Está en la página 1de 72

MDULO 08: CONSUMVEIS DE SOLDAGEM

OBJETIVOS Atravs do estudo deste mdulo o leitor deve tornar-se apto : 1.


Definir o que consumvel.

2. Definir o que especificao AWS para consumveis e o campo de aplicao das especificaes mais usuais. 3. Definir o que classificao AWS para consumveis. 4. Interpretar a classificao AWS de consumveis. 5. Saber qual a diferena entre as classificaes AWS de consumveis e as classificaes estabelecidas pelo cdigo ASME. 6.
Efetuar exame visual dimensional nos consumveis.

7. Analisar o sistema de controle de armazenamento, secagem e manuseio dos consumveis a partir de plano previamente elaborado. 8. Efetuar inspeo nas condies de armazenamento, secagem e manuseio. 9. Efetuar inspeo nas instalaes e equipamentos envolvidos no sistema de armazenamento, secagem
e manuteno da secagem dos consumveis.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -2-

CONSUMVEIS DE SOLDAGEM
1. Conceitos
1.1. Introduo De acordo com as
definies estudadas na Terminologia, consumveis so todos os materiais empregados na deposio ou proteo da solda, tais como: eletrodos revestidos, varetas, arames slidos e tubulares, fluxos, gases e anis consumveis. A figura 1.1 mostra alguns consumiveis de soldagem.

Figura 1.1: Alguns consumiveis de soldagem da marca ESAB.

seleo dos consumveis depende do processo de soldagem que, por sua vez, escolhido em

funo de vrios fatores, entre os quais:

Metais de base; Geometria e tipo de junta; Espessura da pea a ser soldada; Posio de soldagem; Tipo de fonte de energia; Produtividade; Habilidade do soldador; Custos de soldagem, etc. 1.2. Alguns Tipos de Consumveis

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -3-

Os tipos de consumveis empregados esto diretamente relacionados tcnica de soldagem, bem como as suas variantes, objetivando a melhora da fluidez da poa de fuso, das propriedades da solda, dentre outros. 1.2.1 Utilizados em Soldagem a Gs (processo que utiliza energia termoqumica) Gases combustveis: Acetileno, Propano; Gases comburentes: Oxignio, Ar atmosfrico; Varetas; Fluxos (Fundentes, escorificante, elementos de liga, etc.). 1.2.2 Utilizados em Soldagem a arco eltrico (processo que utiliza energia eltrica)

Arco eltrico entre eletrodo refratrio (no consumvel) e pea:

Soldagem TIG (GTAW) - Gs Inerte (Argnio, Hlio, ou a mistura entre eles);

Arco eltrico entre eletrodo consumvel e pea:

Soldagem Manual com Eletrodo Revestido (SMAW) - Eletrodo Revestido;


Soldagem TIG (Vareta ou arame) - Vareta (GTAW Manual) e arame (GTAW Mecanizado).

Arco eltrico entre eletrodo consumvel nu e pea:

Soldagem a Arco Submerso (SAW)

- Eletrodos (nus e compostos) e Fluxo; - Eletrodo nu e Gases Inertes (Argnio e/ou Hlio);

Soldagem com Proteo Gasosa (MIG) Soldagem (MAG)


O2; Ar + CO2 + O2);

- Eletrodo nu e Gases Ativos (CO2, misturas: Argnio e/ou Hlio + CO2; Ar +

Soldagem com Arame Tubular (FCAW) com ou sem Proteo Gasosa. Com Proteo Gasosa
- Eletrodo tubular e Gases (ver soldagem MAG); Sem Proteo Gasosa (Eletrodo Autoprotegido) - Eletrodo tubular.

1.3. Gases de Proteo

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -4-

Na

seleo de gases de proteo adequados para a soldagem de determinados materiais, devem ser

considerados os seguintes fatores: composio qumica, espessura do material de base, posio de soldagem e tipo de corrente. Os gases de proteo para soldagem so de dois tipos: Inertes e Reativos.

1.3.1. Gases Inertes Na soldagem os gases inertes so aqueles que no reagem com o metal lquido da poa de fuso,
neste caso so: Argnio e Hlio.

a) Argnio O argnio (Ar) um gs monoatmico pesado, com peso atmico igual a 39,94, elevado poder ionizante que favorece a abertura e estabilidade do arco. Esse gs obtido da atmosfera pela liquefao do ar e purificado at o estgio de 99,995% (grau utilizado na soldagem). O argnio muito utilizado na soldagem de material de fina e mdia espessura e em aos-ligas de alumnio, cobre, titnio e zircnio. O argonio puro deve ser evitado na soldagem de metais ferrosos, devido, principalmente, baixa fluidez da poa de fuso. Por isso se adiciona um gs ativo como, por exemplo, o oxignio e/ou dixido de carbono (CO2) para superar essa dificuldade.
O argnio, misturado em pequenas quantidades de oxignio, melhora a estabilidade do arco e a fluidez dando, como resultado final, um bom cordo de solda. A mistura gasosa entre o argnio e o oxignio (Ar + O2) utilizadas foram desenvolvidas em funo de testes em diferentes tipos de materiais, estando hoje definidas conforme indicado na tabela 8.1.

Tabela 8.1: Composies da Mistura Ar + O2 usuais em funo dos Metais de Base


Teor (%) de O2 na mistura 1 a 2% 3 a 5%
Tipo de Metal de Base

Aos de Baixa Liga Aos Inoxidveis Aos Carbono


dixido de carbono (CO2) proporciona maior estabilidade do arco,

O argnio misturado ao

sendo muito utilizado na soldagem MAG de ao carbono. Esta mistura em percentagens variveis de 8 a 25% melhora sensivelmente as propriedades mecnicas da junta soldada. A mistura 75% de Ar + 25% CO2 empregada no processo FCAW, proporcionando uma excepcional estabilidade do arco e acelerando a solidificao da poa de fuso.

b) Hlio

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -5-

O Hlio (He) um gs

monoatmico muito leve, tendo peso atmico igual a 4, com elevada

condutibilidade trmica exige uma tenso no arco mais alta do que o argnio, favorecendo, portanto, maiores velocidades de soldagem. Esse gs obtido a partir do gs natural e purificado at alcanar 99,99% de pureza. Tem como vantagem o maior rendimento, porm, seu uso limitado a soldagens que utilizem corrente contnuas (CC).

Devido ao seu maior custo em relao ao argnio, o gs hlio mais empregado na soldagem MIG, onde h interesse em soldar alumnio e cobre em grandes espessuras e soldagens com altas correntes.

1.3.2. Gases Reativos Os gases


ativos e os redutores. reativos so aqueles que reagem quimicamente com o metal lquido da poa de fuso, podendo alterar as propriedades mecnicas do metal depositado. Os gases reativos podem ser de dois tipos: os

a) Gs ativo O gs
ativo mais empregado na soldagem o CO2, que alm de poder ser utilizado sozinho para proteo da poa de fuso, pode tambm ser utilizado com o argnio na soldagem dos aos carbono e aos de baixa liga. Embora o oxignio tambm seja um gs ativo, mas nunca utilizado sozinho, geralmente combinado com o argnio (mistura binria) ou com o argnio mais CO2 (mistura trplice).

O CO2

se dissocia no interior do arco formando o CO (monxido de carbono) e oxignio atmico

produz uma proteo oxidante. Devido a esta atmosfera altamente oxidante, o metal lquido tende a se oxidar, gerando FeO. Como o carbono do ao mais vido pelo oxignio do que o ferro tem-se a seguinte reao:

C + FeO Fe + CO (1). Como a solidificao do metal lquido ocorre em uma velocidade muito elevada, isto faz com que o
monoxido de carbono (CO) fique retido no interior do cordo de solda sob a forma de poro. Com o objetivo de eliminar ao mximo a formao dessa descontinuidade, faz-se necessrio a adio de elementos desoxidantes na composio qumica do consumvel de soldagem, tais como: mangans (Mn) e silcio (Si), que reagem com o FeO atravs das seguintes reaes:

Si + 2FeO Mn + FeO Desta forma, a quantidade de

2Fe + SiO2 Fe + MnO

monoxido de carbono (CO) produzido na reao (1) ser muito

menor, quando da presena dos elementos manganes (Mn) e silcio (Si). Elementos como alumino (Al), titnio (Ti) e zircnio (Zr) tambm podem ser introduzidos na composio do consumvel com a funo de "desoxidantes".

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -6-

A maior desvantagem

do uso do dixido de carbono ( CO2) a tendncia em produzir um arco

violento, podendo gerar uma grande quantidade de respingos.

b) Gs Redutor O Hidrognio (H2) pode ser adicionado ao argonio (Ar) ou hlio (He) para aumentar a temperatura do arco e produzir uma atmosfera levemente redutora. comum na Europa a utilizao de adies de at 15% H2,
produzir poros no metal de solda muito grande. A explicao para o aumento da temperatura do arco, quando da utilizao do hidrognio molecular mas o risco desta quantidade

(H2) a seguinte: o hidrognio (em sua forma molecular, H2), ao passar pelo arco eltrico a elevadas
temperaturas, se dissocia tornando-se hidrognio atmico (H+); no momento em que estes atingem as regies mais frias do arco, os tomos de hidrognio atmico reagem entre si, formando novamente o hidrognio molecular (H2) e esta reao acompanhada de urna grande liberao de energia.

Deve ser notado

que o uso de hidrognio pode causar trincas nos aos carbono e Aos Ligados;

como tambm pode causar porosidade no metal de solda de Aos Ferrtico, alumnio, cobre e nas soldas multipasses de nquel e aos inoxidveis austenticos.

1.3.3. Comparao entre Argnio e CO2, quando utilizados isoladamente. A tabela


8.2, apresenta a influncia dos gases Argnio e CO2 nas variveis de soldagem, como tambm em algumas caractersticas do cordo de solda.

Tabela 8.2: Influncia dos gases Argnio e CO2 nas variveis de soldagem
Variveis e caractersticas Comprimento do arco Potencial de Ionizao Perdas de temperatura do arco por radiao Temperatura da poa de fuso Penetrao Seo transversal do arco eltrico Largura do cordo Altura do cordo Volume das gotas
Freqncia de gotas por segundo Argnio

Tipos de gas CO2 Menor Menor Menores Maior Maior Maior Maior Menor Maior Menor Pior Menor Menor Maior

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14

Acabamento Estabilidade do arco Dureza do cordo Temperatura do metal lquido da poa de fuso

Maior Maior Maiores Menor Menor Menor Menor Maior Menor Maior Melhor Maior Maior menor

Nota: As misturas utilizando argnio e CO2 tm influncia intermediria.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -7-

2. Noes sobre especificaes da AWS


Os metais de adio so agrupados em funo da composio qumica do metal depositado ou do consumvel e do processo de soldagem. A especificao indica os requisitos para os consumveis de acordo com seu emprego. Para enquadrarem-se
especficos, tais como: numa especificao AWS, os consumveis devem atender a requisitos

Propriedades mecnicas do metal depositado.

Composio qumica do metal depositado. Sanidade do metal depositado, verificada por meio de exame radiogrfico. Com exceo dos gases, todos os consumveis comumente usados esto cobertos pela especificao
AWS que no prev todos os tipos de metais de adio disponveis, pois alguns tm formulao recente e outros tm suas caractersticas mantidas como segredo de fabricao. A tabela 8.3 fornece exemplos de algumas especificaes AWS.

O cdigo ASME (American Society for Mechanical Engineering)


AWS, conforme mostra a tabela 8.3.

utiliza-se da

especificao AWS empregando a abreviatura SF (do ingls, Specification) antes do cdigo de especificao

Tabela 8.3: Exemplo de Especificaes ASME/ AWS


DESIGNAO ASME Sec. II Parte C/ AWS
SFA/ A-5.1 GRUPO DE VARETAS, ELETRODOS E FLUXOS

PARA SOLDAGEM DE METAIS Eletrodos de Ao ao Carbono para Soldagem Manual a Arco com Eletrodo Revestido (SMAW)
Varetas de Aos ao Carbono e Baixa Liga para Soldagem Oxigs (OFW)

SFA/ A-5.2
SFA/ A-5.4 SFA/ A-5.5 SFA/ A-5.9 SFA/ A-5.12 SFA/ A-5.17 SFA/ A-5.18

Eletrodos de Ao Inoxidvel para Soldagem Manual a Arco com Eletrodo


Revestido (SMAW)

Eletrodos de Ao Baixa Liga para soldagem Manual e Arco com Eletrodo


Revestido (SMAW) Eletrodos Nus e Varetas de Ao Inoxidvel para Soldagem Eletrodos de Tungstnio e suas Ligas para Soldagem e Corte a Arco Eletrodo de Ao ao Carbono e Fluxos para Soldagem a Arco Submerso (SAW)

Metais de Adio de Aos ao Carbono para Soldagem a Arco com Gs de Proteo (GMAW)

SFA/ A-5.20
SFA/ A-5.22

Eletrodos de Ao ao Carbono para Soldagem a Arco com Arame Tubular (FCAW) Eletrodos de Ao Inoxidvel para Soldagem a Arco com Arame Tubular (FCAW) e

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -8-

Varetas com Ncleo Fluxado de Aos Inoxidveis (Tubulares) para Soldagem TIG (GTAW) SFA/ A-5.23 SFA/A-5.25 SFA/ A-5.26 SFA/ A-5.28 SFA/ A-5.29

Eletrodos de Ao Baixa-Liga e Fluxos para Soldagem a Arco Submerso (SAW) Eletrodos de Aos ao Carbono e Baixa-Liga para Soldagem Eletroescria (ESW) Eletrodos de Aos ao Carbono e Baixa-Liga para Soldagem Eletro-Gs (EGW) Eletrodos e Varetas de Ao Baixa-Liga para Soldagem a Arco com Gs de Proteo
(GMAW)

Eletrodos de Ao Baixa-Liga para Soldagem a Arco com Arame Tubular (FCAW)

NOTA: Quanto aceitao dos gases de proteo, o que se exige dos mesmos que atendam a critrios de
pureza previamente estabelecidos no procedimento de soldagem.

2.1. Diferena entre Especificao e Classificao A especificao AWS estabelece as condies de testes para os consumveis a serem realizados pelo fabricante, a fim de verificar se a solda produzida apresenta as propriedades mecnicas mnimas exigidas. Desta forma, a especificao alm de classificar os consumveis, determina que os mesmos atendam a requisitos de: Fabricao; Critrios de aceitao; Composio qumica do metal depositado; Propriedades mecnicas do metal depositado; Exame radiogrfico do metal depositado; Embalagem; Identificao; Garantia, etc. Quando a classificao AWS refere-se a um consumvel e a respeito do mesmo, fornecem, em valores aproximados, algumas de suas propriedades mecnicas (limite de resistncia, impacto, dentre outras), como tambm sua composio qumica e particularidades relativas ao revestimento, ou seja, fornecendo uma designao lgica do consumvel o que permitar identific-lo mais facilmente a cerca de suas principais caractersticas. Portanto, a diferena entre especificao e classificao :

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem -9-

A especificao AWS determina de maneira


consumvel e d garantias sobre suas propriedades.

exata as caractersticas de um

Enquanto que: A classificao AWS apresenta uma maneira lgica de designar um consumvel. Exemplo

1: Dentro todos os consumveis listados na especificao AWS A 5.1.91, podemos encontrar as

classificaes: AWS E 6010, AWS E 6013, AWS E 7016, AWS E 7018, etc. Portanto, a norma AWS A 5.1-91 Especificao
para Eletrodos de Aos ao Carbono no processo SMAW. Exemplo: E-6010, E-6013, E-7016, E-7018, E- 7048, dentre outros.

As classificaes representam subconjuntos do conjunto especificao.

Exemplo 2: O eletrodo AWS E-7018 produz um limite de resistncia do metal de solda de aproximadamente
70.000 psi (E-7018), pode ser utilizado em todas as posies de soldagem (E-7018) e seu revestimento de baixo hidrognio (E-7018).

Entretanto, quando nos referimos ao eletrodo E -7018,

no significa que ele esteja de

acordo com alguma especificao. Para ele pertencer a uma determinada especificao AWS, ele dever atender a todas as exigncias estipuladas por esta. Uma delas, por exemplo, seria conter na embalagem a seguinte notao: "Eletrodo de Especificao AWS A 5.1-91 E-7018". Uma vez atendida todas as exigncias desta norma, este poder ser certificado, ou seja, receber certificado de qualificao, conforme exigncias da especificao AWS.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 10 -

3. Familiarizao com as classificaes dos consumveis pela AWS


Nas especificaes AWS, os consumveis so designados por um conjunto de algarismos
e letras com um dos seguintes prefixos: E (ELECTRODE)

Eletrodo para soldagem a arco eltrico;

R (ROD) Vareta para soldagem a gs; B (BRAZING) Metal de adio para brasagem; F (FLUX) Fluxo para arco submerso; T (TUBULAR) Refere-se ao eletrodo tubular da soldagem FCAW; SG (SHIELDING GAS) Gs de proteo; ER Indica a possibilidade de aplicao com eletrodo nu (arame) ou vareta. A seguir, sero dados exemplos de critrios e sistemas de classificao dos
consumveis que foram listados na tabela acima.

3.1. Classificao dos Eletrodos de Aos ao Carbono e Baixa Liga para

Soldagem Manual a Arco com

Eletrodo Revestido, de Acordo com as Especificaes AWS A 5.1-91 e A 5.5-96, respectivamente.

Este item ir analisar simultaneamente as especificaes em questo, visto que, a anlise dos sistemas de classificao de ambas muito parecida. Sempre

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 11 -

quando uma especificao divergir da outra em um determinado ponto o leitor ser chamado ateno para o fato.

3.1.1. Generalidades Antes de iniciar a anlise das duas especificaes propriamente, sero
apresentadas algumas informaes tcnicas inerentes ao assunto em questo.

3.1.1.1 Breve descrio sobre a fabricao de eletrodos revestidos importante observar que o eletrodo revestido composto de duas partes: uma metlica (alma) e outra
na forma de massa (revestimento).

A alma

comum aos diferentes tipos de eletrodos e so aplicados a todos os materiais, tanto para

os aos carbono ou baixa-liga, como para os inoxidveis sintticos. Trata-se de um ao de baixo carbono do tipo efervescente. No revestimento esto contidos os elementos para estabilizao do arco, desoxidantes, formadores de escoria que podem aumentar a resistncia mecnica e/ou ductilidade do metal de solda.

A expanso dos gases contidos no ao efervescente da alma, mais outros elementos que integram o revestimento do eletrodo,
durante a sua fuso, sobretudo na posio sobre-cabea e vertical. Para a fabricao dos eletrodos, primeiro misturam-se os diferentes elementos que compem o revestimento. A seguir, de acordo com o tipo de eletrodo que se deseja elaborar, se agrega o aglomerante que pode ser silicato de sdio (Na) ou de potssio (K). Constituda a massa e remetida para as prensas de extruso, onde o revestimento prensado em torno da alma metlica, tem-se o eletrodo. Aps esta etapa, procede-se a secagem a temperaturas que variam de acordo com o tipo de revestimento. favorecem a transferncia do metal

c) Funes do Revestimento O revestimento deve cumprir, fundamentalmente, trs funes:


metalrgica. eltrica, fsica e

a) Funo

eltrica: abertura e estabilidade do arco eltrico, tanto em corrente contnua com em alternada.

Para esse fim, utilizam-se silicato de sdio (Na) e potssio (K).

b) Funo fsica: formao de fundos mais densos que o ar para proteger tanto o metal em transferncia
durante a soldagem como o banho de metal fundido, da contaminao pelo hidrognio (H2), nitrognio (N2) e oxignio (O2) encontrados no ar atmosfrico. Os fumos contribuem tambm na transferncia metlica nas posies de soldagem desfavorecidas pelo efeito da gravidade. A escria que cobre o metal fundido, recentemente depositado, d sustento aos cordes de solda depositados tanto na posio vertical, como na sobre-cabea.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 12 -

c) Funo metalrgica: refinar a estrutura do metal depositado retirando as impurezas, em forma de


escrias, provenientes do metal de base e do prprio metal de adio, assim como os xidos originados durante a operao de soldagem. Prover de elementos de liga o metal, com o objetivo de manter a composio qumica desejada.

3.1.1.2 Tipos de Revestimento Em funo da constituio qumica do revestimento,


tipos de eletrodos revestidos: cido, celulsico, rutlico e bsico. podem-se distinguir os seguintes

a)

Revestimento cido: constitudo, principalmente, por xido de ferro


(Fe2O3) juntamente com elementos escorificantes base de slica (SiO2) na forma de caulim, feldspato e quartzo. Pode haver p de ferro neste revestimento, objetivando o aumento de rendimento do processo. Eletrodos com este tipo de revestimento de fcil manuseio, principalmente nas posies plana e filete horizontal. O depsito com este eletrodo tem boas propriedades mecnicas, sempre que utilizado em aos de boa qualidade, do contrrio so suscetveis a formar trincas.

b)

Revestimento celulsico:

constitudo de matrias orgnicas,

sobretudo a celulose (C6H10O5). Visto que, o volume de escria lquida pequeno, isto produz uma escria slida fina, como tambm possibilita o uso deste eletrodo na posio vertical descendente. A remoo desta escria relativamente fcil. As vantagens deste tipo de revestimento e que produz um cordo de solda com uma grande penetrao e conferindo ao eletrodo boa facilidade de uso.

Dadas

s caractersticas apresentadas, o eletrodo com revestimento celulsico o preferido na

soldagem de oleodutos e gasodutos. Porm com a desvantagem de introduzir grande quantidade de hidrognio no metal de solda e que, por isso, no indicado na soldagem de juntas de grande responsabilidade.

c)

Revestimento rutlico:
deste revestimento o dixido de titnio ( T i O 2 ) ,

o constituinte mais importante na composio

conhecido como "rutilo". Duas das principais

caractersticas deste material so: facilitar a abertura do arco eltrico, e tambm manter o arco estvel durante a transferncia metlica. Este tipo de revestimento indicado na unio de componentes que apresentam problemas de montagem, ou seja, fornece boas condies em unir componentes que tenham grandes aberturas de raiz. A penetrao do arco relativamente baixa, o que pode acarretar em falta de penetrao nas soldas em ngulo. Produz cordes de solda com tima aparncia, sendo por isso indicado para passes de acabamento. Com a vantagem do mesmo ser de fcil manuseio, podendo ser utilizado em todas as posies. A sua escria no apresenta resistncia ao destacamento, principalmente, os eletrodos da classe AWS E7014, cuja escria pode ser auto destacvel.

d) Revestimento bsico:

os principais componentes deste tipo de revestimento so: carbonato de

clcio (CaCO3) e fluorita (CaF2), estes representam, aproximadamente, 80% do peso do revestimento.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 13 -

Fazem parte tambm da composio do revestimento elementos desoxidantes e dessulfirizantes, sob a forma de ferro-ligas (Fe-Mn, Fe-Si), que tm a funo de diminuir drasticamente o teor de impurezas do metal de solda. Outra caracterstica deste revestimento a produo de cordes de solda com baixssimo

Estabilizador do arco

Oxidao

Formador de escoria

Argamassa Carbonato de Clcio Celulose Dolomita Ferro-Mangans Ferro-Silcio Fluorita xido de Ferro xido de Mangans xido de Titnio Slica (Quartzo) Silicato de Potssio Silicato de Sdio Talco

CaCO3 C6H10O5 CaCO3 + MgCO3 Fe-Mn Fe-Si CaF2 Fe2O3 MnO TiO2 SiO2 K2SiO3 Na2SiO3

2 2 2 1 1 2 2

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

2 1

2 1 2 2

1 1

1 1 1

Adio de Elementos de Liga

Componentes

Qumica

1 1 2 2

teor de hidrognio. Dada as caractersticas anteriormente mencionadas, os cordes de solda obtidos com este revestimento apresentam excelentes propriedades mecnicas (tenacidade - resistncia ao impacto), tornado-o o mais indicado na soldagem de aos de alta resistncia e de gros finos. Por serem altamente higroscpicos, ou seja, absorvem com facilidade a umidade do ambiente, estes eletrodos devem ser conservados em ambientes secos e ressecadas antes de serem utilizados. A soldagem executada em qualquer posio de soldagem e o tipo de corrente preferencial para este revestimento a corrente contnua, polaridade inversa (eletrodo ligado ao plo positivo). Por apresentarem forma de transferncia metlica globular, requerem mo-de-obra perfeitamente treinada e qualificada.

A tabela 8.1 mostra os principais componentes e as suas funes. Tabela 8.1: Principais componentes dos revestimentos e suas funes

Nota: 1 Ao principal da substncia; 2 Ao secundria da substncia.

3.1.2 Critrios de Classificao

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 14 -

Fixador do Fluxo 1 1

Dessulfurizao

Gerao de Gs

Frmula

Desoxidao

Os eletrodos cobertos pela especificao AWS A 5.1 so classificados tendo como base: 1 o Tipo de corrente; 2o Tipo de revestimento; 3o Posio de soldagem; e
4o Propriedades mecnicas do metal depositado na condio "como soldado" ou "envelhecido".

Para os

eletrodos que se enquadram na especificao AWS A 5.5-96 so vlidas as consideraes

anteriores de nmero 1, 2 e 3, acrescidas das seguintes:

5 Composio qumica do metal depositado; 6 Propriedades mecnicas do metal depositado na condio "como soldado" ou
tratado termicamente "ps-soldagem".

Importante salientar que o

eletrodo que tenha sido enquadrado em uma determinada

classificao dentro de uma especificao, e este no poder ter outra classificao. A nica exceo o eletrodo E-7018M que pode tambm ser classificado como E-7018, desde que satisfaa todas as exigncias para ambas as classificaes.

3.1.3 Sistemas de Classificao A classificao genrica de um eletrodo tem a seguinte forma:

Onde: Dgito 1: A letra E designa um eletrodo; Dgito

2: Estes dgitos , em nmero de dois ou trs, indicam o limite de resistncia trao mnimo do metal

de solda em "ksi" (1 ksi = 1.000 psi). Alguns exemplos podem ser vistos na Tabela 8.5.

Tabela 8.5: Exemplos do 2o dgito na codificao para classificao AWS.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 15 -

Limite de Resistncia a Trao (Mnimo)1 Eletrodo Revestido E 60 XX E 70 XX E 80 XX E 90 XX E 100 XX E 110 XX E 120 XX Lb/pol2 60.000
70.000 MPa

414
482

80.000 90.000 100.000 110.000 120.000

550 620 690 760 830

1) Toda a preparao da chapa de teste, envolvendo desde a escolha do metal de base, do tipo e dimenses do cobre-junta at as condies de soldagem. 2) (intensidade de corrente, geometria do chanfro, posio de soldagem, dimetro do
questo. eletrodo, etc.) so padronizadas, cujas informaes se encontram na especificao em

Dgito

3: Designa a posio de soldagem na qual o eletrodo revestido pode ser empregado com resultados

satisfatrios. Ver tabela 8.6.

Tabela 8.6: Significado do 3o dgito na codificao para classificao AWS Eletrodo


E-XX1X E-XX2X E-XX4X

Posies de soldagem Todas as posies Plana e Horizontal (especialmente solda em ngulo-horizontal) Todas as posies (especialmente a vertical descendente para os eletrodos de baixo H i d r o g n i o )

Dgito 4: Este dgito pode variar de 0 (zero) a 9 (nove). Os dois ltimos dgitos designam:
O tipo de corrente que o eletrodo pode ser usado;

Tipo de revestimento. O significado da combinao do 3 e 4 digito mostrado na tabela 8.7. Tabela 8.7: Significado da combinao do 3 e 4 digito na especificao AWS A 5.1.91.
Dgitos Tipo de Corrente 10 CC+ Tipo de Arco e Transferncia Forte, Salpicos (elevada corr.) Profunda Penetrao Tipo de Revestimento Celulsico com Silicato de Na Teor de Hidrognio d Alto 20ml/100g

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 16 -

11

CC+; CA

spray. Forte, Salpicos (elevada corr.) spray Mdio, poucos Salpicos spray Suave sem Salpicos spray Suave sem Salpicos spray

Profunda

Celulsico com Silicato de K

Alto 20ml/100g Mdio 15ml/100g Mdio 15ml/100g Mdio 15ml/100g Baixo 2ml/100g Baixo 2ml/100g Baixo 2ml/100g Baixo 2ml/100g Mdio 15ml/100g Mdio 15ml/00g Mdio 15ml/100g Mdio 15ml/100g Mdio 15ml/100g Baixo 2ml/100g Baixo 2ml/100g

12 13 14

CC-; CA CC+/-; CA CC+/-; CA

Pouca Pouca Pouca

Rutlico com Silicato de Na Rutlico com Silicato de K Rutlico com Silicato de K e 25-40% de P de Ferro Bsico com Silicato de Na Bsico com Silicato de K Bsico com Silicato de K e 25-40% de P de Ferro Bsico com P de Ferro

15 16 18

CC+ CC+; CA CC+; CA

Mdio, poucos Salpicos globular Mdio, poucos Salpicos globular Suave, poucos salpicos, globular

Mdia Mdia Mdia

18M

CC+

Suave, muito pouco salpico, globular Suave sem Salpicos spray Suave sem Salpicos spray Suave sem Salpicos spray Suave muito pouco Salpicos spray

Mdia

19 20 22
a

CC+/-; CA CA; CC- b CA; CC+/-c CC-; CA CC+/-; CA

Alta Mdia-Alta Alta Baixa

Rutilo-cido com Silicato de K cido com Silicato de K cido com Silicato de K Rutlico com Silicato de K e 50% de P de Ferro cido com Silicato de K e 50% de P de Ferro Bsico com Silicato de K e 50% de P de Ferro Bsico com Silicato de K e 25-40% de P de Ferro

24

27

CC+/-; CA

Suave muito pouco Salpicos spray

Mdia

28

CC+; CA

Mdio, poucos Salpicos, globular

Mdia

48

CC+; CA

Mdio poucos Salpicos globular

Mdia

a) b) c) d)

Para passe nico; Para solda em ngulo posio Horizontal; Para solda em ngulo posio Plana; Volume do Hidrognio Difusvel em 100g de metal depositado.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 17 -

3.1.4 Principais Caractersticas dos Diversos Tipos de Eletrodos E-6010: O revestimento deste eletrodo constitudo de um alto teor de celulose; outros materiais
usados geralmente na composio deste revestimento so: TiO2, desoxidantes metlicos (Fe-Mn), vrios tipos de silicatos de magnsio e alumnio e, como aglutinante, silicato de sdio. Eletrodo fabricado para ser utilizado com corrente contnua polaridade inversa (eletrodo ligado ao plo positivo). Produz muitos respingos, quando utilizado com altas intensidades de corrente. Eletrodo caracterizado por produzir uma transferncia metlica do tipo "spray", um arco bem penetrante e uma escria fina e de fcil remoo. Eletrodo recomendado para todas as posies, particularmente em tcnicas de passes mltiplos tanto na vertical como sobre cabea. Eletrodo aplicado na unio de ao ao carbono, principalmente na soldagem de oleodutos e gasodutos; apresenta vantagens na soldagem de aos galvanizados e em aos de baixa-liga.

E-6011: Este eletrodo apresenta uma ao no arco e tipo de escria similar ao E-6010. A
composio de seu revestimento muito prxima a do eletrodo anterior, mudando apenas no tipo de aglutinante (silicato de potssio) e a introduo de pequenas quantidades de compostos de clcio. Pode ser utilizado tanto com corrente alternada como com corrente contnua, polaridade inversa. Com esta ltima, obtm-se uma penetrao do cordo inferior comparado com o E-6010.

E-6012: Eletrodo com revestimento do tipo rutlico, cujo componente principal o dixido de titnio
(TiO2), tambm conhecido como "Rutilio". Este material produz um arco eltrico estvel, apesar de pouco penetrante; sua escria densa. Pode ser empregado com corrente alternada e, para que tambm possa ser usado com corrente contnua polaridade direta (eletrodo no negativo), acrescentada em sua composio pequena quantidade de compostos de clcio. Este eletrodo produz um cordo de solda com tima aparncia, capaz de sobrepor grandes aberturas de raiz em condies ruins de montagem e suporta altas intensidades de corrente. Pode ser utilizado em todas as posies de soldagem; na posio vertical, o mesmo est apto a ser usado tanto na,progresso ascendente, quanto na descendente.

E-6013: Eletrodo com revestimento rutlico, sendo um dos mais utilizados na indstria. Outros
componentes fazem parte do revestimento, a saber: celulose, ferro-mangans, silicato de potssio

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 18 -

(como aglutinante) e outros silicatos; os compostos de potssio permitem que o eletrodo seja operado com corrente alternada com baixa intensidade de corrente e baixa tenso de arco aberto; este eletrodo tambm pode ser operado com corrente contnua com polaridade direta (CC-) e polaridade inversa (CC+). Comparando este eletrodo com E-6012, tm-se: sua escria mais fcil de ser removida; produz um arco mais estvel e um cordo de solda quase isento de incluses de escria e de xidos; no suporta altas intensidades de correntes, quando utilizados nas posies plana e horizontal. O E6013 foi projetado especialmente para ser utilizado em chapas finas.

E-7014/E-7024: Eletrodos com revestimento rutlico, similar aos E-6012/6013, porm com adio de p de ferro no revestimento para obteno de maiores taxas de deposio. A porcentagem de p de ferro no E-7014 pode variar entre 25 e 40% do peso do revestimento, enquanto no E-7024 essa porcentagem pode chega a 50%. Devido presena do p de ferro, permitido o uso de altas intensidades de corrente. O E-7014 pode ser empregado em todas as posies, enquanto o E-7024 indicado na fabricao de soldas em ngulo nas posies plana e horizontal. Uma caracterstica do E-7024 o perfil das soldas em ngulo que tende a ser plano ou ligeiramente convexo, sendo a escria de fcil remoo e, em alguns casos, autodestacvel. ideal para a soldagem por gravidade. Os eletrodos designados E7024-1 tm as mesmas caractersticas do uso do que os E-7024. Eles so utilizados em situaes que exijam maior dutilidade e uma menor temperatura de transio que normalmente produzida pelo E-7024.

E-7015, E-7016, E-7018, E-7018M, E-7028, E-7048: Estes eletrodos fazem parte da famlia dos
eletrodos bsicos, tambm conhecidos como "eletrodos de baixo hidrognio". conhecido dessa forma, tendo em vista seus revestimentos serem constitudos por materiais inorgnicos que contm uma quantidade mnima de umidade, que por sua vez, produzem metais de solda de baixo teor de hidrognio. Para manter os eletrodos bsicos com um teor de umidade mnimo em seus revestimentos, os mesmos devem ser armazenados e manuseados com muito cuidado. Eletrodos que foram expostos umidade podem absorver uma quantidade considervel de umidade, perdendo desta forma suas caractersticas de "baixo hidrognio". Aps a realizao de uma ressecagem, conforme estabelecida pelo fabricante do eletrodo ou por uma norma tcnica aplicvel, eles podem exibir novamente sua condio de baixo hidrognio. Outros materiais que fazem parte do revestimento bsico: fluorita (CaF2), carbonato de clcio (CaCO3) e slica (SiO2).

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 19 -

E-6019: Este eletrodo possui um novo tipo de revestimento a base de titnio de ferro (TiO 3 Fe2O3)
mais conhecido pelo nome de ilmenita. Suas caractersticas podem ser definidas como intermedirias entre um eletrodo E-6013 (rutlico) e um E-6020 (cido), apropriado para soldar em passes mltiplos tanto em corrente alternada como contnua, com polaridade negativa ou positiva. Pode ser usado em todas as posies exceto na vertical descendente.

E-6020/27: Eletrodos de revestimento cido de fcil operacionalidade, tanto em corrente alternada


como contnua e nesta ltima preferencialmente com polaridade negativa. So usados nas posies plana e filete horizontal. O E-6027 se diferencia do E-6020 pelo contedo de p de ferro no revestimento, podendo ter este 50% do peso do revestimento, o que lhe confere caractersticas de alto rendimento gravimtrico.

E-6022: Eletrodo similar ao E-6020 recomendado para soldas em passe simples, com alta
velocidade de deposio em juntas de topo, ou sobrepostas nas posies plana, horizontal e filete em chapa fina.

A Tabela 8.8 mostra a composio qumica do metal depositado enquanto a tabela 8.9
indica o significado dos sufixos com relao s propriedades mecnicas dos eletrodos especificados na norma AWS A 5.1-91.

Tabela 8.8: Requisitos de composio qumica do metal depositado para os eletrodos da


especificao AWS A5.1-91 Classificao C AWS E-6010 E-6011 E-6012 E-6013 E-6019 E-6020 E-6022 E-6027 E-7014 NE E-7015 E-7024 E-7016 NE E-7018 E-7027 E-7028 NE E-7048 E-7018M 0,12 PERCENTUAL EM PESO (%) P S Cr Mo Ni Limite para a combinao Mn+Ni+Cr+Mo+V

Mn

Si

No Especificado (NE)

1,25 1,60 1,60 0,40 a 1,60

0,90 0,75 0,90

NE NE NE

NE NE NE

0,20 0,30 0,30 0,08 0,20 0,30 0,30 0,08 0,20 0,30 0,30 0,08

1,50 1,75 1,75 NE

0,80 0,030 0,020 0,15 0,35 0,25 0,05

NOTA: Valores simples representam valores mximos.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 20 -

Tabela 8.9: Requisitos de propriedades mecnicas do metal depositado para os eletrodos de especificao AWS 5.1-91
Classifcao AWS ENSAIO DE TRAO Limite de Resistncia Escoamento Trao MPa 331 331 331 331 331 331 NE 331 399 399 399 399 399 399 399 399 365/496e 399 399 399 Ksi 48 48 48 48 48 48 NE 48 58 58 58 58 58 58 58 58 53/72e 58 58 58 MPa 414 414 414 414 414 414 414 414 482 482 482 482 482 482 482 482
482

a,.b, c

Alongamento

E-6010 E-6011 E-6012 E-6013 E-6019 E-6020 E-6022 E-6027 E-7014 E-7015 E-7016 E-7018 E-7024 E-7027 E-7028 E-7048 E-7018M E-7016-1 E-7018-1 E-7024-1

Ksi 60 60 60 60 60 60 60 60 70 70 70 70 70 70 70 70
70

(%) 22 22 18 22 22 NE 22 17 22 22 22 22 17d 22 22 22
24

ENSAIO DE IMPACTO Valor Mdio Valor Mnimo Individual Mnimo (J) (C) (J) (C) 27 -29 20 -29 27 -29 20 -29 NE NE NE NE NE NE NE NE 27 -18 20 -18 NE NE NE NE NE NE NE NE 27 -29 20 -29 NE NE NE NE 27 -29 20 -29 27 -29 20 -29 27 -29 20 -29
NE NE NE NE

27 27 27
67

-29 -18 -29


-29

20 20 20
54

-29 -18 -29


-29

482 482 482

70 70 70

22 22 17

27 27 27

-46 -46 -18

20 20 20

-46 -46 -18

NOTA:

NE No Especificado Condio "como soldado"; Valores unitrios so mnimos; No especificados Metal de solda produzido pelo E-7024-1 deve apresentar um alongamento de 22% (mnimo); Eletrodos com dimetro igual a 2,4mm deve apresentar um limite de escoamento mximo de 531 MPa (77 ksi)/ NE No Especificado .
a b c d e

Dgito 5: Este sufixo s utilizado na especificao AWS A5.5-96 Eletrodos Revestidos


para a Soldagem a arco de aos de Baixa Liga, e se compes de letras e algarismos que indicam a composio qumica do metal depositado. A tabela 8.10 mostra o significado do dgito 5 para alguns eletrodos revestidos enquadrados na especificao AWS A5.5.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 21 -

Tabela 8.10: Composio qumica do metal depositado, definida pelo dgito 5 para
consumveis de especificao AWS A5.5-96.
Classificao AWS E-7010-A1 E-7011-A1 E-7015-A1 E-7016-A1 E-7018-A1 E-7020-A1 E-7027-A1 E-8016-B1 E-8016-B1 E-7015-B2L E-8016-B2 E-8016-B2 E-7018-B2L E-8015-B3L E-9015-B3 E-9016-B3 E-9018-B3 E-8018-B3L E-8015-B4L E-8016-B5 E-8016-C1 E-8018-C1 E-7015-1L E-7016-C1L E-7018-C1L E-8016-C2 E-8018-C2 E-7015-C2L E-7016-C2L E-7018-C2L E-8016-C3 E-808-C3 E-8018-NM1 E-9015-D1 E-9018-D1 E-10015-D2 E-10016-D2 E-10018-D2 E-8016-D3 E-8018-D3 0,07/0,15 0,12 0,05 0,12 0,05 0,12 0,10 0,12 0,15 0,12 0,05 0,05/0,12 0,05 C Mn Si P S Cr Mo Ni V

Estudos para aos ao Carbono-Mobilidnio 0,12 0,05/0,12 0,05 0,05/0,12 0,60 '0,90

0,40 0,60 0,80 0,40

0,03

0,04

0,40/0,65 0,40/0,65 0,40/0,65 0,90/1,20 0,40/0,65 1,00/1,25 0,35 0,40/0,65 0,25/0,25 0,40/0,65

2,00/2,75 3,00/3,75 0,80/1,10 0,80/1,10 0,90

0,05 0,05 0,02 -

0,60 1,00 0,90 0,40/0,70 1,25


Eletrodo para aos ao Cromo-Mobilidnio 0,60 0,03 0,03 0,40/0,65 0,80 1,00

1,00/1,50

0,60 0,80 ** 1,00 1.00 0,60 0,80 1,00 0,30/0,60

2,00/2,50 0,40/0,65 1,00/1,25 0,15 -

Eletrodos para aos ao Nquel 0,60 0,03 0,03 0,80 0,50 0,60 0,80 0,50 0,80

0,40/1,25

Eletrodos para aos ao Nquel-Molibidnio 0,80/1,25 0,60 0,02 0,02 0,10 Eletrodos para aos ao Mangans-Molibidnio 1,00/1,75 0,60 0,03 0,04 0,80 1,65/2,00

0,60 0,80 0,60 0,80

1,00/1,80

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 22 -

E-XX10-Ga E-XX11-G E-XX18-G E-9018-Mb E-10018-M E-11018-M E-12018-M E-7018-Wc

0,10 0,12

Eletrodos para todos os outros aos de Baixa Liga 1,00min 0,80mm 0,30min 0,60/1,25 0,75/1,70 1,30/1,80 1,30/2,25 0,40/0,70 0,80 0,60

0,20min 0,35 0,25/0,50 0,30/0,55

0,50min 1,40/1,80 1,40/2,10 1,25/2,50 1,75/2,50 0,20/0,40

0,10min 0,05 0,08

0,030 0,025

0,030 0,025

0,15 0,35 0,40 0,30/1,50 0,15/0,30

0,40/0,70

NOTAS:
(A) A fim de atender s exigncias de liga do grupo de sufixo G, o metal de solda depositado precisa ter o teor mnimo de apenas um dos elementos listados. Os requisitos adicionais de composio qumica podem ser estabelecidos, por acordo entre o comprador e o fornecedor ou fabricante;

(B) As ligas do grupo de sufixo M so previstas para atender aos requisitos das classificaes
cobertas pelas especificaes militares norte-americanas;

(C) O eletrodo E-7018-W deve conter entre 0,30 a 0,60% de Cu.

3.2. Classificao de Varetas de Aos ao Carbono e Baixa Liga para Soldagem a Oxigs
(Especificao AWS A 5.2-92)

3.2.1 Critrio de Classificao As varetas para a soldagem so classificadas tendo como base a resistncia trao do metal depositado. 3.2.2 Sistema de Classificao A classificao de uma vareta genrica tem a seguinte forma;

RXXX
1 2

Onde: 1. A letra R designa uma vareta para soldagem gs; 2. Estes dgitos indicam, aproximadamente, o limite de resistncia trao mnima do metal e solda, em ksi (1 ksi = 1000 psi).

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 23 -

A tabela 8.11 mostra alguns exemplos de classificao, enquanto a tabela 8.12 indica a composio qumica da vareta de acordo com a norma AWS A 5.2-92.

Tabela 8.11: Requisitos de limite de resistncia mnima para varetas de especificao AWS A 5.2.92. Varetas
R45 R-60 R-65 R-100 R-xxx-G

Limite de Resistncia Mnimo (psi) 60.000 65.000 100.000 xxx (MPa) 414 480 690

Alongamento Mnimo (%) 20 16 14

NOTAS: A vareta R 45, sendo de baixa resistncia, utilizada na soldagem de peas sem
responsabilidade (sem requisitos de qualidade), podendo tambm ser utilizada na soldagem de ferro forjado.

A vareta R 60 possui uma composio de baixa liga e comumente utilizada na soldagem de tubos de aos carbono e outras estruturas, que exigem maiores
requisitos de tenacidade. A vareta R 65 utilizada na soldagem a gs de aos carbono e de baixa liga, cujo metal depositado apresenta os maiores valores de resistncia.

A vareta R 100 uma vareta que por sua composio qumica destina-se a soldagem de
aos de baixa liga e alta resistncia. Possui baixo teor de impurezas.

A vareta R XXX-G, no possui requisitos de composio qumica. Sua definio pode ser
estabelecida em acordo entre o comprador e o fornecedor ou fabricante. O valor da resistncia trao ser determinado atravs do ensaio de trao do metal depositado.

Tabela 8.12: Requisitos de composio qumica das varetas de especificao AWS A 5.2-92
Classificao AWS C Mn Si Percentual (%), em peso. P S Ca Cr Ni Mo Al

R45

0,08

0,50

0,10

0,035

0,040

0,30

0,20

0,30

0,20

0,02

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 24 -

R60 R65 R100

0,15 0,15 0,18 At 0,23 NE

0,90 a 1,40

0,10 a 0,35

0,035

0,035 0,035 0,025

0,30 0,30 0,15

0,20 0,20 0,40 At 0,60 NE

0,30 0,30 0,40 At 0,70 NE

0,20 0,20 0,15 At 1,25 NE

0,02 0,02 0,02

0,90-1,40 0,10-0,70 0,035 0,70 0,20 0,025 At At 0,90 0,35 NE NE NE

RXX-Gc

NE

NE

NE

Nota: NE (No Especificado)

3.3. Classificao dos Eletrodos de Ao Inoxidvel para a Soldagem Manual a Arco com
Eletrodo Revestido - Especificao AWS A5.4-92.

3.3.1 Critrios de Classificao Os eletrodos revestidos so classificados tendo como base na composio
qumica de metal de solda no diludo (metal depositado), tipo de corrente e posio de soldagem.

3.3.2 Sistema de Classificao A classificao de um eletrodo genrico tem a seguinte forma:

Onde: Dgito 1 - A letra E designa um eletrodo; Dgito 2 - Estes dgitos, que se referem composio qumica do metal depositado podem ser
compostos de trs ou mais algarismos ou letras, e indicam uma composio especfica conforme a Tabela 8.12. Para os aos inoxidveis, os dgitos iniciais referem-se composio qumica definida de acordo com a classificao (designao) AISI American Iron and Stell Institute.

Exemplos:

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 25 -

E-308: metal depositado com composio, mdia, ou nominal de 19,5% de Cr e 10,0% de Ni para a
soldagem dos aos de composio similar, tais como: 301, 302, 304 e 305 da classificao AISI.

E-309L: eletrodo cuja composio nominal do metal depositado 23,5% Cr e 13% Ni, mas que tem
restries com respeito ao contedo de carbono, no podendo exceder 0,04%, por isto a denominao 309 vai acompanhar da letra "L" inicial de LOW, do ingls "baixo" significando baixo carbono.

E-310H: o metal depositado por este eletrodo similar ao do E-310, com composio nominal de
26,5% Cr e 21% Ni, neste eletrodo o teor de carbono alto, por isso a letra H inicia de High, do ingls "alto", significando alta porcentagem de metal em peso. Neste caso, entre 0,35 a 0,45%.

E-347: o depsito realizado por este eletrodo, em princpio similar ao E-308, mas com o objetivo
de diminuir a possibilidade de precipitao de carbonetos de cromo e o aparecimento de corroso intergranular, tem incorporado um elemento estabilizante, neste caso o nibio, em uma proporo de 8 vezes a porcentagem do carbono.

Tabela

8.13: Composio qumica do metal depositado, percentual em peso de alguns consumveis enquadrados na especificao AWS A5.4-92

Classificao AWS
E307-XX E308-XX E308L-XX E308MO-XX E308MOL-XX E309-XX E309L-XX E309Nb-XX E309MO-XX E310MoL-XX E310-XX E310H-XX E310Nb-XX E310MO-XX E312-XX E316-XX E316L-XX E317-XX

C
0,04/0,14 0,08 0,04 0,08 0,04 0,15 0,04 0,12

Mn
3,3/4,75 0,5/2,5

Cr
18,0/21,5 18,0/21,0

Ni
9,0/10,7 10,0/11,0

Mo
0,5/1,5 0,75

Nb+Ta
0,70/1,0 0,70/1,0

Si
0,90

P
0,04

S
0,03

Cu
0,75

9,0/12,0

2,0/3,0

22,0/25,0

12,0/14,0

0,75

2,0/3,0

0,04 0,08/0,20 0,35/0,45 0,12


0,75

0,03

1,0/2,5

20,0/22,0

0,75

0,04

2,0/3,0 0,75 2,0/3,0 3,0/4,0

0,90

0,015 0,08 0,04 0,08

0,5/2,5

28,0/37,0 17,0/20,0 18,0/21,0

8,0/10,5 11,0/14,0 12,0/14,0

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 26 -

E317L-XX E318-XX E320-XX E330-XX E330H-XX E347-XX E410-XX E430-XX

0,04 0,08 0,07 0,18/0,25 0,35/0,45 0,08 0,12 0,10

17,0/20,0 19,0/21,0 14,0/17,0 18,0/21,0 11,0/13,5 15,0/18,0 11,0/14,0 32,0/36,0 33,0/37,0 9,0/11,0 0,7 0,6 2,0/3,0
*

6xC1,0max 8xC1,0max 8xC1,0max

0,60

3,5 0,75

1,0/2,5

0,75

0,90

0,5/2,5 1,0

Dgito 3: Este tipo refere-se s posies em que o eletrodo pode ser empregado com resultados
satisfatrios.

E-XXX-1X: o nmero 1 (um) indica que o eletrodo pode ser usado em todas as posies, porm na
prtica os eletrodos apresentam desempenho satisfatrio para soldagem em todas as posies, apenas para os dimetros at 4 mm. Para dimetros superiores a 4 mm, o desempenho s satisfatrio nas posies horizontal (apenas para solda em ngulo) e plana, isto realmente acontece com a grande maioria dos eletrodos revestidos.

E-XXX-2X: o nmero 2 (dois) indica que o desempenho do eletrodo s satisfatrio na posio


horizontal (apenas para solda em ngulo e na posio plana).

Dgito 4: este dgito refere-se ao tipo de corrente em que o eletrodo deve ser utilizado, e em
combinao com o anterior indica os tipos e/ou caractersticas do revestimento.

E-XXX-15: este eletrodo deve ser utilizado em corrente contnua e ligado ao plo positivo (CC+), ou
seja, polaridade inversa. Os elementos qumicos da composio destes eletrodos esto totalmente incorporados na alma e o revestimento est constitudo por elementos calcrios, similar ao E-7015 das especificaes AWS A 5.1.91.

E-XXX-16: este eletrodo pode ser utilizado em corrente alternada (CA) ou em corrente contnua
com polaridade inversa (CC+). Iguais aos anteriores, estes eletrodos tm elementos qumicos totalmente integrados a alma e o revestimento est constitudo por dixido de titnio (TiO2) e silicato de potssio (K), similar ao E-6013 da especificao AWS A 5.1-91.

E-XXX-17: o revestimento destes eletrodos uma modificao do E-XXX-16, onde parte do dixido
de titnio (TiO2) substitudo por slica (SiO2), similar ao E-6019 da especificao AWS A.5.1-91. Operam com corrente alternada (CA) e contnua (CC+) e embora sejam recomendados para uso em todas as posies, os eletrodos de dimetros maiores de 4,8 mm so recomendados para as posies vertical e sobre-cabea.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 27 -

E-XXX-25: as caractersticas operacionais e o tipo de revestimento deste eletrodo similar a


designao 15, s que a alma est constituda por uma arame de ao doce e os elementos de liga se encontram no revestimento. Estes eletrodos so recomendados para soldar somente nas posies plana e horizontal.

E-XXX-26: tanto o tipo de revestimento como as caractersticas operativas destes eletrodos so


similares as de digito 16, s que, como no caso anterior, a alma est constituda por um ao doce e os elementos de liga esto no revestimento. Estes eletrodos so recomendados para soldar nas posies plana e horizontal.

NOTA: Estes eletrodos, E-XXX-25 e E-XXX-26, tambm so denominados comumente como


eletrodos sintticos.

3.4 Classificao dos Eletrodos Nus (Arames) e Vareta de Ao Inoxidvel para Soldagem
(Especificao AWS A.5.9-93).

Estas especificaes apresentam as exigncias para a classificao dos seguintes consumveis de ao inoxidvel: eletrodo nu (arame), vareta, fita e metal cored (tipo
de arame tubular que possui ncleo metlico).

3.4.1 Critrios de Classificao Os consumveis do tipo arame, vareta e fita enquadrados nesta especificao so classificados tendo como base a composio qumica do prprio consumvel. Para o consumvel "metal cored" que um tipo de arame tubular que possui o ncleo
metlico, este classificado tendo como base a composio qumica do metal depositado.

3.4.2 Sistema de Classificao A classificao de um eletrodo/vareta genrica tem a seguinte forma:

Onde: Dgito 1: A letra E designa um eletrodo;

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 28 -

Dgito 2: A letra R designa uma vareta; Dgito 1 + 2: As letras ER, que so utilizadas sempre juntas, referem-se ao consumvel na forma de
um eletrodo nu ou uma vareta, aplicvel em processo de soldagem TIG, MIG, MAG e arco submerso. Quando o consumvel a ser utilizado for do tipo metal "cored", a letra "R" dever ser substituda pela letra "C": EC.

Dgito 3: Entes dgitos, normalmente em nmero de 3, referem-se composio qumica do metal


de adio definido de acordo com a classificao (designao) AISI; podem ainda ser seguidos de letras que indicam uma composio especfica. A adio de um smbolo aps a classificao, indica que a composio qumica deste elemento foi alterada em relao a composio qumica geral.

A tabela 8.14 apresenta a composio qumica dos consumveis do tipo slido (arame, fita e
vareta) e do metal depositado o "metal cored".

8.14: Composio Qumica do Metal de Adio (para arames, varetas e fitas) ou do Metal Depositado (para metal cored), percentual em peso, de alguns consumveis enquadrados na Especificao AWS A5.9-93

Exemplos:

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 29 -

ER308: Composio qumica conforme tabela 8.14. ER308L: Mesma composio qumica do ER308, mas com menor teor de carbono. ER308MoL: Mesma composio qumica do ER308L, mas com teor de molibdnio de 2 a 3%. NOTAS: O aumento no teor de silcio (Si) favorece a utilizao do metal depositado nos processos
de soldagem a arco com atmosfera gasosa (protetora ou ativa). Se a diluio pelo metal de base produzir um teor baixo de ferrita, ou um depsito de metal totalmente austentico, a sensibilidade do cordo de solda ao fissuramento ou trincamento ser superior apresentada por metais de adio com menor teor de silcio (Si).

Mediante a especificao de baixo carbono, possvel obter-se resistncia


corroso intergranular provocada pela precipitao de carboneto, onde o emprego de estabilizadores, como o nibio e o titnio. Esta liga de baixo carbono, todavia, no to resistente em temperaturas elevadas, como as ligas estabilizadas com nibio.

3.5 Classificao dos Eletrodos de Ao Carbono e Fluxos para Soldagem a Arco Submerso
(Especificao AWS A5.17-97)

3.5.1 Critrios de classificao Os arames e fluxos cobertos, por desta especificao so classificados com base nas: 1. Propriedades mecnicas do metal depositado, usando o fluxo em combinao com qualquer um
dos eletrodos classificados nesta especificao.

2. Condies de tratamento trmico no qual as propriedades mecnicas so obtidas e/ou melhoras


de modo a se adequarem as necessidades.

3. Composio qumica do eletrodo para o caso de arames slidos, ou do metal depositado,


para os eletrodos compsitos.

3.5.2 Sistema de Classificao A classificao de uma combinao genrica de um fluxo com um arame tem a seguinte
forma:

Onde:

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 30 -

Dgito 1: A letra F designa um fluxo; Dgito 2: A letra S indica se o fluxo em uso foi produzido pela triturao de uma escria previamente fabricada ou produzido por uma mistura formada por uma parte triturada e uma parte virgem. A omisso da letra S significa que o fluxo em questo do tipo virgem. Dgito 3: Este dgito refere-se ao limite de resistncia trao mnimo do metal depositado. Exemplos: F X6X EXXX: Faixa do limite de resistncia trao entre 60.000 e 80.000 psi (415 e 550 MPa),
onde o nmero 6 indicado tem relao com o limite mnimo da faixa.

F X7X EXXX: Faixa do limite de resistncia trao entre 70.000 e 95.000 psi (480 e 650 MPa),
onde o nmero 7 indicado tem relao com o limite mnimo da faixa.

Dgito 4: Designa a condio de tratamento trmico no qual os testes foram conduzidos: "A" referese condio "Como Soldado" e "P" ao tratamento trmico aps soldagem. O tempo e a temperatura deste tratamento trmico esto contemplados no corpo da especificao A 5.17.

Dgito 5: Este dgito refere-se menor temperatura em que se efetuou o ensaio de impacto (charpy
com entalhe em V), obtendo-se valores de no mnimo 27J para o metal depositado.

Exemplos: FXXXZ EXXX: A letra Z refere-se a ensaio de impacto no requerido; FXXX0 EXXX: O nmero 0 (zero) refere-se temperatura mnima de -18 para o ensaio. FXXX2 EXXX: O nmero 2 refere-se temperatura de -29C para o ensaio. FXXX4- EXXX: O nmero 4 refere-se temperatura de -40C para o ensaio. FXXX5- EXXX: O nmero 5 refere-se temperatura de -46C para o ensaio. FXXX6- EXXX: O nmero 6 refere-se temperatura de -51 C para o ensaio.
FXXX8- EXXX: O nmero 8 refere-se temperatura de -62C para o ensaio.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 31 -

Dgito 6: A letra E designa um eletrodo, e as letras EC indicam eletrodo composto (similar ao arame tubular). A omisso da letra C indica que o consumvel em questo um arame slido. Dgito 7: As letras L, M e H que podem aparecer neste campo, referem-se a: L (LOW) - Eletrodo de baixo teor de mangans (mx. 0,60%); M (MEDIUM) - Eletrodo de mdio teor de mangans (min. 0,8% e mx. 1,40%); H (HIGH) - Eletrodo de alto teor de mangans (min. 1,30% e mx. 2,20%). Dgito 8: Estes dgitos (em nmero de um a quatro) referem-se ao teor de carbono do eletrodo conforme tabela 8.15; Dgito 9: A letra K indica que o eletrodo foi fabricado com ao acalmado ao silcio.

3.5.3. Eletrodos A especificao prev 12 tipos de eletrodos agrupados em 3 classes como mostrado na tabela 8.15. Tabela

8.15: Composio qumica dos eletrodos para soldagem a arco submerso de classificao AWS A 5.17-89.

CLASSIFICAO AWS

COMPOSIO QUMICA - PERCENTUAL EM PESO (A) (B) Carbono Mangans Silcio Enxofre Fsforo Cobre

Classe de Baixo Mangans EL8 EL8K EL12 Classe de Mdio Mangans EM12 EM12K EM13K EM14K EM15K Classe de Alto Mangans EH11K EH12K EH14

0,10 0,10 0,04 a 0,14 0,06 a 0,15 0,05 a 0,15 0,06 a 0,16 0, 06 a 0,19 0,10 a 0,20

0,25 a 0,60 0,25 a 0,60 0,25 a 0,60 0,80 a 1,25 0,80 a 1,25 0,90 a 1,40 0,90 a 1,40 0,80 a 1,25 1,40 a 1,85 1,50 a 2,00 1,70 a 2,20

0,07 0,10 a 0,25 0,10 0,10 0,10 a 0,35 0,35 a 0,75 0,35 a 0,75 0,10 a 0,35

0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,025 0,030 0,030 0,025 0,030

0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,025 0,030 0,030 0,025 0,030

0,35 0,35 0,35 0,35 0,35 0,35 0,35 0,35 0,35 0,35 0,35

0,07 a 0,15 0,06 a 0,15 0,10 a 0,20

0,80 a 1,15 0,25 a 0,65 0,10

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 32 -

Composto (d) EC1

0,15

1,80

0,90

0,035

0,035

0,35

NOTAS: a) b)
Os valores individuais expressam as porcentagens mximas; Devem ser feitas anlises qumicas para se determinar o teor
dos elementos, cujos valores esto especificados na tabela. Se no decorrer da anlise for detectada a presena de outros elementos, estes devem ser registrados, no sendo permitido que o somatrio de seus teores seja superior a 0,50%.

c)
pode ser aplicado ao eletrodo;

O limite para o Cobre inclui qualquer tipo de revestimento de cobre que

d)
soldagem a arco submerso.

Eletrodo composto trata-se de arames tubulares para aplicao em

3.5.4 Fluxos Os fluxos so compostos basicamente de aluminato-rutilo, aluminato-bsico, ou fluoreto bsico. So homogeneizados e granulometricamente controlados. As misturas variam segundo formulao de cada fabricante. As funes bsicas dos fluxos so: proteger a poa de fuso do contato com a atmosfera pela cobertura do metal com a escria fundida; purificar a poa de fuso; modificar a composio qumica do metal depositado e influenciar no acabamento do cordo de soldagem
suas propriedades mecnicas. A especificao AWS diferencia 4 (quatro) tipos de fluxos, de acordo com o seu processo de fabricao. So eles:

1 Fundidos (fused fluxes); 2 Aglutinados (bonde fluxes); 3 Aglomerados (agglomerated fluxes); 4 Misturados mecanicamente (mecanically mixed fluxes). Desses, os mais utilizados so os fluxos aglomerados e, os menos empregados, os misturados. Como j foi visto, h uma flexibilidade no critrio de classificao dos fluxos, pois essa classificao depende de condies especficas de testes, resultante da avaliao do desempenho do fluxo em combinao com um determinado tipo de arame.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 33 -

Alguns dos fatores de avaliao de desempenho so : Controle da composio qumica do metal depositado; Controle da tenacidade ao entalhe do metal depositado; Capacidade de conduzir altas correntes e, com isto, soldar juntas de grande
espessura em apenas um s passe;

Capacidade de soldar pequenas espessuras em altas velocidades.

3.6 Classificao dos Metais de Adio de Aos ao Carbono para a Soldagem por Arco
com Gs de Proteo Especificao AWS 5.18-93.

3.6.1 Critrio de Classificao Os metais de adio desta especificao: arame slido e varetas so
classificados com base na composio qumica dos mesmos, e conforme as propriedades mecnicas do metal depositado.

3.6.2 Sistema de Classificao A classificao genrica de um arame para soldagem a arco com gs de proteo de
aos ao carbono tem a seguinte forma:

Dgito 1: As letras ER, quando utilizadas juntas, referem-se ao consumvel na forma de eletrodos,
vareta ou arame, aplicvel em processo de soldagem MAG, MIG, TIG e Plasma;

Dgito 2: Estes dgitos indicam o limite de resistncia trao do metal depositado, em ksi (1 ksi =
1000 psi).

Exemplo: ER 70S - X = 72.000 Lbs/pol2 = 500 MPa; Dgito 3: A letra S designa vareta ou arame slido; Dgito 4: Este sufixo indica a composio qumica.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 34 -

A tabela 8.16 mostra a composio qumica e a Tabela 8.17 indica as propriedades


mecnicas, do metal depositado de especificao AWS A 5.18-2001.

Tabela 8.16: Exemplos de composio qumica dos consumveis, arame slido e vareta, relativos
especificao AWS A5.18-93.

Classificao AWS C ER-70S-2 0,07 ER-70S-3 0,06 a 0,15 ER-70S-4 0,07 a 0,15 0,07 a 0,19 ER-70S-5 ER-70S-6 0,07 a 0,15 ER-70S-7 0,07 a 0,15 NE ER-70S-G

Mn 0,90 a 1,40 0,90 a 1,40 1,0 a 1,50 0,90 a 1,40 1,40 a 1,85 1,50 a 2,00
NE

Si P S 0,40 a 0,70 0,025 0,035 0,45 a 0,70 0,65 a 0,85 0,30 a 0,60 0,80 a 1,15 0,50 a 0,80
NE NE NE

Cu 0,50


NE

Tabela 8.17: Exemplos de propriedades mecnicas de metal depositado para consumveis de especificao AWS A5.18-2001

3.7 Classificao dos Eletrodos de Ao ao Carbono para Soldagem a Arco com Arame
Tubular Especificao AWS A 5.20-95.

3.7.1 Critrios de Classificao Os eletrodos tubulares para soldagem a arco de ao carbono esto classificados
com base nos seguintes fatores.

a) Propriedades mecnicas do metal soldado, na condio de como depositado; b) Posio de soldagem; c) Uso ou no de uma proteo externa; d) A adequabilidade para aplicaes de um nico passe, ou em passes mltiplos; e) Tipo de corrente.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 35 -

3.7.2 Sistema de Classificao A classificao genrica de um eletrodo tubular para soldagem de aos carbono tem
a seguinte forma:

E X X T-XX 1
Onde: Dgito 1: A letra E designa um eletrodo; Dgito 2: Este dgito indica o limite de resistncia trao mnimo do metal depositado 10
ksi (1 ksi = 1000 psi) nas condies de como soldado, ver tabela 8.18. 2 3 4 5

Tabela 8.18: Exemplos do significado do 1o e 2o dgitos, para consumveis de especificao


AWS A 5.20-95.

Classificao AWS E 6XT-X E 7XT-X

LIMITE DE RESISTNCIA TRAO MNIMO Lb/pol2 MPa

62.000 72.000

428 497

Dgito 3: Este dgito indica a posio de soldagem para a qual o eletrodo recomendado; 0 Posio plana e horizontal 1 Todas as posies Dgito 4: Indica um eletrodo tubular com ncleo fluxado; Dgito 5: Indica a utilizao e a caracterstica de desempenho, ver Tabela 8.19. Tabela 8.19: Significado do 5o dgito na especificao AWS A 5.20-95.
CLASSIFICAO TCNICA, PROTEO E POLARIDADE. AWS Tcnica Operativa Proteo Externa Corrente/ Polaridade E XX T- 1 Passes mltiplos CO2 CC+ E XX T- 2 E XX T- 3 E XX T-4 Passes Passes simples simples CO2 No No CC+ CC+ CC+

Passes mltiplos

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 36 -

E XX T-5 E XX T- 6 E XX T- 7 E XX T- 8 E XX T- 10 E XX T-11 E XX T- G

Passes mltiplos Passes mltiplos Passes mltiplos Passes mltiplos Passes simples Passes mltiplos Passes mltiplos

CO2 No No No No No *(A)

CC+ CC+ CC+ CC+ CC+ CC+ *(A)

*(A) E XX T-GS Passes simples *(A) NOTA: Os requisitos de proteo gasosa, corrente e polaridade podem ser estabelecidos,

em acordo entre o comprador e o fornecedor ou fabricante.

3.8 Classificao dos Eletrodos de Ao Inoxidvel para a Soldagem em Arco com


Arame Tubular e Varetas com Ncleo Fluxado de Ao Inoxidvel para Soldagem TIG Especificao AWS A5.22-95.

3.8.1 Critrios de Classificao Os eletrodos tubulares, arame tubular e varetas de ncleo fluxado, para soldagem
de aos resistentes corroso, ao cromo e ao cromo-nquel esto classificados com base nos seguintes fatores:

a) Composio qumica do metal depositado; b) Meio de proteo empregado durante a soldagem; c) Posio de soldagem; e d) Tipo de corrente utilizada.

3.8.2 Sistema de Classificao A classificao genrica de um eletrodo tubular para soldagem de ao cromo
e ao cromo-nquel, tem a seguinte forma:

E XXXXX T X - X 1 2 3 4 5
Onde: Dgito 1: A letra E designa um eletrodo; Dgito 2: Estes dgitos, normalmente em nmero de trs a cinco, referem-se classificao
de acordo com a composio qumica do metal depositado, definida de acordo

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 37 -

com a classificao (designao) AISI, conforme a tabela a seguir (ela a repetio parcial da tabela 8.13).

Dgito 3: Indica se tratar de um eletrodo tubular com ncleo fluxado; Dgito 4: Refere-se posio de soldagem: 1: Todas as posies.
0: Posio plana ou horizontal.

Dgito 5: Indica o meio de proteo, a corrente e polaridade empregadas durante a


soldagem e o processo de soldagem. Os meios de proteo cobertos por esta especificao incluem.

Repetio da parcial da Tabela 8.19.


Eletrodo E-XXXTX-1 E-XXXTX-3 E-XXXTX-4 E-XXXTX-5 E-XXXTX-G E-XXXT1-G Meio de Proteo CO2 Sem proteo externa 75 a 80% Ar + CO2 100% Ar No especificada No especificada Corrente CC+ CC+ CC+ CCNo especificada No especificada Processo FCAW FCAW FCAW GTAW FCAW GTAW

3.9 Classificao dos Eletrodos de Ao de Baixa Liga para Soldagem a Arco com
Arame Tubular Especificao AWS A 5.29-80.

3.9.1 Critrio de Classificao Os eletrodos tubulares para a soldagem a arco de aos de baixa liga, esto
classificados com base nos seguintes fatores:

a) Propriedades mecnicas do metal depositado; b) Posio de soldagem; c) Uso de gs para proteo externa; d) Tipo de corrente; e) Composio qumica do metal de solda depositado.

3.9.2 Sistema de Classificao

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 38 -

A classificao genrica de um eletrodo tubular para soldagem de aos


baixa liga, tem a seguinte forma:

Onde: Dgito 1: A letra E designa um eletrodo Dgito 2: Este dgito em nmero de um ou dois se refere faixa de calores de resistncia
trao do metal depositado em 10 ksi (1 ksi = 1000 psi) nas condies como soldado, ver tabela 8.20.

Tabela 8.20: Significados do 2o dgito para consumveis de especificao AWS A 5.29-80.


Classificao AWS E 6XTX-X E 7XTX-X E 8XTX-X E 9XTX-X E 10XTX-X E 11XTX-X E 12XTX-X E XXXTX-X FAIXA DE RESITNCIA TRAO Lb/pol2 MPa 60.000 a 80.000 70.000 a 90.000 80.000 a 100.000 90.000 a 110.000 100.000 a 120.000 110.000 a 130.000 120.000 a 140.000 *(a) 410 a 550 490 a 620 550 a 690 620 a 760 690 a 830 760 a 900 830 a 970 *(a)

NOTA: Os requisitos de resistncia trao deste eletrodo sero estabelecidos em acordo


entre o comprador e o fornecedor ou fabricante.

Dgito 3: Este dgito indica a posio de soldagem para a qual o eletrodo recomendado. 0 - Posio plana e horizontal 1 - Todas as posies.

Dgito 4: Indica se tratar de um eletrodo tubular com ncleo fiuxado; Dgito 5: Indica a utilizao e o desempenho do consumvel, ver Tabela 8.21.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 39 -

Tabela 8.21: Significado do 5o dgito dos consumveis de especificao AWS A 5.29-86.


Classificao AWS
EXXT1-X E XXT4-X E XXT5-X E XXT8-X E XXTX-G

Parmetros de Soldagem Tcnica Operativa Proteo Externa Corrente/ Polaridade


Passes mltiplos Passes mltiplos Passes mltiplos Passes mltiplos Passes mltiplos CO2 no CO2 no No especificado CC+ CC+ CC+ CC+ No especificado

Dgito 6: Este dgito designa a composio qumica do metal depositado.


NOTA: As composies qumicas especificadas nem sempre so identificadas na
especificao com as propriedades mecnicas especficas. A especificao exige que o fornecedor inclua as propriedades mecnicas para um eletrodo particular, na classificao desse eletrodo. Assim, por exemplo, uma designao de um eletrodo com E-80T5-Ni3, E-XXT5, no uma classificao completa.

Dgito 7: Indica se o arame tubular foi homologado com uma mistura gasosa do tipo 75 ~ 80% Argnio / balano CO2. 4. AGRUPAMENTO DOS MATERIAIS DE ADIO Os materiais de adio aqui mencionados so os eletrodos, arames, fluxos, dentre outros. O cdigo ASME*1 Seo II Parte C utiliza o mesmo sistema de especificaes e
classificaes da AWS*2, como por exemplo:

*1 American Society of Mechanical Engineers (Sociedade Americana de Engenheiros


Mecnicos)

*2 American Welding Society (Sociedade Americana de Soldagem) ASME Especificao:


Classificao:

AWS

SFA-5.1 = A 5.1
E 7018 = E 70 18

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 40 -

Utilizando as especificaes AWS, o cdigo ASME agrupa os metais de adio e os designa com um nmero denominado F number. Esta designao
ordena os metais de adio em funo da dificuldade que oferecem aos soldadores e operadores de soldagem, quanto execuo de soldas isentas de defeitos. Ver tabela 8.22.

Esse agrupamento visa reduzir, sempre que possvel, a quantidade das qualificaes de desempenho, o que no significa que os metais de adio, ainda que pertencendo a um mesmo grupo, possam substituir indiscriminadamente os metais usados nos testes de qualificao. (Este tema tratado mais amplamente no mdulo 13 "Qualificao de Procedimentos e
Soldadores).

Tabela
Fn 1

8.22:

de

materiais

para

qualificao

de

soldadores

operadores.

ESPECIFICAO CLASSIFICAO OBSERVAES SFA-5.1 e 5 . 5 EXX20/22/24/27/28 Eletrodos de diversos


revestimentos que trabalham em posio plana e horizontal

SFA-5.4 2 3 4 4 SFA-5.1 e 5 . 5 SFA-5.1 e 5 . 5 SFA-5.1 e 5 . 5 SFA-5.4

EXXX(X) - 2 5 / 2 6
EXX12/13/14/19

Eletrodo p a r a a o i n o x i d v e l Eletrodos d e r e v e s t i m e n t o r u t l i c o Eletrodos de revestimento


celulsico

EXX1 0 / 1 1
EXX15/16/18/48

Eletrodos d e r e v e s t i m e n t o b s i c o
(baixo hidrognio) Todos os e l e t r o d o s ( f e r r t i c o s e martensticos) austenticos exceto os

EXXX-15/16/17

5 6

SFA-5.4 *

EXXX-15/16/17 *

S e l e t r o d o s a u s t e n t i c o s

NOTA: N e s t e F n ( F n 6 ) s e a g r u p a m t o d o s o s o u t r o s m a t e r i a i s t a i s c o m o :
arames slidos e tubulares para soldagem com proteo gasosa ou no, processos MAG, MIG e FCAW; varetas para soldagem TIG; arames e fluxos para soldagem a arco submerso; arames para solda oxigs, etc.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 41 -

5.

INSPEO VISUAL DIMENSIONAL DOS CONSUMVEIS

Por ocasio do recebimento e utilizao, os consumveis devero ser examinados de acordo como os seguintes aspectos: 5.1 E m b a l a g e m Os eletrodos revestidos so embalados de forma a garantir certo grau de estanqueidade. Dessa maneira, procura-se
maneira que garanta um mnimo de segurana. As duas formas mais utilizadas as embalagens so as latas em folhas-de-flandres e os cartuchos. adequar a embalagem de

Latas:

As

latas

devem

ser

providas

de

costura

longitudinal

tampas

providas de emborrachamento na parede interna ao longo das bordas de fechamento a fim de auxiliar na estanqueidade aps o fechamento.

Cartuchos:

Os cartuchos devem ser de plstico, de polietileno de alta

densidade com fita seladora adesiva ou em caixa de papelo.

5.2 identificao da Embalagem Por exigncia normativa, as embalagens devem conter as seguintes informaes (Figura 8 . 1 ) . No m e
do fabricante; AWS correspondente;

Es p e c i f i c a o

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 42 -

Di m e t r o N m e r o

do eletrodo;

do lote ou da corrida.

OK 4804 ASME SFA-5.1 E 7018 AWS A5. 1-81 TENSO DO ARCO: 20-30v TIPO DE CORRENTE CA OU CC+ c(mm) COR(A) P(KG)

DIMETRO 3,25 PRODUO N 1915


DATA EMBALAGEM

090899 2 300 50-90 10 2,5 350 85-105 15 3,25 350 110-150 15 EMBALADOR N 4 450 140-195 25 1959 5 450 185-270 25 6 450 225-355 25 HOMOLOGAES BV: E7018 ABS-BV-DNV-GL-LRS: GRAU 3YHH INDUSTRIA BRASILEIRA CGC 29.799.921/0001-48 MANTENHA EM LUGAR SECO

5.3.

Controle no Recebimento

O controle no recebimento, pelo usurio, compreende: Verificao do estado da embalagem; Identificao da embalagem; Identificao da classe do
eletrodo;

Verificao dos dados do certificado e confronto com a especificao correspondente, quando solicitado na compra; Exame visual dos consumveis, por amostragem; Verificao do peso lquido; Controle dimensional. Vejamos cada um deles:

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 43 -

Exame Visual: a
inspeo, vista desarmada, do eletrodo, procurando identificar a eventual existncia de oxidao na ponta de pega e ponta de arco, descontinuidades e defeitos na poro revestida e excentricidade aparente do revestimento.

exame

visual

realizado

por

meio

de

planos

de

amostragem

simples e a escolha dos eletrodos para a formao do lote de amostra deve ser feita de forma aleatria.

As incidncias mais comuns nos eletrodos revestidos podem ser ilustradas e classificadas da seguinte maneira: (Figura Ox i d a o
da ponta de pega; alma; 8.2)

oxidao d a Reduo Danos Falta

localizada;

na ponta de arco;

de aderncia; com exposio da alma;

Destacamento Falta

de compacidade; transversais; longitudinais; (cristalizao de silicato);

Trincas Trincas

Envelhecimento Ausncia

de conicidade na ponta de arco.

a) Oxidao na ponta de pega

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 44 -

b) Oxidao da alma

c) Reduo localizada

d) Danos na ponta de Arco

e) Destacamento com a exposio da alma

f) Falta de compacidade

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 45 -

g) Trincas transversais

h) Trincas longitudinais

i) Envelhecimento

j) Ausncia de conicidade na ponta de arco

k) Falta de aderncia

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 46 -

Figura 8.2:

Principais tipos de defeitos nos eletrodos revestidos

NOTA:

dimetro

do

eletrodo

revestido

corresponde

ao

dimetro

da

parte

metlica (alma) do eletrodo. O consumvel por ocasio de se emprego, deve apresentar as mesmas condies das de recebimento no que se refere a defeitos e identificao.

5.4

Identificao

As especificaes da AWS obrigam a que todos os


sejam identificados individualmente, definindo

eletrodos revestidos a classe a que

claramente

pertencem. Assim sendo, muitos fabricantes identificam a classe do eletrodo por ser um quesito obrigatrio, porm, acrescentam tambm a identidade comercial do eletrodo.

Exemplo: ESAB Eletrodo E 6 0 1 0 OK 2 2 . 4 5


(classe AWS)

P (marca comercial da ESAB)

A identificao da classe do

eletrodo, por exigncia normativa, aplicada

por meio de tinta (que indica a numerao do eletrodo) na poro revestida do eletrodo, prximo a ponta de pega, at 65 mm da extremidade. Ver figura 8.3.

Figura 8 . 3 : D i m e n s o p a d r o p a r a p o s i c i o n a m e n t o d a i d e n t i f i c a o d a c l a s s e d e
eletrodos revestido.

5.5 Transporte e Armazenamento 5.5.1 E l e t r o d o s O transporte interno, no sendo a granel, deve ser conduzido sobre
embalagens. "pallets" (estrados de madeira) atravs de empilhadeiras. Evita assim danos e choques s

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 47 -

Cartuchos plsticos devem ser armazenados no sentido horizontal e as latas guardadas na posio vertical, com as pontas de pega voltadas para baixo, a fim de preservar as pontas de arco que a regio mais sensvel (fig u r a
8.4).

Figura 8.4: F o r m a s d e e s t o c a g e m d a s e m b a l a g e n s s o b r e e s t r a d o

a) Em b a l a g e m b) Em b a l a g e n s

plsticas. em folhas de flandres.

Sobre cada estrado de madeira do tipo padro possvel colocar at uma tonelada de eletrodos, o que corresponde at sete camadas. Por medida de segurana, recomendado posicionar quatro cantoneiras de tbua nos cantos do estrado (Fig. 8. 5 )

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 48 -

Figura 8.5: D i a g r a m a d e p o s i c i o n a m e n t o d a s e m b a l a g e n s s o b r e e s t r a d o

No local do armazenamento dos estrados, dever ser adotado um sistema que garanta rotatividade, evitando manuteno prolongada das embalagens no estoque, a fim de minimizar o efeito do envelhecimento. Adota-se ento a tcnica firt-in; first-out com os eletrodos estoque para uso. O armazenamento adequado requer condies controladas de temperatura e umidade em face de no estanqueidade total das embalagens. mais antigos saindo em primeiro lugar do

A estocagem das embalagens pode ser feita em um compartimento fechado do almoxarifado, desde que a temperatura mnima do local no seja inferior a 20C e a umidade atmosfrica relativa mxima de 50%.
Essas condies so atendidas, quase sempre, em ambientes fechados, no requerendo maiores cuidados. Entretanto, face s diversidades de caractersticas geogrficas de nosso pas, existem lugares em que o ar poder conter maior quantidade de gua nas temperaturas mais altas do que nas baixas. Nestes casos, a umidade atmosfrica poder ser mantida baixa pelo uso de um desumidificador.

Em regies de baixa temperatura no inverno, como a regio Sul, recomendase o uso de aquecedor e ventilador para o aquecimento e homogeneizao da temperatura. Nessas condies climticas, imperativo que a temperatura do armazenamento situe-se, pelo menos, a 10C acima da temperatura ambiente. Em decorrncia
enfatizamos que:

da

higroscopicidade

dos principais constituintes do

revestimento de todos os eletrodos revestidos, bsico ou celulsico, em geral,

TODOS OS ELETRODOS DEVEM SER ARMAZENADOS, QUANDO AINDA EM SUAS EMBALAGENS ORIGINAIS SEM
CELULSICOS.

USO,

NAS

CONDIES

PRESCRITAS, SEJAM ELES BSICOS OU

O local de estocagem dos eletrodos em suas embalagens originais ter de ser preparado a
fim de permitir a manuteno das propriedades originais do produto.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 49 -

6. GASES DE PROTEO AWS A5.32


Os gases de proteo utilizados nos processos de soldagem a arco eltrico podem ser Inertes ou Reativos. Os gases de proteo inertes so os considerados que no reagem com o metal lquido da poa de fuso. Os gases inertes mais utilizados na soldagem so: Argnio e Hlio. Os gases de proteo reativos so os considerados que reagem com o metal lquido da poa de fuso, podendo alterar as propriedades metalrgicas e mecnicas do metal de solda. Estes gases podem ser ativos ou redutores. Os gases ativos utilizados na soldagem so o Dixido de Carbono (CO 2) e o Oxignio (O2). O gs redutor que pode ser utilizado na soldagem o Hidrognio (H 2). A recente Especificao AWS A 5.32 se aplica aos gases de proteo utilizados nos processos de soldagem GTAW, GMAW, FCAW e PAW (Plasma Arc Welding). Os gases de proteo podem ser de um nico tipo de gs (puro) ou de mistura de gases. A AWS A5.32 identifica os componentes individuais dos gases como: A Argnio (Ar); C Dixido de Carbono (CO2); He Hlio (He); H Hidrognio (H2); N Nitrognio (N2);

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 50 -

O Oxignio (O2). Tabela 8.23: Os testes requeridos para a classificao dos gases de proteo.
Gs Puro Mistura Pureza do Gs Requerida de Requerida* Ponto de Orvalho Requerida Requerida* Composio da Mistura No aplicvel Requerida

Gases * Tratando-se de mistura de gases, cada gs individualmente deve apresentar os requerimentos de pureza e ponto de orvalho.

Os requerimentos de pureza e ponto de orvalho que so aplicados aos gases de proteo so apresentados na tabela 8.24 a seguir: Tabela 8.24: Requerimentos de pureza para gases de proteo.
Gs Argnio (Ar) Classificao AWS SG-A Gasoso/ Lquido Gasoso Lquido Pureza Mnima 99,99 7 99,99 7 Dixido de Carbono (CO2) Hlio (He) SG-He Gasoso Lquido 99,99 5 99,99 5 Hidrognio (H)
SG-H Gasoso 99,95 32 ppm -51C SG-C Gasoso Lquido 99,8 99,8 32 ppm 32 ppm - 51C -51C

Umidade mxima 10,5 ppm 10,5 ppm

Temperatura Mxima de Ponto de Orvalho -60C -60C

15 ppm 15 ppm

-57C -57C

6.1. Sistema de classificao AWS A AWS utiliza os seguintes sistemas para classificao: a) Gs Puro SG B Onde: SG Gs de proteo (Shielding Gas).

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 51 -

B designa o tipo de gs. b) Mistura de Gases SG B X - % para 2 gases; SG B X Y - %/% para 3 gases; SG B X Y Z - %/%/% para 4 gases; Onde: SG Gs de Proteo. B designa o gs principal. X designa o segundo gs da mistura. Y e Z designam o terceiro e quarto gs na mistura. % - designa a % do menor gs na mistura. 6.2. Consideraes sobre os gases de soldagem As propriedades dos gases de proteo afetam o desempenho de todos os processos de soldagem a arco eltrico. O potencial de ionizao uma das principais propriedades dos gases de proteo influenciando a abertura e estabilidade do arco eltrico. A condutividade trmica tambm uma caracterstica importante,

determinando a tenso e a energia do arco eltrico. Por exemplo, o gs CO 2 apresenta maior condutividade trmica do que o Hlio a alta temperatura por causa do efeito de dissociao e recombinao das molculas. Muitos fatores podem influenciar a seleo do gs ou mistura de gs a ser utilizado no processo de soldagem a arco eltrico, como: Tipo e espessura do metal base; Caractersticas do arco eltrico; Modo de transferncia do metal de adio; Velocidade de soldagem; Profundidade e largura de fuso; Custo de soldagem; Propriedades mecnicas;

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 52 -

Abertura da raiz; Limpeza do metal base; Ao de limpeza do arco; Pureza do gs; Configurao de junta; Posio de soldagem; Gerao de Fumos e respingos.

6.3. Descrio e aplicao tpica de cada gs de proteo a) SG-A Argnio (Ar): inerte. usado puro ou em mistura. Praticamente todos os processos de soldagem a arco eltrico podem utilizar argnio ou mistura para obter boa soldabilidade, propriedades mecnicas, boas caractersticas do arco e produtividade. Argnio puro usado para a soldagem de ligas ferrosas e no ferrosas, como alumnio, nquel, cobre, ligas de magnsio, zircnio e titnio. O alto potencial de ionizao do argnio gera uma excelente estabilidade do arco. O Argnio puro no processo GMAW gera uma coluna de arco constrita a alta densidade de corrente que causa uma energia do arco concentrada em uma pequena parte central da poa de fuso. b) SG-C Dixido de Carbono (CO2): ativo. utilizado principalmente na soldagem com os processos FCAW e GMAW. O calor do arco dissocia CO2 CO + O. Este oxignio livre combinar com elementos que so transferidos atravs do arco e sero depositados na forma de xidos ou escria. necessrio compensar esta atividade com boa quantidade de desoxidante no arame. O CO2 utilizado em GMAW com transferncia em curto circuito ou globular

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 53 -

ou em FCAW para a soldagem de ao carbono e baixa liga e aos inoxidveis. muito utilizado como mistura com Argnio, melhorando as suas caractersticas na soldagem, principalmente estabilidade do arco eltrico, modo de transferncia e propriedades mecnicas. O CO2 apresenta baixo custo. c) SG-N Nitrognio (N2): No recomendado para a soldagem de aos carbono e baixa liga. O nitrognio freqentemente utilizado como gs de purga ou de proteo da raiz evitando contaminao com o ar atmosfrico. Atualmente utilizado em pequenas adies menores do que 3% em combinao com Argnio nos processos GMAW e GTAW para a soldagem de aos inoxidveis duplex. d) SG-He Hlio (He): inerte. usado para a soldagem que exige alto aporte de calor. Apresenta boa ao de molhagem da poa de fuso, profundidade de penetrao e boa velocidade de soldagem. Hlio apresenta maior condutividade trmica e maior coluna do arco do que o Argnio. Apresenta maior tenso de arco, aumentando o aporte de calor, promovendo melhor fluidez e ao de molhagem da poa de fuso quando comparado com o Argnio. uma vantagem quando utilizado para a soldagem de ligas no ferrosas, como alumnio, cobre e ligas de magnsio. Em GMAW apresenta apenas o modo de transferncia globular. utilizado em misturas de Argnio para melhorar a estabilidade do arco eltrico. O Hlio apresenta alto custo. e) SG-AO Argnio + Oxignio: A adio de Oxignio ao Argnio no processo GMAW melhora as caractersticas do arco eltrico e aumenta fluidez da poa de fuso pela reduo da tenso superficial do metal de solda. O Oxignio um gs ativo que intensifica o arco plasma, aumentando o aporte de calor, velocidade de soldagem, profundidade de fuso e ao de molhagem. Em GMAW a adio de 1 a 8% de Oxignio melhora a estabilidade do arco

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 54 -

eltrico, aumenta a taxa de deposio das gotas, abaixa a corrente de transio para o modo Spray e influencia o formato do cordo de solda. A adio de Oxignio no utilizada em GTAW por promover a contaminao do eletrodo de tungstnio. f) SG-AC Argnio + CO2: A adio de CO2 ao Argnio pode produzir uma larga faixa das caractersticas de soldagem, desde a transferncia de curto circuito a arco spray. A dissociao de CO2 melhora a estabilidade do arco e sua ao de molhagem. A condutividade trmica maior do CO 2 tende a aumentar a largura de fuso quando comparado com Argnio puro. g) SG-AHe Argnio + Hlio: Estas misturas freqentemente so utilizadas na soldagem GTAW e GMAW de alumnio, aumentando a largura de fuso e melhorando a aparncia do cordo de solda. h) SG-AH Argnio + Hidrognio: Produzem uma atmosfera redutora. As misturas SG-AH-1, SG-AH-2 ou SGAH-5 so usadas em GTAW, GMAW para a soldagem de nquel e aos inoxidveis austenticos. O Hidrognio melhora a condutibilidade trmica, aumenta o aporte de calor auxiliando no aumento da velocidade de soldagem. A profundidade e largura de fuso so aumentadas, melhora a fluidez e ao de molhagem do metal de solda. No se deve aplicar esta mistura para a soldagem de aos carbono e baixa liga podendo causar trincas e porosidade. Devem-se tomar cuidados especiais no manuseio do gs Hidrognio, pois pode gerar facilmente mistura explosiva em combinao com o ar atmosfrico.

6.4. Comparativo das principais caractersticas entre os gases Argnio e Dixido de Carbono. Varivel e Caractersticas Argnio (Ar) Dixido de Carbono (CO2)

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 55 -

a) Comprimento do arco; b) Potencial de ionizao; c) Perdas de temperatura do arco por radiao; d) Temperatura da poa de fuso; e) Penetrao; f) Seo transversal do Arco; g) Largura do cordo; h) Altura do cordo; i) Volume de gotas; j) Freqncia segundo; k) Acabamento; l) Estabilidade do Arco; m) Dureza do cordo; n) Temperatura do metal lquido na poa de fuso. de gotas por

a) Maior; b) Maior; c) Maiores; d) Menor; e) Menor; f) Menor; g) Menor; h) Maior; i) Menor; j) Maior; k) Melhor; l) Maior; m) Maior; n) Menor.

a) Menor; b) Menor; c) Menores; d) Maior; e) Maior; f) Maior; g) Maior; h) Menor; i) Maior; j) Menor; k) Pior; l) Menor; m) Menor; n) Maior.

Resumo da especificao AWS A5.32 Gases de proteo.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 56 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 57 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 58 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 59 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 60 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 61 -

MANUSEIO, ARMAZENAMENTO, SECAGEM E MANUTENO DA SECAGEM

Resumindo, no que se refira ao manuseio e armazenamento de eletrodos, secagem e manuteno da secagem, devem ser observados os seguintes aspectos: Para efeito de aplicao dos requisitos de secagem, as embalagens so consideradas com no estanque; Os eletrodos, varetas e fluxos em estoque, devem se armazenados em estufa; A ordem de retirada de embalagens do estoque deve evitar a utilizao preferencial dos materiais recm-chegados, e conseqente armazenagem prolongada de
alguns lotes;

Os eletrodos devem ser dispostos em prateleiras. Na estufa de secagem em camada no superior a 50 mm e na estufa de manuteno em camada no superior a 150 mm; A secagem e manuteno da secagem de fluxos podem ocorrer em dois tipos diferentes de estufas: 1) Estufa com bandeja: onde a camada defluxo na bandeja no deve ser superior a 50
mm

2) Estufa sem bandeja: que deve dispor de dispositivo misturador do fluxo A temperatura e o tempo mnimo de secagem e de manuteno das condies de secagem
devem estar de acordo com as recomendaes do fabricante. Para os eletrodos de baixo hidrognio, de especificao AWS A5.1 e classificao E7018, recomenda-se uma secagem a 350C durante 1 hora; devem ainda ser mantidos em estufa de manuteno da secagem em temperatura no inferior a 150C;

Quando houver dvidas quanto ao tratamento a ser dado aos consumveis, deve ser sempre consultado o fabricante sobre o manuseio, armazenamento, secagem e manuteno da secagem; Devem ser elaborados formulrios especficos para controle de secagem dos consumveis.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 62 -

8. QUIPAMENTO PARA ARMAZENAMENTO, SECAGEM E MANUTENO DA SECAGEM Pode-se concluir que cada tipo de consumvel merece um tratamento especfico de
manuseio e o que dimensiona este tratamento o grau de higroscopicidade (tendncia de absorver a umidade) do revestimento do consumvel.

Para executar este servio tem-se que dispor de equipamentos adequados e em


perfeito funcionamento para abranger todas as fases de tratamento. Vejamos por exemplo, o tratamento dispensado a trs tipos de consumveis:

1. Eletrodo nu para soldagem a arco submerso; 2. Eletrodo de revestimento celulsico (por exemplo: AWS E-6010); 3. Eletrodo de revestimento bsico, de baixa higroscopicidade.

8.1 Tipos de Estufas Os tipos de estufa a serem empregadas no tratamento de consumveis, so as seguintes:

8.1.1 - Estufa para Armazenamento (Estocagem) Pode ser um compartimento fechado de um almoxarifado, que deve conter aquecedores eltricos e ventiladores para circulao do ar quente entre as embalagens (figura
8.6).

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 63 -

Deve manter a temperatura pelo menos a 5C acima da temperatura ambiente, porm nunca inferior a 20C, e deve tambm, estar dotada de estrados ou prateleiras para estocar as embalagens.

Figura 8.6: Equipamentos tpicos de um compartimento de armazenamento.

8.1.2

Estufa para secagem

Utilizada para a secagem de eletrodos revestidos e fluxos de baixo hidrognio. Deve


dispor de aquecimento controlado, por meio de resistncia eltrica, e renovao do ar, por meio de conveco controlada atravs de, por exemplo, vlvula tipo borboleta (figura 8.7).

Este tipo de estufa deve ser dotada de instrumentos controladores de temperatura como
o termostato e o termmetro, assim como de prateleiras furadas ou em forma de grade. Para eletrodos revestidos com baixo teor de hidrognio, a estufa de secagem deve manter a temperatura at 400C.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 64 -

Figura 8.7: Estufa para secagem/ armazenamento

8.1.3 Estufa para Manuteno da Secagem A estufa de manuteno da secagem, normalmente de menor porte que a anterior, deve atender os mesmos requisitos de funcionamento que a estufa de secagem, exceto quanto temperatura, que deve atingir at 200C (figura 8.8). As estufas de construo cilndrica, usadas na manuteno da secagem, tm como caracterstica facilitar a circulao do ar e uniformizar a distribuio do calor, evitando que a umidade se concentre em cantos mal ventilados, como nas estufas de formato
retangular ou quadrado.

Figura 8.8: Estufa para manuteno de secagem NOTA: Neste tipo de estufa o termostato fica situado na sua face traseira. OBSERVAES: As prateleiras devem sempre permitir a livre circulao de ar. Para tanto, devem ser furadas ou em forma de grade.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 65 -

Devem existir, no mnimo, duas estufas, sendo uma para secagem e outra para manuteno da secagem, ou ainda cada estufa atendendo alternadamente as duas
condies.

8.1.4 Estufa Porttil de Manuteno da Secagem Como as demais, deve tambm dispor de aquecimento por meio de resistncias eltricas e ter condies de acompanhar cada soldador individualmente. Para eletrodos revestidos de baixo hidrognio, a estufa porttil deve manter a temperatura entre 80 e 150C (figura 8.9).
O estado de conservao das estufas portteis deve ser constantemente verificado, assim como o estado de conexo eltrica com a rede de energia.

Exemplo: A figura abaixo mostra uma estufa porttil de manuteno de secagem.

Figura 8.9: Estufa porttil de manueno de secagem

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 66 -

Nota:

Para a vareta R-45 no exigido limite de resistncia A especificao acordada entre fornecedor e cliente.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 67 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 68 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 69 -

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 70 -

Tabelas de identificao de revestimento/corrente e polaridade

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 71 -

Tabela 8.25: Identificao de polaridade para eletrodo revestido. Tipo de Revestimento Celulsico Rutlico Bsico cido 2 Dgitos finais 10 e 11 12, 13, 1 4 e 2 4 15, 16, 18, 28 e 4 8 20, 22 e 27

Tabela 8.26: Particularidades sobre o nmero 19 tanto rutlico como cido Tipo de Corrente CC+ C C + / CA C C + e C C - / CA CC-/CA Dgito Final 5e*10 1,6, e 8 3, 4, 7, 9 e **20 2

Observaes: *Quando o "0" for precedido do nmero 1, (ex: 10) a corrente CC+ ** Quando o "0" for precedido do nmero 2, (ex: 20) a corrente CC+ ou CC-/CA.

Mdulo 08: Consumveis de Soldagem - 72 -

También podría gustarte