Está en la página 1de 4

Favas guisadas portuguesa 1kg de favas descascadas 1 chourio de boa qualidade 1 morcela 400g carne porco aos cubinhos

s 400g de entrecosto aos bocadinhos 3 cebolas mdias 4 dentes de alho 1 ramo grande de coentros folhas de hortel 2 folhas louro 1 dl de azeite 1 copo de vinho branco 1 colher de sobremesa de colorau 1 colher de sopa de tomate sal q.b. Pimenta q.b. Preparao: Num tacho, pe-se a cebola, o louro, metade dos coentros, o azeite e o alho a refogar ligeiramente. De seguida, junta-se o entrecosto, e 1/3 do chourio s rodelas, para refogar um pouco. Depois, junta-se o tomate, o colorau, o vinho branco, e tempera-se de sal. Tapa-se o tacho, e deixa-se estar uns 15 minutos. Juntam-se as favas e a morcela inteira, e acrescenta-se um pouco de gua de maneira a que fiquem cobertas, mas sem ser em excessivamente pois as favas tambm largam gua. Pe-se por cima das favas, o resto do chourio inteiro (no seca tanto enquanto cozinha). Tapa-se o tacho, e deixa-se cozinhar em lume brando, o tempo necessrio para que as favas fiquem tenras. Assim, que estiverem cozidas, apaga-se o lume, e polvilham-se com o resto dos coentros picados e a hortel. Corta-se a morcela e o chourio s rodelas, e serve-se.

Assim sendo a "novidade" teria de ficar para a sobremesa. A minha mana queria fazer um doce de bolacha, e assim foi... fomos ver as receitas, tirar ideias, e eis o resultado:

Ingredientes: 1 pacote e meio de bolacha maria caf (sem acar) 1 lata de leite condensado 1 lata de leite condensado cozido 200ml de leite 6 gemas 400 ml de natas bolacha maria ralada (para decorar) meio copo de leite

Preparao: Num tacho misture o leite condensado com as gemas e os 200 ml de leite e leve em lume brando mexendo sempre com o auxlio de um fouet at ao ponto de fervura mas sem deixar ferver. Retire do lume e passe por um coador para no ficar com grumos. Misture o leite condensado cozido com o meio copo de leite e reserve. Num recipiente ou em taas individuais coloque um pouco da mistura do leite condensado com as gemas no fundo, uma camada de bolacha maria embebida em caf, uma camada da mistura do leite condensado cozido, novamente a bolacha maria no caf e assim sucessivamente at acabarem os ingredientes. Num recipiente bata as natas at ficarem volumosas e coloque por cima do preparado. decore com bolacha maria e reserve no frigorifico at ser hora de servir.

Arroz do Farmville

Ingredientes:

1 Frango Bacon em cubinhos 1/2 Chourio de carne 1 cubo Caldo de Galinha 3 Cebolas Salsa 4 dentes de Alho 1 Chvenas de Arroz vaporizado 1/2 Couve lombarda mdia 2 Cenouras Piripiri a gosto Azeite Coentros e salsa Gengibre em p (opcional) sal, pimenta

Preparao:
1. Coza o frango com sal, um cebola cortada em quatro e um cubo de caldo de galinha, durante cerca de 15 minutos na panela de presso ou cerca de 35 minutos na panela normal. Desfie o frango e reserve o caldo. 2. Corte metade do chourio em rodelas finas, que reserva e a outra metade em quadradinhos. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e adicione o bacon e o chourio aos quadradinhos. Deixe fritar um pouco e junte as duas cebolas e alhos picados e deixe dourar um pouco. 3. Retire metade deste refogado para uma tigela e reserve. Junte o frango desfiado ao restante preparado e envolva bem. Deite tudo num pirex que possa ir ao forno e mesa. 4. Volte a colocar a outra metade do refogado no tacho e adicione uma chvena de arroz vaporizado. Deixe fritar um pouco. Rale as cenouras grosseiramente e junte ao arroz. Adicione 3 chvenas de caldo de cozer o frango. e deixe cozer 5 minutos. 5. Corte a couve lombarda em tiras finas, lave e leve ao microondas em recipiente prprio e com tampa durante cerca de 4 minutos. Junte ao arroz e deixe cozer mais um pouco at absorver o caldo. Rectifique os temperos e deite o arroz por cima do frango. 6. Por cima disponha as rodelas de chourio pincele com ovo batido e leve ao forno pr-aquecido a 200 at o arroz ficar bem lourinho.

También podría gustarte