Está en la página 1de 3

mile Durkheim, o criador da sociologia da educao

Para o socilogo francs, a principal funo do professor formar cidados capazes de contribuir para a harmonia social Em cada aluno h dois seres inseparveis, porm distintos. Um deles seria o que o socilogo francs mile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal poro do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal funo da educao at o sculo 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida ento como a cincia do indivduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterizao do segundo ser foi o que deu projeo a Durkheim. "Ele ampliou o foco conhecido at ento, considerando e estimulando tambm o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de idias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte", explica Dermeval Saviani, professor emrito da Universidade Estadual de Campinas. Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educao uma socializao da jovem gerao pela gerao adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor ser o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.

Nessa concepo durkheimiana - tambm chamada de funcionalista -, as conscincias individuais so formadas pela sociedade. Ela oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade moldada pelo "esprito" ou pela conscincia humana. "A construo do ser social, feita em boa parte pela educao, a assimilao pelo indivduo de uma srie de normas e princpios - sejam morais, religiosos, ticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, um produto dela", escreveu Durkheim. Essa teoria, alm de caracterizar a educao como um bem social, a relacionou pela primeira vez s normas sociais e cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais tm na constituio de um desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de mximas que dirigem os diferentes modelos de educao, cada uma com as caractersticas que lhe so prprias. As sociedades crists da Idade Mdia, por exemplo, no teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe dado atualmente", exemplificou o pensador.

Ensino pblico e laico Durkheim no desenvolveu mtodos pedaggicos, mas suas idias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educao escolar da perspectiva individualista, sempre limitada pelo psicologismo idealista - influenciado pelas escolas filosficas alems de Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831). "Segundo Durkheim, o papel da ao educativa formar um cidado que tomar parte do espao pblico, no somente o desenvolvimento individual do aluno", explica Jos Srgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (USP). Nas palavras de Durkheim, "a educao tem por objetivo suscitar e desenvolver na criana estados fsicos e morais que so requeridos pela sociedade poltica no seu conjunto". Tais exigncias, com forte influncia no processo de

ensino, esto relacionadas religio, s normas e sanes, ao poltica, ao grau de desenvolvimento das cincias e at mesmo ao estado de progresso da indstria local. Se a educao for desligada das causas histricas, ela se tornar apenas exerccio da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreensvel: "Como que o indivduo pode pretender reconstruir, por meio do nico esforo da sua reflexo privada, o que no obra do pensamento individual?" E ele mesmo respondeu: "O indivduo s poder agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que est inserido, a saber quais so suas origens e as condies de que depende. E no poder sab-lo sem ir escola, comeando por observar a matria bruta que est l representada". Por tudo isso, Durkheim tambm considerado um dos mentores dos ideais republicanos de uma educao pblica, monopolizada pelo Estado e laica, liberta da influncia do clero romano.

Autoridade do professor Durkheim sugeria que a ao educativa funcionasse de forma normativa. A criana estaria pronta para assimilar conhecimentos - e o professor bem preparado, dominando as circunstncias. "A criana deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente; por meio dessa condio que saber, mais tarde, encontr-la na sua conscincia e a se conformar a ela", props ele. "Em Durkheim, a autonomia da vontade s existe como obedincia consentida", diz Helosa Fernandes, da Faculdade de Cincias Sociais da USP. O socilogo francs foi criticado por Jean Piaget (1896-1980) e Pierre Bourdieu (1930-2002), defensores da idia de que a criana determina seus juzos e relaes apenas com estmulos de seus educadores, sem que estes exeram, necessariamente, fora autoritria sobre ela.

Durkheim e a educao: padro social

Sala de aula na Frana: adultos como responsveis pela socializao dos jovens. A elaborao, adoo e socializao dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs)foi uma grande conquista para a educao brasileira. Houve padronizao na indicao dos contedos curriculares e uma clara demonstrao do que o governo espera dos jovens que deixaro os bancos escolares nos prximos anos. Para o professor Dermeval Saviani, da Unicamp, esse fato tem certa relao com as concepes de Durkheim. "Os currculos so sugeridos para todos. Esses documentos mostram as necessidades da sociedade. Agora, cabe aos estabelecimentos de ensino pegar essas indicaes e mold-las aos estudantes", explica. "A idia de fundo colocar as pessoas certas nos lugares certos, onde a comunidade precisa", diz.

Biografia mile Durkheim nasceu em 1858, em pinal, no noroeste da Frana, prximo fronteira com a Alemanha. Era filho de judeus e optou por no seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua famlia. Mais tarde declarou-se agnstico. Depois de formar-se, lecionou pedagogia e cincias sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902. A ctedra de cincias sociais foi a primeira em uma universidade francesa e foi concedida justamente quele que criaria a Escola Sociolgica Francesa. Seus alunos eram, sobretudo, professores do ensino primrio. Durkheim no repartiu o seu tempo nem o pensamento entre duas atividades distintas por mero acaso. Abordou a educao

como um fato social. "Estou convicto de que no h mtodo mais apropriado para pr em evidncia a verdadeira natureza da educao", declarou. A partir de 1902, foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de cincia da educao na Sorbonne e o sucedeu em 1906. Estava plenamente preparado para o posto, pois no parara de dedicarse aos problemas do ensino. Dentro da educao moral, psicologia da criana ou histria das doutrinas pedaggicas, no h campos que ele no tenha explorado. Suas obras mais famosas so A Diviso do Trabalho Social e O Suicdio. Morreu em 1917, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na Primeira Guerra Mundial, no ano anterior.

Tempo de mudanas A segunda metade do sculo 19 marca o nascimento de algumas cincias humanas, como antropologia, sociologia, psicanlise e lingstica. Charles Darwin (1809-1882), Karl Marx (1818-1883) e Sigmund Freud (1856-1939), para citar apenas alguns clssicos, estavam formulando as idias que reorientariam o pensamento mundial mais tarde, assim como fez Durkheim no campo da sociologia. A Frana vivia um perodo de conflitos - parte da regio da Lorena, onde Durkheim nasceu, foi tomada pela Alemanha em 1871, o que levou guerra entre os dois pases. Nesse mesmo ano, foi proclamada a Terceira Repblica Francesa, que implantou medidas polticas inovadoras, como a instituio da lei do divrcio. Na educao, devido tambm influncia das concepes de Durkheim, a Terceira Repblica trouxe a obrigatoriedade escolar para crianas de 6 a 13 anos e a proibio do ensino religioso nas escolas pblicas, ideais que at hoje esto entre os pilares educacionais naquele pas. Tais transformaes foram fundamentais para a preocupao de Durkheim com a formao de professores para a nova escola laica republicana. Ele viveu tambm no perodo da chamada Segunda Revoluo Industrial, quando o motor de combusto interna, o dnamo, a eletricidade, o telgrafo e o petrleo tomaram a ateno do mundo todo. Morreu durante a Primeira Guerra Mundial, no ano da Revoluo Russa.

Para pensar Durkheim dizia que a criana, ao nascer, trazia consigo s a sua natureza de indivduo. "A sociedade encontra-se, a cada nova gerao, na presena de uma tbua rasa sobre a qual necessrio construir novamente", escreveu. Os professores, como parte responsvel pelo desenvolvimento dos indivduos, tm um papel determinante e delicado. Devem transmitir os conhecimentos adquiridos, com cuidado para no tirar a autonomia de pensamento dos jovens. A proposta de Durkheim levar o aluno a avanar sozinho? Esse modelo de formao externa contraria a independncia nos estudos? Ou ser uma condio para que a educao cumpra seu papel social e poltico? Quer saber mais? A Evoluo Pedaggica, mile Durkheim, 325 pgs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444 (edio esgotada) Durkheim, Jos Albertino Rodrigues (org.), 208 pgs., Ed. tica, tel. 0800-115-152, 27,50 reais Educao e Sociologia, mile Durkheim, 132 pgs., Edies 70, tel. (11) 3107-0017 (Livraria Portugal, importadora), 47 reais Sintoma Social Dominante e Moralizao Infantil, Helosa Rodrigues Fernandes, 219 pgs., Edusp e Ed. Escuta, tel. (11) 3865-8950, 33,70 reais

También podría gustarte