Está en la página 1de 1

Ponto de Equilbrio

saber envelhecer
O estilo de vida que nos protege da dor
por Roni Moya * a dor e as doenas inflamatrias esto cada vez mais presentes na sociedade, tornando-se um foco endmico de extrema importncia na medicina. Mais de metade da populao mundial sofre ou sofrer de alguma sndrome dolorosa. Os laboratrios farmacuticos travam uma verdadeira luta no desenvolvimento de novos medicamentos que prometem interferir nas vias inibitrias da inflamao. Mesmo assim, o quadro no dos mais positivos visto que, medida que as pessoas vivem mais tempo, as doenas articulares e degenerativas tornam-se ainda mais incidentes. O facto que procurar apenas tratamentos revolucionrios quando j se sofre de dores graves e de falta de mobilidade no basta. A medicina preventiva deve ser valorizada e integrada num trabalho multidisciplinar e globalizado. O envelhecimento celular est na base de qualquer situao dolorosa, pois face ao stress fsico ou mental, o ADN celular danificado, so produzidos radicais livres e o organismo liberta hormonas e substncias pr-inf lamatrias, como forma de defesa. Tais substncias recrutam molculas do sistema imunitrio responsveis pela regulao dessa inflamao. A dor, que a resposta do corpo a uma situao de stress, passa de aguda a crnica em questo de semanas. A cada ciclo inf lamatrio que se prolonga, haver a deposio de clcio nas articulaes, diminuio de lquido sinovial (lubrificao), reposio das leses por tecido fibrtico (no mais flexvel), perda de colagnio, alterao das cadeias musculares, enrijecimento, deformidade e perda da mobilidade.

Face ao stress fsico ou mental, o ADN celular danificado, so produzidos radicais livres e o organismo liberta hormonas e substncias pr-inflamatrias, como forma de defesa

A primeira medida para se prevenir tal situao seguir uma alimentao rica em verduras escuras, fruta e frutos secos que, alm de fornecer vitaminas e minerais importantes para o restauro inf lamatrio, contm mega 3 e 6 e actuam como anti-inflamatrios naturais, reparam a membrana celular, aumentam a sua fluidez e regulam a dor. Os alimentos ricos em triptofano ou fenilalanina, como o leite, chocolate, mel, arroz integral e soja, auxiliam na produo de serotonina, que funciona como um modulador da dor por agravamento psicolgico, muito til na fibromialgia e depresso. Os suplementos base de sulfato de glucosamina, MSM (MetilSulfonil-Metano) e EDTA (cido Dimetil-Tetra-Actico) incentivam a produo de cartilagem, aliviam a dor, limpam os metais pesados e depsitos de clcio nas articulaes, sem causar os efeitos colaterais indesejados dos corticides. A vitamina C a principal fonte de combate dos radicais livres e leso oxidativa, sendo sua ingesto contnua de excelente indicao. Outros antioxidantes, como a vitamina A, B5, E, selnio e zinco participam do processo de cicatrizao. Tcnicas de psicoterapia, massagem, acupunctura, osteopatia e fisioterapia devem ser conjugadas com exerccios fsicos, alongamentos e meditao. A ingesto de carnes deve ser diminuda, pois estas so ricas em purinas, protenas que aumentam o cido rico e calcificao articular. Os peixes gordos podem ser consumidos moderadamente porque so fonte de mega 3. Previna para viver mais e com qualidade!

170

saber viver maio 2009

* Roni Moya Biomdico, Especialista em Biologia celular e Molecular e membro da World Societ y of Anti-Aging Medicine (WOSAAM), da World Academy of Anti-Aging Medicine (WAAAM) e da Societ y for free radical biology and medicine (sfrbm). brasileiro e, actualmente, vive em Portugal.

foto: mrio prncipe

También podría gustarte