Está en la página 1de 8

Teoria da Contingncia

Eduardo de Oliveira Fargnoli Etel Maria Mendes de Almeida Gustavo Diniz Palhares Keiliane Souza Silvrio Raphaela Gomes Marques

RESUMO O objetivo principal de presente ensaio demonstrar as principais caractersticas da Teoria da Contingncia. Est teoria tem como caracterstica principal o estudo das teorias das organizaes onde os pesquisadores analisam trs aspectos principais, que so a organizao quanto a sua forma de estrutura organizacional, o ambiente externo e interno de uma organizao, o mercado, em que esta inserida, a tecnologia dividiu em trs grupos que so: a tecnologia de produo unitria ou oficina, produo em massa e produo contnua. Podemos perceber em que no final da pesquisa os pesquisadores concluram que no existe uma nica maneira de estruturar uma organizao e que as organizaes precisam cada vez se ajustar s condies ambientais de acordo com as suas necessidades internas e externas. Palavras-chave: estrutura organizacional, tecnologia, produo.

ABSTRACT The main objective of this paper is to demonstrate the main features of Contingency Theory. In that theory has as main feature the study of theories of organizations where researchers analyze three main aspects, which are the organization and its form of organizational structure, the external and internal environment of an organization, the market, in which is inserted, the technology that is divided into three groups that are the technology of production unit or workshop, mass production and continuous production. We can see that the end of the study the researchers concluded that there is no single way to structure an organization and that organizations need time to adjust to environmental conditions in accordance with their internal and external needs. Keywords: organizational structure, technology, production.

1 - INTRODUO A Teoria da Contingncia enfatiza o mais recente estudo integrando na teoria da Administrao; sem dvida a mais ecltica de todas as teorias, pois alm de considerar as contribuies das diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princpios bsicos da administrao como: as tarefas, as estruturas, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. Chiavenato (1997) diz que a palavra contingncia significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou no. A abordagem contingencial salienta que no se atinge os objetivos de forma eficaz seguindo um nico modelo ou diretriz, ou forma pr-estabelecida para todas as circunstancias, mas sim atravs de diversas variveis internas e externas. Tudo composto de variveis sejam situacionais, circunstanciais, ambientais, tecnologias, econmicas; enfim diferem de diferentes graus de variao. Essa teoria enfoca as organizaes de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizaes que um sistema aberto. A tecnologia provavelmente ser um fator para a terceira revoluo industrial, aliada ao ambiente e a forma como as organizaes e a prpria administrao sabero utiliza e adaptar estes dois importantes fatores face globalizao de todos os conceitos organizacionais.
H um aspecto proativo e no apenas reativo na abordagem contingencial: a administrao contingencial pode ser intitulada de abordagem de se-ento o reconhecimento, diagnostico e adaptao situao so fundamentais para abordagem contingencial. Mas no so suficientes. As relaes funcionais entre as condies ambientais e as prticas administrativas precisam ser constantemente identificadas e ajustadas. (CHIAVENATO, 2000).

2 - ORIGEM DA TEORIA DA CONTINGNCIA A teoria da contingncia surgiu a partir de varias pesquisas feita para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresa.

As pesquisas eram feitas isoladamente, pretendiam confirmar se as organizaes mais eficazes seguiam os princpios da Teoria Clssica, como a diviso do trabalho e a especializao do operrio, nfase na estrutura com a tradicional hierarquia de autoridade, viso microscpica do homem, ou seja, aquela administrao mecanicista. Podemos dizer que essas pesquisas foram contingentes, no sentido em que procuram compreender e explicar o modo como s empresas funcionavam em diferentes condies que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domnio de operao. Ou seja, podemos dizer que essas condies so ditadas de fora da empresa, isto , do seu ambiente. Essas contingncias externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restries e ameaas que influenciam a estrutura e os processos internos da organizao. O ambiente tudo aquilo que envolve externamente uma organizao (ou um sistema). o contexto dentro do qual uma organizao est inserida. Como o ambiente vasto, envolvendo tudo o mais ao redor da organizao, ele pode ser analisado em dois segmentos: Ambiente Geral: o macroambiente, ou seja, o ambiente genrico e comum a todas as organizaes. O ambiente geral constitudo de um conjunto de condies semelhantes para as organizaes. As principais dessas condies so: condies tecnolgicas, econmicas, polticas, legais, demogrficas, ecolgicas e culturais. Ambiente de tarefa: o ambiente mais prximo e imediato de cada organizao. o segmento do ambiente geral do qual uma determinada organizao extrai as suas entradas e deposita suas sadas. Ele constitudo por: fornecedores de entradas, clientes ou usurios, concorrentes e entidades reguladoras.

O grande problema com que as organizaes de hoje se defrontam a incerteza. Alis, a incerteza o grande desafio atual da Administrao. Contudo, a incerteza no est no

ambiente. A incerteza est na percepo e na interpretao das organizaes e no na realidade ambiental percebida. Parece mais adequado falar-se em incerteza na organizao, pois o mesmo ambiente pode ser percebido de maneiras diferentes por duas organizaes. Tecnologia o conhecimento que pode ser utilizado para transformar elementos materiais em bens ou servios, modificando sua natureza ou suas caractersticas. A tecnologia tem a propriedade de determinar a natureza da estrutura e do comportamento organizacional. Existe um forte impacto da tecnologia sobre a vida, natureza e funcionamento das organizaes. Toda organizao tem que adotar uma tecnologia podendo ser ela tosca, isto , grosseira, rude ou sofisticada, como o uso de computadores, mas todas as organizaes precisam de uma tecnologia para funcionar e chegarem aos fins desejados. Na parte administrativa, a tecnologia desenvolvida nas organizaes atravs de Know-how, os resultados so obtidos com os servios e produtos. A tecnologia no incorporada so as pessoas competentes para desenvolver sua funo dentro da empresa e a tecnologia incorporada o capital (dinheiro), matrias-primas, etc. seja qual for, est presente no dia a dia das empresas, transformando as matrias-primas em produtos consumveis e produtivos para a humanidade. A tecnologia varivel ambiental aquela que assume a tecnologia criada para outras empresas de seu ambiente de tarefa em seus sistemas de dentro para fora. A tecnologia varivel organizacional quando a tecnologia esta presente em sua empresa, influencia e desempenha melhor em seu ambiente de tarefa.

Enfim, a tecnologia cria incentivos nas empresas para levar os administradores a melhorarem cada vez mais a eficincia, mas sempre dentro dos limites do critrio normativo. Por isso, a tecnologia tem influenciado muito sobre as organizaes e seus participantes. A abordagem contingencial conclui que os fatores ambientes e tecnologia so fundamentais para o equilbrio e ponderao dentro das organizaes, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restries que influenciam a estrutura e os processos internos da organizao e que tais fatores devem ser constantemente identificados, especificados e reformulados para uma Administrao equilibrada e de acordo com seu objetivo alcanado.

3 - PESQUISA

Pesquisa de Chandler sobre Estrutura e Estratgia Alfred Chandler realizou uma investigao histrica sobre as mudanas estruturais de grandes organizaes relacionando-as com a estratgia de negcios. O autor estuda a experincia de quatro grandes empresas americanas (Dupont, General Motors, Standard Oil e a Sears Roebuck), e examina comparativamente essas corporaes americanas demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada a sua estratgia. A concluso de Chandler que a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratgia mercadolgica. A estrutura organizacional corresponde ao desenho da organizao, isto , a forma organizacional que ela assumiu para integrar seus recursos, enquanto a estratgia corresponde ao plano global de alocao de recursos para atender as demandas do ambiente.

Pesquisa de Burns e Stalker sobre Organizaes Tom Burns e G. M. Stalker pesquisaram vinte indstrias inglesas para verificar a relao existente entre as prticas administrativas e o ambiente externo dessas indstrias. Impressionados com os diferentes procedimentos administrativos encontrados nessas indstrias, classificaram-nas em dois tipos: mecanstica e orgnica. A concluso de Burns e Stalker que a forma mecanstica de organizao apropriada para condies ambientais estveis, enquanto que a forma orgnica apropriada para condies ambientais de mudanas e inovao. Em resumo, h um imperativo ambiental, isto , ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizaes.

Pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre o ambiente Paul R. Lawrence e Jay W. Loesch fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organizao e ambiente que marca o aparecimento da Teoria da Contingncia. Este nome derivou desta pesquisa. Estes autores, preocupados com as caractersticas que as empresas devem ter para enfrentar com eficincia as diferentes condies externas, tecnolgicas e de mercado, fizeram uma pesquisa sobre trs empresas com diferentes meios industriais

(plsticos alimentos empacotados e recipientes/containers). Os autores concluram que os problemas organizacionais bsicos so: a diferenciao e a integrao. Integrao requerida e Diferenciao requerida referem-se a predies do ambiente da empresa que mais se aproxima das caractersticas requeridas pelo ambiente, onde ter mais sucesso do que a empresa que se afasta muito delas.

Em resumo, a Teoria da Contingncia explica que no h nada de absoluto nos princpios da administrao. Os aspectos universais e normativos devem ser substitudos pelo critrio de ajuste entre cada organizao e seu ambiente e tecnologia.

Pesquisa de Woodward sobre a Tecnologia. Joan Woodward organizou uma pesquisa para saber se os princpios da administrao propostos pelas teorias administrativas se relacionavam com xito do negcio quando colocados em prtica. A pesquisa envolveu 100 empresas de vrios tipos de negcios, nas quais foram classificadas em trs grupos de tecnologia de produo: produo unitria ou oficina, produo em massa e produo continua. Em resumo, h um imperativo tecnolgico, isto , a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional.

4 - CONCLUSO Esta pesquisa mostrou que no existe uma nica maneira de melhor de organizar, em vez disso, as organizaes precisam ser sistematicamente ajustadas s condies ambientais. Assim a Teoria da Contingncia apresentam os seguintes aspectos bsicos: a organizao de natureza sistmica; ela um sistema aberto. As variveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento entre si e com o ambiente.

Para se ter boas medidas na administrao so necessrias ter alm de diferentes tipos de enfoques, tarefas e organizaes, se analisarem principalmente o ambiente o qual est inserido. Essas so as principais idias ao enfoque contingencial da organizao na moderna anlise organizacional de Gareth Morgan. Concluiu que h uma estreita dependncia da organizao em relao ao seu ambiente e a tecnologia adotada, onde uma organizao no depende dela prpria, mas das circunstancias ambientais e da tecnologia que ela utiliza no momento.

5 - REFERNCIAS BIBLIOGRAFICA MORGAN, Gareth. Imagens da Organizao. So Paulo: Editora Atlas, 1996. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. So Paulo: Editora Atlas, 1980. CHIAVE NATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. 2 Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administrao. 6 Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.

Dutra, Gilberto W. Barreto, Willian B. O Portal do Administrador. Teoria da Contingncia. Disponvel: http://www.administradores.com.br. Acesso em: 25 junho 2012.

También podría gustarte