Está en la página 1de 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Trabalho de Introduo s Relaes Internacionais


Nome: Jssica Cerqueira de Carvalho Professor: Raphael Padula Tema 4 - Discusso sobre uma viso brasileira ou perifrica das RI

Em nossa Constituio, encontramos direitos que, a primeira vista, soam a todos ns como indiscutveis e bastante corriqueiros, como o direito vida, ao sufrgio universal a limitao da jornada de trabalho. Porm, basta um raso conhecimento histrico para se verificar que esses direitos foram uma rdua e difcil conquista de diferentes grupos sociais que, atravs de diversos meios, mostravam que se contrapunham realidade que lhes era imposta. Mais do que o carter histrico dos direitos, importante que se tenha claro que os processos que moldaram o que se reconhece como uma realidade justa e digna tem um carter essencialmente reformista. O mesmo ocorre no Sistema Internacional: h foras de conservao, composta basicamente pelos beneficirios do sistema, e foras de reformao, composta por aqueles que fazem uma leitura no apenas negativa, mas sobretudo perversa das imposies (diretas ou indiretas) das foras de conservao. O objetivo deste trabalho traar caractersticas bsicas destas duas foras dentro da realidade brasileira, pontuando suas origens histricas e delineando suas verdadeiras pretenses dentro de tal realidade, e atentar para a urgncia da consolidao de estratgias reformistas para o progresso brasileiro.

A queima de etapas da histria poltica brasileira O passado colonial do Brasil no somente evidencia as origens do que Samuel Pinheiro Guimares chama de macroestrutura hegemnica de poder em seu livro Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes, como tambm imps ao Brasil uma poltica importada, e, conforme o historiador Raymundo Faoro (tica, 1994), tal qual nossa industrializao caracterizada pela queima de etapas -o que tornou complexa e arduosa a criao de caminhos autnomos para o desenvolvimento do pas-, o pensamento poltico dos detentores do poder no Brasil , na sua origem, o pensamento poltico portugus, e a metrpole colonizadora castrou, ao lado de elites locais, o natural desenrolar da vida poltica brasileira, queimando etapas, de modo que, mesmo quando os pases centrais sofriam profundas mudanas inclusive no sistema poltico, o Brasil sofria mudanas tnues, quase decorativas, sempre preservando a manuteno de sua essncia de colnia - assegurando privilgios, acentuando e mantendo concentraes de renda e terra, etc. O esquema de poder poltico dos latifundirios e das oligarquias e outros beneficirios do sistema, a macroestrutura hegemnica de poder, alm de vrias graves consequncias, encastelou a fazeo da poltica a eles. O homem comum se convenceu, ou foi convencido, de que no deve participar da poltica, porque de um lado "no adiantaria de nada" ou por outro lado este homem corre o risco de se corromper, como explicita Samuel Pinheiro Guimares.

As foras de conservao H um forte vnculo entre o sistema poltico-administrativo e os detentores do poder. Bons exemplos so o sistema tributrio altamente regressivo, no qual os impostos recaem mais sobre o consumo e folha salarial do que na propriedade e renda, o que aumenta as concentraes de renda e riqueza, alm de taxar mais as classes pobres em relao s ricas; o fato de, atravs de manobras legais, grandes empresas conseguirem escapar da tributao, etc. A postura do pas em relao ao mundo sugerida pelos grupos dominantes, conservadores, dialoga diretamente com as teorias neoliberais, cosmopolitas, globalizadoras. Vulnerabilidades crnicas so ditas como naturais e resta ao Brasil, mesmo com lamento, aceit-las e adaptar-se a essa realidade de subdesenvolvimento, comportando-se como um pas pacfico e sempre disposto a cooperar para, num segundo momento e com a ajuda dos pases centrais, especialmente os Estados Unidos da Amrica, progredir. Assim, esta viso prega que
a poltica externa brasileira tem de ser sempre fundada na defesa da paz, do multilateralismo, do direito internacional e da no-hegemonia; em normas internacionais que propiciem o desenvolvimento e no consagrem e aprofundem os hiatos econmicos e tecnolgicos... (GUIMARES, 2005, p.31)

De acordo com essa lgica, o Brasil deveria cooperar com os outros Estados para o bem estar da humanidade e paz, fazendo prevalecer a democracia. Alm disso, o desarmamento visto quase como um axioma, devido escassez de poder do Brasil, de modo que o pas deve evitar exercer qualquer protagonismo externo e no desafiar as grandes potncias e aceitar as regras do sistema internacional que, afinal, imparcial e benfico a todos que se comportem de forma civilizada. (GUIMARES, 2005, p.27) H ainda uma corrente economicista que considera os fatores no-econmicos irrelevantes no exerccio da insero externa brasileira. A sofisticao da economia por si s desenvolveria os fatores no-econmicos. A estratgia deste grupo para a insero internacional do pas surge das teorias neoliberais. A interveno estatal repudiada, pois criaria desequilbrios nas justas foras de mercado. Assim, para tornar o Brasil eficiente e competitivo, deve-se praticar a liberalizao comercial, que foraria a modernizao da indstria brasileira e evitaria desperdcios com investimentos em setores nocompetitivos, que poderiam ter seus produtos correspondentes importados a um preo justo.

As foras de reformao Diante do insucesso das estratgias neoliberais e globalizadoras que ao invs de atenuar desigualdades, acentuou (maior concentrao de riqueza e renda; maior polarizao dos centros desenvolvedores de tecnologias; crescimento do desemprego estrutural, etc) as correntes reformistas atentam para a necessidade de o Brasil tomar as prprias rdeas de sua vida poltica, econmica, social e militar, e essa viso perifrica assemelha-se ao pensamento poltico realista quando aponta a necessidade de o Estado brasileiro no confiar a outros Estados a sua prpria prosperidade e segurana. As vulnerabilidades so muitas, profundas e no so naturais, so na verdade conservadas de vrias maneiras por beneficiar a macroestrutura hegemnica de poder. A abertura e desregulamentao da economia, que sugere uma poltica industrial e tecnolgica passiva por parte do Estado, ao invs de estimular o desenvolvimento dos setores industriais competitivos, levou ao entorpecimento da diversificao do parque industrial, aumento da marginalizao

social, reduo da oferta de empregos, reprimarizao da pauta de exportaes, etc. Dessa forma, apontado pelos desenvolvimentistas como urgente o aquecimento do mercado interno, para diminuir a grande dependncia de exportaes, e diversificao do parque produtivo do pas. Porm, conhecidas as desvantagens industriais, necessrio protees e incentivos estatais. O capital estrangeiro no repudiado, entretanto alerta-se que
o capital estrangeiro somente estaria interessado nos setores mais lucrativos da economia, de menor risco e retorno mais rpido e assim, apesar de seus efeitos iniciais benficos, tenderia a promover a acumulao de capital no exterior e no no Brasil. (GUIMARES, 2005, p.27)

Portanto, o capital nacional deve ter papel central na construo da indstria brasileira. De extrema urgncia tambm o aumento da capacidade tecnolgica do Brasil. A produo de tecnologia pelo Brasil fundamental para que o pas consiga um melhor posicionamento no sistema internacional, reduzindo sua participao arcaica como exportador de commodities agrcolas e produtos industriais de baixo valor agregado. Ainda economicamente,a articulao do Brasil com a Amrica do Sul deve ser fomentada , para que seja mais eficaz a defesa de seus interesses. Segundo Guimares:
" indispensvel trabalhar de forma consistente e persistente em favor da emergncia de um sistema mundial multipolar no qual a Amrica do Sul venha a constituir um dos polos e no ser apenas uma sub-regio de qualquer outro polo econmico ou poltico".

Existe tambm a vulnerabilidade militar, gerada pelo abondono da indstria blica, naval, aeronutica e o despreparo militar brasileiro e tambm pelo fato de o Brasil ter aderido a acordos desiguais, ter a obrigao de no ter estoque de armas e concordar que outros pases a tenham, que diferente do desarmamento.
Nos acordos polticos, apresentados como muito positivos para a humanidade, o que ocorre que os pases poderosos continuam com suas armas nucleares, biolgicas e qumicas e probem os outros de as terem. O Brasil, ao aderir a estes tratados, aceitou uma situao de vulnerabilidade militar no meio de grandes conflitos. Se estivssemos num mundo de paz, estaria tudo bem. O Brasil tem 15 mil quilmetros de fronteira. De onde vm as armas utilizadas pelos criminosos? So todas contrabandeadas e entram pelas fronteiras desguarnecidas. O Brasil tem dez pases vizinhos. Uma situao de instabilidade poltica, social, econmica deles gera possibilidade de conflitos internos que podem passar para o outro lado da fronteira, ento necessrio que elas sejam guarnecidas. (GUIMARES, jornal Hora do Povo, 06/12/2002)

Concluso A adoo de uma estratgia internacional condizente com o interesse nacional, e no de elites detentoras de poder no s no Brasil como no mundo inteiro de extrema urgncia. preciso mais autonomia, em todos os sentidos, para o Brasil. preciso que o Brasil caminhe para a amenizao dos efeitos danosos dos novos grandes desafios mundiais: a integrao dos mercados e sua crescente oligopolizao; a concentrao de poder econmico, poltico, militar e ideolgico no centro do sistema mundial; a crescente normatizao que de consolida juridicamente essa concentrao de poder. A complexidade do momento atual assustadora, e por isso o dilogo entre diferentes vises deve ser reproduzido frequentemente para que se vislumbrem caminhos mais ricos para o progresso do Brasil.

Bibliografia GUIMARES, Samuel Pinheiro. (2005), Desafios brasileiros na era dos gigantes JACKSON, R., SORENSEN, G. (2003), Introduo s Relaes Internacionais. Nogueira, J.P. & MESSARI, N., Teoria das Relaes Internacionais. FAORO, Raymundo. (1958), Os Donos do Poder: Formao do Patronato Poltico Brasileiro. FAORO, Raymundo. (1994), Existe um Pensamento Poltico Brasileiro?

También podría gustarte