Está en la página 1de 8

QUESTO 1: MPU - Analista Processual [CESPE] - 11/09/2010.

Considerando as normas constitucionais sobre as funes essenciais justia, julgue o item a seguir. Entre as funes institucionais do Ministrio Pblico, est a de promover, em carter exclusivo, a ao civil pblica para a promoo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

COMENTRIOS: A legitimao do Ministrio Pblico para as Aes Civis Pblicas NO impede a legitimao de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto na CF-88 e na Lei n 7.347/85. Nesta Lei prev legitimao do MP, da Defensoria Pblica, da Unio, Estados, DF, Municpios, entre outros, para interposio da ACP. Assim, a legitimao do MP no exclusiva. Art. 129 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei.

RESPOSTA CERTA: E

QUESTO 2: MPE - RS - Agente Administrativo [FCC] - 18/12/2010. Nos termos da Constituio Federal, alm de outros membros, integraro o Conselho Nacional do Ministrio Pblico a) trs advogados, indicados pelos Conselhos Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil. b) trs membros do Ministrio Pblico dos Estados. c) trs cidados com mais de 30 anos de idade, indicados um pela Cmara dos Deputados e dois pelo Senado Federal. d) dois juzes, indicados pelos Tribunais de Justia Regionais Federais. e) trs membros do Ministrio Pblico da Unio, alm de dois do Ministrio Pblico do Trabalho.

COMENTRIOS: O CNMP composto com a seguinte distribuio dos cargos: a) Procurador-Geral da Repblica (Presidente); b) 4 Membros do MPU, assegurada a representao de cada uma de suas carreiras (MPF, MPT, MPM e MPDFT); c) 3 Membros do MP dos Estados; d) 2 Juzes, indicados um pelo STF e outro pelo STJ; e) 2 Advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB; f) 2 Cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

RESPOSTA CERTA: B

QUESTO 3: TJ - PI - Assessor Jurdico de Gabinete de Juiz de Entrncia Final [FCC] - 01/06/2010. So princpios institucionais do Ministrio Pblico, previstos na Constituio Federal, a) unidade, indivisibilidade e estabilidade. b) independncia funcional, unidade e indivisibilidade. c) inamovibilidade, estabilidade e autoridade. d) autoridade, unidade e vitaliciedade. e) indivisibilidade, irredutibilidade de subsdio e estabilidade.

COMENTRIOS: A CF-88, no art. 127, 1, estabelece trs princpios institucionais bsicos do Ministrio Pblico: Unidade, Indivisibilidade e Independncia Funcional. CF-88

Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional.

RESPOSTA CERTA: B

QUESTO 4: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. A Lei Complementar n 75/93 estabelece normas gerais acerca da organizao do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, definindo competncias e atribuies aos seus respectivos Membros.

COMENTRIOS: A Lei Complementar n 75/93, que estabelece a organizao, as atribuies e o estatuto do MP da UNIO (MPU). De outro lado, a Lei n 8.625/1993 que estabelece normas GERAIS da organizao do Ministrio Pblico ESTADUAL, prevendo a instituio de Leis Orgnicas Estaduais (na forma de Leis Complementares), que estabelecero normas ESPECFICAS de cada MP de cada Estado. Estas Leis Orgnicas Estaduais (Leis Complementares) que estabelecero, no mbito Estadual, a organizao, atribuies e o estatuto do MP. A Lei n 8.625/93 (Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico - LONMP) aplicvel a todos os Ministrios Pblicos Estaduais, estabelecendo normas, preceitos e princpios que devem ser seguidos pelos MP Estaduais na confeco de suas Leis Orgnicas prprias, por meio de Lei Complementar Estadual. vedada disposio de normas, na Lei Orgnica do MP Estadual, contrrias previso contida na Lei n 8.625/93. A Lei Complementar n 75/93, do MP da Unio, tem aplicao subsidiria aos MPs Estaduais, consoante o art. 80 da Lei n 8.625/93.

RESPOSTA CERTA: E

QUESTO 5: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O MPDFT regulado pela Lei n 8.25/93, que estabelece normas gerais de organizao dos Ministrios Pblicos dos Estados.

COMENTRIOS: Cuidado! Ressalte-se que a organizao, atribuies e estatuto do MPDFT sero definidos pela Lei Orgnica do MP da UNIO (LC 75/93) e no por Lei Complementar do DF. Isto porque o MPDFT um dos ramos do MPU, faz parte do MP da Unio. Lei n 8.625/93 Art. 2 Lei complementar, denominada Lei Orgnica do Ministrio Pblico, cuja iniciativa facultada aos Procuradores-Gerais de Justia dos Estados, estabelecer, no mbito de cada uma dessas

unidades federativas, normas especficas de organizao, atribuies e estatuto do respectivo Ministrio Pblico. Pargrafo nico. A organizao, atribuies e estatuto do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios sero objeto da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio. CF-88 Art. 128 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros:

RESPOSTA CERTA: E

QUESTO 6: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O MPU considerado instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbida da defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Entre tais atribuies, cabe ao MPU atuar para garantir o respeito dos poderes pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados na constituio.

COMENTRIOS: Consoante j estudado, por expressa definio da CF-88 e tambm na Lei Complementar n 75/93, o MPU instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbida da defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Ademais, cabe ao MPU empreender as medidas necessrias para garantir o respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados pela Constituio Federal (cobrar do Poder Pblico e dos prestadores de servios pblicos o cumprimento aos direitos fundamentais previstos na Constituio (Ex: o direito sade pblica, resguardo dos direitos indgenas, direitos dos trabalhadores, etc). LC n 75/93 Art. 1 O Ministrio Pblico da Unio, organizado por esta lei Complementar, instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponveis. CF-88 Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.

RESPOSTA CERTA: C

QUESTO 7: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. correto afirmar que o MPU exerce o controle externo e interno da atividade policial.

COMENTRIOS: Compete ao MPU exercer o controle EXTERNO da Atividade Policial o Ministrio Pblico o rgo fiscalizador e controlador de toda a atividade policial, conforme previsto na CF-88 e na Lei Complementar n 75/93. Ressalte-se que o controle interno realizado pelos prprios rgos das Polcias (ex: Corregedorias de Polcia, etc). CF-88 Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; LC n 75/93 - UNIO Art. 3 O Ministrio Pblico da Unio exercer o controle externo da atividade policial tendo em vista:

RESPOSTA CERTA: E

QUESTO 8: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O controle externo da atividade policial exercido pelo MPU tem por finalidade, entre outras hipteses, a preveno da ilegalidade ou abuso de poder, bem como a indisponibilidade da persecuo penal.

COMENTRIOS: O Controle EXTERNO da atividade policial exercido pelo MPU com os seguintes objetivos/finalidades legais e constitucionais: 1. respeito aos fundamentos do Estado Democrtico de Direito, aos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, aos princpios informadores das relaes internacionais, bem como aos direitos assegurados na CF-88 e na LEI; 2. a preservao da ordem pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio pblico; 3. a preveno e a correo de ilegalidade ou de abuso de poder; 4. a indisponibilidade da persecuo penal as investigaes criminais devem ser necessariamente realizadas, por fora de lei; 5. a competncia dos rgos incumbidos da segurana pblica.

RESPOSTA CERTA: C

QUESTO 9: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. So princpios institucionais Independncia Funcional. do Ministrio Pblico a Unidade, Inamovibilidade e

COMENTRIOS: A CF-88, no art. 127, 1, e a LC n 75/93 estabelecem trs princpios institucionais bsicos do Ministrio Pblico: Unidade, Indivisibilidade e Independncia Funcional. Seguem os estudados 3 (trs) princpios institucionais: 1 - UNIDADE segundo este princpio, os Membros do Ministrio Pblico integram um nico rgo, abaixo da direo de um respectivo Procurador-Geral (Procurador-Geral da Repblica, para o MPU; Procurador-Geral de Justia, para os MPs Estaduais e do DF). 2 - INDIVISIBILIDADE Os Membros do Ministrio Pblico exercem suas funes em nome de toda a Instituio, o que autoriza a substituio dos Promotores ou Procuradores, por outros pares respectivos, sem desnaturar o exerccio funcional. 3 - INDEPENDNCIA FUNCIONAL Os Membros do Ministrio Pblicos no esto vinculados a nenhum dos Poderes da Repblica (Executivo, Legislativo e Judicirio), devendo respeito to somente Constituio, s Leis e a sua prpria conscincia. Assim, no exerccio funcional no esto sujeitos s convices dos rgos superiores do prprio Ministrio Pblico (no havendo hierarquia entre o Chefe do MP e o Promotor da Comarca do interior). Este Promotor tem Independncia Funcional!

LC n 75/93 Art. 4 So princpios institucionais do Ministrio Pblico da Unio a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. CF-88 Art. 127 1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional.

RESPOSTA CERTA: E

QUESTO 10: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. As funes institucionais do Ministrio Pblica so definidas no texto constitucional como rol exemplificativo.

COMENTRIOS: As Funes Institucionais so as atribuies do Ministrio Pblico elencadas no texto constitucional e pela Lei Complementar, de acordo com o norte definido pela CF-88. Portanto, o rol de funes institucionais previsto na Constituio NO exaustivo (apenas exemplificativo) pois se abriu a possibilidade de lei infraconstitucional tambm dispor acerca novas hipteses (art. 129, IX, da CF-88).

RESPOSTA CERTA: C

EXERCCIOS com GABARITO


QUESTO 1: MPU - Analista Processual [CESPE] - 11/09/2010. Considerando as normas constitucionais sobre as funes essenciais justia, julgue o item a seguir. Entre as funes institucionais do Ministrio Pblico, est a de promover, em carter exclusivo, a ao civil pblica para a promoo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. QUESTO 2: MPE - RS - Agente Administrativo [FCC] - 18/12/2010. Nos termos da Constituio Federal, alm de outros membros, integraro o Conselho Nacional do Ministrio Pblico a) trs advogados, indicados pelos Conselhos Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil. b) trs membros do Ministrio Pblico dos Estados. c) trs cidados com mais de 30 anos de idade, indicados um pela Cmara dos Deputados e dois pelo Senado Federal. d) dois juzes, indicados pelos Tribunais de Justia Regionais Federais. e) trs membros do Ministrio Pblico da Unio, alm de dois do Ministrio Pblico do Trabalho. QUESTO 3: TJ - PI - Assessor Jurdico de Gabinete de Juiz de Entrncia Final [FCC] - 01/06/2010. So princpios institucionais do Ministrio Pblico, previstos na Constituio Federal, a) unidade, indivisibilidade e estabilidade. b) independncia funcional, unidade e indivisibilidade. c) inamovibilidade, estabilidade e autoridade. d) autoridade, unidade e vitaliciedade. e) indivisibilidade, irredutibilidade de subsdio e estabilidade. QUESTO 4: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. A Lei Complementar n 75/93 estabelece normas gerais acerca da organizao do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, definindo competncias e atribuies aos seus respectivos Membros. QUESTO 5: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O MPDFT regulado pela Lei n 8.25/93, que estabelece normas gerais de organizao dos Ministrios Pblicos dos Estados.

QUESTO 6: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O MPU considerado instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbida da defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Entre tais atribuies, cabe ao MPU atuar para garantir o respeito dos poderes pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados na constituio. QUESTO 7: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. correto afirmar que o MPU exerce o controle externo e interno da atividade policial. QUESTO 8: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O controle externo da atividade policial exercido pelo MPU tem por finalidade, entre outras hipteses, a preveno da ilegalidade ou abuso de poder, bem como a indisponibilidade da persecuo penal. QUESTO 9: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. So princpios institucionais Independncia Funcional. do Ministrio Pblico a Unidade, Inamovibilidade e

QUESTO 10: Legislao Aplicada ao MPU e ao CNMP Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. As funes institucionais do Ministrio Pblica so definidas no texto constitucional como rol exemplificativo.

GABARITOS OFICIAIS 1 E 2 B 3 B 4 E 5 E 6 C 7 E 8 C 9 E 10 C

También podría gustarte