Está en la página 1de 16

47

Comunicao e Sociedade, vol. 8, 2005, pp. 47-62

Debate, argumentao e organizao enunciativa


Maria Aldina Marques*

Resumo O debate eleitoral um discurso argumentativo polmico que, mais do que qualquer outro debate mediatizado, constitui um exerccio de influncia, orientado para aprofundar o desacordo com o seu adversrio e simultaneamente persuadir o auditrio, lev-lo a agir de forma muito directa e precisa, num determinado momento. O discurso , pois, essencialmente argumentativo. Tomando a argumentao como um processo discursivo dialgico por natureza e prototipicamente dialogal, todos os componentes do discurso participam na sua construo. Daremos centralidade aos protagonistas da interaco verbal a que as teorias da argumentao tm dado progressiva importncia. A construo do ethos, ou imagens discursivas dos interlocutores que resulta da conjuno de diferentes planos, engloba como vector determinante as suas imagens prvias, ou ethos pr-discursivo, integrando o conhecimento doxal da comunidade, e disponveis no momento da alocuo. A anlise de um debate permitir ilustrar estas dimenses e acentuar a importncia do ethos discursivo e pr-discursivo na construo do discurso persuasivo. Palavras-chave: argumentao, organizao enunciativa, ethos, debate, persuaso

La politique est une affaire de mots. Andr Gosselin (1995)

1. Discurso poltico, argumentao e ethos


A actividade discursiva poltica basicamente polmica e necessariamente persuasiva1. As campanhas eleitorais relevam desta actividade geral e sobressaem como perodo
* ILCH Universidade do Minho. E-mail: mamarques@ilch.uminho.pt 1 No consideraremos a querela relativa denio do par persuadir/convencer. Tomamos persuaso como actividade discursiva que usa diferentes dispositivos argumentativos para fazer acreditar ou fazer fazer.

comunicao e sociedade 8.indd 47

17-01-2006, 16:27:36

48

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005

marcante do agir poltico atravs do discurso. Ainda que um discurso, por si s, no permita determinar ou justificar direces e consequncias, no deixa, todavia, de mostrar aspectos de um processo mais amplo, que as campanhas eleitorais contextualizam, ao congregarem estratgias diversas de persuaso que culminam no acto eleitoral. O debate eleitoral2 um discurso argumentativo polmico, orientado por uma ou mais questes que opem os participantes e tm origem nas necessidades de esclarecimento e informao do pblico, identificado no caso vertente com o povo portugus em geral, o qual, mais do que em qualquer outro debate mediatizado, condiciona a sua construo, orientado para influenciar o auditrio e lev-lo a agir de um modo muito directo e preciso, num tempo determinado. A argumentao um processo discursivo, dialgico por natureza e prototipicamente dialogal, que vai alm do esquema argumentativo da lgica clssica e no redutvel a um mero encadeamento de enunciados para chegar a uma concluso. A discursivizao na sua globalidade participa na construo da argumentao. Importantes, pois, para alm dos condicionalismos lingusticos que cada uso especfico evidencia, so o gnero de discurso, a estrutura composicional, o contexto de realizao, os objectivos e os participantes, que de modo configuracional cooperam no fazer discursivo. O carcter fundamental e a autonomia que aqui daremos aos interlocutores pois em parte metodolgica, mas releva, por outro lado, de uma efectiva centralidade. Como refere Plantin (1990: 232), numa afirmao que concerne, alis, prpria natureza da linguagem verbal, o discurso argumentativo nest pas un langage dobjets mais un langage habit par les interlocuteurs et marqu par leurs points de vue. A dimenso semntico-referencial, que dimenso fundamental do discurso, marcada necessariamente pela construo enunciativa dos (inter)locutores (cf. Fonseca, 1994). Da que o saber partilhado e as representaes sociais constituam a base de toda a argumentao, (con)formando os olhares dos participantes no debate que se constri em interdiscurso, relativamente a um contradiscurso, numa situao espcio-temporal precisa, num quadro de interaco determinado3. Os debates eleitorais assumem particular pertinncia na imagem que disponibilizam dos lderes polticos. Uma imagem que est para alm da imagem criada no discurso e pelo discurso, mas que a se (re)constri ao servio do macro-acto de argumentao. As teorias da argumentao acentuam, ainda que de modo diverso, a importncia da imagem do locutor no discurso argumentativo. Aristteles chamou-lhe ethos4, um meio de prova tcnico, isto , intrnseco ao fazer discursivo, a par do pathos e do logos, que torna o discurso persuasivo; Ducrot, entre outros, retomou o conceito para o integrar na sua teoria da argumentao.
Enquanto subgnero do debate televisivo e do debate pblico. Ver sobre este subgnero discursivo, Silva (2004). O conceito de quadro de interaco foi desenvolvido por Burger (1997:18-20), como conguration densemble de la relation entre interactants, au plan de la matrialit des changes. Engloba, ainda segundo o autor, (I) le canal utilis (...); (II)le mode de communication (...), ainsi que (III) le type de lien communicationnel (). 4 Para uma sntese da evoluo do conceito, ver Amossy (2000).
3 2

comunicao e sociedade 8.indd 48

17-01-2006, 16:27:37

Maria Aldina Marques | Debate, argumentao e organizao enunciativa

49

Mas nas teorias da argumentao lingustica que o conceito retomado, com consequncias tericas fundamentais, a partir da dimenso prototipicamente dialogal da actividade argumentativa, em que a construo da imagem de si pelo locutor inseparvel de outras dimenses da construo discursiva. Desde logo, indissocivel da imagem que o locutor traz/d de si; da imagem que faz e d do(s) Outro(s), seu(s) interlocutor(es), na relao interpessoal que com ele(s) estabelece; complementarmente, torna importante a imagem que este(s) faz(em) do locutor. Entrecruza-se, pois, uma pluralidade de imagens, em funo das quais o locutor deve assumir a tarefa de co-construir o discurso. O alocutrio no por isso um objecto passivo que poder manipular a seu bel-prazer, antes tem de ser considerado como alter-ego, parceiro na actividade discursiva, a quem pretende fazer partilhar uma opinio, uma atitude, uma crena. No debate pblico, a relao que se estabelece opera a dois nveis interaccionais, com trs plos de interaco. Esta triangulao fundamental, com o moderador e os participantes situados num nvel de co-presena, em que estes ltimos desenvolvem uma relao polmica, de confronto e de aprofundamento das divergncias, face a um terceiro plo, constitudo pelo pblico ou auditrio, ausente fisicamente, mas a quem se dirigem as estratgias de persuaso. Pretendemos, ento, abordar alguns dos processos de construo da imagem dos participantes no debate; acentuar a sua funo no processo global de argumentao/ persuaso. F-lo-emos a propsito do debate eleitoral realizado durante a ltima campanha para as eleies legislativas, realizadas a 20 de Fevereiro de 2005. Nas palavras do jornalista e moderador, o debate, tal como foi posteriormente divulgado, foi ... uma organizao conjunta da SIC, Clube de Jornalistas, Canal 25 e foi transmitido em directo ... na SIC e na 2, bem como na SIC Internacional e RTP Internacional e ... aberto a todas as rdios interessadas. A SIC Notcias transmitiu-o em diferido, foi disponibilizado nas edies on-line da SIC e do semanrio Expresso, que o publicou, tambm na ntegra, na edio do fim-de-semana seguinte ao debate. Realizou-se no dia 3 de Fevereiro de 2005, beira do arranque oficial da campanha eleitoral para as legislativas... e constituiu ... o nico frente-a-frente entre os lderes do PS e do PSD, Jos Scrates e Santana Lopes.

1. 1. O debate eleitoral novas formas Esta campanha para as eleies legislativas foi marcada pela ocorrncia de uma nova forma de debate poltico televisivo, que se revela um exemplo interessante da heterogeneidade constitutiva dos gneros discursivos, integrados num movimento de permanente mudana e sucessivas cristalizaes necessariamente temporrias, por fora da sua natureza histrico-social. A novidade desta interaco verbal, que abrange a estrutura e as relaes interaccionais a formar, explicada pelo moderador do debate:

Todas as citaes do debate aqui realizadas tm como fonte a edio on-line da SIC.

comunicao e sociedade 8.indd 49

17-01-2006, 16:27:37

50

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005

RODRIGO GUEDES DE CARVALHO: ... Jos Scrates e Santana Lopes. Vo explicar, durante 90 minutos, o que pretendem para o pas. Porque se trata de um modelo nunca visto em Portugal, tm o mesmo tempo sua disposio. Cada pergunta ser colocada a um e a outro, com naturais pequenas diferenas que o tema possa originar. Tero, ento, dois minutos e meio sua disposio para responder. Terminado esse perodo, caso o entendam, tero ainda um minuto para o que chamaremos a rplica, tambm igual para ambos. Podero prescindir de replicar, se quiserem. (...) O tempo que pouparem nas respostas poder ser utilizado na sua declarao final, que ter de dois minutos a um mximo de cinco minutos.

Da explicao sobressaem algumas questes fundamentais. A rigidez da estrutura discursiva, previamente formatada, nem no corpo do debate se flexibiliza6. Mas pela heterogeneidade composicional que este subgnero se destaca. Apresentado explicitamente como debate, acaba, no entanto, por se revelar um cruzamento entre o gnero debate e o gnero entrevista; e enquanto entrevistadores que alguns dos participantes so identificados:
O debate foi moderado por Rodrigo Guedes de Carvalho, com Ricardo Costa, Jos Gomes Ferreira (...), Maria Flor Pedroso, como entrevistadores.7

Esta particularidade retira-lhe fora agnica, sendo que o desenvolvimento discursivo est quase absolutamente pr-determinado, e a interaco entre os contendores mediada pelo jornalista entrevistador. S pela rplica e contra-rplica se pode contestar directamente os argumentos do adversrio. Os dilogos so raros e breves, e desencorajados pelo moderador:
SANTANA: E o senhor ontem falou em mil estgios como se fosse algo muito impor-

tante.
SCRATES: No estgios. Desculpe, voc confunde tudo. No estgios. RGC: No entremos em dilogo.

na funo de entrevistador que cada jornalista se assume como um mediador do contradiscurso, relativamente ao qual se desenvolve a argumentao dos dois adversrios:
RC: Dr. Jos Scrates, por que que promete aumentar as penses de cerca de 390 mil portugueses para o limiar mnimo de pobreza, quando sabe que isso praticamente incomportvel do ponto de vista das finanas pblicas? SCRATES: No . Est enganado.

Fazendo parte das caractersticas dos debates pblicos (cf. Kerbrat-Orecchioni, 1990:118), esta pr-determinao da estrutura, nomeadamente a contabilizao rigorosa do tempo e a proibio de dilogo entre as adversrios, aproxima o debate eleitoral dos debates parlamentares (cf. Marques, 2000). 7 Nos excertos do debate referidos no presente trabalho, todos os itlicos so da minha responsabilidade.

comunicao e sociedade 8.indd 50

17-01-2006, 16:27:37

Maria Aldina Marques | Debate, argumentao e organizao enunciativa RC: Como que no ? J fez as contas? SCRATES: J, j fiz as contas. RC: Diga, ento. Explique-as aos Portugueses, porque eu, sinceramente, no as percebo.

51

O papel comunicativo de moderador funo de um nico participante, enquanto lhe cabem as tarefas de organizao do debate. Tem a seu cargo as sequncias de abertura e fechamento do debate, para, respectivamente, estabelecer o quadro comunicativo (definio da estrutura do debate; apresentao dos intervenientes; objectivos do debate e estilo da interaco) e fazer a sntese avaliativa, alm das rituais sequncias fticas de saudao. No corpo do debate, cabe-lhe atribuir a palavra, nomear o locutor seguinte e controlar os tempos de uso da palavra. Est assim definido, contra a estrutura bsica trilogal proposta por KerbratOrecchioni e Plantin (1995), um pollogo constitudo por quatro tipos de participantes: contendores, moderador, entrevistadores e pblico. Esta estrutura d origem a circuitos de comunicao paralelos, todos eles explicitados na superfcie discursiva: 1. entre o moderador e os telespectadores, enquanto se trata de um programa televisivo:
RGC: Boa noite. Chegou a hora da oportunidade nica. Frente a frente, os dois nicos lderes que podem ambicionar a chefia do Governo: Jos Scrates e Santana Lopes.

2. entre o moderador e os entrevistadores, na marcao da organizao estrutural discursiva:


RGC: (...) Os Portugueses querem tentar perceber, Jos Gomes Ferreira, at quando vo ter de trabalhar. JGF: Muito bem.

3. entre o moderador e os contendores, na mesma funo organizativa que o caracteriza:


RGC: Calculo que haja rplica. SANTANA: Neste caso, no. RGC: (...) Pela primeira vez, no temos aqui uma rplica. Poupamos tempo.

4. entre os dois adversrios, participantes no debate, em raros momentos de infraco estrutura previamente estabelecida:
SCRATES: (...) O senhor acha que este cartaz um cartaz decente de um partido? SANTANA: Acho. SCRATES: Acha que isto uma campanha decente?

comunicao e sociedade 8.indd 51

17-01-2006, 16:27:37

52

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005 SANTANA: Acho. SCRATES: Bom, ento estamos esclarecidos.

5. entre poltico e jornalista, nas funes de entrevistado e entrevistador, respectivamente:


JGF: Sr. Eng., desculpe interromper, mas muito rapidamente SCRATES: justamente porque no se respeitam as promessas eleitorais. JGF: Mas esse aumento do IVA foi explicado porque encontraram uma situao muito difcil nas contas pblicas. SCRATES: No verdade.

6. entre contendores e pblico:


SANTANA: (...). Para os desempregados, para os que querem melhores dias, isso s vem com mais investimento e com mais riqueza. E, para isso, preciso confiana, aumentar e melhorar a produtividade. Contem comigo! Eu atrevo-me tambm a dizer conto convosco.

1. 2. Actores da poltica: entre a esfera pblica e a privada A funo social de poltico co-existe com outras funes sociais do indivduo. Ligado ao exerccio do poder, o poltico tem acesso a ele atravs das instituies, pelo que a democracia representativa suporta a imagem prestigiada e prestigiante do poltico que , em essncia, a de porta-voz de outros, algum mandatado para agir em nome de outros. Esta a imagem que modela a actuao poltica, mas , ao mesmo tempo, modelada por ela. O discurso poltico democrtico institui-se, ento, como discurso de delegao de palavras outras, marcadas na superfcie textual pelo uso de decticos pessoais, de que preciso salientar a forma de plural Ns que, enquanto forma do sistema lingustico, engloba prototipicamente Eu e o(s) Outro(s). A representao colectiva do dirigente poltico parece determinar o esvaziamento da individualidade idiossincrtica, mas o privilgio da figura pblica em detrimento da pessoa no anula esta ltima vertente. A imagem pblica do poltico passa por dimenses do privado, do pessoal, at porque assenta na imagem individual do cidado, do seu prestgio prprio, o que permite afirmar que o pessoal poltico. Reformulando o que acabmos de apresentar, quedam por conseguinte indefinidas as reas da vida privada e da vida pblica, num espao que, por ser institucional, no deveria criar condies emergncia de dimenses privadas dos interlocutores. esta a questo primordial, nas implicaes que tem ao nvel da definio da figura pblica do poltico. Como personagem pblica, tem a autoridade que o seu estatuto social, as suas funes institucionais lhe conferem, mas completada por uma dimenso pessoal, constituda pela existncia de uma representao colectiva do indivduo e de que fazem parte esteretipos socioculturais.

comunicao e sociedade 8.indd 52

17-01-2006, 16:27:37

Maria Aldina Marques | Debate, argumentao e organizao enunciativa

53

A questo da delimitao entre as esferas pblica e privada dos agentes polticos recorrente nos prprios discursos polticos8, evidenciando dificuldades na delimitao de fronteiras. O papel social, que legitima o locutor como participante num determinado discurso poltico, no afinal indissocivel do estatuto social mais amplo, de que componente central a pessoalidade inerente a cada indivduo.

1. 2. 1. Debate poltico, construo da imagem dos interlocutores e argumentao Dos diversos planos que organizam configuracionalmente o discurso, a organizao enunciativa congrega mecanismos lingusticos que tm a ver com a construo das imagens dos interlocutores, no discurso e pelo discurso. Mas, porque cada discurso no uma unidade completa e autnoma, antes se inscreve num amplo espao de outros discursos que o condicionam, ganham importncia para os sentidos do discurso, em construo, as imagens dos participantes, anteriores tomada de palavra e que fazem parte das representaes sociais que estes possuem e so trazidas para a interaco verbal. Com efeito, se a autoridade do locutor, a sua atitude, construda e mostrada no discurso, intervm de modo decisivo no processo de persuaso, enquanto uma imagem criada para influenciar, o discurso pblico de modo essencial faz aparecer alm desta imagem discursiva, que no a mera actualizao do ethos aristotlico9 , a necessidade de considerar a imagem prvia dos participantes no discurso, o ethos pr-discursivo (Amossy, 2000), que se projecta na sua construo. So imagens necessariamente parciais, activadas pelo gnero de discurso em que o locutor se mostra, mas previamente construdas num espao de crenas colectivas e de opinies que do suporte imagem do indivduo e circulam na comunidade no momento da interaco discursiva. A existncia de pblicos diversos, formando auditrios heterogneos, torna possvel a criao de imagens diferentes, antagnicas at, do mesmo locutor.

2. Anlise de um caso: o debate eleitoral Scrates Santana


Do ponto de vista da construo das figuras dos participantes no debate, os adversrios, o caso em anlise levanta algumas questes que foram sendo j referidas. Dentro da dinmica do debate televisivo, o moderador responsvel pela divulgao de uma certa imagem prvia dos dois adversrios, como conhecimento comum necessrio construo do debate, na relao que estabelece com o pblico, os telespectadores e ouvintes. So, por esse motivo, referidas as funes polticas que lhes cabem e que legitimam o papel de participantes no debate em igualdade de circunstncias:
8 E est presente em diferentes subgneros do discurso poltico. Pese embora a importncia global que assume para a compreenso, por exemplo, da natureza do debate da Interpelao ao Governo, enquanto manifestao particular do discurso poltico parlamentar, no encontramos, a no ser como objecto de discurso, essa despersonalizao pretendida (cf. Marques, 2000). 9 No a mera actualizao do ethos aristotlico, porque, j o dissemos, indissocivel da imagem do interlocutor, parte constitutiva do discurso, verdadeiro co-enunciador.

comunicao e sociedade 8.indd 53

17-01-2006, 16:27:37

54

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005

RODRIGO GUEDES DE CARVALHO: Boa noite. Chegou a hora da oportunidade nica. Frente a frente, os dois nicos lderes que podem ambicionar a chefia do Governo: Jos Scrates e Santana Lopes.

Se o imaginrio social sobre o agir poltico e os seus actores obriga a que este debate se coloque no domnio do debate de ideias, a verdade que a primeira pergunta est dirigida para a imagem dos interlocutores desenvolvida ao longo da pr-campanha. , pois, uma questo de imagem, do que deve ser a imagem dos polticos, a partir da discusso sobre as imagens que deles circulam na comunidade social e que para alm do tpico em discusso se evidencia como estratgia argumentativa para reorganizar as respectivas imagens prvias num processo mais global de construo das imagens discursivas10. A necessidade de reorganizar o ethos prvio mostrada pelo entrevistador, na apreciao negativa que realiza. Este veicula uma voz doxal, desfavorvel, a que se pode assimilar a chamada opinio pblica, mostrada no vocabulrio de claro valor avaliativo: resvalar, insinuaes, boatos, cartazes, frases dbias11.
MARIA FLOR PEDROSO: A pr-campanha, no entanto, resvalou para temas e resvalou para insinuaes e para boatos sobre a vida privada dos candidatos, com cartazes e frases dbias.

Os dois (inter)locutores (a partir de agora referidos como L1 [Scrates] e L2 [Santana], tendo em conta a ordem por que assumiram tal papel) do incio ao mesmo processo de reelaborao da imagem prvia, mas vo faz-lo com base em divergncias a partir de um ponto de acordo. Coincidem na reorganizao do ethos prvio, a partir da questo global da imagem pblica do poltico e na relao que se estabelece com a sua vida privada. As estratgias so diversas. Recusam ambos o incidente que est na base da discusso de uma questo que no se revela meramente pontual, antes tem a ver com crenas sociais, com imagens que esto a alterar-se. Esta a base comum a partir da qual divergem, no que concerne s fontes e responsabilidades da imagem em discusso e ao alcance desses domnios. A impossibilidade de fronteiras ntidas d origem explicitao de opinies diversas e, necessariamente, interpretaes diversas dos mesmos factos representados. Permite reinterpretar factos como exemplos de argumentos ad personam ou ad hominem12, fundamentais para a determinao da relao interpessoal e imagens discursivas que a ela se ligam:

10 La reprsentation de la personne du locuteur antrieure sa prise de parole () est souvent au fondement de limage quil construit dans son discours: il tente en effet de la consolider, de la rectier, de la retravailler ou de la gommer. (Charaudeau et Maingueneau, 2002:239). 11 Na verso on-line que usmos, o termo que efectivamente ocorre, mas que interpretamos como gralha, frases dvidas. 12 Distinguimos os dois tipos enquanto est em causa um ataque pessoal (ad personam) ao adversrio, que raia o insulto, ou um ataque a contradies pessoais ao nvel das palavras, das crenas e dos actos pessoais (ad hominem) (cf. Plantin, 1996).

comunicao e sociedade 8.indd 54

17-01-2006, 16:27:37

Maria Aldina Marques | Debate, argumentao e organizao enunciativa SCRATES: O senhor acha que este cartaz um cartaz decente de um partido? SANTANA: Acho.

55

(...)
SCRATES: Bom, ento estamos esclarecidos. que isto chama-se campanha negra. Isto chama-se campanha de ataque pessoal. (...). (...) SANTANA: (...). Primeiro, o cartaz o que pergunta Sabe quem ? E pergunta: Que decises tomou? Que obras fez? Qual o seu pensamento? Se acha isto ofensivo, ento, no sei de que que se pode falar em poltica. Segundo, as campanhas em que se fala dos adversrios so hbito em todas as democracias, nomeadamente, na americana.

2. 1. Das imagens prvias construo das figuras no discurso


A imagem prvia assim recuperada como tpico discursivo, inscrita no enunciado. Da forma como cada locutor reorganiza essa imagem se constri a imagem discursiva inscrita na enunciao mais do que no enunciado, a partir da conjuno de factores diversos referidos por Oswald Ducrot (1984: 201), na senda, alis, das primeiras reflexes sobre o ethos propostas por Aristteles:
Il ne sagit pas des affirmations flatteuses que lorateur peut faire sur sa propre personne dans le contenu de son discours, affirmations qui risquent au contraire de heurter lauditeur, mais de lapparence qui lui confrent le dbit, lintonation, chaleureuse ou svre, le choix des mots, des arguments,

A reorganizao do ethos pr-discursivo gera um discurso auto-centrado. As caractersticas do tpico em debate convocam argumentos ticos. Na estratgia argumentativa de L1 sobressaem, entre outros dispositivos lingusticos, determinadas escolhas lexicais que orientam e modelam a argumentao; carreiam valores axiolgicos que implicam um juzo de valor. L1 pretende refazer uma das suas imagens pr-discursivas que apresenta como penalizadora dos seus direitos enquanto figura pblica e lder poltico.
SCRATES: O que aconteceu foi que o Dr. Santana Lopes fez, em vrias intervenes pblicas, aluses absolutamente brejeiras, que no vinham a propsito, tentando aproveitar uma onda de boatos contra mim, que no so uns boatos quaisquer. So uns boatos mentirosos, e tentando aproveit-los como arma de arremesso poltica contra um seu adversrio. Ora, eu acho que isso indigno da Democracia. Ora, eu acho que isso indigno da tradio do PSD SCRATES: O que o Dr. Santana Lopes disse, nessas intervenes, foi de mau gosto. Foram aluses propositadas, com o intuito de transformar uma onda de boatos, repito, mentirosos... Mentirosos. SCRATES: Esta campanha , verdadeiramente, uma campanha indigna.

comunicao e sociedade 8.indd 55

17-01-2006, 16:27:37

56

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005

um discurso com repeties frequentes, que, se por um lado tm a ver com o estatuto de oralidade e da consequente necessidade de manter activado na memria o tpico de discurso em desenvolvimento, marcam, por outro, o retomar de valores axiolgicos, desencadeados por um estado emocional relevante. A redundncia discursiva possibilita, na repetio dos argumentos, a intensificao da atitude de repdio. A imagem do locutor sai contudo fragilizada face outra imagem de lder que pretende fortalecer e impor aos portugueses. preciso, ento, contrapor uma imagem de seriedade, responsabilidade, sentido de Estado, sentido de dever, e que L1 constri como contraponto, associando-se explicitamente ao partido. A conjuno do indivduo com o partido credibiliza o locutor, reala a dimenso de lder que quer fazer passar:
SCRATES: j disse que nada me afastar daquilo que considero ser o meu dever. E o meu dever liderar o Partido Socialista, numa campanha pela positiva, numa campanha com elevao e com superioridade. SCRATES: ns no reagiremos a essas provocaes. Ns faremos aquilo que os Portugueses esperam de ns.

Estes so os componentes que L1 pretende reforar no discurso, articulando todas as suas tomadas de palavra sobre um tpico central de MUDANA contra a continuidade. Nesta oposio vai construir a sua imagem e a do adversrio. Outras dicotomias, de confiana/pessimismo e competncia/incompetncia, so aduzidas, no reforo do tpico considerado e das relaes interlocutivas entre os participantes. As estratgias de credibilizao que vai desenvolver passam pela dimenso individual e assentam na apresentao de factos relativos a um passado digno, activo, de aces plenamente justificadas, marcado na superfcie discursiva no uso de tempos verbais do Pretrito Perfeito, na primeira pessoa e em verbos de atitude (achar, julgar, considerar) que apresentam a aco poltica a partir de opinies prprias:
SCRATES: eu opus-me na Assembleia da Repblica, como lder da oposio, e fui o primeiro lder da oposio a faz-lo baixa do IRS. Considerei isso uma irresponsabilidade na actual situao das contas pblicas em Portugal...

ancoragem no passado sobrepe-se um outro tipo de estratgias que apontam para o futuro, espao/tempo de realizao da mudana. A sua argumentao , pois, de base fundamentalmente dentica:
SCRATES: O pas tem que vencer esta onda de pessimismo... SCRATES: H um julgamento a fazer (...). quem prometeu nas eleies baixar impostos e quando chegou ao Governo no os desceu, mas, ao contrrio, subiu-os, tem de ser penalizado... SCRATES: em matria de impostos, ns temos de fazer mais, muito mais...

comunicao e sociedade 8.indd 56

17-01-2006, 16:27:37

Maria Aldina Marques | Debate, argumentao e organizao enunciativa SCRATES: Acho que devemos ir mais alm, e acho que devemos alinhar a nossa legislao por aquilo que so as boas prticas na OCDE. (...). E, em particular, com aquilo que se passa em Espanha. Temos de fazer uma reviso a isso.

57

Esta estratgia de direccionamento para o futuro refora os sentidos que presidem argumentao, e, ao mesmo tempo, afasta L1 de um facto passado penalizador para a sua imagem de lder de um partido. Com efeito, a solidariedade intrnseca entre o lder e o respectivo partido enfraquece, neste caso, os seus argumentos para se afirmar como alternativa ao poder, na imagem negativa, vrias vezes convocada pelo adversrio, da desistncia do primeiro-ministro Guterres face s dificuldades do pas. L2 toma-se tambm como tpico de discurso e, explicitamente, constri uma imagem positiva, segundo dois vectores diferentes. Em primeiro lugar, convoca os ideais de tolerncia, liberdade de expresso, respeito, na relao com os outros, isto , o adversrio e o auditrio. A fora argumentativa da imagem assim elaborada reforada atravs da convocao das vozes dos seus destinatrios como garante das verdade das asseres produzidas. O valor epistmico introduzido pelo uso do verbo de opinio saber cuja completiva pressupe a verdade do seu contedo funciona como estratgia discursiva para anular os contra-argumentos, no primeiro caso, e persuadir, no segundo. Fica ao adversrio o nus de negar tal conhecimento:
SANTANA: A mim, o que me interessa a verdade das posies de cada um. No ter nada a ver com a vida de cada um. O Eng. Jos Scrates conhece-me. Sabe que eu no fao... insinuaes sobre a vida de ningum. SANTANA: Obviamente que as pessoas sabem que eu nunca fiz referncias vida privada de ningum.

O segundo vector explorado tem a ver com a convocao da imagem pessoal prvia, em que se assume vtima do mesmo tipo de atitudes. L2 d-se como exemplo. Tal procedimento destina-se a ilustrar um argumento, o de que tambm vtima, para chegar a uma concluso, a de que no agressor:
SANTANA:... porque eu tenho 20 anos de boatos em cima. SANTANA: Esta a primeira vez em que, na campanha, a vida privada de vrias pessoas trazida, por boato ou no boato, para a opinio pblica. Mas a minha j trazida h muitos anos.

A imagem que vai construindo revela uma figura vitimizada, capaz, portanto, de suscitar simpatia, compaixo at, no auditrio. Pese embora a dimenso positiva da adeso emocional, esta poderia, tal como para L1, funcionar simultaneamente como um factor de enfraquecimento da imagem de lder que pretende confirmar. A superao deste inconveniente feita pela imagem de superioridade com que se apresenta, prpria de um lder que no soobra s dificuldades. Apresenta-se na sua idoneidade, e fora de vontade, inquebrantvel:

comunicao e sociedade 8.indd 57

17-01-2006, 16:27:38

58

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005 SANTANA: Sempre reagi, sempre aguentei, e aqui estou, porque quando a verdade verdade, ela impe-se a todos os boatos.

Esta dimenso positiva reforada por um acto de auto-crtica, ao servio da imagem forte que est a construir: sendo responsvel, reconhece os prprios erros. Desse reconhecimento sai mais prestigiado, protegido, por um lado, pelo topos errare humanum est, e, por outro, pela imagem de serenidade, de racionalidade face s consequncias que tal atitude implica. L2 assume uma imagem anterior negativa, para da tirar uma outra mais de acordo com o esteretipo do lder poltico:
SANTANA: Estou habituado a isso tambm por culpa prpria (...). Procurarei corrigir esse caminho. SANTANA: No vejo culpas s nos adversrios, vejo em mim tambm. (...). No probo ningum de falar nisso. (...). Eu no poder falar num tema de campanha por causa de um lder do partido ser a pessoa A, C ou D (...), ou os meus adversrio (...) no poderem falar de temas de campanha por minha causa, que eu acho que ofensivo para as outras pessoas.

Na relao com a representao pblica do poltico, est aqui subjacente uma distino entre pblico e privado, ou melhor, o que do privado pode ser pblico. A reorganizao da imagem pessoal obedeceu a uma estratgia de reforo da imagem de lder. Apresentado pelo adversrio como autor/responsvel/instigador dos boatos, traz para o discurso a imagem pessoal prvia, potencialmente negativa, e usa-a para inviabilizar a primeira. Na relao com o tpico em discusso, a imagem do locutor ganha distanciamento e credibilidade. uma estratgia de desvalorizao do tpico, para impor outros tpicos e factos que pretende valorizar no debate. Entra, assim, numa segunda fase da construo e reforo da imagem de liderana. A propsito das vrias questes colocadas pelos entrevistadores, L2 mostra uma imagem de competncia e capacidade de governao. o governante, no apenas o lder, que se apresenta. Vai argumentar a partir de factos reais para defender as posies assumidas. O uso de tempos do passado, com relevo para o Pretrito Perfeito, acentua esta dimenso epistmica da argumentao. uma estratgia de credibilizao, na justificao dos compromissos assumidos, que impede uma interpretao de demagogia, pois so argumentos que configuram a realidade. L2 apela razo, como prprio da aco poltica em regimes democrticos. Apostando na CONTINUIDADE de poder, assume a defesa de posies polticas, econmicas e sociais com base em factos. A objectividade dos argumentos justifica a atitude poltica tomada ou a tomar. A apresentao de nmeros refora essa estratgia13:
SANTANA: No os aumento. J o disse. (...). A cobrana de 2004 revela que o imposto que se portou melhor e que subiu cerca de 20% foi o IRC. O IRS subiu cerca de 5% e o IVA
13 A par dos factos, L2 assenta a sua argumentao em crenas que so simultaneamente ideais de democracia: o bem comum sobrepe-se ao bem individual, por exemplo, um topos que abona umas opes em detrimento de outras.

comunicao e sociedade 8.indd 58

17-01-2006, 16:27:38

Maria Aldina Marques | Debate, argumentao e organizao enunciativa

59

subiu cerca de 6%. So nmeros significativos, acima do crescimento real. Portanto, acima da inflao e do crescimento da economia. E, por isso, isto significa uma maior eficcia da mquina no combate evaso fiscal. SANTANA: (...). Sim, o sigilo fiscal, aprofundar as normas, que, alis, j constam do nosso (...) oramento de 2005, que permite (...) mesmo sem aviso aos indiciados, por suspeitas de infraco, ir s respectivas contas fiscais. (...). Isto foi uma norma que causou algum temor, mas necessrio. Ns temos cerca de 20 mil milhes de euros pendentes de cobrana (...). muito importante conseguirmos essa cobrana de receita.

As falhas na governao, bem como certas decises penalizadoras para os portugueses, seriam um argumento contra a imagem de competncia prpria. Da o atribuir da responsabilidade a causas externas14: a) por erro alheio (do adversrio):
SANTANA: O desregramento da despesa. Os dfices ocultos, como os do Servio Nacional de Sade [do governo socialista] (...). E foi tudo isto somado que levou impossibilidade do choque fiscal.

b) por conjuntura internacional


SANTANA: E o grande problema com que as economias europeias se esto a defrontar (...) o da sustentabilidade do sistema de Segurana Social. (...) um desequilbrio grande a que ns temos de acorrer.

Em termos da imagem discursiva, a implicao enunciativa de L1 mostrada na superfcie discursiva varivel, estando ao servio de um discurso alternadamente subjectivizado ou objectivizado, entre a presena explcita e a ausncia de diferentes marcas decticas, e acompanha uma outra oscilao discursiva entre assuno de compromissos, atitudes e aces marcadas pela subjectividade e a sua justificao objectiva. H, neste ltimo caso, uma desancoragem enunciativa que favorece a pretenso de objectividade; as verdades apresentadas so independentes do locutor, porque so factos reais. Diferentes estruturas lingusticas, asseres, construes impessoais, entre outras, assinalam o seu valor epistmico e constituem processos dedutivos ao servio da apresentao.
SANTANA: O que preciso fazer na Administrao Pblica, o que preciso fazer, requalificao. (...). isso que importante. Apostar nas pessoas e no reformar a Administrao, tirando pessoas. SANTANA: Acho que um princpio elementar no tocar nos direitos adquiridos. SANTANA: Eu penso que este desequilbrio estrutural se vai atenuar e teremos a resposta. Aumentar a idade da reforma, sim, porque a mdia de vida aumentou.
14

Uma estratgia argumentativa clssica, que Gosselin (!995) retoma como biais de complaisance.

comunicao e sociedade 8.indd 59

17-01-2006, 16:27:38

60

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005

Da complexa variedade de valores semntico-pragmticos que estes dispositivos lingusticos podem assumir, necessrio relevar o facto de, no corpus que construmos, a sua ocorrncia convergir para usos especficos dos quais emerge a figura do locutor na sua relao com o alocutrio.

2. 2. Imagem e relao interpessoal


Quer L1 quer L2 constroem a imagem prpria e ao mesmo tempo participam na construo da imagem do adversrio, quer de modo explcito quer sobretudo implcito, no perfil que em negativo se vai delineando. A relao pessoal afectada pelo carcter polmico do debate. A situao de confronto permite que as figuras dos interlocutores se construam em relao negativa, que as caractersticas positivas do locutor (seja L1 ou L2) apontem, por ausncia, os defeitos do adversrio. Est em causa um juzo de actuao poltica, mas que decorre da imagem que lhe est na origem. No basta apontar medidas erradas, omisses; necessrio caracterizar as atitudes que lhe esto na origem. Por isso, a coerncia um dos vectores de valorizao da imagem estereotipada dos polticos que aqui sai valorizada e que, alm disso, justifica os ataques ad hominem como argumentos para um sentido de voto. Est em causa a autoridade moral para, a idoneidade para, caractersticas ligadas inteno persuasiva do debate: obter confiana para governar.
SANTANA: H umas [questes] sobre as quais eu j disse a minha opinio e no mudei, em seis meses. Uma posio num dia e outra posio noutro.

Este processo acentua a dimenso interaccional do processo lingustico de argumentao, a que se ligam os argumentos sobre a pessoa, como base de argumentaes de autoridade. O adversrio tem um estatuto duplo: ora individual, o lder, ora colectivo, o partido, de acordo com a argumentao em curso. Para L1 fundamental separar o indivduo do partido que ele representa. Subjaz a esta estratgia o conhecimento do descontentamento de simpatizantes e at militantes do partido relativamente ao seu lder, que poder influenciar o seu sentido de voto. Em sentido contrrio, L2 agrega a imagem do adversrio ao partido, para transferir para aquele as debilidades de governao deste ltimo.
SCRATES: Isso resvala para uma campanha que no prpria, que no est altura daquilo que sempre foi a histria do PSD. (...). uma pgina negra do PSD. Porque os lderes passam e os partidos ficam... SANTANA: o mesmo grupo de pessoas [do Governo de Guterres] que, agora, quer voltar, dois anos depois, depois de a economia ter voltado a crescer, de as contas pblicas estarem em ordem (...). Agora que o pas est em ordem queriam voltar.

comunicao e sociedade 8.indd 60

17-01-2006, 16:27:38

Maria Aldina Marques | Debate, argumentao e organizao enunciativa

61

Ter em conta o auditrio considerar as suas opinies dominantes, crenas, valores morais, cultura, etc. O objectivo provocar ou aumentar a adeso; instigar ao voto. Por isso, os dois contendores convergem no uso que fazem de uma imagem mtica do povo portugus (cf. Marques, 2000) e do seu papel nas eleies. A doxa assim recuperada permite construir a imagem do povo-juiz, atento, infalvel, julgador responsvel de comportamentos e que, pelo voto, impe a sua vontade a quem mais no que seu mandatado. Complementando esta imagem, cada um apresenta-se como o candidato adequado para assumir tais funes:
SCRATES: naquilo que os Portugueses esperam dos polticos, que de que debatam os seus problemas e no passem a vida a atacar-se.

SANTANA: Agora que o pas est melhor queriam voltar. isto que est em causa, e o povo far justia no dia 20 de Fevereiro.

A construo do discurso persuasivo passa por, a par da representao dos factos, activar o imaginrio social de que se alimentam os interlocutores, a incluindo o auditrio.

3. Concluso
A imagem dos interlocutores, gradualmente construda, resulta da imbricao de todos os planos constitutivos do discurso. A abordagem que realizmos, pese embora o seu carcter parcelar, permite mostrar a importncia das imagens prvias, ou melhor, de fragmentos seleccionados, na construo das imagens discursivas e do seu contributo para a construo de um discurso persuasivo. Cabe dizer, e de acordo com Amossy (2000), que os argumentos s funcionam no interior da comunicao verbal, onde se aliam a diferentes factores discursivos e interaccionais, como no caso vertente, para adquirir o seu poder persuasivo. No h argumentao fora da relao interpessoal. O modo de dizer reenvia a um modo de ser e de ver o interlocutor. A construo da imagem releva da dinmica argumentativa e, ao mesmo tempo, fortalece-a. O nvel pr-discursivo, em que se inclui especificamente o estatuto institucional dos interlocutores, as suas imagens pblicas, integra a dinmica discursiva, ao contrrio do que propunha Aristteles ou, recentemente, Oswald Ducrot. O debate eleitoral um debate em que cada participante procura convencer, tornando-se credvel mas desacreditando o adversrio. uma argumentao de contrastes, com polarizao da relao interpessoal e, consequentemente, das imagens dos interlocutores. Entre a civilidade da relao pessoal e a agressividade poltica, entre salvar a face e atacar o adversrio estratgias contraditrias que se equilibram , o locutor baliza a relao que constri com os outros interlocutores, na medida em que o que est em causa escolher no apenas um programa (as ideias), mas tambm um lder. A poltica feita por seres humanos. Da a indistino da fronteira entre o pblico e o privado: Quem quem uma dimenso fundamental da aco poltica.

comunicao e sociedade 8.indd 61

17-01-2006, 16:27:38

62

Comunicao e Sociedade l Vol. 8 l 2005

Referncias
Adam, Jean-Michel (1996) Largumentation dans le dialogue, Langue franaise 112, Paris: Larousse. Amossy, Ruth (2000) LArgumentation dans le discours, Paris: Nathan. Charaudeau, P. & Maingueneau, Dominique (org.) (2000) Dictionnaire danalyse du discours, Paris: Seuil. Ducrot, Oswald (1984) Le Dire et le dit, Paris: Ed Minuit. Gosselin, Andr (1995) Les attributions causales dans la rhtorique politique, Herms 16, Paris: CNRS ditions. Kerbrat-Orecchioni, Catherine (1990) Les Interactions verbales, Tomo I, Paris: A. Colin. Kerbrat-Orecchioni, C. & Plantin, Christian (1995) Le Trilogue, CNRS, Universit de Lyon 2. Maingueneau, Dominique (1998) Analyser les textes de communication, Paris: Dunod. Marques, Maria Aldina (2000) O Funcionamento do Discurso Poltico Parlamentar (CEHUM/coleco Poliedro), Braga: Universidade do Minho. Marques, Maria Aldina (2003) Renovao dos discursos. Novas formas de interaco e legitimao dos interlocutores., Diacrtica 17-1 (srie Cincias da Linguagem) (CEHUM), Braga: Universidade do Minho, 189-219. Perelman, Ch. 1989. Rhtoriques. Bruxelles: Editions de lUniversit de Bruxelles. Perelman, Ch. & Olbrechts-Tyteca, L. (1958) Trait de largumentation. La Nouvelle rhtorique. 5 edio (traduo espanhola: 1989, Madrid: Gredos). Plantin, Christian (1996) LArgumentation (col. Mmo), Paris: Seuil. Plantin, Christian (1990) Essais sur largumentation, Paris: Kim. Silva, Daniela Braga Moreira (2004) Estratgias de Argumentao e Construo da Imagem Pessoal no Debate Poltico Televisivo, Universidade do Minho (policopiada).

comunicao e sociedade 8.indd 62

17-01-2006, 16:27:38

También podría gustarte