Está en la página 1de 26

38

3. No crculo de uma breve Histria da Medicina


Um dos objetivos especficos do mdulo apresentado no anexo 1 o conhecimento da Histria da Medicina. Esta abordagem pretende alcanar uma dupla funo: a informao cognitiva e a investigativa, que visa despertar no aluno de medicina o interesse para a traduo acadmica. As pesquisas desenvolvidas nos sculos XIX e XX, sustentadas pela Paleontologia e pela Antropologia, revelaram que a Medicina parece ter se originado de prticas mgicas e sacerdotais. Acredita-se que o homem prhistrico tenha comeado a fazer uma distino entre o que era visvel e explicvel daquilo que no era. Diante do medo da doena e da morte, ele comeou a investigar a natureza da prpria existncia, quando assistia, impotente, seus companheiros serem dizimados por foras desconhecidas. Foi aos poucos se
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

convencendo de que os mistrios dolorosos, como a doena e a morte, eram causados por demnios, embora existissem as divindades boas, responsveis pelo lado agradvel da vida. Para este homem, eram ainda inexplicveis as tempestades, a escurido e as noites sem luar, atribudas tambm aos demnios, que poderiam ser os espritos irados dos mortos e dos animais caados. Era necessrio, portanto, apaziguar os poderes sobrenaturais por meio de rezas e sacrifcios, o que ficou a cargo dos feiticeiros, que alegavam possuir poder e conhecimento sobre as estrelas, as ervas curativas e os venenos, para aplacar a fria dos demnios. A Medicina evoluiu, portanto, de prticas instintivas e empricas. bem provvel que as funes de mdico e sacerdote fossem inseparveis, como ainda so hoje em dia, em sociedades primitivas, uma vez que foi encontrada na gruta Les Trois Frres, na Frana, uma inscrio que data de dezessete a vinte mil anos atrs, mostrando um mdico usando uma enorme mscara de veado para afugentar os demnios que causavam as doenas, e impressionar o paciente, representando, desta forma, a figura arquetpica do feiticeiro de comunidades primitivas.

39

O trabalho desempenhado pelos feiticeiros possua certa relao com a medicina moderna, pois seus conhecimentos eram adquiridos em estudos da natureza, principalmente das propriedades das plantas e venenos de animais, como exemplo, o uso da mandrgora (que contm hioscina), como sonfero e antdoto para o veneno de cobra, antecipando os avanos da cincia mdica, no que se refere aos sedativos e vacinas. Os feiticeiros, alguns com grande habilidade tcnica, foram os primeiros a praticar a trepanao ou perfurao do crnio em um ser humano, fazendo uma cirurgia teraputica e, ao mesmo tempo, ritual, possivelmente para tentar remover da cabea um demnio, conhecido como agente causador do mal. Nos ensinamentos de Hipcrates,59 a preocupao com a tica est registrada na proibio de atos mdicos que colocavam em risco a vida humana: no se devia dar veneno, mesmo a pedido da pessoa, praticar aborto nem a cirurgia urolgica da talha, que competia a operadores. Mas era exigido guardar
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

segredo e no seduzir as mulheres nem os rapazes. Quanto ao pagamento, interveno mdica e s penalidades impostas, mesmo no cdigo de Hamurabi, escrito na Mesopotmia por volta de 1700 a.C., h divergncias quanto a situao social.

O M D IC O B A B IL N IC O

N o a n o 2 m il a . C ., n a p o c a d o re i H a m u ra b i, e m b o ra o s s a c e rd o te s -m d ic o s tiv e s s e m d e p re s ta r c o n ta s a o s d e u s e s , o s c iru rg i e s , h o m e n s d o p o v o , e r a m o s re s p o n s v e is p e ra n te a s a u to rid a d e s c iv is . s e o m d ic o e fe tu a s s e u m a o p e r a o im p o rta n te o u c u ra s s e u m a d o e n a d o s o lh o s , re c e b e ria d e z m o e d a s d e p r a ta . S e o p a c ie n te fo s s e u m h o m e m liv r e , d e v e r ia p a g a r c in c o m o e d a s . C a s o fo s s e u m e s c ra v o , s e u d o n o d e v e r ia p a g a r d e z m o e d a s . P o r m , c a s o o p a c ie n te m o r re s s e o u p e rd e s s e a v is ta , o m d ic o te r ia a s m o s d e c e p a d a s . A rtig o 2 1 5 - r e i H a m u r a b i (1 9 4 8 -1 9 0 5 a . C )


M A R G O T T A , R o b e r t o . H ist r ia I lu s t r a d a d a M e d ic in a 1 a e d . B r a s ile ir a . E d it o r a M a n o le L td a , l9 9 8 .

D e t a lh e d e e st a n d a r t e d a c id a d e d e U r , M e s o p o t m ia C C B S M E D C r c u lo d e L e it u r a - P r o f F t im a S . B u s sa d

Hipcrates, considerado o pai da medicina, viveu na Grcia, no sc. V e IV a.C., e deixou o primeiro tratado da rea, de que se tem notcia.

59

40

A Medicina entre os assrios e os babilnios era privilgio dos sacerdotes que prestavam contas aos deuses. J os cirurgies eram homens do povo e responsveis perante o Estado pela condio de suas operaes. O rei Hamurabi (1948-1905a.C.) foi o primeiro a definir o conceito de responsabilidade civil e criminal, que afetava as prticas cirrgicas. Quando os deuses libertavam os demnios para punir os pecados dos homens ou de uma nao, o sacerdote-mdico procurava descobrir a causa do problema para iniciar os rituais de exorcismo e expiao. A prtica da utilizao de excremento animal para enojar e afugentar os demnios era comum no s entre os mdicos assrios e babilnios, como tambm foi usada na Europa at o sculo XVIII.

MEDICINA PERSA
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

No livro sagrado dos persas, o Avesta, a medicina era uma arma para combater os demnios. A sade dependia do deus da luz e da bondade, Ahura Mazda. O Vendidad continha um cdigo profissional com exigncias quanto prtica, os honorrios e s multas pelo mau exerccio.
Margotta, Roberto. Histria Ilustrada da Medicina 1a ed. Brasileira. Editora Manole Ltda, l998

Hieronymus Bosch .O Juzo Final. Coleo de Artes. Editora Globo CCBS MED Crculo de Leitura - Prof Ftima S. Bussad

A forte ligao entre a Histria da Medicina e a religio pode ser explicada pela luta comum na defesa do indivduo contra as foras do mal. medida que a religio assumia uma posio cada vez mais definida nas primeiras civilizaes, a Medicina ia se estabelecendo nos templos e santurios.

41

O ORIENTE MDIO

Os mdicos egpcios utilizavam uma grande variedade de drogas, incluindo o pio a cicuta. - AS LEISeDE SADE DOS ISRAELITAS Para os antigos hebreus, a doena no era provocada por um demnio, um esprito maligno ou por feitios lanados por outros homens; representava a ira de Deus pelos pecados da A arte da medicina dividida seguinte cada humanidade. A sade jamais da falharia casomaneira: os Dez Mandamentos mdico ocupa-se somente O de uma doena especfica. fossem obedecidos. doente pedia aos sacerdotes que Nos diagnsticos, caso o mdico esperasse um bom intercedessem a seu favor, pois eram os verdadeiros intrpretes resultado escrevia: da lei de Moiss e curavam mais que os mdicos.
CCBS MED Crculo de Leitura - Profnada Ftima Bussad - 15 Curarei esta doena; se estivesse em dvida: Aqui pode ser feito; se no houvesse esperana: O paciente Para os antigos hebreus, a doena no era provocada vai morrer por um demnio, um esprito maligno ou por feitios lanados por outros homens; representava a ira de Deus pelos pecados da humanidade. A sade jamais falharia caso os Dez Mandamentos fossem obedecidos. MARGOTTA, Roberto. Histria Ilustrada da Medicina. 1a ed. Bras. Ed. Manole, l998. O doente pedia aos sacerdotes que intercedessem a seu favor, . pois eram os verdadeiros intrpretes da lei de Moiss e curavam mais que os mdicos.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Esttua egpcia, com textos mgicos sobre cura. 13a Dinastia-perodo ptolomaico, 380-300 a. C-Histria Ilustrada da Medicina. CCBS MED Crculo de Leitura - Prof Ftima S. Bussad

A medicina egpcia ficou conhecida primeiramente atravs dos textos de Homero, Herdoto, Hipcrates e Plnio, e nos papiros mdicos descobertos no final do sculo XIX, onde se encontravam instrues para o tratamento de feridas, fraturas e luxaes. Em sua obra History, Herdoto refere-se medicina do vale do Nilo: A arte da medicina dividida da seguinte maneira: cada mdico ocupase somente de uma doena especfica. Em todos os lugares h muitos mdicos; alguns so especialistas dos olhos, outros da cabea, uns dos dentes, outros, ainda, dos intestinos, e muitos dos distrbios internos.
60

Era comum na prtica dos

mdicos egpcios a utilizao de uma grande variedade de drogas, inclusive o pio e a cicuta. Diodoro Sculo, historiador grego, fala de uma prtica que, de certa forma, antecipou os modernos sistemas de assistncia social: Em perodos de guerra e nas viagens a qualquer parte do territrio egpcio, os doentes so tratados gratuitamente, pois os mdicos so pagos pelo Estado e seguem escrupulosamente as receitas prescritas no passado pelos grandes mdicos.
60

MARGOTTA, Roberto. Histria Ilustrada da Medicina 1a ed. Brasileira. Editora Manole Ltda, 1998.

42

A S L E IS D E SA D E D O S ISR A E L IT A S

- AS LEIS D E SA D E D O S ISR A ELITA S Para os antigos hebreus, a doena no era provocada por um dem nio, um esprito m aligno ou por feitios lanados por outros hom ens; representava a ira de Deus pelos pecados da hum anidade. A sade jam ais falharia caso os D ez M andam entos fossem obedecidos. O doente pedia aos sacerdotes que intercedessem a seu favor, pois eram os verdadeiros intrpretes da lei de M oiss e curavam m ais que os m dicos.
Anb is em balsam and o um corpo. M ural do tm ulo de Sennedjem , do Novo Im prio, 19 Dinastia (1320-1200 a.C ). CCB S M E D Crculo d e Leitu ra - Prof Ftim a S. B ussad

Para os antigos hebreus, a doena no era provocada por um dem nio, um esprito m aligno ou por feitios lanados por outros hom ens; representava a ira de D eus pelos pecados da hum anidade. A sade jam ais falharia caso os D ez M andam entos fossem obedecidos. O doente pedia aos sacerdotes que intercedessem a seu favor, pois eram os verdadeiros intrpretes da lei de M oiss e curavam m ais que os m dicos.
M A RG O T TA , Roberto. H istria Ilustrada da M edicina 1 a ed. B rasileira. E ditora M anole L tda, l998 .

Considerando as tcnicas refinadas de embalsamamento, os mdicos


PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

egpcios eram muito bons em anatomia. Conforme descreve Herdoto, o crebro era removido com um gancho inserido pelo nariz, e a cavidade craniana era limpa com o maior cuidado. O corpo era aberto e, aps a remoo dos rgos, era lavado vrias vezes com infuses de ervas aromticas e preenchido com todos os tipos de especiarias. Costurava-se a abertura e o corpo, imerso por algum tempo em uma soluo especial, era lavado e envolto em bandagens de linho impregnadas de substncias betuminosas, para seu perfeito estado de preservao. Esta preservao permite observar ao microscpio detalhes do tecido, s vezes com evidncias de doena. Para os antigos hebreus, a doena representava a ira de Deus pelos pecados da humanidade. O homem viveria eternamente saudvel se obedecesse aos Dez Mandamentos. Como acreditavam que estar sujo era o pior dos pecados, valorizavam as regras de higiene das escrituras para deixar o homem limpo aos olhos de Deus. E Moiss registrou no Levtico, (v, 2-3), um complexo cdigo de higiene para ser seguido: ... se tocar alguma coisa imunda, seja corpo morto de besta ... imunda, seja corpo de animal imundo ... Ou quando tocar a imundcie de um homem, seja qual for sua imundcie, com que se faa imundo, e lhe for oculto, e o souber depois, ser culpado. 61

61

MARGOTTA, Roberto. Ibid. p. 15.

43

A ANTIGA MEDICINA INDIANA

A principal caracterstica da Medicina na ndia antiga era a tendncia para a elaborao de um sistema altamente compartimentado. As obras mdicas eram de natureza mista, como enciclopdias. As tcnicas para o diagnstico eram precisas. Os mdicos examinavam e apalpavam o paciente; ouviam-lhe o corao, os pulmes e o abdmen; e anotavam as condies da pele e da lngua.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB
MARGOTTA, Roberto. Histria Ilustrada da Medicina. 1a ed. Bras. Ed. Manole, l998.

Gigante tendo um, dente extrado. Baixo-relevo budista do sculo II a. C. CCBS MED Crculo de Leitura - Prof Ftima S. Bussad

O Ayurveda Veda da longa vida tratava especificamente de Medicina, e como eram textos sagrados, revelados por entidades divinas, as referncias histricas entrelaavam-se com as lendas. A medicina indiana teve seu apogeu no perodo bramnico, quando viveram os dois mdicos hindus, Charaka e Susruta, que construram a base de todos os sistemas subseqentes da medicina indiana. Ainda hoje, os mdicos conhecidos como kaviraj praticam a medicina segundo o Ayurveda em muitos vilarejos. Enquanto os faras egpcios construam pirmides, os antigos imperadores chineses ocupavam-se da Medicina. atribuda a Shen Nung, imperador legendrio que teria governado de 2838-2698 a.C., a inveno da Medicina, sob a inspirao de Pan Ku, o deus da criao. Segundo a tradio taosta, o caos foi superado e a ordem foi estabelecida com base nos dois plos opostos, yin e yang, que juntamente com o sangue constituam a substncia vital que circulava pelo corpo. Acreditava-se que a doena era causada por um desequilbrio desses dois princpios.

44

A TRADICIONAL MEDICINA CHINESA


A Medicina chinesa era baseada nos dois princpios yin e yang. O princpio yang positivo. Ativo e masculino, representado pelo cu, pela luz, pelo poder, pela dureza, pelo calor, pela secura e pelo lado esquerdo. O princpio yin negativo, passivo e feminino, representado pela lua, pela terra, pelas trevas, pelo frio, pela umidade e pelo lado direito. A prtica mdica mais tipicamente chinesa a acupuntura.
Margotta, Roberto. Histria Ilustrada da Medicina, 1a ed.Bras.. Ed.Manole, l998

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Www.searchforlight.org CCBS MED Crculo de Leitura - Prof Ftima S. Bussad

Outro imperador conceituado na Medicina foi Hang Ti (2698-2598 a C.), que escreveu a mais antiga obra chinesa sobre Medicina, ainda consultada no pas, o Nei Ching ou Livro de Medicina, transmitida oralmente por meio dos sculos, sendo transcrita somente no sculo III a.C. A prtica mdica mais tipicamente chinesa a acupuntura, ensinada por especialistas que usavam estatuetas de metal cheias de orifcios correspondentes aos pontos, para ensinar a seus discpulos como trabalhar com agulhas. Mas a medicina chinesa sofreu grande estagnao nos sculos seguintes, devido venerao da sabedoria dos ancestrais. O avano da medicina na Europa, que mantinha como prtica comum o isolamento dos doentes e dos portadores de doenas contagiosas, deixava a China cada vez mais distante do progresso.

45

A Medicina, enquanto prtica do socorro s enfermidades do homem, teve incio, certamente, com o aparecimento do primeiro ser humano. Nascida em um passado longnquo, era misticamente exercida por feiticeiros, pajs ou xams, que exorcizavam os males de seus semelhantes. De acordo com a Histria da Medicina ocidental, a prtica mdica racional iniciou-se, ainda que empiricamente, na Grcia antiga, por Hipcrates, que conseguiu resgatar a Medicina dos deuses e entreg-la aos homens. O pai da Medicina assumiu:
Comprometo-me a tratar a doena sagrada a epilepsia. Para mim, ela no mais sagrada que as outras doenas, seno que obedece a uma causa natural e a sua suposta origem divina est radicada na ignorncia dos homens e no assombro que produz peculiar carter.

A tica hipocrtica trabalha com os princpios da beneficncia e nobeneficncia, que justificam, ao longo dos quase trs milnios de prtica mdica, o
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

poder mdico exercido sobre o paciente com base numa relao paternalista e, muitas vezes, autoritria. bem verdade que ao ideal tico-filosfico contido no juramento de Hipcrates foram-se juntando valores religiosos, derivados das religies crist, judaica e islmica, exercendo uma influncia predominantemente filosfica na tica mdica, principalmente at o surgimento da Biotica, uma tica de concepo multidisciplinar e pluralista. Desde ento, a Medicina ocidental se desenvolveu fundamentada no conhecimento e nos valores humanos. Como cincia existe a menos de trs sculos, sendo que no ltimo desabrochou, tambm em tecnologia.

46

Ningum mais receita uma lasca de porta por onde tenha passado um eunuco para aliviar a febre, esfregar uma aranha esmagada no olho para curar doenas oculares, o toque de um rei para acabar com a escrfula, nem sangrias e purgas como panacia.

Circulo de leitura - Prof: Ftima Sanches Bussad Revista Ser Mdico.CREMERJ. Junho 2003

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

O progresso da Medicina depende de se ter uma histria da doena, que seja ao mesmo tempo descritiva e natural, e de se recorrer a uma prxis ou mtodo que respeite a histria da doena e da pessoa. H alguns dias conheci um mdico renomado que usa o termo colorir quando (com)versa com seus pacientes. um especialista em reconstituio de trauma de face, e fala em dar um colorido ao que est (de) formado. dadivoso o encontro com um mdico que olha seu paciente como uma obra a ser (re) tocada. Associo quele seu comentrio, Causos / 3, conto escolhido no Livro dos Abraos, de Eduardo Galeano.
62

Conta sobre o mdico Fernando,

que prefere o toque, o (con) tato com o paciente. Quem sabe colore um pouco as contradies da modernidade, que se esqueceu: a tecnologia no pensa, no sente, no sonha. Nas mos do mdico, muitas vezes serve era da velocidade, que no considera o tempo sensvel, a pessoa humana, a contemplao.

62

GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraos. Traduo Eric Nepomuceno. 9 ed. PORTO Alegre: L&PM, 2002.

47

O que a verdade? A verdade uma mentira contada por Fernando Silva. Fernando conta com o corpo inteiro, e no apenas com palavras, e pode se transformar em outra gente ou em bicho voador ou no que for, e faz isso de tal maneira que depois a gente escuta, por exemplo, o sabi cantando num galho, e a gente pensa: Esse passarinho est imitando Fernando quando imita o sabi. Ele conta causos da linda gente do povo, da gente recmcriada, que ainda tem cheiro de barro; e tambm causos de alguns tipos extravagantes que ele conheceu, como aquele espelheiro que fazia espelhos e se metia neles, se perdia, ou aquele apagador de vulces que o diabo deixou zarolho, por vingana, cuspindo em seu olho. Os causos acontecem em lugares onde Fernando esteve: o hotel que abria s para fantasmas, aquela manso onde as bruxas morreram de chatice
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

ou a casa de Ticuantepe, que era to sombreada e fresca que a gente sentia vontade de ter, ali, uma namorada nossa espera. Alm, disso, Fernando trabalha como mdico. Prefere as ervas aos comprimidos e cura a lcera com plantas e ovo de pombo; mas prefere ainda a prpria mo. Porque ele cura tocando. E contando, que outra maneira de tocar.

48

Ao romper com o pensamento mgico-religioso, Hipcrates anuncia que a doena est ligada realidade, ao cotidiano do indivduo, e dita novos rumos para a Histria da Medicina quando escreve o texto Ares, guas , lugares.63

Para H ipcrates, h um conceito ecolgico para enferm idade que relata ser a doena resultante da interao entre o ser hum ano e o m eio am biente. Suponham os que estam os num a regio abrigada do vento norte, m as exposta a ventos quentes. A gua ser abundante, m as ser gua de superfcie, quente no vero, fria no inverno. O s habitantes de tal lugar tero m uita flegm a, fluindo desde a cabea, e prejudicar os rgos internos. So pessoas de constituio fraca que no toleram bem com ida ou bebida, sendo sujeitas a ressacas. As m ulheres so doentias e propensas ao corrim ento; m uitas so estreis, no por natureza, m as com o resultado da doena. A s crianas esto sujeitas a asm a e convulses.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Redon. rvore Vermelha-1906. O leo de Arte. E d. Globo. Circulo de leituraProf: Ftima Sanches Bussad

Segundo Hipcrates,
... quem quiser estudar Medicina deve estar atento para o seguinte: primeiro, deve considerar o efeito das estaes do ano sobre a pessoa. Depois, deve estudar os ventos, quentes e frios, tanto os da regio como um todo, como os de uma localidade em particular. Por ltimo, o efeito da gua sobre a sade no deve ser esquecido (...) bem como o solo: se for estril, seco, ou coberto de vegetao. 64

63 64

HIPCRATES apud MARGOTTA, Roberto. op. cit. p. 28. Ibid. p. 29.

49

A contemporaneidade registra a

ressonncia das

palavras de

Hipcrates nas doenas que o povo Yanomama vem sofrendo por conta da desenfreada devastao da floresta, denunciada em discurso realizado na Assemblia Indgena, em 1990, no Municpio de Surumu/RR, quando lastimam as mortes de seu povo com desprezo e revolta pelo descaso das autoridades.

Ipa mauup xami mahi yaro, xamap a mai mahi matayou yaro. Kariperopn paarip a nia mahi, yarop a nia mahihe. Porque a minha gua est muito suja, porque as antas esto morrendo. Os garimpeiros esto matando os mutuns, eles esto matando todos os animais de caa. 65 Makuxi urihi kurenaha, ipa urihi ya thamai pihio imi, Ya thama pihio imi yaro. Maman ipa urihi a pihio xaarioma yaro Ipa Omaman urihi. Omaman a pihio xaarioma yaro. Kaho makuxi urihi yopi kurenaha, urihi thama pihioimi. Uma floresta suja como a dos makuxi ... No quero que acontea o mesmo minha mata, No quero que acontea o mesmo. Sendo que Omam nos deu a floresta bonita, O nosso Omam nos deu uma mata bem feita, Uma mata quente como a de voc makuxi Eu no quero que isso acontea em nossa mata. 66 Yanomama yamak raamou waroho mahi yaro, Yamak raamou yaro, Yamak noamai mahi yaro, hixio. Porque os yanomama esto muito doentes, Porque ns estamos muito doentes, Ns estamos morrendo, muitos, eu estou bravo. 67

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Karera Wak athautheri, discurso de 1990, Assemblia Indgena, Surumu, RR. Traduo de Guilherme Damioli. In: Brito, Maria Edna de. Etno alfabetizao Yanomama: da comunicao oral escrita: relato de um processo construtivista entre o povo da floresta. 2a ed. So Paulo: M.E. Brito, 1996. 66 J... Hewenahipiitheri, discurso de 1990, na Assemblia I Surumu, RR. Traduo de Guilherme Damioli. p.cit., p. 36. 67 Mrio Pakuutheri, discurso de 1990, Assemblia I. Surumu, RR. Traduo de Guilherme Damioli, op. cit., p. 37.

65

50

Esta denncia de desordem ecolgica remete ao quinto princpio, da autonomia / dependncia (auto-organizao), descrito por Morin,
68

que fala em

seres humanos auto-ecoorganizadores, que se autoproduzem retirando energia, informao e organizao de seu meio ambiente. O desespero do povo yanomami soa como prenncio de uma catstrofe decorrente da interferncia negativa na natureza por parte de um grupo social (os garimpeiros), cujos valores no coadunam com a harmonia em que vivem os indgenas com o seu habitat. A convergncia com o princpio de Morin est no modus vivendi do povo yanomami, profundamente associado s necessidades naturais humanas explicitadas por Morin, e ao princpio de Herclito: Morrer de vida, viver de morte, muitas vezes utilizado para ilustrar a permanente regenerao das clulas, uma vez que se afasta da dialgica ordem /desordem / organizao. 69 interessante um olhar amoroso para a alma do jovem que decide mergulhar profundamente na essncia da tragdia humana a doena - para
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

interagir com pessoas vidas por um carinho, um sorriso, pela cura. O mdico para uns um ser mgico, para outros um Deus que traz o homem vida como o condena morte, quando diagnostica as doenas. Entretanto, o rosto annimo no revela seu lado humano, suas angstias, suas doenas e problemas. Muitas vezes, para resguardar-se, se reveste da matriz filosfica bonun facere, a generosidade a atitude de sempre estar pronto a servir. No primeiro contato com o doente, o acadmico pouco v o paciente, quase que somente se v, preocupado consigo prprio, com seu desempenho. Em suma, medida que vai superando essa situao narcsea, torna-se possvel a reciprocidade da relao.

68

MORIN, Edgar. A Cabea Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Traduo: Elo Jacobina. 10a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p. 95. 69 MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Traduo: Edgar de Assis Carvalho. 2a ed. Rio de Janeiro: BERTRAND Brasil, 1999 p. 24.

51

A comparao da Medicina com o amor muito pertinente. A relao mdico-paciente inevitavelmente entremeada pela emoo e pela angstia, muitas vezes. O que eu tenho, doutor? Uma questo que corresponde quela outra, no formulada, do mdico: Mas o que tem esse homem? 70

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

P s ic o s s o m tic aH o je .A rte sM d ic a s( 1 9 9 2 )C rc u lod eL e itu raM D1 0 5P ro fF tim aS .B u s s a d

De acordo com Goethe,71 o que fundamenta uma relao compreensvel entre as pessoas o reconhecimento das foras e dos estados internos; olhar e ser olhado, atividade e passividade fundida mutuamente. Reconhecendo que o olhar o meio para se fazer uma leitura do outro, a medicina preocupada com o ser humano na sua integralidade, trata o olhar mdico como sinnimo de cuidado e zelo, que reflete na relao transpessoal com a pessoa doente, definindo uma resposta teraputica ou antiteraputica.

MELLO FILHO, Jlio. Psicossomtica hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. GOETHE citado por Souza, lvaro N. As Duas Faces de Apolo: a ntima relao entre a Medicina e as Artes. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 2000.
71

70

52

A viso holstica na medicina leva reflexo de que a pessoa do doente diferente do caso do doente. Encontramos nas palavras de Cornelius Celsius (53 a. C.-7 d. C.) ensinamentos a cerca do sofrimento humano, enfatizando que o lugar do mdico ao lado paciente: O mdico experiente no toca de imediato o paciente; senta-se ao lado deste, mira-o com ateno e, se o doente est com medo, acalma-o com palavras gentis antes de proceder ao exame fsico. 72

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Pablo Picasso: Cincia y caridad, 1897. www.portalmedico.org.br

A Oficina Etimolgica de Termos Mdicos do Mdulo 105 Metabolismo, versou sobre fobia do fr. Phobie e, este, do gr. Phbos pavor, designao genrica das diferentes espcies de medo mrbido. Conversei sobre os anseios comuns ao grupo de alunos, e verifiquei que prevalecem os medos da gnese que constitui o mundo interno, migrando os temores da infncia, em alguns casos, at a vida acadmica.

72

CELSUS apud SCLIAR, Moacir. A Paixo Transformada Histria da Medicina na Literatura. SP, Cia das Letras, 1996.

53

Segundo registros do grupo, o doente tem medo de no ficar curado, medo do mdico, medo de piorar, de si e dos outros, das pessoas pelas quais responsvel, de no atingir seus objetivos na vida, de morrer sem realizar seus sonhos, da dor, medo das seqelas fsicas e neurolgicas, da discriminao, da dependncia, principalmente de morrer. Nestas circunstncias, o futuro mdico deve saber ouvir com ateno, ter calma e prudncia nas atitudes, ser tolerante e razovel com as manifestaes do paciente na anamnese - o primeiro contato com o paciente. Afinal, do que se tem medo? Sempre a mesma resposta: da morte e de tudo que possa simboliz-la, antecip-la ou record-la. H uma infinidade de medos que perseguem o homem, a se relatar, so corriqueiros, prefiro tratar do medo metafsico, sem objeto de referncia, e concordar com Espinosa,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

que

acredita ser o dio, junto com o medo, a mais triste das paixes tristes, caminho de toda servido. Quem o sentiu, sabe. 73

73

CHAU, Marilena. Sobre o medo. IN: CARDOSO, Srgio. Os Sentidos da Paixo. So Paulo. Cia das Letras, 1987. p. 39.

54

3.1 No crculo de uma histria do sofrimento


impossvel reduzir o funcionamento das representaes ao princpio objetivo da distncia que separa leigos e mdicos, detentores do saber dominante. [...] a doena est hoje nas mos da Medicina, mas ela permanece sendo um fenmeno que a ultrapassa. [...] Em um plano mais geral, a Histria da Medicina nos mostra de que modo as relaes entre saber mdico e concepes do senso comum podem estabelecer-se nos dois sentidos, sem uma dependncia em sentido nico, mas com vaivens entre o pensamento erudito e o pensamento de senso comum. 74

No possvel percorrer a histria das representaes de sade e doena atravs da histria tradicional, que tem o seu fundamento nos acontecimentos, nos eventos rpidos, enquanto motores da humanidade. bem verdade que nas representaes de sade e doena persiste uma certa dinmica de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

influncias culturais recprocas no espao do conhecimento do coletivo, lugar em que se interpenetram a Histria, a Antropologia e a Psicologia, se situam e se relacionam as falas, os movimentos dos corpos e as atitudes. Uma abordagem histrica assim construda revela que no campo da Histria Nova, a anlise das doenas pode ser recuperada como parte da Histria das Mentalidades, ou em uma Histria Social da Cultura. Neste horizonte, compreende-se o objeto doena a partir de diferentes perspectivas, relacionando-o construo de representaes sociais, produo do conhecimento, s prticas preventivas, s mudanas sociais e culturais provocadas por sua incidncia, e ao intercmbio da medicina cientfica com a medicina popular. Neste sentido, adota modelos de explicao provenientes das cincias sociais, especialmente da Antropologia Social e da Psicologia, bem como da Histria das Mentalidades e da Cultura.

74

SOUZA, lvaro N. As Duas Faces de Apolo: a ntima relao entre a Medicina e as Artes. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 2000.

55

A partir desta fronteira historiogrfica, a Histria das Mentalidades estabelece contatos com a vida mental dos homens e mulheres esquecidos da histria, investigando a cultura popular, o folclore, a vagabundagem, as doenas, as relaes familiares, a sexualidade, o amor, o medo e a loucura, que constroem uma histria que diz respeito aos princpios fundamentais da condio humana. E neste contexto, a maneira como as pessoas concebem os fatos da vida no universo das doenas, revela uma histria dramtica do sofrimento, que a Literatura e a Arte registram. No mundo antigo a doena era vista como um castigo imposto pelos deuses aos pecadores. Os demnios assumiam doenas especficas: Nergal trazia a febre, Namtaru, dor de garganta, Tiu, dor de cabea. Existia a divindade da cura, Ningishzida, cujo smbolo era uma cobra de duas cabeas. a serpente viria a se tornar mais tarde no emblema da Medicina. Elementos naturais e sobrenaturais habitam as representaes de sade e doena desde tempos imemoriais,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

provocando os sentidos e impregnando a cultura e os espritos, os valores e as crenas dos povos. Sentimentos de culpa, medos, supersties, mistrios envolvendo o fogo, o ar, a terra, os astros, a organizao da natureza, esto ligados s expresses da doena, ocorrncia de epidemias, dor, ao sofrimento, s impresses de desgaste fsico e mental, viso da deteriorao dos corpos e perspectiva de morte. No h registro das experincias do homem que primeiro enfrentou a enfermidade, o sofrimento e a morte, uma vez que a necessidade de tratar a doena antecede a escrita. Tambm no havia preocupao se a cura seria feita pelo feiticeiro, xam ou paj, porque os diversos rituais e preces encaminham-se para o mesmo desejo: exorcizar os maus espritos que causam a enfermidade e mobilizar os bons espritos que trazem a cura.

56

Investigaes controladas comprovam que as grandes obras literrias favorecem um mergulho na condio humana quando inscrevem enfermidade e medicina em seu contexto histrico. O tema da Peste Negra est refletido na literatura na coleo de contos do Decameron,
75

que nos apresenta sete moas e

trs rapazes que passavam o tempo contando histrias uns para os outros, na casa de campo onde se alojaram, fugindo da peste florentina de 1348. Outro exemplo est na obra Um dirio do ano da peste, de Daniel Defoe impressionante sobre os terrores do surto que atingiu Londres:
Era muito triste ouvir as lamentaes angustiadas dos pobres moribundos, pedindo consolo aos sacerdotes, clamando pelo perdo divino e confessando antigos pecados em altos brados. (...) quando a peste se tornava mais violenta numa regio, dificilmente podia-se passar nas ruas, j que os cadveres ficavam no cho (...). Os corpos ficavam abandonados at que os encarregados viessem busc-los, e no deixavam de revistar os bolsos dos defuntos. s vezes at suas roupas tiravam.
76

, uma fico

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Outro texto ficcional interessante, porque trata a doena como metfora, A peste, escrito por Albert Camus, relata uma cidade ameaada por um poderoso e invisvel inimigo: a prpria doena. Nesta narrativa, as emoes humanas se inscrevem - medo, escapismo, abnegao, desespero, busca do sentido da vida registrando a forma como cada um de seus personagens enfrenta esta situao limite: O Dr. Rieux decidiu ento redigir este texto, para no se enquadrar entre os que calam, para testemunhar em favor dos que sofrem de peste, para deixar ao menos uma lembrana da injustia e da violncia, e para dizer simplesmente aquilo que se aprende em meio ao flagelo: h mais coisas nos homens para admirar do que para desprezar. 77

75

BOCCACCIO, Giovanni. Decamerom. In: SCLIAR, Moacir. A paixo transformada: histria da Medicina na literatura. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. 76 Ibid., op. cit., p. 56. 77 CAMUS apud SCLIAR, Moacir. op. cit. p. 56.

57

A natureza tem mostrado, desde a Antigidade mais remota, que as manifestaes naturais - terremotos, erupes vulcnicas, ondas de frio ou de intenso calor no esto sob o controle do homem. Tambm as grandes epidemias de doenas infecciosas, de conseqncias devastadoras, escaparam ao domnio dos recursos disponveis do saber humano. Uma das mais violentas mensageiras da morte foi a peste bubnica, tambm chamada de Negra, que provocou mudanas radicais na vida de milhes de pessoas e na prpria histria, durante sculos. Na Mesopotmia prevalecia uma medicina mstica, verificada em trs tipos de mdicos: o baru, responsvel pelos procedimentos divinatrios, o ashipu, pelo exorcismo e o asu, que fazia as curas usando preces, rituais e vrias substncias. Aqueles que acreditam que a doena uma manifestao do sobrenatural reverenciam o feiticeiro, o xam e o paj como mdico. A crena nestes homens est ilustrada no livro Histria do Brasil, de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Frei Vicente do Salvador, que narra o comportamento de um ndio, que amaldioado pelo paj lana-se na rede, no se alimenta e se deixa morrer. Nesta situao de pasmo, acredita ter perdido a alma como um castigo de espritos guardies da natureza. A falta de apetite e de sono, apatia e depresso podem levar ao suicdio. Mas no s a maldio do paj leva a essa situao mrbida, o mau-olhado, uma farpa de madeira, um pedao de osso, um inseto, possudo ou no de esprito maligno entra no organismo e inocula a doena. O homem buscou primeiro razes sobrenaturais para tanta devastao, mas a Histria mostrou que muitas vezes a virulncia das doenas foram entendidas como mecanismos de regulao da natureza. Em um sentido profundamente humano, o que podemos perceber a fragilidade do homem diante do desconhecido. Ao mesmo tempo em que a cincia e a medicina modernas experimentam avanos inditos, o controle das infeces continua sendo um grande desafio para a humanidade. Vide doenas como a AIDS e o stress que atormentam a contemporaneidade. O mdulo 106 do curso mdico da UFRR (anexo 5), trata dos mecanismos de agresso e das defesas que o organismo dispe contra os diferentes tipos de enfermidade. Para refletir sobre este tema, elaborei o Crculo de Leitura Psicoimunologia hoje, abordando o stress como causador de distrbios no sistema imunolgico.

58

Psicoimunologia Hoje As relaes entre o stress e o sistema imunolgico: O sistema imune como um sistema da vida de relao. O ser humano um todo, biolgica, ecolgica e scio-culturalmente determinado. E seu bem-estar fsico e psicossocial est dependente e relacionado a situaes que o envolve como membro de um grupo, em particular, de uma comunidade e de um sistema scio-cultural. Seu bem-estar no depende apenas de sua herana biolgica ou de fatores ecolgicos.
Mello Filho, Jlio. Psicossomtica hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992.
Revista Ser Mdico-CREMESP. Nov./2002 CCBS-MED Crculo de Leitura Prof Ftima S. Bussad

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Coloco a seguir, um exemplo da metodologia dos mdulos trabalhados atravs de obras de artes plsticas, suscitando as discusses do tema mdico a partir da leitura pelo olhar reeducado na sensibilizao movida pelo artstico. O conceito de stress foi apresentado por Selye, 78 em 1936, a partir de experimentos em que animais eram submetidos a situaes agressivas de dor, frio e fome agentes de stress e sempre respondiam de forma regular e especfica anatomofuncionalmente.

78

SELYE, op. cit., p. 121.

59

Stress fsico, psicolgico ou social compreende um conjunto de reaes e estmulos que causam distrbios no equilbrio do organismo, freqentemente com efeitos danosos. O stress psicolgico relatou alteraes hormonais em equipes nuticas de competio nas horas que antecediam as provas: e aumento da excreo urinria dos hormnios da supra-renal em pilotos e instrutores aeronuticos em vos simulados. O stress social aponta situaes como exposio a rudos, aglomerao urbana, isolamento, trabalho montono e repetitivo; o que corresponde ao modo de viver das grandes metrpoles como poderosos fatores de doena, principalmente as doenas cardiovasculares.
Mello Filho, Jlio. Psicossomtica Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas sul, 1992.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Revista Ser Mdico - CREMESP Set./2002 CCBS-MED Crculo de Leitura Prof Ftima S. Bussad

O sistema de adaptao e enfrentamento o conjunto de mecanismos com que o organismo reage aos agentes do stress, representando a forma como cada pessoa avalia e lida com estas agresses. Estes mecanismos explicam por que avaliamos desta ou daquela forma a situao desafiadora, enfrentando-a ou no, a partir de decises muito pessoais, com maior ou menor repercusso sobre o organismo.

60

O p acien te m elanc lico , m uito auto destru tiv o face p red o m inn cia d o in stinto d e m o rte, in flig e e p erp etu a so frim en to p ara si e para o s o utro s.
M ello F ilh o, Jlio . P sicossom tica h oje. P orto A legre: A rtes M dicas S U L , 1 99 2

M elan co lia - A m a d eo M o d iglian i. C ole o d e A rte - E d ito ra G lob o. C C B S M E D C rcu lo d e L eitu ra - P rof F tim a S . B u ssad

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Segundo Galeno, m ulheres m elanclicas pareciam ser m ais suscetveis a desenvolver um cncer do que aquelas que ele cham ava de sangneas. A travs de experincias prticas, observou-se a im portncia do estado em ocional dos pacientes na evoluo de doenas infecciosas e neoplsicas.
M ello Filho, Jlio. Psicossom tica Hoje. Porto A legre: Artes M dicas sul, 1992.

Paul gauguin. Seios em Flores V erm elhas ou D uas Taitianas. Coleo de A rte. Editora G lobo CCBS-M ED Crculo de Leitura Prof Ftim a S. Bussad

61

O organismo quando exposto a um esforo desencadeado por um estmulo percebido como ameaador homeostase, seja ele fsico, qumico, biolgico ou mesmo psicossocial, apresenta a tendncia de responder de forma uniforme e inespecfica, anatmica e fisiologicamente, respostas que constituem uma sndrome: Sndrome Geral de Adaptao. Se os estmulos estressores continuarem a agir poder haver falhas nos mecanismos de defesa, perda de reservas e morte.
Mello Filho, Jlio. Psicossomtica Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas sul, 1992.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Revista Ser Mdico - CREMESP Mar./2003 CCBS-MED Crculo de Leitura Prof Ftima S. Bussad

O ser humano capaz de adaptar-se ao meio ambiente desfavorvel, mas esta adaptao no ocorre impunemente. Levi (l971) O estudo de parmetros imunolgicos em indivduos deprimidos conclui que a funo imune estaria reduzida em indivduos enlutados e com graus importantes de depresso. A avaliao da competncia imunolgica de estudantes de Medicina e pacientes ambulatoriais, no psicticos, em situaes de solido, indica que este estado pode implicar reduo ou supresso da atividade de clulas NK, que so clulas consideradas chaves na vigilncia do organismo sobre o crescimento de elementos tumorais. Estados de nimos positivos poderiam associar-se a um aumento da sobrevida de pacientes portadores de AIDS e padecendo de neoplasia.
Revista Ser Mdico. CREMESP Nov./2002 CCBS-MED Crculo de Leitura Prof Ftima S. Bussad
Mello Filho, Jlio. Psicossomtica Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas sul, 1992.

62

Todo fenmeno humano um fenmeno social, como tambm a ordem social existe unicamente como produto da atividade humana. Desenvolvimentos orgnicos significativos se completam aps o nascimento do beb. O organismo humano desenvolve-se, ento, em interao com o grupo no qual se insere.

Publicao Especial - Fotografias ECO/92 CCBS-MED Crculo de Leitura Prof Ftima S. Bussad

O ser humano obrigado pela sua constituio biolgica a buscar a


PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

satisfao instintiva, canalizadas atravs de vias socialmente determinadas: o qu e quando comer, o dia, a hora e o local, a convenincia, a atividade profissional, as regras de tica... 79

Fatores de risco de doena coronria: Estruturas de organizao do trabalho alienado, coercitivo, sem criatividade, em que o indivduo que o executa no tem controle sobre o seu processo de trabalho, sendo a tarefa aborrecida; com relaes de trabalho fragmentadas e competitivas, tm a possibilidade de produzir experincias subjetivas de alienao, que se caracterizam por sensao de falta de poder, insatisfao e frustrao. A dieta, hbito de fumar e falta de exerccio revelam uma forma de viver, de organizar-se frente s vicissitudes da vida.
Revista Ser mdico CREMESP Dez./2002 CCBS-MED Crculo de Leitura Prof Ftima S. Bussad
Mello Filho, Jlio. Psicossomtica Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas sul, 1992.

A sexualidade tambm faz parte da plasticidade do organismo humano e de sua disposio especial para sofrer as influncias sociais.
79

BERGER apud Mello Filho, Jlio. Psicossomtica hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992.

63

A Psicossomtica faz parte da Medicina Integral, e concebe o ser humano, tanto na sade como na doena, como um ser biopsicossocial. Estuda a pessoa como ser histrico; sistema nico constitudo por trs subsistemas: corpo, mente e social.
Mello Filho, Jlio. Psicossomtica Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas sul, 1992.

no dia em que o profissional da rea de sade perguntar ao paciente como o seu trabalho, como est no trabalho, onde, como e com quem mora, quanto tempo demora para ir de casa para o trabalho e vice-versa, teremos uma revoluo no atendimento e na promoo da sade.
Carlos Aparecido Clemente-Coordenador do Dept de Segurana do Sind. Metalrgicos de Osasco

Um grande nmero de estudos epidemiolgicos, de Psicofisiologia e de Psicoendocrinologia demonstram que so vrios os agentes ambientais e scioeconmicos-culturais na sociedade industrial e urbana, potencialmente patognicos.
Mello Filho, Jlio. Psicossomtica Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas sul, 1992.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510601/CB

Borboletas - Odilon Redon. Coleo de Arte Editora Globo CCBS-MED Crculo de Leitura Prof Ftima S. Bussad

Umberto Eco destaca o ltimo sculo como do triunfo tecnolgico, do estresse e do enfarte. 80 O grande processo de materializao coisificou o mundo, o ser humano e os seus ideais. O mdico, deslumbrado diante dos diagnsticos computadorizados, dos progressos da qumica farmacutica e das tcnicas cirrgicas, passou a exercer uma medicina impessoal e tcnica; afastando-se do homem, esqueceu que o paciente tem seu potencial de fora vital. De acordo com dados da organizao Mundial de Sade, o stress responsvel por 90% das consultas mdicas. Diante deste fato, muito se questiona o valor dado aos progressos da cincia cartesiana, e o uso sistemtico de tecnologias modernas; em contraponto, preciso revitalizar valores voltados para a esttica, a confiana, a subjetividade, a afetividade e qualidade de vida.

80

ECO apud ALBERTON, Jos Galvani. tica, Direito e Medicina: breves reflexes. Revista Biotica, CFM vol. 11-2003

También podría gustarte