Está en la página 1de 12

A HOMOSSEXUALIDADE E O BULLYING

Jairo Barduni Filho1 Kelly da Silva1 Dileno Dustan Lucas de Souza1 Campus UFV- Centro Viosa- Minas Gerais. Celular: 031 93067077 jbvicosa@hotmail.com

1. INTRODUO
A intolerncia, a ausncia de parmetros que orientem a convivncia pacfica e a falta de habilidade para resolver os conflitos so algumas das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar. Atualmente, a matria mais difcil da escola no a matemtica ou biologia e sim a convivncia para muitos alunos e de todas as sries, talvez seja a matria mais difcil de ser aprendida. Cleo Fante (2005: pg. 91)

Quando se fala em fenmeno bullying2, isto inclui tambm a questo de uma educao que leve em conta o debate e a insero de temas como a homossexualidade, pois trazer a diversidade para dentro da escola imprescindvel no que diz respeito ao reconhecimento dos direitos humanos. A escola ento fica sendo uma das instituies encarregada desse papel, pautando-se na diversidade, pluralidade, por uma educao emancipa tria, e o corpo docente e seus gestores que nela se encontram, so os agentes nessa perspectiva de planejamento, e efetivao de polticas pedaggicas visando construo dessa educao libertadora. Sabemos que uma formao no se d apenas no conhecimento das disciplinas obrigatrias que por vezes acaba por cristalizar ainda mais a concepo preconceituosa que parte dos alunos constroem sobre a questo de Lsbicas, gays, bissexuais e, transexuais (LGBT). Nossa sociedade vive um processo de rpido crescimento e profundas transformaes, nessa esteira se afirma o grupo LGBT que vem emergindo seja pelos recordes das conhecidas

Universidade Federal de Viosa UFV/DPE Quando eu trago o fenmeno bullying concebo em sua amplitude raa, etnia, classe, mais neste artigo darei mais nfase ao aspecto da sexualidade.
2

paradas gays, ou pela publicizao da questo por meio de personagens em novelas, por exemplo. E o que vem sendo feito para garantir os direitos desse grupo minoritrio que representa cerca de dez por cento da populao brasileira? Segundo o relatrio Kinsey3. Esse um questionamento necessrio e procedente, num pas que por um lado tem um nmero recorde de participantes em paradas gays, amarga tambm o lado negativo de ter um dos mais altos ndices de violncia homofobica do mundo. Superando pases islmicos onde existe a condenao para atos homossexuais. Sabemos que por mais que tenham ocorrido alguns avanos. Ainda estamos longe de pases onde a legislao e prtica j esto bem efetivadas. No atual situao trago a educao ento como um dos instrumentos para mudana de compreenso e formao de sujeitos ativos na busca de seus direitos, na luta pela democracia, e respeito diversidade, pois como futuro educadores acreditamos no poder da escola como ainda o espao de formao crtico-social da sociedade em que o aluno est inserido, j que todas as reivindicaes de luta de grupos e classe converge para dentro da escola como espao onde deveria se discutir e problematizar tais questes. E trago o fenmeno bullying4 como uma das violncias a qual a criana e suas caractersticas sexuais so as vitimas principais.

A publicao do primeiro volume do famoso relatrio sobre a sexualidade humana (Sexual Behavior in the Human Male), em 1948, deu origem a uma enorme polmica nos Estados Unidos. O livro foi um dos mais vendidos naquele ano. Rapidamente, Kinsey se transformou numa celebridade, considerado at hoje como uma das personalidades mais polmicas do sculo XX. Foi capa dos principais jornais e revistas do pas. O segundo volume, abordando a sexualidade das mulheres (Sexual Behavior in the Human Female) foi publicado em 1953. A controvrsia que da resultou foi inevitvel, pois certos dados chocavam a estrutura clssica da famlia americana no final da dcada de 1940 e incio da dcada de 1950. A Amrica acabava de descobrir que, segundo os estudos de Kinsey, 92% dos seus homens e 62% das suas mulheres se masturbava. E que 37% dos homens e 13% das mulheres j tinham tido uma relao homossexual que lhes tinha proporcionado um orgasmo. Neste caso, os fatos foram noticiados pela imprensa sensacionalista como uma verdadeira bomba. Os seus relatrios foram vistos por muitos como o incio da revoluo sexual da dcada de 1960. Apesar de ainda hoje encontrarmos dados resultantes do Relatrio Kinsey, h que ter em conta que esses mesmos dados tm cerca de 50 anos e que, certamente, muitas das prticas e percentuais da poca podem certamente ter se modificado. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Kinsey#O_Relat.C3.B3rio_Kinsey- Relatrio Kinsey acessado em 29/06/08). 4 O bullying, termo sem equivalnte em portugus, um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivao evidente, de forma velada ou explicita, adotada por um ou mais individuos contra outro(os), causando dor, angustia e sofrimento. Est presente na familia, na escola, no trabalho, na comunidade. Est presente na famlia, na escola, no trabalho, na comunidade...Mas na escola e no trabalho que o fnomeno bullying se revela, se acentua e marca de forma indelvel a alma do indivduo, aterrorizando-o e levando-o a reaes desesperadas, podendo chegar at o suicidio.(Cleo Fante- 2005)

2. A LINGUAGEM DENTRO DA ESCOLA


A lngua a realidade imediata do pensamento. Da mesma maneira que deram ao pensamento uma existncia independente, os filsofos foram obrigados transformar a lngua em um campo independente. (Marx e Engels, 1976, pag.43).

A linguagem uma questo muito importante dentro dessa conjuntura em que se encontra a escola e o bullying, pois a criana acaba ouvindo e reproduzindo termos pejorativos como sapato, e viado sejam atravs da famlia, amigos (as) de escola, mdia, vizinhos etc. Na forma a qual apresento a questo da linguagem, me questiono de que forma o professor pode ser um agente nessa quebra de linguagem viciosa? A injria que ocorre na forma do linguajar acaba por trancar possibilidades do prprio sujeito se conhecer, e reconhecer sua sexualidade. Pois a impresso passada quando ocorre o referimento a uma criana sobre sua sexualidade diferente do que se ensina em casa, esta criana logo repudia e toma aquilo como sendo dentro de suas curiosidades sexuais forma imprpria que nunca deve ser falada, mesmo que se deseje. A masculinidade se constri e se afirma contra a homossexualidade, o que logo se concentra sempre uma violncia prestes a explodir de na forma do bullying. Pois se dito com tanta nfase, ou at mesmo na entonao de voz deixando claro que se trata de algo ruim, ou gesto ao se repudiar algum inferindo injurias como mulherzinha, e machinho acaba deixando uma lacuna aberta para que este repdio e a injuria se reproduz com facilidade. Assim sendo dentro das prticas sociais o menino e preparado a se portar como um homem viril, com a sensibilidade aparada, e as meninas tratadas como mocinhas delicadas, e submissas. Este fato se deve a uma linguagem sinttica e direcionada a conduzir os alunos (as) a perceberem o lugar deles enquanto gnero. E a escola como instituio de poder que , faz exerce esta funo com primazia. Outro aspecto que a forma de organizao social em que os participantes dessa violncia esto organizados e importante para entendermos o porqu eu trouxe no comeo deste artigo que apesar de enfatizar a sexualidade, no podemos deixar de perceber como que a classe, raa, caractersticas hereditrias esto fortemente imbricadas neste contexto.
Pois a fala portanto condicionada pela hierarquia e dominao e pela resistncia as mesmas, pois as relaes que se estabelecem dentro da escola o reflexo da disparidade que h entre ricos e pobres, brancos e negros,heterossexuais e homossexuais. A linguagem, no mundo real, no regida pela universidade das normas morais, mas pelas estruturas desiguais

da ordem social e sexual. O ato de fala que a injuria no evidentemente sustentado pela busca de uma comunicao intersubjetiva. Ele no instaura a intercompreenso entre dois sujeitos abstratos e iguais em direito. Na situao da injria, no se trata de contrair uma relao, mas ao contrrio, de instituir e de perpetuar cortes entre classes de seres sociais e sexuais. (Eribon,125:2008)

A forma com que o professor ir tambm se referir a turma no coletivo influncia inconsciente numa formao patriarcal exaltando sempre a linguagem no masculino, como (alunos, seus colegas, at mesmo referindo-se no masculino como respeitem o professor etc.), esse tipo de tratamento leva a criana a ir cristalizando estes termos, e construindo uma concepo que o mundo masculino que o mais valoroso, que ao homem que se deve respeito. Em suma falar da sexualidade significa romper com a situao normal, j que est definida pela linguagem e forma de tratamento que se d cotidianamente a sexualidade perifrica. 3. A HOMOFOBIA Sobre a questo da homofobia esta passa a ser aplicada sobre os homens que possuem um comportamento denunciador feminino, no Brasil a homofobia ganha fora atravs da mdia, que incita em programas humorsticos, novelas, programas policiais, programas religiosos, deixando que os prprios clientes (telespectadores) faam seu julgamento e no se preocupando em tratar a questo da homofobia como crime, nem de promover debates informativos sobre o assunto. Ento estes tambm so responsveis pela perpetuao de crimes contra homossexuais. Ou seja, contra seres humanos, Como alerta (Foucault, 1993:101) O dispositivo da sexualidade tem, como razo de ser, no o reproduzir, mas proliferar, inovar, anexar, inventar, penetrar nos corpos de maneira cada vez mais detalhada e controlar as populaes de modo cada vez mais global Mas o que causa este modelo de educao?Ou mesmo uma padronizao? Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais a orientao sexual oferecida pela escola deve abordar todas as mensagens transmitidas pela mdia, pela famlia e sociedade, trata-se de preencher as lacunas nas informaes que a criana j possui e, principalmente, criar a possibilidade de formar opinio a respeito do que lhe ou foi apresentado. Ento novamente retomamos a questo do professor-trabalhador, que privado de uma formao completa num tocante um conhecimento que no seja o senso comum

distorcido pelos meios de comunicao, e religiosos. O que acaba por vezes acontecendo que as instituies escolares em sua ao, simplesmente no agem, pois mais fcil no se tocar no assunto, no suscitar um debate onde pode at mesmo obrig-la a se adequar caso os seus estudantes perceberem que podem sim reivindicar o direito pleno a sua cidadania, como j disse acima, no aquela cidadania transmitida como tida a correta pelos rgos governamentais, onde inclusive a mdia se torna um aliado a essa perpetuao de falsa ideologia cidad. A criana em qualquer que seja a pedagogia inferida j est sendo moldada preparada para aprender a ser homem ou mulher, sufocando qualquer outra sexualidade que comea por despertar, pois a sua descoberta pode acarretar sua excluso, e melindres por parte daqueles que esto a sua volta. 4. O BULLYING PERPASSANDO A VIDA ESCOLAR Vrios so os estudos que mostram os altos ndices de homofobia dentro das escolas, em diferentes nveis de escolaridades, perpassando o ensino bsico, chegando a graduao vrios so os estudantes LGBT que sofrem descriminao na poca de estudantes, e ainda continuam sofrendo, e a escola possui uma parcela no processo formativo que ela adota, percebe-se que h uma distncia entre a teoria e prtica. Ou seja, da lei prescrita sob aparatos legais, e a ao implementada no cotidiano. At porque no h obrigao das escolas em seguir as diretrizes que so indicadas para elas, atravs de documentos como os Parmetros curriculares. E os currculos que so elaborados dentro da perspectiva de gnero por vez acabam reforando caractersticas dominantes e machistas, buscando tratar a questo da mulher, a questo da raa, mas a questo da diversidade sexual ainda parece ser um gargalo que no se afirma enquanto ao pedaggica.
Ora, a instituio de uma Base Nacional Comum com uma Parte Diversificada, a partir da LDB, supe um novo paradigma curricular que articule a Educao Fundamental com a Vida Cidad. Assim as escolas com suas propostas pedaggicas, estaro contribuindo para um projeto de nao, em que aspectos da Vida Cidad, expressando as questes relacionadas com a Sade, a Sexualidade, a Vida Familiar e Social, o Meio Ambiente, o Trabalho, a Cincia e a Tecnologia, a Cultura e as Linguagens, se articulem com os contedos mnimos das reas de Conhecimento. (Diretrizes Curriculares Nacionais. Cmara de Educao Bsica -Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental parecer CEB 04/98)

A omisso de professores e gestores se mesclam com a falta de uma formao anterior para o trabalho com temas como Homossexualidade na sala de aula, levam os professores a no perceberem, ou no saberem como agir em relao a descriminaes ocorrentes em sala de aula, ou tratando a sexualidade ainda dentro de disciplinas estanques como cincia/biologia, de forma anatmica binria com os rgos sexuais masculinos e femininos, no fazendo meno a qualquer outro tipo de sexualidade que no seja aquela normalizada pela sociedade e disseminada como a nica possvel, e correta. E at mesmo essa omisso se mescla com o desrespeito at mesmo com os profissionais que incitam o desejo de se trabalhar com a temtica na sala de aula, pois erroneamente isto logo precede um indicio que aquele professor seja homossexual, reforando o preconceito e sexismo dentro da instituio escolar. O que se torna um desrespeito com o aluno LGBT que no se sente integrante daquela explicao padronizada, sendo sempre adotado pela sua condio biolgica seja em sala de aula, ou na educao fsica, com esportes determinados para meninos x meninas (vlei para meninas, futebol para meninos, e por ai vai se se reforando os papeis sociais) sendo as crianas alvo constante de Bulliyng, por no se adequarem aquele esporte, ou por manifestarem o desejo em praticar o esporte contrrio aquele indicado a ele (a). Vale lembrarmos tambm que os livros didticos tambm que so fornecidos pelo governo federal no se adequam quanto a tratar do assunto, pois no h nem nos textos nem ilustraes que mostrem o novo perfil de famlia que vem surgindo, prevalecendo ainda a imagem da famlia patriarcal( Pai, me, e filhos), o que acaba por entrar em conflito com qualquer tentativa de rompimento com essa ideologia cristalizada. Ou seja, por um lado escola no est preparada para lidar com tal assunto, percebemos que a sociedade como um todo tambm falha no seu papel de respeito s diferenas sexuais, seja o governo federal, ou qualquer outra instituio. Da mesma forma em que a homofobia jogada por debaixo dos panos pelos professores, e gestores, tambm acontece dentro da universidade, pois alm de existir uma omisso pelas vitimas, devido a morarem em um prdio onde o gay minoria, este tem medo de retaliao, bem como na escola onde o menino coibido pelo grupo homogneo de contar sobre a violncia vivida, o morador de alojamento sabe que seu caso, ser mediado de forma a abafar o ocorrido, alm de coloc-lo mais em evidncia, acaba reforando o ato homofobico. E a Universidade que teria supostamente o dever de se posicionar nestes casos vem se colocando de forma neutra.

Acredito que apesar do bullying ser algo pesquisado e tido mais dentro do mbito escolar, muito se percebe o acontecimento deste fenmeno dentro de casa, com o pas maltratando e humilhando os prprios filhos com xingamentos, dando continuidade ao que ocorre na escola, ou seja, a linguagem vem sendo novamente usada num contexto do domnio do filho pelo pai, onde estes so maltratados na frente dos colegas, de vizinhos, e estas atitudes acabam por estigmatizar a criana dentro do seu bairro, na escola, onde o contrrio tambm verdadeiro, ocorrendo o estigma da escola para a casa. Entre os xingamentos mais comuns sofridos pelas vitimas de Bulliyng so aqueles em relao sua sexualidade: (bichinha, mulherzinha, mulher-macho) comumente usado para fragilizar a criana, numa sociedade onde masculinidade est intrinsecamente ligada a atitudes viris, o choro tambm tem um peso significativo para o agravo desses xingamentos. Alm de fortalecer o repdio por tudo aquilo que parece remeter ao feminino, reproduzindo o modelo patriarcal burgus capitalista.
Segundo Levisky, na famlia existe uma cultura de violncia como forma de educao. Essa cultura violenta est estreitamente relacionada idia de que os filhos so propriedades dos pais, que tm sobre eles o direito de vida e morte. Comumente presenciamos me ou pai que maltratam publicamente seus filhos, sem qualquer punio para seus atos e sem contar com a ao da comunidade em sua defesa. (2005: p. 184)

Est claro que o sexismo na escola, causa sofrimento criana, que assim ir aprender que ela deve se comportar como menino, ou menina, de acordo com o rgo sexual dela, sendo privada a criana de expor sentimentos, vontades, colocando em risco o processo pedaggico, e psicolgico infantil, e adolescente. A descriminao no mbito escolar abre um caminho de difcil volta na vida de da criana, j que este carregar para sempre na memria essa fase da vida, alm de poder reproduzir futuramente a descriminao sofrida, num despertar de violncia (Atos homofobicos). Pois se esta situao causou tanto sofrimento na infncia, esta criana pode assimilar o desejo de querer dominar atravs de atitudes violentas julgando o homossexual como ser inferior digno de sofrimento e at de morte. 5. AS IMPLICAES DA CLASSE Bourdieu, juntamente com Passeron (1970) trazem o conceito de violncia simblica, partindo de princpios que a cultura ou o sistema simblico dominantes so arbitrrios, pois se assentam em preconceitos tidos como naturais como: Mulher fraca, pobre so preguiosos,

que os homens brancos so mais inteligentes que os homens negros, que todo homossexual um doente, etc. Assim define-se violncia simblica como difundido em mitos, smbolos, imagens, mdia, e construes sociais. Enfim ser uma criana branca filha de uma elite trs uma diferena na intensidade que se sofre a violncia, em relao a uma criana, negra, e pobre. Ou seja, gnero, classe e raa esto intrinsecamente ligados ao fenmeno bullying. Filhos das classes dominantes e dominadas travam uma luta no que diz respeito violncia escolar, e a tentativa da hierarquizao entre os dois lados, implicados dentro da linguagem, dos cdigos, dos signos presentes nas relaes cotidianas e da resistncia tambm do dominado em sair dessa situao de inferiorizao, sendo um reflexo do modelo vivenciado pelos pais no principalmente no trabalho, onde os pais de uns so empregados dos pais de outros que so os patres. E da fica a pergunta ser que estes pais tm conscincia do que os filhos sofrem na escola, e isso acaba sendo um reflexo das atitudes que eles tomam, da postura que eles se colocam seja no trabalho, mas principalmente dentro de casa, na presena dos filhos? Pois no raro para o filho do operrio escutar todas as queixas de seu trabalho, da explorao sofrida, da submisso obrigatria destes para com seus chefes, e o contrrio tambm verdadeiro, o filho do patro ouvir seu discurso demaggico, sua postura autoritria perante seus funcionrios, e estes dois exemplos tendem a ser assimilados em casa, e reproduzidos na escola. Portanto torna-se fundamental que os pais tenham conscincia do papel deles enquanto modelos a serem seguidos pelos filhos, pois o professor no tem dificuldades de romper com essa inculcao dos alunos, seja pela postura submissa, ou pela postura autoritria, dessa forma a escola e a famlia necessitam estar em consonncia no que diz respeito do bullying.
Este fazer a opresso real ainda mais opressora acrescentando-lhe a conscincia da opresso, a que Marx se refere, corresponde relao dialtica subjetividadeobjetividade. Somente na sua solidariedade, em que o subjetivo constitui com o objetivo uma unidade dialtica, possvel a prxis autntica. A prxis, porm reflexo e ao dos homens sobre o mundo para transforma-lo. Sem ela, impossvel a superao da contradio opressor-oprimido. (FREIRE: 1978, pg. 40)

6. O FENMENO BULLYING A palavra violncia polissmica, medida que fruto da sociedade onde a criana est inserida, e como esta criana define a violncia, e at que ponto existe uma tolerncia do

ato cometido, dentro da escola, principalmente no recreio, o ptio o cenrio onde ocorre a maioria de casos de bullying. O fenmeno antigo, e a partir da dcada de 1970 que comearam estudos sistemticos sobre a violncia na escola, disseminando o conceito desta violncia. O fenmeno e considerado novo devido somente agora que a sociedade desperta para este problema, e ao mesmo tempo se caracteriza como uma problemtica antiga devido a ser uma violncia que sempre existiu de crianas valentonas coagirem as aparentemente mais indefesas. De nada adianta a escola instalar cmeras, se no se tratar das questes interpessoais, se no apostarem no dilogo entre as diferenas, no descortinando assuntos como homossexualidade, racismo, xenofobia etc. E uma das armas que os agressores mais usam para humilhar e coibir suas vitimas apontar as tendncias homossexuais da vitima, causando o sofrimento prolongado da criana, caso no se detecte a agresso, pois em boa parte dos casos as vtimas sofrem caladas, sendo ameaadas a se calar. Ou seja, este tipo de violncia seria o que Bourdieu (1970) traz como a violncia simblica, onde esta atingi de forma mais intensa e provoca um efeito maior, do que a violncia fsica. Dentro de um Habitus5 formalizado pela escola. O quadro da violncia vai progressivamente se agravando, e os sintomas vo aos poucos sendo percebidos em casa, como medo, depresso, fobia pelo contato com outras crianas, pesadelos, e isolamento, e medo da escola sendo explicado atravs de mentiras para no ir a aula, diante deste quadro importante que os pais se atenham quanto o que est havendo nesta relao entre o filho e a escola, e procurar tecer um dilogo e contato maior com esta criana, para que dessa forma ela consiga identificar o bullying. Lembrando que o contato com a professora do seu filho tambm fundamental estreitar este lao pode ser a chave para evitar que o quadro se agrave, detectando o problema a tempo de se tomar uma atitude.

Conceito de habitus para BOURDIEU: "sistemas de posies durveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, quer dizer, enquanto princpio de gerao e de estruturao de prticas e de representaes que podem ser objetivamente 'reguladas' e 'regulares', sem que, por isso, sejam o produto da obedincia a regras, objetivamente adaptadas a seu objetivo sem supor a visada consciente dos fins e o domnio expresso das operaes necessrias para atingi-las e, por serem tudo isso, coletivamente orquestradas sem serem o produto da ao combinada de um maestro" (BOURDIEU apud MICELI, 1987: XL). "(...) sistema de disposies durveis e transferveis que, integrando todas as experincias passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepes, apreciaes e aes, e torna possvel a realizao de tarefas infinitamente diferenciadas, graas s transferncias analgicas de esquemas que permitem resolver os problemas da mesma forma e graas s correes incessantes dos resultados obtidos, dialeticamente produzidas por estes resultados" (ibid.: XLI).

7. JUSTIFICATIVA Ao escolher este tema para discurso, trouxe junto o sentimento que me afligia como pesquisador, e morador de um alojamento, que o da rotina de um estudante universitrio Gay, lgico remetendo-me a minha prpria trajetria escolar, conhecendo bem a discriminao, insultos, agresses verbais, e constrangimentos que um aluno com tendncias homossexuais sofre. Tambm percebi muito dessa questo do bullying principalmente ligado ao gnero em estgios que venho fazendo em escolas da cidade de Viosa, e como que os professores ainda no possuem a preocupao de se tratar a questo da diversidade sexual, percebo que a raa vem sendo trabalhada de forma lenta mais presente, entretanto a falta de dilogo nas salas, de afirmao de papis femininos e masculinos continuam a ser uma constante nesta minha observao. Cada vez mais as crianas de hoje em dia tem contato com gays, lsbicas, bissexuais, dentro da famlia, na vizinhana, ou at mesmo dentro da prpria escola, e como vivemos numa sociedade de informaes, eles acabam de alguma forma encontrando explicaes errneas, e preconceituosas a respeito da opo sexual desses indivduos. Por esta razo, pela experincia profissional e individual que tenho que sinto a necessidade de escrever sobre o assunto, no intuito de problematizar e alertar pais, profissionais da educao quanto a este fenmeno e sobre nossa co-responsabilidade como traz Fante (2005). Outro fato que me move a escrita deste artigo a falta de material sobre o assunto, tanto deste quanto de materiais que tratem o tema LGBT havendo um dficit didtico pelos livros, quanto da prpria metodologia de trabalho das escolas em levar para a discusso este assunto.
Avaliar e propor estratgias para fortalecer o Brasil sem Homofobia, programa de combate violncia e discriminao GLBT da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, que visa ainda promoo da cidadania homossexual. (In: www.conferencianacionalglbt.com.br/imprensa.php.) acessado em 26/06/08)

Fica claro tambm que a descriminao uma das causas que agrava as desigualdades sociais, pois medida que os indivduos so alvos de mecanismos discriminatrios, maior o fortalecimento de uma sociedade patriarcal, capitalista, e segregadora, e menor ser a possibilidade do sujeito ascender a essa situao negativa fomentada por estes mecanismos.

8. CONSIDERAES FINAIS Neste sentido este estudo mostra como que o Bullying est intrinsecamente associada prtica da homofobia, e consequentemente combate de um significa uma diminuio significativa da outra, cabe as escolas e comunidade em geral (professores, gestores, funcionrios, pais) enfim todos os agentes sociais se voltarem mais para este assunto, j que a homossexualidade no tratada na escola como se deve isso quando colocado em pauta. Os professores parecem preferir pensar que as tendncias homossexuais das crianas iro desaparecer quando estas forem crescendo, e por isto atribuem as agresses a outros fatores, e ignoram o verdadeiro motivo de perseguies, humilhaes etc. Desta maneira vejo ser de suma importncia que a escola incorpore a discusso e fomente dispositivos de debates sobre o assunto, pois no tem como combater o Bullying sem entender que este um produto da sociedade atual insistindo em alijar as diferenas, e continua exaltando o modelo eurocntrico, e binrio de sociedade. E que s atravs da promoo do encontro dos diferentes que iremos constituir uma nova gerao de crianas e adolescentes mais saudveis, e ajudar na constituio de um pas sem homofobia, e racismo. Apenas quando a sociedade se mobilizar em prol da cooperao de todos e que iremos modificar o quadro de violncia que encontramos em nossas escolas e sociedade. REFERNCIAS BOURDIEU, Pierre. PASSERON Jean Claude. A reproduo elementos para uma teoria. Do sistema de ensino, Lisboa, 1970. BRASIL, Presidncia da Repblica e Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoo e Defesa e Defesa dos Direitos Humanos. Acessado em 29/06/2008 BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PARECER CEB 4/98. acessado em 29/06/08. BRASIL, Cmara de educao bsica. Disponvel em http://www.zinder.com.br/legislacao/dcn.htm#ceb498. Acessado em 29/06/08. ERIBON. Didier. Reflexes sobre a questo gay, Rio de Janeiro, Companhia de Freud, 2008. 277 p. FANTE, Clo. Fenmeno Bullying. Campinas: Versus, 2005. 224 p. FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir. Petrpolis: Vozes, 1977. 262 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido: Editora Paz e Terra, 1978. 107 p.

KARL Marx e FRIEDRICH Engels, A ideologia Alem. 3edio, Moscou: Progress Publishers, 1976. 138 p. Texto-base da conferncia nacional de gays, lsbicas, bissexuais, travestis, e transexuais Direitos humanos e polticas pblicas: o caminho para garantir a cidadania de gays, lsbicas, bissexuais, travestis, e transexuais: 2008. Disponvel em: www.conferencianacionalglbt.com.br/imprensa.php. Acessado em 25/06/2008. WOOD, Ellen Meiksins. FOSTER, John Bellamy. Em defesa da Histria Marxismo e Ps Modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1999. 216 p.

También podría gustarte