Está en la página 1de 8

A LIGAO COVALENTE COORDENDA E A LIGAO METLICA

O gs SO2 um dos principais agentes poluidores da atmosfera,pois participa de um dos tipos de chuva cida,fenmeno que causa enormes prejuzos,como danos vegetao e vida animal.Acompanhe construo da frmula eletrnica da molcula SO2: 2s2 2p6 3s4 (6 eltrons de valncia) precisa receber 2 eltrons;vai compartilhar 2 pares. 2 2 4 tambm compartilha 2 pares. 8 O: 1s 2s 2p At aqui temos a formao de uma ligao dupla:
2 16S:1s

Observe que esses dois tomos j seguem a regra do octeto.De que forma,ento,o segundo tomo de oxignio ser ligado? O tomo de enxofre vai ceder um par de eltrons formando uma ligao covalente com o outro tomo de oxignio.Uma vez formado esse novo par eletrnico,ele no apresenta nenhuma diferena com uma ligao simples normal. Observe a frmula eletrnica:

Note que os eltrons desse tomo no participam da ligao.

Esse tipo de compartilhamento de eltrons foi chamado de ligao covalente coordenada,ou ligao covalente dativa,ou apenas,ligao dativa. Geralmente a ligao dativa representada por uma seta que sai do tomo que cedeu o par eletrnico e aponta para o tomo que recebeu o par eletrnico: Ligao dupla

Ligao dativa

Como regra geral,pode-se esperar a formao de uma ligao dativa quando: O tomo central da molcula j estiver seguindo a regra do octeto e possuir um par de eltrons livres; O tomo da ligao necessitar de 2 eltrons para seguir a regra do octeto.

A LIGAO METLICA
Uma das principais caractersticas dos metais tendncia de perder eltrons.Como explicar,ento,as ligao entre os tomos de um metal em uma barra de alumnio,por exemplo? Uma das possibilidades de explicao denomina-se modelo do mar de eltrons.De acordo com esse modelo,os tomos do metal perderiam eltrons para satisfazer a regra do octeto.Todos os eltrons perdidos formariam uma nuvem eletrnica que envolveria todos os ctions metlicos como se o conjunto de ctions estivesse mergulhado em um mar de eltrons.Essa nuvem de eltrons,relativamente livre,seria a responsvel pela condutividade eltrica e pelo brilho caracterstico dos metais.

O modelo do mar de eltrons.

Ction do metal

Nuvem de eltrons livres, liberados pelos tomos do metal

LIGAS METLICAS
As combinaes entre os diferentes metais podem originar s ligas metlicas,nas quis um metal se mistura ao outro de maneira relativamente uniforme.Veja na tabela abaixo exemplos de ligas metlicas comerciais.

Nome usual ao inox Amlgama odontolgico Bronze Duralumnio Lato Ouro 18 quilates Ouro branco Nquel-cromo Solda comum

Composio principal (% em massa) Fe (73 a 79%),Cr (14 18%),Ni (7 a 9%) e C (0,1 a 1,5%) Hg (50%),Ag (35%) e Sn (15%) Cu (80%) e Sn (20%) Al (95%) e 5% de Cu,Mg,Mn Cu (70%) e Zn (30%) Au (75%) e 25% de Ag e Cu Au (90%) e Pt (10%) Ni (60%),Cr (15%) e Fe (25%) Pb (67%) e Sn (33%)

Principais usos Utenslios domsticos e estruturas metlicas Obturaes Peas e estruturas Peas de veculos Parafusos,vlvulas Jias Jias Fios e peas Solda eltrica

AS EXCEES REGRA DO OCTETO

Podemos prever as ligaes qumicas utilizando a tabela peridica,mas at que ponto essas previses estaro corretas? O que confirmar ou no essas previses ser o comportamento da substncia,ou seja,h um conjunto de propriedades que nos mostra qual o melhor modelo das ligaes em uma substncia,se o d ligao inica,da covalente ou da metlica.O cloreto de berlio (BeCl2),por exemplo, formado por um metal e um no-metal.Logo,poderia ser um composto inico,pois os demais cloreto do grupo (MgCl2,CaCl2,SrCl2,BaCl2) so compostos inicos. Vejamos,porm,o que os experimentos nos informam sobre o cloreto de berlio: Possui temperatura de fuso muito baixa em relao aos demais cloretos do mesmo grupo; Apresenta condutividade eltrica muito baixa na substncia fundida. Esses dados apontam para uma substncia que no possui ons;portanto,suas ligaes no so inicas.Vamos,ento,considerar o modelo de ligaes covalentes.Analisando cada um dos elementos do BeCl2,temos: 2s2 (2 eltrons de valncia) 2 2 6 2 5 17Cl:1s 2s 2p 3s 3p (7 eltrons de valncia)
4Be:1s 2

A frmula eletrnica ser a seguinte:

Note que o tomo de berlio ficou com apenas 4 eltrons n ltima camada.Essa uma das muitas excees do octeto.Veja agora outras excees a essa regra.

BCl3 e AlCl3 camada.

o boro e o alumnio ficaro com apenas 6 eltrons na ltima

BCl3 2 2 1 5B:1s 2s 2p 3 eltrons de valncia

AlCl3 2s2 2p6 3s2 3p1 3 eltrons de valncia


13Al:1s 2

No e NO2
7N:1s 2

o nitrognio ficar com apenas 7 eltrons na ltima camada.

2s2 2p3 (5 eltrons no nvel de valncia) 2 2 4 8 O:1s 2s 2p (6 eltrons no nvel de valncia)

Alguns ons metlicos,como Pb2+ ,Bi3+ e a maioria dos ons de metais de transio e transio interna,no seguem a regra do octeto.Veja o exemplo do tomo de nquel:
28Ni:1s 2

2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d8

Para seguir a regra do octeto,o tomo de nquel deveria perder os 10eltrons dos subnveis 4s2 3s8. Como essa perda envolveria enorme energia,o on Ni2+,por exemplo,forma-se com a sada de apenas dois eltrons do subnvel 4s: Ni2+ : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d8 ( 16 eltrons no terceiro e ltimo nvel). A partir de 1962,sob condies especiais,foram obtidos vrios compostos sempre instveis de gases nobres. claro que nessas substncias os gases nobres no seguem a regra do octeto.Um dos compostos mais estudados o hexafluoreto de xennio,XeF4.

Observe que o xennio est com doze eltrons na ltima camada.

APLIQUE SEU CONHECIMENTO 60.O oznio tem frmula estrutural: O O O Construa a frmula eletrnica correspondente. 61.Escreva as frmulas eletrnicas de : a) BF3; b) NH3.

62.A unio entre as molculas BF3 e NH3 conduz a um composto no qual o nitrognio cede um par eletrnico para ser compartilhado com o boro: F3B NH3 a) Construa a frmula eletrnica desse composto. b) Na molcula BF3,quantos eltrons o tomo de boro apresenta na ltima camada? c) No composto F3BNH3,qual o nmero de eltrons de valncia do boro?

63) Na molcula de H2SO4,que apresenta a frmula estrutural: O H O S O Podemos localizar: a) 2 ligaes inicas. b) 6 ligaes covalentes normais. c) 4 ligaes covalentes normais e 2 ligaes covalentes coordenadas. d) 2 ligaes covalentes normais e 4 ligaes covalentes coordenadas. e) 6 ligaes covalentes coordenadas. 64) (MACKENZIE-SP) O H

2Ca2+

Relativamente frmula estrutural acima,dados os nmeros atmicos Ca =20,0=8 e S =16, correto afirmar que: a) b) c) d) e) existem somente ligaes covalentes normais. O oxignio cede dois eltrons para o clcio. O enxofre recebe dois eltrons do clcio. O clcio,no estado fundamental,apresenta seis eltrons na camada de valncia. Existem duas ligaes inicas,duas ligaes covalentes normais e duas ligaes dativas (ou covalentes coordenadas).

65) (FUVEST-SP)Ferro (Fe),xido de ferro (FeO) e polietileno (C2H4)n apresentam, respectivamente,ligaes: a) b) c) d) e) covalente,inica e metlica. Covalente,metlica e inica. Inica,covalente e metlica. Metlica,covalente e inica. Metlica,inica e covalente.

66) A molcula do monxido de carbono possui a seguinte estrutura: C O Construa a frmula eletrnica correspondente. 67) Na estrutura da molcula do cido perclrico. O H O Cl O O

Pode-se observar um nmero de ligaes coordenadas (dativas) igual a: a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

68) O tomo de hidrognio tem configurao 1s1.A respeito do on H+, responda: a) Quantos eltrons possuem esse on? b) Quantos eltrons o on H+ precisa receber para adquirir configurao semelhante do gs nobre hlio (Z= 2)? 69) O ction amnio, H H N H Construa a frmula eletrnica correspondente. 70) O ction hidroxnio,H3O+,possui a seguinte estrutura:
+

, apresenta a frmula estrutural a seguir:


+

Construa a frmula eletrnica correspondente

71) No bronze,uma liga metlica composta de Cu e Sn,os tomos esto unidos por ligaes: a) Metlicas. b) Inicas. c) Covalentes normais. d) Covalentes dativas. e) Inicas e covalentes.

También podría gustarte