Está en la página 1de 31

APLICAES DA DERIVADA Roteiro de estudo

1 RELEMBRANDO O CONCEITO DE DERIVADA

1)Tangente circunferncia

2) Reta t tangente curva, cortando outro ponto da mesma

3) Aproximaes para a reta tangente a P a partir da secante por P e Q

4)

5)

6)

2 CONSEQUNCIA IMEDIATA DA DEFINIO: A DERIVADA COMO TAXA DE VARIAO INSTANTNEA A derivada pode ser vista como taxa de variao instantnea de uma determinada propriedade ou varivel em estudo de acordo com a Cincia especfica que a estuda. Substituindo f(x) por outra simbologia, temos o seguinte: a) Na Fsica Se f(x) for substituda por s(t), em que s(t) denota a posio de um ponto material no plano ou espao com o tempo t, a derivada s(t) denotar a velocidade instantnea do ponto material. b) Na Qumica Se f(x) for substituda por C(t), em que C(t) denota a concentrao molar de um dado reagente qumico em uma reao qumica com o tempo, a derivada C(t) denotar a taxa de variao instantnea de mols de reagente, enquanto este reduz a sua quantidade durante a reao. c) Nas Cincias Biolgicas Se f(x) for substituda por p(t), em que p(t) a populao de uma colnia de bactrias com o tempo, p(t) representar a taxa de variao instantnea d e bactrias dessa populao. d) Em Economia Se f(x) for substituda por C(x), em que C representa o custo da quantidade de unidades x produzidas em uma empresa, ento C(x) ser a taxa de custo em se produzir o prximo produto, ou custo marginal, conforme terminologia adotada em Economia. O uso da derivada est envolvido em inmeras outras aplicaes tais como: - teste das derivadas primeira e segunda para inferir o esboo de grficos (com o uso tambm de limites) para se fazer a localizao de mximos ou mnimos absolutos ou locais, pontos de crescimento ou decrescimento, pontos que indiquem concavidade para cima ou para baixo na funo; - regra de Lhospital, com a qual se pode avaliar limites de quocientes o u diviso de funes em que recai em formas indeterminadas difceis de serem avaliadas; - linearizao de funes mais complexas para tornar mais fcil a aplicao das mesmas em modelos matemticos usados em diversas Cincias, pelo fato de produzir uma estimativa boa, embora sujeita a pequenos erros, do verdadeiro valor da funo; - problemas que envolvem minimizao de custos e tempos operacionais, de uso de material, de distncia a se percorrer, e tambm maximizao de lucro, de velocidade atingida de volume ou rea, etc, enfim, problemas que envolvam a otimizao de algo

- problemas de taxas relacionadas, as quais relacionam a taxa de variao de uma determinada propriedade em um sistema com a de outra propriedade que se deseja saber, atravs da modelagem de como ocorre a relao dessas propriedades. Pode-se citar mais aplicaes, porm vamos explorar a priori apenas as aqui as aqui mencionadas. Exemplo 1:

3 MXIMOS E MNIMOS DE FUNES

DEFINIO 1

A funo tem um mximo absoluto (ou mximo global) em c, se f(c) f(x) para todo x em D, onde D o domnio de f. O nmero f(c) chamado valor mximo de f em D. Do mesmo modo, f tem um mnimo absoluto em c se f(c) f(x) para todo x em D, e o nmero f(c) chamado valor mnimo de f em D diante. Os valores mximos e mnimos de f so chamados de valores extremos de f.

DEFINIO 2

DEFINIO 3

exemplos na figura f

7) Mnimo em a e mximo em d

DEFINIO 4
Uma funo tem um mximo local (ou mximo relativo) a em c, se f(c) f(x) quando x estiver prximo de c. [Isto significa que f(c) f(x) para todos x em algum intervalo aberto contendo c.] Do mesmo modo,f tem um mnimo local em c f(c) f(x) quando x estiver prximo de c. (exemplos nas figuras g e h)

8) Valor mnimo em 0, nenhum mximo

9) Nenhum mximo, nem mnimo

TEOREMA DO VALOR EXTREMO

Exemplos:

10) curvas e seus valores extremos O teorema no se contradiz, as duas hipteses tem que ser observadas

11) funo com valor mnimo f(2)=0, mas no tem mximo, quebra a hiptese da continuidade da funo

12) funo sem mximo e sem mnimo, quebra a hiptese do intervalo ser fechado.

TEOREMA DE FERMAT

13) Ilustrao do teorema de Fermat

Cuidados com o teorema de Fermat

Sua recproca no verdadeira. Exemplo.

14) f(x) = x3, f(0) = 0, mas f(0) no mximo nem mnimo desta funo

15) Para esta funo, f(0) no existe m mas f(0) mnimo absoluto de f(x)

DEFINIO 5

A figura 14 tem um ponto crtico em 0, pois f(0) = 0 e tambm figur a 15 tem um ponto crtico em 0, pois f(0) no existe. Exemplo:

Observao: Se f tiver um mximo ou um mnimo local em c ento c um nmero crtico


de f.

MTODO DO INTERVALO FECHADO


Estes trs procedimentos ajudam muito na determinao de valores mximo e mnimo de uma funo f em um intervalo fechado [a,b]

Exemplo 2 : Ache os extremos de f em [-2, 1/2] se

16) Exemplo 3: Maximizao de rea envolvendo o mtodo do intervalo fechado

4 A DERIVADA COMO FERRAMENTA INFORMAES DE GRFICO DE FUNOES


4.1) TEOREMA DE ROLLE

PARA

SE

INFERIR

Exemplo: Dada

4.2) TEOREMA DE DOVALOR MDIO

Geometricamente, o teorema do valor mdio afirma que f(c) o ceficiente angular da reta tangente a f por c e que secante a (a, f(a)) e (b,f(b)), conforme abaixo

17) Os teoremas de Rolle e do Valor mdio so usadso para se demonstrar outros teoremas no Clculo. eles servem para ajudar a inferir informaes sobre funes para ajudar a traar seu grfico.

4.3 TESTES ENVOLVENDO DERIVADA PRIMEIRA


Uma funo interessante da derivada ajudar a inferir informaes do traado do grfico de funes. Geometricamente percebemos que uma funo crescente sempre possui reta tangente com inclinao positiva, no intervalo de crescimento. Por outro lado apresenta inclinao negativa no intervalo de decrescimento Isso podemos ver na figura 18.

18) Assim podemos enunciar o seguinte teorema:

4.3.1 TESTE CRESCENTE/DECRESCENTE

Dada a percepo geomtrica do teorema, no valos aqui demonstr-lo ficando para os os interessados consultarem Stewart (2009), ou Leithold () Para informaes mais detalhadas para se inferir grficos de funes, ainda se pode usar o teste da derivada primeira, o qual com o auxlio do teste crescente/decrescente ajuda a desvendar se um ponto crtico de f um mximo ou mnimo local. A seguir o enunciado deste teste, cuja prova tambm pode ser consultada nas mesmas referncias citadas.

4.3.2 TESTE DA DERIVADA PRIMEIRA

A figura 19 ajuda a enxergar geometricamente a validade deste teste. Na prtica, quando o sinal de f(x) passa de positivo para negativo pelo ponto crtico c, temos que esse ponto crtico f(c) um mnimo local, j quando o sinal de f(x) passa de positivo para negativo pelo ponto crtico c, f(c) um mximo local.

19) a- mximo local

b -mnimo local

Exemplo 1: Dada

Exemplo 2: Dada

21)

4.2 TESTE ENVOLVENDO A DERIVADA SEGUNDA

Observando as figuras abaixo, percebemos que h regies em cada curva que est acima ou abaixo de sua tangente.

22)a- concavidade para cima Assim temos as seguinte definies

b- concavidade para baixo

DEFINIO 6 a)

b)

Pode-se ento enunciar o seguinte teorema: TEOREMA Se f funo diferencivel em algum intervalo aberto contendo c. Ento: (i) Se f(c)> 0, o grfico de f cncavo para cima em, (c, f(c)) (ii) Se f(c)< 0, o grfico de f cncavo para baixo em, (c, f(c)) A recproca deste teorema no verdadeira

DEFINIO 7 : PONTOS DE INFLEXO

A definio 7 na prtica define pontos nos quais h a transio da concavidade da curva de cncava para cncava para baixo ou vice-versa. Na figura abaixo podemos ver exemplos.

23) curva com pontos de inflexo : b,c,d e p, onde b,d e p indicam transio de concavidade para baixo para concavidade para cima, apenas c indica transio de concavidade para cima para concavidade para baixo e e no ponto de inflexo. O teorema a seguir trata do valor de f no ponto de inflexo TEOREMA:

Exemplo: Dada

Abaixo est o grfico deste problema

24)

De posse de todas essas informaes ainda podemos acrescer outra tambm interessante que o teste da derivada segunda, o qual nos d informaes sobre se os extremos de uma funo so mximos ou mnimos locais.

TESTE DA DERIVADA SEGUNDA PARA EXTREMOS RELATIVOS

Exemplo: Dada

25) Expostas todas essas informaes sobre os testes da derivada primeira e segunda, h uma maneira prtica de se traar grficos de funes aliando estas informaes ao conhecimento das assntotas do grfico que so determinadas por meio de limites. Vamos listar aqui um bom esquema de como usar estas informaes visando um bom esboo do grfico de uma funo.

DICAS PARA TRAADO DE GRFICO A PARTIR DE INFORMAES DA DERIVADA

Exemplo:

Tabela 6

26)

5 REGRA DE LHOSPITAL
Formas indeterminadas do tipo , , possuem uma maneira diferente de serem determinadas. Para resolv-los de forma mais eficiente usa-se a regra de LHospital, conforme definida abaixo

Que dispensando o rigor da demonstrao pode ser vislumbrada pelo seguinte resultado

Exemplos:

Quando for o caso, pode-se aplicar duas vezes seguidas ou mais, como a seguir:

Deve-se evitar erros do tipo:

Este limite no de uma das formas , , devendo-se aplicar de forma direta, como a seguir:

As expresses tambm da forma tambm uma tratamento diferenciado pela regra de LHospital. Exemplos: a) tnhamos uma indeterminao uma indeterminao do tipo 0.. Em que

tem

b)

J esta era do tipo - c) , que do . Nela se usa o artifcio

(exemplo a) Onde teremos que , e por consequncia

Assim, a regra de LLospital pode ser vista como mais uma aplicao da derivada, uma vez que facilita bastante o clculo de certos limites que com os mtodos convencionais seriam impossveis de se determinar.

6 LINEARIZAO DE FUNES
A linearizao de funes outra aplicao da derivada que muito importante nas Cincias. Vejamos o exemplo a seguir: Sabemos que a derivada define o coeficiente angular da reta tangente em um ponto do domnio de uma funo. Assim, nas proximidades deste ponto o comprimento da curva tende ao comprimento de um pequeno segmento de reta da reta tangente L(x), de forma que podemos aproximar o valor de uma funo em um ponto x atravs do clculo de L(x) neste ponto, como na figura abaixo.

27) Facilmente se sabe que a equao dareta tangente a a na figura 27 , logo uma aproximao linear para o valor de f(x) e assim a funo que representa esta aproximao que chamada funo aproximao linear de f (x). Exemplo: Determinar a linearizao da funo em a = 1.E a use para aproximar os nmeros e As aproximaes so sobrestimadas ou substimadas? Soluo: A derivada de e como f(1) = 2, e f(1) = , temos

que a equao da funo de linearizao de f(x) tal que:

, logo est prximo de 1. Em particular temos que e

, onde x

onde se v que uma boa aproximao, embora esteja sobrestimada pelo fato de L(x) estar sobre a curva, conforme a figura 28.

28)

Tambm pela tabela percebe-se a proximidade dos valores a intervalos de pequena dimenso em torno de 1, da mesma percebe-se que quanto mais L(x) se afasta de L(1), menos precisa a aproximao feita por L(x) para f(x).

Tabela 7

7 TAXAS DE RELACIONADAS
H fenmenos fsicos observveis que uma taxa de variao instantnea de uma varivel do fenmeno est relacionada a outra de outra varivel observvel. Ao se usar o devido equacionamento do fenmeno podemos encontrar a relao entre ambas e assim determinar a que se deseja saber em funo da que dada. A estes problemas em que mais uma vez a derivada se aplica damos o nome de taxas relacionadas. Vamos resolver o exemplo a seguir:

29)

8 CONSIDERAES FINAIS
A derivada um conceito da matemtica que bem mais que outros mostra o quanto que a matemtica til na vida prtica, mas vem sendo desmerecida no ensino bsico devido a falta de contextualizao com a realidade do pblico alvo. Vemos aplicaes dentro da prpria Matemtica, como no Clculo Numrico, Cincias Naturais, Cincias Sociais Aplicadas, Economia, administrao etc. necessrio que o aluno resolva bastante problemas para que se crie uma intimidade comeste maravilhoso conceito explorado e formalizado no sc. XVII por gnios como Isaac Newton, Isaac Barrow, Pierre Fermat, entre outros. A seguir se encontra uma boa seleo de exerccios para uma boa prtica deste conceito

LISTA DE EXERCCIOS
Taxas de variao e taxas instantneas

Regra de LHopital Resolva os limites abaixo usando a regra de LHospital se for o caso apropriado

Esboo de grficos Esboce os grficos a seguir com as dicas da pg. 19

Problemas de otimizao (mximos e mnimos)

Taxas relacionadas

También podría gustarte