of vitamins. 2.ed. New York : Marcel Dekker, 1991. p.195-232. MAHAN, L.K., ARLIN, M.T. Krause: alimentos, nutrio e dietoterapia. 8.ed. So Paulo : Roca, 1995. p.57-70. NOBRE, F., FURTADO, M.R. II Conselho brasileiro para o tratamento da hipertenso arterial. Revista da Associao Mdica Brasileira, So Paulo, v.40, n.4, p.247-261, 1994. ORGANIZACI N MUNDIAL DE LA SALUD. Problemas de salud de la adolescencia . Genebra, 1965. 29p. (OMS - Serie de Informes T cnicos, 308).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDERSEN, L.F., NES, M., SANDSTAD, B., BJORNEBOE, G-E., DREVON, C.A. Dietary intake among Norwegian adolescents. European Journal of Clinical Nutrition, London, v.49, n.8, p.555-564, 1995. ANDERSON, J.J.B. The status of adolescent nutrition. Nutrition Today, Baltimore, v.26, n.2, p.7-10, 1991. ANDING, J.D., KUBENA, K.S., McINTOSH, W.A., OBRIEN, B. Blood lipids, cardiovascular fitness, obesity, and blood pressure: the presence of potential coronary heart disease risk factors in adolescents. Journal of the American Dietetic Association, Chicago, v.96, n.3, p.238-242, 1996. BONEU, M., GMEZ-QUIRANTE, A., FEIJO, N., MARTOS, C., FOZ, G. Hbitos alimentarios y frecuencia de consumo de alimentos en los escolares de octavo de EGB de un rea Bsica de Salud de Matar. Atencin Primaria, Barcelona, v.14, n.2, p.591-595, 1994. BOURNE, L.T., LANGENHOVEN, M.L., STEYN, K., JOOSTE, P.L., NESAMVUNI, A.E., LAUBSCHER, J.A. The food and meal pattern in the urban African population of the Cape Peninsula, South Africa: the BRISK Study. Central African Journal of Medicine, Harare, v.40, n.6, p.140-148, 1994.

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

PRTICA ALIMENTAR DE ADOLESCENTES

63

POST, G.B., KEMPER H.C.G. Nutrient intake and biological maturation during adolescence. The Amsterdam growth and health longitudinal study. European Journal of Clinical Nutrition , London, v.47, n.6, p.400-408, 1993. PRIORE, S. E. Perfil nutricional de adolescentes do sexo masculino residentes em favelas. So Carlos : UFSCar, 1996. p.51-65. SARGENT, R.G., KEMPER, K.A., SCHULKEN, E. Dietary behaviors of South Carolina adolescents.

Journal of the South Carolina Medical Association , Columbia, v.90, n.6, p.263-269, 1994. SIMOPOULOS, A.P., GALLI, C. Osteoporosis: nutritional aspects. World Review of Nutrition and Dietetics, Basel, v.73, 1993.
Recebido para publicao em 3 de setembro de 1997 e aceito em 29 de junho de 1998.

Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999

También podría gustarte