Está en la página 1de 8

Tutorial DoGA

1. Doga L3
Desenvolvido originalmente em 1985 por um grupo de estudantes das universidades de Osaka e Kyoto, o projecto DoGA (significando animao em japons) visa facilitar a introduo aprendizagem da modelao e animao 3D e seus fluxos de trabalho. O foco da aplicao est na produo fcil e rpida de modelos, animaes e efeitos especiais tridimensionais de uma forma acessvel a utilizadores pouco experientes de diversas idades. Os requisitos de sistemas envolvem qualquer sistema operativo Windows a partir do Windows 98, processador de 90 Mhz, 32 mb de RAM e 60 MB de espao em disco. Este programa permite criar com facilidade modelos 3D de veculos, naves, robots, animais e outros objectos. Trabalha a partir da colagem e manipulao de elementos pr-definidos includos numa biblioteca de modelos. Foi criado em st pensado para introduzir os conceitos elementares da modelao e animao 3D. Existe em trs verses - L1, L2 e L3, sendo a terceira a mais complexa. Neste tutorial iremos aprender a trabalhar com o Doga L3.

O Doga L3 permite criar objetos, aces, movimentos e animaes. Para criar um modelo seleccionamos a primeira opo - Design an Object, clicando no boto.

Este o interface do programa: trs pontos de vista (topo, lateral e frontal), uma perspectiva com controles de posio, e uma paleta de cores.

Tutorial DoGA

2. Criar modelos
Criar modelos neste programa um processo simples. O DoGA no um modelador e no dispe de quaisquer recursos deste gnero, funcionado por assemblagem de objectos modulares. Modelar aqui equivale a construir com peas lego. A quantidade de permutaes possveis vasta, mas estamos limitados pelas peas disponveis nas bibliotecas.

Para adicionar peas (partes) e criar um modelo, na barra de menus clicar em Part e depois Add Part (ou ento utilizar a tecla insert do teclado). Sempre que for necessrio inserir uma nova parte tem de se repetir esta aco.

Esta a janela de seleco de peas. A biblioteca est organizada por categorias - Body para carenagens, wing para asas, engine para motores, entre outras. Aps selecionar uma pea necessrio clicar no boto OK.

Tutorial DoGA

O objecto nos diferentes pontos de vista. Pode ser modificado com operaes de rotao, redimensionamento e posicionamento.

Truques teis: a combinao de teclas CTRL + Insert cria uma cpia da pea selecionada (similar ao CTRL + D ou copiar-colar). Para criar peas simtricas utilizam-se Rotaes.

Redimensionar: Utilizar os pontos de controle azuis.

Rodar: Utilizar os pontos de controle verdes.

Posicionamento: Utilizar o ponto de controle vermelho.

Na vista de perspectiva os controles de cmara facilitam a visualizao em tempo real do modelo.

Tutorial DoGA

3. Aplicar cor e texturas.


O programa dispe de um utilitrio para aplicar cor e textura s peas. Nota: ao escolher uma cor esta aplicada a toda a pea selecionada.

No separador Part Atribute, podemos aplicar cor e texturas. O boto New permite aceder s paletas de cor, textura e material

4. Exportar ficheiros

O DoGA um programa muito flexvel. No um modelador genuno, trabalhando com elementos previamente criados que permitem uma enorme diversidade de combinaes. Os modelos podem ser exportados nos formatos DXF, VRWL, Direct3D e componente do DoGA.

Tutorial DoGA

Para exportar aceder opo Export no menu File e escolher o formato de ficheiro.

Nota: ao exportar para VRML o DoGA faz uso intensivo de referncias evitando duplicao de malhas poligonais e gerando modelos pouco pesados.

Rendering: o programa tem um utilitrio para rendering de imagens, acessvel pelo menu Display Rendering ou tecla F5.

Tutorial DoGA

5. Extras

Extenses da biblioteca de peas: possvel criar modelos compostos por peas que no fazem parte da biblioteca original do programa.

Estas bibliotecas adicionais podem ser descarregadas da web e gravadas numa pasta do computador local.

O Doga Project oferece bibliotecas para criar animais, humanoides, pssaros e objectos mecnicos (vasta categoria que vai de automveis a comboios)

Para aceder s peas extra clicar no menu Part, opo Add Part from File(S).

Tutorial DoGA

Na caixa de dilogo, selecionar a pasta correspondente categoria pretendida e seleccionar o modelo a aplicar.

Outra possibilidade utilizar um outro ficheiro DoGA completo, atravs da opo Append. Esta permite misturar um outro ficheiro com todos os seus elementos no ficheiro original.

A opo Append acessvel no menu File.

Tutorial DoGA

6. Outros
Site original do projecto (em http://doga.jp/2010/general/index.html japons, recomenda-se tradutor):

Tutoriais de introduo ao DoGA L3 em portugus: Introduo ao DoGA: http://pt.scribd.com/doc/23948740/Doga-L3-Tutorial Criar um modelo: http://pt.scribd.com/doc/24010070/Doga-2-Criar-um-modelo-3D Introduo em vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=NDZqP6xgxiQ Onde descarregar o programa: http://www.doga.co.jp/english/download/dogal3-1.html (nota: este programa no apresenta actualizaes desde 2006.)

También podría gustarte