Está en la página 1de 22

CURSO APOSTILA INSTALADOR DE ALARMES

www.edtecsoft.com Edmar de Lima. O SISTEMA DE ALARMES MAIS USADOS CONSISTE EM UMA CENTRAL DE ALARMES,QUE POSSUA COMPARTIMENTO P/ BATERIA DE 12 VOLTS 07 AMPERES,A CENTRAL PODE SER ACIONADA POR CONTROLE REMOTO,TECLADO DE SENHA OU AT MESMO UMA CHAVE PACRI . A DISCADORA SO OFERECIDAS DE O2 FORMAS INCORPORADA A CENTRAL OU OPCIONAL INSTALADA AO LADO DA CENTRAL , OS SENSORES MAIS COMUNS NO MERCADO SO SENSORES INFRAVERMELHOS COM FIO E SEM FIO ,OS SENSORES PARA PORTAS E JANELAS TAMBEM ! VEJAM IMAGENS ABAIXO

DISCADORAS
1

SENSORES INFRAVERMELHOS CHAMADOS DE (SENSOR DE PRESENA)

SENSOR MAGNTICO DE CONTATO :

A SIRENE O IDEAL INSTALAR 02 SIRENES UMA DENTRO DO LOCAL E UMA SIRENE EXTERNA (EM LOCAL BEM ALTO DE DIFICIL ACESSO)

SIRENE INTERNA 120 DECIBEIS


2

SIRENE EXTERNA 120 DECIBEIS O LOCAL ONDE SE DEVE COLOCAR A CENTRAL DE ALARME EM UM LOCAL DE DIFICIL VISUALIZAO,POR EXEMPLO: ATRS DE UM MOVEL OU ATRS DE UMA PORTA,SENDO A CENTRAL LIGA/DESLIGA VOC AT MESMO INSTALAR ELA NA LAJE BEM ESCONDIDA POIS GERALMENTE O ALCANCE MINIMO CO CONTROLEREMOTO 50 METROS,SE FOR COM TECLADO DE SENHA NO IMCORPORADO NA CENTRAL TAMBEM PODE FAZER A INSTALAO NA LAJE ,LEVANDO O FIO DO TECLADO AT O INTERIOR DO LOCAL. A CONTINUIDADE DESTE CURSO APOSTILA VAI AOS POUCOS INSERINDO A QUEM O L , A FORMA MAIS BASICA AT AO FINAL DA APOSTILAS AS FORMAS MAIS SOFISTICADAS DE SISTEMAS DE ALARMES NACIONAIS E IMPORTADOS !

VEJA ABAIXO UM ESQUEMA DE LIGAES:

DESCRIO e APLICAES Sua central de alarme SE-972/2 microprocessada, autnoma, com dois setores independentes, com fio ou sem fio, dependendo dos opcionais instalados, controle remoto e discador telefnico, para ser utilizada em sistemas de alarme residencial ou comercial. Compacta e de fcil programao, possui, cdigo de acesso programvel, discador telefnico para at 6 (seis) nmeros com at 12 dgitos cada um, funo de pnico pelo teclado e/ou controle remoto, carregador de bateria flutuante (12 Volts), temporizao programveis, para entrada e/ou sada independente e funo de teste, que auxilia na instalao e manuteno do sistema de alarme. Pode ser conectada a vrios tipos de sensores, tais como : de abertura, infra vermelho, etc ... O programa fica armazenado em memria EEPROM, que no se apaga mesmo com falta total de energia (rede eltrica e bateria), garantindo, assim, a segurana do cdigo de acesso e dos parmetros programados. Tambm ficam armazenado na memria EEPROM, todas as condio de setup da central. Se o seu sistema de alarme no possuir bateria, e for interrompido o fornecimento de energia eltrica, quando o fornecimento se restabelecer, a central assumir a mesma condio anterior.
3

[JAdSF1] Comentrio:

Por exemplo : Se a central estava ativada, ela retornar ativada. Se algum setor estava desativado, ele retornar desativado. Etc... Portanto em sistemas sem bateria, voc ficar sem proteo somente durante a falta de energia. INSTALAO A instalao iniciada abrindo-se a tampa frontal da central. Feito isto, voc tem acesso um cabo para conexo da bateria e quatro bornes de conexo por parafusos, dois de trs terminais e dois de dois RESET terminais. Vide figura 1.
JUMP P/VOZ CONEC. J10 ENT.VOZ

ALIMENT. P/VOZ TERMINAL PARA ATERRAMENTO

ULTIMO BORNE PRIMEIRO BORNE

Figura 1 .

Para passagem dos fios utilize a furao existente na caixa, de acordo com a necessidade do local de instalao. A sua central de alarme possui dois setores, programveis e independentes, portanto voc pode dividir o local, onde ser instalado o sistema de segurana em dois ambientes. Por exemplo, em um sobrado, o pavimento inferior pode ser o setor 1 e o pavimento superior o setor 2. Isto vantajoso, porque fazendo assim, voc pode ativar e/ou desativar qualquer um dos setores de acordo com a sua necessidade. A central SE-972/2 tambm pode ser configurada para funcionar sem fio. Para isto, basta conectar no modulo de recepo de controle remoto, uma ou duas placas decoders ( opcional ).

Obs.: O setor em que se estiver usando a placa Decoder, no dever ser usado com fio. Maiores detalhes sero explicados adiante.
JUMP No.1

JUMP No.8

Figura 2 ( Acionador de Controle Remoto ) . Codificao do controle remoto. Abra a caixa do acionador de controle remoto. Prximo ao compartimento da bateria, existem 8 jumps numerados de 1 a 8. Vide figura 2. Estes jumps so utilizados para determinar o cdigo do controle remoto, (saem de fbrica todos ligados). Com um alicate de corte, corte um ou mais jumps em qualquer seqncia desejada. Anote os nmeros dos jumps cortados; este ser o seu cdigo.
POSIO DECODER SETOR 2 POSIO DECODER SETOR 1

JUMPS -1 8 + DC

Figura 3 (Receptor de Controle Remoto ) . Abra o Receptor de Controle Remoto, localize, atravs da figura 3, uma fileira de jumps feitos com fio estanhado, e, com o alicate de corte, corte os jumps com os mesmos nmeros, dos jumps que foram cortados no transmissor. O jump DC (duplo comando) serve para identificar qual dos botes do transmissor ser utilizado para acionamento remoto. Se for cortado, a central ser ativada/desativada pelo boto do lado esquerdo, caso contrrio a central
5

reconhecer o boto do lado direito. Isto interessante pelo seguinte, digamos que voc tenha um ponto comercial ao lado ou em baixo de sua residncia (que seja no mesmo alcance do controle remoto), voc pode instalar duas centrais de alarme SE-972/2 cortando o jump DC somente em um dos Receptores. Assim sendo, aquela que voc cortou o jump DC ser acionada pelo boto esquerdo do controle remoto e a outra, em que no foi cortado o jump ser acionada pelo boto direito. Se for utilizar o Decoder para central sem fio, mantenha o Receptor aberto, caso contrario feche-o. Codificao e Instalao do Mdulo Decoder (opcional).
JUMPS P/ CODIFICAO

Figura 4 ( Mdulo Decoder para Central sem fio ) . Corte os jumps do Decoder em qualquer seqncia ( figura 4 ). Anote os nmeros e/ou as letras dos jumps que foram cortados, pois estes sero utilizados para codificao do Sensor Remoto. Encaixe o Mdulo Decoder no Receptor ( vide figura 3 ), na posio <Decoder Setor 1> para que o setor 1 funcione sem fio, e/ou na posio <Decoder Setor 2> para que o setor 2 funcione sem fio. Caso voc for utilizar a central com os dois setores sem fio, defina cdigos diferentes para cada um dos Decoders, caso contrario, a central no conseguir identificar qual dos setores foi violado. Importante : No borne do setor que estiver sendo utilizado sem fio, no deve ser conectado nenhum fio ( vide figura 1 ). Codificao do Sensor Remoto. ( Opcional para central sem fio ).
JUMP 1 JUMP 5

JUMP A

JUMP C

Figura 5 ( Sensor Remoto ). ( Somente para central em que foi instalado o mdulo decoder )
6

Abra o Sensor e corte os mesmos jumps que foram cortados no Mdulo Decoder correspondente. Obs. : Nos sensores correspondente ao Setor 1, corte os mesmos jumps cortados no Mdulo Decoder do setor 1 e nos sensores correspondente ao Setor 2, corte os mesmos jumps cortados no Mdulo Decoder do setor 2. Caso a central disparar, quando se aciona o controle remoto, corte mais um jump no Mdulo Decoder e tambm nos sensores correspondente, para que o cdigo de disparo seja diferente do cdigo de acionamento. Modulo de voz. O terminal, indicado na figura 1 como entrada de voz, utilizado para se conectar a sada do mdulo de voz (opcional). O jump JP1 deve ser cortado se este opcional for instalado. A instruo de instalao deste modulo fornecida junto com o mesmo. Ligao dos fios. Ligao do Receptor de Controle Remoto. Ligue o Receptor de Controle Remoto na placa da central atravs do conector J10. Obs. : Caso necessrio, aumente o comprimento dos fios, para que o receptor, possa ser colocado na posio de melhor recepo do sinal enviado pelo controle remoto. Se no estiver utilizando a opo Sem Fio, no ser necessrio emendar os fios marrom e azul. Em ambientes muito grande, pode ser instalado dois Receptores para aumentar a rea de alcance, bastando para isto ligar os fios dos dois receptores em paralelo. Ex. : ligar o fio vermelho do receptor 1 com o fio vermelho do receptor 2, o fio verde com o verde, etc. Se no estiver utilizando a opo Sem Fio, no ser necessrio ligar os fios marrom e azul. Faa testes e no se esquea de esticar o fio da antena. Ligao da Bateria ( cabo de fio paralelo bicolor ). Esta sada utilizada para ligar a bateria do sistema de alarme, durante o funcionamento normal esta sada um carregador para a bateria. Quando falta energia na rede eltrica a bateira fornece energia para o sistema.

A bateria pode ser alojada dentro da caixa da central. Ligue o fio com lista preta no polo negativo da bateria e o outro no polo positivo. Caso, por acidente, voc ligar o cabo de bateria invertido, o PTC5 ir esquentar, no se preocupe, isto necessrio para proteger o seu sistema. Desconecte o cabo e reconecte corretamente que tudo voltar ao normal. Ateno : Observe a polaridade (+/-) para ligar. Se voc deixar a bateria ligada invertida por muito tempo, a central de alarme nada sofrer, pois ela tem proteo, mais sua bateria poder se danificar. Terra -> (Primeiro terminal do primeiro borne, da esquerda para a direita ). Conecte este terminal no terra de sua instalao eltrica. Caso a sua instalao eltrica no possua aterramento, instale uma barra de aterramento e conecte o terminal a ela. ATENO : muito importante que se faa esta conexo para que a sua Central de Alarme tenha uma maior proteo contra RAIOS e SOBRECARGA pela rede eltrica e/ou linha telefnica. Caso voc no faa esta conexo a Central de Alarme funcionar normalmente, mas ficar desprotegida contra estas sobrecargas. Obs.: A garantia no cobre possveis danos provocados por raios. Auxiliar -> sada de 12 VDC ( segundo e terceiro terminal do primeiro borne, da esquerda para a direita ). Esta sada utilizada para alimentar sensores de infra vermelho, etc. Ateno : Observe a polaridade (+/-) para ligar. O primeiro terminal ( da esquerda para a direita ) deste borne o (-) negativo e o segundo o (+) positivo. Setores ( segundo borne da esquerda para a direita ). Este borne possui trs terminais. O primeiro terminal, marcado como Z1 corresponde ao setor 1, o terminal do centro marcado como COM comum aos dois setores e, finalmente, o terceiro terminal marcado como Z2 corresponde ao setor 2. Todos os sensores relativo ao setor 1 ligue nos terminais Z1 e COM. Todos os sensores relativo ao setor 2 ligue nos terminais Z2 e COM. Os diversos sensores conectados ao sistema devem ser ligados em srie.
8

Sada para Sirene ( terceiro borne da esquerda para a direita ). Esta sada utilizada para ligar a Sirene do sistema de alarme, podem ser ligadas uma ou mais Sirenes, desde que, a corrente total seja igual ou inferior a 3 Ampres. Obs. : Para se ligar mais de uma Sirene o sistema deve estar equipado com bateria. Ateno : Observe a polaridade (+/-) para ligar. O primeiro terminal ( da esquerda para a direita ) deste borne o (-) negativo e o segundo o (+) positivo. Linha telefnica ( quarto e ultimo borne da esquerda para a direita ). Ligue aqui os dois fios da linha telefnica. Ligao da alimentao AC ( rede eltrica ). No fundo da caixa, do lado esquerdo do transformado de fora, existe uma placa com um borne de trs terminais ( figura 5), este utilizado para conectar a central rede eltrica. Caso voc for liga-la em 110 Volts, conecte os fios em 0 e 110 Volts, se for 220 Volts conecte os fios em 0 e 220 Volts.
FUSVEL

COMUM

220 VOLTS 110 VOLTS

Figura 5 ( Mdulo de conexo AC ). Nesta placa, tambm se localiza o fusvel de proteo da central, caso necessite troca-lo, faa a troca por outro de mesmo valor. Ateno : Caso a tenso em sua casa seja 220 Volts e voc ligar a central para 110 Volts, o transformador de entrada da central poder queimar e neste caso ele no ser coberto pela garantia. FUNCIONAMENTO Aps terminada a instalao e fiao, ligue a central na rede eltrica. Descrio dos leds de indicao.
9

Aps ligada a condio dos leds dever ser a seguinte : 1) <CENTRAL ATIVADA> Dever estar apagado. Este led acende quando a central for ativada ou fica piscando quando est no modo de programao. 2) <PROGRAMA> Dever estar apagado. Ele acende quando se aciona a tecla PROG ou pisca quando est no modo de entrada de parmetros, aps o acionamento da tecla ENT . 3) <ALARME SETOR 1> Se algum sensor do setor 1 estiver aberto o led estar aceso, caso contrrio dever estar apagado. 4) <ALARME SETOR 2> Se algum sensor do setor 2 estiver aberto o led estar aceso, caso contrrio dever estar apagado. 5) <SETOR 1 ATIVADO > Dever estar aceso. A programao do setor 1 sai de fbrica ativado. Estando a central ativada e o setor 1 tambm ativado, se ocorrer alguma violao nesse setor, esse led ficar piscando. Quando a funo de teste dos sensores esta ativa, este led tambm ficar piscando. 6) <SETOR 2 ATIVADO> Dever estar aceso. A programao do setor 2 tambm sai de fbrica ativado. Estando a central ativada e o setor 2 tambm ativado, se ocorrer alguma violao nesse setor, esse led ficar piscando. Quando a funo de teste dos sensores esta ativa, este led tambm ficar piscando. 7) <BATERIA> Estar aceso se foi conectada a bateria e a mesma estiver com carga ( tenso maior que 9 Volts ). Se a bateria estiver sem carga, esta ser carregada pela central e o led se acender quando a tenso da bateria atingir 9 Volts. ATENO : Se aps ligar a bateria o led estiver apagado, pode ser que voc ligou a bateria invertida, verifique. Obs.: Em sistemas sem bateria este led estar sempre aceso enquanto a central estiver ligada a rede eltrica. 8) <AC> Este led indica a condio da rede eltrica, se faltar energia ele se apaga. Caso o fornecimento de energia eltrica esteja normal, e, este led estiver apagado, o fusvel da rede ou a fonte AC da central pode estar queimada, neste caso procure a assistncia tcnica. Ativao/desativao da central. A sua central de alarme pode ser ativada e/ou desativada de duas maneiras : a) Atravs do cdigo de acesso. => O cdigo de acesso sai de fbrica programado como 1 2 3 4, e ser este at ser mudado. Como mudar ser explicado mais adiante. Para ativar basta pressionar as teclas do cdigo em seqncia, aps a ativao a sirene emitir dois toques seguidos e mais um aps 1 segundo, e, estar ativada. O terceiro toque da sirene acontece
10

logo aps os dois toques iniciais, porque, a central sai de fbrica com temporizao desativada (tempo = zero). Se a temporizao for ativada, o terceiro toque acontecer aps o tempo programado. A central estar realmente ativada somente aps o terceiro toque da sirene, antes deste, mesmo que algum setor seja violado, o alarme no ser disparado. Para desativar acione novamente os nmeros do cdigo em seqncia; a sirene emitir um toque e a central estar desativada. Obs. : Caso a central tenha memorizado violao de algum setor (led SETOR 1 ATIVADO e/ou SETOR 2 ATIVADO), ser necessrio digitar o cdigo de acesso duas vezes para ativar a central. A primeira vez limpa a memria e a segunda vez ativa a central. b) Atravs do controle remoto. => Basta simplesmente acionar o boto do controle remoto, o da direita ou o da esquerda, dependendo da programao que foi efetuada no jump DC, como explicado anteriormente. Depois de pressionado o boto do controle remoto, a sirene da central emitir dois toques seguidos e mais um terceiro aps 1 segundo e a central estar ativada. O acionamento da central pelo controle remoto no tem temporizao, portanto todos os sensores devero estar fechados. Para desativar basta acionar o controle remoto, a sirene emitir um toque e a central estar desativada. ATENO : Se o boto do controle remoto permanecer pressionado por um tempo maior que 4 segundos a central executar a funo de PNICO, o alarme ser disparado independente das condies dos sensores ou de a central estar ativada ou desativada. Esta uma funo para emergncias e pode tambm ser acionada atravs da tecla PNICO e o disparo do alarme ser imediato. Para desativar a funo de PNICO acione o controle remoto ou a tecla PNICO novamente. Obs. : Quando se ativa a central o led CENTRAL ATIVADA, se acende, e se apaga com a desativao da mesma. Estando a central ativada, na ocorrncia de violao em algum sensor, a central dispara a sirene e executa as chamadas telefnicas (se programadas) at que a central seja desativada. No caso de cessar a violao do sensor antes de ser desativada, a central executar a funo de alarme (sirene ativada e chamadas telefnicas) por 13 minutos aps o cessamento da violao. ATENO : Caso forem desativados os dois setores da central, no ser possvel ativar a mesma. Quando isto for tentado, a central emitir quatro toques da sirene, avisando que no foi possvel executar a funo, isto , ativar
11

a central. Para que a central seja ativada necessrio que pelo menos um setor esteja ativado. PROGRAMAO A sua central de alarme possui varias funes e parmetros programveis, o que a torna verstil, podendo ser configurada de acordo com a sua necessidade. Ela possui memria interna no voltil, que retm todos os parmetros programados mesmo que seja retirada a sua alimentao (bateria e rede eltrica). Possui tambm cdigo de acesso programvel e sai de fbrica como 1 2 3 4. Aps muda-lo, caso voc esquea o novo cdigo, acione a tecla RESTE ( vide figura 1 ) e o cdigo retornar para 1 2 3 4. Para quem no conhea o cdigo de acesso, no ser possvel nenhuma operao via teclado, exceto a tecla PNICO. Para sua segurana, no revele seu cdigo a terceiros. Entrando no modo de programao. Para iniciar qualquer programao, antes necessrio entrar no modo de programao, procedendo-se do seguinte modo : 1. Pressione a tecla PROG, o led PROGRAMA se acender. 2. Digite o cdigo de acesso em seqncia, (tecla 1, tecla 2, tecla 3 e tecla 4 ou as teclas do seu cdigo, caso ele tenha sido mudado), aps a entrada do quarto digito do cdigo, o led PROGRAMA se apaga e o led CENTRAL ATIVADA estar piscando, indicando assim que a central est no modo de programao e teste. 3. Para sair do modo de programao, digite novamente o cdigo de acesso. Estando no modo de programao, voc tem acesso a toda flexibilidade da central. Voc pode programar telefones ( at seis nmeros telefnicos de at doze dgitos cada um ), ativar/desativar setores, ativar/desativar temporizao, programar o intervalo da temporizao, cancelar atuao do controle remoto, cancelar a funo PNICO pelo teclado, efetuar teste dos nmeros dos telefones programados e teste do funcionamento dos sensores do seu sistema de alarme. As instrues de programao sero divididas por itens. Em cada item ser dada a seqncia de teclas necessria e exemplos. Programao de telefones.
12

A sua central de alarme possui um discador telefnico, que liga automaticamente para o(s) nmero(s) pr-programados em caso de violao do sistema de alarme ou acionamento da funo PNICO. Pode-se programar at seis nmeros de telefones diferentes incluindo o cdigo DDD dos mesmos. Cada nmero telefnico pode conter at doze dgitos. Em caso de violao do sistema, a central far a discagem dos telefones programados em seqncia, e emitir pela linha telefnica, um sinal BIP durante + 50 segundos para cada telefone chamado. Este procedimento ser repetido enquanto durar a violao de algum setor, e mais doze vezes aps o cessamento da violao. Se foi programado somente um nmero de telefone, este telefone ser chamado as doze vezes, caso contrario sero chamados os telefones programados em seqncia, at totalizarem doze chamadas. Para programar os telefones serem chamados ( em caso de alarme ou pnico ), procede-se da seguinte maneira : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais o seu cdigo de acesso (4 dgitos) o led CENTRAL ATIVADA ficar piscando. 2. Pressione a tecla PROG, o led PROGRAMA se acender. 3. Pressione o nmero da memria a ser programada (de 1 a 6). 4. Pressione a tecla ENT , o led PROGRAMA comea a piscar, indicando que a central est pronta para receber o nmero telefnico a ser programado. 5. Digite o nmero do telefone a ser programado, comeando pelo DDD se houver. Proceda como se estivesse discando o telefone. 6. Aps ter digitado completamente o nmero do telefone pressione a tecla ENT novamente, o led PROGRAMA se apaga e o nmero do telefone estar memorizado. Obs. : Caso o nmero do telefone contenha doze digitos, no ser necessrio pressionar a tecla ENT , o led PROGRAMA se apagar automaticamente aps o decimo segundo digito. 7. Para programar as outras memrias, repita os itens 2, 3, 4, 5 e 6. 8. Terminando a programao de todas as memrias desejadas (de 1 a 6), saia do modo de programao, digitando seu cdigo de acesso. Obs. : Quando se programa um nmero de telefone, esta operao apaga automaticamente, o nmero que estava programado anteriormente nesta memria. Se antes de acionar a tecla ENT pela segunda vez, desejar cancelar a operao, acione a tecla PROG novamente, a programao ser cancelada, o led PROGRAMA se apaga e o telefone anterior dessa memria ser preservado.
13

Para sua comodidade, anote a lpis no quadro abaixo, os nmeros telefnicos que voc programou e o nome da pessoa responsvel por tal nmero.

1 2 3 4 5 6

Nmero do Telefone Programado

Nome da Pessoa

Excluso de um nmero telefnico. Para apagar um telefone previamente programado proceda da seguinte forma : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais o seu cdigo de acesso (4 dgitos) o led CENTRAL ATIVADA ficar piscando. 2. Pressione a tecla PROG. 3. Digite o nmero da memria que deseja apagar. (de 1 a 6). 4. Pressione a tecla ENT duas vezes. Pronto, est apagado. 5. Digite seu cdigo de acesso para sair da programao. Testando os telefones programados. Para testar se o nmero do telefone foi corretamente programado faa o seguinte : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais seu cdigo de acesso. 2. Pressione a tecla PROG. 3. Digite o nmero da memria do telefone que deseja testar. (de 1 a 6). 4. Pressione a tecla ENT . 5. Pressione a tecla PNICO . 6. Sem acionar a sirene, a central ir discar para o telefone selecionado e emitir o sinal BIP na linha telefnica. 7. Para interromper o BIP pressione a tecla PNICO novamente. 8. Digite seu cdigo de acesso para sair da programao. Mudando o cdigo de acesso.
14

CUIDADO : Antes de mudar o cdigo, tenha certeza de ter o novo cdigo bem memorizado ou anotado em algum lugar, porque depois que sair do modo de programao somente poder acessar novamente este modo ou ativar/desativar a central pelo teclado, atravs desse novo cdigo. Caso voc esquea o cdigo, ter que abrir a central e acionar a tecla RESET ( vide figura 1 ) , para que o cdigo volte para 1 2 3 4. A seqncia de passos para alterar o cdigo de acesso a seguinte : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais seu cdigo de acesso ( vem de fbrica 1234 ). O led CENTRAL ATIVADA ficar piscando. 2. Pressione a tecla PROG. O led PROGRAMA se acende. 3. Digite o nmero 7 (sete). 4. Pressione a tecla ENT . O led PROGRAMA piscar. 5. Digite os quatro dgitos do novo cdigo. (qualquer nmero de 0 a 9 em qualquer seqncia, inclusive nmeros repetidos) 6. Aps a entrada do quarto e ltimo nmero do cdigo, o led PROGRAMA se apaga e o novo cdigo estar memorizado. A partir desse momento este o cdigo que ser aceito para as operaes da central, inclusive para sair do modo de programao atual. 7. Digite o seu novo cdigo de acesso para sair do modo de programao 8. Caso o led CENTRAL ATIVADA continuar piscando, significa que o novo cdigo est errado. Reprograme-o repetindo os passos 2, 3, 4, 5 e 6. Obs. : Antes de acionar o quarto nmero do cdigo, caso se deseje cancelar a operao, acione a tecla PROG e o led PROGRAMA se apagar cancelando a programao. Ativao/desativao da temporizao de sada. A temporizao de sada utilizada quando se deseja ativar a central pelo teclado, e ter um tempo para sair do recinto antes que o alarme dispare. Execute a seqncia abaixo para alterar a temporizao : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais o seu cdigo de acesso 2. Acione a tecla PROG. O led PROGRAMA se acende. 3. Digite o nmero 8 (oito). 4. Pressione a tecla ENT . 5. Digite um nmero de 0 a 9. Os tempos de temporizao sero de acordo com os valores da tabela 1. 6. Em seguida digite seu cdigo de acesso para sair da programao.

15

Estando a temporizao programada, quando ativar a central de alarme pelo teclado, a sirene emitir dois toques seguidos e o terceiro aps decorrido o tempo de sada programado. A temporizao de sada vlida somente para ativao da central via teclado. Quando a ativao feita via controle remoto a temporizao sempre zero (instantneo). NMER TEMPO O ZERO Desativa temporizao UM 15 Segundos DOIS 30 Segundos TRS 45 Segundos QUATR 1 Minuto O CINCO 1 Minuto e 15 Segundos SEIS 1 Minuto e 30 Segundos SETE 1 Minuto e 45 Segundos OITO 2 Minutos NOVE 2 Minutos e 15 Segundos Tabela 1 Obs. : A temporizao sada, atua nos dois setores. No possvel a programao somente para um dos setores. Ativao/desativao da temporizao de entrada. A temporizao de entrada utilizada quando a central foi ligada pelo teclado e se deseja ter um tempo para entrar no ambiente protegido e desativar a central sem disparar o alarme. Quando est ativada, se houver o acionamento de algum sensor a central memoriza e espera o tempo programado para disparar o alarme, portanto se a central no for desativada durante esse perodo, o alarme ser disparado independentemente do sensor ter voltado ao normal. Os passos para se programar so os seguintes : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais seu cdigo de acesso.
16

2. Acione a tecla PROG. 3. Digite o numero 9 (nove). 4. Pressione a tecla ENT . 5. Digite um nmero de 0 a 9. Os tempos de temporizao sero de acordo com os valores da tabela 1. 6. Em seguida digite o seu cdigo de acesso para sair da programao. Obs. : A temporizao de entrada, tambm, atua nos dois setores. No possvel a programao somente para um dos setores. Ativao/desativao de setores. (by pass) Voc pode quando quiser, desativar o setor que lhe interessar. Isto til quando se est em um ambiente e se deseja que o outro continue protegido. Por exemplo, se voc instalou o sistema de alarme em um sobrado e dividiu o pavimento superior do inferior atravs dos setores, quando for dormir desativa o setor correspondente ao piso superior, porque h circulao de pessoas e deixa ativado somente o setor correspondente ao piso inferior. Para ativar ou desativar um dos setores a seqncia de teclas a mesma, como descrito a seguir : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais seu cdigo de acesso. 2. Acione a tecla PROG. 3. Digite o nmero 0 (zero). 4. Digite o nmero do setor a cancelar ( tecla 1 para o setor 1 ou tecla 2 para o setor 2 ). 5. O led SETOR 1 ATIVADO ou SETOR 2 ATIVADO , se estiver aceso se apagar, se estiver apagado se acender, indicando se foi ativado ou desativado. 6. Em seguida digite o cdigo de acesso para sair da programao. Obs.: Led aceso setor ativado. Led apagado setor desativado. Ativao/desativao da funo de teste dos sensores. (Para instalador / tcnico) Esta funo permite que se faa teste dos sensores, sem a necessidade de monitorar a condio dos leds ALARME SETOR 1 ou ALARME SETOR 2, pois a cada mudana de estado do sensor ( aberto/fechado ) a sirene dar um toque. Atravs desta seqncia de teclas voc ativa ou desativa esta funo :

17

1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais seu cdigo de acesso. 2. Acione a tecla PROG. 3. Digite o nmero 0 (zero). 4. Digite o nmero 7 (sete) e os leds SETOR 1 ATIVADO e SETOR 2 ATIVADO ficaro piscando para indicar que a funo teste est ativada. 5. Realize os testes dos sensores. 6. Em seguida digite seu cdigo de acesso para sair da programao. Para sair desta funo execute a mesma seqncia de 2 a 4 ou saia do modo de programao, digitando seu cdigo de acesso. Ativao/desativao do controle remoto. Esta funo importante no caso da perda do controle remoto. Para evitar que pessoas no autorizadas interfiram na sua central, voc pode desativar o controle remoto e operar a central atravs do teclado at que o problema tenha sido sanado. Caso no encontre a unidade de controle, adquira outra e codifique-a com um cdigo diferente (o controle e a central), feito isto reative novamente a central para operar atravs do controle remoto. A seqncia de teclas para desativar o controle remoto a seguinte : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais seu cdigo de acesso. 2. Acione a tecla PROG. 3. Digite o nmero 0 (zero). 4. Digite o nmero 8 (oito). Pronto, a central no reconhecer mais operao remota. 5. Digite seu cdigo de acesso para sair do modo de programao. Para reativar, execute a mesma seqncia de teclas. Ativao/desativao da tecla PNICO. Caso deseje, a tecla PNICO pode ser desativada do seguinte modo : 1. Entre no modo de programao, digitando PROG mais o seu cdigo de acesso. 2. Acione a tecla PROG. 3. Digite o nmero 0 (zero). 4. Digite o nmero 9 (nove). 5. Digite seu cdigo de acesso para sair do modo de programao. Para reativar, execute o mesmo procedimento.

18

Obs. : Atravs deste procedimento voc estar desativando somente a tecla PNICO, porque a funo PNICO ainda pode ser acionada atravs do controle remoto. Ativao da sirene via controle remoto (funo PNICO ). Para disparar a sirene via controle remoto, basta segurar pressionado o boto do controle remoto por aproximadamente 4 segundos. Para desativar a sirene, basta pressionar o controle remoto novamente. Obs.: Caso tenha sido programado algum numero telefnico, este telefone ser chamado juntamente com a ativao da sirene. Limpando a memorizao de setor(es) violado(s). A sua central de alarme memoriza os setores, que porventura tenham sido violados enquanto a central estiver ativa. Caso algum setor ativo for violado durante o perodo que a central estiver ativa, o led correspondente a este setor ( SETOR 1 ATIVADO e/ou SETOR 2 ATIVADO ), ficar piscando, para inform-lo da ocorrncia. Para Limpar a memria, simplesmente digite o seu cdigo de acesso, por exemplo 1, 2, 3 e 4, e o led para de piscar. REFERNCIA RPIDA PARA PROGRAMAO Esta tabela de referncia considera que voc esteja com a central no modo de programao, e considera tambm, que voc j leu o manual e conhea o resultado de cada funo. Para entrar no modo de programao, digite a tecla PROG + o cdigo de acesso ( sai de fabrica como 1, 2, 3 e 4 ). PROG + 0 + 1 PROG + 0 + 2 PROG + 0 + 7 PROG + 0 + 8 PROG + 0 + 9 => => => => => Ativa / Desativa SETOR 1 Ativa / Desativa SETOR 2 Ativa / Desativa funo de teste dos sensores Ativa / Desativa recepo do controle remoto Ativa / Desativa a tecla PNICO

Nmero dos telefones PROG + 1 + ENT + PROG + 2 + ENT Programa memria 1 Programa memria 2
19

+ PROG + 3 + ENT + PROG + 4 + ENT + PROG + 5 + ENT + PROG + 6 + ENT +

Programa memria 3 Programa memria 4 Programa memria 5 Programa memria 6

Obs.: Caso o nmero telefnico a ser programado for menor que a capacidade total da memria ( 12 dgitos ) dever ser acionada a tecla ENT para finalizar a memorizao. PROG + 7 + ENT + PROG + 8 + ENT + Programa novo cdigo de acesso de 4 dgitos Programa novo tempo de sada ( veja tabela a seguir ) Programa novo tempo de entrada (veja tabela a seguir)

PROG + 9 + ENT +

NMER TEMPO O ZERO Desativa temporizao UM 15 Segundos DOIS 30 Segundos TRS 45 Segundos QUATR 1 Minuto O CINCO 1 Minuto e 15 Segundos SEIS 1 Minuto e 30 Segundos SETE 1 Minuto e 45
20

OITO NOVE

Segundos 2 Minutos 2 Minutos e 15 Segundos Tabela de temporizao

GARANTIA I. Abrangncia e prazo de garantia. A SEP ELETRNICA LTDA, garante que este produto se encontra dentro das especificaes e livre de defeito de fabricao, por um perodo de doze meses a contar da data de venda do produto. A responsabilidade do fabricante limitada ao perodo de garantia, e se reserva o direito de reparar ou trocar o produto total ou em parte. Para exercer seu direito de garantia, voc deve enviar o produto ao fabricante ou seu revendedor, com frete e seguros pagos. II. Condies de garantia. A SEP no assume qualquer responsabilidade, por acrscimo ou modificaes desta garantia, verbal ou escrita, assumida por seus distribuidores, revendedores e/ou representantes. Qualquer modificao ou acrscimo, somente ter validade, se por escrito, em papel timbrado da SEP e assinado por um de seus diretores. A SEP no se responsabiliza por : Danos propriedade, perdas, roubos, lucros cessante, danos fsicos ou qualquer incidente atribudo uma possvel falha de funcionamento do produto. Tambm no se responsabiliza pela desinstalao, transporte para envio/retorno e posterior instalao do produto I. Itens excludos da garantia. A garantia no cobre os seguintes itens : Defeitos ou danos resultantes de uso do produto de outro modo que no seja o uso normal. Defeitos ou danos, decorrentes de mau uso, acidente ou ato culposo. Defeitos ou danos decorrentes de testes, instalao ou qualquer alterao ou modificao, de qualquer espcie, realizada por terceiros. Produtos que tenham o nmero de srie removido ou tornado ilegvel. Defeitos ou danos provocados por derramamento de alimentos ou lquidos sobre o mesmo.
21

Defeitos ou danos provocados por fenmenos naturais, tais como : enchentes, terremotos, raios, etc ... Quaisquer produtos ou acessrios, anexados, usados ou fornecidos em conjunto com a central de alarme, que no seja de nossa fabricao.

IDENTIFICAO DO PRODUTO

Produto --- : Central de Alarme microprocessada Modelo----- : SE-972/2 Alimentao AC : 110 ou 220 Volts Alimentao DC : Bateria de 12 Volts. ( No fornecida ) Acessrios : Um Receptor de Controle Remoto. 1 ( um ) Transmissor de Controle Remoto (Sem bateria). Opcionais - : Transmissor de Controle Remoto. Mdulo Decoder para Central sem Fio. Sensor Remoto para Central sem Fio. N . de srie :

Data de Fabricao

www.edtecsoft.com Edmar de Lima edtecsoft@gmail.com

22

También podría gustarte